quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cecan


O Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan) realizará hoje um evento às 17 horas em agradecimento ao vereador e pastor Carlos Evaristo da Silva (PSD) por ele ter destinado emenda parlamentar à instituição. O recurso possibilitou a compra de diversos equipamentos necessários para a manutenção do atendimento na entidade, localizada na rua Benedito Ferreira de Souza, 81, no Jardim Santista.


Fonte:Mogi News

Parceiro


O vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB) foi flagrado tentando usar o caixa eletrônico da Câmara esta semana. Mas quem viu a cena o estranhou pegando o cartão e passando na perna. Ao ser indagado sobre o que fazia ou o que pretendia, Jolindo disse que o seu cartão era tão ´parceiro´ que não queria que ele pagasse as contas ou sacasse dinheiro. Ah, tá...


Fonte:Mogi News

Jornalismo


A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) voltou a formar turma para o curso de Jornalismo para este semestre. Nos últimos três anos, novas turmas não chegaram a ser formadas em função, segundo a instituição, da queda da obrigatoriedade do diploma para os futuros profissionais da área. 
Erick Paiatto

Novas turmas
De acordo com a Assessoria de Imprensa da UMC, é necessário ter no mínimo 30 interessados. No caso deste ano, 35 se interessaram pela formação. As aulas dos veteranos foram iniciadas na última segunda-feira, mas os calouros só começam o ano letivo na próxima semana. O curso de Jornalismo recebeu nota 4 na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que vai de zero a cinco. 


Fonte:O Diário de Mogi

Consulta


O novo canal vai trazer um relatório contábil para que profissionais e a população em geral possam ter acesso a toda a movimentação financeira da entidade. Vale lembrar que todos os atos contábeis da 17ª Subseção são aprovados pela Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil.


Fonte:Mogi News

Transparência


O advogado Ademir Falque dos Santos informou à coluna que já está disponível no site da 17ª Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o Portal Transparência, no endereço eletrônico: www.oabmogidascruzes.com.br.


Fonte:Mogi News

Funcionalismo


Divulgação



A Samed Serviço de Assistência Médica, Odontológico e Hospitalar foi a empresa vencedora da licitação aberta pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para prestar atendimento na área médica e odontológica aos funcionários públicos. 


Odontologia
O atendimento será feito na área ambulatorial, hospitalar, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além de plano odontológico, com todos os tratamentos previstos, aos servidores municipais, ativos, inativos e pensionistas por um período de 60 meses. 


Fonte:Mogi News

Procuradoria


Divulgação



A Procuradoria Geral de Justiça empossa hoje 38 novos procuradores durante cerimônia que será realizada a partir das 17 horas, na sede do Ministério Público de São Paulo. Dentre os novos procuradores a serem nomeados está Luís Paulo Sirvinskas, que é de Mogi das Cruzes. A solenidade será realizada no Auditório Queiroz Filho (rua Riachuelo, 115, no centro de São Paulo).


Fonte:Mogi News

Cobrança da água


Divulgação

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) adiou para o segundo semestre deste ano a cobrança pelo uso da água na Bacia do Alto Tietê. A previsão inicial era abril. O novo prazo está atrelado a outra etapa inicial: o cadastramento que seria concluído neste mês de fevereiro, mas foi prorrogado por mais 90 dias para a conclusão.
Preservação
A cobrança pelo uso da água vai afetar diretamente as indústrias e autarquias que captam água de rios, poços e divisões subterrâneas. O sistema já é adotado em outras regiões e é uma importante ferramenta para a preservação dos recursos hídricos, já que a receita será aplicada em projetos que promovam a conservação dos mananciais. 
Prazo maior
A Assessoria de Imprensa do órgão informou que após a finalização do cadastramento que já está ocorrendo, o DAEE ainda levará mais 60 dias para consolidar as informações apresentadas, para, então, iniciar a etapa seguinte deste processo.


Grandes consumidores
A Bacia do Alto Tietê é considerada uma situação particular e complicada por ter grandes usuários e envolver várias outorgas. Integram a Bacia do Alto Tietê os 10 municípios da região, além de Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuiba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, entre outros.


Fonte:Mogi News

Ferraz Grávida acusa médico de receitar abortivo


Marlene de Almeida Silva, de 35 anos, aponta suposto erro médico no Hospital Regional de Ferraz ao ter tomado abortivo para expelir feto
Ariane Noronha 
Da Redação
Mayara de Paula

