domingo, 25 de março de 2012

Celular na Freguesia da Escada, a novela continua


Deputado Estadual André do Prado
O coordenador da Unidade de Tecnologia da informação e Comunicação da Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo, Aldo Fabio Garda, está encaminhando às operadoras de telefonia móvel que atuam na região de Guararema, no Alto Tietê, o pedido encaminhado pelo deputado André do Prado (PR) para se encontrar uma fórmula capaz de permitir o uso de telefones celulares no Bairro da Freguesia da Escada, um dos principais pontos histórico e gastronômico daquela Cidade. Atualmente, num dos locais mais movimentados de Guararema, para onde converge a maioria dos turistas, é impossível se falar em telefones móveis por conta da falta de sinal para as ligações. Segundo Garda, a instalação de novas Estações de Rádio Base (ERB), irá depender das operadoras, "de acordo com sua estratégia de cobertura, com base na demanda do serviço na região, a capacidade técnica e segundo a regulamentação vigente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)". A mobilização da Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação do governo estadual é resultado da ação do deputado André do Prado, que apresentou na Assembleia um pedido ao governador Geraldo Aclkmin (PSDB) para que intercedesse visando solucionar o problema. Em seu pedido, o parlamentar lembra que além de ser um importante polo gastronômico, o Bairro mantém ainda a Igreja de Nossa Senhora da Escada, "onde se encontra a única imagem de São Longuinho existente no Brasil". Um levantamento feito próprio Estado mostra que não será difícil atender ao pedido de Prado. Afinal, Guararema já tem seis ERB da operadora Vivo, três da Claro, quatro da Tim e seis da Oi.


Fonte:O Diário de Mogi

Santa Casa continua em alerta



Balanço Maioria das gestantes atendidas na Santa Casa é de fora


SILVIA CHIMELLO
ESPECIAL PARA O DIÁRIO
Mais um bebê recebeu alta médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Mogi, na manhã de ontem, reduzindo para nove o número de recém-nascidos internados no setor. Os leitos de gestantes estão todos ocupados, mas apesar de estar operando dentro da sua capacidade máxima, a maternidade não está mais superlotada como chegou a ficar no meio da semana. Ainda assim, o alerta está mantido.


O diretor assistencial da Santa Casa, Paulo Toledo, que vem acompanhado de perto o quadro e a atualização dos números, disse ontem que a expectativa é de que o funcionamento da maternidade esteja normalizado nos próximos dias. "A tendência é de estabilização e de diminuição no número de internos, embora seja difícil fazer uma previsão de alta na Neonatal, até porque os bebês, a maioria prematuros, normalmente permanecem muito tempo internados", observa.


Porém, a UTI que chegou a ficar com 11 leitos ocupados registrou duas altas: uma na última sexta-feira e outra ontem. A maternidade está com as suas 33 vagas ocupadas, o que não caracteriza superlotação na avaliação do diretor. Ele explica: as internações de gestantes "são muito mais dinâmicas", pois na maioria dos casos o parto é simples, não requer leito especial e nem mais de dois dias de internação no hospital.


Quanto a UTI Neonatal, o diretor explica que o ideal seria apenas seis internações nos leitos que estão credenciados. De acordo com Toledo, a unidade opera com mais três vagas porque tem capacidade para isso. "Além dos seis credenciados temos mais três autorizados, que estão aguardando apenas a publicação oficial para serem oficialmente registrados", observa. Existem ainda outras duas vagas em um setor de apoio, que dispõe de todos os recursos necessários para o atendimento de casos mais graves e são chamados de Sub-UTI.


Para garantir um melhor atendimento, a Santa Casa está trabalhando em conjunto com a Central de Regulação da Oferta de Serviços de Saúde (Cross), ligada à Secretaria de Saúde do Estado, que, no caso de superlotação pode dar uma retaguarda, encaminhando pacientes para outros hospitais que tenham vagas disponíveis. Segundo Toledo, essa parceria foi estabelecida com a interferência da Secretaria Municipal de Saúde, que depois de várias reuniões com a direção da Santa Casa e representantes do governo estadual, conseguiu promover essa parceria.


