sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

USO DA MÁQUINA E DO DINHEIRO PÚBLICO. É PT DE SUZANO SEMEANDO O FUTURO MESMO

Suzano


Matéria publicada em 02/12/11
Prévia no PT
Agência que atende prefeitura divulga material de Célia
O material de campanha da secretária de Saúde de Suzano, Célia Bortolleto, na prévia petista, está sendo enviado para os filiados pelo email contato@mailentrelinhas.net. Conforme o DAT apurou, o endereço eletrônico é da empresa Entrelinhas Publicidade Ltda., a mesma que desenvolve serviços de publicidade para a Prefeitura de Suzano. Célia está recebendo apoio incondicional do prefeito Marcelo Candido (PT), que a escolheu para a eleição majoritárias de 2012.


Todos os boletins impressos da secretária divulgados até o momento não apresentam o nome da agência que os produziu, nem a tiragem de exemplares, nem qualquer outro dado sobre a autoria dos textos e a confecção dos informativos. A reportagem do DAT apurou entre filiados do PT que a Prefeitura de Suzano estaria arcando com os custos gerados pela publicidade da candidatura de Célia na prévia e que os demais concorrentes estão produzindo seus materiais com verba própria, conforme a lei determina. 
A coincidência chamou a atenção também de vereadores. "Esses informativos estão forrando a cidade. Vai saber quantos mil exemplares não foram impressos e se o pagamento disso não foi com dinheiro público?", questionou Emerson Taboada de Faria (PSDB), o Maria do Lava Rápido, durante seu pronunciamento na sessão da Câmara de Suzano anteontem. Ele destacou também o fato de todo o material da candidata não ter qualquer identificação.




Reunião
Novas reuniões foram realizadas ontem entre membros do PT e o prefeito sobre a possibilidade de consenso em torno do nome de Célia, mas nenhuma surtiu efeito. Além dela, a pré-candidatura será disputada pelo secretário de Promoção da Cidadania e Inclusão Social, Valdicir Stuani, e pelos vereadores Vanderli Ferreira Dourado, o Derli do PT, e Luiz Carlos Geraldo, o Professor Luizinho. Até o momento, nenhum concorrente abriu mão da disputa, que será realizada no domingo. (C.M.)


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

Em reunião da Comissão de Educação, André do Prado defende revogação da Resolução que divide as férias do magistério estadual

Comissao.jpg
Em reunião da Comissão de Educação, André do Prado defende revogação da Resolução que divide as férias do magistério estadual


Secretário estadual afirma que a partir 2013 as férias para os professores serão integral


Membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, o deputado André do Prado, além de outros parlamentares, reuniu-se, nesta quarta-feira (16), com o secretário da Educação do Estado, Herman Voorwald, para debater a Resolução SE 44/2011, que divide as férias dos docentes da rede estadual de ensino em dois períodos, a serem fruídos em janeiro e julho.


Estavam presentes na reunião profissionais da área e diversas entidades representativas das carreiras da educação. Muitos dos presentes falaram sobre o direito do trabalhador de ter 30 dias corridos de férias. Para eles, 15 dias não são suficientes para o descanso que o professor necessita. A Resolução 44 teve reprovação do deputado André do Prado e de todos os parlamentares que integram a Comissão de Educação, embora o secretário Voorwald tenha garantido que esta demanda partiu da própria rede. Para ele, essa divisão serve para organizar o período escolar.


Na opinião do parlamentar, o professor precisa de mais tempo de férias e não redução. “Defendo que os professores tenham direito a 30 dias corridos, afinal necessitam tanto deste descanso quanto estar junto à família, ou mesmo ter esse tempo para seu uso livre de lazer”, disse.


Para André do Prado, é importante que o secretário de Educação participe dessas audiências para ouvir a categoria. “Foi muito importante a participação do secretário de Educação, pois não existe construção de uma política pública de educação sem ouvir o segmento”, completou André do Prado.


 Encaminhamento


 Ao final da audiência, o secretário informou que a partir de 2013 as férias dos professores da rede estadual voltarão a ser de 30 dias, com atribuição em dezembro. André do Prado ficou satisfeito com a notícia e a categoria saiu mais aliviada da audiência. “Conseguimos abrir este diálogo com a Secretaria de Educação e as negociações acabaram dando certo”, comentou o deputado.


 Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado

Deputado André do Prado consegue R$ 840 mil para recuperar estrada de Igaratá

André e Elzo.jpg
Município é beneficiado com recursos do Programa Melhor Caminho
Nesta quinta-feira, 01, o deputado André do Prado acompanhou o prefeito de Igaratá, Elzo Elias, na assinatura de convênio do Programa Melhor Caminho, na Secretaria da Agricultura e Abastecimento. Com valor total de R$ 840 mil, a liberação permitirá a recuperação e melhoria de 7 km da Estrada Municipal da Água Branca, que liga o bairro da Água Branca até o Village.
Para o deputado André do Prado, que auxiliou o município na liberação dessa verba, a obra é necessária para oferecer mais segurança e conforto para os moradores da região. “Trabalhamos para que a cidade fosse incluída neste programa e recebemos mais este investimento do Governo do Estado. O recurso vem em boa hora porque a Estrada da Água Branca precisa estar em boas condições, pois é uma importante via de ligação entre a área rural e a área urbana”, comemorou o parlamentar.
O prefeito Elzo Elias tem buscado parcerias para melhorar a qualidade de vida da população e transformar a situação de quem precisa dessas estradas. “Essa é uma parceria importante de Igaratá com o Estado, viabilizada pelo deputado André, afinal devido às chuvas, as estradas ficam prejudicadas e precisam de manutenção. Estamos facilitando o acesso e garantindo o desenvolvimento”, salientou o prefeito Elzo que agradeceu a André do Prado pelo apoio e empenho em prol do desenvolvimento de Igaratá.


 PROGRAMA MELHOR CAMINHO
O programa Melhor Caminho tem como objetivo conservar as estradas rurais não pavimentadas para proporcionar ao morador o transporte seguro, estimulando o desenvolvimento e o acesso à educação, saúde, abastecimento e lazer dos centros urbanos, melhorando a qualidade de vida da população.


