domingo, 4 de setembro de 2011

Fundadores apontam o PSD como 3ª maior sigla


Primeiras fichas de filiação foram assinadas; para Kassab, bancada vai superar o PSDB
Iuri Pitta / SÃO PAULO - O Estado de S.Paulo
Veja também:
PSD filia oito vereadores de São Paulo
PSD do Rio já nasce com maior representação na Alerj
Ao lado de Kassab, Afif foi o primeiro a assinar a ficha de filiação - Paulo Liebert/AE
Paulo Liebert/AE
Ao lado de Kassab, Afif foi o primeiro a assinar a ficha de filiação
Faltam o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o reconhecimento de 490 mil assinaturas, mas o PSD já é considerado partido de fato por seus fundadores, que assinaram nesta sexta-feira, 2, em São Paulo, as primeiras fichas de filiação e anunciaram ser a "terceira maior força política do País". O raciocínio leva em conta o tamanho da bancada da Câmara dos Deputados: 44 parlamentares exercendo o cargo e 4 ocupando secretarias estaduais, segundo o prefeito de São Paulo e presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.


Hoje, o PSDB é a terceira maior bancada da Câmara, com 53 deputados, atrás de PT (86) e PMDB (80). Ou seja, para superar os tucanos, Kassab teria de atrair parlamentares do PSDB para seu novo partido.


Na sexta, depois de assinar sua própria ficha de filiação e celebrar o nascimento do PSD, o prefeito mostrou otimismo. "Nós temos a expectativa de que, nos próximos dias, tenhamos a adesão de alguns outros deputados federais, podendo, portanto, ultrapassar 50 (parlamentares)."


Centro. Atrás do palco do pequeno auditório do Edifício Praça da Bandeira – o antigo Joelma –, o PSD aparecia em um logotipo com as cores da bandeira nacional e em letras minúsculas que, se invertidas, mantinham a mesma forma. Para Kassab, é a melhor imagem do que será a nova sigla. "Podem virar de ponta-cabeça, de lado, podem jogar para cima ou para baixo. Seremos e somos de centro", disse o prefeito. Questionado se o logotipo era definitivo, Kassab afirmou que "pode mudar, se surgir ideia melhor".


Primeiro a assinar a ficha de filiação ao PSD, o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, disse que o partido "mexeu com as placas tectônicas da política brasileira". Em discurso, ele chegou a citar reportagem do Jornal Nacional sobre nomes de mortos incluídos nos abaixo-assinados para a criação do PSD em Tocantins, Estado da senadora Kátia Abreu – ela e o senador Sérgio Petecão (AC) aderiram à nova legenda.


"Aquilo foi armado. Eles não querem que o nascimento do partido antes de 7 de outubro", afirmou Afif, citando o prazo limite para a filiação partidária de candidatos a prefeito e vereador em 2012. "Não são democratas. Estão mais afinados com a ditadura que com a democracia", atacou o vice-governador.


Em Brasília, o líder do DEM na Câmara, Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), acusou Kassab de "criar um factoide" ao comemorar o registro do PSD em dez Estados. "Ele quer criar um fato consumado aproveitando-se do desconhecimento de parte das pessoas", criticou. "Eles cumpriram uma parte da obrigação, ainda estão devendo 300 mil assinaturas", completou o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO).


Fonte:Estadão.com.br

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (XV)


Às vésperas da inauguração do 32º Batalhão da Polícia Militar de Suzano, Waldemar Costa Filho ligou para o delegado seccional de Polícia, Carlos José Ramos da Silva, perguntando se ele iria à solenidade. Diante da resposta positiva, pediu uma carona. Tudo acertado, no dia do evento, "Casé" chegou para buscar Waldemar ao volante de automóvel Santana, devidamente descaracterizado de qualquer indício de que servia à Polícia Civil. Waldemar refugou: "Mas neste carro? Eu quero ir de viatura!" – bateu o pé. Vendo que não adiantava contestar, o delegado ligou para o Garra de Mogi e solicitou duas viaturas. Uma serviria como escolta, para qualquer eventualidade. Waldemar entrou no carro e logo indagou: "Não vai ligar a sirene? Eu quero que ligue a sirene!". "Casé" acionou o equipamento e lá se foram eles. Foi só o prefeito notar que a segunda viatura os seguia para voltar à carga: "Por que duas viaturas?" O delegado explicou que se tratava de uma medida de praxe, pois se acontecesse algo durante a viagem – um assalto, por exemplo –, ele teria que passar a atender à ocorrência de emergência e perderia a solenidade. Num caso como esse, os policiais da segunda viatura se encarregariam do caso, permitindo que o seccional fosse cumprir o compromisso. A resposta decepcionou Waldemar que, finalmente, abriu o jogo: "Mas se tiver uma ocorrência, eu quero justamente é ir pegar bandido junto com o senhor. Eu estou louco para que isso ocorra e já estou até pronto para isso", disse ele, abrindo a pasta tipo 007 e expondo ao delegado um enorme revólver calibre 38. Para azar do prefeito, nada de excepcional ocorreu na viagem até Suzano. A história foi lembrada à coluna, pelo próprio Carlos José, hoje delegado aposentado.

