terça-feira, 2 de outubro de 2012

Deputado André do Prado solicita limpeza e desassoreamento nos rios Biritiba e Capixinga em Mogi das Cruzes



Andre Prado.jpgDeputado André do Prado solicita limpeza e desassoreamento nos rios Biritiba e Capixinga em Mogi das Cruzes

Deputado André do Prado solicita limpeza e desassoreamento nos rios Biritiba e Capixinga em Mogi das Cruzes

O deputado André do Prado (PR) protocolou na Assembleia Legislativa uma indicação ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) solicitando a realização de limpeza e desassoreamento nos rios Biritiba e Capixinga, no município de Mogi das Cruzes.

Na justificativa do documento, o parlamentar ressaltou que o assoreamento dos rios Biritiba e Capixinga já causou inúmeros prejuízos a diversos produtores de Mogi das Cruzes, que perderam áreas de plantio devido à invasão das águas. “A perda das áreas de plantio ocasiona também perda da produção, fazendo com que os produtores busquem trabalho nas áreas urbanas do município, causando êxodo rural”, destaca.

De acordo com André do Prado, os rios Biritiba e Capixinga passam pelos municípios de Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim, os quais encontram-se dentro da área do Cinturão Verde do Alto Tietê e são responsáveis por mais de 70% da produção do Estado de São Paulo. Conforme o parlamentar ressalta na indicação, vários produtores deixam de aumentar seus investimentos por estarem próximos do rio e de córregos, temendo que possam perder a plantação devido às cheias.

“É notório e sabido que as áreas são degradadas pelo assoreamento e falta de manutenção dos rios. A vegetação que margeia o rio não resiste e acaba morrendo, desvirtuando o mesmo de seu percurso natural e impedindo cada vez mais que os produtores cultivem em suas terras. Assim, é necessário que sejam adotadas medidas urgentes, a fim realizar limpeza e desassoreamento nos rios Biritiba e Capixinga e solucionar definitivamente os problemas causados pelo transbordamento de águas dos mesmos”, completa André do Prado.

Fonte:Clarissa Johara

Deputado Federal Valdemar Costa Neto diz que recorrerá 'até as últimas instâncias do planeta'


O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), durante entrevista na Câmara (Foto: José Cruz  / Agência Brasil)02/10/2012 16h21 - Atualizado em 02/10/2012 22h28
Costa Neto diz que recorrerá 'até as últimas instâncias do planeta'
Condenado pelo Supremo por três crimes, deputado convocou entrevista.
'Não sou inocente, mas nunca vivi de corrupção', declarou parlamentar.
Iara Lemos *
Do G1, em Brasília

