terça-feira, 10 de maio de 2011

Dançarina Lacraia morreu, confirma MC Serginho

Dançarina Lacraia morreu, 

confirma MC Serginho

  • Roberto Price/Folhapress
    Lacraia, dançarina do funk Éguinha Pocotó, na Glória, no Rio de Janeiro (7/1/2003). Do lado direito ao fundo, MC Serginho
    Lacraia, dançarina do funk "Éguinha Pocotó", na Glória, no Rio de Janeiro (7/1/2003). Do lado direito ao fundo, MC Serginho
Marco Aurélio Silva da Rosa, conhecido como a dançarina Lacraia e que tinha quase 34 anos, morreu na manhã desta terça-feira (10), de tuberculose, conforme informou David Brazil em seu Twitter. "Acabou de sair o laudo informando que a causa da morte foi por Tuberculose."

Lacraia estava internada no Hospital Universitario Gaffrée Guinle, na Tijuca, Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada pelo hospital e pelo amigo MC Serginho.
"Ela estava muito doente. Falei com a mãe dela há duas semanas. Sei que estava internada, mas não sei o que era, o que foi", falou o funkeiro ao UOL. Ele contou que recebeu a notícia por meio de amigos nesta manhã.
"Estou triste para caramba, estava sentindo que não tinha retorno. Só tenho que agradecer a Deus que a colocou na minha vida. Saímos da favela do Jacarezinho e conseguimos o que conseguimos. Não fui a lugar nenhum sozinho. Agradeço a Deus e que ele tenha um lugar bem carinhoso ao lado dela. Tenho certeza que ela vai chegar dançando no céu", finalizou, emocionado, o amigo da dançarina.
Em seu Twitter, o promoter David Brazil falou sobre a dançarina.
“Ô meu pai celestial, acabei de receber uma notícia tão triste, a animadíssima LACRAIA faleceu hoje às 5h da manhã. QUE DEUS A TENHA!”, escreveu o promoter.
Ainda em seu Twitter, David Brazil afirma que não sabe a causa da morte, mas fala que ela estava doente e visitou-a na sexta-feira (6). A irmã da funkeira teria dado a notícia para o apresentador do SBT na manhã desta terça-feira (10).

“Amados, não sei a causa, ela estava dodói, cheguei a visita-la na sexta-feira. Hoje cedo sua irmã me ligou dando a triste notícia. Nos divertíamos muito, em uma festa fui fantasiado de LACRAIA para homenageá-la, DESCANSE EM PAZ!”.
Lacraia e MC Serginho ficaram famosos em todo o Brasil com o funk "Vai Lacraia" e "Éguinha Pocotó". Mas a parceria durou até 2009, quando Lacraia decidiu seguir seu sonho e ser DJ de música eletrônica.

Fonte:uol.com

PV realiza reuniões de olho nas eleições 2012






PV realiza reuniões de olho nas eleições 2012






A criação de grupos internos de discussão sobre temas relativos à Cidade e de núcleos regionais do partido foram alguns dos assuntos discutidos pelo PV de Mogi das Cruzes durante reunião realizada na Câmara Municipal, durante o último final de semana. Sob o comando do presidente municipal, Romildo de Pinho Campello, virtuais candidatos a vereador do partido decidiram formar grupos de debate de assuntos relacionados com Mogi, já preparando terreno para as respectivas campanhas para o pleito do próximo ano. Temas como acessibilidade, esportes, homossexualismo, meio ambiente e cultura farão parte de futuras discussões para que os pré-candidatos possam se inteirar das questões locais e da posição do partido acerca delas. "Os futuros concorrentes irão pilotar as discussões e ajudar na formulação de políticas públicas sobre os temas", disse Romildo. No mesmo encontro também decidiu-se pela criação de núcleos regionais dentro de Mogi para levar a mensagem do PV para pontos mais distantes da área central. A princípio, ficou definida a instalação dos núcleos em pontos como Vila Brasileira, Jundiapeba, Jardim Piatã, entre vários outros. Segundo Campello, o PV está trabalhando com um cenário de vigência da proibição da coligação proporcional, com base em informações de Brasília, de que tal medida será adotada para o próximo pleito. Isso significar formar uma chapa de vereadores com 35 candidatos (11 mulheres). Hoje, o partido já conta com duas dezenas de pré-concorrentes. Embora sofrendo pressão do Diretório Regional para o lançamento de candidato a prefeito em cidades com mais de 100 mil moradores, o PV ainda vai discutir isso com seus membros de Mogi. Há grandes chances de uma coligação com o prefeito Marco Bertaiolli (DEM), mas isso deverá passar por uma "discussão programática". Coligado ou não na eleição majoritária, o certo é que o partido vai trabalhar para eleger pelo menos dois vereadores, valendo-se da provável elevação do número de vagas para 23 na Câmara Municipal.





