segunda-feira, 13 de junho de 2011

Obras de esgotamento sanitário e de recuperação da SP-66 reivindicadas por André do Prado são anunciadas pelo Governador

Clarissa Johara


 Guararema (13).jpg
Atendendo ao pedido do deputado estadual André do Prado (PR), o governador Geraldo Alckmin deu início, nesta sexta-feira (03), a obras de esgotamento sanitário na cidade de Guararema e nos serviços de recapeamento da Rodovia SP-66, no trecho entre Mogi das Cruzes, Guararema e Jacareí. As obras de esgotamento sanitário serão financiadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A diretora-presidente da empresa, Dilma Pena, também esteve presente no evento.


O investimento nas obras de complementação sanitária é de R$ 7,1 milhões e vai beneficiar 26,5 mil habitantes. “O início das obras é uma vitória para a cidade, porque elas chegaram a ser paralisadas em 2008, pois a empresa vencedora da licitação não cumpriu o contrato e não concluiu os serviços. Por isso, é uma obra muito importante para Guararema e é realmente gratificante estar ao lado do governador Geraldo Alckmin dando início às obras”, destacou Prado.


De acordo com o deputado, o Governo do Estado conseguiu vencer os trâmites burocráticos e lançou nova licitação. A empresa fará a segunda etapa das obras, que incluem as construções de estações elevatórias e de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na zona rural do Município.





A obra, ressalvou, será concluída em janeiro de 2013 e irá aumentar o índice de coleta dos esgotos de 56% para 75% e o índice de tratamento de 61% para 100% do volume coletado. Os bairros diretamente beneficiados são Parateí, Nova Parateí, Jardim Dulce, Estância, Itapema, Valparaíba, Freguesia da Escada e Ipiranga.


"Guararema, embora pertença à Região Metropolitana de São Paulo, esteja aqui no Alto Tietê, mas ela é da bacia do Rio Paraíba do Sul. E Guararema será uma cidade 300%, uma cidade verde: 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado, com oito estações elevatórias e mais uma estação de tratamento de esgoto", disse Alckmin.


Anúncio de obras viárias


Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin também anunciou investimentos para obras de recuperação e melhorias em 36 km da Rodovia General Euryale de Jesus Zerbine (SP-066), na cidade. 


"Nós estamos anunciando aqui uma grande obra, de R$ 48 milhões, que é o recapeamento dos acostamentos, trechos de terceira faixa, rotatórias e acessos, recuperação da SP-66: Mogi das Cruzes, Guararema, Jacareí", declarou Alckmin.


André do Prado destacou a importância das obras para o desenvolvimento da região. “O governo do Estado está sensível às demandas do Alto Tietê. Isso demonstra o comprometimento do governador Alckmin com a nossa cidade e a nossa região", frisou.



Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado Estadual André do Prado (PR)

Aprovado projeto do deputado André do Prado que declara Biritiba Mirim como Capital do Agrião

Clarissa Johara


Projeto de lei de autoria do deputado André do Prado (PR), que declara o Município de Biritiba-Mirim como Capital do Agrião no Estado de São Paulo, foi aprovado na última quinta-feira (02), pelo plenário da Assembleia Legislativa. 


iNHO E ANDRE.jpg
Segundo o deputado, a aprovação do projeto representa uma importante conquista para os biritibanos, na medida em que busca a valorização do município, localizado na Grande São Paulo, que apresenta 89% de seu território na região de mananciais, impedindo assim, o desenvolvimento de outras atividades econômicas, que não sejam aquelas voltadas para a agricultura, com ênfase na produção de agrião.





“No início do meu mandato, o prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Júnior, o “Inho”, solicitou-me que apresentasse o referido projeto na Casa. E nesse sentido, com todo o carinho e atenção que o município merece, apresentei a propositura, por entender a sua importância e estar consciente de que tal medida vem valorizar o município”, enfatizou Prado.





De acordo com o Ranking da Produção Nacional de Agrião nos Municípios, Biritiba Mirim-SP está em 1º lugar com 5.525 toneladas, Teresópolis-RJ em 2º lugar com 4.432 toneladas, Mogi das Cruzes-SP em 3º lugar com 1.647 toneladas e Suzano-SP em 4º com 589 toneladas.





