quarta-feira, 25 de maio de 2011

Nomura no muro

Márcio Siqueira
Mauricio Sumiya


Nomura no muro
O conselheiro do Consema e Comandante-Geral da Polícia Ambiental, Milton Sussumu Nomura, deu uma de "Múcio" ontem, na reunião que decidiu pela prorrogação de 90 dias do prazo para a realização da audiência pública do Lixão. Nomura, tido anteriormente pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM) como o "advogado" de Mogi junto ao Consema, "espanou", disse que não poderia se comprometer e se absteve de votar.
Divulgação


O "Múcio"
Para quem não se lembra, "Múcio" era um personagem do humorista Jô Soares, nos anos 80, que, ao se deparar com duas pessoas discutindo um assunto com argumentos contrários, postava-se no meio e dava razão para ambas. Acabava mal com os dois lados.


Passa e não devolve
Nomura disse que adora Mogi, mas que não poderia tomar uma posição sem conhecer a fundo o assunto. Uma pergunta: não é melhor ele pedir baixa do Consema e deixar que alguém que tenha posição firme o substitua?
Adriano Vaccari


Fla-Flu
Uma guerra ocorrida nos bastidores, pouco antes da reunião, foi decisiva para o resultado favorável a Mogi, que ganhou tempo para vencer o Lixão. De um lado, o chefe de Governo, Luiz Sérgio Marrano, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Mogi, Marco Soares e o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira, todos com a torcida de Romildo Campello; de outro, o manda-chuva da Construtora Queiroz Galvão, Raul Vasconcellos, e o advogado da empresa, Douglas Nadalini.


Cabo de guerra
Marrano, Soares e Gondim abordavam os conselheiros, fazendo intenso "lobby" em prol da dilatação do prazo; Vasconcellos e Nadalini remavam no sentido contrário. No fim, os mogianos venceram: foram 15 votos a favor da prorrogação; oito contra; e sete abstenções, entre elas a do "mogiano" Nomura.




Amigos para sempre
Nos debates, a cortesia de quem tinha direito a falar e passou a vez: a Associação Paulista dos Municípios cedeu espaço a Marrano; a OAB/SP abriu espaço para Soares; e a Fiesp mostrou amizade pela Queiroz.




Gato Gondim
Depois da vitória na reunião, Gondim saiu animado, foi ao plenário da Assembleia Legislativa e atacou: "Parece que estamos na ´Idade do Gato´, quando se faz um buraquinho e se enterra o lixo. O gato ainda é melhor, porque faz por instinto; a Queiroz Galvão faz por dinheiro".



Impressionado - I
O publicitário José Miguel Hallage, proprietário do restaurante Djapa,ficou impressionado com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela administração do prefeito Marco Bertaiolli. "Não imaginava que a Prefeitura de Mogi estivesse tão empenhada no desenvolvimento turístico de nossa cidade."



Impressionado - II
Convidado juntamente com outros empresários do setor, Hallage, que já participou do Conselho Municipal de Turismo da Prefeitura de São Paulo e conhece muito bem o mercado de feiras e eventos, dos tempos em que atuava como publicitário, afirmou: "É correto e muito profissional o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento de Mogi".
Adriano Vaccari


Impressionado - III
Ainda segundo Hallage, agora só falta que o maior número possível de empresários do setor se envolva com essas ações. "Afinal, tanto a Prefeitura, quanto o Estado, por meio do Banco do Povo e do governo federal, via Sebrae, pouco poderão fazer sem este envolvimento."
Divulgação


Helbor aéreo
Deu no jornal Brasil Econômico, ontem, na coluna Encontro de Contas, de Lurdete Ertel: "Nas alturas: outro dado curioso do mapa de locomoção da Global Aviation no primeiro trimestre é o heliponto de maior vaivém de helicópteros da companhia em prédios de São Paulo: trata-se do Banco Bradesco da Avenida Paulista. A segunda posição ficou com o Helbor Tower, edifício de Mogi das Cruzes".


Ipê roxo
Na cerimônia do lançamento da pedra fundamental da AACD, ontem, uma saia justa: havia três ipês para serem plantados por autoridades. O prefeito Bertaiolli e o presidente em exercício da Câmara, Protássio Nogueira (DEM), plantaram dois e se esqueceram do terceiro, que ficou abandonado. Coube à esposa de Protássio, Bernadete, colocar a mão na terra e plantar o terceiro ipê, para alívio geral de quem estava ali.




Austelino prefeito
Bomba:o ex-vereador Austelino Ferreira Mattos filiou-se ao PP e será candidato a prefeito pela legenda em 2012. Austelino, que teve uma passagem agitada pela Câmara, entre 2005 e 2007, fiscalizou de tubo de ensaio à qualidade da água do Semae. Agora, promete moralizar a Prefeitura. Vai dar barulho.

