quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prazo para alistamento militar continua até 30 de abril



Símbolos Nacionais
Os jovens que completam 18 anos em 2012 devem fazer o Alistamento Militar até 30 de abril. Neste ano, quem nasceu em 1994 ou em anos anteriores precisa se alistar. Os interessados devem comparecer à Junta de Serviço Militar da cidade onde moram.


Após a apresentação dos documentos, o cidadão receberá as informações para futuras apresentações. Mesmo isentas da prestação do serviço militar, as pessoas portadoras de deficiência também devem se alistar.


Os homens que não se alistarem não podem obter documentos como passaporte, fazer matrícula escolar, participar de concursos públicos e trabalhar com registro em carteira.


Em Salesópolis, os jovens não precisam voltar em maio porque todos são dispensados na primeira apresentação.

Fonte:tvdiário.com.br

Usuário de trem relata experiência


Júlia Guimarães
CPTM 2071 VOL.jpg
A recente visita de vereadores mogianos às linhas 11-Coral e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) evidenciou as deficiências do serviço oferecido pela estatal no trecho entre as estações Estudantes e Guaianazes. Anteontem, os parlamentares verificaram de perto essa complicada realidade, velha conhecida dos mogianos, que dependem do transporte público ferroviário para trabalhar. Na manhã de ontem, a reportagem de O Diário esteve na porta da Estação Mogi das Cruzes e consultou os passageiros sobre suas experiências ao longo dos trilhos estaduais. Os relatos deixam claro que os usuários sentem a diferença na qualidade dos serviços.


A mogiana Carina Sarto é supervisora de uma empresa de call center localizada na zona leste da Capital e usa os trens da CPTM diariamente para trabalhar. Ela conta que já passou por diversos apuros no interior das composições e revelou que é comum haver problemas técnicos, especialmente no trecho posterior a Guaianazes. "O trem quebra e para no meio do caminho. As luzes são desligadas, o ar condicionado para de funcionar e as pessoas começam a passar mal. É horrível", conta.


Carina explica que, entre Mogi das Cruzes e Guaianazes, os maiores problemas são a lotação e a demora entre a viagens. Neste trecho, o menor intervalo é de 8 minutos, sendo que a partir de Guaianazes, as partidas podem ser realizadas até de 5 em 5 minutos. A passageira sugere que haja mais trens para redução do número de passageiros em cada composição. "Nos horários de pico, os vagões ficam muito cheios. Acredito que mais trens resolveriam o problema", indicou.


O designer gráfico Ildo Bertins, de 28 anos, conta que, quando precisa usar o transporte ferroviário, dá preferência para o Expresso Leste, que atualmente circula apenas em 14 viagens na Linha 11-Coral. Ontem, no entanto, ele perdeu a saída das 11 horas e contou à reportagem que, contrariado, teria de pegar os trens antigos. "Prefiro sempre viajar nos novos, que são mais confortáveis e silenciosos. Nos outros, é tanto barulho que não consigo nem mesmo escutar música com o fone de ouvido. É uma viagem desconfortável", lamentou.


A atendente Jéssica Alves dos Santos trabalha em uma empresa de convênios médicos no Brás, em São Paulo, e também deu declarações semelhantes. Ela cobrou a ampliação do Expresso Leste na Linha 11: "A viagem com os trens antigos é ruim. Já temos os mais modernos, mas são poucas viagens. O ideal seria que aqui tivéssemos o mesmo serviço oferecido no trecho de Guaianazes, onde todas as composições são confortáveis".


A reportagem de O Diário também encontrou ontem a operadora Maria Lucicleide Silva, que é funcionária do supermercado Assai e veio ontem a Mogi das Cruzes, excepcionalmente, para dar apoio à nova unidade da rede inaugurada na Cidade nesta semana. Ela contou que esta é a primeira vez que usou a Linha 11, no trecho que corta o Alto Tietê, e confessou que a experiência foi bastante desagradável. "Estranhei muito o barulho no interior do trem e também as janelinhas abertas. Os vagões não possuem ar condicionado. Se eu tivesse que vir trabalhar todos os dias, me mudaria para Mogi. Não aguentaria fazer este trajeto todos os dias".


A dona de casa Marisa Ferreira mora em Jundiapeba e usa os trens para ir até a região central de Mogi. Ela passou recentemente por uma cirurgia de retirada de mama e conta que precisa do transporte ferroviário especialmente para realizar perícias e consultas médicas. "A qualidade dos trens é péssima, bem diferente do Expresso Leste. Além disso, o intervalo entre os trens é muito grande", queixou-se.


O padre César Augusto da Silva percorreu ontem o trecho local da Linha 11-Coral, entre Mogi e Suzano. O religioso também relatou diferenças no serviço e declarou que o ideal seria que houvesse a mesma qualidade em todo o sistema: "Os trens que circulam a partir de Guaianazes são bem melhores. Por aqui, a diferença é muito grande, especialmente no trecho entre Jundiapeba e Braz Cubas porque, além da diferença nos trens, a trepidação é grande e o barulho incomoda muito".


O motorista Enéas Florenço Carvalho, de 54 anos, usa os trens no trajeto entre Mogi das Cruzes e Suzano. Ele conta que a situação já melhorou bastante e que no passado o serviço foi bem pior. Porém, afirmou que os trens antigos, que continuam servindo a Região, precisam de reforma para dar mais conforto aos usuários. O cidadão cobrou mais investimentos por parte do pode Público: "Já está na hora de o Governo colocar a mão no bolso".