Prévia – 1
Enquanto o PT de Mogi definiu, de pronto, o seu candidato a prefeito – o advogado Marco Soares –, em Suzano o partido já estaria avaliando a possibilidade de recorrer a uma prévia para escolha de seu prefeiturável para 2012.

Prévia – 2
Segundo fontes ligadas ao partido, se a prévia ocorrer, a disputa será entre os secretários Walmir Pinto (Cultura), Valdicir Stuani (Promoção da Cidadania e Inclusão Social) e o atual presidente da agremiação, Vanderli (Derli) Dourado.

Candidatura
O PMDB poderá ganhar um reforço de peso em sua chapa de vereadores para o próximo ano. Joel Avelino Ribeiro, no partido há mais de 35 anos, desde os tempos do MDB, avalia uma provável candidatura. Ex-funcionário da Motorádio e da Eletropaulo, onde participou de comissões de empregados, Joel ganhou notoriedade nacional ao enfrentar ministros de Collor, em 94, por aumento do salário-família.

Orçamento
Valeu o empenho do deputado Gondim Teixeira (PPS): a Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia marcou para o dia 24 de outubro, na Câmara de Mogi, a audiência pública para apresentação de prioridades do Alto Tietê a serem incluídas no Orçamento do Estado. Até a intervenção do deputado, a Região estava fora dos 22 encontros realizados pela Comissão em todo o Estado.

Orgânicos
Aprovado pelas comissões permanentes da Assembleia, está pronto para ser votado o projeto de lei que regulamenta a certificação de produtos orgânicos no Estado. Detalhe: a proposta foi apresentada pelo atual prefeito de Suzano, Marcelo Candido (PT), quando ainda era deputado estadual.
O que precisamos cuidar é da qualidade de vida porque não podemos colocá-la em risco em função do crescimento.
Marco Bertaiolli, prefeito de Mogi, sobre os riscos impostos à Cidade pelo desenvolvimento acelerado

Fonte:O Diário de Mogi

Roubo de carga cresce na Região


MARA FLÔRES
Ao contrário do verificado na maioria das regiões brasileiras, as estatísticas do primeiro semestre deste ano indicam uma tendência de aumento nos roubos de carga no Alto Tietê. Só nos seis primeiros meses de 2011, 144 ocorrências foram contabilizadas nos municípios locais, segundo dados da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (Fetcesp), o que corresponde a 70% do total de registros feitos no ano passado inteiro – em 2010, foram 206 casos. As estimativas do último semestre apontam para um prejuízo de R$ 6 milhões aos transportadores que trafegam pelas avenidas e rodovias que cortam a Região.
Os dados da Fetcesp mostram que a maioria dos roubos de cargas aconteceu nas áreas urbanas municipais. Foram 88 ocorrências, sendo que Itaquaquecetuba lidera o ranking com 32 casos, seguida de Suzano, com 16 registros, e de Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, com 11 casos cada uma. As rodovias, por sua vez, somaram 56 roubos e as mais visadas pelos marginais foram a Presidente Dutra, a Mogi-Dutra e a SP-66 (veja quadros nesta página).
Ainda que não coloque a Região entre as áreas mais críticas em roubos de carga no Estado de São Paulo - que são a Capital, Campinas e Jundiaí -, o índice de ocorrências registrado no primeiro semestre acendeu a luz de alerta sobre o Alto Tietê. "No cenário estadual, a área de Mogi ainda não está entre as mais perigosas, mas dentro da realidade regional, as estatísticas são preocupantes porque indicam um crescimento no número de ocorrências quando a tendência geral é de queda", ressalta o coronel Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da Federação das Empresas.
Os dados da Fetcesp mostram que depois de atingir o auge de ocorrências em 2008 e 2009, com 219 e 283 registros, respectivamente, o Alto Tietê contabilizou uma queda nesse tipo de crime no ano passado – foram 206 casos. Mas o balanço do primeiro semestre de 2011 aponta para uma nova elevação dos indicadores e, se mantida a tendência registrada de janeiro a junho, a Região poderá chegar ao final deste ano com números até superiores aos de 2009.
"Não existe um raciocínio lógico para explicar isso. Mas uma situação que pode estar influenciando nesses números da Região é o reforço no policiamento ocorrido na Capital, em especial, nas marginais Tietê e Pinheiros. Quando há uma concentração maior de esforços num determinado local, a tendência é de que haja um deslocamento das ocorrências. Como dizem, bandido não muda de profissão, mas muda de lugar. Então, como está mais difícil agir na Capital, os marginais podem estar atuando mais nas outras localidades, como no Alto Tietê", destaca o coronel. "Compete, agora, as autoridades policiais tomarem providências para reduzir essas ocorrências na Região. Essas estatísticas chegam aos comandos e a sua finalidade é exatamente ajudar nas estratégias de policiamento", acrescenta o assessor de segurança.
No geral, em 22% dos casos as quadrilhas levam não só a carga, como também os caminhões e carretas, aumentando ainda mais os prejuízos. Mas, normalmente, o alvo principal dos ladrões são os carregamentos. No Alto Tietê, as ocorrências registradas no primeiro semestre indicam que as cargas fracionadas são as mais roubadas (10 casos), seguidas daquelas formadas por produtos metalúrgicos (7), alimentícios (6) e químicos (6).
No que se refere as áreas urbanas, apenas Biritiba Mirim, Salesópolis e Santa Branca (incluída pela Federação no eixo do Alto Tietê, por conta da Rodovia Nilo Máximo – SP-77 -, que liga o município a Salesópolis) não tiveram registros de roubos de carga no último semestre. Em compensação, só Itaquaquecetuba e Suzano somaram 48 ocorrências, ou seja, mais da metade dos casos que tiveram avenidas e estradas como o ponto de partida das ações dos marginais.
Agora, quando as quadrilhas preferem rodovias, a Presidente Dutra é o principal alvo no Alto Tietê. Foram 39 ocorrências no primeiro semestre só no trecho que corta a Região, mais precisamente, os municípios de Arujá e Santa Isabel.
Mas são os números registrados na Rodovia Mogi-Dutra que chamam a atenção da Fetcesp. A estrada apareceu pela primeira vez com destaque nas estatísticas oficiais em 2008, quando contabilizou 18 roubos de carga. A publicidade dada ao fato gerou operações policiais que acabaram contribuindo na redução dos casos registrados em 2009 e em 2010 – seis e três. Porém, só no primeiro semestre deste ano foram sete registros. "Possivelmente, houve um relaxamento na atenção dessa rodovia", comenta o coronel.
Além da Mogi-Dutra, as rotas mais perigosas para os transportadores de cargas no Alto Tietê são a Rodovia SP-66, no trecho entre Itaquaquecetuba e Suzano (quatro ocorrências), a Ayrton Senna (3) e a Índio Tibiriçá (2). A Mogi-Bertioga, que é campeã em acidentes, teve um único roubo de carga até o momento.
Cenário
Em todo o Estado de São Paulo, foram 3.345 roubos de carga registrados no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a um prejuízo estimado em R$ 148,7 milhões (a conta é feita a partir dos valores dos seguros pagos). Apesar de significativos, os números ainda são 8,2% menores do que os registrados em 2010.
As estatísticas da Fetcesp mostram que 51,63% das ocorrências do Estado são registradas na Capital, seguida das rodovias (21,97%), da Grande São Paulo (17,25%) e do Interior (9,15%).
Os dados também revelam que as terças e quartas-feiras são os dias da semana que mais contabilizam ocorrências, enquanto que os sábados e domingos registram os menores índices. E não pense que o período noturno é o mais perigoso. Segundo as estatísticas, os horários preferidos para a ação dos marginais são entre 10 e 12 horas (19,40% dos casos), 12 às 14 horas (16,14%) e entre 8 e 10 horas (14,14%).

