sábado, 29 de dezembro de 2012

Comissões


Comissões
Para ser reeleito presidente da Câmara Municipal, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, terá que atender a uma série de exigências do G7, grupo de seis vereadores eleitos para o primeiro mandato mais Jean Lopes (PC do B). Além de implantar no próximo ano as sessões noturnas, a tribuna livre popular e ampliar as audiências públicas, Bibo, os quatro parlamentares do PR e os dois do PSDB terão que sustentar a indicação de nomes que possivelmente irão compor as comissões permanentes.

Justiça e Redação
Com o apoio da maioria dos 23 vereadores, o G7 quer marcar presença nas principais comissões. O trio que formará Justiça e Redação, por exemplo, deverá ter entre os integrantes, Iduigues Martins (PT). Vale lembrar que a escolha do grupo de parlamentares é feita no voto a voto entre os eleitos, no mesmo dia em que há a escolha da mesa diretiva, 1º de janeiro.
Erick Paiatto

Grupo fechado
As indicações sobre a formação das comissões foram entregues a Bibo com a lista de apoio que contava com as 14 assinaturas. Algumas comissões foram distribuídas somente entre a base de apoio, sem espaço para o grupo que declarou voto a Mauro Araújo (PMDB), que disputa a presidência com Bibo, ou até mesmo os indecisos, que não declararam voto.
Finanças
Entre os "grupos fechados" estão Finanças e Orçamento: Clodoaldo Aparecido de Moraes (PT), Carlos Lucareski (PPS) e Sadao Sakai (PR); Educação: Marcos Furlan (PV), Lucareski e Odete Sousa (PR); Cultura e Esporte: Furlan, Jean Lopes e Sakai; e Saúde e Assistência Social: Karina Pirillo (PCdoB), Vera Rainho (PR) e Claudio Miyake (PSDB).

Vice-presidente
Se as discussões para a presidência da Câmara estão encerradas, o mesmo não ocorre com a vice-presidência. No momento do anúncio de apoio do G7 ao republicano foi indicado que Jean Lopes seria o vice. No entanto, como diz o titular desta coluna Márcio Siqueira, esqueceram de avisar os russos, neste caso representados pelo tucano Pedro Komura, que não gostou nada de saber que seu nome havia sido excluído da composição da mesa diretiva.

Erick Paiatto

Surpresa
Ao ser questionado se a formação da mesa havia sido definida com a participação de toda a base de apoio, ou seja, PR, PSDB, PT, PV, PC do B e PPS, Komura respondeu que a escolha de Jean Lopes para vice era uma "surpresa". O comunista argumentou que havia ligado para o tucano horas antes daquela reunião, justamente para perguntar se poderia assumir o posto e teria recebido uma resposta favorável. Um clima tenso foi criado na sala de reuniões da Câmara Municipal.

Amenizar
Bibo tentou amenizar os ânimos dos dois apoiadores, mas sem sucesso. "Por mim tudo bem, mas tenho que conversar com o meu partido", disse Komura. O nome do tucano foi indicado como vice, inclusive, na carta-compromisso apresentada na tarde de ontem. A troca teria sido feita como "prêmio de consolação" a Jean Lopes que havia declarado apoio a Araújo e também seria vice na chapa do 
peemedebista.

1º Secretaria
Também houve disputa para a 1ª Secretaria. O petista Clodoaldo Moraes e Caio Cunha (PV) disputaram no voto a preferência do G7. O verde ganhou por 4 a 3. A escolha foi feita, novamente, sem a participação dos integrantes do PR e do PSDB.

Papo reto
Após respirar aliviado com a lista de assinaturas que garantem 14 votos dos 23 possíveis, Bibo mandou um recado para os "vereadores antigos": "A partir de agora façam diferente e não mais a mesma coisa".

Executivo
Bibo destacou que mesmo com o apoio de partidos de oposição, a relação com o Executivo será de cooperação. Já o PT reafirmou a postura. "Nosso compromisso e apoio é com a futura mesa diretiva. A relação com a Prefeitura será de respeito, mas de um posicionamento firme em relação aquilo que julgarmos ser prejudicial aos mogianos", afirmou Martins. 
Mauro Araújo 
Após ter conhecimento da decisão do G7, Mauro Araújo (PMDB) disse que ainda precisará de um tempo para analisar a situação. Ele, no início da conversa com a coluna, tentou manter "o fio de esperança": "Algumas pessoas podem voltar atrás na escolha". Logo em seguida, no entanto, mostrou estar conformado com a iminente derrota: "Se não houver outro jeito, fica para a próxima".

Marcar posição
"Preciso conversar com meu grupo, então seria muito prematuro afirmar que não vou para disputa no plenário", disse o peemedebista. "Pode ser que eu participe da eleição somente para marcar posição", adiantou.

Compromissos
"Eu não consegui assumir alguns compromissos firmados pelo Bibo. Ele é meu amigo e não há nenhum tipo de rixa, mas toda ação tem sua reação", pontuou o peemedebista.
Amilson Ribeiro

Implosão
Araújo alertou que "colocar vereadores sem experiência em comissões permanentes importantes pode implodir a Câmara". "Isso já aconteceu em um passado recente e quase houve esta implosão. É preciso ter calma. Algumas decisões (de indicar grupos completos para comissões) foram tomadas sem o conhecimento de todos os vereadores eleitos", disse.