“Atualmente, Biritiba Mirim é o maior produtor estadual e nacional de agrião, com aproximadamente 800 produtores, sendo a maioria, pequenos agricultores e mão de obra familiar. A produção do município abastece a Região Metropolitana de São Paulo, litoral, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Estado do Rio de Janeiro e outras regiões do país”, salientou.





André do Prado salientou ainda os benefícios do agrião para a saúde humana, pois é uma das três plantas com maior valor nutricional, sendo rico em vitaminas A, C e grupo B (B1, B2, B6 e B12), ferro, ácido fólico (essencial para uma gravidez saudável) e também contém ômega 3, potássio, cálcio, fósforo, beta caroteno (que produz vitamina A) e fibras.





Por isso, ressalvou Prado, é altamente recomendado seu consumo frequente, afinal é uma fonte alimentar extremamente rica, trazendo muitos benefícios à saúde. “Portanto, é de grande relevância a valorização desse alimento regional, aproveitando de forma consciente suas propriedades nutritivas”, alegou.





Ainda segundo o deputado, a partir da titulação como a Capital do Agrião no Estado de São Paulo, Biritiba Mirim ganha notoriedade em todo o Estado, “que com os olhos voltados para o desenvolvimento turístico do município, e visando fomentar ainda mais o turismo na região, nada mais justo que o município de Biritiba-Mirim seja declarado a Capital do Agrião do Estado de São Paulo”, completou.  





Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado Estadual André do Prado (PR)

Deputado André do Prado defende simplificação do processo de outorga para pequenos e médios produtores

Nesta semana, o deputado recebeu representantes de sindicatos rurais e agrícolas em seu gabinete


 GABINETE.jpg
O deputado André do Prado (PR) vem lutando na Assembleia Legislativa, junto ao DAEE, CETESB e a Secretaria de Meio Ambiente, bem como outros órgãos competentes, em favor dos produtores rurais para simplificar o processo de obtenção de outorga de recursos hídricos para os pequenos e médios produtores.


Segundo Prado, atualmente, o custo e a demora deste procedimento inviabilizam também a obtenção de crédito rural, pois as agências bancárias exigem dos produtores rurais a regularização da outorga. “Porém, o custo elevado para obter este documento prejudica a maioria dos pequenos agricultores. Portanto, é necessário desburocratizar o processo, que demanda tempo e alto custo, para que os produtores possam fazer empréstimos ou renovar financiamentos pelo Banco do Brasil para manutenção da atividade”, alegou André.





A proposta, inclusive, já foi apresentada pelo parlamentar ao superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi Jr, e ao secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, durante recente audiência nas pastas.





Para ganhar força e se unir ao deputado, várias lideranças políticas e representantes de Associações agrícolas e rurais solicitaram apoio de Prado para que interceda juntamente aos órgãos responsáveis pela outorga de recursos hídricos. “Para exemplificar a proposta, cerca de 90% dos produtores rurais de Biritiba-Mirim não possuem outorga e necessitam dessa regularização para continuar a exercer a atividade. Afinal, é um município cuja agricultura é a principal atividade econômica e um dos maiores produtores de hortifrutigranjeiros do Estado de São Paulo”, ponderou o deputado.





Nesta semana o deputado André do Prado recebeu em seu gabinete representantes de associações dos produtores rurais, do Poder Legislativo de Biritiba-Mirim e de Secretárias Municipais também do município, além do ex-prefeito de Salesópolis, Rafael Benedito. Na ocasião, protocolaram ofício solicitando providências para a proposta em questão.  





O ofício veio assinado pelas seguintes autoridades: presidente da Câmara de Biritiba-Mirim, Donizete de Siqueira, presidente da Associação Agrícola Cultural e Desportivo do Sogo, Iawo Hamaguchi, secretário de Desenvolvimento Econômico de Biritiba-Mirim, Julio Nagasi, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Biritiba-Mirim, Mauro Roque, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Irohy e Região (APRIR), Marcelo Gomes, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores e Produtores Rurais do Casqueiro e Região, Benedita Teixeira, presidente do Sindicato Rural de Biritiba-Mirim, Ronald Tuda, e a secretária de Meio Ambiente de Biritiba-Mirim, Frida Mastrange.





Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado (PR)

Lula deve se candidatar em 2014, diz governador do Ceará


O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), afirmou que o ex-presidente Lula deve se candidatar novamente em 2014. Segundo ele, a eleição de Dilma Rousseff só se deu por conta da força do petista. Para ele, renunciar à reeleição seria uma forma de gratidão.


A declaração foi dada no programa "É Notícia" (RedeTV!), comandado pelo jornalista Kennedy Alencar e exibido no início da madrugada desta segunda-feira (13).


Gomes também falou sobre a descriminalização da maconha e disparou contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Ele é vaidoso e se perde em sua vaidade".


Fonte:Folha.com

Marina pode deixar PV para abrir Partido da Causa Ecológica


A ex-ministra Marina Silva tem discutido abertamente com interlocutores a possibilidade de sair do PV (Partido Verde) em breve, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição deste sábado na Folha (A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).


Luiz Carlos Murauskas - 25.mar.11/Folhapress


Marina discurte abertamente possibilidade de sair do PV
A ex-presidenciável estuda deixar a legenda para ter liberdade de apoiar candidatos de agremiações diversas em 2012.


E, mais para a frente, montar um novo partido -batizado temporariamente de Partido da Causa Ecológica.


O ex-deputado Fábio Feldman, ligado a Marina e candidato ao governo de SP em 2010 pelo PV, será um dos primeiros a deixar a legenda, antes mesmo da ex-ministra.


Leia a coluna completa na Folha deste sábado, que já está nas bancas.


Fonte:Folha.com

Ministra assume com promessa de 'limpar prateleiras'




Ideli toma posse hoje afirmando que vai dar vazão a nomeações de cargos e liberação de verbas, principais queixas dos aliados


Eduardo Bresciani e Denise Madueño - O Estado de S.Paulo
A nova ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, toma posse hoje com a promessa de "limpar as prateleiras" do Palácio do Planalto. Ela afirmou que vai dar vazão às nomeações para cargos de segundo e terceiro escalões represadas durante os cinco primeiros meses do governo Dilma Rousseff e liberar para prefeituras o dinheiro de orçamentos de anos anteriores para o pagamento de obras que já foram iniciadas.


Esses dois gargalos são apontados como fatores de insatisfação dos aliados no Congresso e principal desafio da nova articuladora política da presidente, substituta do petista Luiz Sérgio (RJ), indicado para seu lugar no Ministério da Pesca.


Os líderes da base são unânimes na reclamação de que várias indicações já acertadas entre os interessados no posto e entregues à presidente estão há meses à espera da nomeação pelo Palácio do Planalto.


O PMDB contabiliza ter pelo menos 50 apadrinhados nessa situação. No PT, a espera é pela nomeação de quase o dobro. São diretorias de estatais, bancos, autarquias e postos de chefia nos Estados.


A própria Ideli diz que vivenciava esse problema no Ministério da Pesca. Segundo ela, negociações para cargos nos Estados estão decididas há dois meses e mesmo assim as nomeações não saíram no Diário Oficial.


"Imagino que assim como acontecia na Pesca, essa situação está acontecendo em vários outros ministérios", reconheceu a ministra.


Limpeza. Segundo a nova ministra, seu papel será destravar este contencioso com os partidos. "Quero me dedicar para fazer a limpeza da prateleira. O que está equacionado, vamos resolver", disse.


Ideli reconhece que isso provocará a redução de insatisfações dentro da base aliada. Ideli avalia também que isso ajudará o governo a melhorar o seu próprio desempenho. "Acaba que a ponta fica imobilizada. Quem está em dúvida se vai ficar não sabe como agir no cargo e isso sempre acaba trazendo um prejuízo para o governo."


