domingo, 29 de julho de 2012

Especial Eleições 2012 Marco Bertaiolli (PSD)




Especial Eleições 2012
Marco Bertaiolli (PSD)
Jorge Moraes


No próximo mandato, vou dar prosseguimento ao trabalho de estruturação da saúde, iniciado com a implantação do Sistema Integrado de Saúde (SIS). As melhorias são inegáveis. A saúde mudou para melhor nestes três anos e meio, mas, sou o primeiro a admitir, precisa melhorar mais. O Hospital de Brás Cubas, que chegou a virar lenda, fica pronto no fim do ano. Mas, não é só construir o prédio e pronto. Temos de equipar, contratar profissionais e colocá-lo para funcionar, mas funcionar respeitando os direitos do paciente, tratando-o de forma humanizada. O que são programas como o Medicamento em Casa e a Mãe Mogiana, senão a humanização? Ou o atendimento das especialidades no Única de Jundiapeba e o Ame, no Jardim Santista? Repito, já avançamos, mas temos de melhorar. Vamos aumentar a oferta de serviços odontológicos. Já começamos a fazer isso levando os dentistas para o Programa Saúde da Família. Continuaremos investindo em exames e equipamentos de ponta.


Fonte:Mogi News

Especial Eleições 2012 Mário Berti (PCB)


Especial Eleições 2012
Mário Berti (PCB)
Mayara de Paula

O sistema de saúde de Mogi precisa ser reformulado. Verba existe. É suficiente para uma gestão de alto nível. A saúde deve priorizar o sistema preventivo. O Hospital de Brás Cubas aumenta o atendimento emergencial. A Santa Casa merece uma reforma estrutural completa e equacionar o problema financeiro. Acabar o estresse da falta de verbas. Com a explosão demográfica de Jundiapeba, torna-se obrigatório aumentar o atendimento do Hospital Dr. Arnaldo.


Atenção especial para os postos de saúde, já que ali pode-se resolver os problemas de saúde preventiva - vacinação, palestras educativas com foco na saúde e na prevenção de moléstias, mobilização contra agentes nocivos (dengue) - consultas agendadas e cumpridas.


Pode-se também ativar o médico de família com mutirões de saúde na periferia da cidade, por exemplo: com caminhões equipados com mamografia e outros equipamentos para exames. Mutirões de saúde nas escolas, criando o dia "Viva mais e com qualidade".

Fonte:Mogi News

Especial Eleições 2012 Marco Soares (PT)


Especial Eleições 2012
Marco Soares (PT)
Jorge Moraes

Quem precisa do serviço público de saúde sofre com a falta de médicos e, principalmente, com a demora no agendamento de consultas e exames. Não bastasse isso, nossos médicos recebem salários inferiores aos dos profissionais de Suzano e Guararema. O resultado é o déficit de especialistas. Essa ineficiência na gestão da saúde pode, inclusive, ser constatada em reportagem publicada por este jornal, registrando que os aparelhos para realização de exames de mamografia e densitometria óssea, inaugurados no AME, estavam parados há pelo menos dois meses.


Vamos dar agilidade à marcação de consultas e exames, contratar mais profissionais e valorizar toda a equipe, desde os especialistas até os agentes comunitários de saúde, que vivenciam os problemas da população e sabem que a realidade é bem diferente do que aparece na propaganda oficial. Mogi apresenta grandes deficiências na saúde que estão relacionadas à falta de planejamento. Saúde precisa ser pensada de maneira global.


Fonte:Mogi News

Especial Eleições 2012 Jorge Paz (PSOL)


Especial Eleições 2012
Jorge Paz (PSOL)
Mayara de Paula

Até hoje, Mogi é governada para uma pequena elite. O governo do PSOL vai inverter as prioridades. A nossa atenção será concentrada, principalmente, nos trabalhadores e na classe média. No que se refere à saúde, de imediato, vamos contratar mais profissionais de todas as especialidades e organizar um sistema de marcação de consulta prático e eficiente. 
Com o PSOL na Prefeitura, vamos replanejar o espaço da cidade para garantir que a população seja atendida em todas as necessidades - públicas e privadas - em seu local de moradia. Assim sendo, todos os bairros terão posto de saúde com todas as especialidades. Vamos também alterar a concepção de atendimento. Hoje o atendimento é muito rápido e instantâneo. A preocupação é apenas curar uma determinada doença. Com o PSOL no governo, vamos implantar um sistema de tratamento preventivo para que a doença não aconteça, e se ela acontecer, o paciente terá acompanhamento sistemático, estendido a toda a família.


