segunda-feira, 6 de agosto de 2012

‘Genoino é alvo de conceito nazista’



‘Genoino é alvo de conceito nazista’
SEG, 06 DE AGOSTO DE 2012 18:11
A-A+

Para advogado, Genoíno está sendo acusado por ter sido presidente do PT / Foto Arquivo

Qualificando o esquema do mensalão como "fantasioso" e "invenção", o advogado Luiz Fernando Pacheco pediu nesta segunda-feira (6) a absolvição pelo STF (Supremo Tribunal Federal) do ex-presidente do PT José Genoino, que atualmente é assessor no Ministério da Defesa.
Pacheco desqualificou a denúncia do Ministério Público e disse que a acusação usou conceito nazista. Segundo ele, Genoino só virou um dos 38 réus do mensalão porque foi presidente do PT, em 2003, no início do governo Lula.
"Ele [Genoino] não é réu pelo que fez ou deixou de fazer, mas é reu pelo que ele foi [presidente do PT]. A denúncia não faz individualização de conduta, redunda na responsabilidade objetiva. É o direito penal nazista [...]. Foi presidente do PT, então tem que ir para a cadeia", disse.
Pacheco negou compra de votos de políticos e partidos para apoio ao governo Lula e disse que o PT apenas fez empréstimos para quitar dívidas da campanha presidencial de 2002 e débitos dos diretórios estaduais.
Para a defesa de Genoino, a tese de compra de votos não se sustenta porque os empréstimos foram negociados antes do início da composição da base governista no Congresso.
Citando depoimentos de outros réus, ele disse que ficou claro que seu cliente deixou nas mãos do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares a solução para as dívidas do partido e que ao assumir a presidência do PT deixou claro que não trataria de questões financeiras.
De acordo com ele, o comando do PT tinha "delegado o caminho mais adequado para solução de problemas" financeiros. "Marcos Valério disse que nunca tratou empréstimos com Genoino."
O petista é tratado pelo Ministério Público como o interlocutor político do mensalão tratando do apoio de partidos ao governo Lula, como o PP. Ele é acusado de formação de quadrilha e corrupção passiva.
Nervosismo
Após apresentar a defesa na tribuna, Pacheco admitiu que ficou nervoso durante sua argumentação aos ministros. "Nervosismo é natural em todo e qualquer julgamento. O advogado sabe que uma palavra sua pode ser fundamental para o destino de um cidadão que lhe confiou a sua sorte", afirmou.
Ele evitou corroborar com a tese de que houve caixa dois de campanha e não compra de votos. "Eu não sei se houve caixa dois de campanha, eu sei que mensalão não existiu."
Pacheco negou compra da base aliada ao governo Lula. "O secretário de finanças buscou a melhor solução, que foram esses empréstimos. Ele negociou com os bancos, ele negociou os termos dos contratos e coube ao Genoino, por obrigação estatutária, assiná-los com ele."
"Esse é um julgamento porque alguns deputados receberam valores, talvez de maneira irregular, mas não valores para votarem de acordo com interesses do governo, e sim valores referentes a acordos financeiros de campanha política", completou. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Mensalão: FHC diz que houve crime



Mensalão: FHC diz que houve crime
SEG, 06 DE AGOSTO DE 2012 18:18
A-A+

FHC aposta na condenação dos envolvidos no escândalo do mensalão / Foto Arquivo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta segunda-feira (6) que, após a acusação feita pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o STF (Supremo Tribunal Federal) não poderá fazer uma "absolvição geral".
Ele disse que a corte deve ter "serenidade" ao julgar o caso. Mas afirmou: "Houve crime".
"Diante do que eu ouvi do procurador, não dá para pensar que vai haver absolvição geral", disse ele no Congresso da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), no Riocentro.
FHC evitou citar nomes e responsabilizar os envolvidos. Disse que cabe aos ministros do Supremo analisar quem é culpado e qual pena deve ser imposta.
"Ainda mais depois do que ouvi do procurador-geral da República. Houve crime. Crime tem de ser punido. Agora, quem é o criminoso e o grau de punibilidade, só quem tem os autos na mão deve saber. Não vou aqui me meter a julgador que não tem os elementos para julgar", disse.
Para o tucano, Gurgel deu elementos necessários para provar os supostos crimes cometidos no mensalão. O procurador-geral da República "foi bastante convincente", disse o ex-presidente.
"Não sou advogado mas tenho uma certa experiência de vida. Ele foi bastante convincente. Deu mais do que indícios. Demonstrou que houve crime."
Apesar de ver rivais políticos no banco dos réus, FHC afirma não ser confortável julgar "pessoas que tinham influência na vida pública".
Eleições
FHC afirmou que o bom desempenho de Celso Russomanno (PRB) nas primeiras pesquisas eleitorais deve-se a sua participação em programas populares. O ex-presidente disse que apenas depois do início do programa de TV pode-se ter a real dimensão da força do candidato.
"No primeiro momento a população vai inclinar-se para aquele que conhece mais. Só vamos saber como vão as coisas depois do programa de televisão, que é quando o povo abre os olhos", disse FHC. (Italo Nogueira / Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Mogi Shopping recebe posto da NFP



