sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Tribuna Livre: Ladrão?


Foto do perfilTribuna Livre
Ladrão?
Dirceu Do Valle
Juan Manuel Sanchez Gordillo, prefeito de Marinaleda, pequena cidade em Andaluzia, Sul da Espanha é, confessadamente, um ladrão. E isso admite sem ruborizar. Até aí, pegando por exemplo alguns de nossos políticos de destaque, nenhuma novidade. Roubalheira não é exclusividade da nossa classe política. É bem verdade que temos know how, mas a sacanagem e a falcatrua transitam por várias bandeiras. 
Voltando ao assunto, o alcaide - sujeito verdadeiramente de esquerda e não esse espectro do canhoto que, estrelas no peito, desfilam no horário eleitoral gratuito e, ultimamente, nas páginas policiais, não surrupia dos cofres públicos como sói acontecer entre seus colegas destas pradarias. Subtrai supermercados, mas subtrai para distribuir comida aos pobres de sua cidade cada vez mais miseráveis em razão da crise econômica espanhola. Ladrão, mas um ladrão do bem.

Não se vai aqui enfrentar o prejuízo do empresário, daquele que empreende e gera empregos, que impulsiona a roda da economia. Nada disso. Não se pretende também a análise técnico-jurídica do comportamento com discussões cerebrinas sobre estado de necessidade de terceiros ou, eventualmente, ausência de dolo na prática dos crimes contra o patrimônio se os eventos tiverem somente caráter político. Nada disso, também. A abordagem tem outro viés. 
Pretende-se, isto sim, mostrar que até em matéria de ladrões nos foi reservada a pior cota. Mesmo no assunto ladroagem somos subdesenvolvidos, o que entranhado na nossa cultura. Enquanto os ingleses têm a lenda de Robin Hood a assaltar os coletores de impostos e saquear Nottingham, roubando dos ricos para dar aos pobres, temos, por aqui, Macunaíma, de Mário de Andrade, o herói sem nenhum caráter. E como a vida imita a arte na mesma proporção com que a arte imita a vida, contam os espanhóis - povo feliz! - com um prefeito quixotesco e, também, o protótipo do bom ladrão, desprendido do resultado do butim, distribui a pilhagem aos que precisam em um pedacinho da Ibéria. Entre nós, povo de memória curta e ideia fraca, bom ladrão é o sacana que "rouba, mas faz" ou aquele que, desviado o dinheiro destinado aos que mais precisam, envia o despojo da rapinagem para paraísos fiscais.

Pois é. Há quem mate a fome dos pobres e há quem mate, por tabela, os pobres. Encontramos consolo porque o "Alto" que tudo sabe, que tudo pode e que tudo vê, na hora de encerrar a fatura da existência de cada mau político, cobra com juros e correção monetária toda a sacanagem praticada em vida.

Quisera Deus todos os ladrões por aqui fossem como o "ladrão" espanhol Juan Manuel. Quisera Deus todos os políticos, idem.


Fonte:Mogi News

Ranking Suzano é melhor do Alto Tietê em saneamento


Ranking
Suzano é melhor do Alto Tietê em saneamento
Ranking elaborado pelo Instituto Trata Brasil coloca o município na 38ª posição entre os 100 maiores do País
Fábio Miranda
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Suzano atingiu a marca de 81,35% no atendimento total de esgoto
Suzano é a cidade mais bem colocada entre as cidades do Alto Tietê no ranking elaborado pelo Instituto Trata Brasil, criado para mostrar os avanços em saneamento básico nas 100 maiores cidades do País. Os dados liberados hoje são baseados no ano de 2010.

O município, assistido pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), aparece na 38ª posição. Outro fator que colabora para o bom desempenho é o fato de esta ser a primeira vez que a cidade figura na lista. 
Os números divulgados pela entidade apontam que Suzano possui um Indicador de Atendimento Total de Esgoto (IATE) de 81,35%, em um universo de 100%. Outro tópico que contou à favor da cidade foi o Indicador de Esgoto Tratado por Água Consumida (IETAC), 51,14%.

Essas referências, juntamente com outros apontamentos do instituto, fazem com que a cidade atinja uma pontuação de 5,87 entre todas as 100 cidades avaliadas. Para se ter uma ideia da quantidade de pontos, o município brasileiro que encabeça a lista nacional é Santos, no litoral paulista, com 8,70.


Mogi e Itaquá
As cidades de Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba também aparecem na listagem do Trata Brasil entre as 100 maiores cidades do país. A diferença entre estes dois municípios e Suzano é que tanto Itaquá quanto Mogi já apareceram no ranking do instituto em 2009.

