domingo, 20 de maio de 2012

Vila Ipelândia Área deve ser alagada só em 2013


Demora em retirada de árvores é o motivo para que a capacidade da represa ainda não tenha sido ampliada
Bras Santos
De Suzano
Daniel Carvalho

Famílias saíram em 2010, mas até agora área não foi inundada
Em 2010, o governo do Estado, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), promoveu um ´mutirão´ para retirar os moradores de uma área com cerca de cinco quilômetros quadrados na Vila Ipelândia, no distrito de Palmeiras, em Suzano. 
Esse terreno seria usado para aumentar o volume de água armazenada na represa de Taiaçupeba, que faz parte do Sistema Produtor do Alto Tietê (Sipat) e produz água para várias cidades do Alto Tietê, ABC Paulista e bairros da Zona Leste da capital. A ação garantiria a ampliação de 10 metros cúbicos para 15 metros cúbicos por segundo no volume de água tratada na Estação de Tratamento de Água de Taiaçupeba. 
A ponte sobre o rio Taiaçupeba-Mirim, as instalações da fábrica Manikraftt, a favela da Vila Ipelândia e dezenas de construções feitas no terreno do DAEE, ao longo da estrada velha Suzano-Ribeirão Pires, foram removidas ao custo estimado de R$ 6 milhões. 
Mas, passados quase dois anos, a represa continua com a mesma área ocupada de três anos atrás: cerca de 14 quilômetros quadrados. A demora para o desmatamento de parte da área que será alagada é hoje o motivo principal para que a represa ainda não tenha sido ampliada.Além de o enchimento do reservatório estar atrasado em pelo menos um ano, nesse momento ainda não existe uma data para que a represa alcance os 85 milhões de metros cúbicos de água. É possível que a inundação aconteça a partir de 2013 e seja concluída até 2015.


Principalmente na região da estrada Duchen, será necessário remover centenas de árvores (eucaliptos na maioria) que poderiam comprometer a qualidade da água. Para a retirada uma empresa será contratada, segundo informações transmitidas pela Sabesp. "A empresa a ser contratada fará a retirada da vegetação para que o volume de água armazenado seja ampliado. O valor depende do término da contratação", explicou a assessoria de Imprensa da companhia.
Fontes ligadas ao DAEE, entretanto, garantiram ao jornal que a empresa já foi contratada e que o trabalho só não começou porque a Secretaria do Meio Ambiente estaria demorando a dar a licença que a Sabesp precisa para iniciar a atividade. Oficialmente, o DAEE não se manifestou.


Fonte:Mogi News

Alckmin aprova projeto de lei da Deputada Heroilma




 O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou neste mês
o Projeto de Lei Complementar (PL) 1093/2011 que institui o “Dia Estadual
da Conscientização da Cardiopatia Congênita" de autoria da deputada
estadual e primeira-dama de Itaquaquecetuba, Heroilma Soares Tavares (PTB).
Após a sanção do chefe do executivo estadual, a lei nº 14.768 foi publicada
no Diário Oficial em 03 de maio de 2012.


O projeto institui o “Dia Estadual da Conscientização da Cardiopatia
Congênita”, a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de Junho. Além disso, o
texto afirma que o Poder Executivo será autorizado a firmar convênios e
parcerias com entidades privadas sem fins lucrativos, para a realização de
eventos pelo Poder Público Estadual, objetivando um dia especial para a
reflexão das pessoas.


Em sua justificativa, a parlamentar afirma que a “Cardiopatia Congênita é
considerada como anormalidade na estrutura ou função do coração que pode
ocorrer nas primeiras semanas de gestação, na formação do coração do bebê,
devido a uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura
cardíaca, mesmo que descoberto por ocasião do nascimento ou ao longo da
vida”.< br />
O texto diz ainda que “as alterações do fluxo sanguíneo, resultantes deste
problema podem modificar o desenvolvimento estrutural e funcional do
restante do sistema circulatório. Nas doenças congênitas, a dificuldade
está presente no momento do nascimento. Ocorre por uma alteração no
desenvolvimento embrionário de uma estrutura cardíaca normal”.