Marlene e o marido Justino disseram que pretendem entrar com processo contra o Hospital Regional
Um suposto erro médico por parte do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos mudou os planos da dona de casa Marlene de Almeida Silva, de 35 anos. Ela, que estava grávida de nove meses de uma menina, deu entrada na unidade às 10 horas do último sábado, depois de ter tido um sangramento. Ao conferir os batimentos cardíacos do bebê, o médico afirmou que a criança estava morta e que daria medicamentos abortivos à mãe para expelir o feto. Mesmo ela dizendo que sentia a criança viva, Marlene foi medicada. Doze horas depois, o mesmo médico que atestou o óbito fez um novo exame e teria ouvido o coração do bebê bater. 
Assustado, o profissional teria levado a dona de casa imediatamente para uma sala de emergência para realizar o parto, uma cesariana, mas já era tarde. De acordo com relatos da mãe, a criança nasceu morta devido à grande quantidade de medicamentos que ela já havia ingerido. "Não estava sentindo dor até me darem a primeira dose do abortivo. A partir daí comecei a ficar mal, com muitas dores. Foi aí que me deram outro remédio, disseram apenas que era para aliviar a dor", contou Marlene. Durante a gravidez, a dona de casa disse que fez todos os exames pré-natal em uma clínica particular e tudo corria bem com a bebê. 
A mãe narra o que teria sido uma alta dosagem de abortivos que teria recebido durante o exame médico. "Ele disse que a criança não estava viva, me deu um comprimido para dilatar o útero, que a criança teria de sair de parto normal. Me deram três comprimidos ao longo do dia. Quando foi 00h50 de domingo, ele (o médico) olhou para o pano que eu estava segurando desde manhã, quando a bolsa estourou, e me perguntou há quanto tempo estava daquele jeito. Respondi que desde quando cheguei no hospital e foi aí que ele veio me examinar mais uma vez. Nesse momento foi que ele viu que o coração da minha criança estava batendo", explicou a mãe, muito abalada. 
Resposta
A Secretaria de Estado da Saúde informou, em nota, que Marlene de Almeida Silva deu entrada no Hospital Regional Doutor Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos às 13h20 de sábado com diagnóstico de óbito fetal e como o feto não estava encaixado na bacia da mãe, a indução do parto normal para expeli-lo causaria muita dor na mãe. Desta forma, a equipe médica optou por realizar uma cesariana. A assessoria de Imprensa da Pasta salientou ainda que esse tipo de procedimento é comum nos casos em há morte fetal. Questionada sobre o fato de que a mãe disse ter ouvido o coração da menina bater, o hospital esclareceu que para realizar o parto é necessário o uso de um aparelho chamado sonar, que capta os batimentos do coração da mãe, que, por conta do abalo emocional, certamente ela confundiu com o do bebê.


Fonte:Mogi News

Estado analisa defesa de hospital


MARA FLÔRES
A Secretaria de Estado da Saúde informou ontem que já analisa a defesa apresentada pela direção do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes – Hospital do Câncer "Dr. Flávio Isaias Rodrigues" sobre as várias irregularidades apontadas pela auditoria e emitirá um parecer final sobre o funcionamento da unidade até sexta-feira da semana que vem. Por enquanto, o centro continua a atender normalmente os pacientes que se encontram em tratamento, enquanto os casos novos já são encaminhados para o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), na Capital. Agora, se as justificativas não forem aceitas, a unidade mogiana deverá ser descredenciada do Sistema Único de Saúde (SUS) e os pacientes transferidos para outros serviços.


Além disso, caso confirmadas as irregularidades encontradas no Centro Oncológico, em especial a cobrança duas vezes do mesmo procedimento – do Sistema Único de Saúde (SUS) e do convênio particular -, a direção da unidade deverá ressarcir, à Secretaria de Estado da Saúde, os valores referentes à duplicidade da cobrança, estimados em R$ 20 milhões, e pode ter o processo encaminhado para o Ministério Público.


As informações constam do relatório preliminar da auditoria realizada em setembro no hospital mogiano e ao qual O Diário teve acesso ontem. O documento, com 46 páginas, é assinado pelo diretor técnico do Departamento de Saúde do Estado, o médico Vanderlei Soares Moya, que é especialista em Gestão da Atenção à Saúde).


O diretor ressalta, ainda, que "considerando o percentual de irregularidades apontadas", uma nova auditoria poderá ser realizada no Centro Oncológico de Mogi, ampliando a investigação para o período entre novembro de 2009, quando a unidade foi habilitada, até dezembro de 2010 e, depois, de julho a dezembro de 2011, com o objetivo de constatar possíveis outras falhas, a exemplo das encontradas no intervalo entre janeiro e junho do ano passado.


O relatório do Departamento de Saúde conclui, também, que o Centro Oncológico de Mogi das Cruzes "não pode ser caracterizado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), realiza dupla cobrança, tanto aos convênios de saúde quanto particulares além de emissão de fatura SUS, realiza pesquisa clínica sem a devida autorização, não pode ser classificado como hospital, não possui UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ou recursos humanos suficientes para o cadastramento e efetua cobranças de procedimentos não realizados".


Fonte:O Diário de Mogi

Câmara faz pedidos ao prefeito


Alexandre Barreira

Marco Aurélio Bertaiolli
Cobranças, pedidos e elogios. Foi o que o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) ouviu dos vereadores ontem, na primeira sessão do ano da Câmara Municipal de Mogi. Na oportunidade, além dar atenção aos parlamentares, o prefeito apresentou o relatório de atividades da Administração Municipal no ano passado, com destaque para as áreas de Finanças, Saúde e Educação. (leia mais nesta página)


O vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, o Chico Bezerra (PSB), abriu a série de cobranças em plenário, pedindo providências da Prefeitura sobre o aumento excessivo nas contas de água das pessoas que trocaram os hidrômetros a pedido do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae).


"É preciso fazer um trabalho melhor de verificação nestes equipamentos que estão sendo instalados. Em três outras cidades ficou provado que, em determinado lote fabricado pela empresa, os hidrômetros apresentaram uma série de problemas", disse.


O chefe do Executivo também foi cobrado quanto à segurança na Cidade. O vereador Mauro Araújo (PMDB) pediu a Bertaiolli que pressione mais o Governo do Estado para ampliar o efetivo policial em Mogi. "O aumento da criminalidade na Cidade foi provado pelos índices da própria Secretaria de Estado da Segurança e denota a falta de policiamento em Mogi. Vejo que está faltando da atual gestão uma cobrança mais efetiva para ampliar o número de policiais no Município", afirmou.


