sexta-feira, 29 de abril de 2011

caso vera d´antracoli: Audiência será no dia 17 de maio

caso vera d´antracoli
Audiência será no dia 17 de maio
Daniel Carvalho

Vera D´Antracoli é acusada
Está marcada para o dia 17 de maio, às 17h30, no Juizado Especial Criminal do Fórum de Mogi das Cruzes, a audiência que deve julgar a delegada Vera Lucia D´Antracoli Ribeiro Neves sobre a denúncia de abuso de autoridade que envolveu a prisão da empresária Rita de Cássia Arruda Pacheco Reis, por falso envolvimento com o tráfico de drogas, em março de 2009. A remessa ao órgão judicial foi feita no dia 18 de fevereiro pelo Ministério Público, após recomendação do promotor da 2ª Vara Criminal, Flávio Montemor Cardoso, ser acolhida pelo juiz Gióia Perini.
Segundo o relatório do MP, o promotor afirmou que a prática do crime de abuso de autoridade foi cometida pela delegada. A pena para policiais que cometem abuso de autoridade varia de dez dias a seis meses de prisão, além da perda do cargo. Os casos em que a pena não passa de dois anos são investigados pelos juizados especiais. Segundo os autos do processo, a delegada teria xingado e dado três tapas na socialite. Na audiência, testemunhas serão ouvidas e a decisão deverá ser anunciada.

Fonte: Mogi News

Dilma diz que ensino técnico será porta de saída do Bolsa Família

Dilma diz que ensino técnico será porta de saída do Bolsa Família

PUBLICIDADE
MÁRCIO FALCÃO
BRENO COSTA
ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA
A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica) será uma porta de saída para os beneficiários do Bolsa Família.
Ao lançar o programa que prevê 8 milhões de oportunidades --entre vagas em cursos e bolsas de estudo-- para estudantes do ensino médio e jovens trabalhadores até 2014, Dilma afirmou que o Brasil precisará de mão de obra qualificada para enfrentar o novo ciclo de desenvolvimento.
Roberto Stuckert Filho/PR
Dilma Rousseff durante cerimônia de lançamento do Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica)
Dilma Rousseff durante cerimônia de lançamento do Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica)
"Também haverá a unificação do Bolsa Família e o Pronatec, assegurando a quem recebe o Bolsa Família a oportunidade de uma formação e capacitação profissional. O Pronatec vai ser fator de organização da oferta de capacitação profissional. [...] Esse programa vai muito além do ensino médio", disse.
A ideia do governo é que parte dos mais de 11 milhões de beneficiários do Bolsa Família faça cursos de capacitação.
Ao lado do ministro Fernando Haddad (Educação), Dilma anunciou que até 2014 serão construídas mais 200 escolas técnicas, sendo que 80 serão entregues no início do ano que vem.
Dilma lembrou que o país conquistou o posto de 7ª economia mundial e que está perto do pleno emprego. Afirmou também que é preciso dar um salto de qualidade no potencial humano brasileiro.
A presidente, no entanto, reconheceu que o país enfrenta problemas com a qualificação da mão de obra e disse que esse será um de seus principais desafios a serem enfrentados.
"Em alguns casos faltam mão de obra qualificada e em outros sobram mão de obra sem qualificação necessária para a indústria, para o comércio".
Entre as ações do Pronatec está a expansão do Fies (programa de financiamento estudantil) da graduação para cursos técnicos. Esse mecanismo permite que o aluno estude em instituições privadas e só pague as mensalidades depois de se formar.
Outra frente é a expansão das escolas do Sistema S, que reúne entidades como Sesc, Sesi e Senai, por meio de uma linha de financiamento do governo.
Além de alunos do ensino médio, trabalhadores da ativa e beneficiários do seguro-desemprego também estão entre o público-alvo do projeto.