O projeto salienta que “todo esse movimento se justifica diante de uma


Fonte: Ana Paula de Moraes

Deputada Heroilma visita as cidades de Barretos, Colina, Jaborandi e Colômbia


A deputada estadual e primeira-dama de Itaquaquecetuba, Heroilma Soares Tavares (PTB), visitou no ultimo dia 20/04, as cidades de Barretos, Colina, Jaborandi e Colômbia, localizadas na Região de Barretos. A convite do presidente do PTB Jovem de Barretos, Edélcio Moraes, as visitas tiveram como objetivo apresentar parte da região à parlamentar e a mesma conhecer as necessidades locais. Em Barretos a deputada foi recebida pelo prefeito Emanoél Carvalho (PTB), pelo vice prefeito Mussa Calil (PTB), secretários, vereadores e demais autoridades, em seu gabinete. Na ocasião a parlamentar agradeceu o convite e se colocou à disposição.


Após essa visita, a parlamentar conheceu as estruturas do Hospital do Câncer de Barretos da Fundação Pio XII, naquele momento foi recepcionada pela responsável do departamento de eventos do hospital Lilian Borges, que apresen tou todas as alas do hospital e posteriormente pelo diretor do hospital Enrique Prata. Segundo estatísticas, o hospital realiza 3.000 atendimentos/dia, sendo que 100% desses via SUS. Possui 6 unidades móveis de prevenção que percorreram 282.090 km pelas estradas de todo país, realizando exames preventivos de mama, pele, próstata e colo uterino em toda população. Foram atendidos 1.342 municípios em 27 estados brasileiros, possui ainda 1800 colaboradores e 200 médicos que trabalham em dedicação integral e exclusiva.


À noite foi oferecido um jantar em homenagem à parlamentar pela família PTB de Barretos, representada naquele momento pelo Pastor Franco, que reuniu aproximadamente 100 pessoas.


No dia 21/04 pela manhã, a deputada Heroilma visitou a Santa Casa de Barretos, na ocasião foi recepcionada pelo provedor da instituição, Luis Carlos Diniz Buch e pela sua esposa Simone Aparecida de Lima Buch, que apresentaram todas as dependências do hospital. Na ocasião o diretor Claudionor Ricci, solicitou à parlamentar interseção da mesma junto ao secretário de saúde do estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, no sentido de viabilizar suprir os déficits financeiros da entidade. “A Santa Casa recebe do SUS 65%, e o restante o hospital tem que pagar, o que tem gerado muita divida com fornecedores”, salientou o diretor.


Por outro lado Heroilma entende que como deputada de São Paulo, deve possuir o interesse em conhecer as necessidades dos municípios. “Temos que observar o que podemos proporcionar para a melhoria no atendimento à população. E no que for possível, atenderei a vossa solicitação senhor Claudionor”, afirmou a parlamentar.


Na cidade d e Colina, ainda no período da manhã, a parlamentar foi visitar e conhecer o trabalho da Casa Assistencial Nosso Lar Amigos do Bem, que atende cerca de 150 crianças e adolescentes, além de familiares. A instituição trabalha com a prevenção de drogas e com dependentes químicos. Naquele momento, foi recepcionada pelo presidente da Casa, Renato Polinseli e pela coordenadora geral da entidade, Ligia Heller Elena Dezalt, que apresentaram as dependências e as características do trabalho da instituição. A deputada Heroilma se colou à inteira disposição e informou que irá estudar a possibilidade de ajudar a entidade.


Já em Jaborandi, a parlamentar foi recebida pelo prefeito Ronan Sales Cardozo (PTB), vereadores e pelas autoridades locais, além do cidadão Elifas Ferreira de Araújo, presidente do PTB do município há 2 3 anos. Durante o encontro, o prefeito agradeceu a visita da parlamentar e proferiu as seguintes palavras: “lhe parabenizo deputada pela sua simplicidade, honestidade e pelas suas raízes a qual se confunde com a história do nosso povo. Considero-a amiga e peço lhe apoio à nossa cidade, no que lhe for possível”, concluiu o prefeito. A parlamentar agradeceu a calorosa acolhida e disse que “esta a inteira disposição ao que lhe for possível, não tive nenhum voto nesse município, no entanto, para 2013 contemplarei a cidade com uma emenda”, alegou a parlamentar. 