192 comentários

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha no julgamento do processo do mensalão, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) disse nesta terça (2) que recorrerá "até as últimas instâncias do planeta" para demonstrar que não é culpado dos crimes atribuídos a ele.
O parlamentar convocou uma entrevista coletiva na Câmara, na qual falou acompanhado do advogado Marcelo Bessa. Ele afirmou que tentará todos os recursos possíveis no Supremo e, segundo o advogado, também pretende recorrer à Corte Interamericana de Direitos Humanos.
"Não convoquei esta coletiva para reclamar minha inocência, mas para antecipar que apelarei até as últimas instâncias do planeta para garantir o inviolável direito a uma defesa que seja examinada em duas oportunidades distintas de julgamento, inclusive para garantir que alguém saiba a verdade sobre o agiota que me emprestou dinheiro e indicou uma de suas empresas, no caso a Guaranhuns, para o recebimento dos valores devidos. Nâo sou inocente, mas nunca vivi de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Apenas fui condenado pelo crime errado, como certamente ficará provado, com a garantia do direito ao duplo grau de jurisdição", declarou.
Nâo sou inocente, mas nunca vivi de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Apenas fui condenado pelo crime errado, como certamente ficará provado, com a garantia do direito ao duplo grau de jurisdição."
Deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP)
O deputado disse que tentará "fazer prevalecer" a Convenção Americana de Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário, a fim de assegurar o reexame da condenação penal.
"Existe a Corte Interamericana de Direitos Humanos e ela inclusive já tem decisão semelhante, onde a corte interamericana determinou que procedesse . Estamos ainda estudando a petição que vamos apresentar, mas vamos provavelmente apresentar uma petição na Corte Interamericana", afirmou o advogado Marcelo Bessa.
Segundo o deputado, ao recorrer na corte interamericana, ele busca o direito da ampla defesa. "O reexame de uma condenação penal é uma garantia que, além de resguardar o direito da ampla defesa, tem o papel de permitir a qualquer réu contrapor, dentro de um ambiente democrático, aos argumentos utilizados para a condenação. É o direito de qualquer cidadão. É um direito que também me pertence", disse o deputado.
De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Valdemar Costa Neto era o responsável por negociar com o PT o dinheiro da compra de votos de parlamentares do extinto Partido Liberal (PL, atual PR) durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. À época do escândalo do mensalão, Costa Neto era também presidente do PL.. Em agosto de 2005, em meio ao escândalo, ele renunciou ao mandato, que exercia desde 1991. Elegeu-se novamente deputado na eleição de 2006 e depois na de 2010.
O deputado ainda afirmou que, embora tenha decidido pelo recurso, ele não se considera "inocente".
"Esclareço, de antemão, que não me apresento aqui como aquele inocente destituído de toda e qualquer culpa. Desde a primeira hora que eu reconheço meus erros, por meio de confissão quando renunciei ao meu mandato. Cabe ressaltar neste caso, inclusive, que todas as provas juntadas pela acusação contra mim seriam absolutamente dispensáveis, uma vez que as mesmas confirmam o teor e o conteúdo de uma confissão que admitiu, por iniciativa própria, o recebimento de valores não declarados em flagrante ilícito eleitoral", disse.
saiba mais
Confira os votos de cada ministro do STF no julgamento do mensalão
Supremo condena 12 réus ligados a partidos da base por compra de apoio
Após condenações, defesa de réus do mensalão fala em reduzir penas
Costa Neto afirmou que vai "manter" o mandato e que "continuará trabalhando" no Congresso. "Eu continuo deputado, vou manter meu mandato porque confio na Justiça brasileira e nós temos recursos ainda no Supremo Tribunal Federal. E, no momento que entrarmos com esses embargos, nesse período, vamos entrar com a ação nos órgãos internacionais. Eu vou ganhar isso aí”, declarou.
Sobre as relações com o PT na época do escândalo do mensalão, o deputado disse que ficou decidido que os partidos teriam um caixa conjunto de R$ 40 milhões para financiamento de campanha.

O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), durante
entrevista na Câmara (Foto: José Cruz / Agência
Brasil)
"Quando chegou a hora de o Delúbio [Soares, ex-tesoureiro do PT] nos pagar, ele falou que não tinha dinheiro. Ele falou para eu pegar o dinheiro emprestado que ele nos pagava depois da eleição. Eu peguei o dinheiro emprestado e, quando ele começou a pagar, era para eu ir na agência que a SMP&B [agência de Marcos Valério, apontado como o operador do esquema do mensalão] iria fazer os pagamentos [..] Se talvez tivesse sido com o DEM, PSDB talvez não tivesse tido o mesmo impacto. Eu renunciei e admiti que eu movimentei os recursos sob minha responsabilidade. Foi este o crime que eu cometi", declarou.
Valdemar Costa Neto ainda disse que, após a eleição, todas as tratativas de dinheiro eram feitas com o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
"Após a eleição, após a posse, o Lula e muito menos o Zé Dirceu nunca mais tocaram de assunto de dinheiro comigo. Era tudo com o Delúbio e nunca também com o Genoino. O Genoino não sabe nem o que é dinheiro", afirmou.
Thomaz Bastos
Na noite desta terça, o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, advogado de um dos réus do mensalão, comentou sobre as estratégias da defesa e disse que o recurso a tribunais internacionais é uma alternativa que está sendo avaliada por outros advogados.
"Acho que primeiro vou fazer embargos de declaração para depois ver o que acontece, porque os embargos de declaração podem ter efeito modificativo. Todos os advogados de defesa estão estudando essa alternativa [de recorrer às cortes internacionais]. Essa é uma decisão que se toma só depois das decisões dos embargos de declaração, a atribuição das penas”.
Bastos afirmou que o duplo grau de jurisdição e o princípio constitucional do juiz natural podem ter sido violados no julgamento do mensalão. "Acho que o duplo grau de jurisdição é uma garantia importante da democracia e da cidadania."
Ele falou sobre o julgamento durante encontro do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, com dezenas de intelectuais e artistas em um hotel no centro de São Paulo, na noite desta segunda-feira.