Fonte:Folha.com

FPF já assume responsabilidade por eventuais falhas de juízes

FPF já assume responsabilidade por eventuais falhas de juízes


DO PAINEL FC

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

A Federação Paulista de Futebol bateu no peito e assumiu quaisquer riscos em relação à já polêmica arbitragem de Paulo César de Oliveira, sorteado para o clássico entre Palmeiras e Corinthians, no domingo, por uma das semifinais do Estadual.
Na quarta-feira, a escolha do juiz acabou em xeque, pois reportagem de jornal apontou que ele seria o escolhido antes do sorteio ocorrer.
Rivaldo Gomes - 1.ago.10/Folhapress
O árbitro Paulo César Oliveira
O árbitro Paulo César Oliveira
"Nós vamos assumir o risco. Não posso ceder a qualquer tipo de pressão, sob pena de acabar com o futuro da arbitragem paulista", disse o chefe da arbitragem paulista, coronel Marcos Marinho.
Ele não acredita que Paulo César possa sofrer pressão extra por conta da polêmica.
Os árbitros e assistentes que estarão nas duas semifinais --São Paulo e Santos jogam nesta sexta-feira, com Raphael Claus no apito-- ficarão concentrados em um hotel, prática adotada há um mês.
"Vamos comentar toda essa celeuma, inclusive com a ajuda de um psicólogo. Mas falei com o Paulo, ele nem sabia da história e está absolutamente tranquilo", afirmou.
A polêmica começou por conta de reportagem do "Jornal da Tarde" que apontava, antes do sorteio, que Paulo César seria o juiz da partida.
Os dois clubes, segundo a reportagem, teriam entrado em consenso sobre a escolha.

Fonte:Folha.com

PT dá anistia a Delúbio após 5 anos

PT dá anistia a Delúbio após 5 anos

POLÊMICA O processo de reabilitação do tesoureiro Delúbio Soares provoca reações no partido
BRASÍLIA
Expulso do PT há cinco anos e meio, no rastro do escândalo do mensalão, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares será anistiado pelo partido neste fim de semana. Delúbio protocolou ontem, em reunião da Executiva Nacional, o pedido de refiliação, que deverá passar pelo crivo do Diretório petista. O processo de reabilitação do tesoureiro provocou reações no partido. Secretário de Finanças do PT durante mais de três anos, ele conta com o apoio de aproximadamente 59 dos 84 integrantes do Diretório.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende o retorno de Delúbio, seu amigo há 30 anos, mas chegou a manifestar receio de que a anistia, agora, contaminasse o processo dos réus do mensalão.
"A partir do momento em que houver a reintegração (do Delúbio), esse tema voltará à tona e, com a repercussão, a possibilidade de interferência no julgamento é grande", concordou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), numa referência ao julgamento do caso, previsto para 2012. "De qualquer forma, não houve condenação formal e o partido não pode manter uma pena ad eternum".
Embora as correntes que detêm o controle no PT estejam dispostas a reabilitar o ex-tesoureiro, sua volta já provoca protestos. O ex-ministro Patrus Ananias, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e o senador Delcídio Amaral (MS) são integrantes do Diretório Nacional, mas faltarão à reunião de hoje e amanhã por discordarem do perdão a Delúbio.
Na carta que enviou à Executiva, o ex-tesoureiro lembrou que nunca foi filiado a outro partido. "Eu sou PT de formação e de coração", escreveu ele. Acusado de recolher R$ 55 milhões em "recursos não contabilizados", na campanha presidencial de 2002, Delúbio foi expulso por gestão temerária, mas disse não guardar mágoa de seus pares.
Esta é a segunda vez que Delúbio tenta retornar ao PT após ter sido defenestrado, em outubro de 2005. Em abril de 2009, ele também encaminhou pedido para a reintegração, mas foi obrigado a desistir, para não atrapalhar a pré-campanha de Dilma Rousseff à Presidência. Na ocasião, disse que vivia um "calvário" pessoal.
"Por que 2011 se o Delúbio de hoje é o Delúbio de 1980 e será o Delúbio de amanhã?", protestou, à época, ao bater na tecla de que todos os políticos fazem caixa dois. No início deste mês, um relatório da Polícia Federal apontou uso de dinheiro público no mensalão.
Mesmo tendo apoio de mais de 60% dos petistas, Delúbio enfrentará resistência de grupos como Mensagem ao Partido - do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo - e Articulação de Esquerda, que prometem se posicionar contra a anistia.
"Desde a crise de 2005 o PT vem reconstruindo sua unidade e essa refiliação só trará desgaste", afirmou Carlos Árabe, secretário de Formação Política do PT. "Além disso, há um processo em curso no Supremo e o partido sequer tomou uma posição sobre isso."
No ano passado, Delúbio foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de Goiás, acusado de fraudar declarações para continuar recebendo salário como professor da rede pública, apesar de não dar aulas há mais de dez anos.