O encarregado de logística Manoel Carlos Alves Cerqueira usa os trens para trabalhar há vários anos. O homem também conta que o serviço foi aperfeiçoado e que já houve um tempo em que os embarques eram feitos de hora em hora. Porém, apesar das melhorias, ele afirma que é necessário haver mudanças. "Cheguei a apelidar o Expresso Leste de Expresso Lento. Melhorias são sempre necessárias", concluiu.


Fonte:O Diário de Mogi

Relatório revela 5 falhas em aterro


Alexandre Barreira
O relatório da Pastoral da Criança ligada à Diocese de Mogi das Cruzes, que engloba 10 municípios do Alto Tietê, e que reforça o pedido de encerramento das atividades do Aterro Santiário da Pajoan, em Itaquaquecetuba, aponta cinco irregularidades cometidas pela empreiteira no local, além do registro de óbito de 12 bebês e crianças entre outubro de 2010 a junho de 2011. A Pastoral suspeita de que estas mortes possam ter ocorrido pela proximidade das famílias com o aterro sanitário.


O relatório assinado pelo padre Sidnei Quenji Ito, da Paróquia Cristo Redentor do Homem, do Bairro Caiuby, em Itaquá, foi encaminhado ao escritório regional da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que deverá pedir explicações à empreiteira sobre as irregularidades.


"Há uma série de irregularidades no Aterro da Pajoan e pedimos que sejam tomadas providências sobre o descaso com os moradores dos bairros Jardim Nicéia, Jardim Pinherinho e Josely", frisou Ito.


De acordo com o documento que foi entregue à Cetesb, foram constatadas as presenças de camihões da Pioneira no aterro sanitário. "Esta empresa lida com materiais hospitalares de alto risco de contaminação e que deveria ser incinerado em local próprio e não ser levado ao aterro", afirmou o padre.


Outra denúncia feita pela Pastoral é o decarregamento de lixo sem reciclagem prévia na área do desmoronamento com risco para a Estrada José Scobin e na Rodovia Ayrton Senna.


"Há ainda o descarte de terra em outras áreas do aterro da Pajoan provenientes de Guarulhos, do outro lado da Rodovia Ayrton Senna, sem segurança. "Existe um risco grande de desmoronamento e possível aterramento de nascente", explicou.


O relatório da Pastoral indica ainda que houve desmatamento de mata nativa na travessa da Rua Cobaldo, no Parque São Pedro, além de depósito de terra no local pela empresa Delta Terraplanagem. "Foi constatado material farmacológico no entulho do local. Até anexamos fotos para que a Cetesb possa verificar", frisou o padre.


Outros problemas também são relatados nas proximidades da Estrada do São Bento, no Jardim Dilly, como desmatamento e derrubada de árvore da espécie Araucária e danificação do asfalto na região próxima à ponte ferroviária onde consta a placa da Secretaria do Meio Ambiente.


"Tivemos que produzir este ‘dossiê’ porque já fizemos inúmeras reclamações à Secretaria de Meio Ambiente de Itaquaquecetuba, mas nada foi feito. E também não se manifesta contrária a estas situações", salientou o padre.


Ito acredita que cerca de 50 mil pessoas vivam nos bairros das imediações do aterro sanitário da Pajoan, em Itaquaquecetuba.


Em abril de 2011, o empreendimento foi interditado pela Justiça após a explosão de 450 toneladas de lixo no local. Desde esta data, a empreiteira foi multada em aproximadamente R$ 1,3 milhão, reflexo de 12 advertências, 15 multas e um embargo.


O Ministério Público e a Cetesb não se manifestaram ainda sobre as denúncias feitas pela Igreja Católica contra a Pajoan.


Fonte:O Diário de Mogi

Secretário estadual vem à Cidade



PROPOSTA Edson Aparecido conhecerá as prioridades da Região
Júlia Guimarães
O secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, visitará Mogi das Cruzes na manhã de hoje para uma reunião com os prefeitos do Alto Tietê. Este será o primeiro encontro para definição da chamada Agenda Metropolitana, que consiste em um amplo pacote de investimentos que serão aplicados na Região, durante os próximos anos, pelo Governo Estadual. A expectativa é de que todo o planejamento seja concluído até o final de março, para que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) possa realizar o anúncio oficial ainda no mês de abril.


A reunião de hoje será realizada a partir das 10 horas, no Paradise Golf & Lake Resort, em Jundiapeba. O secretário Edson Aparecido informou ontem, por meio da Assessoria de Imprensa, que no encontro vai explicar aos prefeitos qual será a formatação da Agenda Metropolitana e o cronograma de discussões. A expectativa é de que nos próximos 60 dias sejam realizadas dezenas de reuniões, que envolverão também os secretários municipais de cada uma das cidades. Aparecido pedirá a compreensão e o empenho das autoridades para que os trabalhos sejam concluídos até o final de março, porque a Agenda da Região deverá ser a primeira deste ano. "O governador Geraldo Alckmin estabeleceu o Alto Tietê como prioridade para este semestre", afirmou o secretário, por meio de nota enviada à Imprensa.


Durante o evento de hoje, os prefeitos poderão começar as discussões sobre as prioridades para a Região. O pacote final deverá conter uma série de projetos já previstos para os municípios locais como, por exemplo, os investimentos no transporte público ferroviário e as grandes obras viárias, como a duplicação do trecho final da Mogi-Dutra e as melhorias da Mogi-Guararema. Mas, a expectativa é de que o governador também anuncie pelo menos um novo grande projeto, como aconteceu em agendas anunciadas anteriormente.


