sábado, 25 de fevereiro de 2012

AME terá pacientes de Guarulhos


Mariana Leal

Com capacidade para realizar 34 mil consultas por ano em 14 especialidades médicas e 4,7 mil exames de apoio diagnóstico, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que deve ser inaugurado no próximo mês de março na Cidade, receberá também pacientes de Guarulhos. A informação surpreendeu os vereadores presentes na 42ª prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, que destacaram o baixo número de atendimentos oferecidos, frente ao plano de trabalho apresentado em 2009 - 10 mil consultas e 11 mil exames por mês.


"Foi publicado um termo de ratificação neste ano apontando uma queda de 70% no pedido feito há três anos. Sabemos que, gradativamente, o que será oferecido pela unidade irá crescendo conforme a demanda, mas nossa maior preocupação é que as especialidades complementem as da Única (Unidade Clínica Ambulatorial). Vamos esperar a inauguração em março", diz o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis.


O representante da Pasta afirma que a Prefeitura aguarda a notificação oficial do Estado sobre quantas e quais consultas e exames serão realizadas no AME e já entrou em contato com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (APDM), escolhida para administrar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi. A entidade também é responsável por gerenciar o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo. "Estamos aguardando uma posição oficial, mas nos prometeram que a inauguração do AME não passa da primeira quinzena de março", disse Cusatis.


A oferta de, em média, 2,8 mil consultas por mês deixou os vereadores exaltados. "Estamos enfrentando problemas sérios na área da Saúde na Cidade e precisamos que o Governo do Estado atenda os nossos apelos. Nesta questão do AME, este número de atendimentos é insuficiente para atender a população", destacou o presidente da Comissão de Saúde, Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB).


Também integrante da Comissão, o vereador Mauro Araújo (PMDB) cobrou medidas imediatas: "Nos prometeram que este AME ofereceria 20 mil ou 30 mil exames por mês e traria uma revolução à Saúde na Região. A Prefeitura fez este investimento todo no prédio e agora anuncia esta redução? Isso é vergonhoso. Talvez seja o caso de Mogi pegar o prédio de volta e instalar uma Única como fez em Jundiapeba".


Clínica


Menos de um ano depois, a clínica de reabilitação de usuários de drogas ainda não saiu do papel. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a resposta depende do Estado e também da esfera federal, já que deputados ingressaram com o pedido de implantação da unidade.


Fonte:O Diário de Mogi

Aeroporto significará “nova era”


Júlia Guimarães

Marcos Damasio
A possível instalação do terceiro aeroporto da Região Metropolitana de São Paulo no Distrito Industrial do Taboão significará "uma nova era" na história de Mogi das Cruzes. Este foi o grande consenso da audiência pública realizada na tarde de ontem na sede do Legislativo mogiano. O potencial de desenvolvimento econômico do empreendimento, com a criação de milhares de novos empregos e aumento expressivo da arrecadação tributária, foi o principal tema dos debates. O próximo passo da Comissão Especial de Vereadores (CEV) será a busca de apoio dos prefeitos e das câmaras municipais de todo o Alto Tietê, além dos deputados estaduais e federais que receberam votos no Município. A intenção é recolher assinaturas das autoridades e fazê-las chegar, posteriormente, às mãos da presidente Dilma Rousseff (PT).


Durante o encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcos Damásio, afirmou que, caso seja instalado, o aeroporto representará "um marco histórico" para a Cidade. Ele lembrou os grandes momentos de crescimento de Mogi, começando pela fase da siderurgia, com a antiga Mineração Geral do Brasil; passando pelo fortalecimento da agricultura, na época em que o Município era considerado o "cinturão verde" da Região Metropolitana; e ainda lembrando a instalação das universidades. "Hoje, estamos passando por um momento novo e importante, com o crescimento expressivo da indústria e da construção civil. E não tenho dúvida de que o aeroporto ainda significará uma nova era para nossa economia", destacou.


Na mesma linha de raciocínio, o deputado federal Junji Abe (PSD) lembrou os momentos de estagnação econômica da Cidade, com a construção da Rodovia Presidente Dutra, que isolou o Município antes da criação da Mogi-Dutra, e com a promulgação da legislação estadual de proteção de mananciais, que limitou expressivamente as possibilidades de recebimento de novos investimentos. Ele destacou no, entanto, que os desafios foram ultrapassados, especialmente após a aprovação da lei municipal que alterou o zoneamento do Taboão, gerando uma nova área de desenvolvimento industrial na Cidade. Ele ressaltou que mais tarde, durante sua gestão à frente da Prefeitura, foi este próprio Distrito o apontado como área ideal para recebimento do Taboão.