Fonte:Mogi News

Transporte: Extensão de trem até César de Souza só depois de 2014

Transporte:
Extensão de trem até César de Souza só depois de 2014
CPTM voltou a afirmar ontem que a ampliação da linha neste momento está descartada
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC
Os vereadores Expedito Tobias e Jolindo Rennó Costa se reuniram ontem com o diretor de Planejamento da CPTM, Silvestre Ribeiro
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) descartou novamente a extensão do serviço até César de Souza neste momento e garantiu que ao menos até 2014 as linhas férreas das composições urbanas não chegarão ao distrito. A resposta foi dada aos integrantes da Comissão de Transportes e Segurança Pública da Câmara Municipal durante uma reunião realizada na manhã de ontem com o diretor de Planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro.

Ele informou aos vereadores Expedito Ubiratan Tobias (PR), presidente do grupo, e Jolindo Rennó Costa (PSDB) que uma alternativa viável para Mogi das Cruzes seria a busca pela concretização do projeto de implantação do bilhete integrado entre o transporte público e o ferroviário.

Segundo o diretor, somente após a conclusão do processo de modernização das linhas que servem a região, que deve ocorrer daqui a três anos, o projeto do trem até César poderá ser viabilizado. O principal entrave é a baixa demanda. Os empecilhos apontados por Ribeiro já haviam sido divulgados em uma moção da própria CPTM, encaminhada à Câmara em 16 de março.
Apesar do posicionamento contrário às pretensões, Tobias avaliou o encontro como positivo. "Já sabíamos que no momento não seria possível iniciar a extensão, mas foi importante discutirmos detalhes do processo", disse.

"O movimento (que pede o trem até César) vai continuar ativo e buscando um meio político para concretizar o objetivo, mas depois desta reunião vamos iniciar as conversas para a integração tarifária", contou o republicano. De acordo com o parlamentar, o próprio diretor da CPTM os orientou a continuar com a mobilização. "Ele nos deu o exemplo de regiões que não contavam com o serviço, mas, após várias ações da sociedade, acabaram conquistando as estações".

Fonte:Mogi News

Projeto: Geraldão quer criar CEV sobre racismo

Projeto:
Geraldão quer criar CEV sobre racismo
O vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, quer criar uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para analisar os casos de racismo que ocorreram recentemente na cidade.
Durante a sessão de ontem, o parlamentar afirmou que o grupo "funcionaria como mais um canal à disposição da sociedade para denunciar esse tipo de crime". "Muitos casos são registrados nas delegacias, mas acabam sem solução. A CEV vai analisar as ocorrências e, se for preciso, encaminhá-las ao Ministério Público (MP), para que as providências corretas sejam tomadas", disse.

Fonte:Mogi News

Meio ambiente: Construção de ecopontos começa semana que vem


Marcelo Pascotto
Da Reportagem Local
Guilherme Berti
Uma das primeiras unidades será instalada num terreno na região do Parque Olímpico
A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, acredita que a empresa Engesec, vencedora do processo licitatório para a construção dos primeiros ecopontos de Mogi das Cruzes, deve começar a obra na próxima semana.

As primeiras unidades ficarão nos bairros Parque Olímpico, Nova Jundiapeba e Jardim Armênia e vão custar R$ 850 mil. A empresa deverá concluir todo o serviço em 120 dias no Jardim Armênia, os outros ficarão prontos em 90 dias.

Maria Inês informou que a Prefeitura estuda a possibilidade de que associações de moradores e líderes comunitários assumam a gerência dos ecopontos, mas isso ainda não está totalmente certo. "Nós tivemos uma conversa com a população destas localidades e encontramos uma recepção muito positiva sobre esta ideia", relatou.
As localidades que abrigarão os primeiros ecopontos foram escolhidas porque concentram a maior quantidade de entulhos provenientes da construção civil e descarte de objetos em locais proibidos. A estimativa é de que, após implantados, eles possam retirar todo o lixo despejado em ruas, praças públicas e terrenos baldios.
Em cada ecoponto, serão colocados galpões e caçambas para que a população possa levar restos de materiais provenientes da construção civil, lixos eletrônicos e outros que serão recolhidos pela empresa CS Brasil, que transportará o material para o descarte correto dos materiais. Alguns objetos recicláveis poderão ser enviados para a associação de catadores para serem comercializados.

A secretária detalhou que os ecopontos ajudarão na iniciativa de implantar a coleta seletiva de lixo em toda a cidade, além de tirar toneladas de resíduos e objetos que poderiam ser jogados em rios e outros locais. Segundo ela, outras regiões de Mogi poderão ser as próximas a receber as unidades ecológicas, como Ponte Grande, Vila da Prata e Nova Bertioguinha.