Fonte:O Diário de Mogi

Banco depende de área comercial



situação Pedro de Morais precisa se deslocar a Braz Cubas; Osvaldo conta que Santander tem interesse


DANILO SANS
Apesar de a Prefeitura de Mogi das Cruzes ter solicitado a instalação de uma agência bancária em Jundiapeba a representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander, duas destas instituições já demonstraram que não há interesse na proposta. Mas, de acordo com o vereador Osvaldo Pereira dos Santos (PPR), só falta disponibilidade de um prédio comercial para a vinda de uma delas ao Distrito.


O vereador Osvaldo, um dos representantes de Jundiapeba no Legislativo, diz que havia entrado em contato com o Banco Santander. "O pessoal está com dificuldades em conseguir um prédio para instalação da agência", conta. Ele fala, ainda, que um empresário da região se prontificou a conseguir o esse imóvel e que o Distrito poderia contar com esta agência até o final deste ano. Osvaldo disse, ainda, que se reuniu há um mês com representantes do Banco do Brasil, que confirmaram que não havia possibilidade de trazer uma unidade bancária para Jundiapeba.


Com diz o vereador Expedido Ubiratan Tobias (PR), representante de Jundiapeba no Legislativo, há um abaixo-assinado com 10 mil assinaturas de moradores do Distrito, o que por si só deveria comprovar essa demanda. "O pessoal precisa ir até Braz Cubas, que tem seis agências, para efetuar qualquer operação bancária", comenta.


O comerciante Pedro de Moraes, de 49 anos, é um dos que vai a Braz Cubas sempre que precisa de um banco. "Queremos uma agência aqui, é uma vergonha que isso ainda não tenha acontecido. O Distrito está crescendo, mas a estrutura não acompanha. A vinda de um banco facilitaria a vida de muita gente", conta. Ele acredita que a implantação de uma agência melhoraria, inclusive, o problema de segurança no centro do Distrito, já que ele seria mais valorizado.


A assessoria de imprensa do Banco do Brasil se limitou a dizer que não há estudos e nem previsão para instalação de uma agência em Jundiapeba. A Caixa Econômica Federal idem, mas informou que novas casas lotéricas estão sendo instaladas, o que pode também servir para constatar se a demanda pede ou não uma agência no local. A assessoria do Santander não comentou a afirmação dos vereadores.