Cartão SIS




O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) vai iniciar, nos próximos dias, uma peregrinação pelas unidades básicas de saúde para entregar o Cartão SIS, do Sistema Integrado de Saúde, às pessoas já cadastradas pelo sistema. A Secretaria possui cadastros de 120 mil moradores de Mogi, mas na primeira etapa, 15 mil irão receber o documento de identificação.


Novo rumo






O ex-candidato a deputado e médico Flávio Isaías decidiu trocar o PV pelo PT do B para cuidar da reeleição de sua mulher, a atual vereadora Emília Rodrigues. Com a mudança, ele acabou assumindo o comando da nova legenda na Cidade. Por quanto tempo, não se sabe. Afinal, como virtual candidato a deputado nas eleições de 2014, ele deverá encontrar outra legenda para concorrer com chances reais de se eleger.




Ataque


A direção do Mogi Shopping bem que podia poupar seus visitantes da incômoda abordagem dos distribuidores de panfletos publicitários que fazem ponto junto às cancelas de entrada e saída do local. Não bastasse ter de recolher ou depositar o cartão de estacionamento, que é pago, o motorista ainda tem de agüentar a papelada que é empurrada janela adentro.




Dividido

Cuco Pereira, Pedro Komura e outros mogianos que participaram da Convenção Regional do PSDB, sábado, em São Paulo, puderam testemunhar a divisão intestina do partido entre os grupos de José Serra e Geraldo Alckmin. O governador elegeu presidente o deputado Pedro Tobias, mas o restante da Executiva ficou para ser escolhido até a próxima quinta-feira. A temperatura subiu demais durante o encontro e o adiamento foi a saída tucana para o impasse.

Fonte:O Diário de Mogi

Obra da AACD começa até dia 23

Obra da AACD começa até dia 23

Mariana Leal
As obras de construção da Associação de Reabilitação à Criança Deficiente (ARCD), a unidade mogiana da Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD), devem ter início entre os dias 16 e 23 deste mês. O lançamento da pedra fundamental está marcado para dia 25 e, assim que a licitação de escolha da empresa responsável pelo projeto tiver fim, os trabalhos começam, com expectativa de término em setembro. O complexo deve ser inaugurado em outubro, já com o atendimento às famílias.
Dos R$ 24 milhões arrecadados durante o Teleton de 2010, cerca de R$ 5 milhões serão destinados à construção da unidade mogiana, que atenderá 180 pacientes de todo o Alto Tietê, cuja demanda é de 400 pessoas que necessitam do tipo de serviço oferecido.
O restante ficará reservado para manutenção dos outros postos de atendimento. O centro de reabilitação ocupará um terreno de 5 mil metros quadrados, paralelamente à Via Perimetral, no Bairro do Rodeio, próximo ao Condomínio Bella Cittá.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, o terreno é uma área pública e foi cedido pela Prefeitura Municipal para a construção da unidade. Desde então, os trabalhos de terraplanagem tiveram início.
"As empreiteiras da Fazenda Rodeio (Helbor Empreendimentos S.A., Suzano Papel e Celulose, Cipasa Urbanismo e Scopel Desenvolvimento Urbano) se comprometeram a trabalhar o terreno e já finalizaram este serviço. Toda a infraestrutura, como abastecimento de água, rede de esgoto e luz, está disponível. O espaço, no que competia à Administração, foi preparado e já se encontra à disposição da AACD", detalhou.
A expectativa da municipalidade é iniciar o atendimento ainda neste ano, exatamente quando começar a campanha do Teleton de 2011.
O projeto e a execução dos trabalhos, assim como a contração da equipe de profissionais e o treinamento dos mesmos, estão a cargo da AACD. Caberá ao Executivo subsidiar a entidade com um valor ainda não definido, cuidando da folha de pagamento e da manutenção do local.
Trinta profissionais, entre médicos, enfermeiros, entre outros, serão contratados do próprio Município, número que pode chegar a 50 quando o atendimento estiver pleno.
Além do terreno bem localizado e da infraestrutura do local, outros dois fatores foram fundamentais para Mogi das Cruzes ser contemplada com a 14ª unidade da AACD: a frota de ônibus adaptada ao transporte dos deficientes físicos e a referência regional das cirurgias ortopédicas realizadas na Santa Casa de Misericórdia, complementando o atendimento feito pela entidade.