Fonte:Mogi News

Lixão: Audiência da Queiroz Galvão é adiada


Lixão
Audiência da Queiroz Galvão é adiada
Argumentos de representantes de Mogi convenceram os integrantes do Consema, em reunião realizada ontem
WILLIAM ALMEIDA
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Na votação sobre o adiamento da audiência pública, 15 pessoas foram favoráveis, oito foram contra e sete optaram pela abstenção
O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) aprovou na manhã de ontem a prorrogação por 90 dias da data da audiência pública de apresentação do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do aterro da Queiroz Galvão.
Foram 15 votos favoráveis, oito contrários e sete abstenções. A nova data não poderá ser definida para antes de 20 de setembro.
De acordo com o secretário-executivo do Consema, Germano Seara Filho, a possibilidade é de que o evento ocorra um ou dois dias após o período mínimo exigido.
Com a prorrogação aprovada pelo órgão estadual, a Prefeitura vai agora focar os trabalhos no arquivamento do processo de licenciamento do aterro. Para isso, conta com a conclusão do estudo que a empresa Falcão Bauer está fazendo no Taboão para contestar a viabilidade do empreendimento pretendido pela construtora.
"Temos absoluta convicção de que esta análise vai sepultar o processo de licenciamento por uma série de situações que vão aparecer tanto na parte técnica e ambiental quanto na parte jurídica, porque há elementos para justificar o arquivamento em definitivo", disse o chefe de Gabinete da Prefeitura, Sérgio Marrano, que falou aos conselheiros como assistente técnico da Associação Paulista dos Municípios (APM).
"O importante é que o prefeito (Marco Aurélio Bertaiolli, DEM) está trabalhando com outras cidades para buscar ajuda da Sabesp (Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo - Sabesp) para pensar numa usina para tratar o lixo. Essa é a grande discussão daqui para frente. Temos de sair com a grande notícia da criação da usina, que é muito mais honesta e correta do que esse lixão que esses caras querem fazer na cidade", completou.

O secretário-executivo do Consema esclareceu que a nova data depende da agenda do órgão. Um novo edital também terá de ser publicado. "Foram dados 90 dias. A nova data pode ser cravada nos 90, 91 ou 92 dias, vai depender da nossa agenda e do local a ser escolhido. O município deve saber como aproveitar a audiência. Nós vamos lá ouvir todos os que tenham alguma coisa a dizer. A audiência não é deliberativa em si, mas se lá aparece qualquer coisa importante do ponto de vista legal, técnico e ambiental, isso será levado em conta pela área técnica que vai fazer a análise do processo", afirmou.
Seara Filho lembrou que o que não pode ocorrer é ela ser convocada com menos de 20 dias úteis antes da data marcada para a sua realização.
O diretor-comercial da Queiroz Galvão, Raul Vasconcellos, esteve na reunião, mas não quis comentar a decisão tomada pelo Consema.

Fonte:Mogi News

De toda região: Unidade da AACD de Mogi poderá atender até 400 pacientes por mês

De toda região
Unidade da AACD de Mogi poderá atender até 400 pacientes por mês
No total, 40 pessoas serão contratadas para trabalhar na entidade e a Prefeitura pagará o salário dos profissionais
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya
Após a solenidade de lançamento da pedra fundamental, as equipes começaram os trabalhos de alvenaria no prédio da entidade que deverá ficar pronto até outubro
A unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) começou a ser construída ontem em Mogi e terá capacidade para atender 400 pacientes por mês. A partir de outubro, será transferido para o município o atendimento dos 16 mogianos em tratamento na capital, além dos 325 pacientes do Alto Tietê que estão na fila de espera. Foi o que garantiu o presidente voluntário da AACD, Eduardo de Almeida Carneiro, durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da unidade. Mogi das Cruzes foi contemplada com a associação em novembro do ano passado. O prédio da entidade terá 5 mil metros quadrados divididos em 33 salas de atendimento no bairro do Rodeio. A previsão é de que a unidade seja inaugurada na próxima edição do Teleton.

"A fila de espera de mogianos e moradores do Alto Tietê será zerada. O que teremos que começar aqui é um processo de triagem dos pacientes que vão surgir", explicou Carneiro. Este trabalho funcionará em três etapas: primeiro o paciente com deficiência dá entrada na unidade. O médico irá avaliar o diagnóstico e caso exista a necessidade do tratamento feito pela AACD, ele entra em uma fila.
A nova unidade será contemplada com equipamentos de última tecnologia que são usados na oficina de fabricação de órteses (dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar as funções ortopédicas do paciente) e próteses de São Paulo. "A AACD local terá um scanner de leitura óptica do corpo que dá as medidas corretas para fabricação das próteses. No início, a cidade fará apenas as medições e os equipamentos continuarão a ser confeccionados na capital", fala o presidente.
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) explicou que as cidades da região que quiserem encaminhar seus pacientes para tratamento na unidade mogiana, devem colaborar com a enviando uma subvenção mensal. "É o mesmo que acontece com outras entidades", explicou.



Contratações
Cerca 40 pessoas devem ser contratadas para trabalhar na AACD. Apenas um funcionário será cedido pela associação e ocupará o cargo de diretor clínico da unidade. O quadro de funcionários deverá ser mantido pela administração municipal. A previsão de gasto só ficará pronta após a entrega da unidade.

