terça-feira, 27 de março de 2012

Deputado André do Prado participa da entrega de Bases Comunitárias Móveis para o Alto Tietê


44414[1].jpg
Deputado André do Prado participa da entrega de Bases Comunitárias Móveis para o Alto Tietê


O deputado estadual André do Prado participou, nesta segunda-feira (26), da entrega, pelo governador Geraldo Alckmin, de 200 novas Bases Comunitárias Móveis (BCM) que serão distribuídas para todas as regiões do Estado. No Alto Tietê, os municípios contemplados foram: Arujá, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Itaquaquecetuba.


“Agradeço ao governador Alckmin por atender essa necessidade da região do Alto Tietê, garantindo mais segurança para a nossa população com a entrega dessa base móvel que segue o modelo de Polícia Comunitária, garantindo mais atenção à comunidade, possibilitando até o registro de ocorrências”, salientou André do Prado, interlocutor entre o Alto Tietê e o Estado na busca de investimentos em segurança.


 Nas bases comunitárias, podem ser registradas as mesmas ocorrências que estão disponíveis na Delegacia Eletrônica – acidentes de trânsito sem vítimas, furtos de veículos, desaparecimento e encontro de pessoas, furto ou perda de documentos, celulares e placas de veículo. Por meio desse posto permanente, o cidadão conhece os policiais que atuam no bairro e se sentem mais à vontade para trocar informações e fazer denúncias, o que facilita o trabalho da polícia.


“A base comunitária móvel tem muita eficácia porque ela tem mobilidade. Você, às vezes, colocando a base dois quarteirões do lado, três quarteirões do outro lado, você traz uma grande segurança e surpreende a atividade criminosa. E a polícia comunitária, o bairro conhece o policial, confia no policial, colabora com ele e, ao mesmo, tempo a polícia conhece o bairro”, destacou Alckmin.


O investimento estadual na compra das bases foi de R$ 29,5 milhões, ao custo de R$ 118 mil cada. Elas são equipadas com todo o aparato necessário, como aparelhos de radiocomunicação digital e giroflex. A Polícia Militar distribuiu as bases de acordo com os índices de criminalidade, enviando-as para locais em que o policiamento se faz mais necessário.


A capital receberá 61 bases, a Grande São Paulo terá mais 44 e 91 irão para as cidades do interior. Das quatro restantes, duas ficam com o Centro Superior de Manutenção de Material Moto Mecanizado (CSM/MM), uma vai para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) e uma para a Escola Superior de Soldados (ESSd). Para o mês de abril, está prevista outra entrega de mais 50 novas bases.


Fonte:Clarissa Johara comunicacaoandredoprado@hotmail.com

Presidente do DEM e novo líder no Senado fala em expulsar Demóstenes


'Não convivemos com a perda de ética', afirmou José Agripino ao comentar denúncias que envolvem senador, supeito de ter ligações com empresário Carlinhos Cachoeira
Rosa Costa, da Agência Estado
BRASÍLIA - Horas depois de acumular o cargo de presidente do DEM e o de líder do partido no Senado, José Agripino (RN), disse que a reação contra o senador Demóstenes Torres (GO), no caso de comprovado seu envolvimento com o esquema comandado por Carlinhos Cachoeira, será a mesma adotada contra o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, que renunciou para não ser expulso. "Estamos no campo das hipóteses. Evidentemente, um partido com a história do DEM, que já fez o que já fez, chegando à expulsão de um governador, tem autoridade moral para dizer que vai fazer o que os outros partidos nunca fizeram", afirmou.


Veja também:
Procurador-geral da República vai ao STF para investigar Demóstenes
Senador desconhecia atividades de Carlinhos Cachoeira, diz advogado
José Agripino não descarta punição se denúncia for confirmada - Ed Ferreira/AE
Ed Ferreira/AE
José Agripino não descarta punição se denúncia for confirmada
No entender de Agripino, se houve erro, cabe ao partido tomar a decisão de punir. "O DEM vai esperar a Procuradoria-Geral da República dizer quem é culpado e quais as faltas cometidas", disse ele, acrescentando que Demóstenes espera pela divulgação do inquérito sobre a Operação Monte Carlo para se defender. "Não convivemos com a perda de ética. O DEM tem como comportamento honrar o passado que o Brasil todo conhece", destacou.