Fonte:O Diário de Mogi

Frente promete pressionar Estado

Frente promete pressionar Estado

SABRINA PACCA

Os membros da Frente Parlamentar Contra a Instalação do Aterro de Mogi das Cruzes, liderados pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), irão agendar uma reunião na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo para pressionar o secretário Bruno Covas (PSDB) a desistir da ideia de realizar a audiência pública, marcada para 21 de junho, que discutirá a instalação de um lixão, pela Construtora Queiroz Galvão, no Distrito Industrial do Taboão. O objetivo é mostrar ao tucano e, consequentemente, ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), que a sociedade civil e as autoridades da Cidade não querem, em hipótese alguma, um aterro sanitário.
Ontem, em encontro realizado no auditório da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, essa frente parlamentar foi retomada, oficialmente, por Gondim. O grupo de trabalho já existia desde 2003, mas acabou sendo esquecido, nos últimos anos. O local ficou lotado tanto de políticos como de membros do Movimento "Aterro, Não!" e dos moradores do próprio Distrito do Taboão, que foram levantar a voz contra o lixão.
Os parlamentares decidiram, ainda, cobrar do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) que se posicione, oficialmente, contra o aterro, por meio de algum tipo de documento por escrito e que faça, com urgência, uma política municipal de resíduos sólidos para Mogi. "Nós queremos, também, que a Câmara de Mogi faça uma moção dizendo que os vereadores são contra o lixão. Vamos levar este documento, assim que ele for aprovado, para o Bruno Covas e para o governador Alckmin", disse Gondim, cujo primeiro objetivo ao marcar o encontro era apresentar alternativas para os resíduos sólidos que não fosse aterro sanitário.
Entretanto, após ouvir o Movimento "Aterro, Não!", que no ano passado liderou um fórum e já debateu essas alternativas, o evento tomou outro rumo e se voltou para encontrar formas de barrar a audiência pública já marcada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que pode ser realizada na sede do Bunkyo.
"Não podemos deixar que essa audiência aconteça, porque senão o Consema vai fingir que nos ouve e, depois, fará o que o governador quiser que, neste caso, é trazer esse lixão para Mogi", argumentou o deputado estadual Alencar Santana (PT).
Da mesma forma, o professor Nabil de Moraes, que integra o Movimento, cobrou que os parlamentares exerçam pressão contra Covas. "Vocês têm que pressionar o secretário e fazer com que ele e o governador determinem a anulação dessa audiência", pediu o professor.
Além de Gondim e Santana, estavam presentes os deputados estaduais Heroílma Tavares (PR) e Alex Manente (PPS). Também compareceram os vereadores Carlos Evaristo da Silva (DEM), Jean Lopes (PC do B) e Osvaldo Ferreira dos Santos, o Osvaldo do Mercado Real (PPS); o prefeito de Salesópolis, Antonio Adilson de Moraes, oBolinha (PSDB), e o presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Mogi, Marco Soares.
Já Silvio Marques, presidente da Associação dos Moradores do Taboão lembrou aos presentes que hoje, às 15 horas, o prefeito estará na Câmara para falar sobre o assunto. "É uma ótima oportunidade para cobrarmos do Bertaiolli uma postura mais firme e para sabermos quem são os vereadores contra e a favor do aterro", justificou.

