domingo, 12 de fevereiro de 2012

Inovador Valtra apresenta novidades


Divulgação

A Valtra, por meio de sua divisão de tecnologia ATS, avança em pesquisas e no desenvolvimento de equipamentos para agricultura de precisão. Durante o Show Rural Coopavel 2012, que ocorreu entre 6 e 10 de fevereiro, a empresa apresentou um conceito inovador que tem como objetivo otimizar o sistema de plantio de grãos, garantindo eficiência em todas as etapas de cultivo.


Fonte:Mogi News

Osny Garcez Girão o talento de fazer da vida uma festa


O colunista social do Diário do Alto Tietê (DAT) prova que, com força de vontade e uma certa dose de loucura, sempre é possível driblar o impossível
Carla Fiamini
Da Reportagem Local

Já na infância, Osny Garcez Girão chamava a atenção por seu carisma. De longe, sempre foi o mais descontraído entre os amigos, os parentes e os colegas de classe. Nunca teve receio de questionar, nem de aprender e, apesar dos poucos recursos de sua família, foi programado para dar valor à vida.


Hoje, ao reunir no Clube de Campo de Mogi das Cruzes a sociedade do Alto Tietê na segunda edição de sua "Uma Noite em Hollywood - A Calçada da Fama", o colunista relembra que começou a driblar os obstáculos que teimavam em atrapalhar seus planos aos 11 anos. Foi guardador de carros em Poá, ajudante de tapeceiro, trabalhou em feira livre, mas nunca deixou de ir à escola. Bom aluno, foi indicado por um professor para uma vaga de aprendiz num banco. 
Assim, conseguiu pagar o curso técnico em Contabilidade e arrumar emprego na Indústria Brasileira de Artigos Refratários (Ibar). Com um salário melhor, fez cursos de cabeleireiro e de maquiagem e se tornou um dos profissionais da beleza mais requisitados de Suzano e região. 
Daí para as editorias sociais foi um pulo. Estreou no jornal Diário de Suzano em 1989, aperfeiçoou-se no extinto A Hora, entre 2003 e 2004, e foi no Diário do Alto Tietê, em novembro de 2006, que passou a amadurecer a carreira como colunista, que, como diz, está apenas começando. Um grave acidente automobilístico em 1984 e o nascimento de Kadú, há sete anos, incrementam a biografia de lutas de Osny, que atribui suas conquistas ao apetite que tem de ir sempre além. 


Fonte:Mogi News

Dinamismo TV Mogi News: dois anos de evolução


Apesar do curto espaço de tempo, a empresa caçula do Grupo Mogi News de Comunicação já conquistou uma grande fatia do mercado no qual atua

"O grande destaque da nossa produção é o foco em Mogi das Cruzes"
Sidney Moraes Diretor-presidente
Democratizar a informação e acabar com os monopólios. Esse é o caminho natural trilhado pelo Grupo Mogi News de Comunicação há mais de três décadas - linha também seguida pela TV Mogi News, a mais nova dentre as empresas do grupo.


"Quando idealizamos a TV Mogi News, que surgiu de um embrião na Web TV, pensamos em priorizar a cobertura e o foco em Mogi das Cruzes e, na medida em que a rede da NET fosse se expandindo, também seguiríamos este caminho. E os planos continuam nessa direção, pois a NET tem planos arrojados", diz o diretor-presidente do Grupo Mogi News, Sidney Antonio de Moraes. 
"Hoje ocupamos uma média de sete horas por dia no canal NET Cidade, com uma programação diversificada, em uma TV que está em constante crescimento e evolução", avalia. "São dois telejornais exibidos ao vivo diariamente e mais cinco programas semanais, cada um com um foco, o que torna a nossa produção uma das maiores da região, e toda feita pela nossa equipe", completa Moraes.


Uma das perguntas que sempre fazem para o empresário é se a TV Mogi News vai para uma emissora aberta. E ele responde: "Em 2008, criamos uma Web TV, um ano depois uma programação para a TV a cabo, que agora completa dois anos. O futuro está totalmente aberto para nós, existem muitos caminhos, muitas plataformas. Estudamos todas as possibilidades e a TV aberta é uma delas", frisa. 
Moraes se lembra de outro exemplo, já existente no grupo. "O jornal Mogi News impresso passou de semanal a bissemanal, trissemanal e diário, como o mercado esperava. Isso é muito bom, a livre concorrência é salutar. Ganha o público em geral, ganham as empresas anunciantes e as agências, ganham as cidades e todo o Alto Tietê", avalia.


Conteúdo
Uma das integrantes do Conselho de Programação, a vice-presidente do Grupo Mogi News, Sonia Massae de Moraes, conta que a preocupação constante é ter programas diversificados, tanto editorialmente quanto em seus formatos, e que atendam à expectativa do público, com uma linguagem clara e objetiva. 
Um dos trabalhos no conselho é, justamente, promover a cultura de Mogi e região e cuidar do conteúdo com finalidade não só informativa, mas também educativa, artística, cultural e científica: "Nosso objetivo com os dois telejornais diários e os cinco programas é ajudar a construir a cidadania, consolidar a democracia, promover a integração entre os diversos setores da sociedade e apoiar os processos de inclusão social em todo o Alto Tietê."


Força comercial
O diretor comercial do Grupo Mogi News, Wilson Bego, destaca a força da TV Mogi News pelo peso de alguns anunciantes. "Além de grandes redes varejistas, como a Casas Bahia e a Chevrolet, contamos com campanhas publicitárias da Caixa Econômica Federal e dos governos do Estado, de Mogi das Cruzes e, mais recentemente, do governo federal. Esses clientes só anunciam onde há credibilidade e em emissoras nas quais a programação atraia grande público para que suas mensagens publicitárias sejam vistas e assimiladas", complementa. 
Neste tópico, Moraes acrescenta: "Credibilidade não se impõe, não é um substantivo apenas para se usar em um slogan, em uma frase. Credibilidade se conquista. Em apenas dois anos de atividades da TV Mogi News, ter o aval desses grandes anunciantes e das empresas de diferentes portes que estão conosco mostra que a TV Mogi News está no rumo certo", avalia o presidente do grupo.