Fonte:Mogi News

dedo-duro: DER insiste que operação de radar é legal

dedo-duro:
DER insiste que operação de radar é legal
Trezes dias depois de a Justiça exigir, por meio de uma liminar, que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) suspenda todas as multas de excesso de velocidade aplicadas pelo radar "dedo-duro", instalado no quilômetro 58,6 da rodovia Mogi Bertioga (SP-98), o governo do Estado de São Paulo continua com o posicionamento de que o equipamento funciona de forma legal.
Desta vez, o secretário de Estado de Logística e Transportes, Saulo de Castro de Abreu Filho, encaminhou um ofício à Câmara Municipal reafirmando que o aparelho está de acordo com a legislação vigente.

O documento foi apresentado durante a sessão de ontem do Legislativo mogiano e atende a um ofício da Prefeitura de Mogi enviado ao Estado.

A documentação solicitava "a reavaliação da fiscalização eletrônica instalada na rodovia, uma vez que os motoristas reclamam da ausência de placas, e o cancelamento das multas aplicadas, substituindo as penalidades impostas por advertências".

A resposta deverá servir de base para o recurso que o DER utilizará contra a decisão tomada em primeira instância pela Justiça.

Fonte:Mogi News

De toda região: Prefeito inicia campanha

De toda região:
Prefeito inicia campanha
Maurício Sumiya
Bertaiolli lançou iniciativa para coletar moedas para o Teleton
Durante o lançamento da pedra fundamental do prédio da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) iniciou a campanha de arrecadação de moedas que serão doadas à próxima cidade que for contemplada por uma unidade no Teleton 2011. Os "cofrinhos" da campanha ficarão disponíveis em comércios, entidades sociais e escolas.
O presidente voluntário da AACD, Eduardo de Almeida Carneiro recebeu de presente da Associação de Moradores do Rodeio, um cofre em forma de casa. No bairro, a arrecadação já começou, segundo a presidente Benedita Aparecida Barbosa Conceição, de 47 anos. "Muitas crianças do bairro vão poder usufruir dos serviços que serão oferecidos. Resolvemos fazer um cofre em forma de casa para representar o prédio que será erguido aqui no Rodeio. Não contamos o valor que conseguimos, pois foi uma doação espontânea", descreveu. O Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários) estabeleceu uma meta de arrecadação de R$ 20 mil. O Fundo Social de Solidariedade de Mogi irá contabilizar o valor arrecadado e presentear o próximo município. (J.S)

Fonte:Mogi News

Coisas da economia: Expectativa de inflação

Coisas da economia:
Expectativa de inflação
Jacó De Souza
Tenho sido consultado constantemente sobre os índices inflacionários dos últimos meses. Deve-se ressaltar que os números apresentados pelos institutos de pesquisas e pelo governo, refletem o nosso dia a dia, principalmente pelo comportamento de nós, consumidores. Quando se está num processo de negociação salarial, devemos ter a consciência que aumentos irão refletir nos custos das empresas, muito embora devemos ter ao menos a reposição da inflação do período passado.
Se a inflação passada, foi por exemplo de 6% e negociamos uma reposição acima desse índice com o pretexto de alcançar uma conquista real de salários, certamente vamos ter que pagar por isto, pois o repasse dos reajustes acima da inflação vão tornar os custos da empresa maiores, e isto vai refletir no bolso do assalariado.

A conquista por aumentos salariais deve ser feita pela melhora na capacidade produtiva do trabalhador, ou seja, mais qualificação técnica, para o aumento da produtividade e consequentemente melhora nos resultados da empresa que estamos colaborando.

Isto pode parecer uma ideologia capitalista, mas se conquistarmos uma produtividade melhor, poderemos ter resultados significativos nos rendimentos, e vamos observar a economia crescer e se desenvolver para uma melhor qualidade de vida para todos.

A questão do custo de vida se faz presente em todas as economias, até a mais desenvolvida. O nível de salários está preocupando os trabalhadores, pois estamos vivendo um reajuste de preços dos itens básicos da nossa cesta básica, tais como: alimentos, transportes e serviços em geral. Trata-se tão somente de um alinhamento de preços que estavam, de certa forma, mantidos desde a crise internacional de 2008.

O maior problema que enfrentamos ainda é a crise provocada por escândalos políticos que podem sim, influenciar tomadas de decisões na área política. Desejamos que este novo governo consiga controlar as iniciativas das lideranças políticas em conquistar projeção à custas do orçamento público, que é um dinheiro arrecadado de nós contribuintes.


Jacó de Souza
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Braz Cubas. Delegado municipal do Conselho Regional de Economia - SP (Corecon). Perito econômico-financeiro judicial e extrajudicial pelo Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo. Ex-Professor dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração de Empresas junto da UMC e da UBC.