Fonte:O Diário de Mogi

Movimento quer afastar diretor

Movimento quer afastar diretor

SABRINA PACCA
O Movimento "Aterro, Não!" deve protocolar hoje, junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), com cópia ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), um ofício pedindo o "afastamento imediato do gerente regional da Cetesb, Edson Santos, bem como a instauração de um procedimento administrativo visando apurar as condutas dos técnicos responsáveis pela fiscalização do Aterro Pajoan, em Itaquaquecetuba." A decisão do grupo que luta contra a instalação de um aterro sanitário no Bairro do Taboão, em Mogi das Cruzes, se deu depois do deslizamento de 450 mil toneladas de lixo, que acabaram caindo sobre a Estrada do Ribeiro, em Itaquá, no começo desta semana, prejudicando a coleta de lixo em diversas cidades da Região (veja matérias na página 3).
"Há quatro meses, a Cetesb deu um parecer sobre a Pajoan dizendo que estava tudo certo e agora desabou. O Anaconda também está totalmente irregular porque não tem tanques de chorume. Está tudo errado", desabafou o presidente da ONG, Guerrilheiros do Itapeti, Mário Berti Filho.
Para justificar o pedido, os membros do Movimento usaram diversos argumentos, entre eles, o próprio despacho do juiz Ricardo Tseng Kuei, da 1ª Vara Cível de Itaquá, que para interditar o aterro disse que "há muito tempo deveriam ter sido cessadas as atividades, tendo em vista que o local apresenta diversas irregularidades que ferem a legislação ambiental".
IPT
Um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) também comprovaria a necessidade da suspensão do envio de lixo para a Pajoan. A este laudo tiveram acesso o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) e também o engenheiro ambiental Odair Alves, membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil de Itaquá, bem como todos os membros do Movimento "Aterro, Não!".
O documento do IPT, com data de 2009, ocasião em que o aterro já havia sido interditado, diz, com todas as letras, que os dados "não apresentam consistência, portanto, não permitem atestar a estabilidade geotécnica do maciço de resíduos sólidos, conforme projeto de encerramento proposto pelo empreendedor", no caso, a Pajoan.
"O IPT fez um laudo dizendo que não podia constatar a estabilidade porque o lixo era antigo, do Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário (Cipas). Então, se o IPT, que é o órgão máximo que a gente tem de pesquisas tecnológicas do Estado de São Paulo, falou que não tinha condições de saber se aquilo tinha estabilidade, a Cetesb passou por cima e emitiu as licenças", concluiu o engenheiro ambiental.
Ele diz, ainda, que por mais de 14 vezes protocolou documentos junto à Companhia pedindo o encerramento das atividades do Aterro Pajoan, mas nunca obteve resposta. "A OAB tem 14 protocolos na Cetesb. Nestes documentos constatamos a instabilidade do maciço. Sou engenheiro ambiental e pelas vistorias que fiz, pude constatar isso e minha opinião vale como laudo. A Cetesb tinha o conhecimento e a gente tem documentos para comprovar. Além disso, vamos ainda contestar porque vinham sendo ofertadas licenças precárias, mas elas são equipamentos que valem no máximo para 180 dias. Para a Pajoan, a Cetesb fazia algum tipo de mágica e fornecia a licença não sei para quantos anos", argumentou o engenheiro.
O gerente da Cetesb, Edson Santos foi procurado para se manifestar, mas não atendeu aos telefonemas. Já a Assessoria da Companhia informou que só irá se posicionar sobre o assunto, quando foi oficialmente acionada.