Fonte:Mogi News

cases vencedores 2011 ONG cria oportunidades de profissionalização


"Profissionalizar é Renascer" atende a pessoas com 16 anos completos. Mais de mil alunos de Brás Cubas e Jundiapeba são beneficiados por ano
Divulgação

Alunos recebem certificado ao final do curso e podem conseguir um emprego por meio do encaminhamento às empresas
A Organização Não Governamental (ONG) Centro Azul de Doação e Igualdade (Cadi) desenvolve o projeto "Profissionalizar é Renascer" para oferecer aos adolescentes com 16 anos completos uma profissão e, assim, conseguirem uma colocação no mercado de trabalho e obterem um modo digno de sobrevivência. 
Os aprendizes recebem gratuitamente a instrução de profissionais aposentados, que são voluntários no programa. No desenvolvimento do curso, além do que é ensinado na sede da ONG, as empresas parceiras emprestam suas oficinas e locais de trabalho, chamados de pontos de apoio, para a execução da parte prática. 
Mais de mil alunos - moradores dos distritos de Brás Cubas e Jundiapeba, em Mogi das Cruzes - são beneficiados por ano. 
O projeto é desenvolvido desde o ano de 2005 e os cursos ministrados são todos semestrais. O aprendizado é avaliado todo mês, por meio de uma prova prática utilizando as máquinas e os equipamentos próprios para o exercício da atividade profissional que ele pretende executar. Aprovado nos testes internos, ele recebe um certificado de conclusão de curso. 
Com isso, o Cadi entra em contato com empresas interessadas e encaminha o beneficiário para ser submetido a testes e, se aprovado, é contratado por essas empresas.


O objetivo geral é gerar níveis razoáveis de empregabilidade por intermédio dos cursos oferecidos. O emprego gera mudanças visíveis na vida destas pessoas, que deixam de ser apenas assistidas do Estado e passam a fazer parte da vida social, proporcionando às suas famílias condições dignas de alimentação, moradia, vestuário e até lazer. 
Também são realizadas ações sociais de valorização da autoestima dos alunos por meio de palestras, festas com participação de alunos e ex-alunos e seus familiares e depoimentos de pessoas que conseguiram se empregar após participarem dos cursos profissionalizantes, bem como o desenvolvimento de atividades esportivas, tais como futebol, capoeira, karatê e street-dance (dança de rua).


Fonte:Mogi News

SP: morre aos 69 anos o deputado estadual José Cândido


SP: morre aos 69 anos o deputado estadual José Cândido
12 de fevereiro de 2012 • 11h05 • atualizado às 12h12
O deputado estava internado havia um mês
Foto: Alesp/Divulgação
 O deputado estava internado havia um mês. Foto: Alesp/Divulgação
MARINA NOVAES
Diretor de São Paulo
Morreu na manhã deste domingo, aos 69 anos, o deputado estadual de São Paulo José Cândido (PT), pai do prefeito de Suzano (SP), Marcelo Cândido (PT). Ele estava internado havia um mês no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, após sofrer uma parada cardíaca.
José Cândido estava na unidade de terapia intensiva (UTI) desde o sábado, após apresentar uma piora em seu estado de saúde. Ele foi transferido para a capital paulista no dia 12 de janeiro, depois de sofrer uma parada cardíaca em um hospital de Suzano, onde havia sido hospitalizado para realizar um tratamento na vesícula, e onde chegou a ser submetido a uma cirurgia.
Cândido foi eleito deputado estadual em 2010, com quase 59 mil votos. Antes, ele havia sido vereador da cidade de Suzano por três mandatos consecutivos.
O corpo do deputado será velado no Ginásio Poliesportivo Paulo Portela, em Suzano, e enterrado no Memorial do Alto do Tietê.


Fonte:Marina Novais



Sonia Racy: Lula é internado no hospital Sírio-Libanês


SÃO PAULO - O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi internado no hospital Sírio-Libanês na tarde deste sábado. A informação foi dada com exclusividade por Sonia Racy, colunista do Estado.


Veja também:
Lula lamenta falta em aniversário do PT 
Sem Lula, PT celebra 32 anos e ataca pragmatismo exagerado
Kassab é vaiado ao ser apresentado como 'representante da base aliada'
Lula com Alckmin e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo (d) durante visita ao Sírio-Libanês - Ricardo Stuckert/Divulgação


Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula com Alckmin e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo (d) durante visita ao Sírio-Libanês
Após exames, foi constatada uma inflamação de mucosa da laringe e esôfago por causa da radioterapia, razão pela qual Lula não conseguiu se alimentar nas últimas 24 horas. A expectativa, agora, é de que o ex-presidente fique em observação no hospital até a próxima segunda-feira.


Nos últimos dias, Lula tem reclamado de um incômodo na garganta por causa das sessões de radioterapia a que foi submetido. O ex-presidente teria perdido cerca de 9 quilos desde o início do tratamento. Sua presença no desfile da Gaviões da Fiel, no carnaval de São Paulo, foi descartada, já que está com a saúde debilitada, assim como sua participação na festa de 32 anos do PT.


De acordo com boletim médico do Sírio-Libanês, a programação do tratamento do ex-presidente continua mantida, já que seu estado de saúde é bom. Lula deve ser submetido a novos exames para detectar a regressão do tumor (primeiro exame, em 2011, apontou redução de 75%) no final de março, tempo necessário para os efeitos da radioterapia terminarem.


Confira o boletim médico do Sírio-Libanês:


O Ex-Presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva foi avaliado hoje, 11/02, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com queixa de perda de apetite e fadiga.


Após avaliação, foi constatada apenas presença de inflamação de mucosa da laringe e esôfago, decorrentes da radioterapia.


Fonte:O Estado de S.Paulo

Fazenda Irohy – 1


Fazenda Irohy – 1
Conselho de Ética arquivou pedido de cassação do deputado Valdemar Costa Neto
Devidamente apadrinhado pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) e pelo prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Júnior, o "Inho", circula pelos órgãos governamentais da Aeronáutica um projeto de transformação da Fazenda Irohy, na divisa com Mogi, onde já existe um aeroclube, em aeroporto para receber aviões de pequeno e médio portes. A implantação seria bancada pela iniciativa privada.


Fonte:O Diário de Mogi

Afiado



Primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo empossa o presidente, Gilberto Kassab
Na visita à TV Diário, o secretário Edson Aparecido fez uma detalhada exposição do sistema de planejamento adotado pelo governo para as áreas metropolitanas do Estado, em especial para Mogi e Região. E surpreendeu a todos com a apresentação de números e outros dados, demonstrando que domina com absoluta segurança a responsabilidade que lhe foi imposta pelo seu líder, o governador Geraldo Alckmin.


