quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

MN Própolis quer ampliar exportação


MN Própolis quer ampliar exportação
QUA, 12 DE DEZEMBRO DE 2012 08:53
A-A+

Norihito Matsuda, Carlos Wada e Jefferson Umezaki, da MN / Foto Jonny Ueda

A empresa mogiana MN Própolis pretende aumentar em 50% as exportações no primeiro semestre de 2013. Ela venceu o prêmio “Exporta, São Paulo”, Categoria Regional Administrativa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp) – Metropolitana Alto Tietê, que foi entregue na noite da última segunda-feira, na Associação Comercial de São Paulo e consagrou as empresas que se destacaram com as vendas no mercado externo. A MN foi a única da Região a receber o destaque.
Com 30 anos de atuação, o fundador da empresa, Norihito Matsuda, enfatiza a importância do prêmio, já que os critérios de seleção levaram em conta o crescimento anual do faturamento obtido com exportações, incorporação de novos mercados e ampliação do mix de produtos vendidos no mercado internacional. “Nosso foco é sempre oferecer um produto da melhor qualidade aos clientes. Sempre falam do crescimento das grandes empresas, mas aqui na Região as micro, pequenas e médias também estão se destacando bastante”, enfatiza ele. (Juliana Conte)

Fonte:O Diário de Mogi

PM reforça operação no Centro


PM reforça operação no Centro
QUA, 12 DE DEZEMBRO DE 2012 08:00
A-A+


Reforço de policiais militares nas ruas do Centro de Mogi visa coibir eventuais crimes comuns nesta época do ano / Foto Arquivo

A Operação Saturação, realizada desde o último dia 7 pela Polícia Militar em ruas do Centro de Mogi das Cruzes, resultou em 81 pessoas abordadas “sendo um homem preso por tentativa de roubo”, 32 veículos vistoriados, 44 autuações de trânsito, dois automóveis recolhidos e um estabelecimento fechado. 
A ação foi inspirada na atividade homônima desenvolvida na Favela de Paraisópolis, na zona sul da Capital, que prendeu um dos chefes da facção criminosa paulista que estaria por trás da onda de violência na Região Metropolitana. 
A medida teve participação das duas companhias do 17º Batalhão em funcionamento na Cidade. Os policiais intensificaram o policiamento pelas ruas Barão de Jaceguai, Princesa Isabel de Bragança, Braz Cubas, Coronel Souza Franco, Moreira da Glória, Tenente Manoel Alves, Doutor Deodato Wertheimer, Ricardo Vilela e Flaviano de Melo. (Lucas Meloni)
Leia mais na edição impressa

Fonte:O Diário de Mogi

Rede Makro começa instalação em 2013


Rede Makro começa instalação em 2013
QUA, 12 DE DEZEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

Makro deverá iniciar as obras no terreno de 20 mil metros quadrados, localizado em área nobre do Mogilar, no próximo ano / Foto Jonny Ueda

Passados mais de três anos do anúncio oficial sobre a instalação na Cidade, a rede atacadista Makro finalmente deverá iniciar as obras no terreno de 20 mil metros quadrados, localizado em área nobre do Mogilar.
O presidente da empresa, Roger Laughlin, confirmou que os planos de expansão no Brasil serão retomados em 2013 e que a primeira nova unidade a ser construída será a de Mogi das Cruzes. Mais de R$ 30 milhões deverão ser investidos na viabilização do projeto, que após inaugurado vai gerar cerca de 250 empregos diretos e indiretos. 
Roger Laughlin anunciou os novos planos do Makro no final de novembro, em entrevista concedida à Revista Distribuição, voltada especificamente para o segmento de atacadistas. Na ocasião, ele explicou que os planos de expansão foram interrompidos entre 2010 e 2011 e informou que a pretensão da empresa (que tem 76 unidades em todo País, com exceção apenas dos estados Roraima e do Amapá) é dobrar o tamanho nos próximos cinco anos, ou seja, até 2017. 
Leia mais na edição impressa

Fonte:O Diário de Mogi

CPTM: Falha em Poá prejudica usuários Bras Santos De Poá



CPTM
Falha em Poá prejudica usuários 
Bras Santos
De Poá
Mais uma vez milhares de usuários dos serviços da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foram prejudicados em razão de um defeito na rede aérea ocorrido entre as estações de Poá e Guaianazes (Linha 11 - Coral). O problema surgiu logo no início da operação, por volta das 3h45 de ontem e persistiu até às 15 horas.

