terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Advogado mogiano desiste de concorrer à OAB-SP

Depois de ter disputado o cargo de presidente da OAB de São Paulo nas duas últimas eleições, o advogado mogiano Rui Celso Reali Fragoso divulgou nota informando que não participará da próxima eleição, que irá acontecer em novembro do próximo ano. Primeiro colocado numa pesquisa do Ibope que avaliou os favoritos à futura eleição da OAB, Fragoso encaminhou carta aberta a seus companheiros de classe, alegando que o envolvimento com uma campanha exige "enorme carga pessoal, familiar e profissional" e que, por conta do resultado da recente pesquisa que o colocou à frente dos demais candidatos, viu-se obrigado a comunicar sua intenção de não ser candidato. Se não tivesse tomado tal decisão, seria a terceira participação do mogiano como candidato a presidente da OAB-SP. Em outras duas oportunidades em que concorreu, foi derrotado por Luiz Flávio Borges D’Urso, que após dois mandatos, já anunciou que pretende disputar a Prefeitura de São Paulo pelo PDT em 2012. Nascido em Mogi há 56 anos, filho de um antigo juiz de Direito da Cidade, Luiz Corrêa Fragoso, que residiu na casa onde hoje está a sede do PR, na Rua Coronel Souza Franco, o advogado formado pela PUC-SP, em 1984, é especialista em Direito Constitucional. A eleição da OAB-SP já movimenta a categoria,apesar de estar a quase um ano de sua realização. A pesquisa do Ibope que trouxe Fragoso em primeiro lugar com 31% das intenções de voto, mostrou Alberto Zacharias Toron (que oficializou sua candidatura na semana passada), com 9%, seguido de Segei Cobra Arbex (5%), Marcos da Costa e Raimundo Hermes Barbosa (4% cada), Lendro Pinto (2%). O advogado Roberto Podval não foi avaliado porque na época da pesquisa ainda não havia confirmado sua candidatura.


Para o TC


O Ministério Público do Estado de São Paulo encaminhou ao Tribunal de Contas a cópia da inicial de ação de responsabilidade civil por ato de improbidade administrativa que envolve o ex-diretor geral do Semae de Mogi, Edilson Mota de Oliveira. O expediente deverá acompanhar subsidiar a análise do processo referente ao balanço geral da autarquia no exercício de 2010, que pode ter sido afetado pelas supostas irregularidades detectadas no decorrer de 2012 e que provocaram a demissão do diretor.




 Repercussão – 1


Em discurso, na Assembleia Legislativa, o deputado José de Souza Cândido (PT) repudiou a publicação pelo jornal "Agora News", de uma charge de um urubu, com a legenda "Em Santa Isabel, a esperança é um urubu pintado de verde", numa referência ao padre católico Gabriel Bina, que é negro e cuja candidatura a prefeito pelo PV havia sido lançada recentemente naquela Cidade.




Repercussão – 2


"É inadmissível uma charge preconceituosa, feita porque o candidato é negro e pertence ao Partido Verde. Isso foi uma maldade sem comparação, pois evidencia que o racismo ainda persiste em algumas pessoas que, muitas vezes, deixam cair suas máscaras. Isso chega a ser odioso", disse o deputado Cândido, representante da Frente Nacional de Igualdade Racial.




Aeroporto


Em entrevista à edição de ontem da "Folha", o vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD) incluiu Mogi das Cruzes entre os municípios que disputam o terceiro aeroporto de São Paulo. Afif anuncia que no início de janeiro, sai a manifestação de interesse privado (MIP) para avaliar o quanto o empreendimento interessa à iniciativa privada. Uma parceria público-privada (PPP) de definir a obra, segundo ele.


Fonte:Mogi News



Radar em Mogi previne enchente

Júlia Guimarães
Um radar meteorológico de alta tecnologia começou a operar neste ano em Mogi das Cruzes e deverá ser utilizado nesta temporada de chuvas, como uma importante ferramenta de prevenção a enchentes em toda a Região Metropolitana de São Paulo. Com custo de R$ 8 milhões, totalmente financiados pela iniciativa privada, o equipamento foi instalado na zona rural da porção leste do Município em dezembro de 2010 e, desde então, funcionou em caráter experimental. Este será o primeiro verão em que o aparelho vai operar oficialmente, sendo que um de seus principais clientes é a Defesa Civil do Estado de São Paulo. A expectativa dos idealizadores do projeto é de que a nova tecnologia seja adquirida não apenas pelo órgão estadual, mas também pelas defesas civis dos municípios de toda a Região Metropolitana. Apesar de sediado em Mogi, o equipamento não é utilizado pela Cidade.


O radar tipo doppler foi idealizado pela Somar Meteorologia e construído com tecnologia nacional pela empresa Atmos. Com alto custo, o aparelho foi financiado por outras empresas privadas, sendo que a maior parte dos recursos partiu da seguradora Porto Seguro. Ele foi instalado em solo mogiano, em região erma entre os distritos de César de Souza e Sabaúna, com acesso pela Estrada do Procópio e outras vias municipais de terra (confira mapa). O sócio diretor da Somar, Marcos Massari, explica que Mogi das Cruzes foi escolhida para receber o aparelho especialmente em razão das condições topográficas. "Escolhemos esse local exatamente pela posição geográfica. Um radar precisa ter uma boa visada para a área que se pretende monitorar. E o local onde ele está instalado tem uma boa visada para toda a Região Metropolitana de São Paulo, sem interferências. De Mogi, as informações são enviadas para a sede da Somar em São Paulo, onde são analisadas pelos meteorologistas", explica.