“O Melhor Caminho tem contribuído sobremaneira para o desenvolvimento dos municípios e permitindo o tráfego o ano todo. Por isso, também apresentei a Secretaria de Agricultura a importância do programa para os municípios da região do Alto Tietê. Assim, toda a nossa região estaria contemplada com a melhoria de estradas rurais", declarou Prado.



 Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado Estadual André do Prado

Brasília Câmara fará homenagem ao Dia da Bíblia

Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) será prestigiada pela marca de 100 milhões de exemplares impressos
Divulgação

Roberto de Lucena é autor da sessão solene
A Câmara dos Deputados realizará, na próxima segunda-feira, dia 5, uma sessão solene em homenagem ao Dia da Bíblia, comemorado no segundo domingo de dezembro. O evento ocorrerá no Plenário da Câmara, em Brasília (DF), às 10 horas, e também vai celebrar a marca de 100 milhões de Bíblias impressas pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). 
A entidade será representada por seu presidente de honra, Aldo Fagundes, que entregará à Câmara dos Deputados um exemplar da Bíblia comemorativa desta conquista. Esta edição é composta por duas traduções: a histórica Tradução Brasileira, de 1917, a primeira a ser feita totalmente no Brasil; e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, lançada no ano 2000 e pioneira ao trazer o conteúdo bíblico em uma linguagem mais simples.


A sessão solene, de autoria do deputado federal Roberto de Lucena, será transmitida ao vivo pela TV Câmara para todo o Brasil e também via Internet, pelo site www.camara.gov.br. A expectativa é de que o evento seja prestigiado por autoridades do governo, civis e religiosas, além de representantes de igrejas.


O número de 100 milhões de Bíblias foi contabilizado desde 1995, quando a Gráfica da Bíblia, instalada na Sede Nacional da SBB, em Barueri (SP), foi inaugurada. Desde então, a unidade representou um divisor de águas na produção, encadernação e distribuição de literatura bíblica no Brasil. Hoje, constitui-se um dos maiores centros produtores de Bíblias do mundo.


Fonte:Mogi News

"OAB Vai à Escola" faz 20 meses de atividades

Os primeiros 20 meses de atividades do projeto "OAB Vai à Escola" serão comemorados nesta terça-feira, na Casa do Advogado, com a entrega de certificados pela participação de diferentes segmentos da comunidade no programa voltado principalmente para a valorização da cidadania e da democracia. Segundo informa o presidente do projeto, advogado Ademir Falque, secretário-adjunto da 17ª Subseção de Mogi da OAB, desde março do ano passado até agora foram realizadas palestras em 20 escolas e indústrias, alcançando algo em torno de 6 mil crianças. Bullying, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência, Direito do Trabalho e do Consumidor foram alguns dos temas abordados pela equipe que durante a maior parte do tempo contou com a participação de cinco advogados, três psicólogos, duas enfermeiras, um policial civil e um médico, que se revezavam nas visitas, dependendo do tema solicitado pela diretoria de cada escola. Cada palestra durava, em média, uma hora e meia, já incluído tempo destinado ao debate, invariavelmente provocado pelos próprios estudantes. O bullying foi o tema campeão da primeira fase do trabalho, que contou com o apoio da Diretoria Regional de Ensino e que deverá prosseguir durante o próximo ano. Escolas, diretores, coordenadores, palestrantes, imprensa e outros colaboradores deverão receber o diploma no próximo dia 6, a partir das 19 horas.


Aeroporto


O deputado federal Junji Abe (PSD) tem audiência marcada para as 10 horas de terça-feira com Ricardo Rodrigues Volpi, atual superintendente do Departamento Aeroportuário do Estado de São Paulo (Daesp). Vai apresentar Mogi das Cruzes como Cidade candidata a receber o novo Aeroporto Metropolitano da Grande São Paulo. Junji tem visitado gabinetes de Brasília cumprindo idêntica missão.


Empresa


A Superintendência de Relação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Secretaria de Aviação Civil autorizou, ontem, o funcionamento da Ouro Branco Táxi Aéreo Ltda, com sede em Mogi, como empresa exploradora do serviço de transporte aéreo público não regular, na modalidade de táxi aéreo por 12 meses. Tal exploração fica condicionada à outorga de autorização operacional pela Anac.


Promotores


O Ministério Público de Mogi das Cruzes terá dois novos integrantes. O procurador-geral de Justiça do Estado, Fernando Grella Vieira, promoveu por merecimento Carlos Eduardo da Silva Anapurus, que atuava como 2º promotor de Justiça de Ubatuba (entrância intermediária) para o cargo de 5º promotor de Mogi. Também por merecimento, Adolfo Sakamoto Lopes, 7º promotor de Suzano (entrância final) foi promovido para 8º promotor de Mogi.


Assistente


O advogado mogiano José Beraldo deverá atuar como assistente da Promotoria no júri do jogador de futebol, Janken Ferraz Evangelista, acusado de matar a facadas, em março de 2009, a jovem Ana Cláudia Melo da Silva por ciúmes e levar seu filho para a Bahia. O julgamento ocorrerá segunda e terça próximas, no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo.


Corrigindo


O comandante do CPAM-12, coronel Imperatriz, informou à coluna que a viatura estacionada em local irregular, mostrada ontem na seção "Cotidiano" não pertence à Polícia Militar, mas à Polícia Científica.


Fonte:O Diário de Mogi

Juiz defende criação da 4ª Vara

Mariana Leal
"Nós já precisamos da 4ª Vara". A afirmação é do juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Mogi das Cruzes e diretor do Fórum, Daniel de Paula Guimarães, em entrevista exclusiva a O Diário. O magistrado revela que o número de processos cuidados pelas três varas mogianas excede o estipulado por lei e que, por ano, a demanda chega a 6 mil, quando deveria ser de 4,5 mil. No entanto, para que a nova jurisdição seja instituída, "depende de leis e política", explica. A adesão parcial dos juízes mogianos à paralisação nacional, realizada anteontem, em todo o País, aconteceu em respeito à sociedade. "Entendi que, realizando as audiências, atingiria o objetivo principal, que é a sociedade. Quem interrompeu as atividades fez por necessidade, por causa da mobilização. O objetivo foi mostrar à população nossas reivindicações, que vão além de aumento salarial. Queremos o que está previsto em lei e também na Constituição Federal", destaca.