A CPTM preferiu não revelar os motivos do defeito que fez os trens circularem em apenas uma linha e com maiores intervalos, o que resultou em viagens com vagões lotados e atrasos no transporte dos passageiros. Desde o início deste ano, a circulação dos trens na linha Coral (Estudante - Luz) foi prejudicada várias vezes em razão de problemas no sistema de energia e rede aérea. Ontem, o Mogi News questionou a CPTM sobre a possível causa do defeito e quais providências serão tomadas para evitar que o problema continue prejudicando os usuários. A companhia se limitou a informar que equipes de manutenção estavam atuando no local para restabelecer a operação e os usuários foram orientados pelo serviço de som. "As informações também estão disponíveis nas redes sociais", destacou a assessoria de Imprensa da empresa.

 Emergência
A CPTM explicou que o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente a Situações de Emergência (Paese) foi acionado para oferecer alternativa aos usuários, já que a circulação ocorreu por via única entre Poá e Guaianazes. Entre essas duas estações que circularam no inicio da manhã os ônibus gratuitos do Paese. Os trens do Expresso Leste (Guaianazes - Luz) circularam normalmente. 

Fonte:Mogi News

Tribuna Livre; Violência contra a mulher Afonso Pola


Tribuna Livre
Violência contra a mulher
Afonso Pola
Cresce a violência contra as mulheres brasileiras. O número de mulheres assassinadas a cada mês no Brasil saltou de 113 para 372 em 30 anos. Esse índice foi divulgado pelo IAB (Instituto Avante Brasil), uma entidade sem fins lucrativos e que tem por objetivo facilitar o acesso às informações e pesquisas sobre os mais diversos temas acadêmicos e científicos relacionados à prevenção do crime e da violência. 
Enquanto no início dos anos 1980 uma mulher era assassinada a cada 6 horas e meia, hoje tal intervalo é inferior a duas horas. O número de mulheres assassinadas aumentou mais de três vezes no mesmo período em que a população brasileira não chegou a dobrar. Foi de 119 milhões para 190 milhões. 
E esse é um dado que considera somente as mortes. A violência contra a mulher é ainda mais ampla, pois é compreendido como violência "qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na privada", conforme previsto na Convenção Interamericana de 1994, para Prevenir e Erradicar a Violência contra a Mulher. Números do Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, divulgado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pelo Dieese, mostram que quatro entre cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. 
Entre os muitos aspectos importantes relacionados ao tema, pelo menos dois devem ser ressaltados. Um deles diz respeito a algumas particularidades que caracterizam grande parte das situações. Em aproximadamente 80% dos casos de violência registrados contra a mulher o seu parceiro é o responsável pela agressão e o medo continua sendo a principal razão para que o agressor não seja denunciado. Machismo e alcoolismo são apontados como principais fatores motivadores para a violência contra a mulher.

Já o outro evidencia a ainda precária rede de proteção as mulheres que são vítimas da violência de seus parceiros. Muitas vezes, a morte da mulher é o desfecho de um ciclo de violências anteriormente praticadas e já denunciadas. Contribui muito para isso a omissão das instituições envolvidas e a insuficiência de mecanismos sociais necessários para que a mulher possa romper definitivamente com o ciclo da violência. 
Livrar a nossa sociedade de dados tão vergonhosos pressupõe profunda mudança de comportamento. O sexismo (conjunto de ações e ideias que privilegiam entes de determinado gênero, no caso o masculino) não combina com o século XXI. Para isso, são fundamentais que estudos e campanhas públicas sobre o tema sejam cada vez mais comuns. É urgente também atuar para ampliar a rede de proteção às mulheres e familiares em situação de risco garantindo um atendimento com qualidade.

Afonso Pola, é sociólogo e professor universitário e colabora toda quarta com esta coluna

Fonte:Mogi News

Boca no trombone: Irracionais? Quem? Fábio Simas



Fabio SimasBoca no trombone
Irracionais? Quem?
Fábio Simas
Nos últimos dias, veiculou-se na Imprensa mogiana a notícia de que algumas pessoas estariam se mobilizando para a realização de um Rodeio (ou Festa de Peão) aqui em nossa cidade. Trata-se de um assunto que leva-nos à indignação e, por isso, não pode ficar restrito a meras reflexões, exigindo um posicionamento mais veemente, contrário à promoção desse verdadeiro circo de horrores.

Conquanto o ordenamento jurídico assegure o lazer como um direito social e imponha ao Estado o dever de garantir o acesso à cultura, incentivando-a e valorizando suas mais diversas manifestações, não podemos nos esquecer que esse mesmo conjunto de normas também protege os animais, sejam ou não da fauna brasileira, reconhecendo-os como dotados de sensibilidade, impondo à sociedade e ao Estado o dever de respeitar a vida e a integridade física desses seres.

E hoje, embora alguns ainda vivam com a cabeça de 300 anos atrás, vê-se que a humanidade alcançou um grau de civilidade que não condiz a perversa e torpe diversão às custas da dor e do sofrimento, ainda que seja de um animal.

