domingo, 29 de janeiro de 2012

Polícia caça suspeito de matar jovem



TRÁGICO Após 21 dias, família reconhece corpo de Carla Ingrid e pede prisão de Wastington Ferreira


A desconfiança do caseiro Wilson Cassimiro, de 38 anos, levou a Polícia encontrar no fim da manhã de ontem o corpo da estudante Carla Ingrid de Oliveira, 14, desaparecida há 21 dias, em meio a um matagal próximo à sua casa, no Parque São Martinho, em Mogi das Cruzes. A garota desapareceu na tarde do dia 7, após sair da casa de uma amiga.


Uma denúncia feita por Cassimiro, por volta das 11h20 da manhã de ontem levou à Polícia Militar até o local. Lá, os cabos Euclides e Isquerdo, que atenderam ao chamado, encontraram o corpo – em avançado estado de decomposição -, posteriormente reconhecido pela família por causa das roupas e sapatos. "Eu percebi uma movimentação intensa de urubus sobrevoando ali por cima e fui até lá ver o que era. Quando eu cheguei, percebi que era um corpo. Voltei e já liguei para o 190", explica.


A estudante estava em um local de difícil acesso com mato alto e muita lama, cerca de 450 metros de distância da residência de Cassimiro. Sem marcas evidentes de violência e com roupa, a causa da morte deverá ser revelada após o exame conclusivo do Instituto Médico Legal (IML). Para a Polícia, a garota deve ter chegado ao local por conta própria. "Seria difícil vir desfalecida", disse Isquerdo.


Segundo a família, Carla não apresentava qualquer comportamento anormal. "Ninguém sabia se ela namorava. Não usava muita internet, mas ficava bastante no celular. A gente desconfia deste "Pelanca" (Washington Luiz Ferreira de Souza, de 33 anos) porque vizinhos dele lá do 9 de Julho já tinham visto os dois juntos", detalha William de Oliveira, 26, tio da vítima.


Amigos e familiares realizaram nas últimas semanas campanhas em blogs e redes sociais na tentativa de conseguir informações que levassem ao paradeiro de Carla.


Investigação


Alegando que a divulgação poderia prejudicar as investigações, o delegado Luiz Roberto Biló, titular em exercício do 4º Distrito Policial, em Jundiapeba, decretou no último dia 10 segredo de Justiça no caso. Na época, a família informou que já havia deixado de procurar a garota por ordem da autoridade policial.


Na quinta-feira, dia 19, o juiz Roberto Barbosa Lima, da 2ª Vara Criminal do Fórum de Braz Cubas, decretou a prisão temporária por cinco dias do ajudante Washington Luiz. A determinação havia sido solicitada pelo delegado titular do 4º DP, em Jundiapeba, que entendeu após investigações haver indícios suficientes para apontar Washington como o mentor do sequestro ou cárcere privado de Ingrid.


As suspeitas contra Washington começaram a surgir em meio às buscas feitas por amigos e parentes da menor. Até então, o ajudante ainda auxiliava nas buscas, mas foi embora do bairro assim que os primeiros indícios contra ele apareceram. Desde então, ele está desaparecido.


O caso foi direcionado para o 2º Distrito Policial, em Braz Cubas, sob os cuidados do delegado Vinícius de Mello Coutinho, de onde deverá ser encaminhado para o 4º DP, responsável pelo caso. Para a Imprensa, o delegado titular em exercício do Setor de Homicídios de Mogi, César Donizetti Benedicto, disse que, com o surgimento do corpo, o inquérito poderá ser encaminhado ao departamento já nos próximos dias.


Fonte:O Diário de Mogi

Uma ideia inviável para os dias atuais


O leitor e virtual candidato a vereador Joel Avelino Ribeiro, em correspondência enviada à coluna, insiste na ideia de emancipação político-administrativa do Distrito de César de Souza, lembrando alguns exemplos ocorridos no interior do Estado de São Paulo. Ele cita, por exemplo, o Distrito de Ribeirão Preto, que pertencia a São Simão, e o caso da pequena Cajati, terra de seus pais, que pertencia a Jacuiranga, no Vale do Ribeira, emancipada após a promulgação da Constituição de 1988. "Como Cajati possui uma grande mineradora, que já pertenceu ao Grupo Santista e hoje pertence ao Grupo Bunge, com a emancipação, essa empresa passou a recolher seus tributos somente aos cofres do novo Município", diz Avelino Ribeiro, ressaltando que, com isso, Cajati "cresceu muito, reduziu o êxodo rural e vem melhorando, sistematicamente, a qualidade de vida de seus munícipes". O próprio leitor admite, em sua mensagem, que a emancipação, hoje, é algo praticamente inviável, do ponto de vista legal, como explica o advogado Luiz David Costa Faria: "Após a Constituição de 1988 houve um verdadeiro estouro de criação de novos municípios, o que levou à edição da Emenda Constitucional nº 15/96, que modificou a redação do § 4º do artigo 18 da Constituição Federal, condicionando a criação de novos municípios ao período determinado por Lei Complementar Federal." De acordo com o advogado, "atualmente, segundo entendimento do STF, por inexistir a mencionada Lei Complementar, não há possibilidade legal da criação de novos municípios".