A vereadora Odete Souza (PSD) lembrou do impacto que o aeroporto internacional proporcionou para Guarulhos. A unidade gera hoje cerca de 20 mil empregos diretos e contribui expressivamente para a economia da Cidade, cuja arrecadação gira em torno de R$ 3 bilhões. Considerações semelhantes foram feitas pelo diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura, Renato Rissoni. Ele lembrou que, após sua implantação, o empreendimento guarulhense atraiu um grande número de empresas, especialmente nas áreas de logística e comércio exterior. "Com a diferença de que quando Guarulhos recebeu o aeroporto, já tinha uma população muito alta e hoje enfrenta problemas sociais sérios. Em Mogi, poderá haver um planejamento do crescimento".


A vereadora Emília Rodrigues (PTdoB) afirmou que, com a instalação do aeroporto, Mogi dará "um salto para o futuro". Ela destacou que o Taboão é uma das poucas áreas despovoadas da Região Metropolitana de São Paulo, já bastante saturada pela urbanização. O presidente da ONG Guerrilheiros do Itapeti, Mário Berti Filho, defendeu que a Câmara, com apoio da Prefeitura, contrate uma empresa especializada para realização de estudos que indiquem a viabilidade técnica de instalação do aeroporto em Mogi. Já o presidente da Associação dos Moradores do Jardim São Pedro, Adalberto Andrade, defendeu o envolvimento de todos os deputados e senadores que receberam votos em Mogi. "Estes parlamentares precisam aderir à causa. Essa luta precisa do apoio político de todos eles e nós devemos cobrar".


O presidente da CEV, vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), informou que nos próximos 14 dias deverá solicitar às câmaras municipais de toda a Região que enviem moções ao Governo Federal em apoio à instalação do aeroporto em Mogi. Ele também quer coletar assinaturas dos prefeitos de todo o Alto Tietê em um documento único. Cópias dos ofícios deverão ser anexadas a um relatório para encaminhamento à presidente Dilma Roussef. O vereador acatou a sugestão de Adalberto Andrade e disse que solicitará apoio de todos deputados federais e senadores que receberam votos em Mogi.


Fonte:O Diário de Mogi

Redutos do PT ignoram Haddad



APOSTA A estratégia de iniciar a campanha do candidato Haddad na periferia contraria uma ala do PT


SÃO PAULO
"Haddad? O nome me é familiar, mas não me lembro da pessoa, não", afirmou Cecílio Berto Oliveira, morador do M’Boi Mirim, na zona sul de São Paulo, que passava ontem ao lado do diretório zonal do PT na região, na mesma rua onde 37 adolescentes foram apreendidos em um baile funk no fim de janeiro. "Sou petista. Ele é do PT?"


Por ali também transitava o vizinho Diogo Gomes. "Como é o nome dele? Nunca ouvi falar. Ave Maria! Nem sei quem é Haddad." Funcionária de uma lanchonete em frente, dona Áurea fez coro: "Haddad? Não lembro. Acho que já coloquei umas faixas pra ele aí na frente".


Com a tarefa de se apresentar para os eleitores petistas como Oliveira, Gomes e Dona Áurea, o ex-ministro Fernando Haddad inicia hoje, no M’Boi Mirim, um périplo pela cidade. Em todas as segundas e sextas-feiras o pré-candidato visitará bairros para ouvir líderes comunitários sobre os problemas locais, conversar com comerciantes e participar de reuniões plenárias nas quais debaterá com a população do bairro propostas para seu plano de governo.


O ex-ministro pediu à sua equipe de pré-campanha que não divulgasse uma parte da agenda que terá na zona sul. Oficialmente, ele participa apenas de uma plenária às 17 horas com líderes da região, que deve durar cerca de duas horas e deverá ter a participação do presidente do diretório municipal, Antonio Donato, e de vereadores. Antes, porém, Haddad pretende conversar com lojistas já na parte da manhã e visitar um hospital no começo da tarde.


Segundo um interlocutor, Haddad acredita que a imprensa pode atrapalhar sua missão de conhecer o cotidiano da cidade, da qual esteve afastado por oito anos - até o começo deste ano, quando se desligou do Ministério da Educação para disputar a prefeitura da capital.


Na segunda-feira, roteiro semelhante será seguido na Brasilândia, outro bairro da periferia, este na zona norte da capital.


No M’Boi Mirim o ex-ministro terá de conquistar eleitores saudosos da senadora Marta Suplicy, que em 2008 teve 60% dos votos válidos no 1.º turno, e 68% no 2.º, na zona eleitoral de Piraporinha, que engloba o bairro. "A Marta foi importante na duplicação da Estrada do M’Boi Mirim e regularizou o transporte irregular por aqui", afirmou Rodrigo Estabel, diretor da escola de samba Boêmios da Vila. "Acho que a Marta seria uma candidata mais forte", sustentou Oliveira.


Apesar do alto recall da ex-prefeita, a aposta geral é a de que o ex-presidente Lula será o grande cabo eleitoral de Haddad, mais do que a senadora e a presidente Dilma Rousseff. "O Lula hoje é o mais forte, no Brasil todo", disse Estabel. Questionado se Lula elegeria até um poste, Valdemiro José da Silva, o Didi, dono de um bazar no bairro, emendou: "De repente, elege até um jeguinho".