Fonte:Mogi News

código: Sindicatos apoiam emenda florestal

código:
Sindicatos apoiam emenda florestal
Projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas ainda precisa passar pelo Senado para entrar em vigor
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Guilherme Berti
Maria Inês: "Precisa de mais discussão"
Depois de muita discussão, a Emenda 164 do Novo Código Florestal, que estende aos Estados o poder de decidir sobre atividades agropecuárias em Áreas de Preservação Permanente (APPs), foi aprovada na madrugada de ontem pela Câmara dos Deputados. Apesar de o projeto ainda ter de passar pelo Senado e, caso obtenha também a aprovação, seguirá ainda para a Presidência, os sindicatos rurais de Mogi das Cruzes e de Biritiba Mirim já conseguem ver com bons olhos a decisão.
Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador de Agronegócios do Sindicato Rural de Mogi, Renato Augusto Abdo, mesmo que essa seja a primeira etapa para a aprovação do código, já pode ser considerada uma vitória.
O engenheiro disse que o sindicato vai esperar o novo código ser aprovado de vez para iniciar um trabalho de orientação com os produtores da cidade: "São várias determinações dentro do novo código, portanto, será necessário analisar ainda a situação de cada produtor, que poderá ser ou não beneficiado pelo código".

O presidente do Sindicato Rural de Biritiba Mirim, Ronald Tuda, espera que o novo código florestal auxilie muito os pequenos produtores, presentes no município. Ele acredita que, quando de fato o novo código entrar em vigor, cerca de 450 produtores poderão avançar suas produções dentro de suas propriedades. "Muitas áreas aqui estão próximas de rios e a plantação fica limitada, já que existe um ponto específico onde pode ser plantado", afirmou.
A favor do novo código, o deputado federal Junji Abe (DEM), que participou da votação na Câmara, defende a proposta, principalmente porque o código que vigora atualmente foi promulgado no ano de 1965, sendo necessário um novo, pois, para ele, as atividades agrícolas são responsáveis pelo destaque em nível internacional que o Brasil tem.

"Aqueles que foram contra, nunca cultivaram nada, tanto que no meu discurso da semana passada enfatizei a importância do agronegócio, praticado por grandes produtores ou por pequenos, como os de Mogi e região. Além disso, o novo código propõe, por exemplo, que, ao plantar próximo a rios, o produtor faça uma compensação, mantendo em 15 metros, a contar da margem do rio, uma mata ciliar", explicou o deputado.
O parlamentar disse que também existe a preocupação de que o novo código seja descentralizado, ou seja, que cada Estado consiga se adequar à sua realidade, se utilizando da mesma lei. Junji citou que o Estado de São Paulo não pode ter a mesma lei de uso e ocupação do solo que a Amazônia e que, na primeira oportunidade, se reunirá com os representantes do Sindicato Rural de Mogi para conversar sobre o novo código e o trabalho que podem desenvolver de orientação com os produtores da cidade.



Meio ambiente
Para a secretária do Verde e Meio Ambiente de Mogi, Maria Inês Soares Costa Neves, o novo código precisa ser mais discutido: "Gostaria de ver uma discussão mais abrangente e que haja um controle. E esse controle é a preservação".

Fonte:Mogi News

Documento: Pedido de RG já pode ser feito pela Internet

Documento:
Pedido de RG já pode ser feito pela Internet
Agora é possível agendar um horário para ser atendido no Poupatempo para fazer o pedido da 1ª ou 2ª via do documento de identificação
Laíla Kamegasawa
Da Reportagem Local
Cidadão deve fazer um cadastro no site do Poupatempo para agendar o atendimento e solicitar a emissão do RG
Para quem precisa providenciar a primeira ou segunda via do RG, o Poupatempo faz o agendamento do pedido do documento também pela Internet. Desta forma, o cidadão não precisa enfrentar filas nos postos de atendimento do serviço. O intuito é facilitar a vida da população, bem como oferecer mais uma alternativa aos usuários. Os postos que atendem o Alto Tietê são Guarulhos e Itaquera, lembrando que no segundo semestre deste ano, Mogi e Suzano deverão contar com suas respectivas unidades do Poupatempo.

De acordo com a assessoria de Imprensa do Poupatempo, esta opção de fazer o agendamento pela Internet ainda não foi amplamente divulgada, contudo, a liberação do serviço para toda a população está prevista para o mês que vem. "Como esta alternativa ainda está em fase de testes, ela é oferecida apenas aos cidadãos que chegam às unidades sem agendamento prévio", afirmou a assessoria. Vale ressaltar que está opção de agendamento de atendimento é válida apenas para a emissão do RG.

É importante lembrar que o agendamento para a emissão deste documento também pode ser feito gratuitamente pelo Disque Poupatempo, no número 0800 772 36 33. Outra forma é solicitar pessoalmente em um dos postos, por meio da hotline - linhas diretas com o Disque Poupatempo, disponibilizadas no local, onde o usuário deve apenas retirar o fone do gancho ou até mesmo no balcão, com os funcionários da unidade.