Como aconteceu a paralisação ontem? Mogi das Cruzes aderiu à causa?


Foi um movimento nacional e envolveu os juízes do trabalho e a magistratura geral de todo o País. Em Mogi das Cruzes houve uma adesão parcial, com o juiz substituto da 1ª Vara do Trabalho. Os titulares da terceira e da segunda, que sou eu, não pararam. As audiências foram realizadas normalmente, conforme a pauta, não houve adiamento.




E quanto às reivindicações?


Apesar de não ter paralisado, a reivindicação é a mesma. Há uma lei, de janeiro de 2006, que determina a recomposição dos vencimentos da magistratura, que também é prevista na Constituição Federal. O que acontece é que o Poder Executivo vem, reiteradamente, descumprindo esta lei. Então, nós não tivemos reajustes neste ano. Queremos deixar bem claro que não estamos reivindicando aumento de salário, e sim a reposição dos vencimentos, cuja perda hoje já é de 25% em cima da inflação.




Novas paralisações são possíveis?


Não. Na verdade, a paralisação tem um motivo, para a valorização da magistratura. O Brasil tem três poderes: o Executivo, Legislativo e o Judiciário e os magistrados são membros de poder, mas que vêm sendo desrespeitados com relação às suas garantias por conta do Executivo. Então, o movimento é de valorização da magistratura e a paralisação foi ontem (anteontem) apenas para que haja um entendimento da população. A maior parte da população não entende o Judiciário, imagina que os juízes têm investimentos elevados, poucos trabalhos, quando na verdade é o contrário. Cada juiz trabalha pelo menos 10 ou 12 horas por dia, isso é sistemático. E os vencimentos não são tão elevados, além do que, defasados pela ausência da recomposição dos índices inflacionários.




A paralisação comoveu?


Os efeitos eu ainda não poderia afirmar. Mas, pelo menos, posso garantir que houve a demonstração de uma magistratura unida e forte em torno dos seus direitos.




Se Mogi aderisse, quantas audiências sofreriam?


Se fosse uma paralisação total em Mogi teríamos cerca de 60 audiências não realizadas, uma média diária das três varas. Ontem (anteontem), só na 2ª Vara foram realizadas 15 audiências. Começamos a pauta às 13 horas e terminamos às 18h10.




Além da reivindicação de reposição de vencimentos existe também o pedido por novas varas?


Sou juiz em Mogi há 12 anos e a Cidade hoje é totalmente diferente daquela que encontrei quando cheguei aqui, no dia 7 de janeiro de 1999. O parque industrial cresceu, o parque comercial cresceu, a população cresceu. A Justiça do Trabalho é a primeira que reflete este crescimento, porque quando há crescimento econômico há também possibilidade de empregos e de mão de obra. A Justiça do Trabalho é o primeiro termômetro do crescimento ou do esfriamento da situação econômica do local. Mogi tinha uma vara só. A segunda foi criada em 1998 e a terceira em junho de 2006. Hoje nós já precisamos da 4ª Vara, porque cada magistrado recebe mais de 2 mil processos por ano e a lei fala em 1,5 mil para cada. Três juízes têm 4,5 mil. Quatro, 6 mil processos. Então estamos com mais de 6 mil por ano para cada juiz. Todos nós estamos absurdamente sobrecarregados.




Existe previsão para esta nova jurisdição?


Não. A criação de vara, quando há este acréscimo de processos, depende de leis, de política. E como eu disse, hoje o Legislativo e o Judiciário da União não olham para o Judiciário com a atenção que deveriam. Uma 4ª Vara para Mogi das Cruzes é necessária, mas é algo para médio prazo em diante. Não haveria a menor possibilidade disso ocorrer a curto prazo.




Com este volume de processos, qual é o tempo de espera por uma sentença?


Cada um de nós, juízes daqui, realizamos de 15 a 18 audiências por dia e julgamos 20 sentenças por semana. Temos uma sobrecarga de trabalho de, em média, 10 horas por dia. Isso para fazer com que o processo espere três meses, no máximo. Não é muito, mas nós temos que entender o seguinte: não são duas partes brigando e sim que querem a solução do problema. Existe a angústia do cidadão e a necessidade do Judiciário dar a resposta para a sociedade. E os juízes, de uma maneira geral, estão imbuídos disso, são os vocacionados que sabem que a função é pública. Por isso, fazemos o possível e, às vezes, até o impossível para que esses objetivos sejam alcançados.


Fonte:O Diário de Mogi

Região tem 16 acidentes químicos

MARA FLÔRES
A Região respondeu por 8,8% das 184 emergências químicas atendidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) no ano passado nas 34 cidades que pertencem à Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) do Alto Tietê, a qual engloba a Região Metropolitana de São Paulo. O dado integra o Relatório de Emergências Químicas de 2010, divulgado ontem e que aponta um total de 461 ocorrências registradas em todo o Estado de São Paulo. Os 16 acidentes ambientais identificados nos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano equivalem a 3,5% da soma geral do ano passado e fizeram 115 vítimas, o segundo maior percentual entre as cidades atendidas.


Na Região, Itaquaquecetuba e Suzano contabilizam o maior número de emergências químicas, com seis e cinco ocorrências, respectivamente, que exigiram intervenção da Cetesb. Arujá e Mogi das Cruzes tiveram dois casos e, Poá, um registro. Os problemas decorreram, principalmente, do transporte de produtos químicos e de vazamentos de produtos inflamáveis, os quais geraram contaminações na água, ar, flora e solo.


O relatório da Cetesb dá destaque especial, inclusive com fotos, para a emergência decorrente do rompimento de um duto transportando gasolina no Bairro do Rio Abaixo, em Mogi das Cruzes, região próxima da Volta Fria. A ocorrência foi em setembro de 2010 e causou o vazamento de 180 mil litros de combustível, atingindo o solo, flora, fauna e água. Segundo a publicação, diversas famílias precisaram ser evacuadas, num total de 31 pessoas, em razão do risco de inflamabilidade e do intenso odor que se propagou pela Região. O acidente exigiu a mobilização de técnicos da Cetesb e da Transpetro, responsável pelo duto, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura, Polícia Ambiental e Delegacia de Polícia.