Fonte:G1.com.br

300 mil sírios estão refugiados



300 mil sírios estão refugiados
TER, 02 DE OUTUBRO DE 2012 10:42
A-A+

Famílias sírias montam acampamentos em países vizinhos / Foto Divulgação

A Agência de Refugiados das Nações Unidas (cuja sigla em inglês é Acnur) divulgou hoje (2) que o número de sírios que deixaram o país, nos últimos 19 meses, em busca de abrigo nos países vizinhos - Jordânia, Líbano, Turquia e Iraque – ultrapassou 300 mil. Segundo as estatísticas da agência, triplicaram os refugiados sírios na região. Precisamente são 311,5 mil.
O porta-voz do Acnur, Adrian Edwards, reiterou que o aumento do número de refugiados obrigou a agência a refazer as estimativas de gastos para US$ 487,9 milhões. O cálculo é que 710 mil refugiados sírios procurem abrigo nos países vizinhos até dezembro. Ele lembrou que a situação pode se agravar devido à chegada do inverno na região.
"Estamos em uma corrida contra o tempo. Na Jordânia, por exemplo, onde milhares de pessoas estão vivendo em tendas, a temperatura média fica mais baixa entre meados de novembro e março, algo em torno de 2 graus Celsius”, disse o porta-voz.
Há 19 meses, a Síria vive sob clima de guerra devido à disputa política entre o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, e a oposição. A estimativa é que mais de 25 mil pessoas morreram, segundo organizações não governamentais. A oposição cobra de Assad a transição política, o fim do governo e mais liberdade de expressão.
A crise na Síria virou tema internacional e assunto mencionado em todas as discussões envolvendo líderes políticos. A presidenta Dilma Rousseff, na semana passada, em Nova York, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, defendeu o fim da violência na região e a busca por um acordo de paz, sem interferência externa militar. (Renata Giraldi – ABr)

Fonte:O Diário de Mogi

Prisão de eleitores está proibida



Prisão de eleitores está proibida
TER, 02 DE OUTUBRO DE 2012 09:25
A-A+

Prisão de eleitores está proibida a partir de hoje até a próxima terça-feira / Foto Divulgação

A partir de hoje (2), até a próxima terça-feira (9), está proibida a prisão ou detenção de eleitores. No entanto, há exceções em casos de  flagrante delito ou sentença criminal condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto. A norma está na legislação eleitoral e vigora a cinco dias das eleições municipais, quando cerca de 140 milhões de pessoas deverão ir às urnas para escolher prefeito e vereador.
A quinta-feira (4) é o limite para os candidatos fazerem campanhas de rua e comícios. Também a partir dessa data os juízes eleitorais poderão expedir salvo-conduto em favor de eleitor ameaçado de violência moral ou física que ponha em risco sua liberdade de votar.
Este também é o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de  rádio e televisão, assim como reuniões públicas, a realização de comícios e a utilização de aparelhagem de sonorização.
Na sexta-feira (5), dois dias antes das eleições, será o último momento para a divulgação paga, na imprensa escrita e na internet, do jornal de propaganda eleitoral. O sábado (6), véspera da votação, é o último dia para o eleitor receber a segunda via do título. Também é a última oportunidade de fazer propaganda eleitoral usando alto-falantes e amplificadores de som.
As votações, no dia 7, ocorrem das 8h às 17h. Nesse dia, os eleitores podem manifestar publicamente suas preferências, usando camisas, bonés e adereços dos candidatos, mas é proibida a propaganda eleitoral por grupos de pessoas e carros de som. A partir do fechamento das urnas, haverá a emissão dos boletins, o início da apuração e da totalização dos resultados. (Renata Giraldi – ABr)