O diretor adjunto da Secretaria de Saúde de Mogi, Marcello Cusatis, confirma a informação e destaca os investimentos feitos pela Prefeitura na saúde. Ele observa que a maioria dos casos de internações de risco é de pacientes vindas de outros municípios. "São poucos casos de pacientes de Mogi com complicações na gestação, porque aqui elas são acompanhadas durante o pré-natal nas unidades básicas. E agora temos que comemorar mais um reforço, através do Mãe Mogiana, que disponibilizou mais três médicos para reforçar o atendimento na Santa Casa".


As denúncias de superlotação na Santa Casa foram feitas, na semana passada, pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Francisco Moacir Bezerra (PSB), o Chico Bezerra. A pedido dele, o Legislativo convidou o secretário municipal de Saúde, Paulo Vilas Boas de Carvalho para participar da sessão da próxima terça-feira, com objetivo de discutir e buscar alternativas para o setor.


Fonte:O Diário de Mogi

Dilma, a “vida real” contra a crise


BRASÍLIA


 
Disposta a usar sua popularidade como escudo para enfrentar as pressões do Congresso, a presidente Dilma Rousseff apostará na comunicação com a classe média e com as camadas menos favorecidas para jogar a crise política no colo dos parlamentares. Com a expectativa de melhora no cenário econômico, Dilma pretende se amparar no que chama de "vida real", com medidas de estímulo à produção, para sair da agenda negativa.


A estratégia da presidente, que retomou as entrevistas a veículos de comunicação, consiste em desviar a atenção da crise na base aliada para mostrar que o governo não está paralisado pela política. Depois da faxina administrativa, o Planalto quer formar uma nova maioria no Congresso e conta com o desgaste da imagem do Legislativo para obter apoio popular na briga contra o toma lá dá cá.


Na sexta-feira, ao avaliar as derrotas do governo no Congresso nos últimos 20 dias, Dilma tranquilizou auxiliares, que não esconderam a preocupação com a tática adotada até agora, de endurecer as negociações com velhos caciques da política, liderados pelo PMDB. Mesmo assim, ela escalou ministros para ajudar a apagar o "fogo amigo" contra a titular das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e espera que sua viagem à Índia, nesta semana, sirva para esfriar a temperatura da crise.


"Até agora, só vi provocações, mas nenhuma decisão é irreversível", disse Dilma, que um dia antes chegou a pedir apoio do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), para o projeto de reforma do Código Florestal. Não conseguiu. Naquela mesma quinta-feira, em reunião com 28 empresários que formam a elite do PIB, a presidente deu sinais de que a trégua também faz parte de seus planos na queda de braço com o Congresso.


Ao lembrar da Resolução 72 - que reduz o ICMS interestadual para importações e está empacada no Senado -, Dilma perguntou quem na sala era de Minas Gerais. Cinco empresários levantaram o braço e, diante do ar de interrogação da plateia, ela abriu um sorriso "Pois é, mineiro só coloca projeto em votação quando sabe que vai ganhar", constatou a presidente, que é mineira, ao cobrar empenho dos industriais para a aprovação da resolução.


Não foi essa, no entanto, a estratégia usada pelos articuladores políticos do Planalto nos últimos dias, quando Dilma sofreu revés no Congresso. Conflagrada, a própria base do governo na Câmara ajudou a derrubar a votação da Lei Geral da Copa, na quarta-feira, porque não conseguiu arrancar do presidente da Casa, Marco Maia (PT), o compromisso de marcar uma data para levar o Código Florestal a plenário.


O apoio do PDT à obstrução da Lei da Copa custou ao partido mais um período de molho para nomear o ministro do Trabalho. O mais cotado é o deputado Brizola Neto (PDT), mas Dilma não esperava a insubordinação dos pedetistas e mandou congelar a indicação até sua volta da Índia, onde ela participará da reunião dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).