Em Colômbia, a parlamentar foi recepcionada pelo vice prefeito Endrigo Lucas Gambarato Bertin, naquele ato representando o prefeito Fábio Alexandre Barbosa, que por motivo de viagem não pode comparecer ao evento, pelo presidente da câmara Adelmo Nozaki, vereadores, secretários e autorid ades da região, na camara municipal de Colômbia onde participou de uma seção solene, para receber a Moção de Congratulações e Votos de Aplausos, daquela Casa de Leis, pelos relevantes serviços prestados ao município. O presidente da câmara agradeceu a presença da deputada e o apoio da mesma, quando do envio da emenda ao município. “Agradeço imensamente o emenda, pois vem a sanar uma das maiores necessidades do povo de laranjeiras”. Afirmou o vereador. 


Já o vice prefeito Endrigo, proferiu as seguintes palavras: “Agradeço a presença da deputada Heroilma em nossa cidade e a indicação do envio da emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil para nosso município e aproveito o momento para parabenizar a câmara de vereadores pela iniciativa da homenagem à deputada”, afirmou Endrigo. 


No us o da palavra a deputada agradeceu a homenagem e disse estar alegre em retornar à cidade “para mim é um prazer poder estar ajudando uma das cidades dos 645 municípios do estado de São Paulo. Nós temos a responsabilidade de compreender, lutar e buscar políticas publica para todas as áreas. Tenho certeza que a emenda a mim solicitada pelo vice prefeito Endrigo, será muito bem utilizada, pois pude observar de perto as necessidades local, e, me coloco a disposição par ajudar no que for possível. Informo ainda, que tenho uma divida com a cidade, pois, tive um voto daqui, que ajudou a me eleger”, concluiu a parlamentar.  


É pertinente salientar que no mês Agosto de 2011, a deputada Heroilma esteve visitando a cidade de Colômbia e pode observar de perto as necessidades do município, bem como para onde seriam destinados os recursos da emenda parlamentar p or ele indicada.


Fonte:Edson Camillo

"O Estado foi obrigado a fazer descredenciamento"



O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que o Estado "foi obrigado" a descredenciar o Hospital do Câncer "Dr. Flávio Isaias Rodrigues" do Sistema Único de Saúde (SUS). 
"É preciso explicar esta situação. O governo não faz as ´coisas´, em muitos casos ele é obrigado a fazer. Foi apurada fraude no hospital, aliás, este não é o único caso, e quando há fraude, o Estado precisa agir, sob pena de prevaricação (crime praticado por funcionário público contra a administração pública em geral) por não ter tomado nenhuma medida. Isso (o descredenciamento) não ocorreu porque nós queríamos e, sim, porque fomos obrigados. A responsabilidade de verificar o funcionamento dos locais que prestam atendimento à população é do governo estadual, o ente responsável por fazer o contrato entre o SUS e o prestador de serviço", justificou Alckmin. 
O Mogi News mostrou, com exclusividade, que o Ministério da Saúde não tinha conhecimento das supostas irregularidades cometidas pelo Hospital do Câncer da cidade e nem mesmo havia recebido o pedido de descredenciamento do SUS. 
A pasta também não foi informada de que o Estado assumiu o tratamento dos pacientes da rede pública e os passou para o Hospital Luzia de Pinho Melo. A comunicação deveria ser feita previamente. Antes de o governador ter garantido que o Estado foi obrigado a agir, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da assessoria de Imprensa, admitiu que não informou o governo federal porque ainda está promovendo uma segunda auditoria no Hospital do Câncer. 
Alckmin garantiu ontem, durante o anúncio das obras de duplicação da Mogi-Guararema (SP-66), que o Estado "tem o dever de atender os pacientes que eram do HC e o está fazendo". 
"Colocamos à disposição no Luzia a parte clínica, ambulatório e os especialistas. A quimioterapia está funcionando e será ampliada. Para a radioterapia, vamos construir a casamata e, em breve, Mogi também terá este serviço. Todo o tratamento oncológico, clínico, cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será feito em Mogi das Cruzes e, ainda, existe a retaguarda do melhor hospital do Brasil, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo)", disse. 
O governador adiantou que o pronto-socorro do Luzia também será ampliado. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Rumo ao litoral Mogi-Bertioga recebe R$ 40 mi em ampliação


Investimento é uma alternativa à duplicação da estrada, que foi descartada ontem pelo DER; verba será aplicada na construção de terceiras faixas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Alckmin esteve em Guararema ontem para anunciar o início das obras na Mogi-Guararema
A rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) vai ter a sua capacidade ampliada com a construção de terceiras faixas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) deverá contratar o projeto executivo para a realização destas obras - com custo estimado de R$ 40 milhões - já no próximo mês. "Temos de desenvolver projetos mais simples que não envolvam licenças ambientais", destacou o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, que participou ontem do anúncio das obras da Mogi-Guararema (SP-66) ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB).