Apesar da gravidade e da necessidade de remoção de famílias, o acidente não causou nenhuma vítima. No entanto, até hoje as famílias que moram nas proximidades do local do vazamento do duto enfrentam dificuldades e estão impedidas de utilizar a água dos poços, por exemplo.


A Transpetro, subsidiária da Petrobrás, foi multada em cerca de R$ 130 mil e está obrigada a fazer uma investigação detalhada do solo e das águas para mapeamento da pluma subterrânea contaminada, que vai indicar a profundidade do subsolo atingida.


Os dados do primeiro relatório apresentado pela Transpetro após o acidente indicaram que o vazamento de combustível atingiu de três a quatro hectares da várzea do Rio Tietê na região da Volta Fria. Isso significa que a contaminação do solo e da água subterrânea pode ter comprometido uma área de até 40 mil metros quadrados, o equivalente a quatro campos de futebol.




Vítimas


As 115 vítimas contabilizadas no Alto Tietê foram todas em uma única ocorrência, registrada em abril na cidade de Suzano. Um vazamento de gás num condomínio do Bairro Jardim Fernandes gerou a contaminação do solo e do ar, causando problemas para a população que vive na localidade.


Os dados de 2009 mostram quem o Alto Tietê também registrou 16 emergências químicas, com a diferença de que nesse ano foram apenas duas vítimas e um total de 177 ocorrências na Região Metropolitana.




Região


As ocorrências registradas no Alto Tietê em 2010 envolveram transporte rodoviário, indústria e postos de combustíveis. Os principais produtos que geraram emergências foram resíduo oleoso, borra de alumínio, tinta, óleo diesel, ácido, hidrogênio, gás e gasolina.


A Região também aparece na classificação de ocorrências registradas nas principais vias terrestres do Estado nos últimos três anos. O destaque, no caso, ficou com a Rodovia Índio Tibiriçá, que liga Suzano ao ABC, e que contabilizou três ocorrências entre 2008 e 2010, sendo duas delas no último ano.


De acordo com a Cetesb, a Região Metropolitana, da qual o Alto Tietê faz parte, registra o maior número de emergências químicas, o que se justifica pelo fato de ser muito populosa e industrializada. O objetivo do levantamento é subsidiar ações para identificação,m prevenção, mitigação e redução dos problemas à saúde da população e ao meio ambiente.

Fonte:O Diário de Mogi

Chuva exige “estado de atenção”

SABRINA PACCA
A Prefeitura de Mogi das Cruzes colocou a Cidade em estado de atenção, até o dia 31 de março de 2012, por conta das chuvas que ocorrem normalmente neste período. Ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) anunciou a Operação Verão, que envolve uma equipe de 300 pessoas, entre Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e funcionários das demais secretarias municipais.


Bertaiolli garantiu que "Mogi entra no período de chuvas, muito bem estruturada" e lembrou que, durante todo este ano, a Administração realizou uma série de ações preventivas para assegurar que os efeitos dos temporais serão menores do que em anos anteriores.


"Este será o primeiro verão que enfrentaremos sem que haja áreas de risco no Jardim Layr, por exemplo, que está totalmente reurbanizado e sem encostas. Também precisamos destacar as obras de canalização do Córrego dos Canudos. Será a primeira vez que não teremos enchentes na Região de Braz Cubas e lá retiramos 110 famílias que moravam nas áreas ribeirinhas", destacou o prefeito.


O secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, mostrou as ações que foram feitas durante o ano para minimizar os problemas causados pela chuva. Segundo ele, houve a limpeza de valas e córregos em diversas localidades para aumentar a drenagem da água, como nos córregos Oropó, Botujuru e Ipiranga e no Rio Jundiaí. O secretário informou, também, que os funcionários realizaram a limpeza de bueiros, troca de tampas e de grelhas em vias de César de Souza, Jundiapeba e área central, além de outros bairros. "No Nova Bertioguinha, por exemplo, quando fizemos a limpeza, encontramos até pedaços de geladeira no bueiro", lembrou Ferreira.


Quanto à sujeira que é jogada nos rios e córregos pela própria população, Bertaiolli fez um apelo para que os mogianos evitem despejar lixo nas vias. "Precisamos ter na população um parceiro contra as enchentes e é preciso que todos se conscientizem que o lixo que é jogado na rua vai parar nos bueiros, que acabam entupindo e extravasando a água de volta para a via", disse o prefeito, salientando que há previsão de multa para quem for pego em flagrante jogando lixo em terrenos, ribeirões ou mesmo nas ruas.


Em outras localidades, como no Botujuru e na Rua Senday, na Ponte Grande, que sempre sofreu com as fortes chuvas de verão, a Prefeitura informou que fez a implantação de galerias de águas pluviais para melhorar o escoamento. Árvores também foram podadas para evitar que as folhagens entupam as galerias ou que galhos velhos caiam em cima de carros e pedestres.


Fonte:O Diário de Mogi

AACD de Mogi seleciona médicos


LOCAL Unidade mogiana da AACD será entregue hoje, às 11 horas


DANILO SANS
A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) seleciona médicos para reforçarem a equipe do novo Centro de Reabilitação da entidade, que será inaugurado hoje, às 11 horas, no Rodeio. As vagas em aberto são para fisiatra, ortopedista, urologista, neuropediatra, neurocirurgião e pediatra. Os atendimentos começam a ser realizados a partir de segunda-feira. A capacidade inicial da unidade é para até 104 procedimentos diários.


No quadro de funcionários, a unidade mogiana já conta com dois


fisioterapeutas de solo, dois fisioterapeutas de água, dois fonoaudiólogos, dois terapeutas ocupacionais, dois psicólogos, dois pedagogos, um assistente social e pessoal administrativo. Após a realização do processo seletivo, o centro deverá contar com 37 funcionários.


Mesmo com alguns profissionais ainda por vir, o gerente do centro de reabilitação, Fabio José de Souza, diz que a unidade deve funcionar em sua plenitude. "A gente conta com diversos profissionais em São Paulo que estão à disposição, caso haja necessidade do pessoal do corpo clínico já nestes primeiros dias de funcionamento", conta.