Sabor da Capela -1


As cozinheiras Vanda e Olinta, de Taiaçupeba, criadoras da empresa Sabor da Capela, que se tornaram conhecidas pelo preparo de receitas com inserção de espécies nativas da Mata Atlântica no cardápio oferecido aos visitantes do Parque das Neblinas, vão mostrar seus dotes culinários aos paulistanos. De 30 de janeiro a 10 de fevereiro, participam do evento "Gastronomia e Sustentabilidade", no Sofá Café da Capital.


Sabor da Capela -2


Entre as delícias da dupla, frango grelhado com mix de gergelim e risoto de arroz cateto com taiona e molho de pimenta, tilápia Saint Peter com agridoce de cambuci, arroz integral com castanha de baru e espaguete de legumes, mini salada de folhas com pepino e manga ao molho e brigadeiro de juçara com queijo branco e hortelã.


Posse na Capital


O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo realiza no próximo dia 3, às 11 horas, a solenidade de posse de seu novo presidente, coronel Orlando Eduardo Geraldi, do vice Evanir Ferreira Castrilho e do corregedor geral Paulo Adib Casseb. Muitos mogianos, amigos de Geraldi, antigo comandante do 17º Batalhão de Mogi, irão marcar presença no evento, na sede do TJM, na Vila Buarque, na Capital.




Pendência
Mauro Luis Claudino de Araujo
A anunciada candidatura do vereador Mauro Araújo a prefeito de Mogi nas próximas eleições ainda depende do aval do comando paulista do PMDB, seu novo partido. E é justamente neste ponto que tudo começa a ficar um pouco mais complicado para o ex-presidente da Câmara.


Fonte:O Diário de Mogi





860 imóveis terão IPTU mais caro


MARA FLÔRES
Na reta final da elaboração da lei complementar, a Prefeitura de Mogi dará início, no próximo ano, à cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Progressivo no Tempo. A medida vai incidir sobre imóveis localizados nos bairros mais centrais da Cidade e que estão ociosos. Para impedir a especulação imobiliária e assegurar que essas propriedades cumpram a sua função social – seja para moradia ou para alguma atividade econômica -, o Município poderá elevar para até 15% a alíquota de cálculo do tributo. Isso significa que o IPTU de um terreno, que hoje representa 3% do valor venal do imóvel, poderá chegar a 15% dele. O mesmo vale para as propriedades que são subutilizadas (no caso de áreas edificadas, a alíquota é de 1%).
Pelo levantamento preliminar feito pela Prefeitura, 860 imóveis de Mogi das Cruzes poderão ser taxados pelo IPTU Progressivo no Tempo. Desses, 520 estão localizados na Zona Fiscal 1 (ou Zona A), que compreende bairros como a Vila Oliveira, Parque Monte Líbano, Centro, Jardim Santista e Vila Rubens. Regiões que contam com 100% de infraestrutura de água, esgoto, luz elétrica, pavimentação, transporte e outros equipamentos que fazem delas áreas bastante valorizadas financeiramente e, por consequência, também de alto poder imobiliário.
Os outros 340 imóveis estão localizados na Zona Fiscal 2 (ou Zona B), nas quais se encaixam bairros como Nova Mogilar, Vila Mogilar, Vila Industrial, Vila São Francisco, Socorro, Vila Lavínia, Vila Cléo, Alto Ipiranga, Alto Guaianazes, Jardim Universo e Jardim Ivete. Regiões que também contam com infraestrutura completa e que, em razão disso, se mostram valorizadas para fins imobiliários e não podem ficar ociosas.
"São terrenos bem localizados e com infraestrutura, os quais não podem ficar parados e sem que se faça cumprir a sua função social, seja para fins de moradia ou de alguma outra atividade econômica", ressalta o arquiteto João Francisco Chavedar, secretário municipal de Planejamento e Urbanismo de Mogi das Cruzes.
Esse levantamento preliminar de 860 imóveis precisará ser atualizado no cadastro mobiliário da Prefeitura tão logo seja aprovada a lei complementar que autoriza o Município a se valer do IPTU Progressivo no Tempo. A expectativa é de que a legislação seja encaminhada para a Câmara Municipal no início de segundo semestre, junto com outro pacote de leis que vão compor a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de Mogi das Cruzes.
A atualização do cadastro, que pode ser feita rapidamente, se faz necessária porque muitos dos imóveis que, no levantamento complementar constavam como terrenos ociosos ou subutilizados, podem ter dado lugar a empreendimentos imobiliários. "Temos uma defasagem de tempo, que coincide com um período de grande aquecimento do setor imobiliário da Cidade", pondera a arquiteta Renata Harada Herrett, que atua no grupo da Secretaria de Planejamento que cuida da elaboração das leis complementares do Plano Diretor, entre elas, a do IPTU Progressivo no Tempo.
Além desse aspecto, a legislação do IPTU Progressivo no Tempo, já utilizada em muitas outras cidades, entre elas, São Paulo, irá prever algumas exceções. Poderão ficar excluídos das obrigações de edificar, parcelar e utilizar compulsoriamente os imóveis urbanos que são de interesse à proteção, conservação, preservação e recuperação de patrimônio ambiental, histórico, artístico e cultural; aqueles que comprovadamente são utilizados para atividades econômicas e sociais que não necessitem de edificações para o exercício de suas finalidades; os que possuem impossibilidade jurídica; os que o proprietário não possua nenhum outro imóvel urbano ou rural no Município; e os terrenos com declividade superior a 30%.
"A lei complementar vai especificar exatamente os prazos para instituição do IPTU Progressivo e, também, os casos em que a aplicação não vai acontecer. Um exemplo claro disso são os estacionamentos que, para funcionar, praticamente não precisa de edificação", explica a arquiteta Renata.