Fonte:O Diário de Mogi

Aeroporto executivo internacional deve ser incorporado à Agenda

Ao tomar conhecimento, em detalhes, da expectativa e condições do Município para vir a sediar o terceiro aeroporto internacional de São Paulo, o secretário Edson Aparecido, de Desenvolvimento Metropolitano, atual homem forte do governo paulista, afirmou que esta é uma questão a ser obrigatoriamente incluída na lista de reivindicações do Alto Tietê a ser entregue ao governador Geraldo Alckmin, no próximo dia 30, durante visita da autoridade ao Paradise Golf & Lake Resort, para um encontro com os prefeitos da Região. Durante visita à sede da TV Diário, na última sexta-feira, o secretário reafirmou o interesse do governo de construir o terceiro aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo, algo que só depende da liberação de órgãos ligados ao Ministério da Aeronáutica e Governo Federal. Aparecido voltou a falar da viabilidade de implantação, em São Paulo, de um aeroporto executivo internacional, capaz de receber aeronaves de grande porte e com possibilidades técnicas de ser ampliado para acabar se transformando no terceiro aeroporto metropolitano. Ao ser informado sobre a disponibilidade de áreas no Taboão, em Mogi, muito próximas da Capital, em especial do acesso ao Rodoanel Mário Covas, entre as rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra, com condições de receber pistas de pouso e aterrissagem paralelas às de Cumbica, em Guarulhos, o secretário se mostrou visivelmente interessado pelo assunto e pediu ao prefeito Marco Bertaiolli que inclua a questão nas discussões relativas à Agenda Metropolitana e lhe ofereça mais detalhes acerca dos planos e da viabilidade da Cidade para receber tal obra.


Fonte:O Diário de Mogi

Campanha visa reduzir acidentes



Ação PM aborda motociclistas na Avenida Fernando Costa, ontem


DANILO SANS
Com o encerramento antecipado pela chuva, a Campanha Motociclista Cidadão, desenvolvida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, conseguiu a participação de cerca de 30 condutores ontem. Todos fizeram exames de pressão arterial de glicemia, submeteram seus veículos a um check-up e ainda se inscreveram para um curso rápido de direção defensiva, com vistas a evitar o envolvimento em ocorrências no trânsito. Apesar dos contratempos, o número foi considerado satisfatório para os organizadores da ação voltada para reduzir as estatísticas de acidentes.


E não foi somente a chuva que atrapalhou o trabalho da equipe. No início da campanha, voltada para os motociclistas voluntários, a Polícia Militar começou a parar motoqueiros para um trabalho de fiscalização. O resultado: cinco condutores sem habilitação, sendo três menores, e algumas multas aplicadas.


Conforme observou a coordenadora da ação, Viviane Cipriano de Melo, os trabalhos educativos mesmo começaram a ser desenvolvidos apenas depois que a Polícia deixou o local. "Até então, parece que os motociclistas ficavam intimidados. O objetivo hoje não era o de fiscalizar, mas de educar e orientar o maior número de pessoas", fala.


De janeiro a novembro do ano passado, a Cidade registrou 867 acidentes envolvendo motocicletas, 1,2% a mais que no mesmo período de 2010 (856). Apesar das motos representarem apenas 14,8% da frota mogiana, esse tipo de veículo esteve presente em 23% dos acidentes de trânsito. Ao comparar o número de vítimas hospitalizadas, essa proporção fica ainda mais desigual, com 36% dos envolvidos provenientes das motocicletas.


"Muita gente desconhece, mas manter a saúde em dia pode ajudar a diminuir esses números. O alto ou mesmo o baixo nível de açúcar no sangue pode causar sérios problemas com atenção e diminuir a capacidade de resposta do condutor", relata Viviane. Quem tiver interesse em participar de um dos cursos de direção defensiva, basta ligar no telefone 4798-5142.


Fonte:O Diário de Mogi

Ateus fazem encontro nacional


SÃO PAULO
Mesmo sem ser uma questão assim tão nova, o debate sobre a inexistência de Deus reaparece hoje em 22 Estados do País, provocando a costumeira polêmica. Com debates, palestras, bate-papos e até shows de humor, o 1.º Encontro Nacional de Ateus acontece após ter levantado na internet uma oposição até improvável: a crítica mais ferrenha e numerosa veio de ateus descontentes com a ideia de que um encontro se confunde com a criação de uma religião... de ateus.


As primeiras ideias desses encontros, "para conhecer pessoas que pensam igual", foram da estudante gaúcha Stíphanie da Silva, de 22 anos, aluna do primeiro ano de Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Stíphanie faz parte da Sociedade Racionalista, organização que se compromete a defender ceticismo, laicismo, ciência e ateísmo.


"Queremos o fim do preconceito contra nós, que não acreditamos em religiões, e fazer com que os ateus percebam que não estão sozinhos", diz. Stíphanie afirma que o preconceito existe e é forte. "Quando estava na 8.ª série, estudava em uma escola católica e questionaram o que Deus significa para nós. Respondi que era desnecessário e acharam um absurdo, fui mandada para a psicóloga e tudo mais."


Na internet, a estudante participa de um debate acalorado sobre a existência do Todo Poderoso, a importância das religiões e outros temas com gente do País todo. A argumentação evoluiu até o ponto em que ela e outros racionalistas quiseram levar para a vida real toda a troca de ideias que ferviam nas redes sociais. "Nas conversas nas comunidades do Facebook, sempre insistimos para nos conhecermos. E o sucesso desse encontro está no fato de ser simultâneo, não é isolado em uma cidade."


Pelo Facebook, convocou no mês passado colaboradores pelo Brasil. Os representantes nos Estados trataram de arrumar um espaço para o evento e cuidar da agenda do dia - que é livre, pode ou não ser definida previamente e não tem horários fixos para começar e terminar. A única regra é que seja aberto a todos.


Usando a internet como aliada, promoveram um "tuitaço" no fim de semana passado que colocou o Encontro Nacional dos Ateus entre os três assuntos mais comentados no Twitter. Na esteira da divulgação, apareceram as críticas no microblog. "Olha uma nova religião aí, gente", postou @brunoibaldo. "O problema dos ateus é que parecem que vivem em função disso. Hello, vcs estão fazendo a mesma coisa que os religiosos...", escreveu @oimilla.


Segundo Stíphanie, os encontros têm a ver com liberdade e respeito a ideias que vão da legalização do aborto à defesa de um Estado laico de fato, além do preconceito que sofrem outras religiões, como a umbanda, e grupos, como homossexuais.


Fonte:O Diário de Mogi

Alckmin ainda aguarda Kassab


SÃO PAULO

A conturbada aliança  entre  PSDB e DEM
A participação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), na celebração de 32 anos do PT, nesta sexta-feira (10), não põe fim às conversas entre seu partido e os tucanos, na avaliação do governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Nós queremos um grande arco de aliança para servir à população de São Paulo", afirmou, em São Paulo.