Fonte:O Diário de Mogi

França acha chassi da caixa-preta

França acha chassi da caixa-preta 

RIO
Depois de 643 dias e cinco fases de buscas, os investigadores franceses conseguiram localizar ontem o chassi de uma das caixas-pretas do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 31 de maio de 2009, deixando 228 mortos. A unidade de armazenamento de dados, porém, não foi encontrada.
A carcaça encontrada integra o equipamento que gravou os parâmetros técnicos do voo, segundo informou o Escritório de Investigação e Análises (BEA, na sigla em francês), que coordena as operações de resgate. Ainda prosseguem as buscas pela caixa-preta que gravou os diálogos dos pilotos. Essa caixa-preta também é considerada fundamental para entender os motivos da tragédia.
"Durante o primeiro mergulho do robô Remora 6000 ontem, que durou mais de 12 horas, o chassi do gravador de voo do avião - flight data recorder - foi encontrado sem o módulo que protege e contém os dados (a memória)", diz o comunicado oficial. "O equipamento está cercado de restos de outras partes da aeronave." O resgate dos destroços no Atlântico começou na terça-feira.
Entre as peças que ainda devem ser recolhidas estão elementos das asas dos aviões, que permitiram analisar a situação no momento do impacto, além dos motores e dos postos de pilotagem. Essa análise da cabine de comando poderá identificar se os aceleradores e outros elementos vitais foram acionados durante a queda.
No entanto, as caixas-pretas - sobretudo a parte central (semelhante a uma pilha) da flight data recorder - são a grande aposta do BEA para descobrir as causas do acidente. O que se sabe é que uma série de mensagens automáticas enviadas pelo avião aponta para falha no funcionamento dos sensores de velocidade externa, o pitots. Alguns especialistas sugerem que essas peças podem ter enganado os computadores do avião, em meio a uma forte turbulência.
Ceticismo
O anúncio da descoberta de apenas parte do equipamento foi recebido com ceticismo pelo presidente da Associação dos Familiares de Vítimas do Voo 447, Nelson Faria Marinho. "É difícil acreditar que a caixa-preta estava vazia, que eles encontraram apenas uma carcaça. Aquilo é feito para sofrer impacto e suportar a pressão", afirmou Marinho, que perdeu o filho no acidente.
Marinho recebeu a informação da localização do chassi por e-mail enviado por uma jornalista francesa. Ele não havia recebido nenhum comunicado oficial da BEA. "Me recuso a acreditar que só encontraram uma carcaça."


Fonte:O Diário de Mogi

"Insensato Coração": Norma usa Bibi e Natalie Lamour para destruir o mau-caráter Léo

"Insensato Coração"
Norma usa Bibi e Natalie Lamour para destruir o mau-caráter Léo
Divulgação

Assim que sai da prisão, a enfermeira Norma começa a colocar em prática o seu plano de vingança
Nos próximos capítulos, Norma consegue a condicional e sai da prisão. Rapidamente ela regasta o tesouro de Araci, muda de visual e passa a fazer o que mais deseja na vida: procurar Léo/ Armando.

Norma vai à delegacia e encontra um retrato falado do vilão, assim começa a sua busca. Com algumas pistas em mãos vai até Florianópolis e descobre que o apelido do até então Armando é Léo. A enfermeira chega a encontrá-lo na rua, mas ele só a humilha. Depois de mais essa decepção, o ódio de Norma só aumenta. Quando a sua colega de prisão Jandira (Cristina Galvão) é solta, ela se junta a Norma. Ela, que é viciada em revistas de celebridades, jura ter visto um retrato do vilão em alguma revista. Depois disso, ela não pensa duas vezes, se muda para o Rio, matricula-se na mesma academia de Natalie, e vira amiga da perua, e de quebra de Bibi. A união das três faz Norma perceber que os R$ 30 mil de Araci será pouco.