Fonte:O Diário de Mogi




Lula quer renovar na Grande SP



EM AÇÃO Lula tenta emplacar ministro Fernando Haddad como candidato a prefeito de São Paulo e Marcio Pochmann para Campinas; em Suzano, ainda persiste o impasse


SÃO PAULO


Com propostas de renovação do PT paulista e pressões para evitar prévias em cidades estratégicas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a moldar o partido para as eleições municipais de 2012. Depois de liderar, na capital, a campanha pela candidatura do ministro Fernando Haddad (Educação), Lula pretende emplacar o economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Campinas.


Políticos novatos em disputas municipais passam a substituir candidatos derrotados em eleições anteriores, em um movimento de formação de novos quadros. Em Campinas, terceiro maior município do Estado, Pochmann ajudaria o PT local a superar um momento delicado.


O ex-presidente teme que as denúncias de fraudes na gestão do prefeito cassado Dr. Hélio (PDT) e do atual Demétrio Vilagra (PT) frustrem as pretensões eleitorais do partido na cidade. Pochmann, técnico do Ipea e professor da Unicamp, seria apresentado como nome "anticorrupção".


"Ainda não queremos discutir nomes, mas há uma simpatia muito grande pelo Pochmann", afirmou uma liderança do partido, que reconheceu a influência de Lula na indicação.


O apreço do ex-presidente por candidaturas inéditas é reflexo da estratégia de renovação defendida por ele e pelo ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Esse pensamento norteou o lobby de Lula pelo ministro Fernando Haddad na capital paulista, em disputa com a senadora Marta Suplicy, que perdeu a última eleição municipal para Gilberto Kassab (hoje no PSD).


Novatos são apostas em outras duas cidades. Em Mogi das Cruzes, o candidato petista deve ser Marco Soares, presidente da OAB local. Em Ribeirão Preto, o partido pretende lançar o juiz aposentado João Agnaldo Donizeti Gandini, que presidiu o processo que acusava o ex-ministro Antonio Palocci de fraudes em licitações quando o petista era prefeito do município.


Lula também decidiu trocar um candidato derrotado por um novo nome em Santo André. O deputado Vanderlei Siraque pretendia disputar novamente o cargo de prefeito, mas foi pressionado a abrir caminho para o ex-sindicalista Carlos Grana, amigo de Lula e frequentador do Palácio da Alvorada na gestão passada.


Região
Interlocutores dizem que Lula acompanha "com lupa" as articulações no ABC, seu berço político. Na região, ele escalou o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, para comandar as negociações. A recomendação nessas cidades é evitar a repetição do "trauma de Santo André" (em 2008 as prévias racharam o PT).


Em 25 cidades paulistas consideradas importantes pelo partido, é dada como certa a escolha de candidatos por consenso.


A opinião do ex-presidente também pesou em Osasco, mas a favor de um veterano: João Paulo Cunha. O atual prefeito, Emídio de Souza, pretendia indicar seu sucessor e dizia temer que a candidatura de Cunha, réu no processo do mensalão, prejudicasse o partido. Lula teria alertado que a divisão seria risco ainda maior. No fim, Cunha prevaleceu. "Para não ter guerra, tinha que ser o João", disse um petista.


Em Suzano, na Grande São Paulo, onde cinco candidatos insistem em disputar a sucessão do prefeito petista Marcelo Candido, a proposta é realizar uma pesquisa de intenção de voto no fim do ano ou no início de 2012.


Fonte:O Diário de Mogi

Casa nova

Divulgação     



O radialista mogiano Haisem Abdul Baki é o mais novo contratado do Grupo Estado. A partir de amanhã, ele assume como âncora da rádio Estadão ESPN, 92,9 FM e AM 700, ficando responsável pela 2ª e 3ª edições do noticiário Estadão no Ar das 13 às 14 horas e das 18 às 20 horas, respectivamente.


Talento 
Trata-se de uma excelente contratação do Grupo Estado, afinal, por uma década (de 2000 a 2010), Haisem foi um dos principais âncoras da Rádio Bandeirantes, na capital, à frente do "Primeira Hora", um dos mais tradicionais programas jornalísticos da emissora e que é transmitido para todo o País em mais de 60 cidades. Foi ele também responsável pela criação do "Manhã Bandeirantes". De meados de 2010 até o momento, ele estava responsável pela direção de jornalismo da RB do Vale do Paraíba. 


Mogianidade 
Apesar de estar "com muita disposição para voltar ao rádio paulistano", segundo relatou em seu blog na última sexta-feira, Haisem Abaki deixou as malas semiprontas. Sua residência continuará a ser em Mogi das Cruzes, com a mulher, Nilza Maria da Cruz Baki, e dos filhos, Vivian e Vitor.