Fonte:Mogi News

Especial Eleições 2012 Fernando Muniz (PPS)


Especial Eleições 2012
Fernando Muniz (PPS)
Jorge Moraes

Atualmente, há um número de unidades básicas de saúde na cidade, herança das administrações anteriores. Faltam médicos que, por sua vez, são mal remunerados, assim como enfermeiros, auxiliares e técnicos. Marcar consulta ou retorno pode levar até seis meses, o que, em se tratando de saúde, é inadmissível. Ainda mais: para agendar uma cirurgia ou um exame de alta complexidade, o cenário é ainda pior.


Em minha administração, vou melhorar o salário do funcionalismo público, principalmente, dos médicos, dos enfermeiros e do pessoal técnico da saúde. Vou criar uma central de especialidades municipal, uma vez, que as unidades do Estado não suportam o alto volume diário dos pacientes da cidade.


Além disso, atendendo o apelo dos profissionais da Odontologia, vou viabilizar a criação de um Pró-Odonto municipal para proporcionar a todos, acesso digno e de qualidade ao dentista. 
Precisamos valorizar os especialistas que trabalham em nosso município.


Fonte:Mogi News

Especial Eleições 2012 Edgar Passos (PSTU)


Especial Eleições 2012
Edgar Passos (PSTU)
Erick Paiatto


Em Mogi, segundo o IBGE, existem 104 estabelecimentos privados de saúde e apenas 36 públicos. Além disso, o setor público tem sido desmontado através da terceirização, que entrega ainda mais recursos públicos para entidades conveniadas e piora a qualidade do atendimento. Dessa forma, há apenas uma beneficiada, a rede privada de saúde, que amplia seus lucros as custas do desamparo da maioria da população.


Para reverter essa situação, é necessário investir imediatamente 6% do PIB na saúde pública, nas três esferas, e estatizar as grandes clínicas e hospitais particulares, que concentram 65% dos leitos no País, além de reverter as terceirizações, para acabar com a diferença de atendimento médico entre ricos e pobres. Dessa forma, é possível garantir atendimento no prazo máximo de 30 minutos em pronto-socorros, uma semana para agendamento de consultas com especialistas, 100% de cobertura da população pelo plano Saúde da Família e distribuição gratuita de todos os medicamentos.


Fonte:Mogi News

Eleições 2012 Ele quer manter o crescimento conquistado


Eleições 2012
Ele quer manter o crescimento conquistado
Ele popularizou a palavra "mogianidade", que significa o amor do cidadão pela cidade, e quer dar continuidade à gestão atual em nome desse amor
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Nome: Marco Bertaiolli Idade: 44 anos Profissão: Administrador de empresas Coligação: PRB / PP / PDT / PMDB / PSL / PTN / PSC / PR / DEM / PSDC / PHS / PTC / PSB / PV / PSDB / PSD / PC do B / PT do B - Mogi de Todos Nós Qual é a Mogi do seu governo? Mogi de todos nós
Responsável por uma coligação histórica que conseguiu unir 18 partidos em torno de um projeto, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) busca um novo mandato. Praticando diariamente a mogianidade - palavra popularizada por ele e que indica o amor que o mogiano tem pela cidade - ele espera dar continuidade e ampliar as ações desenvolvidas ao longo destes quase quatro anos. "Quero ser reeleito porque Mogi não pode parar. É preciso manter o desenvolvimento da nossa cidade, preservando sempre a qualidade de vida", disse Bertaiolli. "Tenho uma enorme vontade de trabalhar pela minha cidade, me dedicar todos os dias para mudar a vida das pessoas para melhor e fazer de Mogi uma cidade cada vez melhor. Sou mogiano, tenho a mogianidade no peito e amo esta cidade e a sua gente".




Mogi News: Por que deseja ser prefeito de Mogi?
Marco Bertaiolli: Ser prefeito de uma cidade do tamanho de Mogi não é uma opção política e, sim, de vida. Quatro anos atrás, graças a Deus e à confiança dos mogianos, este sonho se tornou realidade. E desde aquele dia não paramos de trabalhar um só momento para melhorar a nossa cidade. Agora, coloco novamente o meu nome e do vice José Antônio Cuco Pereira à disposição. Quero ser reeleito para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito. É preciso manter o desenvolvimento da nossa cidade, preservando sempre a qualidade de vida.