Fonte:Mogi News

SOCIAL - SILENE DA CUNHA PINTO CIRCUITO








  • SOCIAL - SILENE DA CUNHA PINTO







  • CIRCUITO
         Rui Mendonça, diretor de Publicidade do Estadão, com Henrique e Penha Borenstein



          Malka Borenstein Ariza e Fabiana Lex     Roberval Toffoli e Érika Borenstein Toffoli



    25.mai.2011

    Helbor Recebe o Prêmio Top Imobiliário

    Em noite das mais movimentadas a Helbor Empreendimentos S.A., uma das dez principais incorporadoras imobiliárias da Grande São Paulo, foi agraciada, pelo sexto ano com o 18º Prêmio Top Imobiliário, promovido pelo jornal O Estado de S.Paulo, no Terraço Daslu, onde estiveram presentes cerca de 1.200 convidados. Ainda na oportunidade, o economista Henrique Borenstein, fundador e presidente da Helbor, foi indicado ao lado de grandes nomes do mercado, como Zeca Grabowsk, da PDG, Elie Horn, da Cyrela, o vencedor deste ano, e Walter Lafemina, da Brookfield, para o prêmio Personalidade do Mercado Imobiliário, em reconhecimento aos executivos do setor. Na coluna de hoje alguns flashes do encontro.


    AACD

    A Associação de Assistência à Criança Deficiente, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Mogi das Cruzes marcaram para esta quarta-feira, às 10 horas, o lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Reabilitação de Mogi das Cruzes, que será construído na Avenida Antônio de Almeida, no Rodeio.

    Divino

    Há uma semana da abertura oficial da Festa do Divino de Mogi das Cruzes, os festeiros Maria Ângela Aparecida Pires de Lima e Antonio Lúcio de Lima e os capitães de mastro Lilian Aparecida Ramos Nunes e José Carlos Nunes Junior acertam os últimos detalhes da tradicional festa, que é realizada há mais de 300 anos, e acontece no período de 2 a 12 de junho.

    Noite do Hawai

    Marcado para o dia 4 de junho, às 20 horas, o jantar dançante "Uma Noite no Hawai" promovido pelo Rotary Club de Mogi das Cruzes, no salão da Associação de Rotarianos. Além de comida típica, frutas variadas e ponche havaiano, a noite contará com música da Hawai Tropical Band.

    Pirimpimpim

    Dentro da programação do Projeto Pirimpimpim a apresentação, nesta quarta-feira, da peça "Quarteto Palhaço", às 9h30 e às 15 horas, pela Cia. De Rua, no Teatro Vasquez. A entrada é gratuita.

    Bolsas

    Depois do reinado das bolsas tipo carteira, modelos de formatos médios ganham destaque na temporada inverno. Além do tamanho, elas chegam em versões coloridas e estampadas, em tons vivos e contrastantes. A maioria traz duas alças, que permitem carregar o modelo na mão ou nos ombros. Marcas internacionais também destacaram as de tamanho médio em seus desfiles das coleções inverno 2011/2012, mostrando que a proposta tem vida longa.

    Fonte:O Diário de Mogi

    Atraso do Shopping não se limita apenas aos cinemas


    Atraso do Shopping não se limita apenas aos cinemas

    A falta de equipamentos para exibição de filmes em 3D (três dimensões) é apenas um dos problemas que personificam o atraso do principal centro de compras da Cidade em relação a outros shoppings da Região e da Capital. Enquanto não são colocados em prática os planos de modernização já anunciados pela Braskem, sócia majoritária do empreendimento, novas reclamações chegam à coluna por meio de seus leitores. Anteontem, o advogado Nilton Montemor citou questões como falta de segurança e até de ar-condicionado em lojas e até do elevado preço do estacionamento a céu aberto e sem pavimentação no solo. Ontem, foi a vez de o leitor Luiz Suzuki dizer que "pior que o cinema é a área de brinquedos eletrônicos", que, em Mogi ainda funcionam com antigas fichas de latão. "Como são vários brinquedos, com preços diferentes e existem vários tamanhos de fichas, imagine a confusão na hora da aquisição delas, com as crianças: ‘Eu quero uma ficha de boliche, outra de fliperama, uma do aviãozinho, outra do basquete...’ Às vezes, o próprio caixa se confunde e o visitante precisa enfrentar novamente uma longa fila para conseguir trocar a ficha". Ele cita, como contraponto, os casos dos shoppings de Suzano e da Capital, onde as máquinas funcionam com um cartão eletrônico, que é carregado com valores em reais pelos consumidores, evitando a confusão provocada pelas fichas. "Tudo isso sem contar a pouca variedade de equipamentos e o preço exorbitante que é praticado em nossa Cidade. Em Mogi tem brinquedo que custa R$ 4,00 a ficha, enquanto no Shopping Aricanduva, na Capital, o mesmo brinquedo custa R$ 2,50," lembra Suzuki. Tudo isso explica não só as reclamações, como um certo êxodo de visitantes para outros centros comerciais da Capital, Guarulhos ou Suzano. Pode?


