terça-feira, 25 de outubro de 2011

Droga preocupa usuário de parque

IVAN CARVALHO


Especial para O Diário
Durante anos, Parque Botyra Camorim Gatti, no Centro Cívico, ficou conhecido como ponto de encontro de usuários de drogas, mas após a revitalização, há um ano, o espaço passou realmente a ser um centro de lazer, com famílias inteiras aproveitando os campos, as quadras, os equipamentos de ginástica, a pista de atletismo e a área reservada aos esportes radicais. Após a reforma, o local também ganhou reforço na iluminação, garantindo a prática de atividades físicas à noite. Porém, nos últimos meses, esta realidade começou a mudar novamente, com a presença de jovens que, segundo os frequentadores, estariam consumindo bebidas alcoólicas e drogas como cocaína, crack e maconha.


A reportagem de O Diário esteve no local e constatou que as câmeras de monitoramento e a existência de um posto da Guarda Municipal 24 horas (instalados em março deste ano) não inibem a utilização de drogas. Para a Secretaria Municipal de Segurança, a falta de punição em caso de porte contribui para o desrespeito.


A grande preocupação dos denunciantes é que o Parque está cercado pela Estação Central de Ônibus, pela Estação Estudantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pelos dois Fóruns e pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), além de servir como acesso a milhares de pessoas que transitam por ali.


Em uma conversa rápida com um dos rapazes que frequenta o Parque há mais de 17 anos, ele destaca que o problema do consumo de drogas no local nunca foi realmente solucionado. T. A., de 33 anos, disse que após a revitalização, diminuiu muito o número de usuários no local, mas durante a noite, "os nóias fazem a festa". "O pessoal não tem vergonha, ou a perdeu, pois existem câmeras e os guardas que fazem a segurança. Sempre joguei bola e cheguei a fumar com alguns amigos aqui, mas de um tempo para cá, as coisas começaram a ficar um pouco mais pesadas. Alguns cheiram cocaína na cara larga e fumam o famoso ‘mel’ (cigarro de maconha com crack)", revelou o rapaz.


Outro jovem, T.S., de 27 anos, disse que o problema não é só no Parque. De acordo com ele, que revelou ser usuário de crack, a droga está instalada em todas as regiões da Cidade. "Infelizmente, não é só aqui que encontramos a galera fumando. Aqui chama mais atenção porque está rodeada de prédios da administração pública. Mas os caras não estão nem aí, fumam mesmo, ficam doidões, principalmente na sexta-feira. No sábado e domingo é muito fácil encontrar resquícios de drogas e cápsulas de bagulho", explicou.


O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, diz que os usuários sabem que não vão ser presos ou incriminados por conta disso. Segundo ele, estudos apontam que 20% da população brasileira usaram ou ainda experimentaram algum tipo de droga, o que leva a crer que, em Mogi, cerca de 80 mil pessoas fazem parte desta estatística. "Os traficantes aproveitam o grande número de pessoas para traficar a droga. Não temos como controlar, são muitas pessoas envolvidas. É um problema de saúde pública. Precisamos trabalhar para conscientizar os jovens, como fizeram com cigarro. Esta é a política correta", defendeu.


Flagrante


A última apreensão no Parque foi às 19h36 do dia 30 de setembro. A Guarda Municipal prendeu, em flagrante, um jovem, do Jardim Rodeio, que estava com maconha. A cena foi capturada pela câmera do local e as imagens puderam ser usadas como prova. "Acho que este é um bom exemplo do trabalho da Guarda Municipal e da Ciemp (Central Integrada de Emergências Públicas), no combate à criminalidade em espaços públicos da Cidade" destacou o secretário.


Fonte:O Diário de Mogi

Alto Tietê quer ligação Mogi-Ferraz

Júlia Guimarães


O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) definiu ontem, durante reunião em Ferraz de Vasconcelos, pela elaboração de um amplo plano regional de mobilidade urbana. No documento, deverão constar grandes obras viárias para melhoria da ligação entre os municípios. O maior projeto deverá ser a construção de uma longa avenida paralela à linha férrea, entre Mogi das Cruzes e Ferraz. Caso saia do papel, a proposta pode, finalmente, viabilizar a extensão da Avenida Guilherme Giorgi, entre Braz Cubas e Jundiapeba. A ideia, ainda embrionária, deverá ser pleiteada ao Governo do Estado sob o argumento de melhoria do tráfego da porção Leste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), já com vistas à Copa do Mundo de 2014.