A promessa vai ao encontro da expectativa dos parlamentares aliados, que reclamavam da demora no atendimento destas demandas. "Como tinha aquela duplicidade, gerava uma inexistência de atendimento", afirmou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). Ele se referiu ao comando anterior exercido pelo ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci e pelo ex-titular das Relações Institucionais Luiz Sérgio. "As coisas têm de fluir. É claro que a questão dos cargos é um gargalo hoje", emenda o deputado federal, André Vargas (PT-PR), secretário de Comunicação do partido.


Dinheiro. Além da cobrança por cargos no segundo e terceiro escalões, outra pendência que tem incomodado os aliados é a liberação de recursos de emendas parlamentares. A queixa não fica restrita às incluídas no Orçamento deste ano e se estende também às inscritas nos chamados "restos a pagar", mecanismo pelo qual despesas contratadas em um ano podem ser pagas pelo Orçamento dos anos seguintes.


Ideli afirmou que os recursos prometidos pela presidente Dilma Rousseff aos prefeitos durante marcha em Brasília, no mês passado, serão liberados nos próximos dias. "Esta semana deveremos ter a autorização do ministério para o pagamento. É outra prateleira que vamos limpando", ponderou Ideli.


A nova ministra pretende conversar com a colega de Planejamento, Miriam Belchior, e com a presidente para verificar a possibilidade de se ampliar o prazo para o início de obras inscritas nos restos a pagar de 2009. O prazo atual expira no próximo dia 30 de junho.


"Não quero gerar expectativas, vamos ver se tem alguma viabilidade de prorrogar", afirmou a ministra. Em relação às emendas parlamentares de 2011, Ideli já avisa que os empenhos só deverão ser feitos mesmo a partir do segundo semestre. 


Fonte:Estado de S.Paulo

SOCIAL - SILENE DA CUNHA PINTO

                                          CIRCUITO

     Felício e Nair Kamiyama, Dori e Ieda Boucault, Ralph e Márcia Griebel, João e Marta Aranda, Paula e Paulo Rogério de Souza






      Zeno e Maria Helena Morrone e Ademir Pimentel      



Nylton e Annita Dutra de Oliveira, Vera e Manoel Salgado,


Noite da Gravata Colorida


O Clube Náutico Mogiano, sob o comando do presidente Ademir Pimentel e do diretor social, Zeno Morrone Junior, promoveu no último final de semana, mais um dos seus descontraídos jantares dançantes, que desta feita teve como tema a "Noite da Gravata Colorida". No cardápio, massas preparadas pelo chef Alfredo Palencia. A música ficou a cargo da banda Vereda Tropical. Como não poderia deixar de ser, a coluna mostra hoje alguns flashes captados por lá




Centenário


O Centro Espírita Antonio de Pádua comemora o seu centenário durante encontro marcado para este domingo, às 12 horas, em sua sede da Rua Marechal Deodoro, 83. Informações pelo fone 4799-3632.




Quermesse


Ainda neste domingo, uma boa pedida é conferir a quermesse da Festa do Divino Espírito Santo, montada no Centro de Integração Profissional Maurício Nagib Najar, no Mogilar. Além do vasto cardápio de comidas típicas, como afogado, o famoso tortinho, entre outras, a festa que, termina hoje, conta ainda com inúmeras atrações.




Inverno


O frio parece que chegou para ficar, mesmo antes da entrada do inverno no próximo dia 21, e as baixas temperaturas prometem continuar neste domingo, com previsão de mínima de 6 graus. É hora de tirar os agasalhos mais pesados do guarda-roupa e lembrar, também, de colaborar com a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade, que tem inúmeros postos de arrecadação espalhados pela Cidade.




Mostra


Em Suzano, pode ser conferida até quarta-feira, das 9 às 16 horas, a exposição "As Associações Nipo-brasileiras de Suzano", montada na Diretoria de Patrimônio Municipal Artístico, Arquitetônico e Cultural que funciona no Casarão das Artes, na Rua Vinte e Sete de Outubro, 271. A mostra que homenageia os 103 anos da imigração japonesa no Brasil, reúne fotografias, cartazes e objetos que exemplificam a influência das associações nipo-brasileiras de Suzano na educação, nos esportes, na culinária e nos eventos. Gratuita.