No ano passado, o Estado divulgou as agendas metropolitanas das regiões de Santos, Campinas e ABC Paulista. Durante os lançamentos, Alckmin apresentou grandes obras como, por exemplo, a construção de um túnel ligando as cidades de Santos e Guarujá e uma parceria público-privada para criar o Expresso do ABC, que sairá de Mauá e fará paradas em Santo André e São Caetano do Sul e conexões com metrô e CPTM nas estações Tamanduateí, Brás e Luz. Em todos os casos, os investimentos chegaram a cifras milionárias. Apenas para o ABC, os recursos totais serão superiores a R$ 6 bilhões. Os investimentos para o Alto Tietê só terão divulgação no dia do lançamento oficial do projeto.


Condemat


O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) marcou para hoje uma reunião extraordinária. O encontro está marcado para as 9 horas, também no Paradise Resort, e ocorrerá pouco antes da reunião com Edson Aparecido. Os prefeitos devem realizar a pactuação dos consórcios de Resíduos Urbanos e Sinalização Turística e discutir a proposta de criação do Grupo Temático de Transportes.


Fonte:O Diário de Mogi

Família capturada pela PM com drogas em César



APREENSÃO Quatro acusados de tráfico e as drogas foram levados para o 3º Distrito Policial, em César
LAÉRCIO RIBEIRO
A Polícia Militar recebeu uma denúncia no fim da tarde de ontem e prendeu o casal e o filho, além de um comparsa, por tráfico de entorpecentes, na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), em César de Souza.


Eles foram identificados como Cláudia Aparecida Ramos, de 41 anos, o companheiro Laércio Leal, de 44 anos, o filho Danilo, de 24 anos, e o amigo deles, Márcio Fernandes Bento, de 29 anos.


O tenente Fábio e o soldado Ewerton, do 17º BPM/M, apreenderam ainda 38 buchas de maconha, 16 pedras de crack, 8 papelotes de cocaína, R$ 1.673,00 procedentes da venda de drogas, assim como 20 embalagens vazias próprias para acondicionar lança perfume e dezenas de cápsulas para guardar cocaína. O destaque foi para o caderno da contabilidade do tráfico, com os apelidos e nomes de viciados e suas dívidas, e ainda cinco munições.


O delegado titular Benedito Henrique Righi Queiroz, do 3º Distrito Policial, e sua equipe autuaram em flagrante os acusados. Um usuário de drogas, que também foi detido pela PM, e estava no local para comprar entorpecentes, serviu apenas como testemunha do crime de tráfico e foi liberado.


Segundo a Polícia Militar, os primeiros a serem presos foram Márcio Fernandes Bento, de 29 anos, e o viciado em drogas. Eles estavam na portaria da CDHU e levaram a equipe à uma casa no local, onde a família foi presa.


Fonte:O Diário de Mogi

PRESIDENTES O presidente Bibo Fernandes, com o presidente Obama?


COTIDIANO 


 


PRESIDENTES O presidente Bibo Fernandes, com o presidente Obama? Sim, mas no Museu de Cera de Madame Trousseau, em Nova York 
Quem acompanha a coluna do desenho


Fonte:O Diário de Mogi

Mauricio une seus personagens aos de Tezuka, o "irmão" japonês


Maurício de Sousa.jpg
















Quem acompanha a coluna do desenhista Mauricio de Sousa, publicada aos domingos, por este jornal, certamente deve ter notado o seu respeito e admiração pelo trabalho de seu colega japonês, Tezuka Osamu, a quem ele se refere carinhosamente como "Tezuka-san, meu irmão temporão". O desenhista nipônico, mestre dos quadrinhos e desenhos animados japoneses, autor de personagens como Astro Boy e Kimba, o Leão Branco, faleceu em 1989, mas nos últimos anos de sua vida, surgiu uma fortíssima amizade de Mauricio, como ele próprio já revelou aos leitores de O Diário, numa série de quatro crônicas. Ainda que tarde, a aproximação entre os dois tem resultados muito atuais: pela primeira vez na história acontece a união entre personagens japoneses e brasileiros de quadrinhos. A revista "Turma da Mônica Jovem" 43, programada para o final de fevereiro, irá mostrar como será a interação as criações de Tezuka, "o pai do mangá", e os de Mauricio, lutando pela Amazônia. O trabalho é resultado de um projeto antigo dos dois desenhistas, que preparavam o lançamento da obra em conjunto, quando Tezuka morreu prematuramente. Há dois anos, a família do artista japonês fez contato com Mauricio para que o plano fosse retomado. A história será lançada em duas partes, em fevereiro e março.




Fraternidade

Com a aproximação do período da Quaresma, o vereador católico Geraldo Tomaz Augusto (PMDB) está iniciando preparativos para sessão solene da Câmara, em 23 de fevereiro, para lançamento da Campanha da Fraternidade. Idealizado pela Igreja para chamar a atenção de seus fiéis e da sociedade para questões de grande interesse, o evento deste ano terá como tema "Fraternidade e Saúde Pública".