Na Câmara, os aliados deram sinal verde para a convocação da ministra Miriam Belchior (Planejamento), para explicar os problemas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, os deputados aprovaram convite para audiências com o ministro Guido Mantega (Fazenda) e com Sepúlveda Pertence, que comanda a Comissão de Ética da Presidência.


A manobra põe o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) na linha de tiro e tem o objetivo de atingir Dilma. Amigo da presidente, Pimentel é investigado pela Comissão de Ética por suas atividades como consultor.


A intenção de fustigar Dilma não é de hoje: no último dia 7, o Senado também vetou a recondução de Bernardo Figueiredo, próximo a ela, para a direção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


Foi a partir desse motim que a presidente decidiu substituir os líderes do governo na Câmara e no Senado. "Ninguém acreditava que ela tivesse coragem de fazer isso", confessou um ministro à reportagem.


Para completar o inferno astral, ameaças de CPI contra o Planalto começaram a pipocar no Senado. PSDB, DEM e PPS tentam convencer o PR a assinar requerimento de CPI para investigar denúncias de fraudes em contratos com o hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Para o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), a presidente Dilma precisa voltar a conversar com as bancadas aliadas se quiser distensionar o ambiente. "Não dá para esticar mais a corda. O parafuso, quando se aperta demais, espana", afirmou Raupp.


Fonte:O Diário de Mogi

Prévias no PSDB


Depois de muita confusão e reviravolta, o PSDB faz hoje prévias para escolher o candidato que vai disputar a eleição interna para a sucessão do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). 
Teste
Será um teste para os tucanos que não estão tão acostumados com prévias internas como o seu maior inimigo, o Partido dos Trabalhadores (PT), que popularizou a escolha dos candidatos por uma eleição interna entre os seus filiados.
Divulgação
 
Alianças
De acordo com o presidente do Diretório Estadual da legenda em São Paulo, deputado Pedro Tobias, após o resultado, os tucanos partirão com força total para fechar alianças em torno do vencedor. A definição está entre José Serra, José Aníbal ou Ricardo Trípoli, mas tucanos de Mogi garantem que Serra ganha a parada com folga.
Contra o PT
A ideia é formar uma frente contra o principal adversário, o PT. O objetivo é fechar o maior leque de alianças possível, não apenas na capital, que é considerada ´o filé mignon´, mas em todo o Estado.

Fonte:Mogi News

Agenda cheia


 Daniel Carvalho
 
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) é esperado nesta sexta-feira, em Mogi das Cruzes, para pelo menos três eventos importantes: a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a reunião da Agenda Metropolitana com os prefeitos do Alto Tietê e a inauguração da reforma no 1º Distrito Policial, no Parque Monte Líbano.
Protestos
Além da agenda cheia na cidade, o governador corre o risco de enfrentar protestos dos servidores da saúde, que aprovaram, em assembleia, que vão entrar em greve a partir de abril deste ano. 
Ano eleitoral
Além disso, por ser um ano eleitoral, Alckmin deverá enfrentar muitos problemas pela frente. Na área da saúde, que realmente está péssima no Alto Tietê, não faltam queixas: o fechamento do ambulatório do Hospital Santa Marcelina, em Itaquá, e a demora de consultas, agendamentos e exames nos hospitais Dr. Osíres Florindo Coelho, o Regional de Ferraz, e o Luzia de Pinho Melo, são alguns dos exemplos de que o governo estadual ainda precisa olhar com mais atenção para a região. A situação no Hospital do Câncer também ainda não foi resolvida.