Fonte:O Diário de Mogi

Bertaiolli irá disputar reeleição

Bertaiolli irá disputar reeleição

MARA FLÔRES


Em visita a Mogi das Cruzes, o presidente nacional do Democratas, Agripino Maia, anunciou que os caminhos da legenda no Município passam, obrigatoriamente, pelo comando do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli, que desde ontem integra a Diretoria Executiva do DEM no Estado de São Paulo. Com o apoio do senador e a aliança garantida com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o chefe do Executivo admitiu, pela primeira vez, que disputará a reeleição para a Prefeitura mogiana no pleito de 2012.
"Fico no Democratas. É uma decisão para disputar as eleições de Mogi no ano que vem, ao lado do governador Alckmin e com todo esse prestígio que o DEM meu deu, ainda mais com essa visita hoje (ontem) do senador", admitiu Bertaiolli.
Depois de anunciar a sua ida para o PSD, partido recém-lançado por dois padrinhos políticos e, antes de mais nada, amigos pessoais – o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e o vice-governador Guilherme Afif Domingos -, o chefe do Executivo mogiano decidiu permanecer no Democratas e, além do pleno apoio para disputar a reeleição, passa a ser um dos mentores da legenda no Estado, junto com o presidente estadual Rodrigo Garcia. Ou seja, mais do que cuidar da representatividade do DEM na Cidade – onde está no comando da Prefeitura e tem três cadeiras no Legislativo -, Bertaiolli participará das articulações e decisões do Democratas em todos os municípios paulistas.
"O senador Agripino Maia me convidou para, junto com o Rodrigo Garcia e outros, comandar o DEM no Estado e me sinto lisonjeado por isso. Recebi de forma honrada a presença do presidente nacional do Democratas, que saiu de Brasília para vir a Mogi para falar que eu precisava ficar no partido", comentou Bertaiolli. "E, neste momento, é mais calmo eu ficar no DEM", acrescentou o prefeito, ao dizer que a sua decisão de não migrar para o PSD já foi comunicada a Kassab e Afif Domingos. "Eles são meus amigos, entenderam muitíssimo bem essa minha necessidade e continuam à disposição para apoiar Mogi", assegurou.
Por mais de uma vez, o prefeito disse que apesar de integrar a Executiva do DEM em São Paulo, não irá se envolver nas questões partidárias que permeiam a relação entre os democratas e aqueles que estão deixando a legenda para compor o PSD. Ele argumentou que o seu único foco é a administração da Cidade e, para isso, irá contar essencialmente com o apoio do governador, de quem Agripino é um grande aliado (ele foi candidato a vice-presidente em 2006) e que prometeu ser um interlocutor do Município com o Palácio dos Bandeirantes.
Durante o almoço que reuniu políticos de vários partidos, policiais, delegados e representantes da sociedade, o senador do DEM chegou a ligar para Geraldo Alckmin para informá-lo que estava com Bertaiolli em Mogi.
"Em todas as negociações do DEM em São Paulo, o Alckmin teria pedido que o prefeito de Mogi ficasse, tanto que o senador veio aqui pedir para que ajudasse a cuidar do Estado. Sem dúvida, o Agripino Maia se transforma num grande interlocutor junto com o Estado", revelou Bertaiolli. "Posso afirmar que Mogi terá um soldado a mais para bater na porta do governador", emendou o senador. "E digo mais. Os caminhos do partido serão apoiados por Bertaiolli e garanto que ninguém vai mexer na estrutura do DEM", afirmou Agripino Maia (leia mais nesta página).
Eleição
A permanência do prefeito Bertaiolli no DEM e a confirmação da sua candidatura à reeleição municipal já fizeram surgir na Cidade algumas hipóteses de como poderá ficar o cenário político em 2012 e, entre os boatos, há alguns que dão conta de uma possível disputa entre o democrata e o ex-prefeito e atual deputado federal Junji Abe que, até este momento, permanece firme no propósito de integrar o PSD.
Questionado sobre essa possibilidade, Bertaiolli descartou e garantiu que a aliança com o ex-prefeito, de quem foi vice, continua inalterada. "Não existe a menor condição disso acontecer (a disputa entre os dois) porque ele é um aliado de primeira hora. A minha aliança com o Junji é inabalável e nada vai nos desvirtuar do caminho de trabalhar junto por Mogi", afirmou o prefeito.

Fonte:O Diário de Mogi

Governo vai ‘enquadrar’ médicos

Governo vai ‘enquadrar’ médicos

BRASÍLIA
Médicos em todo o País estão proibidos de cobrar dos clientes de plano de saúde qualquer tipo de "por fora", isto é, de valor adicional pela consulta. A decisão faz parte de uma série de medidas adotadas pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça que considera que o consumidor tem sido lesado.
De acordo com a análise da SDE, Conselhos Regionais de Medicina, como os do Distrito Federal, Pernambuco e Espírito Santo, baixaram resoluções fixando valores mínimos a serem cobrados em cada consulta, que variaram de R$ 60,00 a R$ 85,00. Como o valor é maior do que o repasse que os planos fazem aos médicos, alguns profissionais têm exigido o pagamento "por fora" para atender o usuário.
"Isso é inaceitável do ponto de vista da defesa do consumidor", afirmou Vinícius Marques de Carvalho, secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça. As resoluções dos Conselhos Regionais foram editadas em 2010 (DF) e no início deste ano (PE e ES). No final de abril, a Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou uma nota esclarecendo que a lei já "veda a cobrança de valores adicionais por consultas ou qualquer outra prestação de serviços".
A SDE também proibiu três entidades médicas de participação em movimentos que promovam o boicote coletivo dos planos de saúde - como aconteceu no mês passado, quando os médicos paralisaram o atendimento dos usuários de planos por não concordarem com os valores pagos pelas consultas. A proibição é dirigida à Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional de Médicos (Fenam).
Independentemente da proibição imposta de maneira preliminar, a secretaria resolveu abrir uma investigação para apurar a participação dessas entidades no movimento de caráter sindical. O movimento teve a adesão de aproximadamente 80% dos cerca de 160 mil profissionais que atendem usuários de planos.
Apesar da jurisprudência ser contrária a negociações coletivas de médicos com planos de saúde, a direção da SDE acredita que é possível reavaliar a questão e estabelecer parâmetros que permitam uma discussão que ajude a reequilibrar a relação de poder entre médicos e operadoras de planos.
Por considerar que as entidades têm forte poder de mercado, o processo aberto conta com um pacote de nove medidas preventivas que devem ser atendidas de imediato.
As entidades médicas também estão proibidas de fixar ou divulgar valores de consultas e devem suspender a vigência de qualquer decisão que tenha sido tomada fixando valores de consultas e procedimentos médicos. Se as medidas não forem atendidas, as entidades poderão pagar multa diária de R$ 50 mil. As entidades têm cinco dias para recorrer das medidas.
Segundo Vinícius Carvalho, a fixação de um preço nacional para os procedimentos médicos gera prejuízos ao consumidor, em especial nas regiões menos desenvolvidas. Segundo ele, a SDE é favorável a hierarquização dos procedimentos, ou seja, vale determinar que o valor a ser pago, por exemplo, por uma tomografia, será maior do que um raio X.