MN: Qual é a sua principal bandeira?
Bertaiolli: Como na última eleição, o plano de governo será feito juntamente com os representantes da sociedade civil organizada e a população. A partir de agosto, faremos reuniões semanais com lideranças de todos os segmentos para que sejam apontadas as áreas em que Mogi precisa avançar. Já temos algumas questões importantes, como a construção do novo centro, a partir do projeto de revitalização de todo o entorno das estações ferroviárias. A empresa já foi contratada pela CPTM e estas obras serão fundamentais para acabar com conflitos entre pedestres e motoristas, eliminando as cancelas, mas fundamentalmente criando um novo projeto de arquitetura e urbanismo nestes locais. Também dar continuidade ao projeto para a construção da Avenida Guilherme Giorgi, ligando Mogi ao Rodoanel, evitando assim que a cidade fique isolada desta grande obra viária, além, é claro, de desafogar o trânsito entre Brás Cubas e Jundiapeba.




MN: O que o credencia para pleitear o cargo de chefe do Executivo?
Bertaiolli: Uma experiência de mais de 20 anos na vida pública. Fui vereador por duas vezes, vice-prefeito, deputado estadual e prefeito, além de ter sido secretário de Indústria e Comércio de Mogi das Cruzes, presidente da Associação Comercial e vice-presidente da Facesp. Ao longo destes anos, adquiri experiências tanto no Executivo como no Legislativo. Mas, somada a tudo isso, tenho uma enorme vontade de trabalhar pela minha cidade, me dedicar todos os dias para mudar a vida das pessoas para melhor, para fazer de Mogi das Cruzes uma cidade cada vez melhor. Sou mogiano, tenho a mogianidade no peito e amo esta cidade e a sua gente.


MN: Quais ferramentas utilizará durante a campanha?
Bertaiolli: Muito trabalho. Conversar com as pessoas, olhar nos olhos dos mogianos, gastar muita sola de sapato e ter a humildade necessária para entender que muito foi feito nestes últimos anos, mas muito ainda tem de ser feito.




MN: Você adotará uma campanha que preserve a limpeza da cidade?
Bertaiolli: Fomos o responsável pela implantação da Lei Mogi Mais Viva e, neste período eleitoral, criamos a Mogi Mais Limpa. Não sujar a cidade deve ser uma premissa de todos, independentemente do período eleitoral. Manter a cidade limpa é uma demonstração de respeito à população. 


MN: De que forma sua formação profissional poderá ajudar na administração da cidade?
Bertaiolli: Para administrar uma cidade do tamanho de Mogi é necessária experiência profissional, mas também de vida. É preciso estar preparado para enfrentar os desafios, transpor os obstáculos, ter disposição para trabalhar todos os dias por uma cidade melhor. É conhecer Mogi como a palma da mão e saber que muito foi feito, mas que muito ainda tem para ser feito. É saber que Mogi não é um paraíso, mas é amar esta cidade como se ama um filho, buscando sempre corrigir os seus defeitos e enaltecendo as suas virtudes.




MN: Qual é o setor que não recebeu a devida atenção na atual administração anterior e precisa de mais investimentos?
Bertaiolli: Foram feitos investimentos em todas as áreas. O transporte público foi um dos primeiros setores a ser transformado com a implantação do bilhete SIM, construção de dois terminais, ampliação de linhas, horários e uma frota totalmente adaptada. Também receberam investimentos a área da saúde com a construção de 13 novos serviços, além do Hospital Municipal de Brás Cubas, que fica pronto em dezembro. Na educação, foram construídas 40 creches e foi implantado o período integral para mais de 16 mil alunos.


Fonte:Mogi News

Corpo a corpo Candidatos tomam as ruas do centro


Corpo a corpo
Candidatos tomam as ruas do centro
Distribuindo santinhos ou conversando com os eleitores, estreantes e experientes dividiram espaço nas ruas de Mogi
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Thamara: campanha nas ruas permite proximidade com eleitores
Aos poucos, a campanha eleitoral vai ganhando forma e os eleitores que percorrem a área central da cidade são alvos das atenções dos candidatos, que ganharam as ruas nesse fim de semana. Aqueles que permaneceram por mais de cinco minutos na praça do Largo do Rosário, por exemplo, com certeza voltaram para casa com o bolso cheio de "santinhos" de pelo menos sete candidatos a vereador.


O Mogi News esteve ontem na praça para conferir o "corpo a corpo" dos candidatos ao Legislativo. Teve candidato organizado, desatento, preparado e despreparado.