Com 4,17 pontos, Mogi ocupa a 63ª posição. No IATE a cidade registrou um percentual de 81,08, enquanto no IETAC esse número ficou em 21,15%. O que chama a atenção é o fato de Mogi ter ocupado a 33ª colocação em 2009 e com a nova divulgação a cidade está 30 posições abaixo.

Em Itaquá a situação é parecida. Enquanto em 2009 a cidade figurava na 61ª colocação, no último registro o município caiu 19 posições e agora está no 80ª lugar com IATE de 63,37% e IETAC de 3,58. Pontuação média itaquecetubense ficou em 3,50.

Em 2009 o estudo contemplava apenas as 81 maiores cidades brasileiras e ainda não havia o método de pontuação com o utilizado nesta última divulgação.

Fonte:Mogi News


Deneval pede melhorias para Poá



Deneval pede melhorias para Poá


O presidente da Câmara de Poá, vereador Deneval Dias do Nascimento, apresentou cinco projetos de melhorias para bairros da cidade / Foto Divulgação

Entre as reivindicações do presidente do Poder Legislativo poaense, estão investimentos em iluminação pública, pavimentação e manutenção de vias e instalação de redutores de velocidade
O presidente da Câmara de Poá, vereador Deneval Dias do Nascimento (PRB), apresentou cinco indicações na sessão de terça-feira (14 de agosto) em prol de diversos bairros da cidade. A maioria dos pedidos tem como base reclamações de munícipes que almejam melhorias onde moram ou trabalham. Parte dos apelos reside em investimentos em iluminação pública, bem como pavimentação e manutenção de vias e instalação de redutores de velocidade.
Uma das maiores reclamações de quem mora em Poá é quanto ao abuso dos motoristas em ruas de grande tráfego. A fim de atender à solicitação dos moradores do Jardim Santa Helena, o parlamentar republicano solicitou ao Poder Executivo que providencie a construção de dois redutores de velocidade na rua Corumbataí, localizada no Jardim Selma Helena. Segundo o vereador, veículos passam em alta velocidade pelas imediações, o que traz insegurança à comunidade local.
Dias também solicitou, via indicação, que a municipalidade sinalize a lombada já existente na rua Petrúcio Gomes da Silva, no Jardim Santa Luiza. Moradores do bairro alegam que a sinalização existente não atende as necessidades de quem passa nos arredores de carro: “Sem perceber, o motorista passa por cima do redutor em quilometragem inadequada. Esse impacto pode até causar danos ao carro e, principalmente, acidentes”, observou o parlamentar.
O presidente da Câmara de Poá requereu, ainda, ao Poder Executivo poaense a pavimentação da viela localizada entre a rua Márcia e a avenida Antônio Massa, na Vila Oceania. O republicano sugeriu, também, que a administração municipal poaense oficie a Bandeirante Energia para a troca de iluminação pública da rua Márcia. De acordo com quem fixa residência nas imediações, os pontos de luz no trecho são insuficientes, o que facilita a ação de marginais nas imediações.
O vereador cobrou a Prefeitura de Poá quanto a possíveis melhorias na rua Porto Seguro, no Jardim Santo Antônio. Dias explica que em frente à Igreja Adventista do Sétimo Dia ocorre, frequentemente, o acúmulo de água, ocasionando mau cheiro.

Fonte:O Diário de Mogi

Obras na Divisa começam em setembro



Obras na Divisa começam em setembro


Dilma e Bertaiolli se reuniram ontem, na sede da Sabesp / Foto Ney Sarmento

As obras de implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto nos bairros da Divisa estão previstas para ter início no próximo mês, após a formalização do convênio de parceria entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Prefeitura de Mogi. O contrato deverá ser assinado em 30 dias pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Os prazos foram definidos em reunião realizada ontem, na Sabesp, em São Paulo, entre a presidente da estatal, Dilma Pena, e o prefeito Marco Bertaiolli (PSD). O encontro contou com a participação do diretor do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Marcus Melo, que pretende acompanhar a execução do projeto. (Silvia Chimello)

Fonte:O Diário de Mogi

Especial Exército vai entrevistar ex-combatentes


Especial
Exército vai entrevistar ex-combatentes
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Andere participa da entrevista
Seis mogianos, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), serão personagens de uma matéria especial que está sendo feita pelo Departamento de Comunicação Social do Exército Brasileiro, a respeito dos pracinhas que lutaram pelo País na Segunda Guerra Mundial. Um jornalista e tenente do Exército vai encontrar os combatentes mogianos, que têm idades entre 92 e 96 anos, hoje, no Museu dos Expedicionários, na rua Olegário Paiva, a partir das 10 horas.