Divulgação

Brazilian Festival 
Quem também poderá sentir o gostinho da "terra natal" são os brasileiros que estão no Japão. Neste fim de semana acontece o Brazilian Festival. Semelhante ao "Brazilian Day", um dia de shows com artistas brasileiros nos Estados Unidos, o evento japonês tem por objetivo reunir diversas atrações em dois dias de festa, em comemoração à Independência do Brasil, em 7 de setembro. 
Divulgação

Atrações 
Entre as principais atrações já confirmadas para hoje, último dia do Festival, estão: o cantor Roberto Casa Nova, brasileiro que venceu no ano passado o concurso nacional de Karaokê no Japão, e a banda de reggae Makavo. A estimativa é de que 10 mil pessoas participem do evento no Central Park de Nagoya. Levantamento do governo japonês indica que, atualmente, mais de 240 mil brasileiros residem no arquipélago, entre eles gente de Mogi e região. 
Mogi na festa 
De acordo com organizadores do evento, em contato com o Mogi News, representantes da Prefeitura de Mogi e de empresas instaladas na cidade estarão na festa para "estreitar laços" com empresas japonesas, formalizando contratos de cooperação, além de auxiliar brasileiros descendentes de japoneses, os chamados dekasseguis. Cerca de 120 empresas teriam manifestado interesse em conhecer mais sobre Mogi para instalar fábricas aqui. 
Largada
Após conquistar o registro do PSD em dez Tribunais Regionais Eleitorais (o mínimo é nove), simpatizantes do partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, partem agora em busca da formalização das filiações para possíveis candidatos em 2012. 
Chapa completa 
A determinação da cúpula da legenda, segundo o assessor parlamentar Nobuo Aoki Xiol, é de filiar ao menos 40 a 50 integrantes, o que seria suficiente para garantir a disputa na majoritária, em aliança com um partido local. 
Junji
Xiol evita comentários sobre o assunto, alegando que ainda é cedo para citar nomes, porém, boatos na cidade afirmam que pesquisas de intenção de voto apontam o ex-prefeito e atual deputado federal Junji Abe como entre os três preferidos pelos mogianos para assumir o Executivo a partir de 2013. O atual prefeito e apadrinhado de Junji, Marco Aurélio Bertaiolli, também figura entre as primeiras colocações de intenção de voto.


Divulgação

Mogi-Dutra 
E pensando nas eleições do ano que vem, mais precisamente em ter um "trunfo" para a reeleição, o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), voltou a cobrar do governador Geraldo Alckmin (PSDB) a duplicação da rodovia Mogi-Dutra, no trecho até a sua cidade. O pedido, feito em uma padaria de Ferraz de Vasconcelos, durante visita de Alckmin ao Alto Tietê, parece ter surtido efeito. O governador se prontificou a dar um posicionamento dentro de algumas semanas. 
Processo seletivo
Representantes da Pró-Saúde, organização social que ficará responsável pela administração da Central de Urgência e Regulação de Emergências (Cure), da Prefeitura de Mogi, na sede dos Bombeiros, inicia amanhã, no auditório da Associação Comercial de Mogi, na rua Barão de Jaceguai, o processo seletivo para contratação dos profissionais que irão trabalhar na unidade. Serão disponibilizadas 160 vagas, das quais 30 para médicos (15 médicos reguladores, para gerenciar o destino das ambulâncias do Samu, e outros 15 médicos intensivistas para dar suporte ao atendimento de UTI). 
Imagem do dia
Jorge Moraes

Lição
Não só as frases em caminhões fazem sucesso. A moda de mandar "mensagens" chegou também aos veículos utilitários.
e-mails do leitor
OAB
Sobre a opinião do advogado Fábio Simas com o tema "Crítica", na condição de secretário-geral da OAB/Mogi das Cruzes, registro que sempre tive a preocupação sobre o uso da instituição OAB como instrumento político, tanto que, quando aceitei ser candidato ao cargo de secretário-geral, deixei claro tal situação ao Dr. Marco Soares, inclusive solicitei que, caso consolidasse, durante o mandato na OAB, o objetivo legítimo de concorrer às eleições, se licenciasse da presidência. Pois bem, por outro lado, acredito que seja uma honra para a advocacia ter um dirigente da OAB/Mogi como indicado a ser um dos possíveis concorrentes ao cargo maior da administração pública municipal, especialmente por sua conduta exemplar institucional e pessoal. A OAB de Mogi, em sua ação institucional, tem defendido a cidadania e a democracia e é por essa razão que tem obtido espaço na Imprensa, independentemente de ser algum membro da instituição candidato. Aliás, infelizmente, quantos candidatos a vereador utilizam essa condição para captar eleitores. Registro, contudo, que compreendo a preocupação do Dr. Fábio Simas, até porque também tenho tal preocupação. Todavia, o momento ainda é prematuro, o Dr. Marco Soares não é candidato a nada, realizando uma simples filiação, direito de qualquer pessoa, mesmo sendo advogado. Quanto ao Dr. Flávio D´urso, o senhor tem toda razão em vista da vida pregressa política, que aponta há tempos seus interesses nessa área. Porém, com o devido respeito, não podemos confundir, no caso de Mogi, "alhos com bugalhos".