Kassab tem dito que avalia tanto uma aliança com o PSDB, caso os tucanos concordem em apoiar o nome do vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD) como cabeça de chapa, quanto um acordo em prol do pré-candidato do PT, o ex-ministro Fernando Haddad. Na sexta-feira, o prefeito foi a Brasília, subiu ao palco do evento do PT e acabou vaiado pelos militantes.


"Vai acontecer com ele o que aconteceu no PT. Vão vaiar, vão reclamar", prevê o presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias, se Kassab eventualmente participar de um futuro evento dos tucanos. Para o dirigente, o prefeito dá sinais de que já tomou partido na questão. "Ele quer estar do lado do governo, vai ser ministro, alguma coisa. Mas isso não é problema nosso, é do PT."


Mais comedido, o presidente municipal do PSDB, Julio Semeghini, reconheceu com um acordo com Kassab está "mais difícil", mas evitou descartá-lo. "Temos uma parceria de longo prazo com o prefeito. O que enfrentamos agora é um problema pontual", avaliou.


No dia seguinte à festa em Brasília, petistas ainda comentavam a participação de Kassab no evento e até que ponto o pragmatismo para vencer a eleição em São Paulo pode causar ruídos na campanha.


Entusiasta da aliança com o PSD, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, considerou positiva a ida do prefeito à festa, apesar das vaias. "Só para lembrar, quando o (vice-presidente) José Alencar foi apresentado ao PT, houve muita vaia. Depois os militantes entenderam a importância dele para nós", comparou Vaccarezza. "Ele (Kassab) foi lá como convidado pela direção do PT, não foi de oferecido nem para mandar recado para fulano ou beltrano."


Ex-líder da bancada petista, o deputado Paulo Teixeira reconhece as dificuldades na capital paulista, mas aposta na união com a sigla de Kassab. "Vamos fazer uma aliança nacional com o PSD e na cidade de São Paulo. A dificuldade é porque temos um histórico de disputa de interesses entre o PT e Kassab", observou, para depois reconhecer: "É tentar juntar óleo com água".


Essa analogia faz sentido também para o deputado Carlos Zarattini, um dos quatro pré-candidatos do PT que abriram mão de disputar prévias em favor de Haddad. "Acho que o Kassab não conhece bem o PT. Houve uma certa forçação de barra em ir ao evento", avaliou o parlamentar. "Não sei se atrapalha as negociações, mas de certa forma cria um constrangimento no debate. O partido está muito unido e você começa a criar uma divisão. Não é bom que saia com acirramento de posições."


Fonte:Mogi News

Amigos tentaram evitar a queda



fora Luiz Felipe Denucci foi afastado do cargo no último dia 28 de janeiro, acusado de receber propinas


BRASÍLIA


O ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci, demitido mês passado sob suspeita de irregularidades, se manteve no cargo mesmo depois do alerta da Polícia Federal por contar com uma rede influente de padrinhos, que começa no ex-presidente Lula, chega ao ex-ministro Delfim Netto e, por razões afetivas indiretas, encontra respaldo na presidente Dilma Rousseff.


A teia formada desde a nomeação de Denucci fez o governo pisar em ovos ao demiti-lo e expôs o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao seu maior constrangimento no cargo.


No governo, a presidente Dilma Rousseff manteve o apoio dado a Denucci pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008, quando ele assumiu o cargo. Fora do Executivo, o nome do economista foi patrocinado, além de Delfim Neto, pelo senador Francisco Dornelles e pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), ex-deputado e ex-ministro da Articulação Política da fase Lula, José Múcio.


A combinação de fatores explica a saia justa em que se meteu o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao tentar explicar porque só demitiu o presidente da Casa da Moeda dia 29, mesmo sabendo da investigação policial que o apontou como beneficiário de uma milionária e suspeita movimentação financeira.


A presidente Dilma Rousseff era amiga da irmã de Denucci, Tereza Cristina Denucci Martins, falecida ano passado de câncer. Ambas são contemporâneas. Pessoas próximas das duas, informam que Dilma não quis contrariar uma amizade da época da ditadura que se estendeu até os dias em que era filiada ao PDT. Tereza foi casada com o mineiro Paulo Costa Ribeiro, do MR-8, desaparecido depois de preso por agentes da ditadura, em 1972. Exilada no Chile, Tereza passou a viver com José Ibrahim, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco que liderou a primeira grande greve após o golpe de 64, com quem teve um filho.


Ela presidiu o Instituto Brasileiro do Empreendedor que, em 2004, assinou convênio com o Ministério da Saúde "para dar apoio financeiro e custear ações para reduzir o impacto traumático e os danos do suicídio causados a pessoas próximas". Consultada, a assessoria da Presidência da República não quis se manifestar sobre a relação de Dilma com a irmã de Denucci.


O presidente do PTB, Roberto Jefferson, garante que quem "brigou" pela nomeação de Denucci foi o presidente Lula e não o seu partido, como Mantega insiste em afirmar. Pessoas próximas ao ex-presidente acrescentam que ele agiu para atender a seu conselheiro econômico, Delfim Netto, que gostava do trabalho de Denucci.


O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), por sua vez, apoiou o nome porque gostou de seu currículo, com passagem na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e na Superintendência de Seguros Privados (Susep). Ambos e o ministro José Múcio não querem falar no assunto.


O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) afirma que só mesmo um apadrinhamento de peso explica a posição da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do ministro Mantega em não atender ao pedido do partido para exonerar Denucci.


No PTB circula a versão de que Denucci tem problemas com a Receita por conta da operação financeira no exterior, o que aumenta o constrangimento do ministro Mantega, a cuja pasta a autarquia está subordinada.


Fonte:Mogi News

Vila Moraes Canteiro entre as pistas dificulta entrada em bairro


Erick Paiatto

Canteiro central no km 62 da Mogi-Bertioga é alvo de reclamação
Moradores da Vila Moraes, na altura do quilômetro 62 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), reclamam de uma estrutura que foi construída pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) no acesso ao bairro e de um canteiro central que divide as pistas. Segundo eles, o principal problema é a dificuldade de se fazer o retorno para a rodovia no sentido Bertioga. Para fazer o trajeto, eles precisam seguir sentido Mogi por dois quilômetros para encontrar uma rotatória e fazer o retorno. Eles pedem que uma estrutura que facilite a passagem seja feita.


