quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cidade consegue se livrar de nova ação de perueiros




018_350.jpg 
A rígida legislação municipal de Mogi, aperfeiçoada ao longo de décadas de desencontros na área do transporte coletivo, tem impedido o retorno à Cidade das cooperativas de "perueiros", mesmo que para atuarem em outros segmentos do setor. No final do mês passado, a Justiça barrou, com base na Lei 5.268, de 25 de setembro de 2001 – que sofreu modificações restritivas ainda durante o governo do ex-prefeito Junji Abe, em abril do ano seguinte –, a tentativa da Cooperativa Riopretense de Serviços de Transportes de Cargas e Passageiros, de São José do Rio Preto, de disputar com transportadores locais algumas vagas existentes para conduzir crianças da zona rural para a escola. A Cooperativa Rio Pretense, assim como outras empresas, decidiu participar da concorrência aberta pela Prefeitura de Mogi para tal serviço. Quando não conseguiu cumprir todas as exigências da legislação municipal, a empresa decidiu ingressar na Justiça contra a lei, valendo-se de um mandado de segurança. Acontece que este não é o instrumento adequado para se discutir a constitucionalidade de uma lei, o que levou o juiz da Vara da Fazenda Pública de Mogi, Bruno Machado Miano, a indeferir a petição inicial da Cooperativa e julgar extinto o processo, sem sequer julgar o seu mérito. Por idêntico motivo, foi também rejeitado o mandado de autoria da TVC Transportes Cidade Verde Ltda, em razão das mesmas alegações.


A seco

O desfile da Banda Vai Quem Quer, responsável pela abertura do carnaval de rua de Mogi, no próximo dia 17, terá uma novidade: ao contrário das apresentações dos últimos 22 anos, não haverá a distribuição de chope e cerveja, em razão da lei que proíbe bebida alcoólica para menores. Para evitar problemas, o "general" da Banda, deputado Gondim Teixeira (PPS), acabou optando pelo corte do combustível para os foliões.




Adiado


Previsto inicialmente para 30 de janeiro último, o acordo entre a Marfrig, um dos maiores grupos frigoríficos do País, e a Julio Simões Logística, com sede em Mogi, foi postergado para 15 de fevereiro. Depois dos ajustes nos contratos, a JSL fará a gestão das operações logísticas do frigorífico, com a aquisição de parte dos ativos da Marfrig, próprios para a operação de produtos refrigerados, por R$ 150 milhões.




 Limpeza


Enquanto os mogianos cobram a limpeza do Rio Tietê no trecho entre o Bairro do Mogilar e o Distrito de Jundiapeba, o Palácio dos Bandeirantes divulgou, ontem, um balanço da retirada de sedimentos de rios e córregos da Grande São Paulo. Foram 3,7 milhões de metros cúbicos, no total. A maior parte resultante de desassoreamentos do Tietê e Pinheiros, na Capital.




 Ao secretário


A informação foi dada ontem pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Júlio Semeghini: a empresa taiwanesa Foxconn, fabricante dos iPads da Apple, deverá montar cinco novas unidades no Brasil. Além da que produzirá telas de cristal líquido, a Foxconn irá fabricar gabinetes para notebooks e PCs, componentes eletrônicos, conectores, baterias e afins. O secretário municipal Marcos Damásio, de Desenvolvimento, deve ficar alerta: a negociação pela localização das futuras unidades já começou.


Fonte:O Diário de Mogi







Prédios em obra são vistoriados




TRABALHO Tenente Silvio Tito explica que as vistorias são realizadas com base nos dados técnicos fornecidos pela planta do empreendimento


Alexandre Barreira
O 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes realizou 2.315 vistorias técnicas em edificações e construções no Alto Tietê em 2011. Este número corresponde a 192 visitas em média, por mês, a obras, prédios, residências e salões comerciais, entre outras edificações nas 10 cidades da Região. Os dados abrangem os imóveis regularizados, com registro nas prefeituras, já que obras e prédios considerados clandestinos não fazem parte dos números gerais.


Segundo o tenente Silvio Tito Camilo Gurgel, diretor técnico do Corpo de Bombeiros de Mogi, as vistorias são feitas com base em dados técnicos fornecidos pela planta do empreendimento, sempre assinada por um arquiteto ou engenheiro. "O que avaliamos na vistoria são as questões de segurança, como existência e localização de extintores e a manutenção destes, além das instalações hidráulicas, alarmes e, em alguns casos, a disposição das saídas de emergência", afirmou.