Os jornalistas do setor de Comunicação Social do Exército têm percorrido todo o País ouvindo os sobreviventes da guerra. Uma reportagem especial, contando suas histórias de lutas e dificuldades durante a Segunda Guerra, será publicada, provavelmente em maio do ano que vem, quando é comemorado o Dia do Expedicionário, no dia 8 de maio. Entre os combatentes está Miled Cury Andere, de 92 anos. 

Histórico
Mogi das Cruzes foi a cidade que mais enviou soldados para a guerra na Itália, em um total de 350 homens. Oito deles perderam a vida em combate: Américo Rodrigues, Abílio Fernandes, Brasílio Pinto de Almeida, Antonio Castilho Gualda, Francisco Franco, Hamilton da Silva e Costa, Jamil Daglia e Otto Unger.

O município foi o primeiro a prestar reconhecimento aos heróis da FEB: em 8 de maio de 1947 foi fundada a Associação dos Expedicionários Mogianos, a primeira Associação de Ex-Combatentes do Brasil, e o Monumento aos Pracinhas da FEB, também pioneiro no País.

Fonte:Mogi News

Sabatina na ACMC Mario Berti apresenta suas propostas faraônicas


Sabatina na ACMC
Mario Berti apresenta suas propostas faraônicas
Mayara de Paula
Candidato Mario Berti aposta em várias propostas polêmicas
O candidato do PCB à Prefeitura de Mogi das Cruzes, Mário Berti, defendeu propostas polêmicas e faraônicas durante o quarto dia de sabatinas realizadas pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e a diretoria regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Berti afirmou que, se eleito, irá construir linhas férreas suspensas "para que os carros e as pessoas passem por baixo". 
O comunista frisou que acabará com os estacionamentos nas ruas centrais da cidade e fará do centro antigo "uma grande área com um imenso calçadão". "Vou eliminar os ambulantes de rua, porque eles não fazem parte da cadeia produtiva e ajudam a sujar o município", afirmou o candidato, que também quer encerrar as atividades das empresas de telemarketing.

Entre as propostas, está a de chamar um plebiscito para definir qual será o salário dos parlamentares. "Com o dinheiro que é gasto com esses vereadores que nada produzem, eu coloco todas as crianças em escolas de período integral, e não será nesse sistema de depósito de alunos", propôs. 
Berti afirmou que vai armar a guarda e colocá-la para ajudar no sistema de segurança pública, e, ainda, desenvolverá políticas de segurança por lotes de 400 imóveis. (C.L.)

Fonte:Mogi News

Esgoto tratado Obras de esgoto nos bairros da divisa devem começar em 30 dias


Esgoto tratado
Obras de esgoto nos bairros da divisa devem começar em 30 dias
Sabesp prevê investimento de R$ 38 milhões para os bairros Jardim Piatã I e II, Novo Horizonte e Jardim Margarida
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Ney Sarmento
Bertaiolli (no centro) e Marcus Mello, do Semae, com Dilma Pena, da Sabesp: município já cumpriu todas as exigências do contrato
As obras de implantação de coleta e tratamento de esgoto na região conhecida como bairros da divisa irão começar em 30 dias. A previsão foi informada na tarde de ontem durante a reunião realizada na capital e que contou com a presença da presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) Dilma Pena, e do prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD). 
O prazo será necessário para que a Sabesp elabore o contrato, que precisará ser assinado por Bertaiolli, Dilma e o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Com o documento finalizado, os serviços serão imediatamente iniciados.

O chefe do Executivo mogiano levou para a presidente da companhia a lei municipal, já aprovada pela Câmara Municipal, que autoriza a parceria. Ele também apresentou o resultado da audiência pública realizada na região beneficiada, na semana passada, que teve como objetivo esclarecer as dúvidas da população. "O município já cumpriu todas as suas exigências e agora aguarda a assinatura do contrato", disse Bertaiolli. Existe a possibilidade de o governador vir até os bairros da divisa dar início aos trabalhos. A Sabesp prevê um investimento de cerca de R$ 38 milhões. Os trabalhos irão atingir o Jardim Piatã I e II, Residencial Novo Horizonte e o Jardim Margarida. A previsão é de que aproximadamente 14 mil pessoas sejam beneficiadas pelas obras, que deverão ser executadas em três fases. A primeira delas deverá começar ainda neste ano, no Novo Horizonte, e tem a entrega prevista para o segundo semestre de 2013. As etapas seguintes possuem previsão de término nos anos de 2015 e 2019. 
Usina
O encontro também serviu para que o prefeito prestasse contas das atividades que precisam ser colocadas em prática para que a Sabesp construa uma usina de resíduos sólidos, por meio de um consórcio que contará com a participação de Guararema, Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis. "Nós já abrimos a licitação para contratar a empresa que fará nosso plano diretor de resíduos sólidos e, em 15 dias, a vencedora deverá ser anunciada. A expectativa é que até o final do ano todas as etapas tenham sido vencidas para que a licitação internacional da usina seja lançada no começo do próximo ano", disse Bertaiolli.