Logo, se queremos fazer valer nossa condição de nobres pela razão e infinitos pelas faculdades, como disse Hamlet, não devemos tolerar o referido evento, ainda que o mesmo esteja revestido de caráter cultural, pois trata-se de verdadeira comemoração aos maus-tratos, um lamentável exemplo de tortura aos animais. Do contrário, valerá o que disse Mefistófeles de que melhor seria se o Criador não nos tivesse infundido o raio dessa luz chamada razão, a qual na prática só prestaria para tornar-nos mais brutos que os mais brutos.

Outrossim, não devemos aceitar o já surrado argumento segundo o qual haveria geração de empregos e a movimentação do comércio local. Isto porque tal raciocínio parte da ética da quantidade, do capital financeiro, fruto de um discutível conjunto de princípios e valores que pavimenta o caminho para a infâmia.

Portanto, andaria bem o poder público local se, a exemplo de outras cidades, como Araraquara e Sorocaba, proibisse a realização de festas de peão ou rodeios onde animais são seviciados e submetidos a apetrechos dignos das masmorras, não permitindo que façam parte de nosso calendário cultural. E quanto a nós, cidadãos mogianos, andaríamos melhor ainda se não prestigiássemos essa selvageria disfarçada. 
Encerramos então com as palavras de Milan Kundera, autor de " A insustentável Leveza dos Ser": "A verdadeira bondade do homem só pode se manifestar com toda a pureza, com toda a liberdade, em relação àqueles que não representam nenhuma força. O verdadeiro teste moral da humanidade são as relações com aqueles que estão à nossa volta: os animais".


Fábio Simas, é advogado e colabora toda quarta-feira com esta coluna

Fonte:Mogi News

Legislativo Disputa pela presidência da Câmara de Mogi é acirrada



Legislativo
Disputa pela presidência da Câmara de Mogi é acirrada
Candidato Mauro Araújo consegue mais assinaturas de apoio e resultado ainda é incógnita
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Prévia da eleição à presidência da Câmara: Mauro Araújo teria conquistado 10 votos, enquanto Bibo estacionou em sete assinaturas
A disputa pela presidência da Câmara Municipal ganhou novos capítulos nesta semana e com uma reviravolta. O vereador Mauro Araújo (PMDB) teria conquistado novos apoios e passado à frente do concorrente, o atual presidente do Legislativo, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo. O peemedebista teria agora dez parlamentares em sua lista de eleitores. Cinco a mais que na semana passada. Bibo estacionou com sete votos. A disputa parece ter momentaneamente virado o jogo, mas a busca pela preferência segue acirrada.

Seis nomes ainda estão indecisos, entre eles os eleitos pelo PV e pelo PT, partidos que devem ser os fiéis da balança. Quem conquistar o apoio das legendas, provavelmente vencerá. 
Petistas e verdes fazem jogo duro e querem ser "valorizados". Em troca dos votos, exigem espaços em comissões permanentes importantes, como a do Orçamento e Finanças, e, ainda, funções dentro da mesa diretiva. 
Ambos os postulantes ao cargo não querem uma disputa voto a voto em plenário. Aquele que conseguir apresentar um documento com a assinatura da maioria dos 23 vereadores - 12 nomes - automaticamente forçará que o outro retire a candidatura.

Araújo e Bibo já conversaram em esperaram definir o novo presidente até a diplomação, dia 19 de dezembro. 
Do lado do peemedebista estariam Jean Lopes (PCdoB), Chico Bezerra (PSB), Protássio Nogueira e Carlos Evaristo, ambos do PSD, Olímpio Tomiyama (PSC), e o próprio Araújo. Os novos eleitores seriam Karina Pirillo (PCdoB), Juliano Abe (PSD), Roberto Valença (PRB), e Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PMDB). Este último sofrerá uma forte pressão do diretório estadual para apoiar o colega de partido. 
Já Taubaté estava propenso a votar em Bibo por causa de divergências ocorridas durante o período eleitoral, no entanto, Araújo comunicou o caso ao presidente do PMDB em São Paulo, o deputado Baleia Rossi, que teria garantido o apoio à candidatura e, inclusive, ameaçou Taubaté com uma ação de infidelidade partidária e consequente expulsão dele da legenda, caso siga com o posicionamento de votar no republicano.

Bibo segue com os eleitos pelo PR, cinco (o próprio Bibo, Vera Rainho, Odete Sousa, Sadao Sakai e Emerson Rong) além dos dois tucanos (Pedro Komura e Claudio Miyake).

Ele aguarda a decisão do PT e do PV. Cada dupla votará partidariamente, sem divisão. Completa a lista dos indecisos Carlos Lucareski (PPS) e Antonio Lino (PSD). Lucareski faz mistério, e Lino espera a chegada do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) além de aguardar uma "brecha" para se apresentar como terceira via.

Fonte:Mogi News