Estas vistorias são feitas conforme o decreto estadual 56.819, de 2011, com validade para todos os municípios de São Paulo. Segundo o tenente, o trabalho acontece após solicitação do proprietário ou responsável pelo empreendimento, sempre que há cobrança por parte de algum órgão da Administração Municipal. "Somente depois disso é emitido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o chamado AVCB, com o qual o proprietário do imóvel pode solicitar o Habite-se ou Ocupe-se junto à Prefeitura", explicou, citando a documentação necessária para que o proprietário possa morar, em caso de prédio residencial, ou ocupar quando o imóvel é comercial.


"Em nossas vistorias, sempre verificamos a parte estrutural das edificações. É observado se um prédio tem vigas formadas por concreto e ferro armado, que são mais resistentes a fogo, por exemplo, ou se o imóvel, construído com paredes e divisórias de madeira, conta com camada de proteção anti-chamas", disse o tenente.


As vistorias são renovadas anualmente para todos os locais de grande circulação de público e a cada três meses nas demais edificações.


Após acompanhar pela Imprensa o desabamento de três prédios no Centro do Rio de Janeiro, que deixou 17 mortos e 12 desaparecidos, o tenente Tito afirmou que pode ter ocorrido algum tipo de modificação na parte estrutural dos edifício. "Pelo que avaliamos apenas acompanhando as notícias, acreditamos que tenha havido mudanças estruturais nos prédios. E isso é de responsabilidade do arquiteto ou engenheiro que assina como responsável", frisou.


Além disso, o tenente destacou que sempre que há modificações na planta original do empreendimento, é necessário que seja emitida uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). "Pelo que vi no noticiário, a obra que era realizada em um dos prédios no Rio de Janeiro não apresentava este importante documento", lamentou.


Fonte:O Diário de Mogi

Inauguração Unica começará a funcionar na segunda


Serão 53 profissionais, entre médicos, enfermeiros e setor administrativo, que irão prestar atendimento ambulatorial em diversas especialidades
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Prédio está praticamente pronto para a inauguração no sábado. Contratação de profissionais também está em andamento
O Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam) deu início nesta semana ao processo seletivo para a contratação dos profissionais que irão trabalhar na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) de Jundiapeba, que será inaugurada no sábado, às 11 horas. A entidade, que também gerencia as unidades básicas de saúde 24 horas da cidade, foi vencedora do chamamento público promovido pela Prefeitura e, portanto, ficará responsável pelo gerenciamento da clínica de especialidades municipal, que será a primeira a operar pelo Sistema Integrado de Saúde (SIS). O valor do contrato firmado entre as partes não foi divulgado, uma vez que a homologação do certame ainda será concluído.


De acordo com a médica Elizabeth Oliveira Braga, coordenadora de atenção básica do Cejam, o atendimento à população terá início na próxima segunda-feira, dia 6, de maneira gradativa, conforme demanda encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde. De início, segundo ela, serão 53 profissionais, entre médicos, enfermeiros e setor administrativo, que irão prestar atendimento ambulatorial em diversas especialidades. "Vamos começar com consultas e exames nas principais demandas, que são cardiologia, cirurgia, endocrinologista, além de pediatria, ginecologia e clínica geral. Depois, vamos incluir demais especialidades", informou Elizabeth. Ela conta que o número de profissionais atuando na Unica deverá atingir a cerca de 80 trabalhadores no decorrer do ano. O processo seletivo, que inclui prova escrita e entrevista, é feito com base nos registros do banco de dados da entidade, porém, segundo Elizabeth, o Cejam continua recebendo currículo de profissionais pelos sites www.cejam.org.br e www.saudeprev.com.br ou no núcleo de Mogi, na rua Flaviano de Melo, 198, centro. 
O secretário adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, confirmou o início do atendimento à população a partir de segunda-feira, porém, reforçou que o espaço receberá pacientes, moradores de Jundiapeba e adjacências, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde com atendimento pré-agendado. "É bom frisar que não será um espaço portas abertas em que o paciente chega e é atendido", disse. 
De acordo com o plano de trabalho elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, com base na portaria 1.101 do Ministério da Saúde - que determina o fluxo de atendimento - e que foi aceito pelo Cejam, a capacidade de atendimento inicial do Unica será de mil consultas e mil exames por mês. Quando a unidade estiver operando em sua totalidade, a capacidade poderá atingir 4,8 mil atendimentos e 1,8 mil exames. 
De acordo com o secretário-adjunto da Saúde, o prédio será o primeiro equipamento municipal de saúde voltado para o atendimento global, incluindo consultas de especialidades, até então oferecidas somente pelo governo do Estado. "Na verdade, o Unica será complementar ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Ou seja, serviços de especialidades que tiverem lá não terão no Unica e vice-versa, o que vai ajudar e muito a reduzir as filas de esperas por especialistas e procedimentos em Mogi das Cruzes", frisou. 
Outro diferencial da nova unidade, segundo Cusatis, é o novo Pró-Hiper, equipado com piscina aquecida, sala de ginástica e vestiários masculinos e femininos. O espaço ficará num prédio anexo ao Unica. 
A cerimônia de inauguração da clínica deve ter a presença do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), responsável pelos R$ 3,5 milhões repassados pelo governo federal e que custearam a nova unidade médica.