A proposta de construção da avenida partiu do prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra (PSB). Ele explicou que são poucos os trechos que precisam ser construídos para viabilização do projeto. Uma parte, dentro de Ferraz, já entrará em obras no início do próximo ano, com um investimento de R$ 11 milhões dos próprios cofres municipais. "Temos de fazer a avenida em todo o trecho para ligar Ferraz, Poá, Itaquaquecetuba, Suzano e Mogi. Este projeto precisa sair do papel".


A ligação Mogi-Ferraz pode se tornar essencial para desafogar o trânsito na Região. Reportagem publicada recentemente por O Diário mostrou o drama de motoristas que levam cerca de uma hora para percorrer a SP-66, única alternativa para o trecho entre Mogi e Suzano. Ontem, Abissamra argumentou que este é o momento certo de viabilização dos recursos junto ao Estado, em razão das políticas de incentivo ao desenvolvimento da Zona Leste de São Paulo. "Vamos buscar os recursos com o Governo do Estado. Estamos ao lado do Itaquerão e nossas cidades precisam desta perimetral. Será a Avenida da Copa", disse.


Alem da ligação entre Mogi e Ferraz, o plano regional de mobilidade também deverá conter outras obras viárias importantes. Entre elas estará a ampliação da SP-56, popularmente conhecida como Estrada de Santa Isabel, e a construção de uma marginal ao longo do Rio Baquirivu, ligando Arujá a Guarulhos.


De acordo com o presidente do Condemat, o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), a proposta de elaboração do plano regional de mobilidade urbana será discutida com técnicos das Prefeituras, em uma reunião na tarde do dia 3 de novembro, ainda sem local definido. O relatório também deverá conter questões relativas ao transporte público. Depois de concluído, o documento será apresentado ao secretário de Estado do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.


Sucessão


Abel Larini informou ontem que permanecerá na presidência do Condemat até dia 10 de dezembro. Ele afirmou que "vários" prefeitos já demonstraram interesse em ocupar o cargo. Nos bastidores da reunião, ficou claro que a briga deverá se concentrar entre Abissamra e Sebastião Almeida (PT), de Guarulhos.


Ausência


Ao todo, cinco dos 11 prefeitos faltaram à reunião do Condemat. Entre eles, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), de Mogi, que enviou um assessor do gabinete para representá-lo.


Fonte:O Diário de Mogi

Posse responsável marca FestCão


CONCORRIDO Um público estimado em 4,5 mil pessoas se concentrou ontem na Avenida Cívica para participar das atrações do 7º FestCão, como o desfile e show de agility


ELIANE JOSÉ


Cachorrões e cachorrinhos foram as estrelas em um encontro pontuado pelo carinho e dedicação que esses animais despertam em um séquito em crescimento. Do primeiro FestCão, sete anos atrás, ao deste 2011, realizado na manhã de domingo de sol aplacado por vasilhas improvisadas para a água dos caninos e chapéus na cabeça dos donos, o aumento do número de participantes comprova as mudanças na convivência com os animais e os desafios para uma maior sintonia nesta lida, como a posse responsável.


Foi parte do que se viu durante o encontro, marcado pelo desfile dos animais muitos a rigor, com lacinhos, roupas e sapatinhos para fazer bonito na Cãominhada e no Cãocurso, que escolheu os que mais se destacaram nas categorias fashion, similaridade e pelagem, mas foi restrito aos 15 que primeiro se inscreveram.


A palavra de ordem era mesmo mimar os cães. Sofia, uma poodle branca de um ano que prometia ser toy, mas começou a espichar logo depois das primeiras semanas de convívio com a família Callais, foi uma das que ganhou tratamento vip no dia anterior, em pet shop da Cidade.


O pelo branco ganhou tons róseos em partes do corpo como as orelhas, para a competição que animou Beatriz Callais, de 12 anos. "Foi muito, muito bom", disse.


Antes, Beatriz morava em um apartamento, o que inviabilizava o sonho. Com a mudança para uma casa, há um ano, a compra pela internet concretizou o projeto. Não tanto como Beatriz e a mãe, Edméia, planejavam. Quando Sofia chegou à casa da família, cabia nas mãos e a promessa era de que era um legítimo toy. Mas ela cresceu e muito.


O caso é contado como algo do passado. "Gostamos muito dela, mesmo assim", lembrou Beatriz.


São histórias assim que permeavam as conversas entre o público do evento, realizado pela sétima vez, pela TV Diário, em parceria com a Prefeitura e com apoio de O Diário, e tendo como patrocinadores a Polipet, o Colégio Brasilis e a Purina Dog Chow; além da participação do Tira-Dúvidas, Dr. Faro e da ONG Adote Já.