Pelissioni adiantou também que a duplicação da rodovia - que completa 30 anos em 2012 - não ocorrerá. Em sua avaliação, "ela está em boas condições e só há problemas nos feriados e no período de verão". Ele destacou que, neste momento, a prioridade é a duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99), em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, "que está em curso".


De acordo com o superintendente, após a publicação do edital para o projeto executivo, serão três meses para contratar a empresa e mais cinco meses para executar os serviços. A previsão é de que os trabalhos tenham início em 2013, com duração de aproximadamente um ano. "Vamos construir terceira faixas em alguns trechos e baias para ônibus e acostamento em outros. Faremos tudo o que for possível para aumentar a capacidade, utilizando apenas as faixas de domínio do DER, sem precisar de licenciamento ambiental", disse Pelissioni. A meta é que as medidas surtam efeito no verão de 2014. 
Enquanto os motoristas que utilizam a Mogi-Bertioga aguardam uma solução definitiva para a rodovia, o governo estadual adota medidas paliativas e vai investir outros R$ 4 milhões em obras de recuperação. A licitação para contratar a companhia responsável será publicada em no máximo 15 dias. 
Os trabalhos vão contemplar as melhorias no pavimento e a implantação de baias do km 77 ao km 80, trecho na chegada da serra. O objetivo é eliminar o local considerado crítico. O contrato também vai prever reparos do km 56 ao km 98. 


Perimetral e Pavan
Pelissioni adiantou que até junho deverá ser definido o convênio entre Prefeitura e Estado, no valor de R$ 19 milhões, para a recuperação da Via Perimetral. O recurso terá como origem a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano ou a Casa Civil. 
As melhorias necessárias para a Estrada do Pavan, que faz a ligação da Mogi-Dutra com a Perimetral, não será contemplada. "Ela é uma via de propriedade do município", pontuou o superintendente do DER.


Fonte:Mogi News

Saúde O drama de quem precisa da rede pública para tratamento de câncer


Pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde falam sobre a dificuldade e a incerteza do tratamento
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Pacientes oncológicos de Mogi e região que eram atendidos no Hospital do Câncer relatam como estão enfrentando o tratamento que agora é realizado no Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar
O "cabo de guerra" entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro Oncológico e Hospital do Câncer "Flávio Isaías Rodrigues", de Mogi das Cruzes em que se transformou o atendimento ambulatorial, quimioterapia e radioterapia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) tem prejudicado em especial quem mais precisa do serviço: os pacientes. O Mogi News conversou com pacientes e seus familiares e os relatos apontam que desde a notícia do bloqueio de recursos do SUS para iniciar processo de descredenciamento do Hospital do Câncer e a decisão de transferência dos serviços para o Luzia de Pinho Melo, no início do mês, não há informações ou prazos para a continuidade do tratamento de alguns doentes. Além disso, há muita dificuldade para obter medicamentos.


Quando alguns pacientes conseguem atendimento, são obrigados a aguardar horas em filas, passando fome e, às vezes, frio, enfrentando uma realidade bem diferente da qual estavam acostumados. Foi o caso do professor aposentado José Sidney de Mello, de 71 anos. Ele foi um dos primeiros a ser atendido no Luzia de Pinho Melo, no novo sistema implantado pelo Estado. "Experimentei os dois serviços e posso dizer: em nenhum outro lugar um paciente com câncer é tão bem tratado como no Centro Oncológico e no Hospital do Câncer de Mogi", comentou.