Ademir F. dos Santos
advfalque@uol.com.br
Márcio Siqueira
Márcio Siqueira
Bom saber que Márcio Siqueira está de volta ao conforto do lar, em plena recuperação. A torcida é enorme. Que ele logo retome plenamente todas as suas atividades. Do acontecido, fique só a lembrança do desafio encarado e superado com garra, além da certeza de que a saúde é bem mais precioso de nossa vida. Sucesso, amigo!
Ale Rocha
Vila Lavínia


Fonte:Mogi News








Responsabilidade Bancos agora pagarão por fraudes


Decisão recente da Justiça recebeu total apoio do Procon de Mogi e também do Sindicato dos Bancários
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Dori aprovou a decisão
A decisão da Justiça a qual determinou que os bancos deverão indenizar clientes vítimas de golpes recebeu o apoio do Procon e do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes. Ambas as entidades acreditam que a partir de agora as instituições bancárias serão obrigadas a investir nos sistemas de segurança.


A segunda seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que os bancos devem responder judicialmente, mesmo que não sejam culpados, e indenizar os clientes prejudicados em fraudes praticadas por terceiros, como transferências ou saques indevidos. A decisão foi dada em dois processos semelhantes contra o Banco do Brasil, envolvendo a abertura de conta-corrente por terceiros mediante o uso de identidade falsa. Após abrir a conta, os golpistas fazem saques com cartão de débito. 
Nos dois casos, o STJ entendeu que os prejuízos decorrentes da abertura fraudulenta deviam ser ressarcidos. O relator dos processos, ministro Luís Felipe Salomão, definiu pelo pagamento de indenização para as duas vítimas baseado no Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor. O magistrado argumentou em sua sentença que "as fraudes fazem parte dos riscos inerentes dos negócios das instituições financeiras". 
O coordenador do Procon de Mogi das Cruzes, Isidoro Dori Boucault, destaca que "pelo volume de taxas que o cliente paga, o mínimo que o banco poderia fazer é arcar com suas responsabilidades". "Dentro do Código de Defesa do Consumidor há um artigo que fala sobre a inversão do ônus da prova, ou seja, no caso de fraudes bancárias quem precisa fornecer as provas de que o sistema é seguro é o dono da tecnologia, porque o usuário não tem acesso a todas as informações", disse. 


Queixas
"O banco, ao lado da telefonia e dos planos de saúde, é o campeão de reclamações no Procon, então cabe à Justiça obrigar que um bom atendimento seja prestado. Atualmente, o problema com bancos começa quando o consumidor passa da porta giratória, mas esta situação precisa mudar", afirmou.


Já o presidente do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes, Francisco Candido, avalia que "o lucro do banco bate recordes todos os anos, então nada mais justo que arcar com fraudes no sistema que deveria ser inviolável". 
"A responsabilidade das agências nas ocorrências de golpes é um posicionamento defendido há muito tempo pelo sindicato. Eles que aumentem a segurança e invistam em tecnologia", afirmou.


Por meio de nota da Assessoria de Imprensa, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) afirmou que "aguarda a publicação do acórdão, quando terá acesso ao teor completo da decisão, para se manifestar".


Fonte:Mogi News

Festa Jair Rodrigues encerra Expo Mogi hoje à noite


O público também poderá conferir as apresentações do espetáculo infantil "Cinderela" e degustar as delícias da Praça de Alimentação do evento
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Ontem, as crianças se divertiram com a apresentação do espetáculo "O Gato e o Rato"
Os mogianos ainda podem aproveitar o dia de hoje para conferir as últimas atrações da Expo Mogi 2011, que termina nesta noite com show de Jair Rodrigues. Mas durante todo o dia, os mogianos podem se deliciar com as comidas e bebidas típicas na praça de alimentação, além de conferir os 50 estandes de empresas expositoras. Mesmo com o fim da programação no Centro de Integração Profissional (CIP) Maurício Nagib Najar, no Mogilar, as festividades em comemoração ao aniversário de 451 anos de Mogi seguem até o dia 28, com eventos esportivos, inaugurações e apresentações. 
Durante a manhã de ontem o CIP foi tomado pela criançada. Mesmo com um sol tímido, elas aproveitaram para assistir a peça teatral "O Gato e o Rato". Com quase uma hora de duração, o espetáculo conta a história de um gato e um rato que, sem querer, dividem a mesma casa. "Vi no site da Prefeitura de Mogi e achei uma ótima oportunidade para trazer meu filho. Nós sempre aproveitamos estas apresentações gratuitas", contou Yolanda Yamada, de 51 anos, acompanhada do pequeno Erik Yamada, de 5 anos.


A atração do dia foi a apresentação de Taiko, uma arte oriental que sincroniza movimentos e sons. "É muito lindo vê-los tocar e dançar, ainda mais porque são jovens. Essa tradição oriental tem de ser mais divulgada. Acho que a prefeitura deveria levá-los para o centro de Mogi, onde tem mais movimento", comentou o aposentado Luiz Fernando de Araújo, de 65 anos.


Além das atrações artísticas, quem for até a Expo Mogi pode se deliciar com as comidas típicas nas barracas de entidades sociais do município. É possível degustar um crepe suíço, um tradicional pastel, ou surpreender o paladar com o hot-dog e carne maluca, além do churrasco grego. Dentro do salão do CIP, os visitantes são surpreendidos com os brindes disponíveis pelas 50 empresas expositoras.