Mogi Shopping recebe posto da NFP
SEG, 06 DE AGOSTO DE 2012 15:08
A-A+

O Mogi Shopping recebe o posto volante da Nota Fiscal Paulista nos próximos dias 9 e 10 de agosto (quinta e sexta-feira). O horário de atendimento será das 10 às 16 horas. No local, próximo à saída do Banco Itaú, agentes fiscais de rendas vão esclarecer dúvidas relacionadas ao programa e também cadastrar via internet os interessados em participar do mesmo. A ação é uma parceria do Mogi Shopping com o Governo do Estado e a Secretaria da Fazenda.

Fonte:O Diário de Mogi

Definidas entidades sociais da ExpoMogi



Definidas entidades sociais da ExpoMogi
SEG, 06 DE AGOSTO DE 2012 15:20
A-A+

Jair Rodrigues interpretou os seus grandes sucessos para cerca de 5 mil pessoas que foram à Expo Mogi do ano passado / Foto PMMC

Estão definidas as entidades sociais que irão participar da ExpoMogi 2012, de 30 de agosto a 2 de setembro. São 14 entidades que vão comandar a Praça de Alimentação durante os quatro dias de evento no CIP do Mogilar e que irão oferecer ao público variedades típicas da culinária local. Essa será a terceira edição da ExpoMogi, uma grande feira de negócios organizada pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), com apoio do Sebrae e Prefeitura, para comemorar o aniversário da Cidade.

Nesta terça-feira (7), representantes de todas as entidades sociais que vão participar da ExpoMogi passarão por um treinamento no Sebrae (Avenida Francisco Ferreira Lopes, 345, Vila Lavínia), a partir das 8h30. O objetivo será transmitir dicas com relação a higiene e o trato com os produtos alimentícios, além da postura ideal para um bom atendimento durante a ExpoMogi.
A Praça de Alimentação funcionará em área coberta e terá mesas e cadeiras à disposição do público, com acesso para a área de shows e ao lado do pavilhão de exposições, que contará com 96 estandes do comércio, indústria, prestação de serviços e agronegócios.
“Os espaços da Praça de Alimentação serão cedidos, pela organização da ExpoMogi, para as entidades sociais. E os lucros com as vendas nos quatro dias de exposição ficarão com as instituições para serem empregados nas obras assistenciais. Como se trata de um grande evento organizado pela Associação Comercial e Ciesp, o trabalho social das entidades terá grande visibilidade e, por isso, a importância delas estarem preparadas para atender aos visitantes”, ressalta Sílvio de Moraes, diretor de Eventos da ACMC.
Maiores informações sobre a ExpoMogi 2012 nos telefones (11) 4728-4300 (ACMC) e 4735-3447 (CIESP) ou, ainda, no endereço eletrônico: expomogi2012.blogspot.com