Nos estandes, filas para fotos, para uma conversa com o veterinário e para pegar um pouco da água distribuída pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). Muitos dos cães estavam com focinheiras. Um e outro estranhamento e alguns latidos a mais faziam parte da cena. E dá-lhe suspiros, ouvidos aqui e ali, logo depois de um "Que lindo!" ou "Que fofo!" endereçado aos reis da festa.


Foi momento para ampliar a conscientização sobre os cuidados com os animais, como observou o autônomo José Norberto Inácio Soares, o Gero, sentado no beiral da fonte luminosa.


Ele estava com Toff, de dois anos, um golden collie, considerado como um dedicado amigo. "Muito melhor do que muito ser humano que existe por aí", pregou. "Ele é fiel, acompanha o dono", disse, chamando a atenção contra aqueles que adotam ou compram cães e os abandonam. "Isso é falta de consciência. Não haveria necessidade de campanhas, se as pessoas reconhecessem a responsabilidade que têm para com o animal. Mas, infelizmente, não é isso que acontece", enfatizou, enquanto Toff ganhava uma água limpinha para matar a sede.


No Festcão, destaque para a posse dos animais pregada por pessoas como Karina Harvey, de 30 anos, da ONG Adote Já (www.adoteja.com.br), que conseguiu donos para alguns animais abandonados.


Representantes das ONGs comentaram o trabalho da Câmara Técnica de Proteção e Bem-Estar Animal, que tem dado voz à luta pelo trato adequado aos animais.


Integrado por representantes da Prefeitura e de ONGs, a iniciativa tem buscado, entre outras coisas, a adoção de políticas municipais como a ampliação da castração de cães e gatos domésticos. A meta é atingir pelo menos 80% da população animal, para impedir o abandono dos animais e outras atrocidades. "Há ainda muita desinformação sobre o trato com os animais, esse é um dos nossos desafios", disse Karina.


Sem a oferta da castração de forma gratuita ou por um preço simbólico, o abandono e as dificuldades no controle da natividade animal tendem a se avolumar.


Os defensores da causa pontuam que a castração dos animais domesticados, que têm um lar, é que irá diminuir a casta de cães e gatos soltos à própria sorte - que, nas ruas, costumam ter uma sobrevida de apenas três anos.


Fonte:O Diário de Mogi

Tucanos querem prévias em SP

SÃO PAULO
Diante dos sinais de que a cúpula do PSDB quer retardar as prévias para escolher o nome tucano que disputará a Prefeitura de São Paulo em 2012, os quatro pré-candidatos do partido reuniram-se ontem para traçar uma ação conjunta e exigir da direção uma posição sobre o número de filiados que votará na eleição interna.


No primeiro encontro entre os postulantes, no fim da tarde de domingo, os secretários Andrea Matarazzo (Cultura), Bruno Covas (Meio Ambiente) e José Aníbal (Energia) e o deputado Ricardo Tripoli decidiram que, se o partido não se posicionar até quinta-feira, vão encaminhar ao diretório municipal uma proposta sobre o universo de filiados que poderá disputar.


A decisão foi uma resposta ao impasse sobre o colégio eleitoral. Em 2009, o partido promoveu recadastramento e concluiu que existem cerca de 20 mil filiados na capital. Antes da ação, o número registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) era de aproximadamente 40 mil.


O partido deveria ter enviado à Justiça, até a segunda semana de outubro, a nova lista. Mas a cúpula tucana, alegando questões técnicas na transmissão dos dados via internet, não conseguiu mandar o novo cadastro. Continua no tribunal, portanto, a lista pré-recadastramento.


Para os pré-candidatos, a lista de filiados definitiva ajudará a dar largada na campanha, já que terão noção mais clara de quem são e de onde estão os eleitores.


No encontro, na casa de Tripoli, os pré-candidatos ponderaram ser mais seguro levar em consideração a lista que está no TRE para evitar futuros questionamentos jurídicos. Também disseram que, no recadastramento realizado há dois anos, vários quadros tradicionais do PSDB ficaram de fora. Em razão disso, seria melhor usar a listagem anterior, a que é válida pela Justiça.


O presidente do PSDB municipal, Julio Semeghini, esteve há cerca de duas semanas no TRE para discutir o assunto.


Embora os quatro pré-candidatos defendam que o primeiro passo rumo às prévias é a definição do tamanho do colégio eleitoral, eles também debateram qual a melhor data para realizar a disputa. A maioria quer a eleição interna ainda neste ano. Bruno Covas, que conta com o apoio do Palácio dos Bandeirantes, defende a disputa apenas em 2012.