Apesar de garantir que todos os pacientes de Mogi das Cruzes e Região, que já estavam em tratamento pela AACD de outras cidade, irão começar a ser atendidos nesta fase inicial, ele já prevê fila de espera. "O pessoal daqui eu sei que será atendido, mas a demanda vai aumentar bastante, já que outras instituições também devem encaminhar pacientes para cá", fala.


Quem quiser iniciar o tratamento na AACD precisa antes passar pela avaliação de um médico. Conforme explica uma das fisioterapeutas de solo, Sheila Evangelista, "é este médico que irá encaminhar a pessoa para o tratamento na AACD". Na entidade, ele ainda passa pela avaliação do corpo clínico, que decide o melhor tipo de tratamento e, por fim, por uma avaliação  multidisciplinar, chamada de global. "Ele passa por uma equipe de 


profissionais, cada um de uma área, que irá verificar em quais tratamentos o paciente deverá ser encaixado", conta.


Cada sessão dura cerca de 40 minutos. Dependendo do tratamento, o paciente pode ter de realizar até duas sessões seguidas da mesma terapia. "A gente tenta sempre colocá-lo para fazer todos os tipos de tratamento no mesmo dia, para que ele não precise vir mais do que duas vezes por semana até o centro de reabilitação", conta a fisioterapeuta.


Como o terreno tem 5.298 metros quadrados (m²), mas apenas 1.028 m² de área construída, o centro de reabilitação tem ainda espaço para se expandir. "Isso vai crescer muito ainda. Para o futuro, a gente vai poder aumentar a capacidade de atendimento a ainda contar com uma oficina aqui de manutenção de próteses e órteses", prevê Souza, gerente da unidade mogiana.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são esperadas 340 consultas médicas e 1,7 mil terapias mensais no centro de reabilitação de Mogi das Cruzes, que fica na Rua Pedro Romero, 241, no Rodeio. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira das 8 às 18 horas e às sextas-feiras das 8 às 17 horas.


Mais informações sobre a seleção podem ser acessadas no site www.aacd.org.br.


Fonte:O Diário de Mogi

Paulinho ataca PT e eleva crise


HISTÓRIA Paulinho lembrou que o PDT foi o primeiro partido aliado a apoiar Dilma para Presidência


BRASÍLIA
As relações entre o PT e o PDT azedaram de vez. Um dia depois de o presidente do PT, Rui Falcão, dizer que há "aparelhamento" do Ministério do Trabalho, comandado por Carlos Lupi, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) não escondeu o incômodo e partiu para o contra-ataque.


"O PT quer tirar o Lupi a fórceps", disse ele. Presidente da Força Sindical, Paulinho, como é conhecido, lembrou que o PDT foi o primeiro partido aliado a apoiar Dilma Rousseff na disputa pela Presidência, no ano passado. Sugeriu, porém, que seu partido pode virar as costas para o PT na eleição para a Prefeitura de São Paulo, em 2012.


"Estamos a 10 meses das próximas eleições. Será que Rui Falcão já está desprezando o eventual apoio da central e do partido em São Paulo?", provocou o deputado, que pode concorrer à sucessão do prefeito Gilberto Kassab, numa referência à candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad.


Na entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", publicada ontem, Falcão disse que não deveria haver representação das centrais sindicais nas delegacias regionais do Trabalho. Foi mais longe: criticou a concessão de cartas sindicais "sem critério" e defendeu o fim do imposto sindical.


Fonte:O Diário de Mogi

Conquista Cidade ganha hoje o Centro de Reabilitação da AACD

Mogi foi escolhida para receber uma nova unidade da AACD durante o Teleton 2010
Daniel Carvalho

Centro de Reabilitação da AACD fica no Rodeio, numa área de 5 mil metros quadrados. Salas já receberam todos os equipamentos para o atendimento a partir de segunda
A Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) inauguram hoje, às 11 horas, o Centro de Reabilitação Luiz Roberto Barradas Barata, que fica na avenida Pedro Romero, nº 241, no Rodeio. A nova unidade, que receberá o nome do ex-secretário estadual de Saúde, falecido em 2010, irá realizar 104 atendimentos por dia, segundo informações divulgadas ontem pela Prefeitura. A expectativa é de que receba pacientes dos 11 municípios que integram o Alto Tietê e regiões mais distantes da capital paulista. 
Definida como cidade para receber uma nova unidade da AACD durante o Teleton 2010, Mogi das Cruzes está pronta para iniciar o atendimento. "É uma enorme satisfação contar com o apoio da sociedade para inaugurar mais um Centro de Reabilitação, que terá o mesmo padrão de qualidade já conhecido da AACD em outros centros pelo Brasil, facilitando a vida das pessoas da região que precisam deste tipo de tratamento", afirma o presidente voluntário da entidade, Eduardo de Almeida Carneiro. 
A cidade foi indicada por manifestar interesse em ter uma instituição na localidade, preencher os requisitos solicitados e ter uma população que comporta a instalação de um centro de reabilitação. Além disso, a prefeitura doou o terreno, assumindo também o compromisso de custear as atividades. Mogi das Cruzes disputou o direito a sediar uma unidade da AACD com 40 municípios.


"Mogi das Cruzes foi presenteada ao ser escolhida para sediar uma nova unidade da AACD e nosso município vem comemorando esta conquista com grande alegria. Afinal, trata-se de uma entidade reconhecida pela excelência de seu trabalho e pelo cuidado carinhoso e profissional dispensado às crianças deficientes físicas", afirmou o prefeito, Marco Bertaiolli, acrescentando que a inauguração da unidade mogiana é a concretização de um sonho. "É também a certeza de atendimento próximo para quem mora em nossa cidade e também nos municípios vizinhos", completa. A Corrente do Bem, criada para retribuir esta conquista, arrecadou e entregou R$ 300 mil na edição 2011 do Teleton.


