sábado, 12 de maio de 2012

Aeroporto na Cidade de Mogi das Cruzes.


Andre Do Prado IIAeroporto

O deputado André do Prado (PR) marca presença na campanha e apresenta indicação ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) sugerindo a implantação de aeroporto na Cidade de Mogi das Cruzes.




Fonte:O Diário de Mogi

Ação de anulação de licença para aterro é enviada a Mogi


O Juízo da Fazenda Pública da Capital enviou para ser julgada em Mogi das Cruzes a ação anulatória de ato administrativo movida pela Prefeitura de Mogi, no final do ano passado, visando suspender o processo de licenciamento ambiental para instalação do lixão no Bairro do Taboão, pela empreiteira Queiroz Galvão. A ação buscava ainda a suspensão da audiência pública marcada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente para ocorrer na Cidade, no final do ano passado. Levando em conta as informações colhidas durante a tramitação do pedido, a Justiça da Capital decidiu enviar os autos para o Fórum de Mogi, em razão da existência de ações popular e anulatória sobre o mesmo caso na Cidade. No final de 2011, quando Mogi se via ameaçada pela intenção da Queiroz Galvão de instalar um megalixão no Taboão, o Consema marcou uma audiência pública para se discutir o projeto da empreiteira. Com apoio do movimento "Aterro Não", a Prefeitura ingressou com a ação anulatória de ato administrativo junto à Justiça da Capital, onde se localizava o Consema, pedindo a suspensão definitiva da audiência e do licenciamento do aterro. Em lugar de um despacho imediato, o juiz da Fazenda decidiu intimar as partes envolvidas para se manifestarem a respeito do assunto. Depois de avaliar o assunto, o juiz paulistano decidiu que a ação deveria ser apreciada pela Justiça de Mogi. E, nesta semana, determinou o envio dos autos para o Fórum local. E vai começar tudo de novo.


Fonte:O Diário de Mogi

Negros ainda driblam preconceito


FERNANDO PIOVEZAM

Um Conselho Municipal da Comunidade Negra, inserção da cultura afro em todas as escolas da Cidade, além de cursos preparatórios para vestibular e concursos públicos são os principais projetos prestes a serem implementados em prol da comunidade afrodescendente de Mogi das Cruzes, que chegou a 34% da população residente, segundo dados do censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de algumas conquistas dos negros, ao longo de 124 anos da Abolição da Escravatura, a ser comemorada amanhã, "há ainda muito preconceito e discriminação sofridos pela comunidade negra", sinaliza o vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB).
"O maior desafio hoje é fazer o negro se aceitar como tal", diz Geraldão que, desde a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica de 1988, cujo mote era "Ouvi o Clamor deste Povo" e combatia o preconceito racial, vem lutando para agregar a comunidade de Mogi das Cruzes e pela igualdade entre raças. Segundo ele, falta engajamento dos negros para lutarem por seus direitos. "A realidade é que estão com baixa estima e, muitas vezes, preferem pensar que não são negros, levando tudo na brincadeira quando alguém conta uma piada preconceituosa, ou quando eles mesmos a contam, achando tudo normal, o que não é. Agora, defender os próprios direitos, não fazem", declara o vereador.
Há 24 anos, ele organiza encontros com a comunidade todas as últimas quartas e quintas-feiras do mês, às 19h30, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Jardim Universo, e lá são debatidos vários temas de interesse à cultura afro. "Começamos a ensinar músicas africanas, danças, fazer palestras explicativas sobre a nossa cultura e necessidades, além de buscarmos entendimento sobre algumas doenças pertinentes à raça, como a anemia falciforme", explica o parlamentar.
"O negro sempre foi visto como alguém que só sabe fazer serviços informais. Queremos mostrar à sociedade que nós temos capacidade, sim, e só queremos oportunidades", ressalta o vereador, informando que, por esse motivo, a partir do ano que vem, tentará implantar na Cidade, com apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs), um projeto de cursos preparatórios para vestibulares e concursos que ajudará os negros a conquistarem vagas em universidades e cargos públicos.
Além disso, ele pretende trazer para Mogi, uma escola preparatória para o mundo artístico, televisivo e teatral, focada na inserção dos negros nesses meios. "Deve começar na Vila Joia. Nós já temos um prédio reservado para as ações e uma ONG nos ajudará, em parceria com o poder público municipal", ratifica.
Com relação à criação do Conselho Municipal da Comunidade Negra, o pontapé inicial será dado no primeiro dia do Fórum Municipal de Assistência Social, organizado pela Secretaria de Assistência Social, a ser realizado na segunda-feira, às 19h30, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Mogilar (leia mais nesta página). "Quero que a população mogiana, independentemente da raça, participe deste momento que, pra nós, é de grande importância. Somos iguais como seres humanos e precisamos caminhar juntos", conclui Geraldão.