PSDB tenta evitar acordo PSD/PT



NEGOCIAÇÃO Geraldo Alckmin não descarta, pela primeira vez, um acordo entre PSDB e PSD na Capital


SÃO PAULO
A aproximação entre PT e PSD em torno de uma aliança à sucessão da Prefeitura de São Paulo, movimento político que tem a bênção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, levou o PSDB a deflagrar nos últimos dias esforço concentrado para barrar uma eventual dobradinha entre as duas siglas na capital paulista. A ordem do Palácio dos Bandeirantes é manter as portas abertas para uma aliança entre PSDB e PSD e, na medida do possível, ensaiar gestos públicos que reconstruam a ponte entre as duas legendas, rachada desde o final do ano passado.


O presidente municipal do PSDB em São Paulo, Julio Semeghini, reconheceu ontem que a sigla vai trabalhar para que não haja um acordo entre PSD e PT e ressaltou que, até as prévias para a escolha do candidato tucano, marcadas para o dia 4 de março, as duas legendas podem avançar nas negociações. "Nós vamos trabalhar muito para que esse relacionamento com o PT não comece", avisou.


A declaração do presidente nacional do PSD e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de que as conversas com o PSDB estão encerradas, alarmou, na noite de ontem, membros do Palácio dos Bandeirantes, que temem enfrentar as máquinas federal e municipal na sucessão de São Paulo.


Os caciques tucanos esperavam que o prefeito de São Paulo aumentasse os acenos políticos ao PT, mas não aguardavam que ele exibisse publicamente sua insatisfação com o PSDB.


Na última semana, em conversa com o secretário da Casa Civil de São Paulo, Sidney Beraldo, o prefeito de São Paulo não descartou uma aliança entre PSDB e PSD, mas insistiu na indicação do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), como candidato de uma eventual aliança.


O presidente nacional do PSD teria reconhecido ainda que um acordo entre PT e PSD tem a simpatia das cúpulas nacional e estadual petistas, mas encontra bastante resistência entre lideranças municipais e movimentos sociais ligados ao PT.


Em busca de retomar as negociações com o PSD, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não descartou ontem, pela primeira vez, um acordo entre PSDB e PSD que tenha como candidato o vice-governador de São Paulo. "Nenhuma hipótese pode ser descartada em uma conversa", avaliou o tucano, o qual ponderou, contudo, que é natural que o PSDB tenha candidatura própria nas eleições municipais.


"Mas, quando se faz um entendimento, todas as possibilidades são discutidas", acrescentou o governador, após cerimônia nesta manhã de apresentação de quatro unidades móveis do Via Rápida Emprego.


Ainda que Afif Domingos não tenha participado do evento, o governador fez questão de citá-lo em discurso e, em entrevista coletiva, fez elogios à sua trajetória política. "Ele é um grande nome, tem serviço prestado a São Paulo, é um nome preparado para responsabilidades importantes."


A composição de uma aliança entre PSDB e PSD, que tenha o vice-governador como cabeça de chapa, encontra simpatia entre aliados do ex-governador José Serra, que vislumbram a oportunidade de unir as forças das máquinas estadual e municipal em torno de uma única chapa.


Um eventual acordo, contudo, não é bem visto por alguns aliados do governador Geraldo Alckmin, que não pretendem abrir mão de uma candidatura própria para a disputa municipal.