Fonte:O Diário de Mogi

ONGs vão delatar esquema, diz PM


PROVAS Dias entregou documentos, 13 áudios, um celular e mídias que, a seu ver, comprovam os desvios


BRASÍLIA
Em novo depoimento, que durou mais de quatro horas, o policial militar João Dias disse ontem à Polícia Federal que pelo menos 20 organizações não governamentais (ONGs) estariam dispostas a delatar o esquema de arrecadação de propina que o PC do B teria montado no programa "Segundo Tempo", do Ministério do Esporte. Os representantes das entidades, segundo o PM, vão depor nos próximos dias.


Como havia prometido no primeiro depoimento, na semana passada, Dias entregou documentos, 13 áudios, um celular e mídias que, a seu ver, comprovam os desvios de recursos públicos. O material será submetido à perícia da PF. Entre as mídias estão dois áudios, transcritos na edição da revista "Veja" desta semana, nos quais dirigentes do ministério instruem o policial a fraudar documentos de prestação de contas de convênios firmados entre a pasta e duas ONGs que ele dirige.


Segundo o policial, nenhum dos áudios contém a voz do ministro Orlando Silva e nenhuma das provas o atinge diretamente. Mas Dias considera ser impossível que o titular da pasta não soubesse do esquema. "Se ele não sabia, como alega, não devia se considerar ministro, porque as exigências eram feitas por assessores diretos, dentro do ministério e em nome dele", argumentou. "O próprio secretário executivo dele me atendeu para dar instruções em seu nome."


O esquema, detalhou Dias, incluía o pagamento, pelas ONGs conveniadas, de um pedágio de 10% a 20% para um escritório de consultoria e a contratação dos serviços de um cartel de seis empresas ligadas ao PC do B, indicadas pela cúpula do ministério. Pelo menos 20% da verba dos convênios firmados com 300 ONGs, conforme o policial, eram desviados - parte desse dinheiro financiaria a estruturação do partido e campanhas de candidatos.


"Fui vítima de chantagem e retaliações porque não aceitei as condições absurdas que me exigiam", afirmou o delator, em entrevista. Além dessas ONGs, Dias deu à PF os nomes de outras dez entidades que, segundo ele, aceitaram as condições para obter verba do "Segundo Tempo".


As ONGs, para não serem retaliadas ao prestar contas, teriam de comprar produtos e serviços de um pool de seis empresas, segundo o delator.


Dias deu à PF os nomes das empresas: Infinita Comércio, Linha Direta, JG, Transnutre, HS e Capte Comércio. Todas serão intimadas a prestar esclarecimentos à PF.


Além das ONGs que se propõem a depor espontaneamente, Dias fez referência a outras dez entidades que ele afirma ter certeza de que aceitaram pagar o preço ao PC do B para obterem contratos. Cinco são de Brasília, uma do Rio e uma de Santa Catarina. O PM incluiu nessa lista três entidades da Bahia, mas sem revelar seus nomes.


Pelas acusações do policial militar, o esquema seria operado dentro do ministério por assessores diretos de Orlando, entre os quais o chefe de gabinete, o secretário executivo, o secretário nacional de Esportes Educacionais e os chefes de áreas técnicas e jurídica.


No front externo, os operadores da arrecadação, segundo ele, seriam o ex-presidente regional do PC do B, Apolinário Rebelo, irmão do deputado Aldo Rebelo (SP), e o dirigente Fredo Eberling Ambos já negaram a acusação. A PF não divulgou o teor do depoimento e informou, pela assessoria, que ainda não fechou o calendário de intimações.


Orlando tem negado sistematicamente as acusações, feitas a seu ver por um "bandido" e "desqualificado". Dias retrucou no mesmo tom: "Estou provando quem é o bandido desqualificado".


Fonte:O Diário de Mogi

Solidariedade

Divulgação



A contribuição de R$ 300 mil de Mogi das Cruzes à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) durante a 14ª edição do Teleton, realizada nos estúdios do SBT no sábado à noite, marcou história e emocionou o público presente. Mogi foi a primeira cidade a retribuir a gentileza e entregar uma doação como gratidão por ter sido escolhida, na edição do ano passado, para sediar uma unidade da AACD, que deverá ser inaugurada até o fim deste ano.


Gratidão
Aos apresentadores Celso Portiolli e Ratinho, além do ator Erik Marmo, que dividia o palco, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) fez a doação e afirmou que a contribuição partiu das crianças que se uniram para ajudar na causa. 