Fonte:O Diário de Mogi

Gondim irá ao Incra por chacareiros



Gondim irá ao Incra por chacareiros
SEG, 06 DE AGOSTO DE 2012 15:30
A-A+

Deputado Luiz Carlos Gondim em reunião com chacareiros / Foto Divulgação

O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) vai pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para tentar resolver o problema dos chacareiros, localizados na Chácara Santo Ângelo, popularmente conhecida como “Chácara dos Baianos”, em Jundiapeba, o mais rápido possível. Ele pretende acompanhar de perto a tramitação do processo de desapropriação da área, junto aos órgãos governamentais, para garantir a tranquilidade aos produtores daquela região, que sofrem com a ameaça de ter que entregar suas terras produtivas para exploração de minérios por parte da Itaquareia.
“Queremos que esta situação seja definitivamente resolvida para que os produtores possam trabalhar com tranquilidade, produzindo e abastecendo a população do Alto Tietê e de São Paulo com verduras e hortaliças”. A declaração do parlamentar foi feita no último domingo, 5, durante reunião realizada na Associação dos Produtores de Jundiapeba, com o superintendente do Incra, Wellingotn Diniz Monteiro. Para ajudar na articulação em Brasília, o deputado Gondim já solicitou audiências nos Ministérios da Casa Civil e no Desenvolvimento Agrário, para sensibilizar o Governo Federal a resolver este impasse.
Cerca de 250 agricultores e moradores do Santo Ângelo, participaram do encontro agendado pelo deputado, que contou também com a presença de várias lideranças políticas de Mogi das Cruzes.
O parlamentar acredita na boa vontade demonstrada pelo novo superintendente do Incra em resolver o problema. Gondim entende que ampliaram a possibilidade da desapropriação da área dos chacareiros a partir da proposta do superintendente de fazer a reforma agrária no local.
“Vamos resolver esse conflito fundiário e mostrar que em Mogi das Cruzes vai ter um assentamento modelo que vai servir de exemplo para o Brasil inteiro”, ressaltou Monteiro, que pretende concluir o processo em cerca de três meses. Este foi o prazo previsto por ele para resolver os entraves jurídicos para a desapropriação, que deverá utilizar Títulos da Dívida Agrária. Ele disse que o assunto será tratado a partir de agora na esfera Federal, com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do presidente do Incra, Carlos Guedes.
O superintende se comprometeu também em viabilizar linhas de financiamentos especiais e assistência técnica especializada aos chacareiros de Jundiapeba. Junto com o deputado Gondim, uma comissão de agricultores será nomeada para acompanhar as negociações.
Há anos os chacareiros lutam na Justiça para conquistar a posse da terra para continuar produzindo hortaliças e temperos que serão comercializados no Ceagesp e em outras regiões do Estado. O imóvel em causa está ocupado por aproximadamente de mais 1.000 famílias.

Fonte:O Diário de Mogi

Defesa de Delúbio aponta caixa 2



Defesa de Delúbio aponta caixa 2
SEG, 06 DE AGOSTO DE 2012 18:15
A-A+

Advogado de Delúbio Soares reforça a tese de que houve caixa 2 e não pagamento a parlamentares / Foto Arquivo

Responsável pela defesa do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o advogado Arnaldo Malheiros Filho disse nesta segunda-feira (6) aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que a prova contra seu cliente "é pífia, é esgarçada, é rala"
Ele reforçou a tese dos réus de que houve, na verdade, caixa dois para pagar dívidas da campanha de 2002 e não compra de apoio político.
Malheiros Filho foi o terceiro advogado a falar na sessão desta segunda do julgamento do mensalão. Antes dele falaram os defensores do ex-ministro José Dirceu e do ex-presidente do PT José Genoino. Os três, segundo a denúncia, compunham o núcleo político do esquema.
Para a defesa, a linha do Ministério Público Federal de que houve compra de apoio de políticos e partidos para compor a base de apoio do governo Lula (2003-2010) no Congresso não se sustenta.
"O dinheiro era ilícito, ele [Delúbio] não se furta de responder. Ele operou caixa dois, era ilícito, mas não corrompeu ninguém. Não tinha em função interna essa atribuição de obter maioria parlamentar."
O advogado disse que a ideia de compra votos não pode ser comprovada, uma vez que a relação entre saques e votações importantes mostram derrotas do governo. "Se houve traição, o PT poderia dizer que foi traído feliz. Quanto mais traído, mais dinheiro mandava. Não houve essa relação", disse o advogado, que usou levantamento feito pelo deputado Odair Cunha (PT-MG) para sustentar a tese no tribunal.
Malheiros Filho afirmou ainda que não pode existir uma quadrilha nos moldes do que foi retratado pelo Ministério Público e que isso, no mínimo, seria estranho.
E completou: "Como em qualquer democracia sólida do mundo, o governo conquista sua base aliada com a partilha do poder. Não com dinheiro", disse. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Lula é liberado pelos médicos



Lula é liberado pelos médicos
SEG, 06 DE AGOSTO DE 2012 18:17
A-A+

Ex-presidente Lula está totalmente recuperado do câncer na garganta / Foto Arquivo