Fonte:O Diário de Mogi

Prefeitos vão pressionar Dilma por mais recursos

Prefeitos vão pressionar Dilma por mais recursos

COBRANÇA Prefeitos pretendem garantir verba pressionando a presidente Dilma e o Congresso Nacional
BRASÍLIA
No ano em que antecede as eleições municipais, mais de quatro mil prefeitos desembarcam hoje em Brasília com uma lista de desejos que alcança R$ 26,9 bilhões. Participantes da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começa hoje e termina na quinta-feira, os prefeitos pretendem garantir esse butim nas receitas pressionando a presidente Dilma Rousseff e o Congresso Nacional.
Do governo federal, os prefeitos querem impedir cancelamento de recursos para obras e dividir arrecadação das chamadas contribuições com o governo federal. No caso dos restos a pagar, segundo estudo preliminar divulgado ontem pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), pelo menos, R$ 1,24 bilhão em compromissos assumidos dos anos de 2007 a 2009 será cancelado.
Os municípios não abrem mão do pagamento integral dos restos a pagar, que é de R$ 7,9 bilhões, e vão atuar no Planalto para que haja mudanças nas regras estabelecidas em abril. A estimativa foi elaborada com base em levantamento feito em 9.963 dos 22.835 processos de empenhos feitos entre 2007 e 2009.
No final de abril, o governo federal divulgou o decreto 7.468 cancelando os repasses das obras e serviços que não foram iniciados até 30 de abril deste ano e estavam inscritas como restos a pagar de 2007 a 2009. No caso de obras e serviços referentes ao exercício de 2009, foi estabelecido o prazo de até 30 de junho de 2011 para o início da sua execução.
Segundo o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, o prazo estabelecido pelo governo não é suficiente para que os prefeitos consigam iniciar obras. Ele alegou que, em muitos casos, os prefeitos não conseguem empenhar os valores por conta de bloqueio de recursos feito pelo próprio governo, inadimplência dos municípios, falta de contratos de qualidade, mudança de prefeitos, assim como a falta de infraestrutura da Caixa Econômica Federal.
No que diz respeito ao compartilhamento das chamadas contribuições federais como é o caso da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) ou ainda a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incide sobre os combustíveis, não há uma proposta específica, mas a CNM quer as negociações sejam iniciadas.
A confederação alega que o governo federal tem optado por criar contribuições ao invés de tributos nos últimos anos para não ter que dividir com Estados e municípios. Atualmente, o governo federal compartilha apenas a arrecadação de tributos como o Imposto de Renda e o Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI).
Para mostrar a necessidade de mudança, estudo divulgado hoje pela CNM mostrou que a carga tributária bruta brasileira atingiu 35,53% do Produto Interno Bruto (PIB), o que representa um aumento de 0,49 ponto porcentual em relação a 2009. O crescimento foi verificado, principalmente, nos tributos e contribuições arrecadados pelo governo federal.

Fonte:O Diário de Mogi

Santo Agripino

Daniel Carvalho


Santo Agripino
O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, será uma espécie de santo padroeiro para interceder, a pedido do prefeito Marco Bertaiolli (DEM), junto ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). Quem revelou o papel de Agripino, de intercessor, foi o próprio Bertaiolli, no início de seu discurso, no almoço oferecido ao senador, no Fornatta Di Napoli, no shopping, ontem. Agripino confirmou a fala do prefeito logo em seguida, colocando-se "à disposição de Mogi".




Vaga lembrança
A memória traiu o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) no discurso de saudação a Agripino. Estevam citou o senador e Bertaiolli, depois saudou a presença "de um vereador muito amigo meu, como é mesmo o nome dele?". O deputado queria se referir a Pedro Komura (PSDB), mas, a princípio, não conseguiu. Ajudado por alguém que "assoprou", o deputado arrematou: "O Komurinha!". Sem jeito, Estevam explicou: "O problema é o DNA (Data de Nascimento Antiga)".
Michel Meusburger/ Divulgação




Assédio político 
Os deputados estaduais Rita Passos e Milton Vieira, engajados, via Assembleia Legislativa, na fundação do PSD, teriam aumentado consideravelmente o nível de assédio político para que o também parlamentar Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) entre na ata de fundação da nova legenda e se filie ao futuro partido arquitetado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Há quem diga que Gondim está "balançado".




Dupla dinâmica
Rita Passos ainda está filiada ao PV e deverá se candidatar à Prefeitura de Itu, no ano que vem, compondo base importante importante para o PSD e Kassab. Milton Viera, deputado desde 2003, mora no Condomínio Aruá, e vai deixar o DEM para, animado, embarcar no bonde do prefeito paulistano.