Comitiva
A comitiva mogiana foi integrada também pela primeira-dama Mara Bertaiolli, o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB) e a esposa dele, Isabele, além da coordenadora da Corrente do Bem, Onélia Miranda, e funcionárias do gabinete da Prefeitura, como Neuza Marialva, que também se empenhou na ajuda. Apesar disso, só o prefeito Bertaiolli subiu ao palco para fazer a doação de Mogi.


À flor da pele
Cuco Pereira afirmou ontem que a emoção pairava no ar durante mais uma edição do Teleton: "Foi lindo. É sempre emocionante ver a solidariedade humana, todos se unindo por uma única causa. Eles ficaram surpresos com a contribuição de Mogi para com o Teleton. Marcamos posição", afirmou o vice-prefeito ontem.


Maurício Sumiya

Unidades
A campanha nacional, que ainda recebe doações, já arrecadou quase R$ 27 milhões e continua recebendo mais contribuições. Duas unidades serão construídas. Uma em Campina Grande (PB) e outra em Vitória (ES). A AACD erguerá as novas sedes e o governo ficará responsável pela manutenção. 


Viés político
O evento também teve o seu viés político, além de visitas e atrações recheadas de cantores, atores, apresentadores e símbolos da campanha. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o senador Cássio Cunha Lima, entre outros, aproveitaram a maratona para ganhar visibilidade com a iniciativa. 


Selinho
A maior expectativa girava em torno da presença de Hebe Camargo, que dividiu o palco ao lado de Silvio Santos e cumpriu a maratona de convencer os expectadores a doarem. O jogador Ronaldo Fenômeno doou R$ 150 mil e disse que poderia doar mais R$ 50 mil caso Silvio Santos desse um selinho em Hebe Camargo. Silvio Santos respondeu, na lata, que não beijaria "qualquer uma".


Divulgação



Presente
A equipe da TV Mogi News, empresa do Grupo Mogi News, formado ainda pelos jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê, esteve presente acompanhando toda a programação do Teleton nos estúdios do SBT.






Conteúdo
Pelo site www.tvmoginews.com.br é possível conferir as matérias produzidas pela equipe de jornalismo e também ter acesso às realizações da Campanha do Bem na cidade. No próximo dia 28 deste mês, será transmitido um programa especial, o Doc Mogi News, com uma síntese de tudo o que ocorreu na cidade com o lançamento dos cofrinhos para a arrecadação das moedas pela AACD até culminar com mais uma edição do Teleton. 




Personagens
O apresentador Raul Gil e o jogador Elano, do Santos, foram algumas das personalidades entrevistadas pela equipe da TV Mogi News. O diretor de jornalismo da TV Mogi News, Paulo Quaresma, afirmou que a ideia foi fazer uma grande cobertura deste evento em prol da AACD tal como a causa merecia: "O internauta poderá ter acesso a todos os detalhes no nosso site".


Divulgação

Golpe da coroa
O vereador Osvaldo dos Santos (PP), o Osvaldo do Mercado Real, recebeu em seu gabinete, na manhã de ontem, um rapaz triste com o fato de que o tio de 75 anos supostamente teria falecido. A família, muito pobre, só tinha dinheiro para encomendar um caixão popular, mas sem flores. O sobrinho procurou Osvaldo para pedir dinheiro a fim de prestar a última homenagem ao tio. 


Velório
O parlamentar se comprometeu a comprar uma coroa de flores e levar a encomenda ao Velório Municipal ao meio-dia. Foi para Suzano, onde tem amigos, e onde o valor sairia mais barato, R$ 60. De volta para Mogi, ele ainda revelou ao assessor Carlos Manfredo, o Carlão, que estava sensibilizado com a história do rapaz e com o fato de que o caixão, de tão popular, nem com flores vinha.


Real
O assessor ficou até com receio de ser incumbido da tarefa de preparar o caixão e o morto. De volta a Mogi, os dois procuram o suposto morto e descobriram que tudo não passava de um golpe. O homem queria, na verdade, era arrancar dinheiro do parlamentar. Como não conseguiu, ficou com receio de desmentir a história de pronto e foi embora. Quando Osvaldo percebeu que fora enganado, ele contou o caso em pleno velório e arrancou riso de quem, minutos atrás, estava no clima de tristeza. Parece piada, mas a história é real e ocorreu ontem. Conclusão: uma senhora que estava sendo velada recebeu a coroa de flores. 