Antes da instalação do equipamento, a Somar utilizava um radar localizado em Bauru, no Interior do Estado. A empresa não tem acesso às informações produzidas pelo radar meteorológico mantido em Salesópolis pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que pode ser considerado obsoleto com seus 22 anos de vida. As diferenças entre os dois aparelhos são inúmeras, começando pelo fato de que o primeiro é digital e o segundo ainda é analógico. A nova tecnologia permite previsões extremamente precisas já que gera imagens muito aproximadas, com resolução de até 250 metros quadrados. Antes, o alcance era de no máximo dois quilômetros quadrados. Além disso, o novo radar ainda consegue prever a formação da chuva no interior das nuvens, permitindo emissão de alertas com antecedência de 30 a 90 minutos, enquanto que o aparelho de Salesópolis só faz alertas 15 minutos antes das precipitações.


De acordo com Marcos Massari, todos os avanços tornaram possível a realização de previsões meteorológicas antecipadas para áreas muito restritas como, por exemplo, uma determinada rua. "Em Mogi das Cruzes, o ponto crítico é a Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco. Com esse novo radar, seria possível fazer um monitoramento da cabeceira do Rio Tietê para prever possíveis transbordamentos. Com os alertas antecipados, haveria tempo hábil para que a Defesa Civil tomasse as providencias necessárias".


Marcos Massari explica que o radar já deverá significar um avanço importante no combate a enchentes em toda a Região Metropolitana, a partir dos dados enviados à Defesa Civil. Porém, ele explica que o ideal seriam monitoramentos específicos para cada município e que, por este motivo, a empresa já começou a disponibilizar o serviço para as prefeituras, incluindo Mogi das Cruzes. "Nossa intenção é comercializar o serviço, até porque dependemos disso para manter o radar. Em Mogi das Cruzes, cheguei a apresentar o projeto ao prefeito (Marco Bertaiolli - PSD), na época da instalação do radar. Mas ainda não recebemos uma resposta".


Alta Tecnologia


De acordo com a Somar existem poucos radares com tecnologia semelhante ao mogiano no restante do País. Há equipamentos parecidos nos Estados do Paraná e Ceará.


Fonte:O Diário de Mogi

PDT negocia espaço no governo

BRASÍLIA
Excluído do governo sem honras, o ex-ministro Carlos Lupi foi forçado pelo PDT a um exílio para não atrapalhar as negociações do partido com o Palácio do Planalto sobre a ocupação de cargos na Esplanada. Lupi deixou a pasta no domingo, após uma avalanche de denúncias, e vai continuar licenciado da presidência do partido pelo menos até janeiro de 2012. Até lá, o PDT espera ter resolvido o impasse relativo ao espaço que caberá à legenda no latifúndio governista.


A saída de Lupi no domingo mexeu no xadrez ministerial. Dilma não quer que o PDT continue à frente do Trabalho. Alega que o partido está há muito tempo no comando da Pasta - desde 2007, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva - e prega mudanças.


A estratégia adotada ontem pela cúpula do PDT, no entanto, tem como objetivo permanecer no Trabalho. Apesar do discurso oficial de cautela, na prática o PDT vai brigar com o PT para não perder a cadeira durante a reforma ministerial, prevista para o início de 2012.


Presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) desdenhou da possibilidade de emplacar o ex-senador Osmar Dias, filiado ao PDT, no Ministério da Agricultura, que também pode abrigar Pesca. "Não sabemos nada de mexer com terra", ironizou Paulinho, como é conhecido.


O deputado também serviu como porta-voz da crítica do PDT a um estudo do governo para fundir Trabalho com Previdência.


Auxiliares de Dilma disseram que nenhuma fusão de pastas está decidida. Mesmo assim, aliados já estão de olho nos cargos. O PMDB, por exemplo, sempre considerou o Ministério da Previdência como "um abacaxi" e não parece muito animado em abarcar Trabalho. No Palácio do Planalto, o comentário é de que o superministério pode ir para o PP, abrindo espaço para o PT em Cidades.


Lupi passou o dia em reuniões com dirigentes do PDT e optou pelo silêncio em seu primeiro dia fora da Esplanada. Entrou e saiu nas reuniões na sede nacional do PDT pela garagem. Aos correligionários, voltou a afirmar inocência e atribuiu a saída à pressão da família e ao cansaço das seguidas explicações que teve de prestar nas últimas semanas.


Pela manhã, em conversa reservada com o deputado André Figueiredo (CE), presidente interino, Manoel Dias (SC), secretário-geral, e Acir Gurgacz (RO), líder no Senado, Lupi acertou a renovação de sua licença do comando partidário. A criação de uma comissão para negociar com Dilma também foi construída para blindar o PDT do desgaste provocado pela crise política.


A exclusão de Lupi dessa comissão foi motivada pelo nível de beligerância dentro da legenda. Antes mesmo da reunião da Executiva, realizada no início da tarde, o deputado Brizola Neto (RJ) já defendia essa posição. "Não dá para o Lupi tirar o paletó de ministro, tomar banho e voltar ao Palácio de camisa como interlocutor do partido", insistiu Brizola Neto.


A comissão do PDT terá Figueiredo, Dias, Brizola Neto, Gurgacz e o líder na Câmara, Giovanni Queiroz (PA). O presidente interino fez questão de enfatizar que o partido apoia o governo Dilma mesmo sem cargos. A cúpula do PDT, porém, espera um convite da presidente, ainda nesta semana para negociar.


