quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mensalão: julgamento inicia em agosto


Ministros do STF estão preocupados com voto de Lewandowski / Foto Nelson Júnior - Divulgação STF
O processo do mensalão começará a ser julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 1º de agosto.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (6), por unanimidade, em sessão administrativa da Corte. Não participaram da reunião os ministros Ricardo Lewandowski, revisor do processo, e Antonio Dias Toffoli. As informações são da Agência Brasil.
O processo apura responsabilidades no suposto esquema de compra de votos de parlamentares revelado em 2005.
A data do início do julgamento foi marcada a partir da garantia de que Lewandowski entregará seu voto ainda em junho. Como revisor do processo, ele é responsável por liberar a ação penal para a pauta do Supremo. Após a reunião desta quarta à noite, a assessoria de Lewandowski voltou a dizer que o ministro entregará seu voto neste mês, mas ainda não definiu a data.
Os ministros também decidiram nesta quarta que a primeira etapa do julgamento terá sessões de segunda a sexta-feira até 14 de agosto, com exceção do dia 3 de agosto. Nessa fase, serão apresentados o relatório resumindo o caso, as alegações do Ministério Público e as alegações dos advogados dos 38 reús. As sessões começarão às 14h e irão até as 19h. O Ministério Público terá direito a fazer a acusação por cinco horas, e os advogados dos réus falarão por uma hora cada um.
Na segunda fase, que terá os votos dos ministros, as sessões ocorrerão apenas nas tardes das segundas, quartas e quintas. As sessões também começarão às 14h, mas segundo o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, não há previsão do horário de encerramento, já que essa fase seguirá o ritmo do voto de cada ministro.
O presidente do STF não fez previsão da data exata do final do julgamento, embora acredite que tudo termine até o final de setembro. Britto também disse que "há expectativa" da participação do ministro Cezar Peluso, embora ele tenha que se aposentar compulsoriamente no final de agosto por completar 70 anos. (Folhapress)


Fonte:O Diário de Mogi

Morte de executivo é reconstituída



QUI, 07 DE JUNHO DE 2012 14:56
O diretor do DHPP, Jorge Carlos Carrasco, conta detalhes do depoimentode Elize Matsunaga, assassina confessado marido / Foto Camila Lessa - SSP.SP


A polícia de São Paulo realizou na madrugada desta quinta-feira (7) a reconstituição do assassinato de Marcos Kitano Matsunaga, 42, executivo da Yoki. Ele foi morto com um tiro na cabeça e esquartejado.
O objetivo da reconstituição era confirmar a versão dada por Elize Matsunaga, 38, mulher do executivo e que confessou o crime nesta quarta-feira (6). Ela disse que não teve ajuda para matar e desovar o corpo.
Segundo informações do "Bom Dia São Paulo", da Rede Globo, os trabalhos começaram na noite desta quarta, duraram aproximadamente seis horas e comprovaram a versão de Elize - que o executivo foi morto na sala e arrastado até um quarto, onde foi esquartejado.
A mulher acompanhou a reconstituição. Os peritos levaram um boneco com peso e altura semelhantes ao do executivo e usaram um reagente químico para localizar marcas de sangue no apartamento do casal, na zona oeste de São Paulo.
Confissão
Elize está presa desde o dia 4 e nesta quarta, em um depoimento de aproximadamente oito horas à Justiça, confessou o crime.
O executivo era um dos herdeiros da Yoki Alimentos, vendida recentemente a um grupo norte-americano por R$ 1,75 bilhão.
Ela disse ter matado Matsunaga com um tiro na cabeça após uma discussão, seguida de agressão, provocada por ciúmes.
A polícia diz acreditar que Elize contratou um detetive e descobriu que era traída. Na discussão na sala, disse, o marido a agrediu com um tapa. Ela, então, pegou uma pistola .380 mm - presente dado pelo marido - e atirou nele.
O crime ocorreu de 19 para 20 de maio no apartamento do casal.
Elize disse aos policiais que, após balear o marido, arrastou o corpo para o banheiro de um dos quartos da casa, esperou algumas horas e começou a cortá-lo com uma faca.
Após atirar no marido, que é bacharel em direito e tem formação técnica em enfermagem, disse que esperou cerca de dez horas o corpo esfriar para evitar um sangramento maior da vítima.
Depois, colocou o corpo em sacos plásticos e os jogou em um terreno baldio em Cotia, na Grande São Paulo.
Ela afirmou também que se desfez do corpo no mesmo dia - disse que costumava passar pela região a caminho de um sítio em Ibiúna
Na presença de seu advogado, Luciano Santoro, Elize contou que demorou cerca de quatro horas para esquartejar o marido. Depois, limpou o banheiro para evitar rastros.
A filha do casal, de um ano, estava no apartamento na hora do crime. Elize e Matsunaga se casaram há dois anos.
Nesta quinta-feira, a prisão temporária de Elize foi prorrogada por mais 15 dias pela Justiça.
Imagens
A polícia divulgou na noite desta quarta as imagens de câmeras de segurança do prédio onde o casal morava. Elas foram os principais indícios que levantaram a suspeita sobre a participação de Elize.
As imagens mostram, no sábado (19 de maio), o casal, a filha e uma babá chegarem ao apartamento por volta das 18h30. A babá, dispensada, foi embora logo em seguida.
Cerca de uma hora depois, Matsunaga desce até a portaria para pegar uma pizza. Ele estava com a mesma roupa - uma camisa marrom - encontrada pela polícia nos locais onde pedaços de seu corpo foram deixados.
Às 5h de domingo (20), a babá chega ao apartamento – onde tem acesso limitado, não podendo circular por todos os cômodos. Por volta das 11h30, Elize desce até a garagem, pelo elevador de serviço, com as três malas que teriam sido usadas para transportar o corpo. Às 23h50, ela retorna, já sem as malas. (Folhapress)


