terça-feira, 4 de junho de 2013

"cracolândias" Mogi identifica 2 áreas de consumo de crack

"cracolândias"
Mogi identifica 2 áreas de consumo de crack
Consumo da droga no município é maior em dois endereços específicos, sendo um em Jundiapeba e outro no centro. Total chega a 250 usuários
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Consumo da droga em Mogi é mais intenso em duas regiões específicas do distrito de Jundiapeba e do centro da cidade
A Prefeitura de Mogi das Cruzes identificou duas áreas com uma grande concentração de usuários de crack. Na região às margens do rio Jundiaí, entre Jundiapeba e a Vila Cintra, há cerca de 200 pessoas. O outro local é o centro da cidade, em uma extensão que vai da praça Sacadura Cabral até a região do Parque Botyra Camorim Gatti. Neste trecho, há aproximadamente 50 dependentes químicos.

O município tem outros oito pontos, como já foi mostrado pela coluna Contracapa do Mogi News, na edição de 1º de junho, que contam com grupos de viciados, como os bairros Rodeio e Jardim Universo. Entretanto, estas áreas contam com uma quantidade menor de usuários. 
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Eli Nepomuceno, esses lugares são monitorados. "Algumas ações estão sendo colocadas em prática nos aspectos social, de saúde e também de segurança. No âmbito da minha pasta, temos de conter os excessos. Há registros de pequenos furtos e roubos".

"Muitos se passam por moradores de rua, mas na verdade estão em um nível muito grande de degradação e acabam por cometer pequenos delitos", descreveu o secretário.

Possível vencer
Além das medidas já colocadas em prática para inibir o crescimento e até a existência destes pontos de alta concentração de usuários de drogas, a Prefeitura deve iniciar as atividades inseridas no programa "Crack, é possível vencer", do governo federal. Mogi das Cruzes é uma das 15 cidades paulistas escolhidas para receber o projeto. Ela é a única do Alto Tietê. 
Nepomuceno explicou que ele deve ser iniciado ainda neste segundo semestre. "Assim que a iniciativa foi divulgada, a Prefeitura criou um comitê formado por três secretarias, que desenvolveu propostas de acordo com a realidade do município", contou. Há 15 dias, houve o anúncio dos municípios contemplados e Mogi estava entre eles.

Entre as atividades desenvolvidas pelo progra-ma está o envio de uma viatura de videomonitoramento e o treinamento de 40 agentes de segurança. 
"O papel da Secretaria de Segurança Pública dentro do programa é de uma polícia comunitária. Ações são previstas para as áreas de assistência social e saúde", adiantou.

Ainda não há informações sobre qual será o investimento feito pelo programa federal. O "Crack, é possível vencer" tem como base três eixos da atuação: prevenção, cuidado e autoridade, que passam por cursos de capacitação para educadores e agentes de segurança, criação de centros regionais de referência e a instalação de consultórios na rua.

Fonte:Mogi News

Pedidos absurdos Prefeitura não vai mais negociar com grevistas e pode ir à Justiça

Pedidos absurdos
Prefeitura não vai mais negociar com grevistas e pode ir à Justiça
Administração municipal estuda acionar a Justiça para dar fim à greve dos servidores públicos esta semana
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Servidores municipais protestaram ontem, mas a Prefeitura considerou abusivas as reivindicações
O secretário de Gestão de Mogi das Cruzes, Marcos Regueiro afirmou que a administração municipal não vai negociar com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública de Mogi das Cruzes (Sintap) e até estuda acionar a Justiça para decretar a ilegalidade da greve, caso a paralisação ganhe proporção durante esta semana. O sindicato afirmou que durante o dia de ontem 40% do quadro de funcionários - aproximadamente 1.300 servidores municipais - cruzaram os braços nos setores de assistência social, educação, serviços urbanos e Semae. No entanto, a Prefeitura de Mogi garante que a adesão atingiu apenas 3,4% dos funcionários, o equivalente a 180 pessoas. 
A manifestação começou por volta das 7 horas em frente à Prefeitura. Os sindicalistas exigiam uma reunião com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Mais tarde, em entrevista coletiva, o secretário de Gestão afirmou que a administração municipal não vai receber o sindicato para novas negociações, já que três reuniões já haviam sido feitas neste ano, e o documento com 37 exigências feitas pela categoria foi considerado abusivo. Hoje, uma nova manifestação deve acontecer em frente à Prefeitura, desta vez com o reforço das professoras municipais. O setor de Recursos Humanos vai descontar dos funcionários que aderirem à greve os dias ausentes no trabalho. 
Entre as solicitações da categoria, está a liberação de 10 funcionários públicos para serviços exclusivos do sindicato, mas que continuem recebendo o salário pela Prefeitura normalmente. Outra exigência é que cada servidor tenha 6 dias de faltas abonadas no ano. "São pedidos que a cidade não tem como comportar. Temos quase 5 mil funcionários públicos. Se cada um puder faltar seis vezes no ano, teremos 30 mil faltas, é um prejuízo para a cidade", destacou o secretário. "Fomos pegos de surpresa com essa greve porque já havíamos conversado com o sindicato", disse o secretário. 
Na escola municipal Guiomar Pinheiro Franco, em César de Souza, os alunos do contraturno escolar do período integral foram dispensados da aula por causa da greve. Nos próximos dias, algumas unidades escolares podem receber a chamada merenda seca, já que a paralisação atinge as Auxiliares de Desenvolvimento em Educação (ADEs), as merendeiras.