O médico que cuida da saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Kalil, afirmou que os exames realizados nesta segunda-feira (6) apontaram quadro de normalidade e, assim, o petista está "totalmente liberado para tudo o que quiser".
"Ele pode, se ele quiser, ficar falando por 24 horas", afirmou Kalil, liberando Lula para fazer campanha pelo candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad.
"A partir deste momento, esta completamente liberado, não existe recomendação, mas com bom senso. Está liberado para uma vida normal", completou o médico cardiologista.
Kalil é o chefe da equipe que trata do câncer diagnosticado no ex-presidente em outubro do ano passado. Desde então, Lula foi submetido a um tratamento quimioterápico e radioterápico que durou cerca de cinco meses. Em março, porém, exames apontaram que o tumor teve uma remissão total.
Nos exames realizados nesta segunda, entre eles análise de sangue, ressonância e pet-scan, aparelho de alta precisão que rastreia o organismo, não há evidência de retorno do tumor, segundo o médico.
O inchaço no pescoço do ex-presidente, afirma Kalil, é ainda reflexo da radiografia e deve continuar por mais dois ou três meses.
Os próximos exames ainda não estão marcados, mas devem acontecer no fim deste ano.
O médico Artur Katz, que também integra a equipe, afirmou que antes de deixar o hospital Lula disse que iria comer um bacalhau com Dilma Rousseff. (Paulo Gama / Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Mensalão: FHC diz que houve crime



Mensalão: FHC diz que houve crime
SEG, 06 DE AGOSTO DE 2012 18:18
A-A+

FHC aposta na condenação dos envolvidos no escândalo do mensalão / Foto Arquivo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta segunda-feira (6) que, após a acusação feita pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o STF (Supremo Tribunal Federal) não poderá fazer uma "absolvição geral".
Ele disse que a corte deve ter "serenidade" ao julgar o caso. Mas afirmou: "Houve crime".
"Diante do que eu ouvi do procurador, não dá para pensar que vai haver absolvição geral", disse ele no Congresso da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), no Riocentro.
FHC evitou citar nomes e responsabilizar os envolvidos. Disse que cabe aos ministros do Supremo analisar quem é culpado e qual pena deve ser imposta.
"Ainda mais depois do que ouvi do procurador-geral da República. Houve crime. Crime tem de ser punido. Agora, quem é o criminoso e o grau de punibilidade, só quem tem os autos na mão deve saber. Não vou aqui me meter a julgador que não tem os elementos para julgar", disse.
Para o tucano, Gurgel deu elementos necessários para provar os supostos crimes cometidos no mensalão. O procurador-geral da República "foi bastante convincente", disse o ex-presidente.
"Não sou advogado mas tenho uma certa experiência de vida. Ele foi bastante convincente. Deu mais do que indícios. Demonstrou que houve crime."
Apesar de ver rivais políticos no banco dos réus, FHC afirma não ser confortável julgar "pessoas que tinham influência na vida pública".
Eleições
FHC afirmou que o bom desempenho de Celso Russomanno (PRB) nas primeiras pesquisas eleitorais deve-se a sua participação em programas populares. O ex-presidente disse que apenas depois do início do programa de TV pode-se ter a real dimensão da força do candidato.
"No primeiro momento a população vai inclinar-se para aquele que conhece mais. Só vamos saber como vão as coisas depois do programa de televisão, que é quando o povo abre os olhos", disse FHC. (Italo Nogueira / Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Advogado “inocenta” José Dirceu



Advogado “inocenta” José Dirceu
SEG, 06 DE AGOSTO DE 2012 18:20
A-A+

José Dirceu, então ministro da Casa Civil, é considerado o chefe do esquema em Brasília / Foto Arquivo