Aeroporto
Política às 5: Entrevista com Guilherme Afif Domingos (1)
A coluna "Dimensões" da revista "O Empreiteiro", destinada a empresários da construção civil, comenta: "A ideia do novo aeroporto em São Paulo está lançada. O responsável por ela é o vice-governador Guilherme Afif Domingos, que até especulou sobre a região – Mogi das Cruzes – onde a construção poderá viabilizar-se. A expectativa é de que a ideia venha a ser costurada com um contrato nos moldes de uma PPP".


Sem visão


Sugestão do leitor Eduardo dos Santos, acerca do acidente ocorrido no cruzamento das ruas Manoel Caetano e Barão de Jaceguai: "O espelho convexo ali existente facilitou a vida dos motoristas que transitam pela Manoel Caetano, mas só isso não basta: deveria se eliminar uma vaga de estacionamento da Barão para que esses motoristas possam ter maior visão do trânsito naquele ponto".


Problemão

O presidente da Câmara, Rubens Benedito "Bibo" Fernandes (PSD) pode ir colocando as barbas de molho, pois terá pela frente um enorme abacaxi para descascar, em pleno período pré-eleitoral: o reajuste dos subsídios dos vereadores que, mesmo seguindo o aumento dos deputados estaduais, será algo bem indigesto para a época de campanha.


Fonte:O Diário de Mogi





Encontro Prefeitos se reúnem hoje com secretário

Durante reunião do Condemat, que contará com a presença de secretário estadual, chefes do Executivo apontarão as prioridades do Alto Tietê
Bras Santos
Da Redação
Daniel Carvalho

Prefeitos da região se reunirão hoje com o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano
Não faltarão desafios ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) que promove a partir das 9 horas de hoje em Mogi das Cruzes a sua primeira reunião de 2012. A provável participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, deverá ser o ponto alto do encontro que será comandado pelo prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra (PSB), indicado no final de 2011 para dirigir a entidade criada em 2010 com a finalidade de defender interesses dos onze municípios que fazem parte do consórcio. 
Além dos assuntos que constam na pauta, o Condemat, cuja sede será transferida de Arujá para Suzano nas próximas semanas, terá de lidar com temas espinhosos caso realmente pretenda assumir a missão de acelerar o processo de desenvolvimento econômico e social do Alto Tietê.


Levantamento realizado pelo Mogi News revela que a nova diretoria do consórcio precisará resolver problemas complexos em pelo menos cinco áreas distintas. 
Saúde, segurança, transportes, obras de infraestrutura, resíduos sólidos são alguns dos temas que continuam preocupando lideranças políticas e especialmente a população da região. A reunião dessa manhã, com a participação do secretário de Desenvolvimento Metropolitano, mostrará se Condemat (que ocupou o espaço da Amat) vai começar fazer em 2012 o que não fez desde que os prefeitos decidiram, na década de 1990, criar uma associação para fortalecer a região.


Usina para resíduos 
Em 2006 o governo do Estado acenou com apoio para a construção de uma usina para tratamento dos restos da construção civil. Ainda na década passada, as prefeituras de Poá, Suzano e Ferraz formaram um consórcio para construir uma usina. Mais de cinco anos se passaram e o projeto ainda não saiu do papel.


Tratamento do lixo  
Em abril vai fazer um ano que o aterro Pajoan, em Itaquá, está interditado. Desde então, as prefeituras estão gastando mais para mandar os resíduos para outros aterros. A instalação de usina para compostagem e queima de lixo da região não sai dos discursos das lideranças políticas. 


Fonte:Mogi News





Segurança pública 
No final de 2011 a Secretaria de Estado da Segurança Pública encaminhou cerca de 90 policiais para a região. Entidades políticas, como a Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat), reclamaram que o número de PMs encaminhados ficou muito abaixo do necessário. Além disso, o governo do Estado ainda garantiu a instalação das bases comunitárias prometidas na campanha eleitoral de 2010.







Rodoanel
Antes mesmo de ser indicado para assumir o Condemat, Abissamra disse que a região precisa "brigar" com o governo do Estado para fazer a "Perimetral da Copa", uma via ligaria Mogi das Cruzes a Zona Leste e desafogaria a SP-66. Esse projeto, em tese, poderia ser a compensação viária que os municípios querem por causa dos danos que o trecho Leste do Rodoanel deverá produzir. A morosidade do projeto de expansão do Expresso Leste para a região também poderá ser alvo de questionamentos efetivos do  consórcio.

Vila Oroxó Encosta será transformada em praça


Depois que todas as famílias forem transferidas, local passará por processo completo de revitalização
Jamile Santana
Da Reportagem Local