Fonte:O Diário de Mogi

Bertaiolli alcança 75%; Marco Soares vai a 9%



Bertaiolli alcança 75%; Marco Soares vai a 9%


Terceira pesquisa do Ibope para a TV Diário aponta novo crescimento do candidato à reeleição, confirmando projeção de que a disputa pode ser definida no 1º turno; Fernando Muniz soma 3% e Mário Berti, Jorge Paz e Edgar Passos têm 1% cada um / Foto Arquivo

A terceira rodada da pesquisa eleitoral feita pelo Ibope Inteligência com exclusividade para a TV Diário apontou novo crescimento do candidato à reeleição e atual prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), confirmando a projeção de que a eleição do próximo domingo poderá ser decidida já no primeiro turno, mesmo com a elevação do percentual do segundo colocado, o candidato Marco Soares (PT), que também cresceu em relação às consultas anteriores.

De acordo com os resultados da pesquisa estimulada divulgada ontem à noite, no telejornal Diário TV – 2ª Edição, Bertaiolli está com 75% das intenções de votos, mantendo larga dianteira em relação ao segundo colocado, Marco Soares, com 9%.
Em seguida, vem Fernando Muniz (PPS), com 3% das intenções de voto, à frente de Mário Berti (PCB), Jorge Paz (PSOL) e Edgar Passos (PSTU), com 1% das intenções cada.
A pesquisa indica também que 7% dos consultados prometem votar em branco ou anular seus votos, enquanto 4% não souberam ou não quiseram responder à questão.
A pesquisa estimulada é aquela em que os pesquisadores entregam aos entrevistados um disco de papel contendo os nomes dos candidatos a prefeito e indagam “ se a eleição para prefeito fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) senhor(a) votaria? O resultado dessa pergunta é o que mais se aproxima da realidade das urnas.
A pesquisa em que o Ibope ouviu 504 entrevistados, eleitores de 16 anos ou mais, foi feita entre os dias 28 e 30 de setembro, apresenta uma margem de erro máxima estimada de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Votos válidos
Com base nessas entrevistas e nas respostas do entrevistados, o Ibope pôde calcular o percentual de votos válidos, que é feito descontando-se os brancos e nulos. Com isso, o candidato Bertaiolli aparece com 85% das intenções, contra 10% de Marco Soares, 3% de Fernando Muniz enquanto Mário Berti, Jorge Paz e Edgar Passos aparecem com 1% das intenções de voto cada um.
Comparações
Em relação às duas pesquisas anteriores – realizadas entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, e dos dias 17 a 19 de setembro –, o candidato Marco Bertaiolli apresenta um crescimento contínuo. Ele apareceu inicialmente com 69% das intenções de voto, subiu para 72% e chegou a 75%.
Marco Soares também aparece em ascensão, ainda que em percentuais menores: ele estava com 1%, subiu para 6% e chegou a 9%.
Já Fernando Muniz começou com 1%, foi para 2% e alcançou 3%, o que corresponde à elevação de 1 ponto percentual entre cada uma das três rodadas da pesquisa Ibope.
Mário Berti, ao contrário, caiu 1 ponto a cada rodada. Começou com 3%, foi para 2% e chegou a 1% na mais recente consulta.
Edgar Passos começou com 0% nas duas primeiras pesqui¬sas e foi para 1% na mais recente, enquanto Jorge Paz se manteve inalterado em cada uma das três rodadas, não saindo de 1% das intenções de voto.
Com a aproximação do pleito do próximo domingo, o percen¬tual de eleitores que prometiam votar em branco ou anular seus votos também foi se reduzindo. Começou com 13%, caiu para 10% e agora chegou a 7%, o correspondente a 3 pontos percentuais de uma consulta para outra.
Já os indecisos caíram de 12% na primeira pesquisa para 10% na segunda e continuaram despencando, até chegar a 4% na terceira rodada.

Fonte:O Diário de Mogi

Saúde Especialistas recomendam exames preventivos a todos


Saúde
Especialistas recomendam exames preventivos a todos
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Mulheres devem fazer uma série de exames periódicos
A morte da apresentadora Hebe Camargo no sábado deixou algo mais do que uma lacuna entre os ídolos e ícones na TV brasileira. Também alertou para a necessidade de exames preventivos. 
Hebe morreu aos 83 anos de idade, em casa, após uma parada cardíaca, dois anos depois de iniciar a luta contra um câncer, identificado durante um exame de rotina, algo considerado essencial na avaliação de médicos entrevistados pelo Mogi News, que falaram especificamente sobre a saúde da mulher.