Fashion Week


Tem início amanhã mais uma edição do São Paulo Fashion Week, a semana de moda mais importante da América Latina, que prossegue até o próximo dia 18, no pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Dentre os principais destaques desta 31ª edição que irá apresentar as coleções de verão 2012, estão Pedro Lourenço, com sua primeira coleção resort, e a estréia da grife de Paula Raia.


Fonte:O Diário de Mogi

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (III)


O advogado e professor de Direito Olavo Aparecido Arruda D’Câmara experimentou os dois lados da moeda. Fundado do Grupo Novo do MDB de Mogi, ele chegou a atuar na oposição a Waldemar Costa Filho, prócer máximo da Arena na Cidade; e, mais tarde, já no comando do PDT, abrigou o ex-prefeito na legenda, pela qual ele se elegeu prefeito pela terceira vez e acabou levando o professor para ser seu secretário municipal de Educação. É o próprio Olavo quem mostra um outro lado de Waldemar, que tinha fama de durão e irascível, incapaz de se sensibilizar com problemas de terceiros. "Certa ocasião – conta Olavo –, crianças especiais, portadoras de problemas mentais, foram visitar o gabinete do prefeito e ele se emocionou". Após conversar com as crianças, mandou servir lanches e balas a todas elas e, logo depois desapareceu. "A emoção o abateu e ele foi encontrado no banheiro, em lágrimas", diz Olavo, testemunha ocular do fato. O professor lembra-se então de uma história do folclore tailandês, narrada por Jack Confield, segundo a qual, um grupo de monges teve que transferir um Buda de argila do templo porque o mosteiro iria dar lugar a uma via expressa. Quando o guindaste levantou a gigantesca estátua, ela começou a se rachar e, quando foi colocada no chão, já à noite, o monge notou que pequenas luzes brilhantes, saíam do interior do Buda de argila. Com um cinzel e um martelo, ele começou a tirar lascas de argila e foi então que descobriu uma linda gigantesca estátua de ouro. O Buda era de ouro e foi mantido assim por séculos para evitar que invasores o descobrissem. "Assim era o prefeito Waldemar Costa Filho, que muitos consideravam um homem bruto, mas somente quem conviveu com ele, conheceu e soube de suas histórias fantásticas de humanismo. Waldemar não era um Buda, mas dentro dele havia uma essência de ouro e de bondade, embora as aparências fossem de um cão raivoso, o que mostra que não podemos julgar as pessoas somente pelas aparências", completa o ex-secretário de Educação da Cidade.


Greenpeace – 1


Procurado por este jornal, o diretor de Comunicação do Greenpeace, Kiko Brito, informou que o grupo ambientalista jamais foi procurado para participar do movimento contra o lixão no Taboão. Segundo ele, o escritório brasileiro da ONG não tem campanhas em andamento contra lixões ou aterros sanitários no País.




Greenpeace – 2


"Se tivéssemos sido procurados, seria necessário criar campanhas para arrecadar fundos e desenvolver estratégias para agir nesta situação", disse Brito ao repórter Alexandre Barreira, de O Diário. Ele destacou que o Greenpeace vem atuando em duas frentes no Brasil: "Energia e Clima" e "Florestas". Também evitou comentar o episódio do lixão de Mogi, por não conhecer o problema "com profundidade".




Na Praça


A se confirmar: o Banco do Brasil estaria negociando o aluguel de um imóvel localizado junto à Praça Norival Tavares, em Mogi, para instalação de uma agência destinada a uma clientela de elevado poder aquisitivo.


Parceria – 1

O bispo diocesano, dom Airton José dos Santos, poderá ser mais uma voz a colocar o secretário Bruno Covas, de Meio Ambiente, na luta contra o lixão. O bispo, que já manifestou firmemente sua posição contra o gigantesco aterro, esteve ao lado de Covas na assinatura de um convênio entre a Região Sul 1 da CNBB e sua Secretaria.