Fonte:Mogi News

Carro de luxo - I

Divulgação


Carro de luxo - I 
Chamou a atenção ontem a matéria na capa do caderno Metrópole do jornal O Estado de S. Paulo, relatando o uso de carros de luxo por coronéis da Polícia Militar do Estado. De acordo com a reportagem, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alvaro Batista Camilo, comprou, por R$ 2,8 milhões, um Captiva para ele e mais 61 Vectras para atender os coronéis da corporação. "Classificado como um utilitário esportivo de luxo, o Captiva do comandante saiu por R$ 92,9 mil e permite que ele compareça a seus compromissos e vá da casa ao trabalho em um carro mais caro e luxuoso que o usado pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), que normalmente utiliza Vectra ou Corolla". Trata-se de mais um escândalo na corporação que já teve, há poucos meses, o nome de oficiais, do alto escalão e do Alto Tietê, envolvido em denúncias de irregularidades. 
Divulgação


Carro de luxo - II 
A equipe do Estadão relata ter flagrado o coronel Camilo no luxuoso carro, na última quarta-feira, para chegar a um encontro na zona norte de São Paulo. "A seis quilômetros dali, Alckmin subia em um Vectra preto, após uma solenidade na zona leste. O governador abriu mão dos Ômegas blindados contratados por seu antecessor, José Serra (PSDB)".


Carro de luxo - III 
E segue a matéria: "A compra do Captiva e dos Vectras para todos os coronéis é polêmica ainda por causa da legislação sobre o uso de veículos por autoridades no Estado. Ela estabelece hierarquia de carros de acordo com o cargo. O governador e o vice (Grupo Especial) têm direito aos carros mais caros. Depois, vêm os secretários (Grupo A) e, por último, as autoridades do Grupo B, entre as quais estão o comandante e o delegado-geral. Portaria de junho de 2010 diz que o Captiva só pode ser adquirido como veículo de prestação de serviço.




Reviravolta 
No fim da tarde, veio a reviravolta; no portal de notícias UOL, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciava a suspensão do uso do luxuoso Captiva pelo comandante-geral da Polícia Militar (PM) de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, "até que o governo do Estado avalie a real necessidade do automóvel. Essa questão específica vai ser verificada, o procedimento, o protocolo, de acordo com as funções do governo. Depois, o secretário de Segurança (Antônio Ferreira Pinto) vai explicar", desconversou Alckmin. Camilo, para quem não sabe, é nascido e criado em Ferraz de Vasconcelos e, ao lado dos outros escândalos da PM, virou notícia ontem e deverá ter de explicar a proeza. 
Osvaldo Birke


Reforço 
O diretor interino do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Marcus Melo, conta com mais um novo reforço para colocar nos eixos as contas da autarquia. Além de Mariglei Tradella, ex-gerente administrativa da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Marcus Melo, tem ao seu lado Dirceu Lorena de Meira, ex-presidente da Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura, durante a segunda gestão de Junji Abe (DEM). 


Investigação
A sindicância para apurar as irregularidades do setor de Compras do Semae corre de vento em poupa. Funcionários afastados por suspeita de envolvimento nas ações irregulares ou que assinaram as chamadas "notas frias" já foram ouvidos pela Comissão Especial do Semae. Resta, agora, ouvir os diretores da empresa Michele Trading, que teria vendido os equipamentos. Segundo apurou a coluna, a investigação deve ser concluída até o dia 6 de maio, quando completam-se 30 dias do início dos trabalhos.



Câmara de fora 
Integrantes da Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Câmara que acompanha ações do Semae continuam sem saber o que de fato ocorre na autarquia. Anteontem, os parlamentares foram ao Semae e analisaram alguns documentos, mas ainda não sabem dizer o que foi dito durante os depoimentos e se realmente houve irregularidades. Apesar de presentes, fisicamente, alguns vereadores continuam alheios aos acontecimentos da autarquia. 
Guilherme Bertti


Vai, "Curíntia"! 
Autoridades tidas e havidas como corintianas "roxas" não se cansam de dizer que a nação alvinegra é a maior do País. Contudo, o que dizer das condições da praça às margens da avenida Carlos Ferreira Lopes, no Rodeio? O espaço conhecido como Praça do Corinthians é um retrato de abandono e esquecimento. Em meio à massa corinthiana, não há voluntário para limpá-la? Ou será que tem algum palmeirense enrustido entre eles? 


Sem "Curíntia"
A Acadêmicos da Fiel cuidava da Praça Corinthians, por meio do projeto "Adote uma Praça", segundo a Prefeitura de Mogi. Contudo, sem muitas explicações, o grupo de sambistas desistiu da ação social e deixou a praça na fila de espera de um novo coração solidário e corintiano.