Para tentar diminuir o tempo do trajeto alguns motoristas utilizam uma rotatória que foi construída um pouco antes da entrada da Vila Moraes. Porém, para fazer esta manobra os motoristas são obrigados a voltar pela contra mão da pista sentido Mogi para pegar a via de Bertioga. Segundo os moradores, esta conversão proibida é comum de ser vista na área. "Muitas pessoas fazem isso para economizar tempo. É perigoso porque o tráfego de carros aqui é grande. Nosso medo é que aconteça algum acidente grave por causa desta imprudência", argumentou o mecânico Sergio Ricardo Romão, de 48 anos. 
A auxiliar de serviços gerais, Fabiana Maria da Silva, de 31, disse que a extensão do canteiro de entrada do bairro gerou grande desconforto para os moradores e motoristas que passam pela rodovia. "A pessoa precisa seguir sentido Mogi para conseguir voltar para Bertioga. Antes não existia esse bloqueio e a divisão da pista. Era mais fácil passar por aqui", garantiu. 
A assessoria de Imprensa do DER informou que a construção do calçamento e do canteiro central na rodovia Mogi-Bertioga foram feitos por questões de segurança. Como é uma pista dupla, a separação foi criada para impedir que os veículos cruzem a via. 
Sobre a construção de uma rotatória mais próxima à entrada do bairro Vila Moraes, o DER informa que para a instalação de novos itens são necessários estudos sobre o local e, devido às rotatórias já existentes nas proximidades, não é possível a construção de uma nova por razões técnicas. (L.N.)


Fonte:Mogi News

Reforço Alto Tietê receberá base móvel, viaturas e outros investimentos


Além destes complementos, comando do 17° Batalhão da PM vai ampliar algumas operações especiais na região
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Tenente-coronel Braga: "Neste ano, um dos nossos objetivos é reduzir o déficit do efetivo na região"
Até o mês de julho, o 17º Batalhão da Polícia Militar vai receber a segunda base móvel e um reforço no número de viaturas e de policiais. Esta é uma das metas do comando da unidade para o ano de 2012, que inclui também a ampliação de algumas operações especiais que visam diminuir os índices criminais. 
A meta é reduzir o déficit do efetivo. No ano passado, a base operava com 15% a menos do número de policiais indicados para atender a cidade e, no fim do ano esse índice caiu para 5%. "O ideal é ter 522 homens, e hoje estamos operando com 489. No ano passado, no segundo semestre, já recebemos um reforço, com alguns alunos recém-formados que foram enviados para o nosso batalhão", explicou o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel José Francisco Braga.


O batalhão também deve ser atendido, até julho, com a segunda base móvel. A primeira foi entregue recentemente, e atualmente presta serviço na praça Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, popularmente conhecida como Largo 1º de Setembro. Durante a noite, a base também circula em áreas consideradas mais críticas na cidade. 
Com a nova unidade móvel, similar a um trailer, é possível ampliar o número de operações e pontos de bloqueio na cidade, ações preventivas de policiamento. "Esta nova base móvel é importantíssima porque vai complementar um trabalho que já realizamos, aumentando o nosso alcance. Na verdade já havíamos solicitado duas para o Comando Geral da Polícia Militar que, em um primeiro momento, conseguiu nos atender com uma. Mas até o meio do ano, este e outros investimentos solicitados serão atendidos", destacou. A Base Comunitária Móvel comporta uma equipe de cinco policiais. O veículo é equipado com rádio de telecomunicação, tablet, computador para registro de ocorrências, GPS, maca e até mala para primeiros socorros. 
No segundo semestre do ano passado, o batalhão também recebeu viaturas. Foram dois veículos para a Força Tática, quatro radiopatrulhas, quatro Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motociletas) e viaturas da Ronda Escolar.


Fonte:Mogi News

Fiscalização Multas chegam a R$ 2,4 mi em 2011


Prefeitura verificou o descumprimento de pelo menos 14 leis em vigor; a campeã foi a falta de limpeza em terrenos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Nepomuceno: Força-tarefa
Os agentes de fiscalização da Prefeitura de Mogi das Cruzes fizeram um esforço ao longo de 2011 e conseguiram punir aqueles que praticaram danos ao patrimônio público. Por meio do exercício fiscal ajudaram a deixar a cidade mais silenciosa e mais limpa. Em operações, blitze ou simples fiscalização de rotina, aplicaram R$ 2.444.343,20 em multas pelo descumprimento de pelo menos 14 leis em vigor. 
Foram, no mínimo, 775 autos de infração emitidos nos 12 meses de 2011, 80% a mais do que no ano anterior. O porcentual não é necessariamente uma boa notícia. O maior número de multas aplicadas significa um reforço na fiscalização, mas também pode representar a desobediência dos mogianos em relação às leis municipais. 
A lei que mais gerou receita aos cofres públicos em 2011 foi a que regulamenta a limpeza e capinação dos terrenos. Foram 1.919 notificações a proprietários mogianos, ou seja, avisos de que o terreno precisava ser limpo. Destes, 317 acabaram multados, já que não atenderam à determinação da lei. Cada autuação é de R$ 4.342,40. A soma das autuações de 2011 resultou no recolhimento de R$ 1.467.963,60, o índice mais alto em comparação às demais leis fiscalizadas no período (confira detalhes no quadro).


Propaganda
A segunda que mais gerou multas foi a Mogi Mais Viva, mais especificamente a regulamentação da instalação de outdoors na cidade. Só no ano passado, foram mais de R$ 400 mil em multas. "É importante deixar claro que Mogi não está, com esta lei, proibindo a instalação de outdoors na cidade. A legislação só ordena estas instalações. Para se ter uma ideia, antes da lei entrar em vigor, em 2009, tínhamos 730 outdoors instalados em Mogi. Depois da Mogi Mais Viva, ficaram 63", destacou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno. 
Os agentes de fiscalização visitaram 3.170 locais para orientar sobre a lei Mogi Mais Viva, que é complexa e inclui outras regras para a implantação de propaganda em fachadas, totens e até panfletagem. 
Segundo o setor de Fiscalização durante o ano de 2011, mais de 25 mil jornais foram apreendidos em diversos cruzamentos de ruas do município por infringir a lei. "A panfletagem foi proibida pela Mogi Mais Viva, então algumas empresas começaram a produzir jornais, que possuem autorização constitucional para a distribuição, para divulgar este material. Muitos destes jornais nem eram informativos, eram apenas um novo formato para o folheto como forma de burlar a lei. Depois das apreensões, fizemos uma regra de distribuição na cidade, que hoje está sob controle", comentou o secretário.