A candidata do PSOL, Inês Paz, começou o "corpo a corpo" por volta das 10 horas. Na barraca também usada pelo irmão que é candidato ao executivo, Jorge Paz, e com material de campanha pronto, ela conversou com os eleitores. A poucos metros estava o vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, que busca a reeleição. Por volta das 14 horas ele visitou os moradores do Jardim Santa Tereza e depois, às 18 horas, participou de uma missa na Vila da Prata e de uma festa junina de uma família do Jardim Universo.


"A comitiva não para. Ficamos na rua o dia todo e a noite toda conversando com os eleitores", destacou o vereador. 
A candidata Thamara Strelec (PMDB) também aproveitou o sábado ensolarado para conversar com os eleitores. Ela percorreu a avenida Narciso Yague Guimarães e a rua Doutor Ricardo Vilela até o calçadão a pé, conversando com os eleitores e visitando o comércio. "Essa é a parte da campanha que eu mais gosto, porque é o momento em que converso com os eleitores e conheço a percepção deles em relação aos candidatos. Muitos falam que a campanha nas ruas ainda é tímida. Mas acho que assim dá para conversar mais, porque hoje temos um eleitorado mais consciente, mais crítico", disse. A candidata aproveitou para lançar sua página na Internet www.thamarastrelec.com.br, que surpreende pela interatividade.


Mas, se alguns candidatos se preocuparam mais em discutir propostas com os eleitores, outros foram mais populistas. É o caso de Carlos Lucareski (PPS), que levou seu boneco de cerca de dois metros de altura para chamar a atenção do eleitorado no Largo do Rosário. Questionado pela reportagem sobre suas propostas, ele não sabia informar em detalhes sua bandeira de campanha. Apenas entregou um santinho, dizendo que tudo estava escrito ali. Apenas três propostas estavam no verso do "santinho".


Alguns candidatos menos populares, como Zazá (DEM), Claudinei Cipollini (PSL) e Gallo (PSD), encontraram mais dificuldades para abordar os eleitores. "Mesmo assim, acho que hoje só entra na Câmara o candidato que tiver conteúdo, propostas convincentes e aqueles que se mostrarem preparados para o cargo. Investir em propaganda e marketing não deve trazer tantos votos nestas eleições", considerou Cipollini.


Fonte:Mogi News



Benefício Mogianos já podem resgatar o PIS


Benefício
Mogianos já podem resgatar o PIS
Em 2011, o valor do abono salarial pago foi equivalente a R$ 185,4 milhões no Alto Tietê e zona leste de São Paulo
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Pagamentos podem ser retirados nos terminais de autoatendimento, agências ou casas lotérias
Os mogianos cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) até 2007 (cinco anos de cadastramento), e que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, terão direito aos benefícios oferecidos pelos programas. Para ter acesso também é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais. 
O abono salarial do PIS corresponde a um salário mínimo vigente no dia do pagamento e os rendimentos têm o valor médio de R$ 56,52.


De acordo com a Assessoria de Imprensa da Caixa, no ano passado, 342.974 mil trabalhadores do Alto Tietê e zona leste de São Paulo resgataram o abono salarial do PIS, o equivalente a R$ 185,4 milhões. Já o rendimento do PIS injetou R$ 21,4 milhões na economia local, e beneficiou 418.499 mil trabalhadores da região. 
Beneficiários que possuam conta na Caixa terão o valor creditado automaticamente, na conta corrente ou poupança, desde que o trabalhador seja o único titular. Os depósitos tiveram início na terça-feira, dia 24 de julho.


Já aqueles que não possuem conta e não estão vinculados a uma empresa conveniada, poderão sacar o benefício a partir de 15 de agosto, nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes bancários ou agências. 
Os benefícios serão liberados conforme o mês de nascimento. Dia 15 de agosto, por exemplo, é a data para quem nasceu em julho. Quem nasceu em agosto, precisa retirar o PIS dia 22. Os pagamentos serão feitos até novembro. 
As empresas conveniadas à Caixa precisam creditar o benefício no mês indicado, diretamente na folha de pagamento. 
Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da Caixa na Internet (www.caixa.gov.br) e clicar nos ícones "Você", "Serviços Sociais", "PIS", "Consulta o Pagamento", ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone  0800 726 0101, opção 2. Ao ligar para o SAC ou na consulta ao site, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do PIS. 


Devolução 
O abono salarial do PIS não sacado pelos trabalhadores no prazo é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Já no caso dos rendimentos não retirados, o valor é incorporado ao saldo de cotas do trabalhador que poderá recebê-lo quando se aposentar ou caso se enquadre nas demais situações que permitem o saque.