Fonte:O Diário de Mogi

PDT negocia espaço no governo

BRASÍLIA
Excluído do governo sem honras, o ex-ministro Carlos Lupi foi forçado pelo PDT a um exílio para não atrapalhar as negociações do partido com o Palácio do Planalto sobre a ocupação de cargos na Esplanada. Lupi deixou a pasta no domingo, após uma avalanche de denúncias, e vai continuar licenciado da presidência do partido pelo menos até janeiro de 2012. Até lá, o PDT espera ter resolvido o impasse relativo ao espaço que caberá à legenda no latifúndio governista.


A saída de Lupi no domingo mexeu no xadrez ministerial. Dilma não quer que o PDT continue à frente do Trabalho. Alega que o partido está há muito tempo no comando da Pasta - desde 2007, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva - e prega mudanças.


A estratégia adotada ontem pela cúpula do PDT, no entanto, tem como objetivo permanecer no Trabalho. Apesar do discurso oficial de cautela, na prática o PDT vai brigar com o PT para não perder a cadeira durante a reforma ministerial, prevista para o início de 2012.


Presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) desdenhou da possibilidade de emplacar o ex-senador Osmar Dias, filiado ao PDT, no Ministério da Agricultura, que também pode abrigar Pesca. "Não sabemos nada de mexer com terra", ironizou Paulinho, como é conhecido.


O deputado também serviu como porta-voz da crítica do PDT a um estudo do governo para fundir Trabalho com Previdência.


Auxiliares de Dilma disseram que nenhuma fusão de pastas está decidida. Mesmo assim, aliados já estão de olho nos cargos. O PMDB, por exemplo, sempre considerou o Ministério da Previdência como "um abacaxi" e não parece muito animado em abarcar Trabalho. No Palácio do Planalto, o comentário é de que o superministério pode ir para o PP, abrindo espaço para o PT em Cidades.


Lupi passou o dia em reuniões com dirigentes do PDT e optou pelo silêncio em seu primeiro dia fora da Esplanada. Entrou e saiu nas reuniões na sede nacional do PDT pela garagem. Aos correligionários, voltou a afirmar inocência e atribuiu a saída à pressão da família e ao cansaço das seguidas explicações que teve de prestar nas últimas semanas.


Pela manhã, em conversa reservada com o deputado André Figueiredo (CE), presidente interino, Manoel Dias (SC), secretário-geral, e Acir Gurgacz (RO), líder no Senado, Lupi acertou a renovação de sua licença do comando partidário. A criação de uma comissão para negociar com Dilma também foi construída para blindar o PDT do desgaste provocado pela crise política.


A exclusão de Lupi dessa comissão foi motivada pelo nível de beligerância dentro da legenda. Antes mesmo da reunião da Executiva, realizada no início da tarde, o deputado Brizola Neto (RJ) já defendia essa posição. "Não dá para o Lupi tirar o paletó de ministro, tomar banho e voltar ao Palácio de camisa como interlocutor do partido", insistiu Brizola Neto.


A comissão do PDT terá Figueiredo, Dias, Brizola Neto, Gurgacz e o líder na Câmara, Giovanni Queiroz (PA). O presidente interino fez questão de enfatizar que o partido apoia o governo Dilma mesmo sem cargos. A cúpula do PDT, porém, espera um convite da presidente, ainda nesta semana para negociar.


Fonte:O Diário de Mogi

Síria aceita acordo com Liga Árabe


REAÇÃO Manifestantes contra Assad mostram cartaz onde se lê “Ocupe Kafrnabel”, em referência à Síria


DAMASCO
Forças de segurança sírias mataram a tiros cinco civis na província de Homs ontem, um dia depois de pelo menos 30 pessoas morrerem em episódios de violência na região central do país, afirmou o Observatório Sírio de Direitos Humanos, grupo sediado em Londres. A Síria informou também que concorda em permitir que observadores da Liga Árabe façam parte de um plano de paz para encerrar a repressão, mas impôs uma série de condições, rapidamente refutadas pelo chefe da Liga, Nabil Elaraby.


O Observatório alega que soldados amotinados mataram quatro integrantes das forças de segurança, dentre eles um oficial, em Dael, província de Deraa. Um caminhão do governo também foi incendiado durante o ataque de ontem, informou o Observatório, acrescentando que centenas de forças sírias foram enviadas à cidade, onde estavam acontecendo ataques e prisões.


As forças governamentais detiveram 18 estudantes, oito deles na cidade costeira de Jabla, por supostamente terem insultado o presidente Bashar Assad, durante a repressão contra dissidentes.


Outro grupo de ativistas informou que as autoridades sírias prenderam a blogueira Razan Ghazzawi na fronteira com a Jordânia no momento em que ela se dirigia a Amã para participar de uma reunião sobre liberdade de imprensa.


"Quatro civis foram mortos e cinco feridos quando disparos foram feitos de um posto de segurança contra um funeral na cidade de Deir Balaa, nas proximidades de Homs", diz um comunicado do Observatório recebido em Nicósia. Um quinto civil foi morto a tiros por forças de segurança perto do hospital público da cidade.


Perto de Damasco, dez estudantes que participaram de um protesto contra o regime no distrito de Harasta foram detidos pelas forças de segurança, que também detiveram oito estudantes secundaristas na cidade mediterrânea de Jabla. Os estudantes de Jabal, no oeste sírio, foram "acusados de insultar o presidente Assad", disse o Observatório, acrescentando que as acusações foram feitas por "informantes dentro da escola".