Desocupação da área continua, assim como a fiscalização
Mais uma família deixou a encosta na Vila Oroxó, onde há risco de desmoronamento. O pedreiro Aloísio dos Santos, de 44 anos, faz parte do grupo de 25 famílias que devem sair do local até o próximo dia 3 de fevereiro. Depois que todas as famílias forem transferidas, a encosta será revitalizada e ganhará uma praça onde será possível ter uma visão panorâmica de Mogi das Cruzes. Na última terça-feira, a Prefeitura de Mogi concluiu a retirada de outras 11 famílias que moravam no barranco, em um trecho de risco iminente de deslizamento. 
O trabalho que envolveu equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, Defesa Civil, Guarda Municipal, Habitação e Assistência Social começou pela manhã. O pedreiro, que conseguiu alugar uma casa no bairro da Ponte Grande com o benefício do programa Aluguel Solidário, vai ficar alojado por uns dias na casa do irmão. "Estou mudando aos poucos. Hoje aproveitei a ajuda da Prefeitura para retirar materiais de construção que posso instalar na casa nova. Estou feliz com a mudança porque aqui na encosta nunca tivemos segurança. Agora estou ansioso para pegar a chave do apartamento em César de Souza. A Prefeitura diz que já estou cadastrado e que serei atendido, mas tenho muito medo de dar errado", comentou. 
"Nossa força-tarefa estará todos os dias aqui na encosta. Assim que a família sai, já derrubamos o imóvel. O local receberá manutenção para o sistema de drenagem e será revitalizado com árvores. Será transformado em uma praça, onde os mogianos poderão observar essa vista linda que temos de Mogi das Cruzes daqui do alto", comentou o secretário de Segurança, Eli Nepomuceno. 
A balconista Gislaine Maria da Silveira, de 24 anos, também prepara sua mudança. Ela conseguiu alugar uma casa no Mogi Moderno, onde deve permanecer até ser atendida com o apartamento do programa Minha Casa, Minha Vida, em César de Souza. "Minha única preocupação é que não consigo vaga na creche em César. Como vou sair do Oroxó, vou precisar colocar minha filha na creche enquanto trabalho. Fui em César tentar matrícula e me disseram que não há vagas", comentou. 
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que em conjunto com a Diretoria de Ensino, vai compatibilizar a demanda de matrículas e crianças no nível obrigatório de ensino (4 e 5 anos e ensino fundamental) deverão ser atendidas.


A chuva que atingiu a região de Brás Cubas e de Jundiapeba no final da tarde de ontem deixou o trânsito ainda mais complicado na avenida Lourenço de Souza Franco. Pontos de alagamento foram registrados nas ruas Adriano Pereira, Alexandre Andriotti e Cecília da Rocha. Apesar da forte chuva, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros não foram acionados.


Fonte:Mogi News

Balanço da ouvidoria Terreno sujo é o que provoca mais queixas dos mogianos


Canal de contato entre Prefeitura e população fechou 2011 com 24 mil solicitações
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A Ouvidoria Geral de Mogi das Cruzes fechou o ano de 2011 com 24.179 mil solicitações. Uma média de quase dois mil contatos por mês. Queixas de terrenos particulares sujos e pedidos para que sejam limpos lideram os problemas que mais irritam os mogianos.


O balanço divulgado pelo ouvidor municipal Romildo Campello revela que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos é a mais acionada. O porcentual de solução das demandas atingiu 87,9% (21.689). Moradores da região central são os que mais utilizaram a ferramenta no ano passado.


Na análise mês a mês, houve um pico de 2.658 atendimentos em abril. Em novembro, foram 2.326 comunicados. Na outra ponta estão: junho, com 1.454, e julho, com 1.436, como os períodos com os menores volumes de acionamentos. "São épocas de férias e de pouca chuva", explicou Campello.


O telefone 156 é o canal de comunicação mais utilizado pelos mogianos para entrar em contato com a Ouvidoria. As informações repassadas pelo telefone representam 67% de todas as solicitações. Em números concretos, o dado equivale a 16.307 chamadas. Em segundo lugar, aparecem os comunicados feitos por departamentos da própria Prefeitura, como a Guarda Municipal, com 13% (3.157). 
O presencial, realizado na Prefeitura ou durante o projeto Rua Mais Feliz Cidadã ou Metrô na Comunidade (projeto desenvolvido pela Rádio Metropolitana AM de Mogi das Cruzes, que tem parceria com o Mogi News) é responsável por 11% da demanda. Internet, e-mail e, principalmente, o site da Ouvidoria ficaram com 8% do total de atendimentos.


"A Internet tem um grande potencial de crescimento", avalia Campello. Ele garante que o protocolo virtual é fácil de ser preenchido. O link está disponível no portal da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br/ouvidoria/).


O pedido de serviços é a maior demanda. Quase 75% dos contatos são para este tipo de atividade. Informações (18%), denúncias (7%), elogios (0,7%) e sugestões (0,5%) fecham a lista. "A Ouvidoria se tornou o grande canal de comunicação entre administração municipal e população. Esse foi nosso grande avanço. Em outras cidades, o órgão é utilizado apenas para denúncias ou reclamações. Aqui em Mogi ela é vista como um meio de pedir um serviço e resolver um problema", avaliou o ouvidor. Apenas 11% dos solicitantes optam por manter o sigilo. 


Secretarias
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos atende a 21% de toda a demanda da Ouvidoria. Em seguida está a Secretaria de Segurança, com 18%; Saúde, o que inclui também Zoonoses (17%), Semae (15%) e Transportes (11%) completam a lista das cinco mais acionadas. Juntas, elas são responsáveis por 57% do total das solicitações.


Os pedidos mais comuns são: limpeza de terrenos particulares (1.587 sendo que 98% dos pedidos foram atendidos), vazamento de água (1.587, com 96% das chamadas respondidas com sucesso), tapa-buraco (934, 96% das demandas concluídas), zoonoses (862, 90% solucionadas) e limpeza pública de terrenos municipais (730, 88% atendidas). 


Áreas
A região central atende por 61% (14,7 mil) das chamadas feitas ao órgão. Brás Cubas (16% ou 3,9 mil), Jundiapeba (11% ou 2,6 mil) e César de Souza (5% ou 1,2 mil), e Sabaúna (3% ou 851) surgem em seguida na lista das regiões que mais utilizam a Ouvidoria Municipal. "Acredito que este balanço não representa que a região central tem mais problemas. Minha avaliação é que os moradores do centro conhecem melhor o serviço do órgão. Temos como missão ao longo deste ano divulgar a Ouvidoria nos distritos", adiantou.