"Ao menos uma vez ao ano, toda mulher precisa fazer o exame preventivo. Isto é, desde a adolescência, quando passar a ter relações sexuais, até os 39 anos, é essencial o papanicolau, além da ultrassonografia, que podem identificar casos de tumores no colo no útero; a partir dos 40 anos, incluindo a mamografia e, dependendo do histórico médico dessa pessoa ou de parentes, o exame precisa ser realizado ao menos duas vezes por ano. A prevenção pode salvar uma vida, dependendo do caso", alertou a ginecologista Corasi Alves de Andrade, coordenadora do programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde. 
Segundo ela, o número de casos de câncer de colo do útero, de mama e de intestino - semelhante ao de Hebe Camargo - tem crescido nos últimos anos. 
"Não existe uma pesquisa aqui na cidade que aponte essa incidência, mas temos acompanhado que os casos estão se tornando mais ´comuns´ e, em sua maioria, entre as mulheres, por isso, os exames preventivos são ainda mais necessários", acrescentou. "Já atendi a casos de mulheres que não faziam papanicolau há mais de dez anos, por isso a necessidade de incluir este tipo de exame em mutirões de atendimento ginecológico e no programa Saúde na Comunidade, ou seja, levamos os exames até as mulheres", reforçou Corasi. 
O oncologista Flávio Isaías Rodrigues confirmou a necessidade do exame periódico em mulheres pouco antes de atingirem a maturidade. "Com a prevenção, as chances de cura de um eventual câncer é superior a 80%".

"O tumor no intestino é algo silencioso e exames clínicos e periódicos conseguem identificá-lo com antecedência, o que agiliza o tratamento e aumenta as chances de cura", disse o médico.

Fonte:Mogi News

Distribuição de tempo



Divulgação

Boca no trombone
Um dos vereadores do PR na Câmara de Mogi promete colocar a boca no trombone após as eleições de domingo, pela falta de apoio dada pelo partido nas eleições deste ano. Será que este vereador vai ter coragem de realmente vir a público e criticar dirigentes do PR .Vamos aguardar.




Cinco parcelas
E não são só os vereadores, mas muitos candidatos a vereadores também dizem que ficaram nas mãos. "Disseram que receberíamos cinco parcelas, mas só recebi três e agora a gente liga, e vê um jogando a responsabilidade para o outro".

Fonte:Mogi News

Pesquisa Idosos já representam 28% do povo de Mogi


Pesquisa
Idosos já representam 28% do povo de Mogi
Número de mogianos com 60 anos de idade ou mais aumentou 62% nos últimos dez anos, segundo pesquisa do IBGE, totalizando 111 mil pessoas
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Idosos já são mais de um quarto da população mogiana, antecipando uma previsão da ONU para todos os países nos próximos dez anos
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a população idosa em Mogi das Cruzes cresceu 62% nos últimos dez anos. De acordo com o Censo 2010, a cidade tem atualmente 111.512 habitantes com 60 anos ou mais, o equivalente a 28% da população. Este número é maior que o de habitantes nesta faixa etária registrado há dez anos, quando o Censo 2000 apontou 68.571 habitantes. 
Para o Conselho Municipal do Idoso, a população mais velha mostra uma melhora na qualidade de vida e, consequentemente, longevidade. No entanto, a entidade lembra a importância de se preparar a sociedade com políticas públicas voltadas para este público. 
Segundo o IBGE, a faixa etária dos 95 aos 99 anos foi a que mais cresceu. Quadruplicou em dez anos, passando de 97 habitantes em 2000 para 397 no Censo 2010. Dos 90 aos 94 anos, o crescimento foi de 138%. Pulou de 491 habitantes para 1.172. 
De acordo com a presidente do Conselho Municipal do Idoso em Mogi das Cruzes, Juraci Fernandes de Almeida, o envelhecimento da população é um dado positivo, desde que a sociedade esteja preparada para atender às necessidades dos maiores de 60 anos. 
"É um dado preocupante a partir do momento em que não estamos preparados para isso. Não temos os serviços públicos próprios para atender às necessidades dos idosos. Mas este também passa a ser um dado positivo a partir do momento em que a população ganha mais anos de vida, mais qualidade. Estamos a passos lentos, temos muito o que evoluir em termos de gestão para idosos", defendeu. 
Tanto a fiscalização quanto a cultura de denunciar os maus tratos contra idosos também devem avançar. "Atualmente, sabemos que a violência contra os idosos existe e é grande dentro das casas, mas o volume de denúncias que chegam aos órgãos fiscalizadores é pequeno. O idoso não vai à delegacia denunciar um mau trato. Isso é fato. A população é que deve estar preparada para isso", afirmou Juraci.