Fonte:O Diário de Mogi

Alckmin volta a apoiar aeroporto


QUA, 06 DE JUNHO DE 2012 23:27
Governador Alckmin voltou a defender aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo / Foto Jonny Ueda
O governador Geraldo Alckmin (PSBD) deu novas declarações favoráveis à instalação de um terceiro aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (6). Ele lembrou que o projeto é alvo de amplo interesse da iniciativa privada - que possui estudos avançados para sua implantação em pelo menos três municípios, incluindo Mogi das Cruzes, - e defendeu que o Governo Federal libere a concessão do empreendimento. O tucano afirmou que, com a conclusão dos leilões dos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e de Viracopos, em Campinas, não há mais motivos para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) segurar a liberação de uma nova unidade aeroportuária no entorno da Capital. As considerações foram feitas por Alckmin durante entrevista coletiva concedida à Imprensa regional, após cerimônia oficial de inauguração do Bom Prato de Itaquaquecetuba.
“Eu sou totalmente favorável ao terceiro aeroporto metropolitano porque o modal que mais cresce é o aeroviário. Aí, primeiro: quem dá a concessão não é o Estado, é o Governo Federal, é a Anac. E segundo: precisa ter o investidor privado. Existem vários estudos privados, para mais de um aeroporto na Região Metropolitana. Tem estudos no Alto Tietê, tem estudos entre as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, para o lado de Cotia. Várias alternativas estão sendo estudadas”. (Júlia Guimarães)


Fonte:O Diário de Mogi

Assembleia de Deus



Congresso com tema "Reconstruindo famílias" começa amanhã em Mogi
Encontro contará com a presença de especialistas no assunto e tem como objetivo resgatar valores familiares
Amilson Ribeiro


Marcos Rodrigues preside igreja
A Assembleia de Deus Bom Retiro de Mogi das Cruzes, presidida pelo pastor Marcos Soares Rodrigues, promoverá a partir de amanhã na cidade o Congresso "Reconstruindo Famílias", no auditório de sua sede regional, localizada na rua Casarejos, 950, no bairro Mogilar. Estarão presentes especialistas na área que falarão sobre o tema família. 
Entre os ilustres convidados se destacam os pastores Josué Gonçalves, Élson de Assis e Jehan Porto. O evento que começa amanhã e prossegue até o próximo dia 11, segunda-feira, terá ainda a participação especial do pastor e cantor Jonas Villar. Cerca de 2 mil pessoas são esperadas nesta quinta edição do evento. 
Segundo ele, o congresso será importante para refletir sobre o papel da família na sociedade de hoje: "Temos enxergado no mundo inteiro a família em crise. Há vários fatores hostis que conspiram contra a família nestes dias. Há uma guerra declarada contra esta instituição divina, visando a dinamitar seus alicerces e solapar seus valores absolutos. As pessoas hoje questionam a validade e a indissolubilidade do casamento. Os casais estão confusos acerca dos papéis que exercem no casamento. Os protagonistas do desastre atentam contra a fidelidade conjugal, buscam subterfúgios para validar uniões homossexuais, estimulam o divórcio, promovem a prática do aborto, virando os valores morais de cabeça para baixo, enxergando, assim, tudo às avessas", afirmou o pastor. Pensando em refletir sobre o tema, a Assembleia de Deus realizará este congresso para reunir todas as famílias mogianas e também do Alto Tietê em torno do tema. O evento será realizado a partir das 19h30, de 8 a 11 deste mês, e conta também com o apoio da TV Mogi News.