Fonte:Mogi News

Mogi-Salesópolis Moradores querem um novo acesso a escola


Obstáculo construído entre as pistas impede o retorno de veículos e motoristas pedem uma passagem próxima à escola Dr. Sentaro Takaoka
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Vans escolares e pais de aluno são obrigados a dar uma volta de cinco quilômetros para acessar retorno e entrar na pista da escola
Os pais que levam os seus filhos, diariamente, à escola estadual Doutor Sentaro Takaoka, na rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura, a Mogi-Salesópolis (SP-88), no quilômetro 8, precisam fazer um longo trajeto até encontrar uma rotatória de retorno. Diante do transtorno, os moradores pedem que um acesso seja construído para facilitar a entrada das pessoas na escola e em outros prédios e bairros existentes ao longo do percurso. 
Grande parte dos alunos que estuda na unidade utiliza as vans escolares. Os motoristas destes veículos reclamam da dificuldade e da demora para conseguir chegar à escola pela falta de um acesso. Isso porque, no trecho existe uma pequena mureta que separa as pistas e impede que os carros passem de uma pista para outra. Para deixar os alunos no colégio é preciso percorrer cerca de cinco quilômetros no sentido Mogi para poder voltar para a faixa do lado da escola. 
"As vans não podem deixar as crianças do outro lado da pista para que elas atravessem sozinhas, além do mais, esta pista é muito perigosa. Precisamos de uma rotatória ou um acesso mais fácil para a escola", afirmou a merendeira Michele Aparecida de Oliveira Sousa, de 32 anos.


Além do tempo maior de viagem, os motoristas das vans reclamam do desperdício de combustível. "É um gasto a mais porque são pelo menos nove quilômetros a mais de percurso. Antes de ter essa divisão era mais fácil, esperávamos no acostamento para entrar na escola e nunca tivemos nenhum acidente por causa disso", argumentou o motorista de transporte escolar Benedito Alves Monteiro, 61. 
Para a motorista de van escolar Marina Ferreira de Andrade, 51, diz que, além do transtorno do trajeto mais longo, é arriscado trafegar pela rodovia depois do trecho da escola. "É mais perigoso porque pode acontecer mais acidentes. Imagina se acontecer alguma coisa com estas crianças que estão na van?", indagou.


O Departamento de Estrada e Rodagem (DER) informou que atualmente não há planejamento para implantação de rotatória no local mencionado. No entanto, a necessidade poderá ser avaliada pelo órgão e até uma parceria com a Prefeitura de Mogi poderá ser estudada para a realização da obra.


Fonte:Mogi News

Fiscalização Mídias também são apreendidas


No ano passado, os fiscais apreenderam 75.969 produtos que eram vendidos clandestinamente na região central
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

Dentre os produtos clandestinos apreendidos em 2011 no comércio, 65.911 eram mídias piratas
Durante todo o ano de 2011, as equipes de fiscalização da Prefeitura de Mogi das Cruzes apreenderam 75.969 produtos que eram vendidos clandestinamente na região central da cidade. Deste total, 65.911 são mídias piratas. Outros 10.058 produtos estão divididos em duas categorias: alimentos e armarinhos. Alguns deles, bastante curiosos. 
A goibada é a fruta mais vendida pelos ambulantes. Mais de 50 quilos foram apreendidos no ano passado. Os agentes também apreenderam 194 unidades de abacaxi, e 550 balas. Segundo o secretário de Segurança de Mogi das Cruzes, Eli Nepomuceno, assim que apreendidos, os alimentos são encaminhados para instituições filantrópicas do município.


Produtos "curiosos" também são apreendidos nas ruas, como apostilas, por exemplo. As equipes também já recolheram das ruas, espanadores, lajotas, palhaços de brinquedo, vasos de flores artificiais, cadeados, aros de bicicleta, tatuagens, travas de cinto de segurança e até motor de serra. "Quando o produto se encaixa na classificação de armarinho, ou seja, não são perecíveis, o proprietário tem até 30 dias para retirar aquele produto, desde que comprove a sua procedência, apresentando nota fiscal, por exemplo. Se isso não acontecer dentro do prazo estipulado, encaminhamos alguns desses produtos para entidades sociais", exemplificou o secretário.


No ano passado, também foram apreendidos 3.471 unidades de fogos de artifício, que deverão ser destruídos com a ajuda da Polícia Militar.


Fonte:Mogi News

Fiscalização Blitze é outro bom recurso para fiscalizar leis vigentes


Divulgação

Estabelecimentos da cidade foram orientados quanto à comercialização de bebidas a menores
Além das fiscalizações de rotina, as leis municipais são monitaradas por blitze especiais durante o ano. Só no ano passado, foram realizadas seis. As ações fiscalizaram desde a venda de bebidas alcoólicas até as feiras livres existentes no município. 
A lei municipal que determina a exibição em local visível de placas proibindo a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos - que entrou em vigor no ano passado - foi descumprida por 358 estabelecimentos comerciais que, após notificados, regularizaram a situação. 
Na blitz que fiscalizou estabelecimentos que vendiam gás, 21 locais foram notificados - 13 para providenciar o licenciamento para a atividade e 7 tiveram de paralisar a atividade, devido aos riscos que ofereciam. Cinco chegaram a ser multados por comercializar o produto sem alvará e outros dois pelo armazenamento irregular do botijão. 
Outra operação no comércio de materiais recicláveis notificou 33 locais que atuam em Mogi das Cruzes. Metade teve de parar de fazer o recolhimento dos materiais por não ter autorização e licença adequada para a atividade.


Duas feiras livres também passaram pelo pente fino das equipes de fiscalização da Prefeitura de Mogi. No distrito de Jundiapeba, 3.300 mídias piratas foram apreendidas, além de outros 2 mil produtos de procedência não comprovada. Já no distrio de Brás Cubas, vendedores ambulantes sem autorização para atuar na feira livre foram flagrados comercializando 2.568 mídias piratas. 
A Lei do Silêncio também merece atenção. Além das denúncias pontuais, que são atendidas, o setor de Fiscalização também optou por fazer uma operação especial na porta de casas noturnas da cidade, orientando os frequentadores quanto aos dispositivos da lei. (J.S)


Fonte:Mogi News

Destaque Operação da PM evita ocupação


Daniel Carvalho

Na primeira ação, 12 pessoas foram retiradas de praça da cidade
A Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, iniciou uma operação para evitar ocupações irregulares nas praças de Mogi das Cruzes. Durante alguns meses, o setor de inteligência do 17º Batalhão da Polícia Militar elaborou um relatório técnico com a média de moradores de rua que dormem nas praças da cidade. 
Na primeira ação, 12 pessoas foram retiradas da praça São Benedito, na rua doutor Ricardo Vilela.