Saúde
A possibilidade de ocorrer uma nova auditoria no Hospital do Câncer em Mogi é um assunto bastante comentado. Uma primeira auditoria, no ano passado, chegou à conclusão de que haveria desvio no repasse de recursos do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), fato que é negado pela direção da unidade. Na semana passada, mais uma reunião ocorreu, mas o Estado informou que não houve resposta da defesa apresentada pelo hospital até o momento. 
Despedida


Fonte:Mogi News

Com o inimigo


Divulgação
 
O vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) exonerou o assessor Anderson Pacheco, que trabalhava em seu gabinete na Câmara de Mogi. O motivo: Pacheco concorrerá a uma cadeira pelo PTB nas eleições de outubro, partido que por ora integra uma aliança com outros, como DEM, PT e PP, contra a candidatura à reeleição do prefeito Marco Bertaiolli (PSD).
Olhos abertos
Perguntado se ´dormia com o inimigo´ sem saber, já que Pacheco também concorria diretamente com o próprio Protássio, o parlamentar afirmou que estava, sim, com os olhos abertos: "Na política, a gente tem que confiar desconfiando para não amanhecer chorando", disse o parlamentar.


Fonte:Mogi News

Internet Hotsite do Prêmio Mulher de Expressão entra no ar


Juliana Miranda
Da Reportagem Local
Divulgação
 
Site entra no ar com todos os detalhes da festa e mostrará as vencedoras em suas categorias
O 7º Prêmio Mogi News Mulher de Expressão 2012 não acabou após a premiação das 43 homenageadas na noite de quinta-feira, no Clube de Campo de Mogi das Cruzes. O evento pode ser visto, a partir de amanhã, por meio do hotsite oficial do Prêmio Mulher de Expressão (www.mulherdeexpressao.com.br), que contará com fotos e vídeos de toda a cerimônia. O site entra no ar com todos os detalhes da festa e mostrará as vencedoras do tão merecido prêmio em suas categorias.


Todas as outras edições contaram com a ferramenta. Este ano, porém, o endereço eletrônico chega com uma grande novidade: um pageflip compatível com tablets. De acordo com o programador oficial do hotsite, desde 2009, Vitor Micillo Junior, com isso, é possível fazer a semileitura da Mogi News Revista especial Prêmio Mogi News Mulher de Expressão 2012.


Além disso, os internautas podem acessar o hotsite em tablets android e em Ipad. "A galeria de fotos e vídeos também rodam 100% em tablets", revelou.


Quanto ao visual da nova ferramenta, ele foi desenvolvido pelo departamento de Marketing, sob responsabilidade de Thiago Roberto Fernandes, mais conhecido como Thiago Gal. "Todos os anos, nós sentamos e discutimos o que podemos implementar para que o hotsite fique mais atraente", informa Micillo Junior.


O hotsite promete ser um sucesso e, segundo o programador, a expectativa é que aproximadamente cinco mil visitantes acessem o link na primeira semana. "O site vai ficar no ar por um ano, até a próxima edição do Prêmio Mulher de Expressão, quando criaremos um novo hotsite", finalizou.


Fonte:Mogi News

Internet Hotsite do Prêmio Mulher de Expressão entra no ar


Juliana Miranda
Da Reportagem Local
Divulgação
 
Site entra no ar com todos os detalhes da festa e mostrará as vencedoras em suas categorias
O 7º Prêmio Mogi News Mulher de Expressão 2012 não acabou após a premiação das 43 homenageadas na noite de quinta-feira, no Clube de Campo de Mogi das Cruzes. O evento pode ser visto, a partir de amanhã, por meio do hotsite oficial do Prêmio Mulher de Expressão (www.mulherdeexpressao.com.br), que contará com fotos e vídeos de toda a cerimônia. O site entra no ar com todos os detalhes da festa e mostrará as vencedoras do tão merecido prêmio em suas categorias.


Todas as outras edições contaram com a ferramenta. Este ano, porém, o endereço eletrônico chega com uma grande novidade: um pageflip compatível com tablets. De acordo com o programador oficial do hotsite, desde 2009, Vitor Micillo Junior, com isso, é possível fazer a semileitura da Mogi News Revista especial Prêmio Mogi News Mulher de Expressão 2012.