Além do plano diretor, as cidades precisam aprovar leis municipais. "O cronograma está sendo seguido por todos os municípios", afirmou o prefeito.

A usina de incineração de lixo e geração de energia será construída por meio de uma Parceria Público-Privada até 2015. Ela terá capacidade mínima de geração de 12 megawatts/hora, suficiente para abastecer uma cidade de 22 mil habitantes. A futura instalação terá capacidade mínima para incinerar 500 toneladas de lixo por dia, volume que corresponde ao que é produzido pelo grupo de cidades. O local onde a usina será instalada ainda não foi escolhido.

Fonte:Mogi News

Educação Taxa de retenção preocupa município


Educação
Taxa de retenção preocupa município
Unidades escolares de Mogi registraram bom desempenho no Ideb, mas também têm alto índice de reprovação
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Bertaiolli visitou escola que ficou acima da média no Ideb e tem alta taxa de aprovação dos alunos
Se por um lado, algumas escolas públicas de ensino básico de Mogi das Cruzes superaram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - prevista para 2011 em 6% -,por outro, há unidades no município que, mesmo com avaliação positiva do Ministério da Educação, devem receber atenção especial da Secretaria Municipal de Educação no próximo ano. O motivo é a taxa de proficiência ou de retenção (reprovação), que em algumas unidades chega a atingir a marca de 9%. É o caso da EM Benedito Ferreira Lopes, o Caic, na Vila Lavínia. Lá, estudam alunos do ciclo I (1ª a 5ª séries) e ciclo II (6ª e 9ª séries). 
"É uma escola grande em tamanho e número de alunos e com professores muito bem qualificados, mas que são muito rigorosos e exigentes, especialmente na aplicação das provas que, no caso de alunos do 9º ano, tem um grau de dificuldade semelhante ao Enem", justifica Elisete Padilha, professora de Artes de uma escola na Chácara Guanabara, mas que já atuou no Caic por cerca de cinco anos. "Apesar de estar dentro da média estadual, o Caic, assim como a EM Mário Portes (Jundiapeba), dentre outras escolas municipais, precisam ter um trabalho diferenciado para melhorar essa taxa de retenção. É para isso que serve o Ideb, para apontar o que precisa ser melhorado", disse a secretária de Educação de Mogi Maria Geny Borges Ávila Horle. 
Ontem, ela e o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), além do vice-prefeito José Antônio Cuco Pereira (PSDB), visitaram a Escola Municipal Professora Cenira de Araújo Pereira, na Chácara Guanabara, na divisa de Mogi com Guararema. A unidade, de 234 alunos, é a 16ª escola municipal a ter período integral para crianças do ensino fundamental de 1º ao 5º ano e uma das que apresentou ótimo desempenho no Ideb: 6,5 - bem acima da média dos países desenvolvidos ou, em nível estadual, melhor que escolas de grandes municípios de São Paulo, como Guarulhos (5,49) ou Campinas (5,2). 

Municipalização
Outra medida a ser adotada pela Secretaria Municipal de Educação é a revisão do plano de municipalização de escolas estaduais. A previsão era de que no início de 2013 mais três escolas estaduais de ensino fundamental fossem municipalizadas: Paulo Tapajós, no bairro Manoel Feio; Sueli Elias Matos, no Conjunto São Sebastião, e Eliana Mafra, na Vila Cléo. 
Contudo, a inclusão e o remanejamento recente de alunos do 6º ano em duas dessas unidades pela Diretoria Regional de Ensino podem prejudicar no processo. "Fiquei sabendo dessa informação ontem (quarta-feira) e preciso avaliar o que pode ser feito, já que o plano era municipalizar e instalar período integral em todas as unidades até o 4º ano em 2013 e, de 2014 a 2015, apenas alunos do ciclo II (de 6º ao 9º ano)", explicou Maria Geny.

Fonte:Mogi News