 Parceria – 2


O convênio prevê apoio mútuo no desenvolvimento e execução de ações da Campanha da Fraternidade 2011, que neste ano tem como tema "Fraternidade e a Vida no Planeta", voltado ao meio ambiente. É hora de o bispo cobrar a parte de Covas nesta parceria, em nome da qualidade de vida em Mogi.


Fonte:O Diário de Mogi

Construção irá atingir 57 imóveis


Cinquenta e sete imóveis localizados na Vila Industrial, Vila Rubens e Jundiapeba serão afetados pelas obras de construção dos viadutos Cavalheiro Nami Jafet e Jundiapeba, previstas para começar nos próximos dias e para serem entregues até maio de 2014. Com 10 metros de altura cada e extensões de aproximadamente 1.300 metros, as estruturas não significam apenas a promessa de um trânsito com maior fluidez, mas também vão implicar em alterações profundas nas características urbanas dessas duas regiões, inclusive com o fechamento de algumas ruas e a ampliação, e até abertura, de outras. Estimadas em cerca de R$ 15 milhões, as desapropriações estão em fase de avaliação e serão definidas junto com o projeto executivo que se encontra na etapa final de compatibilização entre o consórcio SPA-Tejofran-Convap, vencedor da licitação para as obras, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).


Fonte:O Diário de Mogi


Os imóveis que serão atingidos pelos viadutos já estão definidos e os proprietários já têm conhecimento de que a Prefeitura tem a preferência sobre a aquisição deles – através do direito de preempção – há pelo menos dois anos. Porém, só na fase atual do projeto executivo, é que será possível definir a extensão das desapropriações, conforme informações obtidas com fontes junto à Prefeitura, Dnit e consórcio. Ou seja, agora é que será definido os imóveis que serão desapropriados integralmente e os parciais, o que significa que nem todos os proprietários, obrigatoriamente, terão de deixar suas residências. Muitos poderão, apenas, ter de ceder alguns metros da propriedade, sem interferência na construção principal.


No último mês, quando foi dada a ordem de serviço para o início das obras, o diretor geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, adiantou que o órgão federal poderá assumir também os custos das desapropriações, além dos viadutos, que vão demandar recursos da ordem de R$ 50 milhões. Pelas previsões iniciais, R$ 10 milhões terão de ser gastos em desapropriações de 23 imóveis para a construção do viaduto Nami Jafet e outros R$ 5 milhões em 34 imóveis de Jundiapeba.


Preocupado com o início efetivo das obras, ainda que o prazo oficial do contrato (36 meses) já esteja valendo, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) deu início a tratativas que visam a desapropriação amigável, e por valor simbólico, de uma área de 40 mil metros quadrados, na face norte de Jundiapeba, que é onde deverá ser montado o primeiro canteiro e por onde começará a ser erguido o primeiro viaduto.


Essa área – hoje desocupada - fica entre a linha férrea e o Rio Tietê, mas contempla o que pode ser definido como o coração de um futuro complexo viário, pois inclui as rotatórias de acesso da nova Avenida Guilherme Giorgi, grande aposta da Cidade para aliviar o trânsito no corredor Mogi-Suzano, para facilitar o acesso ao Trecho Leste do Rodoanel e para o desenvolvimento econômico daquela região.


Com estrutura em concreto armado, pavimentação asfáltica, drenagem urbana, iluminação pública, sinalização viária, circulação para pedestres e paisagismo, o viaduto Jundiapeba terá 1.345 metros de extensão, uma largura total de 19 metros (17 metros de faixas de rolamento, sendo duas para cada mão de direção, e mais dois metros para pedestres) e uma altura de 10 metros sobre a linha férrea – características semelhantes ao elevado Argeu Batalha, em Braz Cubas.


No caso específico de Jundiapeba, como o leitor pode conferir no traçado digital disponibilizado pela Prefeitura, o viaduto nascerá na Avenida Guilherme Giorgi, no trecho hoje de terra e pouco utilizado que fica, para quem vem no sentido Mogi, pouco depois do Condomínio Real Park Tietê e da travessia férrea. A expectativa da Prefeitura é de que toda a Guilherme Giorgi, entre Jundiapeba e Braz Cubas e estimada em quase R$ 70 milhões, fique pronta junto com o viaduto – caso contrário, pelo menos esse trecho de Jundiapeba terá de ser executado para possibilitar a ligação com o sistema viário elevado.