Para o vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB), o rodízio constante no comando da Polícia Militar em Mogi ocasiona a falta de efetivo ideal para a Cidade.


O vereador Jean Carlos Soares Lopes (PC do B) destacou o legado esportivo que a Cidade ganhou após reformar e construir instalações para atender a demanda dos Jogos Abertos do Interior, realizados em novembro do ano passado, mas pediu o aumento de funcionários para que as novas praças esportivas e os locais que foram revitalizados possam ser utilizados pela população. "Creio que com este aumento no número de profissionais da área de Esportes vamos atender melhor a população, em especial nossa juventude", destacou o parlamentar.


A vereadora Odete Rodrigues Alves Souza (PR) fez elogios ao trabalho do prefeito e, como ele citou que o grande desafio da Administração Municipal para este ano é a questão da mobilidade urbana, especialmente a transposição da linha férrea e o fim das cancelas, ela aproveitou para pedir empenho do prefeito a fim de que a Cidade seja escolhida para receber o terceiro aeroporto do Estado de São Paulo. "Creio que Mogi vai ganhar muito economicamente", disse.


Ainda sobre o tema da mobilidade, o vereador Olimpio Osamu Tomiyama (PSC) defendeu a criação de um pedágio urbano, principalmente para os turistas que utilizam Mogi como rota de passagem para o Litoral. "O prefeito destacou os investimentos que são necessários para que a Via Perimetral receba melhorias. Creio que este projeto de cobrança de pedágio dos ‘veranistas’ ajudaria a Prefeitura a obter recursos para as obras", defendeu.


A vereadora Emília Letícia Rossi Rodrigues (PT do B) elogiou a sensibilidade do prefeito e seu comprometimento com a Cidade. O presidente da Câmara, vereador Rubens Benedito Fernandes, o Bibo (PR), também enalteceu o trabalho de Bertaiolli: "O prefeito tem obstinação e compromisso com Mogi e tenho certeza de que todos na Cidade estão ganhando com o trabalho que ele vem fazendo".




Fonte:O Diário de Mogi




Embalagens devem ser oferecidas



ALTERNATIVA Cliente de hipermercado adequa compras em caixa fornecida pelo estabelecimento comercial


LUCAS MELONI
Os supermercados de Mogi das Cruzes devem oferecer até o dia 3 de abril embalagens gratuitas para o transporte das compras dos clientes. A medida começou a valer na última terça-feira e tem como objetivo ajudar na transição para a nova fase da campanha que extingue a distribuição de sacolas plásticas nestes estabelecimentos.


O chamado Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) é um acordo entre a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e o Ministério Público Estadual e vale por 60 dias. O documento, assinado pelas três entidades, vigora em todas as cidades do Estado e elege o meio ambiente como prioridade entre as responsabilidades dos mercadistas. Ele faz parte do processo de transição para uma nova etapa da campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco", que começou no último dia 25.


O acordo definiu que os estabelecimentos têm de fornecer gratuitamente uma alternativa para os consumidores levarem suas compras, como caixas de papelão ou sacolas retornáveis, por exemplo. Os supermercados ficam proibidos de vender as sacolas descartáveis, que em alguns comércios custavam R$ 0,19. A medida define, ainda, que os comércios devem colocar à venda uma sacola reutilizável econômica de 5 centímetros de fundo com 40 cm de largura e altura, ao custo de R$ 0,59.


O Diário foi a quatro supermercados da Cidade para conferir se a medida está em funcionamento. Em todos eles, caixas são oferecidas como opção para os consumidores. Mas, em alguns deles, as convencionais sacolas plásticas oxibiodegradáveis também. "O cliente não pode ser prejudicado. Aqui todos os operadores estão orientados a perguntar aos clientes se eles têm meio de levar suas compras. Se não, entregam sacolas ou caixas de papelão", explica o gerente da unidade do Hipermercado Shibata da Vila Industrial.


De acordo com Fábio Araújo, gerente de contas do Alabarce, na Vila Oliveira, às vezes é necessário ter uma sacola plástica disponível ao consumidor. "Aos sábados e domingos, o estoque de caixas acaba rápido porque algumas pessoas já se acostumaram à ideia do fim da embalagem plástica. Com isso, a alternativa são as sacolinhas mesmo", aponta.


Já no Veran, da Rua Ipiranga, no Centro, a maior parte dos clientes já não utiliza as sacolas. Fornecer a caixa de papelão, contudo, não tem sido um transtorno para a gerência. "Aqui não temos este problema. Além disso, há opções para aqueles que preferem pagar. Temos sacolas cujos preços variam entre R$ 0,79 e R$ 7,99", salienta o gerente Leandro Viana.


A reportagem procurou também pela gerência do D’avó Hipermercado, mas não obteve retorno do responsável pela unidade.


Segundo o presidente da Apas, as pessoas vão se adaptar ao fim das sacolas. "Os consumidores se adequarão aos novos hábitos e contribuirão efetivamente com o meio ambiente", opina.


Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.vamostiraroplanetadosufoco.org.br.


Fonte:O Diário de Mogi






PT monta operação para Marta




PRESSÃO Chagas mobiliza vereadores, deputados estaduais e federais


SÃO PAULO
Integrante do conselho político da pré-candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo, o vereador Francisco Chagas (PT) pediu uma reunião com a senadora Marta Suplicy (PT-SP) para sugerir que ela entre "o mais rapidamente possível" na campanha do ex-ministro. Chagas mobiliza vereadores, deputados estaduais e deputados federais para irem a Brasília e tentarem convencer Marta a integrar os trabalhos da pré-candidatura.