Fonte:Mogi News

2013 Prefeitura terá 7 novos secretários


2013
Prefeitura terá 7 novos secretários
Na próxima gestão de Marco Bertaiolli, haverá mudanças em sete pastas, além da criação de uma secretaria
Cleber Lazo
Da Reportagem Local

Rodrigues comandará Obras
A nova gestão da Prefeitura de Mogi das Cruzes terá mudanças em sete secretarias municipais, na comparação com os quatro anos do primeiro governo. O novo mandato do prefeito reeleito Marco Bertaiolli (PSD) terá início em 1º de janeiro com alterações nas pastas de Assistência Social, Assuntos Jurídicos, Transportes, Cultura, Educação, Obras e Meio Ambiente. Houve, ainda, a criação de uma nova secretaria, a de Relações Institucionais, que agregará a Ouvidoria Municipal. 
Na tarde de ontem, Bertaiolli anunciou o restante do grupo que fará parte do primeiro escalão da administração municipal. A única pendência é a definição do novo responsável pelo Transporte na cidade. O nome deverá ser divulgado apenas em janeiro. "Ele ainda possuiu alguns vínculos empregatícios e questões burocráticas impedirão o anúncio", disse Bertaiolli. Enquanto o responsável pelo transporte não é definido, o diretor de Trânsito da pasta, Fábio Marcelo Vega, responderá interinamente. A nova secretária de Assistência Social será Eliana Mangini, que atuava como secretária-adjunta de Cultura. Ela já havia trabalhado como diretora de departamento na pasta que comandará. Permaneceu no cargo de 2001 a 2008, até migrar para a Cultura.

Luiz Sérgio Marrano acumulará o comando das pastas de Assuntos Jurídicos e de Gabinete. De acordo com o chefe do Executivo, o comando duplo é definitivo. 
Na Educação, também houve mudança, com a chegada da professora Rosemary Roggero. Antes dos anúncios de ontem, Mateus Sartori já havia sido indicado para Cultura. Cláudio de Faria Rodrigues será responsável por Obras. 
José Luiz Freire de Almeida ficará encarregado de administrar a pasta de Relações Institucionais/Ouvidoria Geral. Paulo Villas Bôas de Carvalho e Marcello Cusatis seguem à frente da Secretaria de Saúde. Cusatis, como definiu o prefeito, terá a missão de "colocar para funcionar tudo aquilo que ainda não está em atividade", como o Hospital Municipal de Brás Cubas. Ele também acompanhará a gestão da Santa Casa.

Marcus Melo assume definitivamente a diretoria-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e terá de conduzir a instalação da usina de incineração de lixo em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). 
Marcos Damásio (Desenvolvimento), Perci Gonçalves (Governo), Oswaldo Nagao (Agricultura), Nilo Guimarães (Esporte e Lazer), Robson Senziali (Finanças), Marcos Regueiro (Gestão Pública), João Francisco Chavedar (Planejamento e Urbanismo), Eli Nepomuceno (Segurança) e Nilmar Ferreira (Serviços Urbanos) continuarão nos cargos.

Fonte:Mogi News

Legislativo Câmara de Mogi deve ter sessões noturnas


Legislativo
Câmara de Mogi deve ter sessões noturnas
Bibo, presidente do Legislativo, firmou compromisso de fazer os encontros mais tarde, com o objetivo de aumentar a participação dos moradores
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Rubens Benedito Fernandes (ao centro) conseguiu apoio da maioria de seus colegas e deve continuar presidindo a Câmara em 2013
A Câmara Municipal deverá ter sessões noturnas a partir de 2013. O compromisso de organizar encontros entre os parlamentares em um horário mais tarde ao praticado atualmente, às 15 horas, foi firmado pelo atual presidente da Câmara Municipal, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, que conquistou o apoio de 14 dos 23 vereadores que formarão a nova legislatura e, com isso, deverá ser reeleito para o cargo. 
A votação para escolher quem comandará o Legislativo no ano que vem ocorrerá apenas em 1º de janeiro, data da posse, mas na manhã de ontem uma reunião foi realizada para divulgar a lista com as assinaturas dos 14 parlamentares que formarão a base de apoio de Bibo.

Para contar com o G7, grupo dos seis vereadores eleitos pela primeira vez, mais Jean Lopes (PCdoB), o republicano teve de concordar com uma carta-compromisso que lista cinco ações a serem implantadas ao longo do mandato: sessões noturnas, transmissão via TV e/ou internet, tribuna livre, maior número de audiências públicas e mandato de um ano com direito à reeleição para a Presidência. Assinam a lista de apoio Caio Cunha e Marcos Furlan (PV), Jean Lopes e Ana Karina Pirillo (PCdoB), Clodoaldo de Moraes e Iduigues Martins (PT), e Carlos Lucareski (PPS) (o G7). Os 14 são completados com os cinco eleitos pe-lo PR - o próprio Bibo, Ve-ra Rainho, Odete Sousa, Emerson Rong e Sadao Sakai, e os dois representantes do PSDB, Pedro Komura e Cláudio Miyake.

"As propostas são perfeitamente aplicáveis", garantiu Bibo, que chegou à reunião minutos após o início. "Já pedi que a Secretaria Geral desse início aos estudos, a fim de fazer as mudanças necessárias e as alterações no regimento interno. O objetivo é que elas entrem em vigor logo nos primeiros meses no ano que vem", afirmou o republicano. Além de colocar em prática os compromissos da carta-compromisso, Bibo terá de apoiar a formação da mesa-diretiva, tendo como vice-presidente Jean Lopes, primeiro-secretário, Caio Cunha, e segundo-secretário, Emerson Rong.

Fonte:Mogi News