Agripino passou a acumular o cargo de líder após o senador Demóstenes ter decidido nesta terça se afastar "para acompanhar a evolução dos fatos noticiados nos últimos dias".


Fonte:O Estado de S.Paulo

Lula recebe visita de FHC em hospital de São Paulo


Lula tratou câncer de laringe e se recupera de inflamação na garganta.
Ele também passa por sessões de fonoaudiologia no hospital Sírio-Libanês.
Do G1, em Brasília
96 comentários
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na manhã desta terça-feira (27) a visita do  ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, segundo informou a assessoria do Instituto Lula.
Lula recebeu a visita de Fernando Henrique no hospital (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Lula recebeu a visita de Fernando Henrique no hospital (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Lula, que teve um câncer de laringe diagnosticado no ano passado, passa por acompanhamento no hospital por conta de uma inflamação na garganta e também faz sessões de fonoaudiologia.
Segundo informou a assessoria do Instituto Lula, FHC chegou ao hospital por volta das 11h e deixou o local às 11h50, sem falar com a imprensa. Conforme a assessoria do instituto, Fernando Henrique Cardoso afirmou acreditar que Lula "está se recuperando bem" e comentou que achou o ex-presidente "muito bem, melhor do que esperava".
Os dois ex-presidentes acompanham as negociações referentes à eleição municipal de São Paulo. Lula apoia a candidatura do ex-ministro da Educação e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT). No último final de semana, o PSDB escolheu como candidato o ex-governador José Serra.
Fernando Haddad
Haddad visitou Lula na semana passada e disse que Lula está otimista em relação a uma possível aliança entre PT e PSB. A expectativa é que o PSB apoie a candidatura de Haddad. Lula deve receber nos próximos dias  em seu apartamento em São Bernando do Campo, no ABC, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos.
Lula "está confiante", disse Haddad. "Tem uma relação muito estretira com o Eduardo. Tem muito respeito pela liderança que ele é. A conversa é não só com o PSB, mas com os demais partidos", afirmou o ex-ministro.
Haddad disse ainda que não participará da reunião e que não há pressa, pois é preciso respeitar o cronograma dos partidos. A estratégia é não apenas conseguir o apoio do PSB, mas evitar que membros desse partido em São Paulo que são ligados ao PSDB possam estabelecer alianças e fortalecer a candidatura de José Serra à prefeitura.


Fonte:G1.com.br

Vereadores justificam limitações


Júlia Guimarães
Reportagem publicada por O Diário na edição do último domingo mostrou que, entre janeiro de 2009 e março de 2012, os vereadores mogianos apresentaram 191 projetos para denominação de ruas ou para outorgas de títulos. Outras 91 iniciativas tramitaram na Câmara Municipal para inserção de datas no calendário oficial do Município, criação de Comissões Especiais de Vereadores (CEVs) ou declaração de utilidade pública de entidades. Juntas, as 282 propostas correspondem a 80,9% de toda a produção da atual legislatura, quando foram elaborados 349 projetos. Os números falam por si e deixam evidente a baixa qualidade das proposituras. Porém, os vereadores alegam que o trabalho parlamentar fica prejudicado em razão das restrições impostas pela Constituição Federal, que os deixa proibidos de interferir no orçamento municipal. Alguns deles, defendem reformas na legislação.