A proposta de Kassab é indicar o vice-governador à sucessão municipal em troca de dar apoio à reeleição de Geraldo Alckmin ao governo de São Paulo, em 2014. "Daqui até março, o PSDB e o PSD conversarão bastante sobre eleição municipal e sua relação de longo prazo", afirmou Semeghini.


Fonte:O Diário de Mogi





Ranking Itaquá é a 9ª cidade mais violenta do Estado


No ano passado, cidade atingiu 21,04 homicídios para cada 100 mil habitantes, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado
Felipe Abreu
De Itaquá
Divulgação

Secretaria de Segurança revela que Itaquaquecetuba é o município do Alto Tietê e do Estado com preocupantes índices de violência
Itaquaquecetuba ainda figura entre as cidades mais violentas do Estado de São Paulo. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), que mesmo apontando a redução dos índices em todo o Estado, indicam o município do Alto Tietê como uma das mais preocupantes em casos de homicídio doloso. 
O ranking é feito com as dez cidades onde mais acontecem assassinatos. Em Itaquá, o índice é de 21,04 homicídios dolosos (intencionais) para cada 100 mil habitantes. A análise é do ano passado. De 2000 a 2007, os índices tiveram quedas sucessivas. Do ano seguinte até 2011, a situação voltou a se inverter. 
A divulgação apresentada pelo jornal Folha de S. Paulo ontem faz também referência aos casos de furto, roubo, tráfico de drogas e latrocínio. Nestas listas, nenhum município da região aparece entre as primeiras. Os destaques da criminalidade são as cidades do litoral. Caraguatatuba lidera com 41,94 homicídios para cada 100 mil no número de mortes provocadas. 
As autoridades dizem trabalhar em conjunto para coibir o crime. O coronel Maurício Augusto dos Santos, da Guarda Civil Municipal (GCM), falou que rondas preventivas são feitas nos locais onde a insegurança é maior. "O trabalho é sempre realizado em parceria com a Polícia Militar". O Estado é o responsável pelos resultados apresentados.


Para o major Washington Luis Ribeiros Passos, interino do 35º Batalhão de Itaquá, a cidade acompanha a média de São Paulo. "É natural que o aumento populacional vá ocasionar mais conflitos. Com o relatório em mãos, as ações preventivas são intensificadas nos lugares mais críticos". O major lembra que só no mês de janeiro foram cinco homicídios na cidade. "Não é possível dimensionar exatamente as áreas que necessitam de mais segurança porque são casos que ocorrem em regiões diferentes". 
"Com o relatório da análise criminal feito diariamente, o efetivo é deslocado para a ronda. Bares são os principais alvos por normalmente estarem próximos de pontos de tráfico", explica o major. "Infraestrutura, saneamento básico, saúde, trabalho e melhor qualidade de vida reflete na redução de crimes", revelou o major interino.


O município atingiu o pico da violência em 2000, quando o índice de homicídios dolosos era de 75,98 para cada 100 mil habitantes.


Fonte:Mogi News

Mais vagas Expansão de creches continuará em 2013


O distrito de Jundiapeba, que já conta com sete creches, precisará instalar até quatro novos prédios para atender a necessidade de alunos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Autoridades e familiares da homenageada participaram da inauguração da creche no Mogi Moderno
Após a conclusão do Programa de Expansão de Creches, previsto para o fim deste ano, a Secretaria de Educação de Mogi terá um novo desafio: a procura por matriculas continuará aumentando e a construção de novas unidades deverá acontecer de forma descentralizada e localizada, ou seja, em bairros onde atualmente existe déficit no número de vagas. O distrito de Jundiapeba, que já conta com sete creches, precisará instalar até quatro novos prédios para acompanhar a necessidade de matrículas de alunos. 
"Isto acontece porque optamos por construir 40 creches que atendem os alunos em período integral. Se tivéssemos seguido a orientação do Ministério da Educação, construiríamos esse número, criando 5 mil novas vagas, mas apenas em um período do dia. E sabemos que, hoje, as mães que trabalham fora não trabalham apenas em meio período, então não resolveria o problema. O programa de expansão de creches deve continuar em 2013, mas precisará de um estudo mais localizado para a implantação destas novas unidades", explicou o prefeito. 
O anúncio foi feito ontem durante inauguração da creche Professora Amayr de Godoy Borba, no Mogi Moderno, a 23ª unidade entregue por meio do programa. Com um investimento de R$ 905,8 mil na construção, a unidade será administrada pelo Centro Educacional Jabuti, e deve atender 110 crianças de quatro meses a 5 anos em período integral.