"Precisamos montar uma tropa pedindo a ela para entrar. Ela está muito na dela. Só que o PT é muito grande. Vamos dizer ‘você precisa chegar, vamos à luta’", afirma Chagas, assegurando que alguns colegas de bancada já manifestaram disposição de acompanhá-lo na viagem.


O jornal "O Estado de S. Paulo" apurou que foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quem pediu ao vereador que fizesse um gesto público, solicitando espaço na agenda da ex-prefeita, para tentar tirá-la da imobilidade em que se encontra em relação à campanha. Chagas nega que a orientação tenha partido do ex-presidente.


O vereador afirma que já sinalizou a intenção aos vereadores Alfredinho, José Américo e Arselino Tatto e que iria procurar o novo líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto, além do deputado Vicente Cândido. Quase todos têm sido interlocutores de Lula e, à exceção de Alfredinho, todos eram vereadores ou integravam o secretariado municipal quando Marta governou São Paulo, de 2001 a 2004.


"É importante que seja um gesto nosso, de quem a ajudou a governar São Paulo. Temos carinho por ela, gostamos muito e fomos base dela", afirma Chagas, lembrando que ele próprio foi líder de bancada no último ano da senadora como prefeita.


Até ontem, segundo o vereador, a senadora não havia respondido à solicitação. A reportagem procurou Marta para comentar o assunto, mas a assessoria dela não retornou até o início da noite.


Assim como Chagas, a senadora integra o conselho político da pré-candidatura de Haddad, mas até agora não compareceu a nenhuma das três reuniões do grupo nem de qualquer encontros do PT sobre a campanha. No fim de 2011 Marta foi pressionada por Lula e pela presidente Dilma Rousseff a abrir mão, em favor de Haddad, da intenção de concorrer novamente.


Na semana passada, caciques petistas, capitaneados por Lula, operaram para manter Marta na vice-presidência do Senado, rompendo acordo feito no ano passado com o senador José Pimentel (PT-CE), que ficaria com a vaga em 2012. Com o gesto, o partido já tentava tirar Marta do imobilismo. Em 2 de novembro, quando desistiu das prévias, a senadora disse que apoiaria o candidato escolhido pelo partido, o que até agora não fez.


Fonte:O Diário de Mogi




ENCONTRO O deputado Gondim Teixeira



ENCONTRO O deputado Gondim Teixeira recebeu, ontem, na Assembleia, o cantor e compositor Moacir Franco. Os dois falaram sobre política e campanhas 

Fonte:O Diário de Mogi

Coisa de cinema


Bastou receber um protocolar comunicado da Presidência dando conta de que Dilma Rousseff recebeu e agradeceu o DVD com o filme "A última chance", produzido em Mogi, para o policial civil Laudemiro Ribeiro anunciar que irá propor à presidente que leve a fita às instituições de recuperação de drogados, presídios e instituições de menores infratores, já que mostra os malefícios das drogas. Eles merecem isso?


Fonte:O Diário de Mogi

Transparência



Marco Soares
A 17ª Subseção de Mogi da OAB incluiu em seu site o "Portal Transparência", visando ampliar a divulgação das ações administrativas aos advogados e estagiários. A entidade irá tornar público seu relatório contábil, para que todos possam conhecer sua movimentação financeira. A medida é uma resposta da diretoria atual aos críticos do
presidente Marco Soares, que além de virtual candidato a prefeito de Mogi, tem pela frente também as eleições da própria entidade.

Fonte:O Diário de Mogi

Candidato (?)


O pastor da Igreja Apostólica Aliança Plena, Lucas Secário, envia correspondência eletrônica à coluna para informar que, "atendendo a mais de 2.500 mensagens postadas em minha caixa de e-mails", irá consultar a direção do PT para colocar seu nome à disposição para concorrer à Prefeitura. A direção do PT informa que ainda não recebeu
tal solicitação.


Fonte:O Diário de Mogi

Nomeação



Simei Baldani
A assessora de Gabinete da Prefeitura, Neusa Marialva, foi promovida ao cargo de chefe-adjunta de Gabinete, em lugar de Simei Baldani, que foi trabalhar com o PR na Assembleia. Neusa é pessoa de absoluta confiança do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). Afinal, trabalha com ele há mais de uma década, desde quando foi vereador, deputado e depois assumiu a Prefeitura de Mogi.


Fonte:O Diário de Mogi

JSL supera concorrentes com o conceito de "logística


"Eu não acredito em sucesso. Achar que tem sucesso é o primeiro passo para o fracasso, porque você tende a se acomodar. Acredito em momentos de felicidade. E isso nós temos tido bastante por aqui". A frase se ajusta perfeitamente ao perfil de um workaholic. Ela foi dita pelo megaempresário mogiano, Fernando Simões à revista "Época Negócios", responsável pelo mais recente perfil da JSL, nova denominação da Julio Simões Logística, que desde o ano de 2001 vem crescendo, em média, 27,5% ao ano, para chegar a um patamar dez vezes maior e a um faturamento anual por volta de R$ 2,5 bilhões. A revista traça um histórico da antiga transportadora, fundada pelo português Julio Simões, no começo dos anos 50, que conseguiu multiplicar seus negócios quando inventou o conceito de "logística completa", que o filho Fernando se encarregou de implantar. Para isso, decidiu ir além do transporte, passando a organizar e administrar todos os pormenores de uma operação, fazendo o que a revista chama de "logística de verdade". O analista do Banco do Brasil, Leonardo Nitta, define bem o novo perfil da JSL, que participa de várias etapas da produção de seus clientes: "Em alguns casos, a empresa atua até como uma consultoria logística. Ela pode, por exemplo, ser contratada apenas para transportar carga, mas ao fazer isso, percebe que há problemas no gerenciamento de estoques e já oferece a solução para esse gargalo. Assim, você muda o patamar do negócio. Sai de algo que é praticamente uma commodity para um serviço com maior valor agregado", explica. Tendo a simplicidade como lei dentro da empresa, a JSL vai traçando planos cada vez mais ousados para superar desafios. O maior deles talvez seja a sua consolidação junto ao mercado financeiro a partir da abertura de seu capital, em abril do ano passado. Afinal,"continuar
fazendo benfeito, também para os acionistas, é outra obrigação de Fernando", diz a publicação.