    Falecimento

    Será sepultado hoje, às 9 horas, no Cemitério São Salvador, o corpo da médica ginecologista Mieko Koike Mori, que faleceu durante a madrugada de ontem, vítima de problemas cardiovasculares. Mieko tinha 83 anos e era casada com o médico Nobolo Mori, do Hospital Ipiranga. Deixa os filhos Sidnei e Lílian Mori.



    Flagrantes – 1

    Sem fazer alarde, o delegado seccional João Roque dos Santos tentará colocar em prática a centralização das ocorrências de flagrante de Mogi num só Distrito Policial da Cidade, dotado de condições para agilização do trabalho.


    Flagrantes – 2

    Com isso, os demais distritos ficariam livres dos entraves naturalmente provocados pelo atendimento aos casos de flagrantes, evitando-se também as incômodas filas por eles causadas. Depois da desastrada proposta de fechamento de plantões noturnos, a autoridade pisa em ovos e avalia tudo detalhadamente, antes de anunciar a nova ideia.


    Memória

    Recortes de jornais, depoimentos de pessoas da comunidade, fotografias, entre outros documentos deverão fazer parte de uma "cápsula do tempo", que será enterrada hoje, na área onde será construída a futura unidade da Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD), no Bairro do Rodeio. Tal atividade fará parte do lançamento da pedra fundamental do hospital, que acontecerá às 10 horas.

    Fonte:O Diário de Mogi

    Mais verde

    A Bandeirante Energia lança hoje, às 14 horas, o Guia de Arborização Viária, destinado a auxiliar no plantio correto de árvores nas ruas. Será no auditório da sede da empresa, no Distrito de César de Souza.

    Fonte:O Diário de Mogi

    Hospital garante partos de gestantes de Suzano

    Hospital garante partos de gestantes de Suzano

    Renato de Almeida
    Apesar da determinação de limitar a disponibilidade de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Mogi das Cruzes, a diretoria da instituição garante estar conseguindo atender a todas as gestantes do Município, conforme informado por meio de sua Assessoria de Imprensa. As futuras mães vindas de outras cidades, no entanto, devem procurar outros serviços. A medida foi adotada pela equipe da maternidade do local, após terem sido registrados os óbitos de sete recém-nascidos dentro de um intervalo de apenas 20 dias, com suspeita de infecção hospitalar.
    Segundo a Santa Casa, que mantém afastada a hipótese da causa das mortes ter realmente sido a infecção, está sendo garantida a lotação limitada aos oito leitos hoje disponíveis - cinco credenciados pelo Ministério da Saúde e mais três reservas.
    O Ministério Público havia instaurado, anteontem, por meio da promotora de Justiça Celeste Leito dos Santos, um inquérito civil com objetivo de apurar a insuficiência de número de leitos na ala da UTI Neonatal, o que representaria risco à saúde dos bebês, e para verificação dos serviços prestados.
    A promotora destacou que, mesmo com a investigação do MP focando na falta de vagas na unidade, o motivo dos óbitos, especificamente, também deverá ser apurado. "Já foi requisitada a instauração de inquérito policial para que seja exaustivamente investigada a real causa das mortes dos bebês", diz.
    "A portaria é o ato inaugural do inquérito civil. Serão realizadas as diligências determinadas na instauração, sem prejuízo de adoção de providências posteriores", diz ela, referindo-se ao fato de que, além da Polícia, a portaria também oficia os conselhos regionais de Medicina e Enfermagem, para que realizem vistoria no local prazo de 15 dias, encaminhando relatório à Promotoria; a Vigilância Sanitária Municipal, para verificar a adequação da UTI Neonatal no prazo de 10 dias; o Procon para avaliar o atendimento às gestantes e recém-nascidos; e a Agência Nacional de Saúde Suplementar para vistoriar o local adotando as providências cabíveis no prazo de 15 dias.
    A Câmara Municipal também deverá solicitar à Santa Casa a investigação dos 17 óbitos já registrados na maternidade do local neste ano, de um total de 320 partos. Segundo a Comissão Permanente de Saúde do Legislativo, mesmo após a hipótese de infecção hospitalar ter sido descartada pela diretoria da instituição como causa da morte dos sete bebês em maio, a Casa de Leis deverá cobrar explicações sobre os motivos das demais ocorrências contabilizadas durante estes primeiros meses de 2011.