A próxima unidade será inaugurada na próxima terça-feira, às 16 horas, no Parque São Martinho. Será a creche Mauro Ottoni Martins, que também vai atender 110 crianças em período integral. Até o mês de julho, serão entregues as unidades do Jardim Camila, Jardim Santos Dumont, Parque Residencial Itapeti, Ponte Grande, Conjunto Residencial Cocuera, Alto do Ipiranga e Chácara Jafet. 
O município conta hoje com 627 vagas disponíveis nas creches de Mogi. Entre as crianças inscritas no Cadastro Municipal Unificado, 472 ainda não foram matriculadas. Até ontem, 79 crianças que aguardavam encaixe foram atendidas pelo programa, que ajusta o local das vagas e o endereço dos alunos inscritos.


Fonte:Mogi News

Crueldade Menina é violentada e morta


Assassino era padrasto da adolescente e também morreu depois de voltar ao local do crime
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Arquivo pessoal

Suellen tinha apenas 13 anos
A estudante Suellen Santos da Silva, de 13 anos, que estava desaparecida desde sábado, foi encontrada morta na tarde de ontem em Biritiba Mirim. Segundo a polícia, ela foi assassinada e, possivelmente, estuprada pelo padrasto, o ajudante Pedro Nunes, 46. Ele teria confessado o crime para a polícia e levado os investigadores até o local onde havia escondido o corpo. Logo em seguida, ele passou mal, foi levado para o Hospital Municipal Doutor Arthur Alberto Nardy, onde morreu, ao que tudo indica, de ataque cardíaco.


O crime foi esclarecido por meio de uma gravação da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). A Polícia Civil conseguiu a informação de que a vítima havia desembarcado do ônibus no ponto que fica em frente à Prefeitura de Mogi das Cruzes, na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães. Ontem, ao assistirem às imagens gravadas no sábado passado, os policiais descobriram que, ao descer do coletivo, a estudante já era esperada pelo padrasto, que aparentava estar muito nervoso.


As imagens foram mostradas à mãe dela, Regina Santos Nunes, 30, que prontamente reconheceu o marido e teria revelado que, no dia do desaparecimento da filha, ele teria ligado para ela e informado que estava a trabalho em Barueri, na Grande São Paulo.


Ontem à tarde, Nunes foi preso em casa, na estrada do Nagao, no Cocuera. Ao ser questionado sobre o paradeiro da vítima, ele teria confessado o crime e levado os policiais até a estrada do Sertãozinho, no bairro Carcará, em Biritiba. No local, os policiais a encontraram totalmente nua, com um pedaço de barbante enrolado entre a boca e o pescoço. "Ao que tudo indica, ela foi morta por enforcamento e pode ter sofrido abuso sexual", informou o delegado Francisco Del Poente, que acompanhou a investigação com os policiais do 1° DP, da Delegacia de Homicídios e da Delegacia de Suzano.


O ajudante estava casado com a mãe de Suellen desde que ela tinha 1 ano. Antes de morrer, ele teria revelado que cometeu o crime porque sentia atração sexual pela enteada. Suellen era filha do policial civil Ednei da Silva, que participou das investigações.

Fonte:Mogi News

Comércio Sem sacolas, caixas de papelão viram preferência de mogianos


Maioria dos consumidores está pedindo as embalagens nos supermercados da cidade para colocar as compras
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Supermercados passaram a separar as caixas, que antes eram descartadas, para seus clientes
As caixas de papelão se transformaram nos itens mais procurados nos supermercados de Mogi das Cruzes. Os consumidores que fazem compras em grande quantidade ou os que acabam esquecendo as sacolas retornáveis optam pelas embalagens para colocar as compras. Mas, desde que o acordo entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e o Estado para extinguir as sacolas plásticas das lojas do setor entrou em vigor, o Mogi News recebeu várias reclamações de consumidores que não encontraram caixas em alguns locais. A falta é justificada pelos lojistas pela grande procura. Na manhã de ontem, o MN encontrou as caixas em todas as lojas que visitou.