Fonte:O Diário de Mogi

Nova diretoria Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC)


A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) já conta com nova diretoria para a gestão 2012/2014. Durante bonita solenidade realizada na noite de terça-feira, na sede da entidade, Tânia Fukusen Varjão foi empossada presidente da instituição. A economista e empresária recebeu a batuta para o atual mandato das mãos do empresário Marcus Melo. Mais de 120 pessoas prestigiaram a transmissão de posse, que, ainda, foi coroada com alinhado coquetel. 
fotos: Paula Moura






A atual presidente da ACMC, Tânia Fukusen Varjão, entre o prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli, Marcus Melo e o presidente da Casa de Leis mogiana, Rubens Benedito Fernandes, o Bibo





Wilton José Nogueira e o vice-prefeito de Mogi, José Antônio Cuco Pereira





Osvaldo Bolanho, Celucéia de Souza Campolino e Zeno Morrone



Karin Melo e a primeira-dama de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli



Aimberê Campos, Luiz Marrano e Job Souza
Joji Kimura, Isidoro Dori Boucault Netto, Hiromitsu Umeoka e Hélio Nishina
  
Fonte:   Social  Osny Garcez


Parque São Martinho Menina desaparecida é encontrada morta


Corpo de Carla Ingrid de Oliveira Correia, de 14 anos, estava a menos de 500 metros do sítio onde ela foi vista pela última vez, há cerca de 20 dias
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Corpo da jovem estava em meio a um matagal no mesmo bairro onde ela foi vista pela última vez
A Polícia Militar encontrou na manhã de ontem o corpo de uma mulher no Parque São Martinho. Ao que tudo indica, é da estudante Carla Ingrid de Oliveira Correia, de 14 anos, que está desaparecida há pouco mais de 20 dias. O principal suspeito do crime, o ajudante Washington Luiz Ferreira de Souza, mais conhecido como Pelanca, 33, continua foragido da Justiça.


O corpo foi encontrado a menos de 500 metros do sítio em que Carla foi vista pela última vez. Ele estava escondido em meio ao matagal, a cerca de 300 metros da estrada do Chinês. O agricultor Wilson Cassimiro, 38, saía de casa, quando estranhou a aglomeração de urubus no local. Assim que ele se aproximou, encontrou o corpo, já em estado de decomposição.


A Polícia Militar e policiais do 4° DP, em Jundiapeba, foram chamados e constataram que se tratava do corpo de uma mulher que vestia calça azul marinho, blusa de alcinha preta e chinelos brancos. Também havia duas pulseiras no braço: uma de estrela e coração e outra feita de fios com as cores da Jamaica.


Parentes da estudante também estiveram no local para tentar fazer o reconhecimento do corpo. "Pela aparência física, não conseguimos identificá-la, mas, pelas roupas e acessórios, é praticamente certo que seja ela", lamentou o auxiliar-administrativo Wilian Oliveira, 26, tio de Carla.


Segundo ele, o cadáver estava muito próximo ao local onde familiares fizeram buscas no dia do desaparecimento da estudante. "Acredito que, se a polícia tivesse feito buscas no local, podia tê-la encontrado com vida. Queremos o culpado atrás das grades", desabafou.


Carla foi vista pela última vez na casa de uma amiga no Parque São Martinho no dia 7. Nesse mesmo dia, Pelanca sumiu do bairro onde morava, o Jardim Nove de Julho. A polícia trabalhava com a hipótese de que a garota e o suspeito mantinham um relacionamento amoroso. Mas, como eles não foram encontrados, o juiz Robson Barbosa Lima, da 2ª Vara Judicial do Fórum Distrital de Brás Cubas, decretou a prisão temporária de cinco dias do ajudante pelo crime de sequestro e cárcere privado. Quem tiver informações sobre o acusado pode denunciar pelo 181. Não é preciso se identificar.


Fonte:Mogi News

Esporte e lazer Poá poderá ganhar Vila Olímpica


Investimento de R$ 2,5 milhões foi anunciado durante evento para o lançamento das obras da Praça da Juventude
BRAS SANTOS
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Rebelo anuncia novos investimentos para Poá e Testinha agradece
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, acenou ontem em Poá, durante evento para o lançamento da pedra fundamental das obras da Praça da Juventude, que o município poderá receber novos investimentos em infraestrutura para atividades esportivas e de lazer. Nas próximas semanas, a prefeitura poaense deverá apresentar um projeto para a construção de uma Vila Olímpica (com campo de futebol de grama sintética, quadras e piscina), no bairro São José. "Temos recursos para novos investimentos e um bom relacionamento com Poá. Portanto, é possível a expansão de projetos existentes e o desenvolvimento de outros", destacou Rebelo, que foi recebido por lideranças políticas de Poá, Suzano, Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos. 
O prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, explicou que, inicialmente, a Prefeitura pretendia solicitar ao ministério a construção de um campo de futebol com grama sintética. Mas esse pedido, segundo a secretária de Esporte da cidade, Terezinha Ferreira, que é do mesmo partido de Rebelo (o PC do B), deverá ser ampliado para uma Vila Olímpica, projeto que demandaria investimentos de até R$ 2,5 milhões. Ainda de acordo com a secretária de Esporte, o Ministério do Esporte já teria se comprometido em renovar o convênio com a Prefeitura para mais uma temporada do programa Segundo Tempo, que beneficia, desde o ano passado, dezenas de jovens na cidade. 