Fonte:Mogi News

Período integral Ensino mogiano é destaque mundial


Programa de Mogi em que alunos estudam em tempo integral vai ser apresentado no Fórum Social Mundial
Jorge Moraes

Maria Geny: "A educação ultrapassa os muros da escola"
O programa Escola de Tempo Integral, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes desde 2009, será destaque no Fórum Mundial de Educação, que integra o Fórum Social Mundial, realizado até 28 de janeiro em Porto Alegre (RS). A iniciativa será apresentada pela secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Avila Horle, amanhã, na mesa de diálogo "Educação Integral e Munícipio que Educa", coordenada pelo Instituto Paulo Freire (IPF).


O convite para o município participar do Fórum foi feito pelo diretor de desenvolvimento institucional do IPF, Paulo Roberto Padilha. "O trabalho realizado em Mogi das Cruzes é pioneiro, consistente e também diferenciado dos demais programas em atividade", comentou. A iniciativa mogiana tem sido referência para outros municípios brasileiros, que tem conhecido a experiência em congressos sobre o tema e também têm feito visitas às escolas que participam do programa.


Em 2012, o programa atenderá ao todo 14,8 mil alunos da educação e ensino fundamental (1º ao 5º ano). No Fórum, serão apresentadas as atividades desenvolvidas com os alunos do 1º ao 5º ano. "Vamos falar sobre o início do programa em 2009 e sua evolução nestes três anos. Começamos com 540 alunos em 3 escolas e hoje são 20 escolas e quase 6 mil alunos. É importante ressaltar que nosso objetivo é oferecer educação integral com qualidade social para todos, seja em período parcial ou integral", observou Maria Geny.


Pelo programa, os alunos ficam nove horas na escola, frequentando as aulas e participando de atividades intelectuais, culturais e esportivas em diferentes espaços da cidade, como parques e clubes. "Mogi das Cruzes é uma cidade educadora em que a educação ultrapassa os muros da escola. É um momento em que os alunos aprendem na cidade e a cidade participa da escola", comentou a secretária. Outro destaque do programa mogiano é a alimentação, premiada como a melhor do Estado de São Paulo em 2010. São oferecidas cinco refeições diárias, superando as três determinadas pelo governo federal.


Fonte:Mogi News

Aniversário de sp Paulistanos lotam a Mogi-Bertioga


Com o feriado na capital, o movimento na rodovia que dá acesso ao litoral aumentou, principalmente de manhã
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Movimento na rodovia Mogi-Bertioga foi grande para uma quarta-feira, segundo avaliação feita ontem pela Polícia Rodoviária
A cidade de São Paulo completou 458 anos e parte dos paulistanos resolveu passar o dia de folga no litoral. O movimento na rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) foi intenso na manhã de ontem. Segundo a Polícia Rodoviária, o horário que apresentou o maior fluxo de carros passando sentido praia foi entre 8 horas e 9h30. 
Pranchas de surfe e jet-ski eram os acessórios mais vistos nos veículos que passavam ontem pela rodovia. A maior parte dos carros tinha a placa de São Paulo. A via não chegou a apresentar congestionamento ou lentidão, mas, segundo a Polícia Rodoviária, o número de automóveis foi maior que o habitual.


A base da Polícia Rodoviária na altura do quilômetro 60 da rodovia observou um acréscimo no número de veículos que costumam descer para o litoral na quarta-feira. "Estamos em período de férias, mas hoje (ontem) o fluxo de carros foi intenso principalmente no início da manhã", contou o cabo Anselmo Andrade. Ele acrescentou que a expectativa era de que os motoristas regressassem no fim da tarde de ontem. "Se o tempo continuar bom, acreditamos que os motoristas comecem a retornar entre 16 e 17 horas", avaliou.


Os motoristas que passaram pelo trecho e estavam com alguma irregularidade no carro, como a falta de pagamemento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou licenciamento atrasado foram flagrados pelo radar inteligente, mas conhecido como dedo-duro, instalado no quilometro 58,6 da SP-98. "Entre as 22 horas de terça-feira e as 10 horas de hoje (ontem), cinco veículos foram autuados. Esse número é maior do que o registrados em outros feriados", afirmou Andrade. O radar dedo-duro voltou a funcionar no dia 28 de dezembro de 2011.


Fonte:Mogi News

Ampliação Câmara terá novo prédio e estacionamento maior

Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga
Objetivo é proporcionar mais conforto para os funcionários e para os vereadores; em 2013, número de parlamentares passará de 16 para 23


Vereadores se reuniram ontem para tratar sobre as comissões e metas para este ano
A Câmara de Mogi das Cruzes estuda um projeto de ampliação do estacionamento e do Setor Administrativo. Serão construídos um prédio e um novo espaço para estacionar os veículos. A intenção é trazer mais conforto para os funcionários e adaptar a estrutura existente para receber os novos vereado-res - a partir de 2013 o número de parlamentares, que hoje é 16, passará a ser 23. A ideia foi apresentada pelo presidente da Casa, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, durante uma reunião que definiu os membros das comissões permanentes deste ano.