As embalagens, que antes eram desprezadas por muitos supermercados, agora, estão fazendo parte da vida dos mogianos. Em todos os estabelecimentos visitados, os materiais não eram ofertados aos catadores de materiais recicláveis. Parte dos empresários vendia o papelão e outra contratava uma empresa especializada para retirá-lo. Agora, as lojas deixam as caixas à disposição dos clientes. 
Seide Matsuo, subgerente de um supermercado no centro, declarou que a unidade não consegue fornecer as caixas para todos os consumidores. "Conseguimos atender cerca de 15% das pessoas com as caixas", explicou.


Ele afirmou que o supermercado já oferecia a alternativa das caixas de papelão para os clientes que preferissem as embalagens. "Agora, a demanda cresceu muito e damos todas as caixas que estão em bom estado, limpas e que sirvam para colocar as compras", ressaltou. O gerente disse que o retorno das pessoas está sendo positivo. "Prevíamos que haveria muita reclamação, mas os clientes estão se adaptando", garantiu.


As lojas menores têm mais facilidade para oferecer as caixas. "Conseguimos atender a todos. Até porque, ainda estamos oferecendo as sacolinhas oxibiodegradáveis que estão no estoque. Na próxima semana, vamos começar a fornecer outras sacolas", informou o gerente Reinaldo Moraes.


Fonte:Mogi News

Comércio Sem sacolas, caixas de papelão viram preferência de mogianos


Maioria dos consumidores está pedindo as embalagens nos supermercados da cidade para colocar as compras
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Supermercados passaram a separar as caixas, que antes eram descartadas, para seus clientes
As caixas de papelão se transformaram nos itens mais procurados nos supermercados de Mogi das Cruzes. Os consumidores que fazem compras em grande quantidade ou os que acabam esquecendo as sacolas retornáveis optam pelas embalagens para colocar as compras. Mas, desde que o acordo entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e o Estado para extinguir as sacolas plásticas das lojas do setor entrou em vigor, o Mogi News recebeu várias reclamações de consumidores que não encontraram caixas em alguns locais. A falta é justificada pelos lojistas pela grande procura. Na manhã de ontem, o MN encontrou as caixas em todas as lojas que visitou.


As embalagens, que antes eram desprezadas por muitos supermercados, agora, estão fazendo parte da vida dos mogianos. Em todos os estabelecimentos visitados, os materiais não eram ofertados aos catadores de materiais recicláveis. Parte dos empresários vendia o papelão e outra contratava uma empresa especializada para retirá-lo. Agora, as lojas deixam as caixas à disposição dos clientes. 
Seide Matsuo, subgerente de um supermercado no centro, declarou que a unidade não consegue fornecer as caixas para todos os consumidores. "Conseguimos atender cerca de 15% das pessoas com as caixas", explicou.


Ele afirmou que o supermercado já oferecia a alternativa das caixas de papelão para os clientes que preferissem as embalagens. "Agora, a demanda cresceu muito e damos todas as caixas que estão em bom estado, limpas e que sirvam para colocar as compras", ressaltou. O gerente disse que o retorno das pessoas está sendo positivo. "Prevíamos que haveria muita reclamação, mas os clientes estão se adaptando", garantiu.


As lojas menores têm mais facilidade para oferecer as caixas. "Conseguimos atender a todos. Até porque, ainda estamos oferecendo as sacolinhas oxibiodegradáveis que estão no estoque. Na próxima semana, vamos começar a fornecer outras sacolas", informou o gerente Reinaldo Moraes.


Fonte:Mogi News

Fim das cancelas Prefeito buscará ajuda de Alckmin para as obras


No próximo dia 31 de março, prefeitos da região deverão se encontrar com o governador de São Paulo
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A praça Sacadura Cabral terá todo o entorno revitalizado, conforme projeto da Prefeitura
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, irá buscar apoio do governo do Estado para a construção das passagens subterrâneas na área central da cidade, como parte do projeto de reconstrução da Estação Central da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 
No próximo dia 31 de março, prefeitos da região devem se encontrar com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para mais uma reunião da Agenda Metropolitana. É nesta ocasião que o prefeito de Mogi deverá apresentar o projeto de reurbanização da área central no entorno da estação para tentar liberar recursos da agenda na construção das vias. 
"Como é uma obra diretamente ligada à CPTM e trata-se de uma passagem subterrânea viária, vamos ver se conseguimos o apoio do governo do Estado para, em conjunto, custear essa obra, que é cara. A intenção é incluir essa proposta na Agenda Metropolitana", explicou Bertaiolli.