"Lá, observamos que os moradores de rua já haviam até pendurado roupas no coreto da praça, já estavam fixando residência no espaço público. Então nós elaboramos uma operação para dar segurança aos assistentes sociais, para que os encaminhamentos possam ser feitos. 
"Vamos primeiro no local, verificamos se alguém está armado ou apresenta sinais de agressividade e depois ficamos nos bastidores, fazendo a segurança das equipes", explicou o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel, José Francisco Braga.


A operação também vai ser feita na praça do Shangai, onde há concentração de andarilhos durante a noite e na Prefeito Francisco Nogueira, conhecida como Largo 1º de Setembro. 
"É importante trabalhar em parceria com a prefeitura para controlar esta situação que, se não houver uma fiscalização, sai do controle. A administração municipal nos dá toda a estrutura para a operação", detalhou". (J.S)


Fonte:Mogi News

Destaque Disque Denúncia da polícia de Mogi é um dos melhores do Estado


Unidade foi premiada porque se destacou na resolução ocorrências no Estado; denúncia anônima auxlia a PM
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Em 2011, o Disque-Denúncia em Mogi das Cruzes atendeu 1.940 ocorrências, que inclusive culminaram em prisões em flagrantes
O Disque-Denúncia (181) da Polícia Militar de Mogi das Cruzes recebeu o prêmio do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de segunda unidade que mais gerou ocorrências policiais em 2011 em todo o Estado. Ao todo, 1.940 ocorrências atendidas, inclusive com prisões em flagrantes, surgiram através de denúncias anônimas recebidas pelas equipes de polícia. Boa parte deste total são denúncias relacionadas a pontos de tráficos de drogas, cativeiros e quadrilhas de furtos. 
O prêmio já existe há 10 anos e contempla as duas cidades com o maior número de resolução de ocorrências no Estado. "Esse prêmio não é só da Polícia Militar. Esse prêmio é da população que colaborou com o trabalho, nos dando informações e fazendo com que as equipes chegassem até as ocorrências de forma efetiva. É a primeira vez que recebemos a premiação, e estamos contentes, queremos receber este título novamente em 2012" disse o comandante do 17º Batalhão da Policia Militar, tenente-coronel José Francisco Braga. As ocorrências referem-se só à área atendida pelo batalhão. 
De acordo com o coordenador operacional do batalhão, major João Henrique Pereira de Souza, a denúncia anônima é essencial para o trabalho da polícia. "São com base nestas informações que o setor operacional traça estratégias para combater crimes específicos. Tudo o que a população julgar importante pode ser denunciado. Não é preciso se identificar, basta passar os dadosda maneira mais precisa possível", explicou. A população pode fazer denúncias contra criminosos ou até mesmo policiais. Boa parte das informações fornecidas pela população é de locais que funcionam como pontos de venda de drogas. "E a melhor forma de monitorar estes pontos para fazer as prisões, é com base em informações da própria população", comentou. 
Além do telefone 181, a população também pode fazer denúncia através do site da Secretaria de Estado de Segurança Pública, no endereço eletrônico www.ssp.sp.gov.br. Se a denúncia for contra policiais militares, civis ou técnicos-científicos, o denunciante é obrigado a fornecer informações pessoais, e os dados relatados são encaminhados à Corregedoria da Polícia Militar ou da Polícia Civil.


Fonte:Mogi News

.Conscientização Mogi tem um acidente com moto a cada 12h


Somente no ano passado, 3.800 ocorrências de trânsito foram registradas no município, sendo que, em 23% dos casos, havia motos envolvidas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Equipe da Secretaria de Transportes passou parte do dia atendendo motociclistas na Vila Rubens
Mogi das Cruzes registrou 853 acidentes tendo motociclistas como vítimas em 2011. Uma média de um acidente a cada 12 horas. Ao todo, a cidade contabilizou, no ano passado, 3.800 ocorrências de trânsito. O balanço revela que os motociclistas participaram de 23% do total de casos. O número é ainda mais preocupante quando se considera que as motos representam apenas 14% do total da frota da cidade, algo em torno de 200 mil veículos.


Para diminuir esta alarmante estatística, a Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu ontem mais uma edição da ação "Motociclista Cidadão". O local escolhido desta vez foi a avenida Fernando Costa, na Vila Rubens. O objetivo era fazer atividades de conscientização. A coordenadora de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, Viviane Cipriano de Melo Pederro, explicou que a iniciativa "busca despertar nos condutores a importância de um comportamento seguro". "Trata-se de uma campanha educativa, totalmente espontânea. O motociclista só participa se quiser. O projeto tinha o nome ´Blitz Educativa´ e alteramos o título para, justamente, adaptar o sentido educacional da ação", detalhou. "O número de ocorrências com motos é muito maior, porque há dezenas de acidentes que não são registrados. Nossa meta é que estas ações surtam efeitos em curto prazo", frisou.


Durante a campanha, mecânicos da Prefeitura avaliavam itens básicos de segurança da moto do participante, como parte elétrica, freios, pneus e escapamento. Além disso, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde aferiam a pressão arterial. Funcionários da Secretaria Municipal de Transportes também orientavam os participantes sobre a importância de participar dos cursos gratuitos de Pilotagem Segura. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone             (11) 4798-5142 begin_of_the_skype_highlighting            (11) 4798-5142      end_of_the_skype_highlighting      .


O operador de máquinas Rodrigo Faron, de 28 anos, foi um dos participantes do projeto "Motociclista Cidadão". Ele avaliou de forma positiva a campanha. "Uso a moto para ir e voltar do trabalho e vejo diariamente os abusos. Este trabalho de conscientização é importante para que todos conheçam o risco que é desrespeitar as regras básicas de trânsito".


Fonte:Mogi News

Agilidade Prontuário eletrônico sai em 2 meses


Trata-se de uma antecipação de até três meses da conclusão da informatização da saúde pública do município
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Cusatis: "Tudo informatizado"
O secretário-adjunto da Saúde de Mogi das Cruzes, Marcello Cusatis, estabeleceu prazo de até 60 dias para a ativação do serviço de prontuário eletrônico na rede municipal. 
Em até dois meses, médi-cos e enfermeiros de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), postos 24 horas e demais departamentos que prestam serviços na área da saúde terão acesso aos dados dos pacientes. Trata-se de uma antecipação de até três meses da conclusão da informatização do setor, iniciada há mais de um ano com a implantação do Sistema Integrado da Saúde (SIS). 
Na prática, todo paciente que precisar da assistência na saúde pública de Mogi terá de apresentar o cartão do SIS. Isso porque, a partir do número no cartão, haverá uma ficha que estará no arquivo eletrônico da Prefeitura. 
O acesso a esse arquivo será feito por profissionais da rede, cada um com uma senha. "Quando o paciente entra no consultório, o médico, que terá um computador e uma impressora em sua sala, confirmará o comparecimento do paciente, registrará o que se passa com ele e o provável diagnóstico e receitará medicamentos. Em seguida, o setor de farmácia recebe as informações on-line e só ´fecha´ o prontuário depois de fornecer o que foi pedido. Isso é bom, porque o paciente terá atendimento personalizado", ressaltou Cusatis.


No momento, segundo explicou o secretário-adjunto da Saúde, a MV Informática, empresa contratada pela Prefeitura para implantar o sistema, realiza a capacitação de médicos e enfermeiros da rede municipal. 
Na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), que já conta com o SIS, médicos usam o computador no consultório para confirmar o atendimento dos pacientes. 
Mais do que acompanhar o atendimento, com o prontuário, a Secretaria Municipal de Saúde poderá fiscalizar a qualidade e o fluxo de atendimento nas unidades saúde, de consultórios a hospitais, saber do atendimento dispensado a um paciente desde a entrada até a saída do posto, o tempo de espera para passar pelo médico, entre outras informações. Tudo on-line. 
"Será, inclusive, uma forma de evitar fraudes, seja para conseguir medicamentos ou atestados. Nada é autorizado sem que a pessoa tenha passado por consulta médica", acrescentou o secretário-adjunto da Saúde. Atualmente, 35 mil mogianos têm o cartão SIS


Fonte:Mogi News

Chuvas Temporal causa pontos de alagamento na região


Jorge Moraes

No distrito de Jundiapeba, moradores enfrentaram alagamentos
O temporal que se formou na tarde de ontem em todo o Alto Tietê causou diversos problemas em pontos distintos da região.


Em Mogi das Cruzes, os bairros de Jundiapeba e Ponte Grande foram os mais atingidos. Ruas como Adriano Pereira, Alexandre Andriotti e Dolores de Aquino tiveram trechos em que a água atingiu a marca de aproximadamente 30 centímetros de altura. Os veículos foram impedidos de continuar a viagem por estas vias. Muitos automóveis aguardaram o escoamento, o que causou congestionamento. Alguns motoristas enfrentaram a água e o resultado foi carros quebrados no meio do alagamento. 
A rotatória da avenida Lourenço de Souza Franco, em Jundiapeba, ficou tomada pela água.


Até o fim da tarde de ontem, Mogi não havia registrado graves ocorrências. Situação semelhante, com alagamentos, mas sem consequências com maior gravidade, foi divulgada pelas Defesas Civis de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano.


Em Itaquaquecetuba, duas casas foram alagadas na rua Otávio Faria, no bairro do Marengo. Segundo a Defesa Civil da cidade, as casas já estavam interditadas e não há vítimas. No Campo Limpo, ainda em Itaquá, o muro nos fundos de uma casa desabou em decorrência da tempestade. Ninguém se feriu.


A previsão do tempo para hoje, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), é de chuva durante o dia e a noite, com temperaturas que variam de 17 a 24 graus. (C.L.)


Fonte:Mogi News

e-mails do leitor: Internet


A Justiça Eleitoral em alguns aspectos supervaloriza-se em nome da segurança no processo de votação e prejudica alguns avanços em seus serviços por meio da utilização da informática. Em 1996 foi instituída a primeira votação eletrônica no Brasil. Iniciou-se nos municípios com mais de duzentos mil eleitores. Em 2000 já havia votação eletrônica em todos os municípios. Em quatro anos generalizou-se o voto eletrônico. O ganho foi incontestável. As longas horas nas filas para votar diminuíram. O resultado das eleições é apresentado quase instantaneamente. Só que o avanço ficou estagnado. Algumas mudanças se fazem necessárias e urgentes. Continuam as Juntas Eleitorais. Seria um órgão da Justiça Eleitoral, criado para organizar e efetuar a apuração. Só que a maioria dessas pessoas não entende de urna e apenas colam os boletins de votação numa folha de papel para ser afixada e esquecida num local. O problema é que são pagas para isso. E essa despesa e esse órgão são totalmente desnecessários, sem trazer nenhum prejuízo operacional para a eleição. Os requerimentos de alistamento, transferência e revisão dos títulos deveriam ser formulados pela Internet. Com a tecnologia de hoje, torna-se apenas perda de tempo uma pessoa se dirigir a um cartório eleitoral para requerer uma dessas operações. O mais importante seria a viabilização da eleição pela Internet. Alguns alegam impedimentos legais. Traria uma economia muito grande, pois não haveria necessidade de enviar milhões de correspondências para convocar mesários, nem de lanches para esse pessoal, dois ou quatro dias que as empresas não perderiam na compensação dos dias trabalhados. Além de tantas outras despesas...


Pedro C. Costa
pedcarcosta@gmail.com


Fonte:Mogi News

Ciesp


Já está na Câmara de Mogi das Cruzes o projeto de lei que autoriza o município a ceder uma área de 2.371 metros quadrados, localizada na rua José D´Carlo, esquina com a rua Capitão Joaquim de Mello Freire, no Alto do Ipiranga, para abrigar a nova sede da Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). 
Projeto
O órgão deverá apresentar o projeto básico na Prefeitura em até 60 dias para a liberação da área pelo município. A partir da aprovação do projeto, o início das atividades do Ciesp no novo prédio será de até 24 meses. Hoje, o Ciesp funciona num prédio alugado na rua Coronel Santos Cardoso, 537, no Jardim Santista.
Daniel Carvalho/Divulgação

História
A Diretoria Regional do Ciesp funciona em Mogi das Cruzes há 50 anos e quer sede nova própria com a possibilidade de expandir os serviços para a comunidade e para o segmento industrial que representa, ajudando a fomentar o desenvolvimento econômico da cidade. A parceria foi estabelecida entre o atual diretor regional Werner Stripecke e o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Os vereadores devem aprovar o acordo. 


Fonte:Mogi News

Energia


Divulgação

Mogi das Cruzes receberá R$ 4,5 milhões da Furnas Centrais Elétricas S/A, concessionária de serviço público de energia elétrica, como compensação ambiental às obras necessárias à passagem da Linha de Transmissão Tijuco Preto - Itapeti. A ampliação do sistema de Transmissão de Energia Elétrica denominada Itapeti/Nordeste está inserida no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.


Fonte:Mogi News

A criatura


Divulgação



O objetivo de Souza ao participar do evento é buscar investidores interessados em tornar o seu sonho possível. "A arte em gabinetes é bastante difundida no Brasil, mas não trabalho com um gabinete e sim com um ´animatronic´. No resto do mundo, como no Japão, o conceito já está bem difundido". Confira abaixo a imagem da ´criatura´.


Fonte:Mogi News