Fonte:O Diário de Mogi

Pró-Neymar


A goleada de 8 a 0 do time do Santos sobre o Bolívar, anteontem, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, reascendeu ainda mais o movimento "Pró-Neymar em Mogi". O vereador santista "preto e branco" Protássio Nogueira recebeu várias propostas de torcedores, entre eles, empresários, para trazer o mogiano, mais famoso da atualidade, para receber uma homenagem da Câmara.
Divulgação

Helicóptero
Um dos empresários, que tem influência na diretoria santista, se dispôs a ir até a Vila Belmiro para realizar as negociações e também disponibilizou seu helicóptero particular para, se necessário, trazer e levar Neymar Junior e Neymar pai para evitar "atraso ou incompatibilidade de agenda". Na verdade, a estratégia é semelhante a utilizada por vereadores de São Paulo para que o craque santista pudesse receber, no início desta semana, o título de "Cidadão Paulistano". 
Casaca 
Resta saber se o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), corintiano "roxo", irá aderir ao movimento para, em nome de sua "mogianidade", intervir com o amigo santista, governador Geraldo Alckmin, e trazer o craque até Mogi e, talvez, fazer campanha em prol da AACD ou até da Santa Casa de Mogi. 
Galinhada
E por falar em AACD, o vereador Protássio Nogueira já está organizando a segunda edição da "galinhada" em prol da entidade. O almoço beneficente, a ser realizado do Sesi de Brás Cubas, terá por objetivo arrecadar fundos para a compra de equipamentos e manutenção da unidade, inaugurada no fim do ano passado. 


Fonte:Mogi News

Cabelos brancos


Segundo apurou a coluna, o processo de reversão estaria bem adiantado, com previsão de ser concluído ainda neste semestre. Por este, entre outros motivos, o presidente da Casa de Leis, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, está ficando novamente com "os cabelos brancos". "Antes eu até tingia, mas com tanto problema para resolver, um atrás da outro, não há tempo hábil e nem cabelo que resista", brincou o parlamentar, em conversa com a coluna
Amilson Ribeiro

Ao natural
Vale lembrar que, em 2005, em meio à pressão popular contra o Lixão da Queiroz Galvão, Bibo estava com suas madeixas todas brancas.


Outra área 
Uma opção que Bibo está negociando com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) é a indicação de uma área municipal à Secretaria da Fazenda para sediar a delegacia regional. 
Vagas "extras"
Além da falta de vagas para os próprios vereadores, Imprensa e visitantes, outra preocupação de Bibo é com as obras para adequação do prédio da Câmara para receber os sete vereadores "extras", em razão da ampliação do número de cadeiras, a partir de 2013. Dos atuais 16 parlamentares, serão 23. 
"Apertadinho"
No caso dos gabinetes, Bibo já tem a solução: "Já começamos a implantar divisórias nos imóveis, o que não deve utilizar grande parte do orçamento", disse. Já o estacionamento e plenário... "É algo a se pensar com calma. Aliás, a Secretaria Municipal de Obras está realizando o projeto do estacionamento dos carros oficiais e que deve ter dois andares. O plenário, talvez, precise também de uma adequação, mas já comprei computadores suficientes para todos os 23 vereadores", ressaltou. 
Regimento Interno
Já está no Departamento Jurídico da Câmara o relatório da Comissão de Vereadores que estudou alterações no regimento interno da Casa de Leis, em função do aumento do número de parlamentares, a partir do ano que vem.


Fonte:Mogi News

Semae Serviço será suspenso de manhã


A manutenção do sistema de fibra ótica exigirá a interrupção do funcionamento do telefone 115 hoje cedo
Mayara de Paula


Semae vem investindo na melhoria do atendimento aos cidadãos
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará hoje um trabalho de manutenção preventivo do sistema de fibra ótica e, por isso, o sistema de atendimento telefônico do Semae, pelo número 115, não funcionará entre 8h e 12h. Durante a tarde, o atendimento voltará ao normal e os cidadãos poderão fazer solicitações de manutenção pelo número.