Juventude
Em razão dos investimentos que o município de Poá está recebendo do Ministério do Esporte, o prefeito Testinha não economizou elogios ao governo federal, que, somente na obra da Praça da Juventude, aplicará pouco mais de R$ 2 milhões: "Até a nossa chegada, o esporte praticamente não existia em Poá. Hoje temos recebido investimentos milionários do governo federal em todas as áreas". O novo equipamento de lazer e esportes será construído em uma área com 6,8 mil metros quadrados no Conjunto Alvorada. A empreiteira AJM Sociedade Construtora Limitada deverá entregá-lo em 12 meses. 


Jogos Regionais
O prefeito Testinha garantiu ontem que Poá deverá se candidatar para sediar os Jogos Regionais de 2013. Ele falou sobre o assunto no final da solenidade de lançamento da pedra fundamental para a obra da Praça da Juventude. 


Em Mogi
Os secretários de Mogi das Cruzes Nilo Guimarães, do Esporte, e Nilmar de Cássia Ferreira, de Serviços Urbanos, foram até Poá com a finalidade de convidar o ministro Rebelo para a inauguração da Praça da Juventude, que está sendo construída no Jardim Lair. "Mais de 80% das obras já foram concluídas. Ele (Rebelo) diz que pretende participar da festa", destacou Nilo.


Fonte:Mogi News

Adaptação Mogianos querem volta de sacolinhas


Maioria dos entrevistados pelo MN disse que extinção de sacolas plásticas só trouxe vantagens para empresários
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Geni: "Bom só para os empresários"
O acondicionamento de lixo doméstico e os clientes que vão até os supermercados a pé são os dois principais argumentos contra a extinção das sacolinhas. Desde quarta-feira passada, as principais redes de supermercados da cidade aderiram ao acordo feito entre Associação Paulista de Supermercados (Apas) e o governo do Estado para eliminar as sacolinhas. Os clientes têm à disposição caixas de papelão ou sacolas retornáveis, que precisam ser compradas. Alguns estabelecimentos comerciais cobram até R$ 0,25 pela sacola plástica biodegradável. 
O Mogi News foi até alguns supermercados do município e a maioria das pessoas que estavam sem carro reclamou de ter de levar os produtos nas caixas de papelão. Entre as mais críticas estava a doméstica Geni Pereira, de 56 anos. "Esse acordo foi bom somente para os empresários, porque eles agora ganham por um item que distribuíam de graça. Sempre faço pequenas compras e tenho de levá-las de ônibus. Ou passo a andar com quatro sacolas retornáveis no bolso, que também tenho de comprar, ou coloco o material em caixas de papelão e vou pedindo desculpas para as pessoas que estão no ônibus lotado", descreveu. "Há alguns dias, estava com a carne dentro da mochila e a embalagem estourou. Perdi uma série de documentos importantes", lembrou.


O aposentado Vicente Ferreira de Oliveira, 65, criticou o pouco tempo dado aos clientes para a adaptação. A mesma reclamação foi feita pelo coordenador do Procon de Mogi, Isidoro Dori Boucault Netto, durante reunião realizada esta semana entre representantes da Apas e da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC).


A funcionária pública Sandra Aparecida Calderaro de Campos, 49, destacou que as sacolinhas tinham duas funções: a de transportar as mercadorias e para embalar o lixo. "Agora, precisamos comprar sacos de lixo que não são biodegradáveis", frisou.


Já a dona de casa Marilda Araújo, 39, considera a extinção algo "horrível". "Não ando com sacolas no bolso e sou obrigada a gastar R$ 0,19 para levar os produtos. Quem ganhou com isso? Os donos dos supermercados, muito mais que o meio ambiente", avaliou.




Favoráveis
A extinção das sacolinhas ainda gera muita discussão e uma grande parcela de consumidores é favorável ao acordo. Elidia Bento de Moraes, 70, lembrou que "tudo se trata de um processo de adaptação". "Há alguns anos, até para comprar leite, precisávamos levar o recipiente e hoje ele já vem dentro de uma caixa, ou seja, houve uma adaptação dos clientes e das fábricas", destacou. Já o marido da aposentada, Pedro Antonio de Moraes, 77, é contra a iniciativa: "As sacolinhas têm uma série de utilidades", disse.


Fonte:Mogi News

Gerdau vai cobrar os ministros



ESTRATÉGIA Dilma cumprimenta Gerdau, que já trabalha para que ministérios melhorem o desempenho


BRASÍLIA
Preocupada com os problemas de gestão da administração federal, a presidente Dilma Rousseff decidiu acelerar o processo de adoção de um modelo empresarial para tentar desemperrar a máquina pública e dar um upgrade no atendimento prestado ao público. A estratégia de guinada em direção a um novo modelo prevê conversas do megaempresário Jorge Gerdau com diversos ministros, revisão do funcionamento das pastas por uma consultoria privada, definição de metas e prazos e fiscalização em tempo real dos projetos e gastos públicos.