O Observatório também divulgou a perseguição a estudantes universitários por estudantes favoráveis ao regime e forças de segurança na cidade costeira de Latakia. O grupo também afirmou que 30 estudantes da Universidade Tishrin em Latakia, berço dos protestos contra o regime, foram detidos e outros 60 foram expulsos.


O relatório não diz quando as prisões ocorreram, mas destacou que "esses estudantes foram ameaçados por seus colegas, sujeitos a pressão, abusos e insultos da parte de pessoas leais ao governo".


Os relatos sobre novos derramamentos de sangue e detenções ocorrem no momento em que o Ministério de Relações Exteriores diz ter "respondido positivamente" ao pedido a Liga Árabe para permitir que observadores façam parte de um plano de paz para encerrar o levante.


A Liga havia dado até este domingo como prazo para a Síria responder se concorda em permitir que observadores monitorem a situação no país, onde as forças de segurança suprimiram brutalmente uma revolta popular em um levante que matou quatro mil pessoas desde meados de março, segundo dados das Nações Unidas.


"O governo sírio respondeu positivamente à assinatura do protocolo, baseado na compreensão síria dessa cooperação", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Jihad Makdesi.


Fonte:O Diário de Mogi

Liminar TJ diz que Câmara não pode mudar zoneamento

Legislativo fica proibido de indicar novas mudanças no zoneamento. Ainda não se sabe, porém, como ficará a situação das audiências públicas
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC

Câmara realizou na semana passada audiências para discutir alterações. Mas, segundo o TJ, não poderá propor modificações
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo suspendeu, por meio de uma liminar, o artigo 164 da Lei Orgânica de Mogi das Cruzes, que dá à Câmara o direito de propor mudanças no zoneamento do município. O texto foi considerado inconstitucional porque violou o princípio de separação de poderes, isto é, desobedeceu ao que prevê a Constituição Federal que determina que o planejamento administrativo referente à ocupação e uso do solo urbano é tarefa do Poder Executivo e não do Legislativo. Com a medida, a Câmara não pode indicar novas mudanças no zoneamento. A Prefeitura e a Câmara de Mogi, além da Procuradoria Geral do Estado, terão 30 dias para se manifestar. Cabe recurso.


A decisão é do dia 23 de novembro e foi publicada apenas no dia 29, um dia após a realização de uma audiência pública na Casa de Leis, para discutir 14 mudanças no zoneamento. A liminar não indica que a medida seja retroativa, ou seja, que a suspensão das mudanças de zoneamento propostas pela Câmara tenha efeito em discussões já realizadas. A previsão é de que esta suspensão retroativa ocorra apenas ao final do processo. 
"Por enquanto, a Câmara fica suspensa de indicar novas mudanças no zoneamento, e ainda não se sabe como ficará a situação das audiências públicas que já foram realizadas. Isto deve ser definido apenas na sentença, que é praticamente causa ganha para a população de Mogi, já que há casos de outras cidades em que a Câmara também foi proibida de opinar sobre a lei de zoneamento, conforme prevê a Constituição Federal", explicou o advogado da Associação Amigos da Estância dos Reis, Laudicir Zamai Junior. 
O TJ defende que as mudanças na lei demandam planejamento administrativo em relação ao uso e ocupação do solo e "quando confere também aos vereadores a prerrogativa de alterar a legislação de zoneamento urbano, o que ocasiona a sua inconstitucionalidade, por violar a separação dos poderes". Este termo é previsto nos artigos 5, 47, II e XIV da Constituição Estadual e no artigo 2º da Constituição Federal. 
"Os órgãos judiciários vieram confirmar a ilegalidade da situação, que os vereadores sabiam que estavam cometendo. Os vereadores não estavam obedecendo aos interesses gerais, em que 75% da população que participou das audiências públicas não aceitavam as mudanças. Eles, arbitrariamente, indicavam as mudanças", destacou o professor e historiador Mário Sérgio de Moraes, que também faz parte da associação. 
O presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), não foi encontrado para comentar o assunto, mas, segundo apurou o Mogi News, a Câmara já foi notificada e estuda recurso. Já a Prefeitura informou que ainda não foi intimada oficialmente.


Fonte:Mogi News

Simulado Samu faz capacitação de profissionais

Bombeiros e profissionais da Guarda Municipal e da Defesa Civil simularam uma explosão, seguida de desabamento
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Treinamento foi feito na Escola Professora Irene Caporalli de Souza, onde simularam explosão, incêndio e desabamento com vítimas
Seis viaturas do Corpo de Bombeiros e uma equipe de 30 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em conjunto com a Guarda Municipal e com profissionais da Defesa Civil, realizaram ontem um simulado de explosão com incêndio, seguido de desabamento. 
O local escolhido foi a Escola Estadual Professora Irene Caporalli de Souza, no Conjunto Residencial Nova Bertioga. O evento serviu para preparar os profissionais para situações de resgate e atendimento em conjunto. Para o próximo ano, são esperados simulados com acidentes ferroviários, aéreos e com barco em uma represa de Salesópolis.