"Minha quimioterapia estava marcada para às 13 horas e só fui atendido após às 15 horas, sendo que a primeira hora de espera foi para pegar uma senha e aguardar numa nova fila para poder preencher os dados da ficha e ser encaminhado para o corredor destinado à oncologia. Nem o idoso é respeitado. Todos têm de aguardar a sua vez, da melhor forma que puder, sentados, ou não", denuncia. 
A comerciante Izabel Eurico Senzaki, 69 anos, moradora de Suzano, também não tem boas recordações do hospital estadual. "Descobri que tinha câncer no intestino no início de 2009 e passei quase um ano num jogo de empurra da saúde pública de Suzano e também do Estado. Uma sobrinha, cansada de ver meu sofrimento, conseguiu marcar uma cirurgia no Hospital Luzia de Pinho Melo, após muita insistência, com políticos. Depois, os médicos de lá, me mandaram procurar um médico do SUS, talvez da minha cidade, para realizar iniciar o tratamento. Por fim, consegui me tratar no Centro Oncológico".


O atendimento humanizado do Centro Oncológico e Hospital do Câncer também fizeram diferença no tratamento da aposentada Elisa Pereira Bueno dos Santos, 60, moradora de Suzano.


"Fui recebida com muito carinho, sorrisos e palavras de incentivo pelos médicos e voluntários. Minha vida ganhou outro sentido. Três vezes por semana, retornava ao hospital com uma grande vontade de viver. Eu nem me incomodava com o horário, passava o dia lá, se necessário, e ainda recebia chá, lanche, almoço", explica ela, que há dois anos e meio faz tratamento com radioterapia e quimioterapia.


Fonte:Mogi News

Convenção


Divulgação
Depois de PSD e PSDB já terem marcado a data da convenção municipal, que será feita com os demais partidos que devem integrar o chapão e apoiar a reeleição do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), no próximo dia 24 de junho, no Clube Vila Santista, outro que já reservou um dia no calendário é o PPS.
Peneira
O Diretório Municipal da legenda, que tem à frente o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira como o seu provável pré-candidato à Prefeitura de Mogi, já definiu que a sua convenção será no próximo dia 30, mas sem definir ainda o local. 
Pré-candidatos
Na próxima semana, dia 23, às 19h30, a legenda deverá se reunir com os pré-candidatos para discutir a sucessão municipal com o PRTB. Os dois partidos têm, juntos, 82 candidatos e vão ter de fazer uma peneira para fechar o número só com 46. O critério não será o de quem é mais bonzinho ou bonitinho, mas quem é "bom de voto". 
Candidatíssimo
O presidente do PSD de Mogi, o deputado federal Junji Abe, já fala abertamente que o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) vai mesmo tentar a reeleição. Já o prefeito prefere não antecipar o debate eleitoral e jogou para o fim do mês, ou seja, dia 30, a data em que ele comunica a sua decisão oficialmente ao partido. 
Cenário eleitoral
Nos bastidores, não há como negar os comentários de que Bertaiolli é candidatíssimo. Falta agora definir quando o pré-candidato pelo PT, o advogado Marco Soares, deverá anunciar também a sua candidatura. Assim, o cenário eleitoral começará a se definir. 
Acordo
O presidente da Câmara de Mogi, vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, disse ontem que o acordo com o Diretório Municipal do PR e os pré-candidatos deve ser respeitado em referência ao que já foi cogitado do possível chapão entre o PMDB e os republicanos: "Logo de início foi firmado um compromisso de que o PR se coligaria na proporcional com um partido menor", disse. Havia a especulação de negociações entre o PMDB e o PR, mas elas acabaram não se concretizando.


Fonte:Mogi News

Tietagem


Divulgação
O jornalista Marcelo Pascotto, que integra a Assessoria de Imprensa do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), viveu um momento de tietagem. Enquanto Gondim ´tietava´ o craque Neymar, durante festa de premiação da Federação Paulista de Futebol, Pascotto posou para foto ao lado do personagem Ceará, do Pânico. 


Fonte:Mogi News

Frente Parlamentar


Daniel Carvalho

A Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, coordenada pelo deputado estadual André do Prado, vai se reunir no dia 25 de maio, às 11 horas, com o secretário Estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, para tratar sobre as ações da secretaria na região, principalmente relativas aos anúncios que foram feitos pelo governador Alckmin durante a Agenda Metropolitana do Alto Tietê.


Fonte:Mogi News