Dos moradores do M’Boi, o ex-ministro ouvirá reclamações de todos os tipos: faltam médicos nos prontos-socorros, há um problema sério de violência, adolescentes frequentam bailes funk, existem pontos sérios de afunilamento do trânsito. Faltam também opções de lazer.


A estratégia de iniciar a campanha na periferia contraria a ala do PT que avalia que estas regiões da cidade já votam no partido independentemente do candidato. Esse segmento acredita que Haddad deveria investir na classe média e nos setores conservadores. O pré-candidato, no entanto, seguirá roteiro traçado pela cúpula do diretório municipal, que entende que o PT precisa torná-lo conhecido na periferia. De acordo com esse grupo, a transferência de votos de Lula, por exemplo, não se concretizou em 2008.


Fonte:O Diário de Mogi

Um brinde à vida


fotos: Paula Moura



Apesar das dificuldades que a vida nos impõe, sempre é tempo de superar, relevar e celebrar. Ediel Braz Soares é a personificação de tudo isso, além de nos inspirar a encararmos o dia a dia com mais leveza, ao passo em que mantemos a fé em Deus. Na noite de 15 de fevereiro, o amigo abriu as portas de sua aconchegante morada, na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes, para festejar mais um ano de vitórias. De quebra, brindou os 14 anos de casamento com Rúbia Elen Da Rós Soares, com quem teve as lindinhas Carol e Stella Mara. Regado a pastéis diversos e visível clima de companheirismo, o encontro reuniu cerca de 120 pessoas, entre amigos e familiares que, ao longo dos anos, acompanham a bonita história de Ediel e do clã que formou. 


Fonte:Mogi News


Os vencedores da batalha da vida 
são homens perseverantes que, sem se julgarem gênios 
se convenceram de que,só pela perseverança e esforço poderiam chegar ao fim almejado.


 Um abraço do amigo Luizinho da Vila. Deus abençoe grandemente a sua bela família.







Tombamento


Divulgação

O Teatro Vasques, localizado na região conhecida como o Centro Histórico, junto ao Largo do Carmo, será o próximo patrimônio a ser oficialmente tombado pelo Conselho Municipal de Preservação Histórico e Artístico (Comphap) na reunião que ocorrerá no próximo dia 6 de março. 
Número 1
O Casarão do Carmo foi o primeiro bem a entrar na lista de tombamento. O decreto com as devidas correções solicitadas já deve ser aprovado na reunião deste dia para que seja providenciado o livro do tombo e o seu registro. Assim, Mogi contará, pela primeira vez, com um bem formalmente tombado, embora a lista de patrimônios seja bem extensa.


Casa de espetáculos
A informação foi dada pelo vice-presidente do Comphap, o arquiteto Paulo Pinhal. O Teatro Vasques foi inaugurado em 1902 como uma casa de espetáculos própria para operetas e teatro de revista. 
Escola Politécnica
Segundo informações fornecidas pela própria Secretaria Municipal de Cultura, o projeto original do edifício, cenografia, pintura e distribuição interna e camarins é do ator Roque de Castilhos, que foi aluno da Escola Politécnica do Rio de Janeiro.


Carlos Magno
Na década de 80, o teatro foi reformado e reinaugurado como Teatro Municipal "Paschoal Carlos Magno". Depois da reforma em 2002, voltou a se chamar "Teatro Vasques". Em 2009, passou por mais uma restauração. 
Museu
Pinhal está aguardando uma folga na agenda do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) para levar oficialmente o projeto do Museu da Cultura. A proposta, que ganhou apoiadores pelo Facebook, é tornar o local referência para a cultura do município: "Estou esperando a confirmação da data", afirmou Pinhal, que na semana passada levou o projeto ao vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB). 


Fonte:Mogi News

De novo



Paulo Villas Bôas de Carvalho
O titular da Secretaria de Saúde, Paulo Villas Boas, que tirou férias no ano passado, está curtindo folga novamente. Ontem, durante a prestação de contas da saúde na Câmara de Mogi, coube ao adjunto Marcelo Cusatis justificar a ausência do chefe. 
Estados Unidos
Segundo Cusatis, Villas Boas está visitando a neta nos Estados Unidos. O adjunto conhece bem a área da saúde e está por dentro dos assuntos e não tem problema para acumular a função de titular na ausência de Villas Boas. O que não é segredo para ninguém...


Fonte:Mogi News

Mais presente



Simei Baldani
Desde que Simei Baldani reassumiu a sua antiga função na Assembleia Legislativa, no gabinete do deputado estadual André do Prado (PR), ele está mais presente do que nunca nos assuntos da cidade. Ontem, por exemplo, acompanhou a prestação de contas da saúde na Câmara.


Fonte:Mogi News