sábado, 25 de fevereiro de 2012

Aeroporto significará “nova era”


Júlia Guimarães

Marcos Damasio
A possível instalação do terceiro aeroporto da Região Metropolitana de São Paulo no Distrito Industrial do Taboão significará "uma nova era" na história de Mogi das Cruzes. Este foi o grande consenso da audiência pública realizada na tarde de ontem na sede do Legislativo mogiano. O potencial de desenvolvimento econômico do empreendimento, com a criação de milhares de novos empregos e aumento expressivo da arrecadação tributária, foi o principal tema dos debates. O próximo passo da Comissão Especial de Vereadores (CEV) será a busca de apoio dos prefeitos e das câmaras municipais de todo o Alto Tietê, além dos deputados estaduais e federais que receberam votos no Município. A intenção é recolher assinaturas das autoridades e fazê-las chegar, posteriormente, às mãos da presidente Dilma Rousseff (PT).


Durante o encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcos Damásio, afirmou que, caso seja instalado, o aeroporto representará "um marco histórico" para a Cidade. Ele lembrou os grandes momentos de crescimento de Mogi, começando pela fase da siderurgia, com a antiga Mineração Geral do Brasil; passando pelo fortalecimento da agricultura, na época em que o Município era considerado o "cinturão verde" da Região Metropolitana; e ainda lembrando a instalação das universidades. "Hoje, estamos passando por um momento novo e importante, com o crescimento expressivo da indústria e da construção civil. E não tenho dúvida de que o aeroporto ainda significará uma nova era para nossa economia", destacou.


Na mesma linha de raciocínio, o deputado federal Junji Abe (PSD) lembrou os momentos de estagnação econômica da Cidade, com a construção da Rodovia Presidente Dutra, que isolou o Município antes da criação da Mogi-Dutra, e com a promulgação da legislação estadual de proteção de mananciais, que limitou expressivamente as possibilidades de recebimento de novos investimentos. Ele destacou no, entanto, que os desafios foram ultrapassados, especialmente após a aprovação da lei municipal que alterou o zoneamento do Taboão, gerando uma nova área de desenvolvimento industrial na Cidade. Ele ressaltou que mais tarde, durante sua gestão à frente da Prefeitura, foi este próprio Distrito o apontado como área ideal para recebimento do Taboão.


A vereadora Odete Souza (PSD) lembrou do impacto que o aeroporto internacional proporcionou para Guarulhos. A unidade gera hoje cerca de 20 mil empregos diretos e contribui expressivamente para a economia da Cidade, cuja arrecadação gira em torno de R$ 3 bilhões. Considerações semelhantes foram feitas pelo diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura, Renato Rissoni. Ele lembrou que, após sua implantação, o empreendimento guarulhense atraiu um grande número de empresas, especialmente nas áreas de logística e comércio exterior. "Com a diferença de que quando Guarulhos recebeu o aeroporto, já tinha uma população muito alta e hoje enfrenta problemas sociais sérios. Em Mogi, poderá haver um planejamento do crescimento".


A vereadora Emília Rodrigues (PTdoB) afirmou que, com a instalação do aeroporto, Mogi dará "um salto para o futuro". Ela destacou que o Taboão é uma das poucas áreas despovoadas da Região Metropolitana de São Paulo, já bastante saturada pela urbanização. O presidente da ONG Guerrilheiros do Itapeti, Mário Berti Filho, defendeu que a Câmara, com apoio da Prefeitura, contrate uma empresa especializada para realização de estudos que indiquem a viabilidade técnica de instalação do aeroporto em Mogi. Já o presidente da Associação dos Moradores do Jardim São Pedro, Adalberto Andrade, defendeu o envolvimento de todos os deputados e senadores que receberam votos em Mogi. "Estes parlamentares precisam aderir à causa. Essa luta precisa do apoio político de todos eles e nós devemos cobrar".


O presidente da CEV, vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), informou que nos próximos 14 dias deverá solicitar às câmaras municipais de toda a Região que enviem moções ao Governo Federal em apoio à instalação do aeroporto em Mogi. Ele também quer coletar assinaturas dos prefeitos de todo o Alto Tietê em um documento único. Cópias dos ofícios deverão ser anexadas a um relatório para encaminhamento à presidente Dilma Roussef. O vereador acatou a sugestão de Adalberto Andrade e disse que solicitará apoio de todos deputados federais e senadores que receberam votos em Mogi.


Fonte:O Diário de Mogi