Fonte:O Diário de Mogi

Inaugurada Parque São Martinho agora tem creche para 110 crianças


Centro de Educação Infantil Mauro Ottoni Martins atenderá crianças de até 5 anos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Creche no Parque São Martinho, inaugurada pelo prefeito, passa a atender 110 crianças. É mais uma conquista da comunidade
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), inaugurou ontem a 24ª unidade do Programa de Expansão de Creches: o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM), Mauro Ottoni Martins, construído na estrada da Aroeira, no Parque São Martinho. A creche passa a atender 110 alunos de 4 meses a 5 anos em período integral. 
O investimento é de R$ 1,7 milhão e a creche será administrada pela Associação União dos Moradores do Parque São Martinho. No bairro, os 155 alunos de ensino fundamental da Escola Municipal Professora Wanda de Almeida Trandafilov também ficam o dia todo na unidade. Na próxima sexta-feira, às 16 horas, a Prefeitura completará a marca de 25 creches entregues. Será inaugurada a CEIM Professora Eliane Hiratsuka, no Jardim Camila. Na próxima segunda-feira, também às 16 horas, será a vez do CEIM Professor Cácio Costa Neves, no Jardim Santos Dumont. 
"Eu tenho três filhos em idade escolar e trabalho fora. Preciso da creche para conseguir ajudar na renda em casa. Gostei de ver a nova creche. É bonita, bem equipada, sei que meus filhos estarão em boas mãos. A outra creche, que funcionava aqui no bairro, apesar do bom atendimento, estava irregular", comentou a operadora de telemarketing Tânia Maria dos Reis Ferreira, de 28 anos. 
A cerimônia de inauguração começou por volta das 16h30. Os alunos do bairro atendidos pelo projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola" fizeram uma apresentação aos convidados. "É muito importante ver que projetos e investimentos como estes nos dão frutos. Nas escolas de período integral os alunos têm a oportunidade de aprender coisas novas, como a música, e é o que aconteceu e vai continuar acontecendo neste bairro", disse o prefeito. 
"Tenho certeza de que esse projeto que foi pensado pelo prefeito Marco Bertaiolli terá um efeito fantástico na vida destas crianças. A música ajuda na formação do cidadão, na disciplina e contribui para o desenvolvimento cultural dos alunos e da comunidade", comentou a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Avila Horle. 


Senai
O prefeito Marco Bertaiolli informou que o Senai e o Sesi procuram terrenos em Mogi das Cruzes para a construção de novas escolas em período integral. Eles procuraram a administração municipal para uma parceria. "O único problema é que não temos terrenos grandes em posse da administração municipal e desapropriar fica muito caro. Mas estamos estudando alternativas para atender estes pedidos, já que é de nosso interesse ter funcionando na cidade escolas tão boas e de alta qualidade como o Sesi e o Senai", destacou.


Fonte:Mogi News

Abastecimento de água Mogi terá mais quatro reservatórios


Eles permitirão reforçar o abastecimento de água em pontos críticos da cidade pelo menos até o ano de 2015
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Equipamento utilizado pelo Semae permite identificar vazamento sob o solo com maior precisão
O diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Marcus Melo, anunciou ontem a construção de mais quatro reservatórios de água que representarão um reforço e tanto no abastecimento de várias regiões da cidade. Jundiapeba e Vila Oroxó terão o problema resolvido até 2015. Já moradores de 11 bairros da região nordeste da cidade como Vila Pomar, Vila São Sebastião, Vila Moraes, entre outros, devem receber água em quantidade razoável durante os próximos dois anos e em 2014 terão pleno abastecimento.


Entre os novos reservatórios previstos no Plano Diretor de Água o que está em fase mais adiantada é o segundo em fase de instalação na Vila Pomar. A unidade, com capacidade para armazenar 4 milhões de litros de água, será custeada com R$ 10 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento e que já foram liberados pela Caixa Econômica Federal. As obras, segundo o diretor do Semae, devem ter início ainda neste ano e beneficiarão 67 mil pessoas da Vila Pomar, Vila Brasileira, Vila São Sebastião, Vila Moraes, Jardim Ivete, Vila Rachel, Vila Rei, Cidade Jardim, Jardim Rubi e Fazenda Cuiabá. 
"O processo licitatório para a contratação do projeto executivo já está em andamento. Logo em seguida faremos a concorrência para a empresa que irá executar as obras, o que deverá ocorrer neste ano. Como a previsão é de que a obra dure em torno de dois anos, então, acredita-se que todo o problema esteja resolvido até 2014", afirmou Marcus Melo. Até lá, segundo o diretor do Semae, os moradores que residem naquela região da cidade deverão contar com o reservatório de 200 mil litros, inaugurado há cerca de dois meses. 
Em Jundiapeba, será construído também um reservatório com capacidade para armazenar até 4 milhões de litros. No distrito, segundo moradores, a falta de água é constante aos fins de semana e dias mais quentes do ano. "Já identificamos o terreno para a construção do novo reservatório e em breve iremos contratar o projeto executivo. Até o fim do ano, devem começar as obras", frisou Melo. 
O mesmo prazo de construção deste e de outros dois reservatórios na Vila Oroxó (cada um com capacidade de armazenamento de 2 milhões de litros de água), segundo ele, é de dois a três anos a partir do início dos trabalhos. "Precisamos aguardar a conclusão do projeto executivo para avaliar os gastos, mas, de início, ao que tudo indica, o próprio Semae vai custear essas obras. Portanto, nossa meta é resolver o problema nessas regiões até 2015", reforçou.