Ontem, vereadores representantes das quatro principais bancadas da Câmara de Mogi comentaram o levantamento feito por O Diário. Todos, sem exceção, ponderaram sobre as dificuldades que possuem para elaboração de projetos de lei que tenham reflexos diretos no cotidiano da população, sem a criação de gastos. Matérias que geram custos aos cofres municipais, que são administrados pelo Executivo, são consideradas inconstitucionais por que ferem o princípio básico de independência entre os poderes, previsto pela Constituição. Eles ainda procuraram destacar que o trabalho do Parlamento vai além da criação de novas leis e passa também pela análise dos projetos de iniciativa do prefeito, ações de fiscalização da Administração Municipal e elaborações das moções, requerimentos e indicações.


O presidente da Câmara, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, explica que, por causa das restrições constitucionais, a Câmara não pode propor matérias que versem, por exemplo, sobre construção de escolas ou postos de saúde. "A função do vereador é criar leis, mas temos de verificar quais são de competência do Legislativo. Se eu criar qualquer lei que tenha custo, será considerada inconstitucional. Então, o trabalho fica muito restrito. Nós trabalhamos junto com o Executivo. Somos nós, na Câmara, que aprovamos os projetos enviados pelo prefeito para, por exemplo, a ampliação das creches ou a construção do hospital de Braz Cubas. Ninguém trabalha sozinho, nem o prefeito e nem os vereadores. Então é muito vago fazer uma análise apenas dos projetos apresentados. O trabalho do Legislativo é muito mais amplo", rebateu.


O líder do PMDB na Câmara, Mauro Luiz Claudino de Araújo, fez considerações semelhantes e defendeu mudanças na Constituição. "Eu acho, e venho sempre repetindo, que o Poder Legislativo no Brasil ficou um pouco aleijado, meio subordinado ao Poder Executivo. Temos propostas importantes, como o projeto apresentado pelo vereador Bibo prevendo a fixação de placas para incentivo da doação de órgãos em prédios públicos, que são consideradas inconstitucionais por causa da geração de despesas. Infelizmente isso é previsto pela legislação federal. Então, o que eu defendo é a valorização do Poder Legislativo. O Parlamento deveria ter uma função maior, não apenas de fiscalizar mas também de participar da formatação do orçamento".


O vereador Nabil Nahi Safiti, líder do PSD na Câmara, procurou destacar que o trabalho dos vereadores mogianos vai além da elaboração de projetos. "A limitação é muito grande e o Legislativo acaba perdendo a força que deveria ter. Eu acho que isso tem de ser revisto. Uma questão que tem de ser levada em conta é que, apesar de não podermos propor os projetos, nós continuamos trabalhando com a elaboração das moções, requerimentos e indicações. As estatísticas indicam que cerca de 60% das indicações enviadas pela Câmara são atendidas pelo Executivo. E isso também é muito importante".


Membro da bancada tucana, o vereador Jolindo Rennó Costa, procurou ressaltar que também é relevante o trabalho, desempenhado pelo Legislativo, de análise e aprovação dos projetos de autoria do Executivo, que normalmente são a maioria entre as propostas em trâmite. "Nós não podemos fazer projetos que onerem os cofres municipais. Essa restrição é prevista na Constituição Federal e também pela Lei de Responsabilidade Fiscal. E eu acho que é correta, para não haver interferências no plano de governo traçado pelo prefeito. Então, é importante destacar que o grande papel da Câmara Municipal é analisar os projetos oriundos da Prefeitura. É por isso que os poderes devem andar em sintonia para aprovação das propostas porque, do contrário, quem perde é a Cidade, é o próprio cidadão".


Fonte:O Diário de Mogi

Secretários embarcam com Serra



ESTRATÉGIA O vice-governador Afif Domingos irá para a campanha de Serra, mas não deixará o cargo


SÃO PAULO
Integrantes do governo de São Paulo e aliados do prefeito da capital vão embarcar na campanha de José Serra (PSDB) na eleição municipal. Secretários do governo de Geraldo Alckmin devem deixar suas funções a partir das próximas semanas para atuar na cúpula da equipe de Serra e o próprio prefeito Gilberto Kassab (PSD) já admite que vai trabalhar abertamente a favor da candidatura de seu aliado.