O secretário-municipal adjunto de Gestão, Antero Rodrigues Júnior, explica que a manutenção é uma ação preventiva e tem como objetivo assegurar o bom funcionamento do sistema: "Faremos uma inspeção nos cabos e, se for preciso, realizaremos as substituições necessárias", comentou.


O telefone 115 é o canal de comunicação entre o Semae e a população mogiana. Por meio deste número, os cidadãos informam sobre vazamentos, necessidade de manutenção na rede e também tiram dúvidas com a autarquia. O diretor-geral do Semae, Marcus Melo, lembra que a manutenção foi programada no dia e horário em que o movimento é menor, justamente para minimizar os efeitos à população.


"Assim como aconteceu na parada de abastecimento de água, no início do mês, fizemos uma programação para que os cidadãos sejam afetados o mínimo possível. Durante a tarde deste sábado, o telefone 115 voltará a funcionar", afirma, lembrando que, aos finais de semana, o sistema atende em regime de plantão.


No começo do mês, o Semae realizou serviços de manutenção nas Estações Central e de Captação Pedra de Afiar;na ocasião, foram trocados um registro na estação de captação, localizada no Cocuera, e um conjunto de registro e válvula na unidade central. Para a realização dos serviços, foi necessário interromper o abastecimento de água para 47 bairros da cidade. Nove equipes - num total de 32 pessoas - acompanharam o trabalho de manutenção em toda a cidade. Esses funcionários ficaram responsáveis pelo desligamento das estações de bombeamento, assim como pelo restabelecimento.


Fonte:Mogi News

Saúde Secretaria quer descobrir motivo de falta a consultas


Jorge Moraes

Gestantes que participam do programa Mãe Mogiana tiveram um dia especial ontem
A Secretaria Municipal de Saúde está realizando um trabalho para identificar quais são os motivos que levam algumas gestantes a faltar às consultas do programa Mãe Mogiana. A intenção de mapear as razões dessas ausências foi divulgada ontem, durante um café da manhã realizado especialmente para as grávidas do programa, para comemorar o Dia das Mães. No evento, foram sorteados presentes para as mulheres que são atendidas pelo programa. A ação tem como objetivo estimular a socialização das gestantes e promover a interação entre elas. 
"Nós procuramos criar mecanismos para que todas as pessoas tenham acesso ao pré-natal e acredito que isso foi alcançado com o Mãe Mogiana. Agora, estamos em um fase de estudos para identificar as mães que faltam e por que faltam. Isso é importante para evitar complicações na gravidez", afirmou o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis.


O programa foi ampliado em março e atualmente faz 600 consultas médicas mensais e outros 2 mil atendimentos na área de enfermagem e psicologia. "O número de consultas ter ultrapassado a quantidade de partos, que hoje é de cerca de 400, é um bom indicador para nós. O fato de ter mais atendimento significa que as gestantes estão sendo acompanhadas durante mais semanas", destacou o secretário.


Para o provedor da Santa Casa de Mogi, Mário Calderaro, o programa evita que os recém-nascidos enfrentem problemas após o parto. "As mães que passam pelo atendimento do programa conseguem ter o bebê sem precisar da assistência da UTI Neonatal. Os bebês que precisam desse atendimento normalmente são filhos de mulheres que não fizeram o pré-natal".


A assistente-administrativa Pamela Rezende Marin, de 27 anos, estava passando por uma consulta pela primeira vez no Mãe Mogiana e elogiou o programa. "Isso é muito importante, principalmente para as mães que não têm condições de pagar pelo acompanhamento particular", disse a gestante.


Já para a auxiliar-administrativa Júlia Pereira da Cruz, 18, este Dia das Mães terá um significado especial. Ela está grávida do primeiro filho e tenta controlar a ansiedade. "Quero que a minha filha chegue logo. Aqui, o atendimento é muito bom, porque tenho toda a assistência", disse. (L.N.)


Fonte:Mogi News

Projeto Ouvidoria Jovem ganha o Prêmio Mario Covas


Divulgação

Ouvidor Geral, Romildo Campello, mostra o prêmio Mário Covas
Mogi das Cruzes foi premiada na última quinta-feira, em São Paulo, com o Prêmio Mario Covas pela implantação do projeto Ouvidoria Jovem, na categoria Inovação em Gestão Municipal. A premiação ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin, e foi recebida pela equipe da Ouvidoria Geral e da Escola Estadual Professor Ilson Gomes. 
O projeto vencedor é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Diretoria Regional de Ensino, através da escola.