Perdas
Melo também estabeleceu como meta atingir o índice de 20% de perda da água produzida no município; hoje, é de 50%. A Estação de Tratamento de Água (ETA) instalada em César de Souza é responsável pela produção de 180 litros de água por segundo para abastecer parte da cidade. Contudo, metade é desperdiçada em razão de vazamento, troca de hidrômetros e ligações clandestinas. 
Para atingir a meta estabelecida, Marcus Melo decidiu criar no fim do ano passado um grupo de trabalho constituído de funcionários de vários setores da autarquia para promover ações de identificação e combate aos vazamentos, além de investir na ampliação da equipe técnica. "Vamos realizar, em breve, um concurso público para contratação de novo pessoal, entre os quais, para trabalhar no geofoneamento", anunciou. O diretor da autarquia se refere ao método de detecção de um vazamento com auxílio de um geofone, aparelho semelhante a um estetoscópio, que permite detectar, ampliar e filtrar ruídos no subsolo que podem apontar prováveis vazamentos na rede. Este método foi utilizado por funcionários da autarquia durante toda madrugada e parte do dia de ontem para detectar um dos vazamentos na região da Vila Brasileira, que deixou cerca de 300 residências sem água no fim de semana. 
"Era um vazamento não visível, daqueles que não saem do solo. Aí só o geofoneamento para identificar", frisou Marcus Melo. No início da tarde de ontem, após a confirmação do vazamento, todo o abastecimento às residências na região da Vila Pomar havia sido normalizado, segundo o diretor-geral do Semae. 
O diretor da autarquia revela que, em média, ocorrem de 80 a 95 vazamentos por dia. "Isso é o número das solicitações e queixas que chegam pelo telefone 115. Ou seja, o prejuízo pode ser ainda maior", admite. Outra forma de reduzir em curto e médio prazo a perda na produção de água e que está sendo realizada pela autarquia é a substituição dos hidrômetros. 
A projeção do Plano Diretor é de que sejam necessários investimentos de R$ 54 milhões para troca dos mais de 120 mil equipamentos na cidade. Apesar da várias reclamações de consumidores, o diretor disse que irá manter o serviço de substituição dos hidrômetros. (N.A.)


Fonte:Mogi News


 

Concurso de beleza Garota Verão inscreve até amanhã


Juliana Miranda
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Juliana já garantiu a sua vaga na iniciativa do Grupo Mogi News
As inscrições para a quarta edição do "Garota Verão Diário do Alto Tietê 2012" terminam amanhã ao meio-dia. Jovens entre 16 e 25 anos devem acessar o hot site oficial do concurso (www.garotaveraodat.com.br), ler o regulamento e preencher a ficha on-line. É preciso também enviar duas fotos, uma de rosto e uma de corpo inteiro com traje de banho. Podem participar garotas das cidades do Alto Tietê (Arujá, Biritiba, Ferraz, Guararema, Itaquá, Mogi, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano) ou Bertioga.


As semifinalistas serão selecionadas durante a eliminatória, marcada para o dia 10 de fevereiro, no Centro de Artes Lilian Gumieiro. Serão 20 escolhidas para concorrer à final, no dia 25 de fevereiro, no Sesi de Brás Cubas. Serão escolhidas a Garota Verão, 1ª e 2ª princesas. Será realizada, ainda, uma votação popular, entre os dias 11 e 24 de fevereiro, no hot site do concurso.


O evento, organizado pelo Grupo Mogi News e patrocinado pela Sabesp, pode abrir portas para quem pretende ingressar nesse concorrido mercado, uma vez que a vencedora e as duas princesas vão ganhar visibilidade no Grupo MN, que inclui os jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê (DAT), bem como a TV Mogi News.


Fonte:Mogi News


   

Câncer Bertaiolli quer tratamento em Mogi


Prefeito não concorda com a possibilidade cogitada pelo Estado de enviar pacientes da cidade para Guarulhos
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O prefeito Marco Bertaiolli participou ontem da primeira sessão do ano da Câmara Municipal
Envolvido em supostas irregularidades, o Hospital do Câncer "Doutor Flávio Isaías Rodrigues" teve o atendimento defendido pelos vereadores mogianos durante a primeira sessão do ano, na tarde de ontem. A instituição corre o risco de ser descredenciada e parar de receber verba do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma auditoria realizada pela Secretaria de Estado da Saúde apontou falhas em prontuários e uma suspeita de que o hospital pode ter desviado R$ 20 milhões. 
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) participou da primeira sessão e defendeu que os pacientes mogianos continuem a ser atendidos na cidade. Ele quer que haja duas unidades de tratamento para a doença, uma em Mogi e outra em Guarulhos. A declaração foi dada após o Estado divulgar nota sobre a possibilidade de as vítimas de câncer do Alto Tietê passarem a ser atendidas em Guarulhos.