As demais preparações que vão ocorrer em 2012 visam a complementar o treinamento dos profissionais do Samu e demais órgãos para agir em caso de acidentes. Cada evento é pensado para atender à demanda de cada região. 
"Realizamos um simulado na rodovia Carvalho Pinto, de capotamento com múltiplas vítimas. Agora, este acidente de incêndio e, no ano que vem, vamos organizar uma simulação ferroviária. Com a inclusão de Arujá no Cresamu (Consórcio Regional de Saúde de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), vamos conversar com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) para fazer um simulado aéreo. Depois, faremos um acidente de barco em represa ou lago na região da cidade de Salesópolis", detalhou a coordenadora-geral do Samu, Marly Inês dos Reis Monteiro Garcia. 
Ela esclareceu que a escolha de uma escola para ser cenário do treinamento levou em conta que a probabilidade de um acidente desta proporção ocorrer em uma área escolar é maior. "Foi escolhida pelo número de escolas e por causa do tempo que os alunos passam no local. A explosão seguida de incêndio e desabamento será o último simulado dentro da capacitação deste ano", informou.


Cerca de 425 pessoas foram envolvidas no simulado promovido para capacitação dos profissionais, que durou cerca de 40 minutos. Pelo menos 22 homens do Corpo de Bombeiros fizeram o resgate de vítimas, controlaram o fogo e conduziram os atores para a área de atendimento da equipe do Samu. 
"Este simulado é positivo, pois, se houver uma emergência como esta, estaremos preparados com o Samu, os agentes de trânsito e a Defesa Civil. O simulado de hoje (ontem) durou bem menos tempo que uma ocorrência da vida real, que normalmente leva horas", disse o subtenente do Corpo de Bombeiros de Mogi, Almir de Oliveira. 
Ele acrescentou que, quando existe uma ocorrência verdadeira, o plano de abandono é feito em dez minutos. "O simulado contou com um plano de emergência na escola, que deveria ser usado como projeto para as redes de ensino municipal, estadual e particular da cidade", explicou.


Fonte:Mogi News

Saúde Hospital Dr. Arnaldo deve ter serviços ampliados

Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Objetivo é que a unidade ofereça outros serviços para desafogar outros hospitais da região
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem que o Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiapeba, continua em obras de reforma e ampliação para oferecer mais serviços à população. A expectativa, segundo a Assessoria de Imprensa da pasta, é de que a unidade, até então referência para internações de longa duração, ofereça outros tipos de serviços para desafogar os hospitais da região. 
A exceção, segundo a Secretaria de Saúde, é para casos ambulatoriais, de consultas com médicos especialistas, que passarão a ser atendidos pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a partir de janeiro de 2012. Em outras palavras, o setor de ambulatório médico transferido, há cerca de dois anos, para Ferraz de Vasconcelos, não será reaberto. 
"Haverá novos serviços", frisou um assessor que representa a Secretaria de Estado da Saúde. A direção do hospital, segundo ele, não quis dar detalhes sobre as obras nem prazos para a definição do que será feito no local. 
Entre as alternativas, está o atendimento de internação com 110 leitos, de forma que o Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti seja utilizado como retaguarda nas consultas do Hospital Luzia de Pinho Melo. 
Os planos do governo do Estado de implantar novos serviços no hospital de Jundiapeba foram revelados pelo deputado estadual André do Prado (PR), há cerca de duas semanas, durante vistoria na Santa Casa de Mogi. Na oportunidade, o parlamentar havia acenado para a possibilidade de reabertura do serviço de ambulatório, o que ocorreria em até seis meses. A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com o parlamentar nem com seus 


Fonte:Mogi News

O começo AACD atende 30 no primeiro dia

A expectativa da direção do centro de reabilitação local é de que nas próximas semanas este número cresça
Luana Nogueira 
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Primeiros pacientes foram atendidos na AACD recém-inaugurada
O primeiro dia de funcionamento da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Mogi prestou atendimento a 30 pacientes. Isso representa um pouco menos de um terço da capacidade da unidade, de 104 procedimentos. A expectativa é de que nas próximas semanas este número cresça por causa da transferência dos pacientes da Mooca e do Ibirapuera para o município. Os pacientes que foram atendidos no primeiro dia comemoraram a facilidade e proximidade do centro em relação aos outros locais.


A inauguração do atendimento contou com pacientes de diversas cidades do Alto Tietê. O gerente da unidade, Fabio José de Souza, informou que o aumento do número de procedimentos deve ser gradativo e abranger as pessoas que são atendidas em São Paulo. "Os pacientes que estão em tratamento na Mooca e no Ibirapuera estão sendo direcionados para cá, conforme o dia em que eles são atendidos lá. É só é uma troca de local para que os encaixes sejam feitos. Posso garantir que todos os pacientes que estão em tratamento nas outras unidades serão transferidos, isso de forma gradativa", explicou.


O dia foi tranquilo na AACD ontem. As fisioterapeutas e outros profissionais atendiam os pacientes e os familiares com atenção. Muitas pessoas procuraram o centro para pedir informações sobre o serviço prestado e outras foram utilizar pela primeira vez a estrutura da unidade. "O atendimento foi feito sem nenhuma intercorrência. Os pacientes conseguiram chegar sem dificuldade. Aqui temos os mesmo procedimentos que são realizados nas outras unidades do Ibirapuera e da Mooca. Possuímos fisioterapia solo e aquática, pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, e temos ainda consultórios de ortopedia, fisiatra e tudo já está funcionando", acrescentou Souza.


Ele informou que a expectativa é de que nos próximos meses haja até fila de espera: "A unidade da AACD foi montada no município, mas tem portas abertas para atender as pessoas de toda a região".