Esse planejamento estratégico, no entanto, esbarra em problemas como o gigantismo da equipe herdada de Luiz Inácio Lula da Silva, com 38 ministros, e a força de partidos aliados, que montaram verdadeiros feudos políticos nas Pastas que conduzem, aparelhando áreas vitais para o atendimento à população.


Alguns exemplos claros mostram que essa estratégia já foi acelerada dentro do governo. Presidente da Câmara de Gestão e Competitividade do governo, Jorge Gerdau tem conversado com ministros, entregando uma espécie de lista de tarefas e sugestões para que as pastas melhorem o desempenho.


Ele sugeriu a redução de pastas, mas, sem que o governo tivesse força política para conseguir isso, a tática mudou para o monitoramento mais próximo dos ministérios.


Para que esse movimento avance, o governo sabe que um dos principais nós a ser desatado está na partidarização de cargos nos ministérios e autarquias.


A estratégia a ser adotada por Dilma é de amenizar o impacto dessas indicações políticas. Em vez de vetar as indicações políticas ou extinguir ministérios, o Planalto definirá objetivos e resultados que poderá cobrar dos ministros.


Ou seja, a maneira escolhida por Dilma para blindar sua gestão do xadrez político que precisa jogar para dispor de maioria no Congresso vai na linha de melhorar a relação do Estado com a população, fazendo a máquina funcionar sem importar quem comanda o ministério.


Executiva


O novo modelo de gestão define Dilma como uma espécie de CEO e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, no papel de gerente do governo, questionando projetos desde a ideia inicial até a execução final da obra ou serviço.


Nos bastidores, a Fazenda prepara também uma modernização dos sistemas de contabilidade. "Vamos trazer para o governo novas medidas de gestão, como a nova contabilidade pública, melhor gestão dos tributos, simplificação, melhoria do controle aduaneiro e redução de obrigações excessivas", disse o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto.


Coube ao Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), do professor, Vicente Falconi, um diagnóstico do funcionamento dos ministérios, com recomendações específicas a cada um, em um trabalho conjunto com a Casa Civil e Gerdau. "Tudo isso tem uma lógica única, de melhorar a gestão na ponta dos ministérios", afirmou a ministra Gleisi à reportagem.


Segundo as novas regras, os ministros submetem suas propostas à Casa Civil, que "espanca" a ideia tecnicamente para ver se ela é viável. Aprovada, segue para a palavra final de Dilma.


O gasto envolvido no projeto é analisado em conjunto pela Fazenda e Planejamento, a chamada junta orçamentária. A junta já existia, mas na época de Lula alguns ministros tentavam um aval de Lula antes de enviar o projeto para os três ministros.


Cada ministério precisará montar até julho um sistema de controle de seus programas, com informações desde a saída do dinheiro do Tesouro, até a conclusão da obra ou execução de serviço.


Fonte:O Diário de Mogi

Prevenção Câncer de pele é tema de campanha


Samed e Prefeitura promovem a Semana de Prevenção ao Câncer de Pele para o público da terceira idade
Divulgação

Ação terá início amanhã às 9 horas no Pró-Hiper. Muitas atividades estão previstas também nas ATIs
A Semana de Prevenção ao Câncer de Pele, que ocorre de amanhã até sexta-feira, trará informações sobre os cuidados indispensáveis à exposição ao sol. A iniciativa, voltada aos idosos, foi elaborada em conjunto pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Samed, com a participação ativa da Coordenadoria Municipal do Idoso (CMI) na idealização das atividades que serão realizadas, principalmente, nas ATIs (Academias da Terceira Idade).


As atividades terão início amanhã às 9 horas no Pró-Hiper. Durante a semana estão previstas atividades na Vila da Prata, Vila Oliveira, Sabaúna, César de Souza, Taiaçupeba e Barroso/Arueira. O encerramento ocorrerá em dois horários (9 e 14 horas) com a realização de palestras e presença de autoridades.


Segundo o gestor executivo da Samed, Paulo Fascina, o público alvo foi escolhido porque a expectativa de vida das pessoas aumenta a cada ano, razão pela qual os idosos merecem cuidados ainda mais especiais. "O alerta pode, em muitos casos, evitar uma doença grave", observa o gestor da Samed, que completa 38 anos de atividades hoje e terá em 2012 uma série de atividades voltadas à responsabilidade social.




Acompanhamento
Profissionais de saúde designados pelos organizadores do evento estarão presentes para tirar dúvidas dos idosos, que terão a oportunidade de utilizar as ATI´s como fonte de sabedoria.


Os participantes receberão também uma cartilha contendo as principais dicas contra a doença, como os horários em que a exposição ao sol deve ser evitada e a utilização correta dos protetores, dentre outras dicas importantes.


Para o coordenador da CMI, Jair Salvarani, a parceria constante da Samed com o idoso tem sido fundamental porque reforça a importância de as pessoas viverem mais e com saúde. A expectativa dele é de que cerca de 2 mil pessoas participem das atividades.