Os três principais integrantes da coordenação de campanha de Serra virão do Palácio dos Bandeirantes: o vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD), indicado por Kassab; o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido; e o secretário de Cultura, Andrea Matarazzo.


Nomes dos secretariados de Alckmin e Kassab deixarão seus cargos para evitar acusações de uso da máquina pública na campanha. Nos bastidores, PSDB e PT já trabalham com a perspectiva de uma guerra de máquinas na capital paulista: o Estado e a Prefeitura a favor de Serra e o governo federal em prol de Fernando Haddad, ex-ministro.


Em seu discurso após a vitória na prévia do PSDB, no domingo, Serra atacou o "uso da máquina pública para servir aos interesses de um partido", numa referência indireta ao PT e governo federal.


Com uma palestra sobre economia agendada para amanhã, na Espanha, Serra vai atrasar as costuras para coligações. As articulações, por ora, ficarão nas mãos do "quarteto de ouro", liderado por Alckmin e Kassab, e com a participação do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e do ex-governador Alberto Goldman. Com o PSD de Kassab garantido, a ordem é buscar os parceiros tradicionais como o DEM e o PPS e apressar acordos com o PV e o PP.


O principal elo entre a campanha de Serra e o governo do Estado será Edson Aparecido, que é um dos principais articuladores políticos de Alckmin e vai atuar no comando da equipe tucana na eleição. Ele pretende deixar o governo até o fim de abril. Grande aliado de Serra e cotado para vice na chapa caso o PSDB opte pelo formato puro-sangue, Matarazzo também deixará a pasta da Cultura no próximo mês.


Nos próximos dias, ele deve conversar com Alckmin para definir a data de sua saída e ajudar na indicação de seu substituto.


O vice-governador Guilherme Afif Domingos irá para a campanha de Serra, mas não deixará o cargo. Próximo ao ex-governador tucano, Afif vai compor a cota de Kassab na coordenação da equipe. Afif era o nome mais cotado pelo PSD para disputar a Prefeitura caso optasse pela candidatura própria. Ele coordenou na capital a campanha de Alckmin ao governo em 2010.


Aliados de Serra defendem que ele chame o mais rápido possível os derrotados na prévia - José Aníbal e Ricardo Tripoli - para uma composição. Sugerem ainda a criação de um conselho político para dar espaço a todos que queiram colaborar. O secretário Bruno Covas (Meio Ambiente), que desistiu da prévia em favor de Serra, será convidado a integrar o grupo. Afinado com Alckmin, ele deve ser uma das pontes com a juventude do PSDB, com quem Serra chegou a brigar no ano passado.


Fonte:O Diário de Mogi


Missa de aniversário de Poá acaba na Delegacia

Uma missa em homenagem aos 63 anos de Poá foi o estopim para um desacerto entre mulheres da política da Cidade, que acabou na Delegacia, com a vereadora Jeruza Reis (PTB) registrando um boletim de ocorrência, onde se queixa de uma agressão que teria sofrido de uma assessora de Márcia Bin de Sousa, esposa do prefeito Francisco "Testinha" Pereira de Sousa (PDT). A assessora, a princípio identificada apenas como "Carla", teria machucado o braço da vereadora após agarrá-la, à saída da missa, na Praça de Eventos de Poá, onde os desentendimentos começaram. Jeruza contou o que aconteceu, no Facebook: "Na missa, durante o Pai-Nosso, fui dar a mão à primeira-dama, que estava ao meu lado. Ela cerrou os punhos e não correspondeu, mas mesmo assim, coloquei minhas mãos sobre a dela. Depois, na hora da "Paz de Cristo", fui cumprimentá-la e ela virou a cara para mim". A vereadora conta que só não esperava que, ao término da missa, uma assessora da mulher do prefeito "viesse ao meu encontro, para me agredir, na frente de todo mundo". Um segurança teria afastado a assessora que, entretanto, não se conformou, como conta Jeruza: "Quando estava a caminho do lado externo do local da missa, esta mesma assessora começou a gritar meu nome, veio atrás de mim e me agrediu fisicamente, pegando meu braço. Uma pessoa que participava da missa que acabou desvencilhando-me dela". Jeruza, virtual candidata a prefeita, saiu dali e foi direto para a Delegacia de Polícia, onde registrou queixa e, ontem, lamentou o baixo nível a que chegaram certas integrantes da política poaense.