As mães que levaram os filhos ressaltaram que o principal benefício de ter uma AACD em Mogi é a distância menor em relação aos demais locais. "Levava meu filho de quatro anos até a unidade da Mooca. O trânsito era muito intenso e ele chegava até cansado para o atendimento. Agora, acredito que ele aproveitará melhor, pois em 30 ou 40 minutos estou na AACD", relatou a professora Elienai Oliveira, de 34 anos, moradora do Jardim Alvorada. "Os médicos diziam que minha filha nunca andaria, mas, graças aos aparelhos da AACD, ela já está conseguindo", afirmou a representante comercial Maria Fabiana de Lima, 31.


Fonte:Mogi News

Inauguração Emprega Mogi atenderá a 2 mil trabalhadores por mês

Posto de atendimento local agora funciona no Terminal Estudantes, com mais espaço
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Ney Sarmento/PMMC

Autoridades inauguraram ontem o Emprega Mogi no Terminal Estudantes. Novidade é que a cidade terá mais cursos de qualificação
A nova sede do Emprega Mogi foi inaugurada ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) com a promessa de aumentar o número de pessoas em busca de inserção no mercado de trabalho e até de ter novos serviços. De 1,7 mil atendimentos por mês, o novo posto, que desde ontem funciona dentro do prédio administrativo do Terminal Estudantes, passará a atender 2 mil trabalhadores ou até mais. 
Isso porque, além de emitir carteiras profissionais, orientar e "dar entrada" no pedido de seguro desemprego ou orientar sobre o mercado de trabalho, o espaço será utilizado também para cursos rápidos de qualificação profissional e captação de vagas e seleção de trabalhadores para empresas estabelecidas em Mogi. "Trata-se, na verdade, da unificação, de fato, de serviços anteriormente oferecidos pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) local e do Emprega São Paulo (do governo do Estado), num local público, e alta movimentação", discursou o prefeito.


"Emprego tem, mas às vezes as vagas não são preenchidas por falta de divulgação ou de qualificação da mão-de-obra. Com o novo sistema, todos falarão uma única língua e até o encaminhamento do trabalhador à indústria poderá ser em tempo recorde", frisou. Como exemplo da eficiência de Mogi na geração de empregos, o prefeito citou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged): "No acumulado do ano, de janeiro a outubro, já foram gerados na cidade 5.117 novos postos de trabalho, sendo que em todo o Alto Tietê haviam sido criados 12.412 empregos formais nos últimos doze meses. Só em outubro, Mogi foi responsável sozinha por quase metade de todas as vagas criadas na região".


O novo posto do Emprega Mogi atenderá de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, com dez funcionários. De acordo com o diretor de emprego, Cláudio Debussi, em média 70 pessoas passavam diariamente pelo espaço para consulta de vagas de emprego. Somente ontem à tarde, num período de duas horas de atendimento, 60 estiveram na unidade. Em breve, o novo posto deverá ser ampliado para que tenha sala de entrevistas e treinamento dos candidatos. 


Via Rápida
A partir de janeiro de 2012, mogianos desempregados, jovens carentes e beneficiários de programas de transferência de renda terão a oportunidade de participar de cursos rápidos de qualificação e receber uma bolsa-auxílio de R$ 210 para estudar. Trata-se do "Via Rápida Emprego", um programa do governo do Estado que deve ser estendido à cidade no próximo ano, com a proposta de oferecer cursos intensivos, de curta duração, de no máximo três meses, para inserir maior número de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho. A promessa foi feita ontem pelo secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia, ao prefeito Marco Bertaiolli, durante solenidade de inauguração do novo posto do Emprega Mogi nas dependências do Terminal Estudantes, no Centro Cívico. 
De acordo com o secretário, o número de vagas e os cursos que serão disponibilizados na cidade ainda serão definidos, mas atenderão à demanda local, isto é, à formação de profissionais mais requisitados pelas empresas e prestadoras de serviços. "Em 2012, teremos um orçamento de R$ 170 milhões, R$ 20 milhões a mais do que em 2011, o que nos ajudará a ampliar o número de vagas e cursos definidos. Mogi das Cruzes certamente será beneficiada, mas dentro de suas características".


Fonte:Mogi News

Liminar TJ diz que Câmara não pode mudar zoneamento

Legislativo fica proibido de indicar novas mudanças no zoneamento. Ainda não se sabe, porém, como ficará a situação das audiências públicas
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC

Câmara realizou na semana passada audiências para discutir alterações. Mas, segundo o TJ, não poderá propor modificações
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo suspendeu, por meio de uma liminar, o artigo 164 da Lei Orgânica de Mogi das Cruzes, que dá à Câmara o direito de propor mudanças no zoneamento do município. O texto foi considerado inconstitucional porque violou o princípio de separação de poderes, isto é, desobedeceu ao que prevê a Constituição Federal que determina que o planejamento administrativo referente à ocupação e uso do solo urbano é tarefa do Poder Executivo e não do Legislativo. Com a medida, a Câmara não pode indicar novas mudanças no zoneamento. A Prefeitura e a Câmara de Mogi, além da Procuradoria Geral do Estado, terão 30 dias para se manifestar. Cabe recurso.