Só nesse lado norte, o viaduto Jundiapeba terá cerca de 580 metros desde o início do acesso pela Guilherme Giorgi. Depois, num traçado em curva e a 10 metros de altura, ele cruzará a linha férrea na direção do posto de gasolina existente na Avenida Lourenço de Souza Franco, bem perto da sede da Polícia Rodoviária. A ponta sul do viaduto estará exatamente na Rua Kátia Oliveira, onde praticamente um quarteirão inteiro de casas terá de sumir para dar lugar ao viaduto e expansão lateral da rua original. Um mini anel viário interno também será necessário nesse trecho, inclusive com abertura de ruas, para que o trânsito local não seja prejudicado pela estrutura viária.


Fonte:O Diário de Mogi

Em crise, Dilma nomeia rápido

BRASÍLIA




O "Diário Oficial" costuma ser o prontuário da articulação política do Planalto. Na sexta-feira, uma canetada da presidente Dilma Rousseff restaurou os sinais vitais da relação do governo com os partidos da base.


Logo na primeira página da seção 2, Dilma afiançou a nomeação de um aliado para o estratégico cargo de presidente do Banco do Nordeste (BNB), estatal com R$ 4 bilhões em investimentos programados para 2011.


A nomeação de Jurandir Vieira Santiago, sacramentada cinco meses e dez dias depois da posse de Dilma, mostrou o restabelecimento do fluxo de negociação do governo justamente na semana em que seu núcleo político se desintegrou, com a saída de Antônio Palocci da Casa Civil e do remanejamento de Luiz Sérgio da Secretaria das Relações Institucionais para a pasta da Pesca.


Os padrinhos de Santiago foram o PT e o PSB, os mesmos que desde 2003 asseguraram a presidência do banco para Roberto Smith, agora afastado.


Para terem o controle da direção do BNB, PT e PSB tiveram de fazer muito lobby, abandonar as divergências iniciais, em que cada um queria ter o domínio da instituição, e fazer gestões com a presidente e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Houve um momento em que os dois principais interessados na presidência do banco - o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), e o deputado José Guimarães (PT-CE) - chegaram a se desesperar.


Quanto mais pediam por seus afilhados - foram renovando a opção de nomes assim que o tempo passava -, mais ficavam em dúvida se seriam atendidos. Recorreram ao presidente do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e ao presidente do PT, o deputado estadual paulista Rui Falcão. Foi uma pressão pesada.


Até que na sexta-feira Dilma assinou a nomeação do novo presidente do BNB. Santiago é cearense, funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, já exerceu funções no governo de Cid Gomes e se preparava para filiar-se ao PT e disputar no ano que vem a Prefeitura de Russas (170 quilômetros a sudeste de Fortaleza), sua cidade natal.


A discussão em torno do BNB é usada pelos aliados como prova de como a presidente tem se revelado sem jogo de cintura para negociar com os 15 partidos que a apoiam no Congresso. Eles reclamam da lentidão das decisões, o que depõe contra a fama de "gerentona" que Dilma ganhou na Casa Civil do governo Lula.


As queixas vão dos partidos maiores, como PMDB e PT, passam pelos médios, a exemplo do PSB, e chegam aos pequenos, entre eles o PSC. O tema de todos eles é quase um mantra. Quando são recebidos, dizem, "Dilma ouve, ouve, anota e anota, mas não toma as providências pedidas".


O tom de lamúria da base aumentou nos últimos 25 dias, com a crise política gerada pelas dúvidas em relação à atuação da empresa Projeto, do ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil) e com a votação do Código Florestal pela Câmara, quando a base aliada mostrou que continua atrás dos cargos prometidos.


Desesperado atrás dos cargos nunca entregues, o PMDB está fazendo qualquer negócio.


Fonte:O Diário de Mogi