Localizada num terreno de 5.298 m² e com 1.028 m² de área construída, a AACD Mogi das Cruzes terá 22 salas de atendimento, além de espaços de convivência, administrativo e de apoio. 
Seu atendimento contempla as seguintes especialidades: Paralisia Cerebral, Lesão Medular, Lesão Encefálica Adquirida Infantil e Adulto, Mielomeningocele, Má-Formação Congênita, Amputados, Doenças Neuromusculares e Poliomielite. A nova unidade iniciará atendimento na segunda-feira. Funcionará de segunda a quinta-feira, das 8 às 18 horas, e às sextas-feiras, das 8 às 17 horas. 
Ontem, o Mogi News mostrou as instalações do Centro de Reabilitação, como as salas e os equipamentos que serão colocados à disposição dos pacientes a partir de segunda-feira.


Fonte:Mogi News

Operação Verão Mogi fica em estado de atenção durante verão

Equipes estarão em alerta para monitorar as áreas que apresentam risco de deslizamento e de inundação e os pontos de alagamento já mapeados
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

Prefeito Bertaiolli garantiu que Mogi está preparada para chuvas
Até o dia 31 de março de 2012, Mogi das Cruzes permanecerá em estado de atenção em razão da incidência de chuvas e temporais, comuns na época do verão. Ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) assinou o decreto 12.025/2011 que estabelece o Plano de Contingência da Operação Verão 2011/2012 no município. 
Na prática, cerca de 300 funcionários de várias secretarias da administração municipal estarão em alerta para monitorar as seis áreas que apresentam risco de deslizamento, onde vivem 83 famílias, além das outras seis áreas de risco de inundação e outros 27 pontos de alagamento mapeados pela Defesa Civil.


Segundo o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Segurança, que deverá coordenar a operação, 83 famílias moram em áreas de encostas, que apresentam riscos de deslizamento. As áreas ficam nos bairros Rodeio, Vila Nova União, Residencial Itapeti, Vila São Paulo, Botujuru, Jardim Margarida e Jardim Piatã I.


Outras 1.252 famílias moram em áreas com grande risco de inundação, porque as residências estão muito próximas da calha dos rios Tietê e Jundiaí. Há ainda outros 27 pontos principais de alagamento identificados, que podem prejudicar o comércio e o trânsito. 
O prefeito afirmou que a cidade está preparada para enfrentar o período de chuvas. A previsão para este ano é de uma incidência de chuva menor do que foi registrado em 2009. Se cair uma média de 36 milímetros de chuva em um período de 24 horas, o volume não deve trazer problemas para a cidade. O plano Operação Verão estabelece que, após uma ocorrência, as equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Serviços Urbanos, Corpo de Bombeiros e Assistência Social se mobilizem em até 10 minutos. Além disso, as áreas com maior risco serão monitoradas 24 horas.


"Com a assinatura deste decreto que tem como objetivo diminuir o risco da cidade entrar no estado de calamidade pública por causa das chuvas, podemos garantir que Mogi está estruturada, preparada para enfrentar os excessos de chuva", destacou o prefeito. 
O prefeito também destacou a importância da realização de ações preventivas durante o ano com o objetivo de diminuir os estragos causados pela chuva. Uma delas é a retirada das famílias que moravam em área de encosta no Jardim Lair, e também na beira do rio Jundiaí. 
Outra ação importante foi o alargamento da calha do córrego Ipiranga, que passou de uma vazão de 16 metros quadrados a 38 metros quadrados. 
"Mais do que dobramos o tamanho da calha, e isso vai diminuir, se não eliminar, o alagamento na área da praça da Bíblia, no centro da cidade", afirmou Bertaiolli. 
Também destacam-se a canalização do córrego Canudos, em Brás Cubas, e as ações de limpeza, remoção e desassoreamento de rios e córregos durante todo o ano. "Primeiro, aplicamos medidas corretivas ao longo de todo o ano. Se estas medidas não forem suficientes para conter o volume de chuva, colocaremos em prática o plano de contingência. No período em que a cidade estiver em estado de atenção, a questão da chuva será prioridade de atendimento. Temos certeza que não voltaremos a ter problemas iguais a março de 2005, quando registramos o pior alagamento na área central de Mogi, porque fizemos investimentos e um longo trabalho para mudar isso", concluiu Nepomuceno.


Fonte:Mogi News

conferência Ouvidoria será mais divulgada, diz prefeito

Bertaiolli sugere que a população também faça críticas e sugestões por meio do canal de comunicação
Luana Nogueira
Da Reportagem Local

No primeiro dia da conferência, ontem, autoridades municipais e do Judiciário discutiram várias ações sobre transparência pública
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) pretende ampliar a divulgação da Ouvidoria Municipal para que os cidadãos possam fazer, além de reivindicações, sugestões e críticas sobre o município. O anúncio foi feito ontem pelo chefe do Executivo, no primeiro dia da Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, que prossegue hoje com o objetivo de debater ações que podem ser colocadas em prática para aproximar a comunidade da vida administrativa do município.


A Ouvidoria é uma das formas de tornar mais estreita a relação da Prefeitura com a população. "O órgão tem feito o acompanhamento de toda a administração municipal. É o canal de comunicação entre o poder público e o cidadão. Devemos fazer mais divulgação deste canal para que as pessoas não liguem apenas para fazer reclamações, mas para participar, propor, discutir propostas, elogiar e protestar", indicou Bertaiolli.


Outro instrumento que existe na cidade para integrar o poder público com os mogianos são os conselhos municipais. "São grupos que acompanham a atuação de determinadas áreas específicas. Esta conferência chama a população para despartidarizar a discussão", argumentou.


A Conferência ocorre no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) e ontem contou com a participação do secretário de municipal de Finanças, Robson Senzialli e do desembargador Jefferson Moreira de Carvalho. O desembargador Walter Cruz Swensson, além da procuradora do Estado, Sueli Mitie Kussano, irão palestrar hoje a partir das 9 horas. O intuito da conferência, aberta para o público em geral, é reunir pessoas interessadas na gestão pública.


Bertaiolli destacou que o evento é uma ferramenta de fiscalização para todas as esferas dos poderes. "O primeiro objetivo do evento é cumprir uma determinação federal que estabelece que os municípios devem realizar conferências de transparência pública. Destas conferências, serão eleitos delegados para participar da reunião pública estadual e dela eleger representantes para a debate público federal. De forma que o conselho federal acompanhe os atos do governo federal, o conselho estadual acompanhe os atos do governo estadual e o municipal os atos da Prefeitura de Mogi", explicou.