"Há algum tempo que venho notando um trabalho feito pelo secretário estadual de Saúde (Giovanni Guido Cerri) para diminuir a importância do hospital mogiano, a fim de passar o atendimento para ao Luzia (Hospital Luzia de Pinho Melo). O que causa estranheza é que a tal auditoria que mostrou os problemas teve como base cerca de 100 pessoas atendidas por planos de saúde e, quando falaram com os pacientes do SUS, 100% deles negaram que havia irregularidades", afirmou Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB).


"Não se pode ameaçar de descredenciamento, como fez o secretário, sem dar oportunidade de defesa", avaliou Mauro Araújo (PMDB). O presidente da Câmara, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, disse que agendará uma reunião com representantes da secretaria estadual.


Fonte:Mogi News

Pós-inauguração Clínica médica fica lotada no primeiro dia


Mayara de Paula

Movimento foi intenso no centro médico recém-inaugurado
A Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) Dr. Arthur Domingos Fais, inaugurada no sábado, ficou lotada ontem, primeiro dia de atendimento. Nas três primeiras horas de expediente, das 7 às 10 horas, cerca de 80 pessoas foram atendidas em consultas médicas e exames, além de quatro pequenas cirurgias. Apesar do volume de atendimento, a média de espera para a consulta variou de 30 a 50 minutos, conforme a especialidade, segundo pacientes relataram ao Mogi News. 
Os números são considerados altamente positivos pelo secretário-adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis: "Só nas primeiras três horas conseguimos superar o volume de atendimentos previstos, ou seja, o que comprova o quanto era necessário o serviço ambulatorial com médicos especialistas", ressaltou.


De acordo com ele, na primeira etapa de funcionamento da Unica, compreendida pelos primeiros três meses, haverá atendimento, de duas a quatro vezes na semana, em cinco especialidades, além da rede básica: cardiologia, dermatologia, neurologista, cirurgia geral e endocrinologista.


O secretário-adjunto conta que a perspectiva é de que em abril seja implantada a segunda etapa do plano de trabalho da Única, que prevê consultas e exames de mais duas especialidades, além de um médico geriatra para consultas na Academia da Terceira Idade (ATI), que funciona no prédio ao lado.


"Ainda estamos realizando os levantamentos de maior procura de pacientes, mas, até agora, ao que tudo indica as próximas especialidades na Unica serão urologia e vascular, o que possibilitará aumentarmos o atendimento em 2,5 mil consultas e 3,5 mil exames por mês", ressaltou.


Lotado 
Apesar de não ser um Pronto-Atendimento de "portas abertas", isto é, de funcionar apenas com consultas previamente agendadas, a clínica médica esteve lotada em grande parte do dia. Entre 8 e 10 horas, a recepção, que funciona também como sala de espera para o primeiro atendimento (abertura de ficha médica), estava repleta de pessoas. Às 10h30, todas as cerca de 50 cadeiras disponibilizadas estavam ocupadas e algumas pessoas aguardavam em pé pelo atendimento. 
Contudo, meia hora depois, o local estava vazio e a concentração de pacientes migrou para os corredores em frente aos consultórios e salas de procedimentos. Apesar do volume de gente, os pacientes estavam satisfeitos com o atendimento prestado. Foi o caso da auxiliar de limpeza Adriana Maria da Silva Prado, de 34 anos, que compareceu à clínica para realizar uma ultrassonografia. "Já fiquei três meses à espera deste exame", contou. Josefa Iracema Barbosa Bezerra, de 48, estava otimista em marcar a data para a cirurgia de retirada de um cisto. "Há dois anos fui encaminhada ao hospital Santa Marcelina, em Itaquá, para realizar essa cirurgia e nada. Agora, com a Unica, acho que vai dar certo".


De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 20% dos pacientes agendados não compareceram ontem à clínica para consultas ou exames. A maioria das ausências foi para cirurgia geral e dermatologia. (N.A.)


Fonte:Mogi News

Tratamento contra o câncer Estado agora coloca Guarulhos como possível destino de pacientes


Secretário de Saúde tinha dado garantia de que o atendimento seria em Mogi; agora, mudou o discurso
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Hospital do Câncer em Mogi é suspeito de irregularidades apontadas em uma auditoria
Três dias depois de o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, garantir que os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital do Câncer "Doutor Flávio Isaías Rodrigues" não seriam transferidos para a capital, caso a unidade seja descredenciada por supostas irregularidades, e, ainda, que o tratamento teria continuidade no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, o discurso mudou. Ontem, Cerri incluiu Guarulhos como possível destino dos mogianos com câncer.


Em nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa, o secretário revela que "estuda a implantação de um novo serviço de oncologia no Alto Tietê e entre as alternativas em análise estão o Luzia e o Hospital Geral de Guarulhos".


O posicionamento é bem diferente daquele apresentado na sexta-feira da semana passada, quando o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) se reuniu com Cerri. Após o encontro, Bertaiolli informou à Imprensa que havia alertado o secretário sobre os prejuízos que poderiam ser gerados caso a cidade fique sem este tipo de atendimento. "Ele me garantiu que, se houver de fato o descredenciamento, implantará outro serviço no próprio município", afirmou Bertaiolli horas depois da reunião.