Programação
Hoje às 8h30, Mogi realiza a Corrida de Rua, com concentração em frente ao Ginásio Municipal de Esportes. Às 10 horas e às 14 horas, a Tenda Cultural do CIP recebe o espetáculo "Cinderela", e às 12h30, a Companhia de Dança Silmara Couto. 
Às 19 horas, sobem ao palco Mateus Sartori e Danilo Caymmi, e às 21 horas, será a vez da irreverência de Jair Rodrigues, num show que promete animar o pessoal da terceira idade.


Fonte:Mogi News

Canudos Mais 47 famílias serão removidas


Com nova situação, número de mogianos atendidos pelo programa Aluguel Social vai passar para 97
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

As remoções do bairro estão ocorrendo ao mesmo tempo em que a obra de canalização do córrego vai sendo desenvolvida. Irá mudar a vida de pelo menos 180 famílias
Quarenta e sete famílias que vivem às margens do Córrego dos Canudos vão ser removidas até o final de setembro. 
Essa necessidade é consequência da obra de canalização do córrego e vai atingir, ao todo, 180 famílias. Com estas 47, o número de grupos familiares atendidos chegará a 97, o equivalente a mais de 50% do total. A informação é da coordenadora de Habitação da Prefeitura de Mogi, Dalciani Felizardo.


A Coordenadoria fez o pedido para inserção de mais 30 famílias no Aluguel Social. Dezessete já estão com tudo acertado, podem sair para outros imóveis a qualquer momento e 50 já foram removidas. O processo de remoção das famílias é uma das etapas mais burocráticas da obra. Isso também passa por resolver a situação das que estão em situação regular e as que estão em áreas ocupadas. Para alguns casos, haverá reintegração de posse.


"Hoje estamos pedindo mais 30 inserções de famílias no Aluguel Social. Com isso teremos 97 até o final de setembro, no máximo, com essa situação resolvida. Isso só não ocorrerá se as famílias não concordarem, que acontece com certa freqüência e nos leva a conversar mais, orientar mais", disse. "É importante ressaltar que nós acompanhamos o andamento da obra. Além disso, a remoção é feita com a ajuda da empresa que faz a obra, e enquanto falo com você podemos ter algumas mudando para outras residências", afirmou.


Em 30 de julho, o Mogi News publicou reportagem mostrando a preocupação de parte das famílias: "O cadastro foi feito lá atrás e a obra tem um curso específico. As 180 famílias estão nesse percurso e nós não podemos liberar o aluguel antes, porque seria um gasto maior. É um processo contínuo", disse.


Fonte:Mogi News

Opinião Fumantes também aprovam a lei


No início, eles reclamavam bastante, mas agora admitem que os ambientes ficaram bem mais agradáveis
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Os amigos Pablo e Fabio são médicos, apoiam a Lei Antifumo e acreditam que ela só é cumprida porque a multa é para o comerciante
"Se você viesse aqui antes da lei entrar em vigor, talvez esse cheiro de picanha não estivesse se espalhando pelo ar. O que estaríamos sentindo era o odor do cigarro", disse a advogada Marileia da Conceição, de 33 anos, que dia desses jantava com a amiga Audrey Marques, 33.


"Os bares ficaram com ambientes mais agradáveis. Quem fuma não fica incomodado, mas todos que estão ao redor sentem o forte cheiro do fumo", destacou Audrey.


Opinião semelhante tem o médico Pablo Felipe Rodrigues, 30. Ele acredita que a legislação só passou a ser cumprida, porque a punição é aplicada diretamente ao proprietário do estabelecimento. "Projetos de restringir o consumo existem há muitos anos, mas colocar como alvo da multa o dono do restaurante foi a grande ´sacada´", disse.


Fábio Bronedato, 29, que também é médico acredita que a legislação igualou fumantes e não fumantes. "Quem consome cigarros não precisa prejudicar aqueles que não fazem uso desta droga", afirmou.


A aprovação da norma foi demonstrada até mesmo por quem fuma. Antes de entrar no bar, o auxiliar administrativo Marcel Souza, 23, deu o trago final no cigarro. "No começo eu reclamei bastante, mas hoje posso dizer que me adaptei. De fato é muito ruim ficar ao lado de alguém que fuma. Teve um lado bom de tudo isso: passei a fumar menos", destacou.


O produtor Bruno Rodrigues, 21, lembrou que o cigarro não está proibido, houve apenas restrição ao uso. "Os locais estão mais agradáveis e todos respeitam, porque não queremos prejudicar o dono do bar".




Narguilé
O casal de namorados Renan Franco, 22, e Audrey Yamato, 19, consumiam narguilé em um espaço reservado na frente de um bar em Mogi das Cruzes. Para eles, a Lei Antifumo teve reflexos muito positivos. "Todos os frequentadores podem utilizar um mesmo espaço", disse Franco. "Gostamos de narguilé e depois da lei não deixamos de consumir. A única diferença é que buscamos bares que reservaram locais para o público que utiliza este tipo de produto", destacou Audrey.