Fonte:Mogi News

Taiaçupeba dos tesouros artísticos



Artistas anônimos deixaram seus desenhos em construções em Taiaçupeba / Foto Reprodução


Um homem pintou o teto de capelas com singular simplicidade e beleza, e tinha por apelido, talvez por ficar amarrado pintando ou deitado num andaime, Zé Correia. Outro que esculpia, passava dias de descanso na região e ainda há o estrangeiro que buscou a tranquilidade e inspiração do lugar, deixando suas impressões marcadas na paisagem ao fazer de sua morada o reflexo de sua alma impressionista-expressionista.
Os caminhos de três artistas se encontram, em momentos diferentes da história, mas reunidos num mesmo local: Taiaçupeba. Ao chegar, o ambiente tranquilo, a rua ladeada por pequenas casas, pessoas no ponto de ônibus, alguns pedestres circulam nas proximidades e na praça onde o edifício da igreja se destaca dos demais, repousa um tesouro no interior do templo, materializados na talha, pintura do altar e forro, exemplo da arte sacra popular de um artesão do povo que se dedicou na vida a criar verdadeiras obras de arte, a partir de suas vivências e de sua crença.
Anônimo como muitos artistas populares, representa nosso acervo cultural, nosso patrimônio histórico, conhecido por poucos e que mostra em termos de arte sacra que nossos olhos não devem estar voltados somente às maravilhas da arte barroca em Minas Gerais ou Nordeste, mas também às capelas simples de pequenas localidades do interior, onde se encontram o trabalho do artesão anônimo que aprendia e tinha como escola artística a interpretação pessoal dos santinhos de papel distribuídos no culto ou nas festas devocionais, das páginas de uma bíblia dominical e dos catecismos.  (Ângelo Nanni e Antonio Sergio Damy)


Fonte:O Diário de Mogi

Do 2º Cartório à Prefeitura



Enio de Camargo Franco Junior trabalhou no 2º Cartório Cível / Foto Eisner Soares


Mogiano, Enio de Camargo Franco Junior passou os primeiros anos da infância na região da Praça das Bandeiras, na região central da Cidade, já que os pais (Enio Franco e Neyse Porcelli de Camargo Franco) moravam na Rua José Éboli. Também ficaram boas lembranças da casa dos avós maternos (Manoel Porcelli e Regina Pires de Andrade Porcelli), na Rua Tenente Manoel Alves dos Anjos. Quando ele tinha 10 anos, a família foi para a casa onde hoje funciona a Delegacia de Defesa da Mulher, na Avenida Capitão Manoel Rudge, na Vila Oliveira. Aos 14 anos, começou a trabalhar como ajudante do avô, que era tabelião do 2º Cartório de Notas, ainda na Rua Dr. Paulo Frontin.
Acompanhou a mudança para a Professor Flaviano de Mello e, em 1984, aprovado em concurso, passou ao 2º Cartório Cível, no prédio do Fórum de Mogi, onde se aposentou como diretor. Formado na primeira turma de Direito da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), em 1974, ele também advogou na Cidade e, desde janeiro de 2011, atua como secretário-adjunto de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Na entrevista a O Diário, Enio compartilha histórias vividas na Cidade. (Carla Olivo)


Fonte:O Diário de Mogi

Revogada permissão de Aeroclube




Delegado Del Poente investiga a morte de piloto de asa-delta / Foto Arquivo


Desde outubro de 2010, o Aeroclube de Biritiba Mirim está com a autorização definitiva de funcionamento revogada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conforme a Portaria 1890, publicada no Diário Oficial. O documento, entretanto, não explica as causas da decisão e foi assinado pelo gerente de vigilância de operações de aviação geral, João Luís Barbosa Carvalho. Mesmo assim, o local ainda recebe pilotos que usam as pistas para decolagem e aterrissagem, como foi o caso de Marcelo Barreto, o Catatau, que na ultima terça-feira, após levantar voo com sua asa-delta modelo Trike, sofreu queda a poucos metros do aeroclube e morreu.
Ainda nesta semana, o delegado que responde por Biritiba Mirim, Francisco Del Poente, promete intimar o presidente do aeroclube, Osvando Reis de Souza, para prestar depoimento. (Sabrina Pacca)


Fonte:O Diário de Mogi

Pra você meu amigo Luizinho.



Aos meus amigos,Para que nos preocuparmos com o passado ou interrogarmos o futuro,quando o presente está cheio de oportunidades que reclamam a nossa imediata atenção,abraço do amigo Luizinho da Vila.


Pra você meu amigo Luizinho.