O prefeito acredita que com a participação popular, diversos problemas possam ser resolvidos. "Temos de incentivar a participação popular. Se tivermos uma administração pública discutida pelas pessoas com conhecimento e especificidade, a transparência dá respaldo para que acabemos com todos os casos de desvios, de corrupção e de falta de comprometimento".


Carvalho afirmou que a conferência é uma forma de engajar a sociedade na administração de Mogi. "A primeira ideia do evento é chamar a sociedade para exercer a cidadania. Esta participação não deve ser apenas em época de eleição, a comunidade deve acompanhar a administração municipal em todos os seus atos", destacou.


Fonte:Mogi News

Saúde Ale Rocha recebe novos pulmões em transplante

Seis anos depois de descobrir que tinha uma doença rara e de passar por várias dificuldades, o jornalista fez o procedimento no Instituto do Coração
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Problema de saúde de Ale Rocha ficou conhecido por causa de uma campanha de grande repercussão nas redes sociais
O jornalista Ale Rocha recebeu anteontem um presente de Natal antecipado. Às 14 horas, ele deixou a sala de cirurgia do Instituto do Coração (Incor) com seu novo par de pulmões. Há seis anos, ele descobriu que sofria de hipertensão pulmonar, doença rara, que compromete o funcionamento do órgão. Segundo informações de amigos, ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, mas deve retirar os aparelhos hoje. Ele se comunica por meio de bilhetes com a família e passa bem.


A notícia do transplante do jornalista causou uma grande comoção no Twitter. O tema #AleRochaDay foi um dos assuntos mais comentados durante toda a quarta-feira. Em 2010, o também blogueiro que contribuiu por alguns meses como colunista no Mogi News viu sua saúde virar notícia na região. Ele precisava do remédio Iloprost para seu tratamento, o que gerou uma intensa campanha nas redes sociais e nos meio de comunicação. Por causa da mobilização, o então governador José Serra (PSDB) publicou no Twitter que o jornalista passaria receber o medicamento. 
O transplante de pulmão é um dos mais difíceis de serem realizados, por causa da fragilidade do órgão antes de o procedimento ser concretizado. "O pulmão é o órgão com menor aproveitamento. Apenas de 2% a 3% dos que são doados podem ser implantados. Se o doador ficar três ou quatro dias internado, pode pegar uma infecção no pulmão e ele não poderá ser usado. Atualmente, existem cerca de cem pessoas na fila de espera por este transplante em todo Estado de São Paulo", explicou o coordenador estadual de transplantes da Secretaria da Saúde do Estado, Luiz Augusto Pereira.


O médico explicou que os três primeiros meses são o período que mais necessita de atenção. "Fazemos o acompanhamos dos transplantados. Normalmente, a sobrevida dos pacientes que fazem o transplante de pulmão é de 70% no primeiro ano após a cirurgia", acrescentou. Pereira informou que o paciente precisa tomar durante toda a vida medicamentos imunossupressores. Isto garante que o órgão transplantado não sofra rejeição.


Que Deus abençoe a sua vida deixo da parte de Jesus Cristo Isaias 53:2,3,4,5.


Fonte:Mogi News

Limite territorial

Daniel Carvalho/ Maurício Sumiya

Os prefeitos Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e Armando Tavares da Silva (PR), o Armando da Farmácia, entraram em entendimento sobre a questão da divisa entre os dois municípios, Mogi das Cruzes e Itaquá, e vão delimitar a qual cidade pertence cada um dos bairros que fica exatamente entre as duas cidades. Muitas vezes, a indefinição causa confusão, principalmente, para a tributação de impostos, divisão territorial e qual prefeitura é responsável pela melhoria naquele ou neste bairro.


Convênio
O primeiro passo já foi dado com o envio à Câmara de um projeto de lei que autoriza o município de Mogi a celebrar um convênio com Itaquá com a finalidade de promover o ajustamento de responsabilidades administrativas e fiscais nos seus respectivos territórios. 


Oito bairros
Os bairros em questão são: Parque Recanto Mônica, Residencial Novo Horizonte, bairro do Campo Limpo/Jardim Félix e Milton, Vila Augusta e Chácara Águas da Pedra.




Jardim Margarida
A medida vem através de um pedido feito pela Associação de Moradores do Jardim Margarida, a fim de saber e estabelecer a devida competência territorial dos bairros localizados nesta região, bem como a situação jurídica. As prefeituras concluíram que estes bairros encontram-se parcialmente no território de Mogi, mas também estão na área de Itaquá. O projeto delimita quais áreas pertencem ao município mogiano, observando glebas de terreno e loteamentos, e quais serão, de fato, de Itaquá. 
Daniel Carvalho





Amigos do Vasques
O Theatro Vasques, um ícone da cultura em Mogi das Cruzes, comemora 109 anos no próximo dia 6 de dezembro, às 20 horas, e 10 pessoas, que de uma forma ou de outra contribuíram para manter a memória do espaço e a cultura, serão homenageadas. A editora do Mogi News, Marta Vicentin, que há muitos anos respondeu pelo caderno de Cultura e variedades e hoje está na editoria de Cidade, será uma das homenageadas. 




Dama do teatro
"A Marta tem uma história muito próxima com o Theatro Vasques porque sempre cobriu e deu voz a todas as apresentações realizadas", afirmou o secretário de Cultura, professor José Luiz Freire, a respeito da homenagem. Outra homenageada será Clarice Jorge, considerada a dama do teatro mogiano. 


Corte do Momo
Mogi já teve um rei momo japonês, um "palhaço" e até um "magrela". Agora, em 2012, será um rei momo negro, pela primeira vez. O escolhido foi Osmar Cláudio Brandão, de 39 anos e 95 quilos. A surpresa durante a escolha foi a grande quantidade de candidatos: dez. Segundo o secretário de Cultura, para 2012 a corte inteira formada pela rainha e princesas será legitimamente morena. Em anos anteriores, já teve até princesa loira: "Acertamos na mão", comentou à coluna. O concurso ocorreu anteontem à noite. 