Outro lado
O tesoureiro da Sintap, Benedito Francisco de Souza Filho, o Ferrugem, afirmou que a liberação remunerada dos 10 funcionários do sindicato é uma prática comum em outras cidades. "Não há nada de abusivo nos pedidos", declarou.

Fonte:Mogi News

O anúncio feito pelo deputado Tiririca (PR-SP) em Brasília, na terça-feira (dia 28), mobilizou a imprensa de todo país e colocou ponto final na interrogativa sobre seu possível afastamento da vida pública.


O anúncio feito pelo deputado Tiririca (PR-SP) em Brasília, na terça-feira (dia 28), mobilizou a imprensa de todo país e colocou ponto final na interrogativa sobre seu possível afastamento da vida pública.
Proporcional à fama é o alcance das declarações de uma pessoa famosa. É o que acontece com um dos artistas mais populares do Brasil, o Tiririca, deputado federal eleito pelo PR-SP com a maior votação – mais de 1,3 milhão de votos – nas eleições de 2010. Provocado pelo sistema da Câmara, que muitas vezes torna moroso o andamento e a aprovação dos projetos, em fevereiro último, o republicano Tiririca levantou a possibilidade de se afastar da política, o que foi noticiado intensamente pela mídia nacional e, até, internacional.

Mais uma prova do dinamismo da política e de que só muda de ideia quem tem ideia, após três meses, ouvindo o apelo da população e das lideranças do Partido da República, Tiririca decide continuar na vida pública, conforme anunciou na última terça-feira (dia 28), após reunião com a diretoria do partido em Brasília. “Foi muito difícil. Recebi vários telefonemas, as pessoas me paravam na rua e pediam que eu não saísse. No começo fiquei decepcionado, não sabia como era a mecânica disso aqui. Mas estou firme, estou feliz e estou com vontade”, garante o segundo deputado mais votado da história do país. O trabalho sério de Tiririca na Câmara dos Deputados colocou-lhe entre os seis melhores deputados do Brasil, escolhido e votado por jornalistas que cobrem política em Brasília. “Se estou fazendo um trabalho legal, porque parar?”, avalia em tom de indagação.

Deputado 100%

Tiririca anunciou durante a coletiva em Brasília que a partir de junho inicia uma caravana por cinquenta cidades paulistas, com o objetivo de se reunir com a população, sobretudo, das regiões periféricas. “Eu vou de encontro ao meu eleitor. Vou mostrar pras pessoas como é que funciona aqui dentro. Lá fora a gente tem uma visão muito diferente”, explica Tiririca. Motivado por ser um dos sete deputados a comparecer em todas as sessões da Câmara, o mote dado ao trabalho que percorrerá o estado de São Paulo é: ‘Deputado 100%’.

Decisão alegra republicanos paulistas

O Diretório Estadual do PR-SP foi representado no encontro da terça-feira (28) em Brasília, que reuniu as maiores lideranças da família republicana, pelo deputado André do Prado, pelo secretário geral do PR-SP, José Renato da Silva, e pelo presidente estadual do PR-SP, José Tadeu Candelária. Os republicanos paulistas expressaram alegria e reconhecimento de que a decisão tomada pelo republicano campeão de votos é, de fato, muito importante para a legenda no estado de São Paulo, primeiro por manter sua forte representatividade popular no estado e, segundo, por saber o quanto a permanência de Tiririca agrega ao partido na disputa eleitoral do próximo ano. "É um grande puxador de votos, isso também interessa ao partido. O partido também pensa nisso, é um interesse comum", afirmou o presidente estadual do PR-SP, José Tadeu Candelária, em entrevista ao portal G1.


Osvaldenir Stocker
MTB 42728/SP