Fonte:Mogi News

Recuperação Ex-moradores de rua têm segunda chance

Por meio de cursos, eles têm a oportunidade de aprender alguma profissão, conseguir emprego e, ao mesmo tempo, ficar livres de vícios
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Entrega de certificados foi realizada no salão de festas construído pelos próprios alunos durante o curso; três deles já têm emprego
Ex-moradores de rua participaram ontem de um evento que marcou uma nova etapa de suas vidas. Vinte e cinco rapazes atendidos pela Associação Maranathá de Mogi das Cruzes - Casa de Maria receberam pelas mãos da secretária municipal de Assistência Social Maria Marinês Mazaro Piva o certificado de conclusão de dois cursos profissionalizantes diferentes: um de azulejista e pedreiro, a partir do Projeto de Qualificação em Construção Civil, e outro de higiene e manipulação de alimentos. Três rapazes já conseguiram emprego com carteira assinada e começam a trabalhar a partir do dia 1º de novembro.


Os cursos foram realizados entre os dias 5 de setembro e 9 de outubro, com uma carga horária de 80 horas. O curso ligado à construção civil foi subvencionado pela Prefeitura de Mogi e o de manipulação de alimentos foi um trabalho voluntário feito pela nutricionista da própria entidade. 
O evento de encerramento foi realizado ontem à tarde na sede da entidade que fica no Conjunto Santo Ângelo, em um salão de festas construído pelos próprios alunos durante o curso. "É muito legal ver o resultado de um trabalho que exigiu muita dedicação de toda a equipe da associação. Recebemos estes rapazes que estavam morando nas ruas, demos abrigo, demos a capacitação e hoje vemos como essa transformação surtiu efeito. Estou muito feliz", contou o presidente e fundador da entidade, Geraldo Antonio Marques Guimarães. 
Boa parte dos formandos está passando por um processo de reabilitação. Muitos conviveram com o álcool e as drogas, além da situação de rua. É o caso de Genário Santos da Cunha, de 28 anos, o primeiro a conseguir um emprego registrado em carteira. Ele mora na entidade há seis meses e conseguiu, através de assistência e fé, livrar-se do vício em crack e cocaína. 
"Eu moro em Mogi há 7 anos, vim do nordeste do País. Tinha esposa e filhos. Mas minha esposa foi para o nordeste para visitar os pais com meus filhos e quando ficou sabendo que eu estava viciado em drogas não voltou mais. Perdi tudo. Há seis meses pedi ajuda para meus irmãos e vim para cá, um dos únicos lugares de Mogi que dá assistência a dependentes químicos de graça. Aqui, por meio da fé, consegui me livrar do vício, consigo falar não e consegui um emprego registrado com este curso que fiz. Estou muito confiante e quando me estabilizar quero trazer meus filhos de volta de cabeça erguida", contou. 
A secretária destacou que outras entidades que prestam o mesmo tipo de serviço, como a Comunidade Nossa Senhora da Rosa Mística, no Tabor, também terá à disposição cursos profissionalizantes. "Na unidade vamos dar o curso de encanador e assentador de piso. Não basta só prestar o atendimento assistencialista. Temos que preparar estas pessoas para o convívio social", destacou Marinês.


Fonte:Mogi News

Eleições Candidato à presidência do Crea divulga propostas

Cristina Gomes
Da Reportagem Local
Divulgação

Hernandes foi recebido por Cuco na Prefeitura de Mogi
O engenheiro civil Amaury Hernandes, 52 anos, candidato à oposição nas eleições do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea) esteve ontem em Mogi das Cruzes para sensibilizar os profissionais a votarem nas eleições marcadas para o próximo dia 8 de novembro e também divulgar as suas propostas de trabalho.