Advogado do ex-ministro José Dirceu, José Luís Oliveira Lima afirmou nesta segunda-feira (6) aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que o Ministério Público Federal fracassou e não conseguiu comprovar que seu cliente foi o chefe da quadrilha e principal protagonista do mensalão.
"Meu cliente não é quadrilheiro, não é chefe de quadrilha e quem diz isso são os autos", afirmou o advogado, que abriu a fase da defesa dos réus durante o julgamento do mensalão no Supremo. Ele teve uma hora para apresentar seus argumentos no plenário do tribunal.
Segundo Lima, não há provas de que o petista atuou para favorecer o banco BMG em operações de crédito consignado, coibiu ações de órgãos de controle sobre lavagem de dinheiro, que não houve nenhum sistema de compra de votos de partidos e políticos aliados ao governo Lula.
Outra alegação é que não há provas de seu envolvimento com o publicitário Marcos Valério, considerado o operador do esquema. Dirceu é acusado de formação de quadrilha e corrupção ativa.
"Não há nenhuma prova, documento, circunstância que incrimine José Dirceu. Ao contrário do Ministério Público, que se apoiou em provas extraordinárias, em depoimento de uma CPI tumultuada, artigos de colunistas, que buscou inspiração em Chico Buarque de Holanda, nós falamos da Carta Magna."
A defesa sustentou que, ao assumir a Casa Civil em 2003, Dirceu se afastou da "vida do partido". "Não é verdade que existiu a compra de votos. Não é verdade que Dirceu procurou base aliada e ofereceu dinheiro para votar com o governo. Não existe prova", disse.
"O governo perdeu as maiores votações quando houve os maiores saques. No período em que o governo teve as maiores vitórias, foram os menores saques. Qual a lógica??", questionou.
O advogado também negou proximidade de seu cliente com Valério. Na semana passada, Gurgel afirmou que o mensalão ocorreu entre as quatro paredes da Casa Civil e por isso a dificuldade de provas periciais da atuação de Dirceu.
"A Casa Civil recebe empresários, chefes de instituições financeiras, assim como demonstramos como era feita a agenda. O fato de receber não caracteriza conduta delituosa e o fato de Marcos Valério ter participado [de reunião na Casa Civil] não quer dizer que ele tenha compromisso com essa pessoas", disse.
Lima rebateu a principal tese do Ministério Público de que haveria provas contra Dirceu em um depoimento de Valério. Segundo o advogado, o ex-ministro era consultado sobre tudo.
"A prova testemunhal e no sentido da absolvição de Dirceu. Todos os testemunhos desmentem o Ministério Público", afirmou.
Ele citou declarações à Justiça dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Paulo Bernardo (Comunicações) de que Dirceu não tinha mais atuação direta no comando do partido.
"Se não [for verdade], precisam ser processados por falso testemunho."
Lima defendeu um julgamento técnico e destacou que não iria lançar mão do currículo de Dirceu a favor do país por conta disso. "Ele tem folha de serviços prestados ao país, não tem folha corrida."
Disse ainda que pedir a condenação do ex-ministro "é o mais atrevido e escandaloso ataque à Constituição Federal", em referência a uma declaração do procurador-geral. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Lula não muda campanha, diz Serra



Lula não muda campanha, diz Serra
SEG, 06 DE AGOSTO DE 2012 18:22
A-A+

Para Serra, entrada de Lula na campanha do adversário Haddad não vai alterar seu comportamento / Foto Arquivo

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, minimizou nesta segunda-feira (6) o efeito da possível entrada do ex-presidente Lula na campanha do petista Fernando Haddad.
"Isso já estava previsto. Só espero que ele possa se recuperar fisicamente", afirmou o tucano.
Após exames feitos nesta segunda, Lula foi liberado pelos médicos para fazer o que quiser. "Ele pode, se ele quiser, ficar falando por 24 horas", afirmou Roberto Kalil, médico do ex-presidente.
"Eu não tenho um Lula nem um não Lula", disse Serra, ao ser questionado se teria um cabo eleitoral como o ex-presidente.
No dia em que a TV Globo começou a fazer a cobertura dos candidatos, Serra visitou o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, hospital do governo estadual.
Ele passou mais de uma hora olhando as instalações do hospital e conversando com os pacientes, sempre seguido por fotógrafos e cinegrafistas.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) usou sua hora do almoço e ficou cerca de 10 minutos com Serra na visita.
"Os programas de rádio e os jornais de televisão acabam sendo mais importantes que o horário eleitoral, porque não têm ensaio. Tem mais espontaneidade", disse Serra.
O tucano, que tem cumprido poucas agendas públicas, disse que a partir de agora sempre terá uma parte de sua campanha bem "exposta".
O candidato também afirmou que tem acompanhado o julgamento do mensalão apenas pelos jornais e que não tem nenhuma "informação especial". (Daniel Roncaglia / Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Eleições 2012 OAB de Mogi faz campanha sobre voto consciente