Fonte:O Diário de Mogi

Organização Social


Mayara de Paula

A Comissão Municipal de Seleção da Prefeitura de Mogi decidiu acatar o recurso apresentado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e manteve a empresa no chamamento público para assumir o contrato de gestão para o gerenciamento das unidades básicas de saúde - estratégia saúde da família - nos bairros Novo Horizonte e Conjunto Toyama, além do programa de agentes comunitários em Jundiapeba. A próxima abertura de envelopes deste processo está marcada para hoje.


Fonte:Mogi News

Carro velho


Erick Paiatto

Durante a última visita da Comissão de Obras da Câmara de Mogi no Jardim Aeroporto, o passatempo preferido dos vereadores Jolindo Rennó Costa (PSDB) e Carlos Evaristo da Silva (PSD) foi verificar a situação dos carros abandonados pelas ruas do bairro. Um delas era um Voyage velho, com uma toalha verde em cima. Segundo os vereadores, a pessoa "compra a toalha e ganha o carro de presente". Depois eles também viram a carcaça de um jipe abandonado.


Fonte:Mogi News

Pacaembu


Divulgação

O segundo piscinão de Mogi das Cruzes poderá ter uma estrutura parecida com o reservatório do Pacaembu, localizado na Zona Oeste de São Paulo, que fica abaixo da praça Charles Muller, em frente ao estádio.
Subterrâneo
Inaugurado em agosto de 1995, ele é o único piscinão subterrâneo de São Paulo. A intenção de construir o piscinão de Mogi neste formato foi revelada pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), que, embora já tenha afirmado desconhecer o custo que o novo piscinão terá, quer "casar" uma obra necessária e aliar com o lazer igualmente tão reivindicado pela população. 
Custo
Resta saber quanto custa este novo modelo de piscinão subterrâneo. Será que é mais caro que os tradicionais? Recentemente, a Prefeitura de Mogi contratou uma empresa para fazer o projeto executivo da obra, que deverá ficar pronto em breve. 


Fonte:Mogi News

Para reforma Pró-Criança fechará durante duas semanas para obras


Erick Paiatto

Imóvel no Mogilar receberá primeira reforma depois de cinco anos funcionando ininterruptamente
A unidade de saúde de Pronto Atendimento Infantil, o Pró-Criança, instalado no Mogilar, será fechada para atendimento ao público entre os dias 9 e 23 de abril. A informação foi divulgada ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). O motivo: a realização das obras para reforma e manutenção do prédio. "É uma medida extremamente necessária, especialmente para o período pré-inverno, quando o movimento no Pró-Criança aumenta consideravelmente. Desde que o Pró-Criança foi construído, há mais de cinco anos, o prédio permaneceu aberto de segunda a segunda, por 24 horas. Nunca recebeu serviços além de uma pintura. E agora, depois de tanto tempo, é preciso trocar o piso, melhorar o setor de espera e acomodação das crianças e dos pais, entre outros serviços em que o uso de um determinado material de construção pode complicar ainda mais a saúde da criança. Então decidimos fechar por duas semanas", detalhou Bertaiolli. 
Durante o período, segundo o prefeito, as unidades de Pronto Atendimento 24 horas em César de Souza (Posto da Vila Suissa), Jardim Universo e Jundiapeba é que estarão encarregadas de receber os pacientes até então atendidos no Pró-Criança. 
Levantamento da Prefeitura indica que entre os meses de maio e agosto, o Pró-Criança, no Mogilar, registra em média um aumento de até 25% de pacientes com graves problemas respiratórios, como pneumonia, além de outras situações de urgência e emergência, que necessitam de internação hospitalar. Contudo, nas últimas semanas, o movimento tem sido intenso na unidade. A média de atendimento passou de 180 crianças por dia para 300 neste início de ano. O valor da reforma não foi divulgado. (N.A.)