Na última segunda-feira, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, anunciou o investimento de R$ 140 milhões na reforma de quatro estações ferroviárias em Mogi. As duas primeiras a passar pelas intervenções serão a Estudantes, no Mogilar, e a Estação Central, que será reconstruída. O projeto desta última também prevê o fechamento de três passagens de nível por meio da construção de uma passagem subterrânea: da rua Doutor Deodato Wertheimer, da Cabo Diogo Oliver e da Campos Sales. 
As passagens da avenida Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial, e de Jundiapeba serão extintas, segundo o prefeito, após a construção dos viadutos com base em recursos do governo federal. Em Brás Cubas, a opção é a construção de uma alça de acesso no viaduto Argêu Batalha até a avenida Francisco Ferreira Lopes. 


Compras
O prefeito também falou sobre a construção de um centro de compras anexo à nova estação da CPTM, que deve ocorrer por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). "Estamos buscando parceiros, que podem ser empresas ou construtoras, que estejam interessadas em construir um complexo comercial e em troca da utilização e exploração da área instalar equipamentos públicos, como praças, por exemplo", disse.


Fonte:Mogi News

Medicina Seccional aperfeiçoa atendimento médico


Divulgação

""As informações a respeito das novidades neste setor em todos os aspectos serão automaticamente transmitidas para a Seccional de Mogi, o que nos permitirá a oportunidade do aperfeiçoamento constante dos colegas. Quem ganha com isso é a comunidade". 


Adalcindo V. Nascimento Filho, 
diretor-presidente do Hospital Santana
O diretor-presidente do Hospital Santana, Adalcindo Vieira do Nascimento Filho, foi oficializado na terça-feira como diretor da Seccional de Mogi das Cruzes da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBAC). Ele reforçou o compromisso de oferecer respaldo aos profissionais do município e do Alto Tietê, melhorando a qualidade do atendimento prestado aos pacientes dos setores público e privado da região.


Vieira foi homenageado em artigo assinado no Folha Vascular, órgão de divulgação da entidade, pelo presidente da SBAC (SP), Adnan Neser, que agradeceu "a confiança dos associados que aceitaram prontamente participar das seccionais" e garantiu o fortalecimento das mesmas.


Para Neser, "a Regional de São Paulo tem se caracterizado pelo bem-estar dos associados através da defesa dos interesses coletivos da preservação do desenvolvimento científico e tecnológico da especialidade e, portanto, o aprimoramento profissional, aliado à estimulação do conhecimento".




Vitória
O novo diretor da Seccional disse que esta é mais uma vitória para a Medicina da região. "As informações a respeito das novidades neste setor em todos os aspectos serão automaticamente transmitidas para a Seccional de Mogi, o que nos permitirá a oportunidade do aperfeiçoamento constante dos colegas. Quem ganha com isso é a comunidade", avaliou o diretor-presidente do Santana.


Ele é um dos principais responsáveis pela instalação dos modernos equipamentos de Hemodinâmica da unidade, o que permitiu a realização do primeiro procedimento de angioplastia em Mogi das Cruzes, há cerca de quatro anos.


Atualmente, o Santana possui uma equipe cardíaca que fará no local quaisquer operações, garantindo às pessoas o direito de permanecer na cidade onde moram para receber atendimento. A meta é construir uma estrutura capaz de proporcionar aos pacientes até transplantes de coração, marcando a vocação de pioneirismo do hospital.


"Todo esse trabalho é uma retribuição pelo carinho que recebemos de todos que nos acompanham. Sem a minha família e as pessoas que confiam na nossa atuação, não chegaríamos a essas relevantes conquistas", concluiu.


Fonte:Mogi News

Divórcio


Divulgação



A declaração do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), de que vai fazer uma proposta formal de aliança com o PT na eleição para a Prefeitura de São Paulo promete abalar uma união que, até então, parecia um casamento perfeito, do PSD com o PSDB, e que em Mogi inclusive rendeu bons frutos com a eleição do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) com o vice José Antonio Cuco Pereira (PSDB).