Eleições 2012
OAB de Mogi faz campanha sobre voto consciente
Integrantes da entidade foram às ruas para orientar a respeito da importância de pesquisar sobre o candidato
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Pessoas ligadas à OAB conversaram com a população mogiana
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes deu início na manhã de ontem à campanha "Ficha Limpa, Cidade Limpa". Voluntários percorreram a região central orientando os mogianos sobre o voto consciente. Eles detalhavam aos interessados, por meio de uma pesquisa informativa, a Lei Municipal Mogi Mais Vi-va - que define regras para a propaganda no município, mas que não atinge partidos políticos em época de campanha eleitoral - e a lei federal Ficha Limpa - que impede que candidatos com condenações possam participar das eleições.
A equipe da OAB estava identificada com a camiseta da campanha e, para dar o exemplo, não usou nenhum tipo de material impresso. No lugar de papel, será enviada uma cartilha por e-mail a todos aqueles que autorizarem, com informações sobre a "Ficha Limpa, Cidade Limpa".

O secretário-geral da OAB em Mogi, Ademir Falque, explicou como a campanha é aplicada: "Abordamos os mogianos que quiserem conhecer o nosso projeto e perguntamos se eles já sabem em quem vão votar. Não é necessário declarar o nome. Fazemos então uma série de perguntas, como se ele conhece o candidato pessoalmente e se votaria mesmo que ele fizesse uma campanha que sujasse a cidade", detalhou. "Orientamos que é importante o eleitor conhecer o candidato. Descobrir quais são as propostas, se o escolhido tem uma ficha limpa e esclarecemos as dúvidas sobre as duas leis", contou.

Ao final da entrevista, os voluntários da campanha oferecem uma cartilha, desenvolvida pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), com dicas de como escolher o melhor candidato, porém, o envio é feito apenas pela Internet.
Diversos locais da cidade receberão a iniciativa. A campanha ganhará as ruas em sábados intercalados. A iniciativa nasceu de um acordo de intenções assinado entre a OAB e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a divulgação do voto consciente.
Quem tiver interesse em participar do projeto em Mogi deve ligar para o telefone  (11) 4799-2988 ou 4798-1744.

Fonte:Mogi News

Especial: eleições 2012 Marco Soares (PT)


Especial eleições 2012
Marco Soares (PT)
Jorge Moraes
São três pontos principais: a reorganização do sistema viário, para dar mais fluidez ao trânsito, aumento da eficiência no transporte coletivo, o que também reflete na melhoria do trânsito e estímulo ao uso de meios de transporte sustentáveis. Temos hoje o estrangulamento do trânsito especialmente na área central e nos cruzamentos das passagens de trem. Ao melhorar a qualidade do serviço prestado no transporte coletivo, com uma tarifa mais justa, a reestruturação da rede de linhas, aumento da fiscalização, ampliação da frota e um treinamento dos trabalhadores, estimulamos seu uso e melhoramos a fluidez no trânsito. Vamos ainda reduzir os atrasos e a superlotação que tanto prejudicam tanto os mogianos atualmente. Também vou ampliar o período de integração para 3 horas e permitir que o usuário saia e possa retornar ao seu bairro nesse período, garantindo que todos tenham direito e vir sem pagar a mais por isso. Vamos trazer também recursos do governo federal para investir fortemente em melhorias na mobilidade urbana.

Fonte:Mogi News

De volta


Amilson Ribeiro
De volta
A jornalista Cristina Gomes, chefe de reportagem do Grupo Mogi News, retorna amanhã, dia 6, de suas merecidas férias. Após 20 dias de descanso com a família, Cristina reassume comando de repórteres dos jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê, assim como esta coluna, no decorrer da semana e domingos. Bem vinda Cris!

Fonte:Mogi News

Jordão ou Soninha


Daniel Carvalho/Jorge Moraes
Jordão ou Soninha
Entre as opções apontadas por militantes e que ajudariam a "emplacar" a campanha da oposição estariam o médico geriatra João Jordão Gonçalves da Silva, que concorre hoje, a vereador pelo PTB, além de Sônia Sampaio, ex-vereadora e que, serviria para a formação de uma chamada "chapa pura".

Fonte:Mogi News

Especial: eleições 2012 Edgar Passos (PSTU)


Especial eleições 2012
Edgar Passos (PSTU)
Erick Paiatto
O transporte em Mogi é caro, lotado e precário pois está a serviço dos lucros das empresas. Sem o reajuste abusivo dos últimos 17 anos, a tarifa seria de R$1,50. Essa situação explica também o atual caos do trânsito. Uma transformação exige a redução da tarifa (no máximo R$ 1), integrar gratuitamente o sistema rodoviário à CPTM e expandir a operação dos trens até César de Souza. Apenas uma empresa pública municipal, que opere o sistema e subsidie a tarifa em convênio com a CPTM, poderá realizar esse plano e deixar de financiar o lucro das concessionárias.