O pastor Marcos Rodrigues convida a todos que se interessarem pelo tema: "Pensando nesta verdade, queremos convidar aqueles que querem lutar pela restauração da sua família. Não aceite passivamente a decretação da derrota de seu lar. Não desista do seu casamento. Não abra mão de seus filhos. Não perca as esperanças de ter um relacionamento saudável com os seus pais. Não entregue os pontos. O mesmo Deus que criou a família e estabeleceu princípios permanentes para a sua felicidade, expostos na Bíblia Sagrada, pode intervir na sua vida, no seu casamento e na sua família, restaurando-a e tirando-a do fundo do poço". 
Hoje, segundo ele, a família em vez de ser um refúgio para as pessoas exaustas, torna-se uma arena de brigas e contendas. Mais informações estão no site www.adbrmogi.com.br.


Fonte:Mogi News

Tietagem


Erick Paiatto
O professor Leonardo Boff, que esteve ontem pela manhã em Mogi para dar uma palestra no Cemforpe, foi amplamente assediado por todo mundo, inclusive pelas secretárias municipais Marinês Piva (Assistência Social), Maria Geny Borges Ávila Horle (Educação) e Maria Inês da Costa Soares (Meio Ambiente).
Fãs
Maria Inês se mostrou fã do professor, teólogo e palestrante e levou o livro "A águia e a galinha", um dos clássicos de Boff, para que ele pudesse autografar. Outro fã dele é o professor e historiador Mário Sérgio de Moraes, que também levou outro livro, "Igreja: carisma e poder", para ser autografado. Além de toda a tietagem, quem foi à palestra pôde comprar na hora uma de muitas obras de Boff. 
Colaborador
Durante a coletiva, jornalistas se empolgaram e começaram a perguntar de tudo para o entrevistado, mas a jornalista Kelly Brito acabou interrompendo para evitar a empolgação. Boff falou sobre a Rio + 20 e sobre a Dilma Rousseff, mostrando que é realmente um pensador e personalidade de respeito no País. Boff também lembrou que escreve artigos para o Mogi News e que tem recebido comentários positivos a respeito da colaboração para o jornal.


Fonte:Mogi News

Que delícia!


Daniel Carvalho

A julgar pela satisfação do prefeito poaense Testinha, o cardápio da inauguração do Bom Prato em Itaquá estava muito bom. Ou era mesmo a fome batendo à porta? Ele disse que já estava também ali pedindo um restaurante popular, o Bom Prato, nos mesmos moldes, para a sua cidade. Quer saber o que tinha no cardápio? Vai a lista: arroz, feijão, lombo ao molho de laranja, farofa rica (farinha de mandioca, cenoura ralada, bacon, ovos e azeitonas verdes), salada de acelga, suco de frutas vermelhas e banana de sobremesa


Fonte:Mogi News

Vice?



Um dos destaques da visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ontem a Itaquaquecetuba foi a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia (DEM), um dos cotados a ser o vice do ex-governador José Serra (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Nesta semana foi anunciada oficialmente o apoio do PR a Serra. 
Divulgação
Trocando os nomes
O presidente estadual do DEM, deputado Jorge Tadeu Mudalen, também acompanhou a visita do governador, mas acabou cometendo uma gafe. Ao discursar, chamou o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) de Estevam Garcia. Depois se explicou dizendo que Estevam e Rodrigo Garcia estavam lado a lado, daí a confusão.
Telefonema
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que teria recebido um telefonema do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, saiu em disparada para o evento, mas ficou num canto do palanque ao lado de outros políticos como o ex-vereador Acir dos Santos, o Filó, e um dos prováveis pré-candidatos do PSDB em Suzano, o empresário Paulo Tokuzumi, e dos prefeitos Abel Larini (Arujá) e Francisco Pereira de Sousa (PDT), de Poá. Foi mesmo só para prestigiar a visita do governador, que prometeu voltar em breve ao Alto Tietê para anunciar a liberação de recursos da ordem de R$ 32 milhões para a construção do futuro hospital em Suzano.

Fonte:Mogi News