No encontro, realizado ontem, ficou decidido também que uma Comissão de Estudo do Regimento Interno será criada. Cinco participantes vão tratar nesta comissão as mudanças do regimento para receber os novos vereadores a partir do próximo ano. "É preciso mudar algumas coisas, como o tempo de fala. Provavelmente, devemos ter três ou quatro vereadores de cada partido. Se cada um for falar dez minutos, vai ser muito tempo, pois estaremos em 23".


O novo regimento interno precisa ser entregue até o fim do ano, para que em 2013 comece a vigorar. Entre as 12 comissões existentes, seis sofreram alterações, como a de Justiça e Redação, Educação e Saúde e Assistência Social. 
A chegada de novos vereadores fez com que a atual estrutura do prédio precisasse passar por mudanças. "Estamos fazendo um estudo com um arquiteto para um projeto no fundo do anexo. Onde existe um estacionamento embaixo, estávamos pensando em fazer uma plataforma para um estacionamento que fique na parte de cima. Dentro dele, vamos fazer uma estrutura de pelo menos um andar para acomodar o administrativo".


Fonte:Mogi News

Tânia Fukusen, economista, assume a presidência da Associação Comercial


Divulgação

A economista e comerciante Tânia Fukusen Varjão é a nova presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). Ela foi empossada no cargo na última terça-feira e vai comandar a entidade pelos próximos três anos (gestão 2012/2014). Entre as prioridades da nova presidente está a expansão dos serviços oferecidos pela ACMC aos associados. A nova diretoria empossada na ACMC é composta de cerca de 50 diretores, de segmentos diversos do comércio mogiano. O prefeito Marco Bertaiolli e o ex-presidente Marcus Melo participaram da solenidade.


Fonte:Mogi News

Consumidor Cobrança de estacionamento é determinada por estabelecimentos


Clientes de shoppings e supermercados ainda têm dúvidas se precisam pagar pela vaga mesmo comprando
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Donos de estabelecimentos comerciais definem se o cliente deve ou não pagar para estacionar; no Mogi Shopping, consumidores desembolsam pela vaga
Os estabelecimentos comerciais são os únicos responsáveis por determinar o valor e a forma da cobrança da taxa de estacionamento. A lei estadual nº 13.819, de 23 de novembro de 2009, que estabelecia gratuidade da vaga foi revogada dois dias depois de entrar em vigor. Com isso, cabe ao empresário definir sobre a cobrança. 
Apesar de a legislação estar suspensa há mais de dois anos, muitos consumidores têm dúvidas se o pagamento, mesmo comprando produtos dentro de shopping centers e supermercados, é legítimo. Boatos e informações sobre o assunto são frequentes na Internet.


Em dezembro do ano passado, um e-mail que circulou pela rede mundial de computadores garantia que ela havia voltado a vigorar. As informações estavam equivocadas.


A verdade é que não existe nenhuma lei que garanta a obrigatoriedade de shopping centers e hipermercados manterem vaga de graça, como explica o coordenador do Procon de Mogi das Cruzes, Isidoro Dori Boucault. "Em algumas cidades do Rio de Janeiro e do Paraná a norma é válida, mas em São Paulo, a Associação dos Shoppings ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) e conseguiu uma liminar derrubando a determinação.


A alegação é que não pode haver ingerência do Poder Público na iniciativa privada", explicou. "Alguns shop-pings fazem promoções e possibilitam a gratuidade, mas cabe exclusivamente aos empresários definirem se colocarão este benefício à disposição do cliente". 
Ele orienta que "não adianta discutir com atendentes, por supostamente haver desrespeito a norma que obrigaria a ter vaga, porque, enquanto não houver uma legislação, o consumidor não terá este direito".


A determinação que ficou em vigor por dois dias previa que "os clientes ficariam isentos de pagar o estacionamento se gastassem pelo menos dez vezes o valor da taxa em compras dentro do estabelecimento. Para os consumidores que passassem mais de seis horas dentro do comércio, o valor poderia ser cobrado".


O autor do projeto é o deputado estadual Rogério Nogueira (PDT). O desembargador Luiz Edmundo Marrey Uint amparou a revogação em casos semelhantes julgados em outras cidades brasileiras. Foram usadas como exemplo ações em São José dos Campos, Jacareí e Campinas. 
Para a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), caso a lei estivesse em vigor, quem pagaria a conta seriam os proprietários das lojas, que poderiam repassar os custos ao consumidor.


Fonte:Mogi News

Poupatempo


Daniel Carvalho



Como reflexo do aniversário da cidade de São Paulo, comemorado ontem, a unidade do Poupatempo de Mogi das Cruzes, instalada no Hipermercado D´Avó, recebeu grande público, possivelmente um recorde de pessoas para serem atendidas.




Ou "Perdetempo"?
Quem precisou ser atendido ficou pelo menos três horas no local - entre pegar a senha, entrar numa outra fila para a conferência dos documentos e, por fim, esperar para, finalmente, ser atendido. 




Sem agendamento
A unidade mogiana tem recebido muitas pessoas principalmente porque o atendimento é presencial e não agendado, como na maioria dos demais postos. E ontem, feriado em São Paulo, muita gente resolveu renovar documentos, tirar RG e resolver outras pendências em Mogi.




Suzano
Quem usou o serviço ontem encontrou muitos suzanenses também por lá. Neste caso, o problema só deve ser resolvido quando for aberta a segunda unidade na região, o Poupatempo em Suzano, que já chegou, inclusive, a ser anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).