Candidaturas milionárias, comprometidas com os empresários, não resolverão o problema. O corredor de ônibus proposto pelo prefeito demonstra essa submissão, pois deixa de investir na matriz ferroviária já existente, mais barata, rápida e de grande capacidade, desperdiçando milhões que poderiam garantir um transporte equivalente ao metrô entre Jundiapeba e César, complementado pelos ônibus, ligando as estações aos bairros.

Fonte:Mogi News

Especial: eleições 2012 Jorge Paz (PSOL)


Especial eleições 2012
Jorge Paz (PSOL)
Mayara de Paula
Mogi faz parte de um complexo metropolitano que cresce movido por um planejamento voltado aos interesses das grandes construtoras, das empresas de transportes e da especulação imobiliária. Enquanto a cidade vai se verticalizando, desrespeitando a lei de zoneamento e a lei de uso do solo, a população pobre vai sendo empurrada para bairros distantes onde falta quase tudo. 
Esse padrão de crescimento gera, entre outros problemas, dificuldades na mobilidade, principalmente entre os trabalhadores e o povo pobre; gera também um sistema de transporte coletivo muito precário, já que a prioridade é para o transporte individual; e, como conseqüência, gera um trânsito caótico que, no ritmo que vai, acabará por paralisar a cidade.

No governo do PSOL, vamos inverter as prioridades em favor dos trabalhadores pobres e da classe média, garantindo um planejamento da ocupação do solo com sustentabilidade, com qualidade de vida e com prioridade para o transporte coletivo. 

Fonte:Mogi News

Especial: eleições 2012 Mário Berti (PCB)


Especial eleições 2012
Mário Berti (PCB)
Mayara de Paula
Sem soluções operacionais, ou de acessibilidade para acompanhar o crescimento de Mogi, o transporte público continua em crise.

Estudos realizados nos últimos anos apontam a mobilidade urbana como uma questão crucial no desenvolvimento das grandes cidades brasileiras. Além de afetar a qualidade de vida dos moradores, ela desequilibra a economia das cidades e acentua a exclusão social.

Mais de 80% dos mogianos vivem nas regiões centrais; e 49% aglomerações urbanas municipais, incluindo as regiões centrais, nas quais está concentrada perto da metade da população do município e dois terços da frota de veículos.

O primeiro problema que se prioriza quando o tema é transporte públicos é o carro. Na minha forma de encarar a complexidade da mobilidade urbana, a prioridade são as pernas. As calçadas são as vias de acessibilidade. Uma calçada que não comporte, sem se esbarrar, duas pessoas cruzando em sentido contrário com guarda-chuvas abertos, não estão dentro dos padrões de uma cidade moderna.

Fonte:Mogi News

Especial: eleições 2012 Fernando Muniz (PPS)


Especial eleições 2012
Fernando Muniz (PPS)
Jorge Moraes
O passo inicial para melhorar a mobilidade é priorizar o transporte coletivo ao invés do individual. Só dessa maneira conseguiremos deslocar mais pessoas com maior rapidez e evitar os congestionamentos. Na minha administração pretendo aumentar a frota dos coletivos atuais, maior integração entre as linhas rurais e urbanas, criar ciclovias, de forma a incentivar a população a utilizar outras formas de locomoção. A construção de viadutos sobre as linhas férreas, extinguindo as ultrapassadas cancelas. Na região central e proximidades a criação de estacionamentos verticais gerando mais vagas para os veículos, ampliar as perimetrais a fim de desviar o trânsito da região. Aumentar para mais ruas da região central o modelo de calçadão já existente, como o da rua Doutor Paulo Frontin. Essa proposta visa ampliar o espaço do pedestre para que seja usado de forma correta, organizada, sustentável e visando o bem estar da população como um todo, não apenas dos que possuem um veículo de uso individual.