A decisão é do dia 23 de novembro e foi publicada apenas no dia 29, um dia após a realização de uma audiência pública na Casa de Leis, para discutir 14 mudanças no zoneamento. A liminar não indica que a medida seja retroativa, ou seja, que a suspensão das mudanças de zoneamento propostas pela Câmara tenha efeito em discussões já realizadas. A previsão é de que esta suspensão retroativa ocorra apenas ao final do processo. 
"Por enquanto, a Câmara fica suspensa de indicar novas mudanças no zoneamento, e ainda não se sabe como ficará a situação das audiências públicas que já foram realizadas. Isto deve ser definido apenas na sentença, que é praticamente causa ganha para a população de Mogi, já que há casos de outras cidades em que a Câmara também foi proibida de opinar sobre a lei de zoneamento, conforme prevê a Constituição Federal", explicou o advogado da Associação Amigos da Estância dos Reis, Laudicir Zamai Junior. 
O TJ defende que as mudanças na lei demandam planejamento administrativo em relação ao uso e ocupação do solo e "quando confere também aos vereadores a prerrogativa de alterar a legislação de zoneamento urbano, o que ocasiona a sua inconstitucionalidade, por violar a separação dos poderes". Este termo é previsto nos artigos 5, 47, II e XIV da Constituição Estadual e no artigo 2º da Constituição Federal. 
"Os órgãos judiciários vieram confirmar a ilegalidade da situação, que os vereadores sabiam que estavam cometendo. Os vereadores não estavam obedecendo aos interesses gerais, em que 75% da população que participou das audiências públicas não aceitavam as mudanças. Eles, arbitrariamente, indicavam as mudanças", destacou o professor e historiador Mário Sérgio de Moraes, que também faz parte da associação. 
O presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), não foi encontrado para comentar o assunto, mas, segundo apurou o Mogi News, a Câmara já foi notificada e estuda recurso. Já a Prefeitura informou que ainda não foi intimada oficialmente.


Fonte:Mogi News

Assinatura: Mercado do Produtor tem obra liberada

Assinatura

Mercado do Produtor tem obra liberada
Boxistas, feirantes e frequentadores do Mercado Municipal do Produtor "Minor Harada" acompanharam no domingo a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de revitalização. 
O prefeito Marco Bertaiolli, acompanhando por autoridades municipais e representantes do setor agrícola, oficializou o documento e destacou outros investimentos na agricultura mogiana. No local, serão investidos R$ 1.310.161,32 e os trabalhos deverão estar prontos em 240 dias.


"Será uma ampla reforma para oferecer mais conforto e mais qualidade na entrega dos produtos mogianos", disse o prefeito Marco Bertaiolli. "Estamos construindo a Casa da Agricultura, onde ficava a antiga Cooperativa de Cotia, e recuperando as estradas rurais. Ao todo, serão 53 quilômetros para facilitar o escoamento da produção agrícola mogiana", completou.


Com a revitalização, o Mercado Municipal do Produtor receberá uma nova portaria com praça de acesso e praça de exposição. A iluminação será revista e as partes hidráulicas e elétricas serão reestruturadas com o objetivo de implantar ligações independentes de água e energia elétrica.


Fonte:Mogi News

Possibilidade Daesp estuda aeroporto em Mogi

Departamento Aeroportuário do Estado de São Paulo vai avaliar áreas no Taboão para o empreendimento
Amilson Ribeiro

Junji: Benefícios inegáveis para o desenvolvimento regional com a instalação do aeroporto
O superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, examinará as áreas indicadas para instalação do aeroporto, de dimensão internacional, no distrito industrial do Taboão, em Mogi. Ele levará em conta acuidade técnica e o manifesto interesse do município em receber o empreendimento. 
As informações foram transmitidas ao deputado federal Junji Abe (PSD) durante audiência ontem. Com a reunião no Daesp, Junji dá continuidade à batalha para viabilizar a implantação do aeroporto em Mogi. O contato com o órgão paulista foi sugerido ao parlamentar pelo ministro-chefe da SAC (Secretaria de Aviação Civil), Wagner Bittencourt, que acenou com a possibilidade de inserir o empreendimento no Programa Federal de Auxílio a Aeroportos para o próximo ano, desde que a iniciativa seja devidamente justificada e apoiada pelo governo estadual. 
A utilização do dispositivo legal depende de parceria entre o Estado e a União. A viabilização do empreendimento tem o respaldo não apenas da Prefeitura mogiana, mas também das administrações municipais da região, reunidas no Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), como assinalou Junji. Ele explicou a Volpi que a cidade dispõe de duas áreas com capacidade para receber o empreendimento. Uma com 16 milhões de metros quadrados (m²) e a outra com 10 milhões de m². 
Ambas localizadas no distrito do Taboão, entre as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, e a 22 quilômetros, em linha reta, de Guarulhos.


Representando o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), o diretor do Departamento de Projetos Físicos e Urbanísticos da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio Marcelo de Faria Rodrigues, entregou a Volpi o mapa com as coordenadas das duas áreas. A luta de Mogi das Cruzes para receber o aeroporto começou durante a segunda gestão de Junji como prefeito. O deputado contou ao superintendente do Daesp que constituiu uma comissão especial que identificou as duas áreas potenciais para abrigar o empreendimento e fez a apresentação oficial da cidade, junto aos órgãos federais, como candidata a receber o investimento.


Paralelamente, evidenciou Junji, "a implantação do aeroporto no Taboão sepultaria definitivamente o repudiado aterro sanitário que a empresa Queiroz Galvão insiste em instalar no distrito". Esta seria, segundo o deputado, "uma razão extra" para defender o empreendimento aeroviário.