Novidade
O novo Código de Obras para Mogi das Cruzes já tem data para o seu lançamento: 15 de março, às 10 horas. A data já foi confirmada pela Secretaria Municipal de Planejamento e servirá como um marco na cidade principalmente por trazer diretrizes sobre como as obras deverão ser executadas e os parâmetros legais para isso. 




Guia
O documento funcionará como um "manual do engenheiro". As condutas servirão tanto para obras públicas como privadas e substituirá o Código Sanitário do Estado, da década de 1970, e que hoje já é considerado ultrapassado. O secretário de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, está à frente do projeto tocado em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes (Aeamc). 




Meio milhão
Dados fornecidos pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) sobre o número de usuários que utilizam a Linha 11- Coral por dia mostra a necessidade urgente de mais investimentos por parte do governo estadual.




Crescimento
Desde 2006, a quantidade de pessoas que usa a linha só tem aumentado. No ano passado, 558.771 passaram diariamente pela linha Coral. O número é superior a 2010, quando o fluxo girava em torno de 526.053 passageiros. No ano anterior, em 2009, eram 485.005 usuários e em 2006, 343.155 pessoas.


Erick Paiatto



Baixaria
Quem está por trás dos panfletos distribuídos nas imediações de bairros tradicionais de Suzano com uma caveira com a frase "Perigo em Suzano"? Eis a pergunta que muita gente está fazendo. O panfleto anônimo teve como alvo do ataque o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM). A ameaça: de que ele supostamente colocaria em risco de vida e de saúde a população do município, no Jardim Monte Cristo e nos bairros adjacentes. Os jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê mostraram a história ontem, que abriu a temporada de baixaria na política regional. 




É tradição
As baixarias durante a campanha eleitoral, que ainda nem teve a largada dada, sempre foram comuns e típicas em Suzano. Em 2008, quando o empresário José Augusto Cardoso, o Zé Cardoso, do PSDB, saiu como vice de Estevam para concorrer à prefeitura, também foi distribuído um panfleto apócrifo afirmando que o hoje deputado Estevam sairia do governo e o empresário colocaria supostamente um lixão na cidade. 


Calúnia
Na ocasião, atribuíram a derrota nas urnas do grupo de Estevam a este fato. Anteontem, em entrevista ao Grupo Mogi News, Estevam declarou que o panfleto nada mais é do que o reflexo da próxima eleição, mas encerrou a entrevista com um comentário incisivo: "A calúnia é um ato covarde. Não tem cara. Então, é difícil você dizer se foi fulano ou beltrano. Sinto que sei quem tenha feito isso. Sempre digo que o peixe morre pela boca. Isso aí já, já vai ser esclarecido. Mesmo porque quem entende de lixo em Suzano não sou eu", finalizou. 
Divulgação

Negócio da China
Antes tarde do que nunca: só agora os sindicalistas resolveram se unir e cobrar do governo federal uma postura com medidas enérgicas contra a entrada desenfreada de produtos importados no Brasil, leia-se aqueles vindos em sua maioria da China com preços altamente competitivos no mercado a ponto de causar a quebradeira dos empresários brasileiros que pagam alta carga tributária. 




Medidas compensatórias
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi das Cruzes e Região, Miguel Torres, é um dos "cabeças" deste movimento. Ele participou nesta semana de uma audiência com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para tratar do assunto.




Desemprego
"O ministro ficou impressionado com os números que os empresários mostraram e prometeu medidas imediatas, que devem ser anunciadas nos próximos dias", disse Torres. Ele estima que 10 mil postos de trabalho poderão ser fechados caso a situação não seja revertida nos próximos meses. Já o governo federal não confirmou que medidas estão sendo estudadas e disse que todas as propostas apresentadas ainda deverão ser avaliadas.


Fonte:Mogi News

Brasil concede visto de turista para a dissidente cubana Yoani Sanchez


A blogueira que ganhou notoriedade ao criticar o regime castrista ainda precisa da autorização do governo do país para viajar; ela também pediu uma audiência com Dilma durante sua visita a Cuba


Lisandra Paraguassu, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - O governo brasileiro concedeu nesta quarta-feira, 26, visto de turista para que a dissidente cubana Yoani Sanchez venha ao Brasil para a apresentação do documentário Conexión Cuba-Honduras, do cineasta Dado Galvão, do qual participa. Ela divulgou uma imagem do documento em seu perfil no Twitter. "Já tenho o visto para o Brasil. Agora falta o mais difícil, a permissão de saída", escreveu a blogueira na mensagem.


Veja também:
Dilma visita Cuba na próxima semana com foco em comércio
Fidel Castro censura Espanha e União Europeia por críticas a Cuba
Lula sugeriu a blogueira cubana que enviasse carta a Dilma


Yoani divulgou uma imagem do visto no Twitter - Reprodução
Reprodução
Yoani divulgou uma imagem do visto no Twitter
Yoani havia pedido o visto em uma carta enviada à presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira. O visto foi liberado, mas não garante a visita de Yoani. Antes, a dissidente precisa da autorização do próprio governo cubano para deixar o país, o que ela não conseguiu até hoje, apesar das 18 tentativas.


A blogueira, que também é colunista do Estado, pediu na carta uma audiência com a presidente durante sua visita a Cuba, que acontece nos próximos dias 30 e 31. A agenda de Dilma durante a visita ainda não está fechada, mas dificilmente ela terá encontros com dissidentes.


Fonte:Estado de S.Paulo