Fonte:Mogi News

Especial eleições 2012 Marco Soares (PT)


Especial eleições 2012
Marco Soares (PT)
Jorge Moraes
São três pontos principais: a reorganização do sistema viário, para dar mais fluidez ao trânsito, aumento da eficiência no transporte coletivo, o que também reflete na melhoria do trânsito e estímulo ao uso de meios de transporte sustentáveis. Temos hoje o estrangulamento do trânsito especialmente na área central e nos cruzamentos das passagens de trem. Ao melhorar a qualidade do serviço prestado no transporte coletivo, com uma tarifa mais justa, a reestruturação da rede de linhas, aumento da fiscalização, ampliação da frota e um treinamento dos trabalhadores, estimulamos seu uso e melhoramos a fluidez no trânsito. Vamos ainda reduzir os atrasos e a superlotação que tanto prejudicam tanto os mogianos atualmente. Também vou ampliar o período de integração para 3 horas e permitir que o usuário saia e possa retornar ao seu bairro nesse período, garantindo que todos tenham direito e vir sem pagar a mais por isso. Vamos trazer também recursos do governo federal para investir fortemente em melhorias na mobilidade urbana.

Fonte:Mogi News

Especial: eleições 2012 Marco Bertaiolli (PSD)


Especial eleições 2012
Marco Bertaiolli (PSD)
Jorge Moraes
Nós reformulamos o transporte, que agora tem integração, ônibus novos e dois modernos terminais e agora estamos implantando paineis de controle do tempo de espera pelos ônibus em alguns dos principais pontos do centro. Para o trânsito, implantamos a central semafórica, sincronizando os faróis de corredores, como a da Voluntário. Na mobilidade urbana, a frota de ônibus está preparada para o transporte de pessoas com deficiência. 
Mas tem muita coisa pra ser feita. Vamos continuar a investir na mobilidade urbana, ampliando o transporte público, com mais ônibus, menores intervalos. Um desafio é a busca de recursos para implantar redes subterrâneas para a fiação elétrica. Assim, vamos eliminar postes que são obstáculos para quem anda de cadeira de rodas no centro. Com a central semafórica, gradativamente, os semáforos da cidade serão sincronizados, ajustando o tempo de abertura e fechamento de acordo com o fluxo de veículos.

Fonte:Mogi News

Eleições: Bertaiolli inaugura comitê político


Eleições
Bertaiolli inaugura comitê político
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Em discurso, candidato dá o tom de como será a sua campanha
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que busca a reeleição, inaugurou na manhã de ontem o seu comitê político na avenida Fernando Pinheiro Franco, 753, no centro. Com a presença de diversos presidentes dos partidos que fazem parte da coligação "Mogi de Todos Nós", formada por 18 siglas, Bertaiolli deu o tom da campanha eleitoral, que segundo o próprio candidato, "começa neste sábado". 
"Vamos percorrer as ruas da cidade contando o que foi feito e detalhando o nosso novo projeto para Mogi. Temos de respeitar os adversários. Também podemos aprender com eles. Mas não venham bater boca comigo, porque não quero priorizar as picuinhas, o futuro de Mogi é mais importante", discursou. 
Entre as estratégias que serão utilizadas por Bertaiolli nas propagandas eleitorais, adiantadas no discurso de inauguração do comitê, está a parceria com os governos estadual e federal. "O Hospital Municipal de Brás Cubas tem como sócio o governador Geraldo Alckmin, que é do PSDB. A avenida dos Canudos tem como sócia a presidente Dilma Rousseff, que é do PT. Não quero saber se a parceria é com o PT ou com o PSDB. Meu partido é Mogi das Cruzes e é sempre ele que precisa vencer", afirmou.

O pacote de obras de 40 creches e o prêmio de melhor merenda do Estado também serão utilizados na campanha. "Eu assisti ao debate entre os candidatos a prefeito de São Paulo e todos eles prometeram implantar o período integral, se quiserem, podem vir a Mogi aprender como se faz. Temos 16 mil alunos estudando em período integral", ressaltou. 

Favorito
Se Bertaiolli preferiu um discurso de humildade, o mesmo não ocorreu com os presidentes dos partidos aliados. O advogado Gustavo Ferreira, do PP, por exemplo, destacou que o segundo mandato poderá ser alcançado com "o maior porcentual de votação do Brasil". Romildo Campelo, do PV, seguiu a linha e disse que, no mínimo, "o candidato do PSD deverá ter 85% dos votos".

Marcos Damásio (PR), Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, e Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, preferiram destacar a importância de Bertaiolli ter uma ampla base de apoio na Câmara Municipal. 
O deputado federal e presidente do PSD na cidade, Junji Abe, também esteve presente no evento.

Fonte:Mogi News