Hernandes e o presidente da Delegacia Sindical de Mogi das Cruzes, engenheiro Mário Edison Picchi Gallego, foram recebidos na Prefeitura de Mogi pelo vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB), pelo chefe de Gabinete, Luiz Marrano, e pelos secretários municipais de Obras, Walter Zago, e de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar. Em seguida, eles visitaram a redação dos jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê. 
A principal bandeira de Hernandes é a fiscalização mais efetiva nas indústrias, empresas e órgãos públicos. Hoje o trabalho é restrito à realização de obras. São 132 fiscais para atuar em 645 municípios paulistas: "É preciso promover uma ampla fiscalização para a criação de mais oportunidades de trabalho". As eleições também poderiam ser online para a escolha dos presidentes do Crea/Confea (Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura) e são ainda em urnas de pano e votação em papel: "É um conselho técnico sem tecnologia. Precisamos de um Crea totalmente informatizado. Temos R$ 150 milhões em caixa, dinheiro suficiente para ter um sistema de gestão mais adequado". Atualmente, no Estado de São Paulo, existem 300 mil profissionais da área técnica entre técnicos, engenheiros e geólogos. Só na cidade de Mogi são 3.700 profissionais. Até nas inspetorias do Crea, como é o caso da existente no município, o atendimento é demorado e burocrático. Hernandes criticou também a falta de transparência na gestão financeira da atual presidência. Ele disse que o que se arrecada em anuidades e valores recolhidos da Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs) não é divulgado. O Crea, segundo Amaury, está à parte das grandes decisões: "Todas as discussões envolvem a engenharia e todos os projetos de certa forma incluem o trabalho de um profissional". O Crea/SP abrange 40% dos profissionais da área técnica no País e até as eleições para definir a diretoria da autarquia são pouco divulgadas. Outra proposta de Hernandes é criar no Crea e em suas inspetorias uma sala do engenheiro, a exemplo da que existe nas subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com material de apoio aos profissionais, como computador e impressora. Em Mogi, as eleições no dia 8 serão realizadas das 9 às 19 horas, na Júlio Perotti, 57, no Jardim Armênia, na inspetoria do Crea.


Fonte:Mogi News

Orçamento municipal Emendas devem chegar a R$ 130 mil

Na semana que vem, vereadores poderão realocar recursos na previsão do orçamento municipal para 2012
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Caso siga a tendência da adotada pela atual Legislatura, alteração significativa não deverá ser feita
A partir da próxima semana, os vereadores de Mogi das Cruzes poderão apresentar emendas e realocar recursos dentro da previsão do orçamento municipal para 2012, estimado em R$ 1,1 bilhão. 
O texto segue em análise no departamento jurídico da Câmara Municipal e, depois de passar pela Comissão Permanente de Justiça e Redação, chegará à Comissão de Finanças e Orçamento, presidida por Emília Letícia Rossi Rodrigues (PT do B). A expectativa é de que este trâmite seja concluído até o final desta semana. O documento chegou ao Legislativo dia 3 de outubro.


Quando a proposta estiver sendo analisada pelos vereadores liderados por Emília, abre-se a possibilidade de mudanças na previsão encaminhada pela administração municipal.


Caso siga a tendência da postura adotada pela atual Legislatura, nenhuma alteração significativa deverá ser feita pelos vereadores. O foco será negociar o valor das emendas parlamentares. Neste ano, cada parlamentar teve à disposição R$ 100 mil, que poderiam ser distribuídos de forma direta. O sistema adotado é semelhante ao da Assembleia Legislativa, porém, enquanto o deputado pode enviar a verba direta ao favorecido, os vereadores fazem o repasse à secretaria responsável pela área.


O discurso após o sucesso da medida, algo inédito na região, era que este ano o valor poderia chegar a R$ 150 mil ou até R$ 200 mil. Contudo, o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (PMDB), já refez os planos e mudou o discurso. O aumento deverá ser pequeno e, provavelmente, não irá ultrapassar R$ 130 mil. 
Assim como ocorreu neste ano, o volume que será repassado aos representantes do Legislativo como forma de emenda (quase R$ 2,1 milhões, caso o valor de R$ 130 mil seja confirmado) sairá da reserva de contigência, que conta com R$ 10,8 milhões.




Saúde
Entre as emendas aprovadas neste ano pelos cereadores, a área que mais recebeu recursos foi a saúde, com R$ 570 mil, grande parte destinado à Santa Casa de Misericórdia. Esportes e Lazer, com R$ 405 mil, e Assistência Social, com R$ 370 mil, aparecem em seguida.


Após encaminhar a verba para a pasta responsável pelo serviço, o vereador faz uma indicação ao Executivo, exigindo que o recurso seja aplicado. Caberá, então, à Prefeitura analisar se a proposta escolhida pelo vereador poderá ser contemplada como o recurso público e se os institutos ou associações possuem a documentação necessária.


As beneficiadas poderão utilizar o recurso na criação, construção ou manutenção de espaços e programas sociais.