"Trata-se de um prêmio do município, que reconhece uma iniciativa pioneira e inovadora colocada em prática a partir de uma parceria muito produtiva entre a Administração Municipal e a Diretoria de Ensino. Passamos por uma série de etapas e, ao receber este prêmio, fica claro que realizamos um trabalho em favor da cidade e das futuras gerações de mogianos", afirma Romildo Campello, lembrando a importância da criação da Ouvidoria Geral na gestão do prefeito Marco Bertaiolli.


Ele lembra que a Ouvidoria visitou a escola em setembro de 2010 para conhecer o trabalho realizado com os alunos, que percorriam o Conjunto Álvaro Bovolenta e ouviam os moradores sobre suas necessidades. As professoras Adriana Machado e Flávia Apolinário, ao lado da diretora Neide Suzuki, conduziam o projeto como uma atividade escolar.


A experiência motivou a criação da Ouvidoria Jovem, que passou a contar com o apoio dos técnicos da Prefeitura. Na prática, o projeto envolveu 48 jovens do ensino médio, que atenderam 295 demandas em 2011, com 86,1% de taxa de conclusão.


Fonte:Mogi News

Câncer
Ministério da Saúde desconhece o descredenciamento de hospital
Também não sabe das denúncias, da situação dos doentes de câncer e do atual atendimento precário no Luzia
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Para o Ministério da Saúde, credenciamento do Hospital do Câncer de Mogi ainda está valendo
Para o Ministério da Saúde, o Centro Oncológico e Hospital do Câncer "Dr. Flávio Isaías Rodrigues" continua em condições de atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e não enfrenta processo de descredenciamento como unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Estaria, portanto, em condições de manter o atendimento aos pacientes pela rede pública. Estes, porém, estão sendo transferidos ao Hospital Luzia de Pinho Melo por determinação da Secretaria de Estado da Saúde.


O fato do Ministério da Saúde ignorar o que está ocorrendo em Mogi com os pacientes em tratamento de câncer fica claro a partir das respostas dadas ontem pelo governo federal aos questionamentos feitos pelo Mogi News, uma vez que cabe ao Ministério da Saúde definir sobre a suspensão de serviços do SUS. 
"Informamos que não houve pedido de descredenciamento do Centro Oncológico e Hospital Dr. Flávio Isaías Rodrigues, localizado no município de Mogi das Cruzes, por parte da SES-SP, e nem foi informado para onde os pacientes estão sendo referenciados. Ressaltamos que, quando um estabelecimento de saúde habilitado na Alta Complexidade em Oncologia é descredenciado, o Estado deve solicitar a habilitação de outro serviço, para que os pacientes sejam referenciados", diz a nota encaminhada ao jornal pela Assessoria de Imprensa do ministro Alexandre Padilha.


O governo federal, em momento algum, cita as suspeitas de irregularidades levantadas por auditoria da Secretaria Estadual de Saúde, entre junho do ano passado e fevereiro último. Aliás, segundo resposta da Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde, não houve comunicação oficial dos supostos desvios e fraudes que acumulariam um desfalque aos cofres públicos de mais de R$ 20 milhões. Além disso, não é de conhecimento do ministro, ou de sua equipe, que o Hospital Luzia de Pinho Melo seja referência especializada para atendimento de pacientes com câncer ou tampouco que tenha recebido pacientes do Hospital do Câncer de Mogi, há cerca de uma semana, para atendimento de pronto-socorro, ambulatorial e quimioterapia. 
"Neste caso, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo deve encaminhar documento solicitando o descredenciamento do serviço e informar qual serviço será habilitado perante o Ministério da Saúde. Não há caso semelhante no Estado de São Paulo", diz a nota.


A Secretaria de Estado da Saúde, por sua vez, confirmou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, não ter comunicado o Ministério da Saúde do pedido de descredenciamento do SUS do Hospital do Câncer sob a justificativa de que o governo estadual está realizando uma nova auditoria na unidade e, que após o "ofício" notificando a direção do hospital da suspensão dos atendimentos pelo SUS, há um prazo de dez dias para defesa dos acusados e que ainda está vigente. A direção do Hospital do Câncer de Mogi voltou a negar as supostas irregularidades.


Fonte:Mogi News

Brás Cubas Hospital municipal terá energia solar


Jorge Moraes

Prédio de sete andares já está recendo o revestimento externo
O Hospital Municipal "Waldemar Costa Filho", em construção no distrito de Brás Cubas, será o primeiro da cidade e de toda região do Alto Tietê a contar com abastecimento de energia alternativa, além de um sistema de manutenção autossustentável.


O prédio, que está sendo erguido ao custo de R$ 27.883.681,92, desde junho passado, entre as ruas Guttermann, Jaçanã, Francisco Affonso de Mello e Capitão Francisco de Almeida, próximo à Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, terá teto solar e sistema de gás encanado, além de um reservatório com água de reuso. A expectativa, segundo o secretário-adjunto Marcello Delascio Cusatis, é de que as medidas proporcionem uma economia entre 20% e 30% nos gastos de manutenção da unidade hospitalar. "O hospital de Brás Cubas nasce, a pedido do próprio prefeito Marco Bertaiolli, com o que há de melhor no país, uma unidade modelo, inclusive no que se refere à sustentabilidade. Hoje, as novas construções precisam ter duas ou mais alternativas de energia porque um hospital não pode parar, funciona 24 horas. Em Mogi, será energia convencional (elétrica), além de um sistema de aquecimento de água que antes era feito em caldeiras e que será a gás, e também teto solar".


Outra novidade é a utilização das águas pluviais em um reservatório. "É a chamada água de reuso, que será utilizada para lavagem de piso e outros serviços que não sejam de consumo", adiantou. 
Atualmente, segundo o secretário-adjunto da Saúde, as obras de construção do hospital de sete andares, em um total de 7.950,10 metros quadrados de área construída, estão dentro do cronograma, com 55% de conclusão. A previsão de entrega do prédio está confirmada para o fim deste ano. Ontem, o Mogi News esteve no local e observou que funcionários da Engeform já iniciaram serviços de revestimento do prédio com azulejos azuis, em mosaico. "Além disso, são realizados, no momento, os serviços de adaptação e separação das alas e demais setores do hospital", informou Cusatis.


Ele ressaltou que, inicialmente, o hospital terá 72 leitos credenciados no Sistema Único de Saúde (SUS) para internações e outros 15 leitos para observação no Pronto-Atendimento ambulatorial. Outras especialidades estão previstas para o hospital: vascular, gastroenterologia, cardiologia, pediatria e centro cirúrgico para pequenos procedimentos envolvendo hérnias, fimose, vesícula biliar, varizes, cirurgias ginecológicas e urológicas. Há também obras em andamento para instalação do Centro de Reabilitação Fisioterápica. (N.A.)


Fonte:Mogi News

Marinês Piva: balanço Fórum quer criar comitê regional



Evento em Mogi a partir de segunda pretende discutir temas relacionados a criação de políticas públicas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local

Mayara de Paula
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizará nos dia 14, segunda-feira, e 15, terça-feira, o 2º Fórum Municipal de Assistência Social com o objetivo de discutir temas relacionados a criação de políticas públicas voltadas a comunidade negra, os jovens, e, principalmente, buscar uma ação efetiva para o atendimento aos moradores em situação de rua. 
Duas comissões especiais provisórias serão criadas. A formação dos grupos é o primeiro passo para a efetivação dos Conselhos Municipais da Juventude e da Comunidade Negra de Mogi das Cruzes. O fórum será realizado no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). 
Dia 14, a partir das 18h30, haverá a implantação da comissão especial para formação do Conselho da Comunidade Negra e as palestras: "A experiência do Estado no combate ao racismo", ministrada pelo coordenador de políticas públicas para a população negra e indígena no Estado, Dr. Antonio Carlos Arruda da Silva, e "Políticas Públicas para a Comunidade Negra", com o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado, Marco Antonio Zito Alvarenga.


No dia 15, as palestras ocorrem nos períodos da manhã e da tarde. A partir das 9 horas, o tema em debate é o morador de rua. A secretária municipal de Assistência Social, Marinês Piva, será a responsável pelo "Diagnóstico da População de Rua em Mogi - Avanços e Desafios". Em seguida, o sociólogo Luciano Freitas de Oliveira ministra a palestra "Viver no Trecho: Reflexões sobre as Políticas de Circulação da População em Situação de Rua".


"Vamos apresentar o balanço das nossas atividades e propor a criação de um comitê regional itinerante que possa facilitar o fluxo de encaminhamento para a cidade natal dos moradores em situação de rua", adiantou Marinês. No período da tarde, a partir das 13h30, ocorrerá a implantação da comissão especial para a formação do Conselho da Juventude, e as palestras: "Juventude - Conflitos e Desafios no Mundo Contemporâneo", com o professor Ricardo Galhardo Blanco, e "Protagonismo da Juventude", com o padre Reginaldo Martins da Silva.


Fonte:Mogi News