segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Novo gabinete integrará polícias


Mariana Leal


Mogi das Cruzes deve ganhar, ainda neste semestre, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), uma proposta do Ministério da Justiça. A ideia é alinhar os trabalhos das Polícias Militar e Civil com os da Prefeitura Municipal e, desta forma, desenvolver estratégias para otimizar a segurança pública da Cidade. O assunto foi abordado durante reunião na manhã de ontem, entre integrantes do grupo virtual ‘’Bem vindo a Mogi: uma Cidade monitorada por pessoas", representantes do 17º Batalhão da Polícia Militar e do Executivo mogiano.


"Esta proposta será adotada por Mogi para que possamos organizar formas de ação, criando leis pertinentes, discutindo estratégias. Já discutimos com as Polícias Militar e Civil e acertamos que há necessidade de um plano de trabalho para que possamos atuar prontamente no combate à violência", ressalta o secretário de Segurança, coronel Eli Nepomuceno.


Após a consolidação do GGIM, será possível estabelecer então o Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal (GGII), que discutirá a segurança pública entre os municípios que fazem divisa com Mogi " Suzano, Bertioga, Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema, Arujá, Itaquaquecetuba e Santa Isabel " e assim alcançar um nível de associação contra a violência bem maior.


Para o comandante do 17º BPM, tenente-coronel José Francisco Braga, esta união, incluindo a sociedade civil, é importante para que o trabalho da Polícia seja realizado plenamente. "Por esta iniciativa do grupo virtual vemos que podemos usar da internet e agir. Conseguimos colher dados por meios das redes sociais e montar o perfil de regiões da Cidade e até mesmo chegar a um suspeito, como aconteceu na noite de sexta-feira quando fizemos uma grande apreensão de drogas (lei mais em Polícia). Precisamos ter esses dados, que só podem ser fornecidos pela população, e com eles montar as estratégias de atuação", explica.


Para o membro do grupo virtual " criado em agosto do ano passado no Facebook e já contando com 580 participantes -, Rossini Tavares de Lima, a intenção, quando se pede encontros com os representantes das instituições, é discutir as necessidades dos mogianos, buscar alternativas para saná-las e meios de contribuir para isso. "Já tivemos uma reunião com o Semae (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) e saímos dela satisfeitos com as explicações. Desta vez também aprovamos e agradecemos a participação da Polícia Militar e do secretário de Segurança, que apresentaram o GGIM e com isso sabemos que nossas reivindicações vão sendo atendidas aos poucos", diz.


Fonte:O Diário de Mogi