Na nota encaminhada, Cerri destaca que "já disponibilizou o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o Icesp (hospital localizada na zona oeste da capital), para receber os mogianos de forma momentânea e temporária, enquanto o processo de descredenciamento do centro oncológico de Mogi não estiver finalizado. Até que isto ocorra, o convênio com o hospital continua vigente". E destaca: "Trabalhamos para que os pacientes do Alto Tietê possam ter assistência próxima de suas residências, dentro do princípio de regionalização, sendo o atendimento no Icesp apenas uma fase de transição". A possibilidade de descredenciamento é resultado de uma auditoria que teria encontrado irregularidades em prontuários e uma suspeita de que o hospital mogiano pode ter fraudado o SUS em até R$ 20 milhões nos últimos dois anos. 
O governo estadual irá solicitar ao Ministério da Saúde o descredenciamento da unidade, além de notificar o caso ao Ministério Público. Também irá solicitar a devolução dos recursos recebidos de forma indevida e irregular pelo hospital. 
A análise dos prontuários apontou cobrança de dinheiro de pessoas que deveriam ter sido atendidas gratuitamente, duplicidade de cobrança ao SUS e de empresas de planos de saúde por um mesmo tratamento, e preenchimento de autorizações de internações e procedimentos médicos de alto custo com valores acima do tratamento realizado. Neste momento, a secretaria "revisa a análise da defesa apresentada pela direção do hospital".


Fonte:Mogi News

Deputado André do Prado busca investimentos para combater enchentes em Santa Isabel




SANEAMENTO 1.jpg
 A Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos vai estudar a possibilidade de implantação de projeto contra enchentes no município de Santa Isabel. A postura foi anunciada pela pasta após ter sido solicitada pelo deputado estadual André do Prado (PR). O parlamentar fez o pedido ontem acompanhado pelo prefeito Hélio Buscarioli (PSDB) e o vereador Silvio Adriano (PR).


De acordo com André do Prado, o problema agravante das enchentes, que preocupa Santa Isabel todos os anos, foi discutido com o secretário Edson Giriboni. A pasta sinalizou ao parlamentar a viabilidade da elaboração do projeto para a cidade e se comprometeu em avaliar o pedido juntamente com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).


“Fomos levar a reivindicação de Santa Isabel ao secretário de Saneamento e Recursos Hídricos. As obras para combater as enchentes têm como função aumentar a segurança da população na comunidade. Existem muitos locais onde o alto índice de chuvas ocasiona sempre inundações na cidade. Por isso, achei necessária e pertinente a inclusão de Santa Isabel neste plano de investimentos do governo, como forma de prevenir a população das enchentes e acidentes causados pelas chuvas. Não podemos esperar que nos aconteça uma tragédia para tomarmos providências”.


Para dar sequência ao pedido de Prado, uma nova reunião deve ser agendada assim que a avaliação da solicitação for finalizada. Caso haja a possibilidade de criação de projeto de combate às enchentes, o deputado se prontificou a contribuir com a indicação de emenda parlamentar para o município.


“Estamos propondo a realização de obras extremamente importantes do ponto de vista social, econômico e ambiental, considerando os aspectos de saneamento, recuperação e proteção destas áreas nos períodos de maior intensidade de chuvas”, justificou o deputado André do Prado.


Clarissa Johara


Gabinete do deputado André do Prado




Deputado André do Prado libera R$ 50 mil para contribuir com a qualificação profissional dos jovens da Amoa



Atuando na qualificação e inserção de aprendizes no mercado formal de trabalho, a Associação Mogiana “Oficina dos Aprendizes” (Amoa), com sede em Mogi das Cruzes, recebeu uma importante ajuda do deputado estadual André do Prado (PR). Por meio de emenda parlamentar liberada pelo deputado, a entidade está adquirindo um veículo que possibilitará o transporte dos adolescentes assistidos pela entidade. O convênio, no valor de R$ 50 mil, foi assinado nesta sexta-feira (03), na Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Mogi das Cruzes, com a presença do deputado André do Prado e do presidente da entidade e dirigente do PR, Rinaldo Sadao Sakai.  


De acordo com o presidente da entidade, trata-se de uma escola de cidadania que qualifica o adolescente e os propiciam a oportunidade para o primeiro emprego. “Prestamos serviços aos adolescentes, entre 15 e 24 anos. Ao todo, são 450 pessoas inscritas por ano, que dispõem de uma série de serviços e atividades oferecidas pela entidade. A aquisição deste veículo, por meio de emenda do deputado André do Prado, é uma vitória para entidade, pois permitirá a capacitação dos nossos recursos humanos e, principalmente, o transporte dos alunos para a realização de atividades externas”, explicou Sadao Sakai.


André do Prado vem trabalhando ativamente junto ao governo do Estado de São Paulo para a ampliação das atividades que resultem no repasse de recursos financeiros para a qualificação profissional e inserção dos jovens no mercado de trabalho.


“A Amoa é uma entidade reconhecida na região, que realiza um trabalho importantíssimo para centenas de adolescentes. Por isso, é muito gratificante saber que estamos contribuindo para o aprimoramento dos serviços prestados pela entidade, principalmente, para a realização pessoal e profissional do adolescente com orientações educativas e desenvolvimento para futura inserção no mercado de trabalho”, afirmou o deputado.


O parlamentar destaca o trabalho da Amoa: “Após devidamente qualificados, serão oferecidos aos adolescentes a oportunidade para os setores de indústrias, comércios e prestadores de serviços. Por isso, além de registrá-los, ainda lhes proporciona seguro de vida, e apoio da equipe técnica composta por assistente social e psicóloga. Portanto, é satisfatório colaborar com uma entidade tão séria e responsável como a Amoa”, completa.


Clarissa Johara


Gabinete do deputado André do Prado