    Fonte:O Diário de Mogi

    Professor quer 50% de reajuste

    SABRINA PACCA
    Um grupo de 50 pessoas, entre professores e estudantes da Escola Técnica (Etec) Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, estiveram ontem na Câmara Municipal para solicitar aos vereadores que fizessem uma moção de repúdio à manifestação do Governo do Estado contra o movimento grevista iniciado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps), no último dia 13. Na Cidade, não houve adesão à paralisação, mas os educadores pedem providências com relação ao reajuste dos salários. Eles querem 50% de aumento.
    Os participantes do protesto saíram a pé da escola e se dirigiram à Câmara para assistir à sessão. Não ouve confusão, mas a Polícia Militar acompanhou os manifestantes por precaução.
    Na última sexta-feira, o governo estadual encaminhou nota à imprensa dizendo que "repudia o movimento grevista, uma iniciativa claramente política, patrocinada pelo sindicato no momento em que o Governo demonstra seu compromisso com a valorização do ensino técnico e tecnológico". Disse, ainda, que "anunciou um reajuste de 11%, feito já nos primeiros meses do primeiro ano de governo".
    Segundo o diretor regional do Sinteps do Alto Tietê, Luiz Carlos Soares, o que o governador propôs não foi aceito. "Por isso estamos aqui na Câmara, para pedir ajuda dos vereadores, novamente, no sentido de encaminharem uma moção ao governador, repudiando também a posição do Estado", explicou o diretor.
    No entanto, na semana passada, os legisladores já aprovaram uma moção, de autoria do vereador Chico Bezerra (PSB), de apoio à greve dos profissionais do Ensino Técnico do Estado de São Paulo, pois, segundo o documento, estes professores têm passado por um "arrocho salarial" desde 2006. "Por enquanto, não vamos fazer nova moção, mas estamos do lado dos educadores", disse Bezerra.

    Fonte:O Diário de Mogi

    Alckmin também é contra lixão

    Alckmin também é contra lixão



    "Governador Alckmin: Mogi já disse "não" ao lixão. E o senhor?"
    "Mogi é contra, certo? Se Mogi é contra o lixo, eu também sou contra". Assim o governador Geraldo Alckmin (PSDB) respondeu à pergunta que O Diário estampou na manchete da sua edição de ontem e que representa o principal questionamento feito pelos mogianos que lutam contra a instalação de um aterro sanitário no Distrito Industrial do Taboão. O chefe do Estado não só garantiu que Mogi das Cruzes pode contar com ele nessa batalha, como revelou estar otimista de que a vontade da Cidade será respeitada. O tucano prometeu, ainda, ajudar para que na reunião de hoje o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) acate o pedido do Município e a audiência pública do lixão, marcada para o próximo dia 21, seja adiada por 90 dias.
    "Se Mogi é contra eu também sou porque ninguém pode fazer um empreendimento se não tiver a autorização da lei municipal, a licença do Município, a certidão do Município", afirmou Alckmin, que por duas vezes respondeu diretamente à manchete de O Diário.
    "Agora, existem ritos jurídicos que precisam ser cumpridos. Eu sei que há um pleito para adiar a audiência. A gente não pode passar por cima, mas vou procurar ajudar para que, na reunião do Consema, que é amanhã (hoje), essa audiência seja adiada", prometeu. "Mas não posso chegar aqui e dizer está adiado porque aí, inclusive, vai prejudicar o processo porque os conselheiros vão questionar: o que estamos fazendo aqui? Então, se Mogi é contra eu também sou contra e, sem a autorização, não há como fazer o investimento. E, em relação à audiência, vamos trabalhar para adiar", acrescentou.
    O governador defendeu cautela neste processo e pediu para que a população mogiana aguarde a reunião do Consema (leia mais sobre esse encontro nesta página), que é presidido justamente pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, e tem metade das suas cadeiras destinadas a órgãos estaduais. Questionado se recomendou que os representantes do Estado no conselho se posicionem favoráveis ao pleito de Mogi para adiamento da audiência pública em 90 dias, Alckmin respondeu: "O secretário Bruno Covas é uma pessoa responsável, séria e ele está colaborando mais do que vocês imaginam. Mas o Consema envolve a sociedade civil, tem o Ministério Público... Não é só Governo. Ainda assim, diria que está indo bem. Estamos atentos ao problema, estamos atentos à posição de Mogi e vamos ajudar a ter a melhor solução", garantiu Alckmin.
    O chefe do Estado fez questão de ressaltar, no entanto, que é preciso buscar uma solução para a destinação dos resíduos sólidos na Região, mas não se deixou sensibilizar pela informação de que o aterro Anaconda, em Santa Isabel, que passou a ser o principal destino do lixo do Alto Tietê desde que o Pajoan, em Itaquaquecetuba, desmoronou há cerca de um mês, está operando no limite, o que obrigará o Alto Tietê a recorrer a empreendimentos mais distantes.
    "Entendo que esse é um problema em todo o lugar. O Litoral Norte está levando lixo a 100 quilômetros de distância. A questão da disposição é um desafio e, por outro lado, uma grande oportunidade porque você pode gerar energia, promover a coleta seletiva... Existe uma série de alternativas, mas é preciso ter solução, especialmente nas grandes cidades", ressaltou.

    Fonte:O Diário de Mogi