Junji no meio 
O interessante é que, depois da desistência oficial do prefeito Marco Bertaiolli de compor a nova legenda, o "dono" imediato e exclusivo do partido no Alto Tietê passou a ser o deputado federal Junji Abe. O convite a Gondim, então, teria ou não a anuência de Junji?






Os russos 
De duas, uma: ou Rita Passos e Milton Vieira agiram por eles mesmos, esquecendo-se de que teriam de submeter o tal convite a Junji, ou o deputado federal, que participou de reuniões ao lado de Kassab no Vale do Paraíba, no sábado, tem conhecimento e endossa a ideia. Será que Rita e Vieira não se lembraram de combinar com os russos, quer dizer, com Junji? 
Mauricio Sumiya




Passa em frente
Junji, por sua vez, que esteve em reunião com Kassab no Vale do Paraíba no sábado, não disse que sim nem que não. "Fico feliz em saber que há deputados conversando com outros parlamentares sobre o Projeto PSD. Como, para qualquer político, o diálogo é primordial, me sentirei lisonjeado em contribuir com esclarecimentos sobre o Partido Social Democrático, que vamos constituir. Inclusive, em função da minha estreita relação com o prefeito Gilberto Kassab, tenho servido de ponte para que parlamentares de vários Estados recebam as informações necessárias sobre o PSD para posterior adesão."




Bibo 100%
O vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, negou ontem, por telefone, à jornalista Noemia Alves, boatos de que havia sido internado em um hospital da cidade no fim da semana passada. Bibo disse que passou, sim, pelo médico, o oftalmologista Carlos Roberto Fonçatti, para tratar de glaucoma, doença ocular que o acomete nos dois olhos já há algum tempo, mas que está bem.








A volta do Mesquita
O ex-vereador Nelson da Cunha Mesquita quer se filiar a um partido que lhe dê chances de retornar à Câmara. Mesquita, que ocupou uma cadeira na Câmara, de 1983 a 2000, vai deixar o PDT, partido pelo qual disputou as eleições de 2008 sem conseguir atingir seu objetivo de volta ao Legislativo mogiano.








Vereador comunitário
Mesquita era um vereador comunitário, daqueles que ouviam a população da periferia e insistiam para que a Prefeitura cumprisse com suas obrigações, fiscalizando o serviço. Aos 76 anos, ele promete achar o caminho de volta à Câmara.
José Carlos Cipullo




No Estadão - I 
O megaempresário mogiano Henrique Borenstein, da Helbor Empreendimentos, concorrerá na quinta-feira, no Terraço Daslu, na capital, à 18ª edição do Prêmio Top Imobiliário, provido pelo jornal O Estado de S.Paulo, a Empreaesp e o Secovi, como"Personalidade do Mercado Imobiliário". 




No Estadão - II
A notícia, dada em primeira mão pela coluna, há duas semanas, teve destaque no Estadão de domingo. Zeca Grabowsky, da PDG, Elie Horn, da Cyrela, e Walter Lafemina, da Brookfiel, são os concorrentes pesos-pesados de Borenstein.

Fonte:Mogi News

Política: "Comando do DEM em Mogi é do Bertaiolli"

Política:
"Comando do DEM em Mogi é do Bertaiolli"
Senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, visitou a cidade ontem, elogiou o trabalho do prefeito e o convidou para um cargo estadual
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Em seu discurso, José Agripino Maia elogiou o trabalho de Bertaiolli em Mogi e o convidou para um cargo no diretório estadual
O presidente nacional do Democratas (DEM), José Agripino Maia, senador pelo Estado do Rio Grande do Norte, esteve ontem em Mogi das Cruzes para pedir que o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) não deixe o partido. Ao ser informado da permanência do chefe do Executivo, informação dada com exclusividade pelo Mogi News recentemente, Maia disse que a presença de Bertaiolli é um "orgulho" e reiterou que o comando do DEM na cidade é do prefeito.

Maia chegou a pedir que o prefeito passe a ocupar um cargo na executiva estadual do partido. Bertaiolli, por sua vez, disse estar com o pensamento em Mogi das Cruzes e se dispôs a ajudar a estadual na organização de futuras iniciativas do partido, mas sem aceitar o posto oferecido.

À Imprensa, o senador afirmou que orientou Bertaiolli a continuar o trabalho que vem sendo feito na cidade. "Não se muda time que está ganhando. Basta que ele continue como está indo para atender o povo de Mogi e o partido. Acho que aquilo que ele vem fazendo deve ser copiado por prefeitos de outras cidades", disse.

Durante seu discurso, que antecedeu um almoço em um restaurante da cidade, Maia elogiou algumas áreas da administração do prefeito. "Louvo a iniciativa de ele manter o maior número possível de crianças em tempo integral nas escolas, o transporte de qualidade e a atenção aos idosos", afirmou.