Negociação
"A partir de hoje, iniciamos formalmente as propostas ao PT, caso o PT queira", afirmou Kassab ao jornal O Estado de S. Paulo, após se reunir com dirigentes do PSD na capital. A parceria com o PT será buscada, mas, segundo Kassab, a ideia é uma candidatura própria de Guilherme Afif Domingos como cabeça de chapa. A notícia causou uma forte reação do Palácio dos Bandeirantes e uma mobilização tucana para manter tudo como está. 




Em cima do muro
Já faz tempo que PSDB e PSD vivem um impasse. Kassab só aceita a composição com os tucanos se a cabeça de chapa ficar com Afif. O governador Geraldo Alckmin, no entanto, não abre mão do PSDB ter candidato próprio.




Jogada política
Para o presidente do Diretório Municipal do PSDB em Mogi, vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, no final tudo dará certo: "São jogadas políticas para se ter uma situação, mas, uma hora, os dois partidos terão que chegar a um acordo, quando perceberem que podem perder as eleições se ficarem brigando".


Sem reflexos
Com referência à situação particular de Mogi, ele acredita que a parceria entre Bertaiolli e PSDB não sairá abalada, nem chamuscada com os desdobramentos em São Paulo: "Conversando a respeito com o prefeito, ele mesmo disse ontem para deixarmos o assunto de São Paulo de lado e trabalharmos muito por Mogi, que é o que nos interessa. Em time que está ganhando, não se mexe", finalizou.


Festeiros
Marilda Melo Taino e Carlos Alberto Taino serão os próximos festeiros da Festa do Divino Espírito Santo de Biritiba Mirim, que acontecerá no próximo mês de julho. O convite partiu do padre Celso, responsável pela Paróquia São Benedito. 


Família tradicional
Marilda e Taino são os pais do atual prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Júnior (PSDB), popularmente conhecido como Inho: "O padre disse que não era um convite, mas uma intimação. É uma responsabilidade muito grande, mas eu espero contar com a ajuda e a colaboração de todos", disse Marilda à coluna na manhã de ontem.


Daniel Carvalho



De volta
André Saraiva, filho do polêmico ex-secretário Aroldo da Costa Saraiva, está de volta à Prefeitura de Mogi. Saraiva, o filho, que também já foi secretário de Meio Ambiente na gestão de Junji Abe, agora é diretor de Licenciamento da Secretaria de Verde e Meio Ambiente. Ele começou a trabalhar na última segunda-feira e ficará responsável pelo trâmite de processos de licenciamentos de novas obras na cidade. 




Complexidade
A secretária do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês da Costa Soares, afirmou que André tem como atribuição dar agilidade maior aos procedimentos deste setor e que considerados bastante complexos. Saraiva foi contratado justamente pelo conhecimento técnico que tem e a vivência dentro da Prefeitura. Ele começou a conversar com a coluna, mas depois transferiu a ligação para que Maria Inês continuasse a conversa. Outro Saraiva, o pai, está trabalhando na Prefeitura de Ubatuba.


Eleição do IAB
O arquiteto José Armênio de Brito Cruz será o novo presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP) para o biênio 2012/2013. Foram contabilizados os votos das regionais de Araraquara, Bauru, Bertioga, Campinas, Franca, Jundiaí, Marília, Mogi Mirim, Presidente Prudente, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo e Suzano. 




Sem urnas
As urnas de Americana, Guarulhos e Sorocaba foram impugnadas por não enviar as listas com os votantes; já a regional de Limeira não enviou a urna dentro dos padrões. Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto não mandaram as urnas.


Divulgação



GM
A General Motors do Brasil e a marca Chevrolet completaram 87 anos de história no País na semana passada. Para este ano, as expectativas em relação a novos investimentos são boas, pois a empresa dará continuidade à aplicação dos R$ 5 bilhões para os próximos cinco anos. 




Fábrica mogiana
Também coincidentemente na última segunda-feira, 30 de janeiro de 1997, foi aniversário de outra data histórica para a cidade, quando foi oficializada a construção da fábrica da GM no distrito do Taboão.




Veículos novos
"Após cumprirmos os principais objetivos em 2011, vivenciamos agora em 2012 um ano especialíssimo, no qual vamos concluir o nosso planejamento iniciado em 2008. Lançaremos sete veículos totalmente novos ao consumidor brasileiro e isto nos possibilita uma excelente oportunidade de crescimento nas nossas vendas e nos nossos negócios", destaca Grace Lieblein, que assumiu a presidência da GM do Brasil em 2011.


Fonte:Mogi News