Para o secretário-adjunto de Assistência Social da Prefeitura de Mogi, Edson Santos, a união de fatores como conscientização e prevenção é imprescindível para os idosos porque o número de casos de câncer de pele vem aumentando muito entre este público. Santos ressalta, ainda, que a parceria com a operadora de saúde é bem-vinda porque levar a informação aos frequentadores das ATIs e Pró-Hiper é uma meta constante da administração municipal.


Fonte:Mogi News

Municipal Partidos iniciam articulação para a disputa eleitoral de 7 de outubro


A disputa para o cargo de prefeito já tem seis prováveis candidatos já a para vereador promete ser acirrada
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Bertaiolli vai tentar a reeleição
A menos de nove meses para as eleições municipais, os partidos políticos de Mogi das Cruzes já deram início às conversas e a movimentação para a formação de coligações tanto para o cargo majoritário quanto para o proporcional e trabalham para definir o candidato que concorrerá ao Executivo. 
O calendário eleitoral determina que as convenções devem ser realizadas entre os dias 10 e 30 de junho. Os eleitores irão escolher o novo prefeito e os novos vereadores no dia 7 de outubro. Se houver necessidade, o segundo turno será organizado em 28 de outubro. 
Especulações e discursos desmentindo notícias que serão oficializadas meses depois são comuns neste período. Todos os filiados trabalham para aumentar o apoio e conseguir minutos preciosos na campanha eleitoral veiculada na rádio e na televisão.


O cenário até o momento aponta para uma disputa pelo Executivo entre o atual prefeito Marco Bertaiolli, que colocará o recém-criado PSD na primeira eleição, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), e um representante da coligação PT/PP/PTB/DEM, que deverá ser o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Soares, que, recentemente, se filou ao Partido dos Trabalhadores. 
O trio deverá atrair a atenção do público nos debates e durante as campanhas. No entanto, eles deverão ter a companhia de nomes como o eterno candidato Mário Berti, presidente do PCO, e de um militante do Psol, o mais provável é que Jorge Leonardo Paz, irmão da presidente do partido, Inês Paz, participe do pleito. O PMDB também poderá integrar este grupo de postulantes ao cargo público mais importante da cidade. O vereador Mauro Araújo colocou o nome a disposição para concorrer à Prefeitura, mas, para isso, precisará passar pelo crivo dos diretórios estadual e nacional. 


Câmara
A disputa para uma das 23 cadeiras na Câmara Municipal deverá ser a mais acirrada dos últimos tempos. O principal motivo é o aumento de 16 para 23 parlamentares. A multiplicação de candidatos será proporcional ao crescimento no número das vagas.


Os votos serão pulverizados e um bairro que contava com quatro postulantes, tem hoje ao menos 10.


A intensa mudança de legendas é outro aspecto que fará desta eleição uma das mais acirradas da história.


Assim como ocorreu no pleito passado, muitos nomes bem votados ficarão como suplentes e candidatos com menos da metade dos votos serão eleitos.


Pelas projeções de lideranças dos próprios partidos políticos mogianos, PSD, PSDB, PMDB, PR, PT, PSB, PP e PPS deverão compor o Legislativo, sendo que a maior bancada ficará entre PSD e PR. 
Contudo, apesar das projeções haverá muitas surpresas no decorrer do processo eleitoral. Como os políticos fazem questão de lembrar, a eleição se define apenas após a contagem dos votos e um cenário positivo seja para qual lado for pode mudar de um dia para a noite. (C. L.


Fonte:Mogi News

Movimentação Desafio do PT será manter aliança com PTB, PP e o inesperado DEM


Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Calendário determinado pela Justiça Eleitoral para este ano: as convenções dos partidos ocorrerão de 10 a 30 de junho e a votação será realizada no dia 7 de outubro
O Partido dos Trabalhadores de Mogi das Cruzes passa por um processo de reformulação desde a chegada do novo presidente, Clodoaldo Aparecido de Moraes. Ele uniu os diferentes grupos e renovou o quadro de filiados. Como resultado, conquistou o apoio do PTB, PP e até do DEM, desfigurado após a saída do prefeito Marco Bertaiolli e do deputado federal Junji Abe, que foram para o PSD.


A possibilidade do PT lançar o nome do advogado Marco Soares, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município, como candidato ao Executivo desta coligação é grande, mas os presidentes dos partidos da aliança garantem que a dupla (prefeito e vice) que encabeçará o grupo de oposição a atual administração será anunciada somente após o resultado de pelo menos três pesquisas eleitorais. 
O PP é a única legenda que não colocou nome a disposição e apoiará o médico Austelino Ferreira Mattos, que trocou os progressistas pelo DEM. 
A mudança foi uma das formas encontradas para conseguir o apoio dos democratas. O PTB apresentará como pré-candidato o empresário Ronaldo Alabarce. Destes três nomes - Soares, Alarbarce e Mattos - deverá sair os candidatos a prefeito e a vice. 
Resta saber agora se o PT conseguirá conter as brigas internas e seguir com a coligação. O presidente petista garante que "o partido vai respeitar a indicação das pesquisas". "Vamos mostrar como o Governo Federal mudou a cara de Mogi, com o grande volume de investimento fornecido ao longo dos 8 anos do governo Lula e agora com a Dilma", destacou.