Fonte:Mogi News

Demanda Procura por CNHs especiais aumenta


Em Mogi, cerca de 120 habilitações para pessoas com deficiência ou limitações foram emitidas em três meses
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Em três meses pelo menos 120 habilitações especiais foram emitidas em Mogi das Cruzes. As informações são da única auto-escola na cidade responsável por atender as pessoas que tem algum tipo de deficiência ou limitação. O principal desafio para elas é conseguir se deslocar até São Paulo para passar por exame médico e prático. A intenção da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) local é trazer uma banca examinadora para o município. No entanto, não há um prazo para isso ocorrer. 
A coordenadora da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Mogi das Cruzes, Valeriana da Silva Alves, afirmou que a vinda da estrutura para Mogi iria beneficiar muitas pessoas. "O problema não se restringe apenas ao momento de realizar os exames para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para pedir os laudos é necessário procurar as clínicas credenciadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e isso só é possível em São Paulo. Tanto para dar entrada na carteira quanto para comprar o veículo é preciso ter esses documentos." 
O encarregado geral do Ciretran de Mogi, Darcy Francisco Aquino Marques, afirmou que existe um projeto para trazer uma banca examinadora para o município. "Para a banca começar a funcionar é necessário que um médico seja credenciado para exercer a função. No entanto, como é um serviço particular precisamos do interesse de alguma empresa", explicou. Ele afirmou que a CNH para uma pessoa com deficiência é semelhante a qualquer outra: "O diferencial é que nela é especificado qual o tipo de deficiência que o motorista tem."
As pessoas com deficiência podem pedir, ainda, isenção na hora de comprar um veículo. "Existe uma lei dá a isenção de alguns impostos como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Depois, os motoristas precisam adequar os veículos às suas necessidades", relatou Marques.


Fonte:Mogi News

Exemplo


Maurício Sumiya

O gestor de projetos da coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Mogi, Vanadir da Silva Alves, possui a habilitação desde 1983 e garante que com o documento adquiriu maior segurança. "Tive poliomielite e isso afetou as minhas pernas. Por isso, dirijo um carro adaptado. É uma tranquilidade, pois você tem mais liberdade e não fica na dependência de outras pessoas", explicou. Ele afirmou que a única dificuldade foi conseguir o carro por causa da burocracia: "É um gasto maior e demora no mínimo três meses para liberar os documentos na Receita Federal."


Fonte:Mogi News

Opinião Donos de bares agora apoiam a lei



Adriano Vaccari



Khoury: "Projeto priorizou a lei"
Quando a Lei Antifumo começou a vigorar no Estado, as frases mais comuns dos donos de bares e restaurantes eram sobre medo da clientela diminuir ou do constrangimento causado com um possível pedido para que o cigarro fosse apagado. A norma determinou que o responsável pelo estabelecimento comercial fosse autuado caso a fiscalização surpreendesse algum cliente fumando no local. Dois anos depois, o temor já não existe e gerentes e donos de bares elogiam a legislação.


Gerente do bar e restaurante Cantagalo, Gregório de Paula Leite, o Greg, revelou que o local recebeu duas autuações da Vigilância Sanitária. "Em duas vistorias os fiscais encontraram vestígios. De fato era complicado falar com o cliente que o consumo de cigarro estava proibido no local em que já estava acostumado, mas alguns meses depois os frequentadores se adaptaram", destacou. O Cantagalo não precisou passar por adaptações físicas, mas parou de vender cigarros. "Orientamos nossos seguranças a comunicar os poucos clientes que se esquecem da restrição", disse. 
Inaugurado com a lei vigor, o Soho Boteco Bistrô foi projetado pensando na lei, como revelou o proprietário Anderson Khoury. "Entramos em contato com os órgãos competentes e nossa planta atendeu todos os critérios", afirmou. Ele explicou que uma área descoberta foi reservada na parte da frente do bar, porém, a utilização de cigarros foi autorizada. "Optamos por orientar os consumidores a fumar na calçada. Um segurança acompanha o cliente", frisou. 
Rodrigo Gambale é dono do Vila Imperial Boteco e avalia que "houve um certo desconforto no começo, mas hoje todos respeitam a lei. Não tenho nenhuma crítica. Ela melhorou até mesmo a saúde dos nossos funcionários. Uma pesquisa revelou que os pulmões da maioria dos garçons tinham quase a mesma quantidade de nicotina de um fumante", lembrou. 
O Vila Imperial passou por alterações para atender aos clientes fumantes. A parte externa e frontal do boteco foi reservada para este público. "Coloquei cortinas de ar e fiz algumas mudanças na distribuição das mesas. As pessoas podem ficar a vontade para fumar e usar o narguilé", disse Gambale.


"A Lei Antifumo só teve este resultado positivo graças ao exaustivo trabalho feito pelas equipes da Vigilância Sanitária que sempre passam por aqui e analisam todos os cantos do bar e esclarecem todas as dúvidas", destacou. (C.L.)


Fonte:Mogi News