Fonte:Mogi News

violência: Mogi tem um veículo roubado por dia


Este tipo de crime teve aumento de 83,33% na cidade no mês de fevereiro; outros índices também cresceram
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

Furto de veículos teve queda em Mogi, provavelmente em função do aumento de roubos
Um carro foi roubado por dia em fevereiro deste ano em Mogi das Cruzes, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Foram 33 ocorrências desta natureza, índice 83,33% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 18 veículos foram roubados. 
Mogi das Cruzes também apresentou aumento nos índices de roubo, tráfico de drogas e furto de veículos. O número de ocorrências de roubo subiu de 89 para 117 entre fevereiro de 2011 e o mesmo mês de 2012, uma variação de 31,46%. O índice ainda é menor do que o registrado entre janeiro de 2011 e janeiro 2012, quando o crescimento foi de 34,7%. 
As ocorrências de tráfico de drogas aumentaram 18% no período comparado. O furto de veículos cresceu 4,76%, passando de 63 em fevereiro de 2011 para 66 no mês passado. 
O número de homicídios caiu em 50%: de duas ocorrências em fevereiro de 2011, passou para uma no mês passado.


Região
Sete carros por dia foram roubados na região do Alto Tietê durante o mês passado. Pelo segundo mês consecutivo, o roubo de veículos foi o crime que mais cresceu na região, entre os meses de fevereiro de 2011 e o mesmo período de 2012. Duzentos e quinze veículos foram roubados nas dez cidades da região, 44% a mais do que fevereiro do ano passado, quando foram registradas 149 ocorrências desta natureza. 
Em Arujá, o crescimento chegou a 166%, passando de nove ocorrências em fevereiro de 2011 para 24 em fevereiro deste ano. A cidade de Poá também registrou alta. O crescimento de um período para o outro foi de 133%. A única cidade da região que não registrou nenhuma ocorrência deste tipo foi Biritiba Mirim. 
O balanço com os resultados negativos para a região foi divulgado na tarde de ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que revelou também outros indicadores criminais de São Paulo. O aumento nas ocorrências de roubo de veículo pode ser encarado como um novo comportamento criminoso. Isso porque o número de ocorrências de furto no mesmo período teve aumento menos expressivo:13%. Em fevereiro do ano passado, foram registradas nas cidades da região 701 ocorrências desta natureza, índice que pulou para 794 no mesmo mês deste ano. 
O roubo, ou seja, quando a vítima é ameaçada ao ser abordada, também aumentou no período. Segundo levantamento da SSP, o índice subiu 14% de fevereiro de 2011 para o mesmo mês de 2012. Foram 384 ocorrências registradas no ano passado, contra 437 neste ano.


Enquanto em cidades consideradas "tranquilas", a prática do crime cresceu 400%, como em Biritiba Mirim, por exemplo, em outras o indicador caiu, o que puxou o índice regional para baixo, como no caso de Salesópolis (queda de 100%), Guararema (66,67%) e Santa Isabel (64,71%). Em Suzano, o volume de roubos foi igual no período: 93 ocorrências. 
Três indicadores criminais sofreram queda na região: homicídio, tráfico de drogas e furto de veículos. O primeiro diminuiu 39%, caindo de 18 ocorrências em fevereiro de 2011, para 11 no mesmo período deste ano. Em Mogi, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e Santa Isabel, o índice caiu 50%. Em Poá, a queda foi de 100% e nas cidades de Biritiba, Salesópolis e Guararema, não foram registradas ocorrências deste tipo no período analisado.