O inusitado apoio do DEM às três legendas tem como pano de fundo o desmantelamento do partido após a saída do prefeito Marco Bertaiolli.


O presidente do diretório municipal, o empresário Alvarindo Vicente, conhecido como Palhaço Zig Zag, justifica que "não há nenhuma implicação em apoiar o PT. 
"A situação mudou muito hoje, veja, por exemplo, a parceria existente entre Dilma e o governador Alckmin", disse. O grande articulador da presença do DEM na aliança foi o presidente municipal do PP, José Gustavo Ferreira dos Santos.


Fonte:Mogi News

Municipal Dupla vitoriosa vai ser repetida


Divulgação

Junji: "Articulações na capital"
A dupla que venceu as últimas eleições municipais ainda no primeiro turno e com uma grande vantagem para o segundo colocado, Marco Bertaiolli e José Antonio Cuco Pereira, será repetida este ano. A única diferença é que agora a chapa será formada por um candidato do PSD e outro do PSDB. Bertaiolli trocou o DEM pelo PSD, após ver seus padrinhos políticos migrarem para a sigla criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. 
O deputado federal Junji Abe, presidente municipal do PSD, garante que o resultado das articulações na capital não vai interferir na dupla mogiana. O partido ainda não decidiu se apoiará o candidato do PT ou do PSDB nas eleições na cidade de São Paulo ou, ainda, se lançará um candidato próprio. De acordo com Junji Abe, a recomendação é que os municípios tenham candidatos ao cargo majoritário e "que o partido em escala municipal escolha quem irá apoiar".


O objetivo da medida de lançar o maior número de candidatos à Prefeitura é testar a nova legenda, que, mesmo recém-criada, chega com o status de terceira maior bancada na Câmara dos Deputados em Brasília, somente atrás de PT e PMDB. "Trata-se de um partido muito eclético e a decisão em escala municipal será tomada pelos presidentes dos diretórios locais", contou. O próprio governado de São Paulo, Geraldo Alckmin, um dos caciques do PSDB, deu aval para a continuidade da dupla vencedora. Cuco, que preside o grupo tucano em Mogi, não vê outra possibilidade a não ser sair como vice de Bertaiolli.


"Teremos um leque muito grande de partidos que irá nos apoiar", garante o deputado federal. Contudo, ele prefere não revelar quais siglas são estas. "Estamos conversando e as definições ocorrerão apenas em junho, quando as coligações poderão ser oficializadas", disse.


Nas eleições de 2008, a dupla recebeu o apoio dos seguintes partidos: PDT, PMDB, PTC, PV, PSDB, PTN, PSDC, PT do B e PRTB. PTB e DEM já não pertencem à coligação. No entanto, o PSD entra nesta lista que pode ganhar o reforço de outras legendas, como o PR e o PC do B.


Fonte:Mogi News

Estação


Divulgação

A proposta de construir um shopping entre os distritos de Brás Cubas e Jundiapeba por parte da iniciativa privada poderá até interferir na atual entrada da estação de Brás Cubas, a ponto de removê-la cerca de 700 metros para trás, ou seja, em direção ao supermercado atacadista Spani.




Apenas estudo
A ideia está sendo estudada, já que as próximas reformas que serão anunciadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) serão justamente nas estações de Brás Cubas e de Jundiapeba. A construção de um empreendimento como um shopping poderá reforçar esta mudança. 


Zona Leste
Assim, a entrada da estação ficaria próxima ao shopping, como já ocorre com a estação do Metrô Tatuapé, onde os passageiros já saem praticamente no centro de compras. A mudança em Mogi incentivaria principalmente moradores da Zona Leste, que desceriam na estação de trem e já estariam com o shopping na porta.




Projeto
A área de 1 milhão de metros quadrados já foi adquirida por um empresário da cidade, que teria até contratado uma construtora para "vender" o projeto a um investidor de São Paulo. É aguardar para ver...


Trio de ferro
A direção da Gerdau informou à Prefeitura de Mogi que a previsão para o novo Centro de Distribuição (CD) entrar em operação é no mês de março. O empreendimento está sendo construído desde o ano passado no Taboão


Empregos
O novo CD deverá gerar 250 vagas no mercado de trabalho e será, com a unidade da General Motors (GM) e a da Kimberly Clark Kenko, um das empresas bam bam bam do distrito. Sem contar o megaempreendimento que funcionará como um novo núcleo industrial para que as empresas possam se instalar naquela região, na divisa com a Chácara Guanabara.


Unica e AME
 img.jpg
A inauguração do prédio da clínica Unica, em Jundiapeba, no sábado que vem, ocorrerá com grande expectativa não só pela entrega do prédio, que ficará pronto e deve funcionar antes do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). É que a solenidade poderá contar com a presença do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy. 


Viadutos
Desde o ano passado, o parlamentar não participa de eventos públicos em Mogi. A presença dele é esperada porque a construção do prédio obteve recursos do governo federal liberados por meio de emendas dele.


Aeroporto
Assuntos como os dois viadutos que o Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Dnit) deve construir em Mogi e até a instalação do 3º aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo devem ganhar força. O deputado mogiano conhece a diretoria da OAS, uma das grandes construtoras, em Brasília, e poderá falar sobre o assunto. Se aparecer por aqui, é claro. 
Divulgação



Data simbólica
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) explicou o dia 8 de março para o início da ampliação do programa Mãe Mogiana. Nesta data, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o município aumentará o acompanhamento do pré-natal das grávidas. 