Além disso, os internautas podem acessar o hotsite em tablets android e em Ipad. "A galeria de fotos e vídeos também rodam 100% em tablets", revelou.


Quanto ao visual da nova ferramenta, ele foi desenvolvido pelo departamento de Marketing, sob responsabilidade de Thiago Roberto Fernandes, mais conhecido como Thiago Gal. "Todos os anos, nós sentamos e discutimos o que podemos implementar para que o hotsite fique mais atraente", informa Micillo Junior.


O hotsite promete ser um sucesso e, segundo o programador, a expectativa é que aproximadamente cinco mil visitantes acessem o link na primeira semana. "O site vai ficar no ar por um ano, até a próxima edição do Prêmio Mulher de Expressão, quando criaremos um novo hotsite", finalizou.


Fonte:Mogi News

Mobilidade urbana Nova Guilherme Georgi vai eliminar 40% dos problemas de trânsito


Avenida será a nova a opção de ligação entre Mogi das Cruzes e Suzano; confira todos os detalhes do projeto
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação
 
Guilherme Georgi vai ligar a Perimetral, na rotatória da rua David Bobrow, com a Henrique Peres, passará ao lado da Vila Estação e terminará na divisa de Mogi com Suzano, na ponte do rio Taiaçupeba
A construção da nova avenida Guilherme Georgi vai eliminar 40% dos problemas relacionados à mobilidade urbana de Mogi das Cruzes, afirma o secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar. Com a via, o sistema de transporte público também receberá melhorias, uma vez que os ônibus poderão circular com maior velocidade e os motoristas passarão a ter mais uma opção para se deslocar de Suzano para Mogi das Cruzes. Este corredor viário apresenta trânsito carregado a qualquer hora do dia durante a semana.


Atualmente, os veículos utilizam um único trajeto, a avenida Francisco Ferreira Lopes para chegar até Suzano e vice-versa. "Mogi das Cruzes é uma ótima cidade no aspecto da mobilidade urbana, mas tem alguns gargalos, como as passagens de nível, contudo, o grande problema é a ligação Mogi-Suzano. Com a transposição das linhas férreas, seja por meio de viadutos ou de passagens subterrâneas, mais a avenida Guilherme Georgi, resolveríamos quase todos os problemas no trânsito de Mogi das Cruzes", avalia o secretário.


Outro fator positivo destacado pelo secretário municipal é a expansão do núcleo industrial de Brás Cubas após a construção da avenida. "Esta nova via vai trazer desenvolvimento às regiões por onde passar e, consequentemente, a Prefeitura deve aumentar a arrecadação com tributos", frisou Chavedar.


"A Guilherme Georgi se tornará a principal ligação entre os bairros da região oeste de Mogi das Cruzes e propiciará maior segurança e conforto nos deslocamentos, com a redução de tempo e custo, e, ainda, tornará o sistema de transporte coletivo muito mais eficaz", avaliou o secretário de Planejamento.




Detalhes
A avenida vai ligar a Perimetral, no trecho da rotatória da rua David Bobrow, com a avenida Henrique Peres, passará ao lado da Vila Estação e terminará na divisa de Mogi com Suzano, na ponte do rio Taiaçupeba. Serão cerca de cinco quilômetros de extensão.


O trecho que passa por Brás Cubas (da Perimetral ao rio Jundiaí) será totalmente novo. O projeto prevê calçadas de 3 metros em cada lado; pistas de 10,5 metros de largura, com três faixas de rolamento; defensas de 40 centímetros (estrutura que protegem as ciclovias, uma espécie de guard-rail); faixa central para caminhada ou corrida de 3,4 metros; e duas ciclovias de 2,1 metros. A largura total da nova avenida será de 35 metros.


Já no trecho de Jundiapeba (do rio Jundiaí ao rio Taiaçupeba), a estrutura existente será reformada. As calçadas de ambos os sentidos atingirão 1,5 metros cada; as ciclovias terão 2,5 metros, no sentido Brás Cubas; as pistas, com duas faixas, terão sete metros de largura; e as defensas de 50 cm. A largura total da nova avenida será de 20 metros.


"Se projetássemos o trecho de Jundiapeba com 35 metros, o custo ficaria muito elevado", explicou Chavedar. A obra está orçada em R$ 68 milhões e o tempo de conclusão é de três anos.




Estrutura
O empreendimento contará com paradas de ônibus e acessibilidade universal para portadores de deficiência. A execução também prevê a construção de duas pontes sobre os rios Jundiaí e Taiaçupeba.


O trecho de Jundiapeba terá ligação com o viaduto sobre a linha férrea, mas não há previsão de acesso ao Canudos. A avenida Guilherme Georgi, nova opção que ligará Mogi das Cruzes e Suzano, também faz parte do trecho Norte da chamada Perimetral da Copa, que poderá ligar os bairros da zona Leste de São Paulo, Itaquera e Guaianases, com Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes. O nome foi dado pelo fato de a Arena Corinthians, estádio que está em construção em Itaquera, receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. O projeto foi entregue pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) ao secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e faz parte do pacote de propostas da Agenda Metropolitana, estabelecida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano promete realizar grandes investimentos na região. A construção da Perimetral da Copa está orçada em R$ 405 milhões. O secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, revelou que Mogi das Cruzes trabalha com duas possibilidades de concretizar a Guilherme Georgi: por meio de recurso federal (o projeto está no Ministério das Cidades) ou estadual (como parte da Perimetral da Copa). Em Brasília, o processo está adiantado e aguardamos apenas a liberação do financiamento. Com o Estado, teremos uma resposta no dia 30, quando o governador poderá revelar quais são as propostas da Agenda Metropolitana que serão financiadas", detalhou. "A perimetral é plenamente viável para 2014, mas, de todos os trechos dessa via, a única que está com o processo avançado é a nossa parte", salientou Chavedar, um dos responsáveis por elaborar as propostas do Condemat. Rodoanel Além do acesso ao estádio da Copa do Mundo, a Guilherme Georgi também será uma importante ligação com o trecho Leste do Rodoanel. No entanto, para que o plano se concretize, será necessário executar uma série de adaptações no trecho da cidade de Suzano. "A responsabilidade de adequar a passagem ao lado da estação de trem de Suzano (ponto onde a Guilherme Georgi vai ligar) será do consórcio que venceu a licitação do Rodoanel Leste. Uma espécie de contrapartida. A Prefeitura daquela cidade também terá de resolver as questões do entorno, caso contrário, todo o fluxo de veículos que passará pelo local para pegar ao Rodoanel vai gerar congestionamentos diários", explicou Chavedar. O trecho Leste do Rodoanel terá 43,5 quilômetros de extensão que, de acordo com o projeto, cortará Mauá, Ribeirão Pires, Poá, Suzano Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Arujá. O único acesso urbano ao Rodoanel na região ficará entre os municípios de Suzano e Poá, onde haverá a interligação com rodovia Henrique Eroles. (C.L.) A construção do viaduto sobre a linha férrea em Jundiapeba vai estabelecer o cronograma de trabalhos de extensão da avenida Guilherme Georgi. Segundo o secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, caso a transposição tenha início primeiro que a via, as adaptações e reformas do trecho que passa por Jundiapeba terão prioridade. Chavedar lembrou que o projeto da avenida está no Ministério das Cidades, já foi aprovado, mas aguarda a liberação do financiamento da linha de crédito específica para melhorias na mobilidade urbana. O repasse da verba (R$ 68 milhões) não está fracionado, porém, se houver um pedido do governo federal, "não haveria nenhum problema em executar a obra em fases". "Inicialmente, os serviços em ambos os trechos serão simultâneos, mas podem sofrer alterações", disse. "A Prefeitura tem capacidade de endividamento para esta obra. A última visita do prefeito (Marco Bertaiolli, do PSD) a Brasília foi justamente para tratar deste assunto. A expectativa é que a liberação ocorra ainda este ano", disse. Desapropriações A administração municipal deverá arcar com um valor muito baixo com as desapropriações para a construção da Guilherme Georgi. "Estamos negociando os terrenos por troca de dívidas com tributos municipais. Há algumas famílias em Jundiapeba, mas todas deverão sair por meio de processos amigáveis", garantiu. "Nenhuma casa será demolida. O que pode haver são desapropriações parciais e pequenas", disse o secretário municipal. Ele explicou que o valor investido para adquirir os locais por onde a avenida vai passar será definido somente após a liberação do recurso para as obras. (C.L.)