Fonte:Mogi News

Censo: Pontos para cadastro de pessoas com deficiência são ampliados

Censo:
Pontos para cadastro de pessoas com deficiência são ampliados
Urnas estão distribuídas em estabelecimentos comerciais, universidades, hospitais, entre outros locais de Mogi
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Marinês: "A partir do levantamento, criaremos políticas públicas"
Os pontos para o cadastro do censo de pessoas com deficiência em Mogi das Cruzes estão sendo ampliados. Há poucos dias, foram implantadas 150 novas urnas, as quais atingiram um total de 350 espalhadas pelo município. Elas estão distribuí-das em estabelecimentos comerciais, supermercados, universidades, hospitais, além de entidades sociais, terminais de ônibus, nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e nos cartórios eleitorais.
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Marinês Mazaro Piva, informou que a adesão ao chamado "Censo Inclusão - Quem Somos e Quantos Somos" está satisfatória. "O trabalho é realizado em parceria com as administrações regionais e, com isso, conseguimos inserir os pontos de coleta em comércios e áreas de grande movimentação", disse. Como nenhuma urna foi recolhida não foi possível revelar um balanço preliminar. Levantamentos anteriores indicam que a cidade conta com 10 mil portadores de deficiência.

A previsão inicial é de que a coleta de informações ocorra até o fim do próximo mês. "O prazo pode ser estendido caso o número de cadastros seja considerado abaixo do esperado", informou a secretária.
Os interessados em ajudar na captação de dados, colocando uma urna no estabelecimento comercial ou associação responsável, podem ligar para a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no número 4726-1057.
Marinês pediu que os mogianos preencham corretamente o formulário que detalha quem é o portador de deficiência. "Este é um ponto muito importante, porque esses dados vão nos mostrar qual é a verdadeira população. A partir deste levantamento, criaremos políticas públicas voltadas a esta parcela da população mogiana", ressaltou. O questionário aborda questões como o tipo de deficiência, o grau de escolaridade, a inserção no mercado de trabalho, renda, vida social, além dos tratamentos e aparelhos utilizados.
"O responsável por preencher a ficha pode levá-la pra casa e inserir as informações com calma. O importante é disponibilizar todos os elementos e só depois colocá-la na urna", destacou a secretária.

Fonte:Mogi News

Reciclagem: Especialistas aprovam a criação de usina

Reciclagem
Especialistas aprovam a criação de usina
Alternativa de consórcio proposta por prefeitos pode reduzir pela metade a quantidade de lixo que segue para os aterros sanitários atualmente
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari
Faury: "Forma sustentável"
A instalação de uma usina para reciclagem e transformação de lixo em energia, por meio de um consórcio entre as cidades de Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes e Salesópolis, em uma possível parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), foi aprovada por pessoas envolvidas com a questão dos resíduos sólidos na região. Um protocolo de intenções criando o consórcio foi entregue pelos prefeitos dos municípios à presidente da companhia, Dilma Pena, na última quarta-feira. A alternativa pode reduzir pela metade a quantidade de lixo que vai para aterros sanitários atualmente.

A solução é bem vista tanto pela questão financeira quanto ambiental. Para o engenheiro ambiental Renato Faury, tratar o lixo de forma sustentável passa, imprescindivelmente, pela reciclagem dos resíduos. "Não dá para fazer algo sustentável sem o reaproveitamento do lixo. Além disso, a reciclagem gera recursos para terceiros, como catadores, por exemplo. Ao reciclarmos, falamos de melhoria de qualidade de vida de todos", explicou. Apesar disso, Faury ainda tem dúvidas sobre a transformação dos resíduos em energia. Segundo disse o prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (DEM), logo após o encontro com Dilma Pena, seriam transformados em energia os resíduos que não fossem utilizados no processo de reciclagem. "Acho que a Sabesp é uma ótima empresa por ter experiência em saneamento ambiental. Só não acredito muito no aproveitamento energético porque em vários locais as cidades gastam mais do que têm de retorno", avaliou.