Cuidado maior
O serviço atenderá mulheres a partir da 29ª semana de gestação. Hoje, o atendimento é realizado após a 34ª semana. Além disso, o programa vai centralizar os casos de gestação de risco. A meta é conseguir estender o programa para 90% das mulheres que fazem os partos na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes.


Todos juntos
Uma foto postada na página do distrito de César de Souza no Facebook, rede social de maior acesso no momento no mundo, datada do dia 24 deste mês, cobra dos vereadores da Câmara de Mogi apoio à luta para a melhoria nos trens no Alto Tietê. 


Comissões
A imagem é uma cena registrada na manhã da última quarta-feira, quando os vereadores se reuniram para definir a composição das comissões permanentes.


Todos juntos?
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Jardim São Pedro, Adalberto Santana de Andrade, a cena é incomum: "Para esta reunião não havia qualquer impedimento, dor de cabeça, viagem, férias, compromissos já marcados ou imprevistos. Será que, algum dia, nós veremos esta mesma imagem, porém, com todos na mesma mesa para decidir ou apoiar um assunto encaminhado pelo povo?", questionou. 
Divulgação



Que chato
"Que saco!" É a frase mais conjugada hoje pelo coordenador municipal do Procon, Dori Boucault. Na última sexta-feira, ele disse que o pessoal não tem parado de lhe procurar para esclarecer dúvidas sobre o fim das sacolinhas gratuitas nos supermercados.




Mil ligações
Dori chega a atender inúmeras ligações, seja no banheiro, na cozinha, no supermercado, no trabalho ou quando está tomando cafezinho. A movimentação no celular de Dori só foi comparada com quando começou a vigorar a Lei Antiálcool para menores.




Afro
A palestra que o vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, dará na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Poá, sobre a cultura afro, está marcada para hoje como atividade do curso de formação de agente pastoral. 


Fonte:Mogi News

Antigo problema volta


Fotocandidato-67130-36598
Um antigo problema estomacal, agravado pelas tensões do dia a dia na Prefeitura, tem afastado o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) de algumas atividades, nos últimos dias. Ontem, pela manhã, por exemplo, ele não compareceu à Prefeitura e permaneceu em sua residência recuperando-se de uma forte crise gástrica, que também o obrigou a deixar rapidamente a reunião com o secretário Edson Aparecido, de Desenvolvimento Metropolitano, na última quinta-feira, no Paradise Golf & Lake Resort, em Jundiapeba, sem mesmo falar com os jornalistas que aguardavam sua posição a respeito do encontro. Logo depois, ele foi ao médico, na Capital. Na noite que antecedeu a visita do secretário, o prefeito passou mal e chegou a pedir ajuda ao secretário Paulo Villas Boas, de Saúde, que foi até à casa dele, no Real Park. O problema de saúde que lhe causava refluxos é antigo, mas pouco o incomodava, por ser esporádico. Mesmo assim, Bertaiolli iniciou tratamento com um médico da Capital, que lhe foi indicado pelo amigo e ex-prefeito, Waldemar Costa Filho. A princípio, a causa do incômodo não havia sido identificada, o que só veio a ocorrer recentemente. Trata-se de uma microfissura no esôfago, de 2 mm, quase imperceptível, que poderá obrigar o prefeito a submeter-se a uma pequena cirurgia para eliminá-la em definitivo. Isso, entretanto, segundo apurou a coluna, ainda não estaria nos planos do prefeito. Porém, o agravamento das dores na região do estômago poderá convencê-lo a apressar tal procedimento. Afinal, Bertaiolli precisa estar em plena forma para suportar os cafezinhos, pastéis e afins da campanha eleitoral que se aproxima.


Sortudo


É de Mogi das Cruzes o ganhador da promoção "Petrobrás investe em você". Jeferson Caetano abasteceu num dos postos Itamarathy e acabou ganhando R$ 500 mil e mais um automóvel Punto zerinho. A entrega será no próximo dia 3, às 10 horas, no posto da Avenida Francisco Rodrigues Filho, 695, no Mogilar.


Parlamento


Para evitar eventuais complicações com a Justiça Eleitoral, a Câmara decidiu antecipar para junho o Parlamento Estudantil, normalmente realizado em agosto. Com isso, a divulgação do evento junto às escolas será feita em fevereiro, as inscrições entre março e abril, a seleção dos projetos em maio, e as sessões em junho.


 Em ação


O movimento popular "Braz Cubas em Ação" volta a se reunir na próxima terça-feira (31), às 9 horas. Além do planejamento das atividades para o novo ano, que deverá incluir uma campanha pela paz, o grupo pretende convidar o secretário Carlos Nakaharada, de Transportes, para bater o martelo sobre as alterações no trânsito do Distrito.


Madrugador


O novo diretor regional do Ciesp, Werner Stripecke, tem surpreendido sua equipe de trabalho ao marcar reuniões em horários pouco convencionais. Como ele trabalha na Clariant, em Suzano, os encontros costumam acontecer sempre a partir de 7 horas. E com um detalhe: o diretor nunca se atrasa; ao contrário: é sempre o primeiro a chegar.


Fonte:O Diário de Mogi