Fonte:Mogi News

Complexo esportivo e cultural Caixa libera R$ 2,8 mi para lazer


Recursos federais serão utilizados para a implantação de projetos esportivos, de cultura e de assistência social
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Solenidade ontem formalizou a liberação dos recursos da Caixa Federal para a Prefeitura de Mogi
Representantes da Caixa Econômica Federal estiveram ontem na cidade para anunciar a liberação de R$ 2,820 milhões do governo federal para a Prefeitura de Mogi para a implantação de projetos esportivos, de cultura e de assistência social. Os recursos, provenientes de três ministérios - Cultura, Esportes e da Ação Social - serão somados a uma contrapartida da administração municipal, de R$ 834.826,93, para a construção de uma Praça de Eventos e Cultura (PEC), uma cozinha comunitária e um Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Este último, orçado em R$ 385 mil, faz parte do programa de reurbanização do bairro e já tem obras em andamento no terreno de 5 mil metros quadrados entre as ruas Aurora Ariza Meloni e Hélio Borenstein. 
A cozinha comunitária, orçada em R$ 883,931 mil, que tem por objetivo funcionar numa versão federal do "Bom Prato", com fornecimento de 100 pratos de alimentação por dia a preço simbólico, ainda aguarda abertura de processo licitatório para contratação da empresa que irá realizar as obras de construção. Mesma situação do complexo esportivo que, além de quadras poliesportivas e academia de ginástica, terá ainda um bloco de cultura com cineteatro (capacidade para 60 pessoas), biblioteca e telecentro, tudo ao custo de R$ 2.388.715,89. 
A expectativa, segundo o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), é de que as obras tenham início no segundo semestre e possam ser concluídas no início de 2013. "A ideia é dar dignidade, dar conforto e melhorar a vida das pessoas. No Jardim Nova União, já havia o projeto de urbanização com a questão do saneamento e pavimentação de ruas, e, agora, estamos avançando, com os serviços para lazer, entretenimento e assistência social dos moradores. O mesmo deve ser feito em outros bairros. Talvez não dê tempo de entregar tudo até o fim do ano, porque o cronograma de obras é diferente. Mas todos terão serviços para melhorar a qualidade de vida", destacou Bertaiolli, citando Jardim Aeroporto, Jardim Lair, Santos Dumont e Jardim Rodeio, que têm obras em andamento. 
Na avaliação do gerente regional da Caixa, Edson Macenas, a liberação dos R$ 2,820 milhões ontem teve uma comemoração especial. "Estamos habituados com os programas habitacionais e ver um projeto deste porte, para desenvolvimento de um centro de esportes e lazer, é um contrato diferenciado porque vai dar estrutura para o bairro, também do ponto de vista social", destacou. 
Moradora há 29 anos do Jardim Nova União, a dona de casa e líder comunitária Rosa Maria Antunes, de 57 anos, ficou emocionada ao fim da solenidade. "Nossa luta sempre foi ter o mínimo de condições: saneamento, creche, escola. E estamos conseguindo muito mais. A praça e a cozinha vão dar uma nova cara ao Jardim Nova União", disse.


Fonte:Mogi News

Bombeiros :Novo Grupamento vai facilitar mais parcerias


Comandante, que ainda será anunciado, deverá iniciar as negociações com a Prefeitura de Mogi para buscar novo endereço para a sede
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Inicialmente, o Grupamento funcionará no bairro do Shangai, no mesmo local onde está instalado o 1º Subgrupamento dos Bombeiros
A elevação de Subgrupamento para o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes vai possibilitar a realização de novas parcerias com as prefeituras da região. A mudança foi confirmada na sexta-feira da semana passada por meio de uma publicação no Diário Oficial do Estado.


Nos próximos dias, um novo texto deverá ser publicado, desta vez com o nome do novo tenente-coronel que comandará a unidade, além do quadro completo de oficiais. Somente após esta informação e a posse do escolhido é que o grupamento passará a operar de forma oficial.


Inicialmente, ele funcionará no bairro do Shangai, no mesmo local do agora 1º Subgrupamento da região. No entanto, o novo comandante deverá iniciar as negociações com a administração municipal a fim de buscar um novo endereço para a sede.


