quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Cresamu: Novo aplicativo vai facilitar atendimentos de emergência

Completando sete anos de serviços, Cure lança ferramenta para diminuir burocracia e agilizar procedimentos
Para tornar o atendimento mais ágil e preciso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contará com um aplicativo para atender aos casos de emergência dos municípios integrantes do Consórcio Regional do Samu (Cresamu). A plataforma, que estará disponível a partir do dia 10 para os sistemas Android e IOS, terá a opção de detectar colisões e avisará automaticamente a central de regulação do serviço em caso de acidentes. 
O dispositivo foi anunciado durante o 7° aniversário da Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure) 192. O aplicativo visa pular etapas na hora do atendimento dos pacientes. Ao baixar a plataforma, o usuário faz um pré-cadastro com informações pessoais, como endereço, telefone, além de tipo sanguíneo e doenças preexistentes. Ao abrir o chamado, as informações chegam em até 30 segundos à central de regulação. No entanto, o serviço não exclui a necessidade de ligar para o 192 para confirmar o pedido e falar com o profissional regulador, que estabelecerá qual ambulância encaminhar e qual o grau de gravidade do caso.
Outra facilidade do aplicativo é que cada usuário pode registrar até dez pessoas em seu cadastro. Na hora de buscar o atendimento é só selecionar para qual membro o serviço será pedido. A localização do paciente é gerada por meio do GPS do solicitante.
A plataforma oferece ainda a opção do usuário acionar uma ferramenta de acompanhamento. Isso pode ser feito em caso de viagens, por exemplo. O aplicativo também é capaz de detectar freadas bruscas e colisões. Nestas situações, o sistema oferecerá a possibilidade de gerar um pedido de auxílio. Já quando a batida for considerada de grande impacto, o sistema tentará entrar em contato automaticamente com a Cure para enviar auxílio, já que as coordenadas são enviadas pelo GPS do aparelho.
O secretário de Saúde, Marcello Cusatis, reforçou que o Samu tem se destacado por sua excelência. "O sistema de saúde, seja público ou privado, não pode parar de buscar melhorias. Nosso Samu existe há sete anos, ou seja, consolidou sua funcionalidade. Foi o primeiro qualificado pelo Ministério da Saúde no Brasil. O serviço é avaliado, principalmente, pelo tempo de resposta. Este novo aplicativo vem para facilitar essa questão", acrescentou.
Cusatis esclareceu que o pré-cadastro vai eliminar a necessidade do atendente ficar preso por muito tempo na etapa das informações burocráticas. O aplicativo está disponível para todos os seis município do Cresamu. Além de Mogi, Salesópolis, Biritiba Mirim, Guararema, Arujá e Santa Isabel integram o grupo.
Pioneirismo
O aplicativo foi desenvolvido gratuitamente pela empresa Sys4web, que presta serviço para a Cure desde 2015. O Samu de Mogi será o primeiro a contar com a tecnologia no Brasil. A apresentação das novidades foi acompanhada pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), secretários municipais e representantes de unidades de saúde do município.
Cusatis: 'Saúde tem que buscar melhorias sempre'.

Ferramenta deverá trazer mais agilidade para atender a demanda do dia a dia
Em sete ano, foram 500 mil atendimentos
A Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure) 192 completou sete anos com com mais de 500 mil atendimentos realizados entre 2011 a 2018
A Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure) 192 completou sete anos com com mais de 500 mil atendimentos realizados entre 2011 a 2018. O serviço reúne o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), o atendimento de ambulâncias e veículos de transporte de pacientes.
De acordo com o levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde, dos 553.482 atendimentos realizados nos sete anos, 237.367 são referentes a casos de urgência e emergência; 88.695 eletivos, ou seja, para consultas e retornos; outros 94.955 de atendimentos intermunicipais; além de 84.420 para hemodiálise; 41.071 remoções de Unidades Básicas de Saúde (UBSs); 2.336 eventos e 1.123 transportes de pacientes de fissuras lábio-palatais para Bauru. O serviço recebeu 3.515 trotes no período.
A Cure conta atualmente com 39 viaturas, nas quais, 16 ambulâncias básicas, duas ambulâncias UTI, seis reservas técnicas do Samu, dez ambulâncias de remoção, três vans e dois micro-ônibus. A base da Cure opera dentro da sede do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes, no Shangai. Além disso, existe uma base em Braz Cubas, também no prédio dos Bombeiros e outra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Oropó. O serviço possui 264 funcionários, nos quais 97 condutores, 42 médicos, 16 enfermeiros e 61 técnicos de enfermagem.
Durante o evento de celebração do aniversário, a coordenadora do Consórcio Regional do Samu (Cresamu), Marly Inês dos Reis Monteiro, homenageou integrantes da equipe pelo desempenho em atendimentos. (L.N.)

Fonte:Mogi News