Há quem diga que algumas belezas da vida só são alcançadas com a melhor idade. Para Dalva do Amaral Guimarães, de 70 anos, ver os filhos criados e poder curtir a companhia do neto são algumas delas. "Eu sou muito feliz. Ter me dedicado a vida toda à minha família é o meu maior orgulho", comentou. "Mas muita coisa ainda precisa melhorar. Os jovens, por exemplo, precisam respeitar mais os idosos e os seus direitos e a saúde pública também deixa a desejar no atendimento", opinou.


Fonte:Mogi News

Crime eleitoral Candidatos fazem pacto contra a compra de votos nestas eleições


Crime eleitoral
Candidatos fazem pacto contra a compra de votos nestas eleições
Grupo de postulantes ao cargo de vereador iniciou movimento que pretende denunciar esta prática ilegal
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Braz: "Vamos alertar e também denunciar a compra de votos"
A fim de combater o crime de compra de votos, um grupo de candidatos a vereador de Mogi das Cruzes deu início ao que chamam de "pacto a favor da moralidade nas eleições". Mesmo antes de ser lançado, o movimento iniciado nesta reta final de campanha já ganhou adeptos. 
Novos postulantes às vagas na Câmara Municipal, presidente de partidos, e prefeituráveis apoiam a iniciativa. A medida conta até mesmo com a aprovação da Justiça Eleitoral.

A população em geral também será convidada a participar do projeto, fiscalizando e denunciando possíveis irregularidades nos dias que antecedem as eleições e, principalmente, em 7 de outubro, data do primeiro turno. As ferramentas utilizadas para divulgar o pacto serão as redes sociais e a Imprensa, além do boca a boca. O objetivo é alertar e orientar os participantes sobre o que caracteriza a compra de votos. Como denunciar e quais poderão ser os efeitos também serão temas abordados.

Outras ações contra o crime já foram lançadas, como uma campanha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que abordou o voto consciente e um grupo de jovens que utilizou adesivos de coração amarelo - símbolo que representa o posicionamento contrário à venda do direito de escolher o político que apresente a melhor proposta. O diferencial deste pacto é que ele tem origem na classe política.

Um dos idealizadores do projeto é Braz Anastácio da Silva, o Braz Passarinheiro. Em visita à redação do Mogi News, ele explicou como surgiu a ideia do pacto. "Temos presenciado diversos candidatos com maior poder econômico usando artifícios ilegais, como a compra de votos com dinheiro, garantia de emprego e até aparelhos eletrônicos. Isso faz com que a disputa seja desigual", destacou. Segundo ele, mesmo sem um trabalho de divulgação, cerca de 500 pessoas já se colocaram à disposição para fiscalizar possíveis irregularidades durante as eleições.


Justiça eleitoral 
O juiz eleitoral Luiz Renato Bariani Peres apoia a iniciativa. Ele afirma que "qualquer movimento de combate à compra de votos ou outro crime eleitoral precisa ser incentivado". "É uma atitude extremamente grave, pois atenta até mesmo contra a própria legitimidade do processo democrático", afirmou. "O combate a esta e outras irregularidades depende de todos os agentes envolvidos no processo. Os partidos políticos, o eleitorado e o Ministério Público precisam denunciar para que possa haver uma apuração dos fatos", afirmou. 
"É evidente que em uma parte das denúncias há muito exagero, como, por exemplo, a garantia de emprego. É possível que o candidato tenha discursado sobre um determinado projeto de expansão de indústrias, o que aumentaria a oferta de postos de trabalho", explicou.

Fonte:Mogi News