A medida também agradou membros do movimento Aterro Não, que briga contra a instalação do aterro pretendido pela construtora Queiroz Galvão em Mogi. "Eu sempre tive certeza de que esta questão do lixo uma hora iria vingar, porque não se concebe mais a criação de aterros. É a solução ideal", afirmou Mário Berti.

Apesar de também aprovar a atitude dos prefeitos, o ambientalista José Arraes se surpreendeu com a assinatura do protocolo de intenções. "Sempre serei favorável a qualquer alternativa para o lixo que não seja aterro sanitário. Por outro lado, posso dizer que a notícia do protocolo de intenções pegou muita gente que luta contra o aterro de surpresa. Em momento nenhum o prefeito Bertaiolli comentou sobre o assunto", afirmou.

Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Soares, afirmou que a solução apresentada à Sabesp pelos prefeitos é a única alternativa viável para os municípios da região. "Essa iniciativa mostra que a viabilidade tecnológica e econômica para a busca de novas alternativas existem. Se for firmado o consórcio, essa iniciativa deve ser aplaudida, até porque nós estamos atrasados na busca dessas soluções", afirmou.

Fonte:Mogi News

Crise do lixo: Movimento quer a "cabeça" do chefe da Cetesb

Crise do lixo
Movimento quer a "cabeça" do chefe da Cetesb
Grupo pede o afastamento imediato de Edson Santos e de todos os funcionários do setor de fiscalização
Bras Santos
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Grupo se reuniu ontem à tarde e discutiu, principalmente, sobre a atuação da Cetesb na região
Representantes do movimento "Aterro Não!" apresentaram na tarde de ontem o documento que pede o imediato afastamento do gerente regional da Agência Ambiental de Mogi das Cruzes, o engenheiro Edson Santos, e de todos os funcionários do setor de fiscalização do órgão, que é vinculado à Secretaria do Estado de Meio Ambiente. O pedido deverá ser protocolado na presidência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e também no Ministério Público de Mogi.
Os integrantes do movimento decidiram pedir a ´cabeça´ da direção regional da Cetesb em razão, principalmente, de uma possível omissão de Santos e sua equipe na missão de fiscalizar a operação do aterro da Pajoan, de Itaquaquecetuba, cuja montanha de lixo explodiu na última segunda-feira.
Um grupo com dez integrantes do movimento, que luta contra a instalação do aterro da Queiroz Galvão no distrito industrial do Taboão, reuniu-se na sede da Associação dos Guerrilheiros do Itapeti para justificar a decisão de acionar o presidente estadual da Cetesb, Otávio Okano, e a Promotoria de Justiça contra Edson Santos e seus assessores.
O presidente da associação, Mario Berti, e os ativistas José Arraes, Silvio Marques, Frederico Costa e o perito e ambientalista Odair Alves apontaram diversas evidências de que a Cetesb, ao longo dos últimos anos, não teria atuado com a devida lisura e rigor na fiscalização da Pajoan e de outros aterros. O órgão também teria falhado ao não exigir, conforme estabelece a legislação, a recuperação de dezenas de cavas (buracos) abertas na região do Taboão para a extração de areia. "Primeiro, vamos pedir o afastamento administrativo. Para o caso de a presidência da Cetesb ignorar o pedido, vamos também acionar o Ministério Público", argumentou Mário Berti.
No mesmo evento, ele informou que solicitará do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) a divulgação de informações sobre cargos e competências das pessoas que assinaram e liberaram para a Queiroz Galvão as certidões de diretrizes para instalação do aterro no Taboão. Ainda na reunião de ontem, falou-se de estratégias para impedir a audiência pública para apresentação do projeto do depósito de lixo (prevista para junho) e criticou-se o discurso estéril do governo municipal contra a instalação do aterro.



Sem retorno
A reportagem deixou recado no celular do gerente regional da Cetesb, mas até o fechamento da edição, ele não se manifestou. A Assessoria de Imprensa da Secretaria Ambiental do Estado foi acionada com pedidos de entrevistas ao secretário Bruno Covas e ao presidente Okano, mas também não se manifestou.

Fonte:Mogi News