Desde 2003, Mogi luta contra o aterro sanitário que, entre outros prejuízos, representa a destruição do Taboão e a completa inviabilização do único local disponível na cidade para a expansão empresarial, como observou o parlamentar. A repulsa da comunidade ao projeto da Queiroz Galvão está expressa no Movimento Aterro Não!, que reúne entidades da sociedade civil organizada, e tem o apoio da Câmara Municipal, da Prefeitura e de autoridades dos poderes constituídos. 
"Mesmo que a concretização do aeroporto no Taboão impeça a vinda de mais 100 empresas, com área de 150 mil m² cada uma, o empreendimento trará benefícios inegáveis para impulsionar o desenvolvimento regional. Já o aterro sanitário trará somente danos ambientais, gigantescos prejuízos econômicos, terríveis impactos sociais e riscos à saúde pública, para dizer o mínimo", comparou Junji.


Fonte:Mogi News

Bruno Covas

Divulgação



Herdeiro político do ex-governador Mário Covas, do qual é neto, o atual secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, tem mostrado que conhece mais o Alto Tietê e as pessoas daqui do que muitos imaginam. Na última sexta-feira, ele esteve em Poá, numa sessão solene de entrega de títulos de cidadão. É a segunda vez que vem ao Alto Tietê em pouco tempo; recentemente esteve num casamento em Biritiba Mirim. 


Amigo
Covas, segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara de Poá, é amigo pessoal de um dos homenageados, o líder comunitário da Cidade Kemel, Francisco de Assis Silva, o Chicão, que recebeu o título de Cidadão Poaense. 


Zuzinha
O secretário, que foi a Poá acompanhado do tio, Mario Covas Neto, o Zuzinha, compôs a mesa diretora ao lado do presidente da Casa de Leis, Deneval Dias do Nascimento (PRB), do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, do vereador de São Paulo, Adolfo Quintas (PSDB), e do primeiro secretário, vereador Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê. 


Chicão
Bruno Covas disse em tom de brincadeira que estava na Câmara de Poá para pedir perdão a Chicão. "Como eu não pude ir quando o Chicão recebeu o título de Cidadão na Câmara de São Paulo, vim me redimir, pois ele estava bravo comigo. Quem conhece a luta, a história e a humildade deste homem, sabe que não há como não homenageá-lo. Ele era amigo do meu avô, Mário Covas, e hoje é meu amigo", destacou.


No aguardo
Enquanto isso, a sociedade de Mogi está em compasso de espera por uma resposta de Bruno Covas sobre a análise do relatório protocolado pela Prefeitura contra o aterro sanitário que a Queiroz Galvão pretende implantar na cidade. Até agora, nenhuma palavra oficial...


Furgão
O secretário de Segurança, Eli Nepomuceno, afirmou ao Mogi News que o novo furgão que já está circulando pela cidade e traz câmeras acopladas, utilizado pela primeira vez durante os Jogos Abertos do Interior, não será usado, a princípio, no período de chuvas. A próxima aparição do veículo será durante o carnaval de 2012. O furgão foi adquirido especialmente para reforçar a segurança na cidade durante a realização de grandes eventos públicos.


Videomonitoramento
O município gastou R$ 160 mil na locação de um trailer com três câmeras para realizar o videomonitoramento em regiões com grande público. É um equipamento sofisticado, capaz de captar imagens com uma distância de até 500 metros de raio e repassá-las, em tempo real, para dentro do veículo, numa espécie de central integrada de monitoramento móvel. 


Orgulho mogiano
Durante a inauguração da Associação de Assistência á Criança Deficiente (AACD), o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) propôs marcar a data, 2 de dezembro, como o "Dia do Orgulho Mogiano", pela conquista da unidade para a cidade. 
Divulgação



Personagem 
Fernandinho, considerado o símbolo da AACD, estaria na inauguração da unidade em Mogi, mas como é portador da doença dos ossos de vidro, e ele acabou quebrando mais dois ossinhos, não foi possível vir a Mogi.


Embaixadora
O prefeito Bertaiolli, ainda durante a inauguração, disse que, se pudesse, elegeria a deputada estadual Mara Gabrilli como a embaixadora da AACD e os coordenadores da entidade, Onélia Miranda e Rubens Marialva, como os capitães. 


Saúde
A inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ponte Grande será na sexta-feira, às 9 horas, depois que a unidade passou por reforma e ampliação. O custo foi de R$ 330 mil. Os recursos foram liberados por meio de uma emenda parlamentar. Já o PSF do Toyama tem data prevista de entrega até março do ano que vem.


UNICA
Já a clínica do Unica, em Jundiapeba, deve ser inaugurada no próximo dia 28 de janeiro. Nos próximos dias, a Prefeitura de Mogi deverá lançar um edital de chamamento das Organizações Sociais interessadas em administrar o centro de saúde. A clínica promete revolucionar a saúde em Jundiapeba, reunindo num só lugar o Pró-Mulher e o Pró-Hiper, além de um atendimento variado na área.


Divulgação



Nação corintiana
Entre autoridades e anônimos que vibraram ontem com o jogo do Corinthians está o deputado estadual André do Prado, que, de braços abertos durante um jogo do timão, gritou até não querer mais. 




Até faixa
Durante a inauguração do Emprega Mogi, ontem, corintianos assumidos, como o prefeito Marco Bertaiolli e o presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), não deixaram por menos e fizeram questão de mostrar toda a felicidade com a vitória do campeonato brasileiro. 




Davi Zaia
Mauro Araújo desfilou com uma faixa de campeão brasileiro e só tirou o apetrecho um pouco antes de discursar. Já Bertaiolli disse que era um dia muito especial, provocando risos da plateia: "Se até o Davi Zaia (secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho), que é palmeirense, disse que hoje era quase um feriado nacional tamanha a conquista, o que diremos nós", declarou.


Fonte:Mogi News