Fonte:Mogi News


   

Desenvolvimento Poá faz 63 anos e comemora 1º lugar na gestão financeira


Cidade é a campeã no Estado de SP e a 2ª do País. Receita prevista aumentará 24% este ano
Jamile Santana
Da Redação
 
Cidade completa 63 anos nesta segunda-feira com desfile cívico e show com Paula Fernandes
A receita de Poá deve crescer 24% até o final deste ano, se comparado a verba disponível em 2011 (R$ 290,4 milhões). O gerenciamento feito pelo Executivo deste recurso público ganhou o segundo lugar no ranking de melhor administração financeira entre os municípios brasileiros e a primeira colocação na classificação estadual. No mês em que comemora 63 anos de emancipação política, a cidade registra desenvolvimento também em outros índices que representam a qualidade de vida de seus 107.016 habitantes. 
Segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Poá está em 2º lugar, entre 95 municípios com conceito A de todo País, com uma das melhores notas em administração pública financeira. A cidade recebeu pontuação de 0,9575, para um índice que chega, no máximo, a 1 ponto. Para fazer as avaliações, o IFGF utiliza indicadores como Receita Própria, que é a capacidade de arrecadação de um município. Só neste ano, a receita de Poá deve chegar a R$ 362,9 milhões, cerca de 24% a mais do total arrecadado em 2011 (R$ 290,4). 
"Administrar este recurso em uma cidade como Poá acaba sendo um grande desafio porque, se você não tiver esse rigor fiscal, acaba parando o desenvolvimento da cidade. Nos preocupamos muito com isso, e é muito importante receber um retorno, como estar bem colocado em uma pesquisa como esta", destacou o secretário de Governo, Geraldo Pereira de Oliveira. 
A pesquisa também utiliza dados como Gasto com Pessoal, que representa a folha de pagamento do funcionalismo público; Liquidez, responsável por medir os pagamentos residuais no final do ano e a quantidade de dinheiro em caixa para quitá-los na próxima gestão; Investimentos, total investido em relação à receita líquida; e por último o Custo da Dívida, que avalia o tamanho da dívida em relação ao orçamento da cidade, contando juros, empréstimos e amortizações em gestões anteriores.


PIB
Outro indicador econômico que representa o crescimento de Poá é o Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, toda riqueza produzia no município. Com um PIB de R$ 2,2 bilhões em 2009, sendo 45% maior que o de 2005 (R$ 1,5 bilhão), Poá se consolida como uma das cidade do Alto Tietê com a maior riqueza per capita. São R$ 20,2 mil por habitante, ficando atrás apenas de Mogi das Cruzes, município bem mais desenvolvido economicamente, que tem um PIB per capita de R$ 20,5 mil. 
E se a produção de riqueza está crescendo significativamente no município, o índice de exportação também acompanha o ritmo. Entre os anos de 2010 e 2011, o crescimento em exportação no município foi de 46%. Pulou de R$ 9,8 milhões em 2010 para R$ 14 milhões em 2011 refletindo em bom desenvolvimento do município como um todo.


Fonte:Mogi News