O senador afirmou ainda que o número de políticos que estão deixando o partido para irem para o recém-fundado Partido Social Democrata (PSD), encabeçado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), é pequeno e que não deve interferir no DEM. "Dos 76 prefeitos que o DEM tem em São Paulo, não chega a seis a quantidade dos que estão saindo. Dos 14 parlamentares, oito estaduais e seis federais, perdemos seis, ficamos com oito. Estamos resistindo bem ao ataque que foi desferido contra o partido".

Bertaiolli aproveitou para pedir ao senador que converse com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobre as dificuldades que o município tem enfrentado com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. "O senador foi vice do Alckmin na chapa para a Presidência e deleguei a ele que converse com o governador sobre os problemas que Mogi tem com a Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, disse a ele que ficaria no partido e que a minha prioridade é cuidar da minha cidade, de modo que irei ajudar a executiva do partido na organização, mas sem ocupar nenhum cargo".

Fonte:Mogi News

Violência: Casos de bullying devem ser evitados na infância

Violência:
Casos de bullying devem ser evitados na infância
Para especialistas, a aplicação de medidas educativas desde a educação infantil e o envolvimento maior dos pais ajudam a combater este mal
Guilherme Peace
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
Maria Geny: "É preciso trabalhar valores"
As ações adotadas pelos profissionais da área da educação para evitar os casos de bullying, como o ocorrido na semana passada em César de Souza, devem ser aplicadas desde a mais tenra idade, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. A secretária da pasta, Maria Geny Borges Ávila Horle, afirmou que as medidas educativas devem ser aplicadas já nas turmas de educação infantil, como creches e pré-escolas, para que as crianças cresçam conscientes deste tipo de problema. "É preciso trabalhar valores, como o respeito ao próximo, a diversidade, ética e cidadania", afirmou a secretária. "Os educadores devem desenvolver estes temas com as crianças desde a mais tenra idade para que se consiga reverter este processo".
Para tanto, a secretaria desenvolve um trabalho em três frentes de atuação no município. Primeiramente, há o Departamento de Orientação e Promoção (DOP) da Coordenadoria de Atenção Integral à Criança, que conta com psicólogas e psicopedagogas que prestam atendimento e ministram palestras com temas como bullying e prevenção às drogas. Em seguida, a secretaria realiza um programa de desenvolvimento de valores, como respeito e amizade. Por fim, a pasta investe no relacionamento com a comunidade, a partir do que chamam de gestão democrática da escola, para que a comunidade participe e atue na unidade, além de acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos. "Também notamos que a Escola de Tempo Integral tem melhorado o relacionamento entre os alunos", afirmou. "Como as crianças ficam o dia todo e participam de uma série de atividades esportivas, isso melhora o relacionamento entre elas e, em consequência, diminui o bullying".
Para o professor Agostinho Salem Coelho, que trabalha há mais de 15 anos em um cursinho pré-vestibular, a imposição dos professores como educadores é errada. "Os pais parecem não ter mais tempo para cuidar de seus filhos e a educação deveria vir da família", disse Coelho. Ele considera complicado acusar as instituições de ensino pelos casos de bullying e afirma que uma atitude mais drástica deveria ser tomada. "As escolas têm de chamar os pais das crianças envolvidas, tanto as agressoras quanto as vítimas, e discutir o assunto para se chegar a uma solução". Na opinião do professor, caso os pais da criança agressora não compareçam, devem ser intimados judicialmente. "Só assim o bullying será levado a sério", concluiu.

Fonte:Mogi News

Não ao Lixão: Prefeito vai à Câmara durante sessão hoje para explicar soluções para o lixo

Não ao Lixão:
Prefeito vai à Câmara durante sessão hoje para explicar soluções para o lixo
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) vai à Câmara na sessão de hoje explicar aos vereadores as soluções planejadas para a destinação do lixo. Os parlamentares fizeram o convite um dia depois do aterro sanitário Pajoan, em Itaquá, explodir e os resíduos sólidos gerados pelos mogianos passarem a ser jogados no Anaconda, em Santa Isabel.

A presença do prefeito partiu de um pedido verbal feito pelo vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo. A solicitação foi votada em plenário e houve unanimidade.
Na ocasião, todos os vereadores se manifestaram pedindo uma solução definitiva da questão, alguns deles com um tom mais crítico, como Olímpio Osamu Tomiyama (PTB) e o próprio autor do requerimento.
Caso as posturas sejam mantidas, Bertaiolli não encontrará um cenário de calmaria, como se acostumou a deparar ao longo dos quase dois anos e meio de mandato. Bibo chegou a afirmar que a Prefeitura "realiza uma série de reuniões, mas não apresenta nenhuma solução".