Este local a ser definido receberá a chefia da unidade e toda a parte administrativa do Grupamento, que compreende o setor de Recursos Humanos, e os departamentos de vistoria (emissão de laudos), orientação (parte educacional responsável pelas palestras e campanhas) e a fiscalização.


O tenente-coronel Minoru Iamashita, comandante do 5º Grupamento de Guarulhos, batalhão que era responsável por Mogi antes da elevação, avalia que, com a mudança, "a autonomia na tomada de decisões é um dos grandes benefícios desta nova fase". 
"As estratégias de combate e a prevenção aos acidentes serão ampliadas, assim como a conquista de mais recursos materiais e humanos", disse. "O trabalho integrado com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Mogi é um exemplo de parceria que pode ser expandida agora com a alteração" destacou Iamashita.


O Samu da cidade funciona de forma integrada com o setor de resgate dos Bombeiros.


O envio de novos bombeiros e viaturas será progressivo. "Neste primeiro momento haverá um remanejamento. O Estado realizou um estudo e identificou as unidades que poderiam enviar bombeiros para Mogi para dar início aos trabalhos do Grupamento", explicou.


Ele destacou, ainda, que o novo comandante "deverá ser alguém que atua na região". 


Região
O Grupamento de Mogi coordenará os trabalhos nas seguintes cidades: Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi, Guararema, Salesópolis e Biritiba Mirim. Arujá e Santa Isabel sendo atendidas pela unidade de Guarulhos. 
Suzano passará a ter um Subgrupamento. Mogi, além do Grupamento, segue com o Subgrupamento, que funcionará no mesmo local de hoje, o bairro do Shagai. Itaquá segue com o seu Subgrupamento. 
erraz tem um convênio assinado para a construção de um posto, assim como Poá já mostrou interesse de receber uma companhia dos Bombeiros. Com a elevação estes processos serão acelerados.


Fonte:Mogi News

Obrigatório Recadastramento do Bolsa Família termina dia 30


Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Marinês: "Quem não se recadastrar terá benefício cortado"
As famílias beneficiárias do Bolsa Família que não fizerem o recadastramento até o próximo dia 30 terão o beneficio cortado. A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que das 17.599 famílias inseridas no programa federal, 279 ainda precisam atualizar as informações do cadastro. No entanto, a maior parte destas pessoas já apresentou os documentos necessários para esta atualização.


Desde janeiro, as pessoas que estão com alguma pendência com o cadastro do programa social tiveram os valores do beneficio bloqueados. A secretária municipal de Assistência Social, Marinês Piva, disse que a maior parte das pessoas que constatou o bloqueio do dinheiro já procurou a pasta para solucionar a questão. "Este bloqueio é temporário até que a família regularize a situação. Ela pode procurar o Terminal Central ou CIC (Centro de Integração da Cidadania) de Jundiapeba para reverter a situação. Mas se não fizer isso até o dia 30 de março, o benefício é cancelado e será muito difícil voltar a recebê-lo", destacou.


Para fazer a revisão, é preciso levar os documentos pessoais de todos os integrantes da família, como o RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante atualizado de endereço, além da carteira de vacinação e certidão de nascimento das crianças. "O Bolsa Família é baseado em três critérios, o primeiro é participar de programas sociais, o segundo é a criança estar matriculada na escola e o último é a saúde, onde é preciso passar por avaliação nutricional uma vez por semestre", disse a secretária. 
A revisão cadastral é realizada a cada dois anos para identificar como está a situação de cada família. "Isso é feito para garantir a atualização das informações prestadas por cada família. Assim, podemos ver a situação do mercado de trabalho de cada membro, dos dados das crianças na escola, além de identificar as pessoas que não precisam mais receber o beneficio, para que este valor possa ajudar outras pessoas", ressaltou Marinês. 
A secretária avaliou que o número de famílias que estão com alguma pendência é pequeno. "As pessoas estão informadas. No próprio estrato bancário já vem a informação que é preciso fazer o recadastramento", contou.


Fonte:Mogi News