Natal na praça
A Secretaria de Cultura está preparando uma megafesta de Natal. A programação começa no dia 13 de dezembro com o Natal Iluminado, na Catedral de Santana, que no ano passado recebeu muitos elogios e este ano continua novamente. Na quarta-feira, dia 14, haverá, em duas apresentações, o teatro infantil a Casa do Papai Noel, na praça Osvaldo Cruz, só para crianças. 


Tem mais
Haverá também a participação do Coral Sou Mais Arte, da Igreja Batista Memorial; na quinta a apresentação ficará por conta da Banda Tal. E às 20 horas do mesmo dia a atração será o show "Elas cantam Roberto Carlos": oito cantoras mogianas vão entoar sucessos do rei. 


Musical
No dia 16, a programação começa às 11h30 com o coral da Apampesp, e às 13h30 uma apresentação musical com o Auto de Natal - um espetáculo cênico e musical. Detalhe: será montado um palco na praça Osvaldo Cruz para que 200 pessoas se revezem e façam uma bela apresentação. Todas as árvores da praça estarão iluminadas com luz verde e será instalado um presépio num dos canteiros.




Barragens
O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável pelas barragens do Alto Tietê, é um dos órgãos mobilizados pelo governo estadual para a Operação Verão 2011/2012. O programa, que se estende até o dia 31 de março, é coordenado pela Defesa Civil Estadual e reúne vários órgãos do Estado e do município, especialmente os de atendimento emergencial, com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais.




Inundações
O DAEE mantém a Sala de Situação de São Paulo em operação 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, e realiza a emissão de mensagens por SMS de alerta para risco de inundações.


Divulgação



Radar
O Radar Meteorológico, que funciona na barragem de Ponte Nova, em Salesópolis, coleta os dados meteorológicos sobre a situação do tempo e os repassa à Sala de Situação, que, em tempo real, processa tudo e transmite as informações aos órgãos de Defesa Civil com informações sobre o nível dos rios e índices de chuvas, dados necessários para a tomada de decisões.


Fonte:Mogi News

Educação Pais recorrem à Justiça para garantir matrícula de seus filhos na escola

Crianças que completam 6 anos de idade depois de 30 de junho não podem ingressar no ensino fundamental
Noemia Alves
Da Reportagem Local

A advogada Núria do Valle entrou com um mandado de segurança na Vara da Infância e Juventude e teve o pedido concedido pelo juiz
Crianças que completam 6 anos de idade depois de 30 de junho não podem iniciar o ensino fundamental, independentemente de seu nível de aprendizado. É o que estabelece a deliberação 73/2008 do Conselho Estadual de Educação e que está gerando muita controvérsia entre juristas e pais de alunos com este perfil, que se sentem prejudicados pela determinação do governo. 
Isso porque, com a resolução, um aluno nascido em 1º de julho de 2006, por exemplo, deverá repetir o ensino infantil, mesmo que termine a última etapa da pré-escola agora, em 2011. Publicada em 2008, a resolução deu prazo para adaptação, que terminou neste ano. Inconformados, muitos pais decidiram recorrer à Justiça para conseguir matricular os filhos no primeiro ano do ensino fundamental, em 2012.


Um dos casos que já teve decisão favorável aos pais, na avaliação de um juiz do Fórum de Mogi, é da dentista T.C.H.S, mãe da pequena M.H.S. Nascida em 24 de setembro de 2007, a menina de 4 anos de idade está matriculada na educação infantil II de um colégio particular da cidade e, em razão do aprendizado obtido neste ano letivo, deveria ser matriculada no infantil III (com 5 anos) e no 1º ano do ensino fundamental no ano letivo de 2013. 
Entretanto, por determinação da Diretoria de Regional de Ensino, o colégio foi impedido de efetuar a matrícula para o ano seguinte, alegando a deliberação do Conselho Estadual de Educação. Com isso, M.H.S teria de repetir o infantil II e, somente em 2013, quando tivesse 7 anos, iniciaria o 1º ano de ensino fundamental. 
"É um absurdo minha filha estudar tudo de novo só por causa da diferença de alguns meses. Seria um retrocesso na educação dela, sem contar a desmotivação que ela teria por ver os amigos indo para outra classe e ela ficando para trás. Se ainda fosse alguma dificuldade de aprendizado por parte dela, tudo bem, aceitaria e ela faria tudo de novo. Mas não é. A própria escola (professoras e coordenadora-pedagógica) afirma que ela tem condições de seguir em frente", comentou T.C.H.S, que recorreu à Justiça.


E foi com base na avaliação dos profissionais da escola e de um laudo com uma psicopedagoga que a advogada Núria do Valle ingressou com um mandado de segurança na Vara da Infância e Juventude do Fórum de Mogi. O pedido, em caráter liminar de urgência, foi avaliado e, em menos de 48 horas, concedido pelo juiz Gióia Perini.


"Os documentos trazidos e o exame de cognição sumária dão conta da boa aparência do direito da impetrante e razoabilidade da sua pretensão", justificou o magistrado em seu despacho. 
"Além da questão financeira (pais terem de pagar por mais 12 meses pelo mesmo serviço), deve ser considerado o fato de que as crianças serão separadas de seus colegas, apesar de terem recebido os mesmos ensinamentos e estarem no mesmo nível de aprendizado; o único critério que as separa é a data de aniversário", comentou a advogada Núria do Valle. Na avaliação dela, a decisão da Secretaria de Estado da Educação é inconstitucional. "Os artigos da constituição falam do direito da educação, sem estabelecer limite de idade. O que a deliberação 73/2008 está fazendo é o oposto, generalizando as crianças, quando, na verdade, cada caso deve ser avaliado individualmente. Tem de ser regulamentação, mas levar em conta que o potencial e o aprendizado são diferentes em cada criança", ressaltou Núria, que representa outros três pais de crianças na mesma situação que M.H.S.


A advogada Anelise de Siqueira Oliveira e Silva, mãe de M.E.S.O.S, de 5 anos, também teve de recorrer à Justiça e ganhou o direito de matricular sua filha no 1º ano do ensino fundamental, no ano que vem. Não fosse pela decisão judicial, a menina, que faz aniversário em setembro, teria de repetir o ensino infantil no próximo ano letivo.


Fonte:Mogi News