Presidente do Legislativo, Mauro Araújo (PSDB) destacou que entre os temas abordados no encontro estará como a Prefeitura pretende construir a usina de reciclagem e geração de energia em parceria com Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). "Pretendemos esclarecer todas as dúvidas em relação à situação do lixo em Mogi das Cruzes", disse Araújo.

Fonte:Mogi News

diretório: Pedro Komura representará a região no PSDB estadual

diretório:
Pedro Komura representará a região no PSDB estadual
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
O vereador mogiano Pedro Hideki Komura será o representante do Alto Tietê no Diretório Estadual do PSDB. No sábado, durante reunião tucana na Assembleia Legislativa, ele foi escolhido para ser um dos 105 membros e, a partir de agora, acompanhará todas as reuniões do grupo de tucanos que determina as ações da legenda em São Paulo.
A principal tarefa do mogiano será a busca de apoio às candidaturas para as Câmaras Municipais das cidades da região. "Iniciaremos em breve a busca de deputados estaduais e federais, de prefeitos e até de governadores que possam ser parceiros das candidaturas ao Legislativo de todas as cidades do Alto Tietê", afirmou.
"O apoio do diretório estadual, representado na figura do governador Geraldo Alckmin, tem muito peso e grande influência", disse.

Além de escolher quem seriam os representantes do PSDB no Estado, os tucanos decidiram a presidência da executiva.
Apenas uma chapa estava na disputa e o deputado estadual Pedro Tobias, de Bauru, acabou escolhido.


PV
Quem também se reuniu neste fim de semana foi o diretório municipal do Partido Verde (PV). "Foi um encontro muito proveitoso, que contou com cerca de 30 pessoas, sendo 12 delas pré-candidatas ao cargo de vereador", revelou o presidente do partido em Mogi, Romildo Campello.

"Apresentamos o projeto do partido de elegermos dois nomes ao Legislativo em 2011 e iniciamos a formação dos grupos temáticos e núcleos do PV nos bairros". Uma nova reunião para a concretização destes grupos será realizada no próximo dia 28.

Antes do encontro municipal, a Câmara de Mogi receberá o encontro regional do PV. A reunião será no próximo sábado, às 15 horas. "Escolheremos a coordenação regional e a executiva estadual", adiantou.

Fonte:Mogi News

Alternativa: Parlamento será usado para resolver problema do lixo

Alternativa:
Parlamento será usado para resolver problema do lixo
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga / CMMC
Araújo representou a região no evento que oficializou a entidade
O Alto Tietê quer usar o Parlamento Metropolitano para solucionar em definitivo o problema da destinação e do tratamento do lixo na região. Na manhã de ontem, presidentes de 36 das 39 Câmaras Municipais que integram a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) oficializaram a criação do parlamento, na Assembleia Legislativa (Alesp).
No total, a entidade soma 547 vereadores. A região foi representada pelo presidente da Câmara de Mogi das Cruzes e da Associação das Câmaras Municipais do Alto Tietê (Acat), Mauro Araújo (PSDB). A próxima reunião do grupo será em junho e deverá ser realizada em Mogi.

"O governo estadual discute neste momento a criação de um fundo para a região metropolitana e o recurso arrecadado poderá financiar os projetos mais eficazes para resolver a questão dos resíduos sólidos no Alto Tietê", contou. Ele destacou que o empecilho para a criação do fundo está no valor a ser repassado pelos municípios. "A atual proposta prevê que, a cada real doado por uma cidade, o Estado coloque dois. O problema é que existem prefeituras que não têm condições de gerar receita extra para destinar ao parlamento", alertou o mogiano.

Além de detalhar as principais carências da região, principalmente nas áreas de transporte público, segurança e lixo e pedir a compensação pelo o uso da água e a criação de uma clínica de recuperação de dependentes químicos, Araújo exigiu que o parlamento faça parte do Conselho Deliberativo do Fundo Metropolitano de Desenvolvimento, que terá o papel de definir os investimentos.
A reivindicação foi feita inicialmente pelo representante do Alto Tietê, no entanto, o pedido foi endossado por outros presidentes. "É preciso que o Legislativo tenha voz ativa, porque hoje ele apenas participa de forma consultiva", criticou. Atualmente, não há nenhum representante das 39 Câmaras Municipais no Conselho Deliberativo, que, entre outras ações, define como será feita a arrecadação de verba e de que forma o recurso será utilizado nos municípios. "O Legislativo também precisa ter poder de decisão", frisou o tucano.


Em Mogi
A primeira tarefa do Parlamento Metropolitano será a instalação de câmaras temáticas. Mogi poderá ser palco do encontro que ocorrerá em junho e definirá estes grupos de discussão. "Dividimos o parlamento em seis regiões e Mogi deverá ser a primeira cidade a representar a leste". Um representante de cada área, ABCD, Leste, Norte, Sul e Oeste, além do presidente da Câmara de São Paulo, José Police Neto, foram escolhidos para elaborar a pauta do parlamento.

Fonte:Mogi News