Fonte:Mogi News



Chacareiros Itaquareia emite ações de despejo

Empresa ameça novamente as famílias e cerca de 100 produtores prometem protestar na Assembleia Legislativa
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Chacareiros prometem organizar um manifesto na frente da Assembleia Legislativa hoje, às 13 horas
Os produtores rurais de Jundiapeba, conhecidos como chacareiros, voltaram a receber ações de despejo emitidas pela indústria de extração de minérios Itaquareia. Os ofícios começaram a chegar às casas dos mogianos no mês passado. Como forma de protesto, cerca de 100 produtores prometem organizar um manifesto em frente à Assembleia Legislativa hoje, a partir das 13 horas. O ato será realizado para cobrar uma ação mais efetiva dos deputados que integram a Frente Parlamentar em Defesa dos Chacareiros. 
A retomada das ações ocorre após quase três anos de trégua. Em 2008, um acordo entre a empresa e os chacareiros foi estabelecido e mais de 500 pedidos judiciais para que as quase 1.200 famílias deixassem os locais onde vivem acabaram sendo extintos. O pacto seria mantido até que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) encontrasse uma solução para resolver o impasse. 
Diversas reuniões foram realizadas até o Incra prometer que faria o pagamento de R$ 5,7 milhões à Itaquareia e os produtores continuariam nos imóveis. No entanto, apesar da presidente Dilma Rousseff (PT) garantir que o volume de recurso seria pago, o repasse ainda não foi efetivado.


O advogado dos chacareiros, Carlos Alberto Zambotto, contou que dois ônibus lotados sairão de Jundiapeba com destino à Assembleia. "Em uma atitude arbitrária, a Itaquareia não respeitou o acordo e voltou a entrar com ações de despejo de uma área que não lhe pertence", disse.


"A empresa não é dona do terreno e mesmo assim comete estas atrocidades. Vamos conversar com a Frente Parlamentar em São Paulo para que ações mais concretas sejam colocadas em prática, porque já fizemos uma série de denúncias contra esta indústria, mas até o momento nenhuma investigação mais aprofundada foi feita", destacou.


O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Chacareiros, o deputado estadual mogiano Luiz Carlos Gondim (PPS), revelou que, junto com o deputado federal Junji Abe (PSD), tenta agendar uma nova reunião com representantes do Incra, em Brasília. "Temos de retomar as negociações, porque a Dilma está deixando a oportunidade passar e não podemos permitir que isso aconteça", frisou. "Fui eu quem convidou os produtores a virem à Assembleia a fim de conversamos sobre o que temos feito e para que eles conheçam todos os integrantes da Frente Parlamentar", destacou.


O advogado da Itaquareia, Nilson Godoy, foi procurado pelo Mogi News, mas até o fechamento desta reportagem, não retornou aos recados deixados por meio do telefone com a secretária da empresa.


Fonte:Mogi News


 

Aumento de vereadores, na contramão da opinião pública

Graças ao espírito corporativo de 16 que aí estão, a Câmara de Mogi passará a ter 23 vereadores a partir da legislatura que terá início em 2013. As sete novas vagas passarão a ser disputadas nas eleições do próximo ano, por conta da aprovação do aumento número de vereadores feito em meados deste ano. Apesar de inúmeros alertas e críticas de vários setores da comunidade, os legisladores optaram pelo teto máximo de vagas, quando poderiam ter mantido os 16 ou aberto um número mínimo de novas vagas. Na época, os articuladores do aumento diziam que se não utilizassem o teto máximo, poderiam sofrer ações na Justiça, algo contestado inicialmente por advogados da Cidade, que não foram ouvidos pelos atuais vereadores, mais preocupados em abrir novas vagas para facilitar as respectivas reeleições. Uma recente avaliação do Supremo Tribunal Federal mostrou que estavam certos os advogados locais ao mostrar que não havia necessidade do exagerado aumento de vagas. Ou que nem havia necessidade de tal aumento. Uma recente reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" mostrou que das 2.153 cidades que poderiam ampliar as câmaras, pelo menos 356 já definiram que não farão isso. Um número aparentemente baixo, porém representativo de locais onde a voz das ruas foi ouvida. Infelizmente, em Mogi, a exemplo de tantas outras oportunidades – como nos casos do lixão, zoneamento, só para citar algumas -, a maioria dos vereadores preferiu andar na contramão da opinião pública, contrária ao aumento. O espírito de corpo, mais uma vez, prevaleceu.


Dona Geralda


Dona Geralda de Oliveira Moreno foi sepultada domingo à tarde, no Cemitério da Saudade, em Braz Cubas. A mãe do jornalista Júlio Moreno faleceu aos 89 anos, vítima de complicações de saúde provocadas pela idade já avançada. Manteve sempre uma relação de fidelidade com O Diário, em especial com esta coluna e com a de Chico Ornellas, aos domingos.


Palhaçadas


A mais recente edição da revista "IstoