segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PT volta a comandar a maior cidade do país



PT volta a comandar a maior cidade do país
DOM, 28 DE OUTUBRO DE 2012 00:00
A-A+


Com Haddad, PT retoma o poder na maior cidade do país - Foto Divulgação

O ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT), 49, foi eleito neste hoje o novo prefeito de São Paulo.

Com 92% das urnas apuradas, ele recebeu 56,03%% dos votos válidos, enquanto o ex-governador paulista José Serra (PSDB), 70, foi votado por 43,97% dos eleitores.
A vitória de Haddad representa a volta do PT ao comando da maior cidade do país oito anos depois de a petista Marta Suplicy ter sido desalojada da prefeitura pelo próprio Serra.
A derrota do tucano representa um duro golpe na oposição, que perde um de seus principais redutos, além de ter um sabor amargo para o próprio Serra, que perdeu para Lula e para Dilma Rousseff as disputas presidenciais de 2002 e de 2010.
Professor universitário, estreante em eleições, Haddad teve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como fiador e principal cabo eleitoral de sua candidatura, imposta ao PT ainda no ano passado.
A candidatura, mais uma "invenção" bem-sucedida de Lula -em 2010 já havia apostado em Dilma, também eleita-, enfrentou resistências dentro do PT em um primeiro momento.
Entre os obstáculos ultrapassados por Haddad esteve a intenção da ex-prefeita Marta Suplicy, derrotada em 2004 e 2008, voltar a disputar o cargo. Marta desistiu da pré-candidatura após apelos de Dilma e Lula, mas ficou ausente no início da campanha, evidenciando sua contrariedade.
Ainda na pré-campanha, foi criticado após negociações de aliança com o recém-criado PSD do prefeito Gilberto Kassab. O acordo, que era costurado por Lula, fez água quando Serra anunciou que entraria na disputa e o prefeito optou por apoiar o antigo aliado.
Haddad também contou com a ajuda do Planalto para estancar as críticas de evangélicos, que o associavam ao chamado "kit-gay" -material anti-homofobia produzido para ser distribuído em escolas pelo MEC durante a gestão de Haddad. Após nomeação do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), ligado à Igreja Universal, como ministro da Pesca, as críticas diminuíram e só voltaram na reta final da campanha.
Outro momento de crise na campanha petista foi o apoio do ex-prefeito e deputado Paulo Maluf (PP), que fez questão de oficializar o acordo no jardim de sua casa, ao lado de Lula, em uma foto que entraria para a história. No dia seguinte ao apoio de Maluf, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) desistiu de ser vice de Haddad.
O acordo com Maluf, no entanto, rendeu à campanha petista um dos maiores tempos no horário eleitoral da TV, contribuindo para sua subida nas pesquisas entre o fim de agosto e o início de setembro.
A essa altura, Marta aparece na campanha pedindo votos a Haddad e, menos de uma semana depois, é nomeada como ministra da Cultura de Dilma. A presidente também entra na campanha na reta final do primeiro turno e vem a São Paulo participar de comício com o petista.
No segundo turno, o apoio de Dilma e Lula se tornam mais constantes e Haddad também recebe o reforço de Gabriel Chalita (PMDB), quarto colocado no primeiro turno.
Em desvantagem nas pesquisas, Serra partiu para o ataque contra a campanha do PT, mas não conseguiu reverter a desvantagem e nem a alta rejeição identificada nas pesquisas.
Perfil
Filho de comerciante de origem árabe, Fernando Haddad nasceu em 25 de janeiro de 1963.
Ainda na faculdade, na década de 80, trabalhou na loja de tecidos de seu pai na rua 25 de Março, mas seguiu carreira acadêmica, formando-se no curso de direito da USP (Universidade de São Paulo), com mestrado em economia e doutorado em filosofia pela mesma universidade.
Antes de ser eleito prefeito de São Paulo, Haddad foi chefe de gabinete do secretário de Finanças, João Sayad, durante a gestão de Marta na prefeitura.
Em 2003, torna-se assessor do ministro do Planejamento, Guido Mantega, e formata a Lei de Parcerias Público-Privadas. Promovido a secretário-executivo do Ministério da Educação em 2004, assume o MEC em 2005, com a saída do ministro Tarso Genro.
Com a eleição de Dilma, em 2010, fica no cargo no ano seguinte, até deixar a pasta para se candidatar em São Paulo.
Fernando Haddad é casado com a dentista Ana Estela, com quem tem dois filhos: Carolina e Frederico. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

De olho


Divulgação

De olho
Aqui vai um alerta aos comerciantes que colocam roupas e produtos à vista em vitrines e araras e têm o costume de não fixar o preço à vista nas mercadorias: o Procon de Mogi está de olho nesta irregularidade e, inclusive, já fiscalizando as lojas e estabelecimentos comerciais da cidade. O trabalho, a princípio, é apenas de orientação, mas constatada a irregularidade numa segunda visita, a loja poderá ser até autuada conforme prevê a lei federal de número 10.962.
Lei federal
De acordo com esta legislação, é obrigatório na forma da lei que o consumidor tenha acesso ao preço à vista. Geralmente, as lojas costumam colocar os preços à prazo e no canto da etiqueta o número de parcelas, quando a informação necessária precisa ser clara ao consumidor: "Não pode tamanhos diferenciados, cores diferentes. A informação precisa ser clara e objetiva".


Fiscalização
Duas fiscais do Procon já estão nas ruas no comércio mogiano neste período de Natal, onde o consumidor bate perna para as compras de fim de ano. A área central da cidade, o Mogi Shopping Center e o comércio nos principais distritos receberão fiscalização. A loja que não informar ao consumidor sobre o preço das mercadorias à vista, em local visível, está sujeita a uma autuação. 

Queima de estoque
Segundo Dori, quando o comerciante afirma que está trocando e renovando os estoques, é uma desculpa esfarrapada: "Quando é feita a troca de vitrine ele precisa mantê-la fechada. Peças expostas precisam ter preço, menos aquelas atrás do balcão de difícil acesso". 

Preço caro
Dori contou ainda que uma consumidora fez o seguinte comentário a respeito deste assunto e disse que não entra em loja quando não tem preço: "A mulher disse que neste caso, ou a loja deverá tentar enganá-la com parcelamento e financiamento desnecessários ou o preço é muito caro. Então, além de desrespeitar a legislação, o comerciante perde também venda". 

Palestra
No próximo dia 9 de novembro, a partir das 8 horas, alunos e professores da escola estadual Laurinda Cardoso de Melo Freire terão uma palestra sobre o tema "Educação para o Consumo". 

Convite
O palestrante será o coordenador do Procon, Dori Boucault, que vai à escola a convite do professor Ronaldo Ceglio, que o conheceu durante a premiação do Professor Cidadão - prêmio do Grupo Mogi News em reconhecimento aos professores que se destacam com projetos importantes na área da educação. O professor Ronaldo foi um dos vencedores da edição deste ano e convidou Dori para falar do assunto.

Fonte:Mogi News

Escravo


Reprodução

Escravo
O secretário de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, disse à repórter Fernanda Fernandes durante entrevista nesta semana que é "escravo do senhor prefeito Marco Bertaiolli".
2º Mandato
Chavedar foi indagado a respeito de suas expectativas em relação ao segundo mandato de Bertaiolli, se ele deverá permanecer na equipe ou não. Chavedar afirmou que não sabe, mas está a disposição do prefeito e garante que a "missão está cumprida" dentro da pasta. Ele reforçou que não tratou ainda deste assunto com o prefeito.


Secretário técnico
Considerado um dos secretários de extrema competência do 1º escalão do staff de Bertaiolli, ao que tudo indica ele deverá permanecer mesmo num eventual segundo mandato. É técnico, didático e conhece amplamente o assunto pelo qual responde, ao contrário de um e outro que nem sabe do que está falando ou não tem absolutamente nenhum domínio para tratar com a imprensa.


Igualmente competente
Durante a entrevista ao Mogi News, Chavedar também procurou valorizar a sua adjunta, Nídia Fátima Cristoforo, afirmando que ela é altamente competente, embora igualmente bem discreta.

Fonte:Mogi News

No tatame


Cristina Gomes (Interina)
Divulgação

No tatame
A disputa para a presidência da Câmara de Mogi das Cruzes em 2013 já está incendiando os bastidores políticos no Legislativo. De um lado, o atual presidente Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, que deverá ir para a reeleição e já conta nesta empreitada com aliado importante, o vereador tucano Pedro Komura.
´Macaco véio´
Do outro lado, o vereador peemedebista Mauro Araújo que tem à seu lado também um parlamentar "macaco velho", o também experiente, Francisco Moacir Bezerra de Melo (PSB), o Chico Bezerra.


Bodes expiatórios da vez
Chico e Komura terão papel importante nesta disputa, na retaguarda da briga entre Bibo e Mauro Araújo. Eles serão uma espécie mesmo de "bode expiatório" para plantar futricas dos adversários nos grupos políticos.


Plantação
Muitas destas notícias devem chegar à imprensa - de ambos os lados. Um exemplo foi a desta semana, de que Bibo teria feito gastos desnecessários ao abrir licitação para a compra de novos computadores.


Munição
Agora resta saber qual deverá ser a artilharia pesada a ser usada pelo grupo adversário, o do Bibo, contra Mauro Araújo. O perfil dos dois, vale lembrar, é realmente bem diferente. Enquanto Bibo é de diálogo e gosta de amenizar tudo, Mauro Araújo é tido como um verdadeiro "trator", que sabe muito bem quando e onde quer chegar. Resta mesmo aguardar de camarote os próximos rounds desta disputa, que começou já emocionante.

Fonte:Mogi News

Aos Meus amigos , Cintia, Fauzi e Danya Ghazal .


Aos Meus amigos .

Cintia, Fauzi e Danya Ghazal . 

Tudo sofre , tudo crê , tudo espera , tudo suporta .
O Amor jamais acaba ; havendo profecias , desaparecerão ; havendo línguas , cessarão ; havendo ciências , passará .
Agora , pois permanecem a fé a esperança e o Amor .
Porém o maior deste é o Amor .

1 Coríntios 13: 1 - 4 - 6 - 7 - 8 - 13 .

Abraço do Luizinho da Vila .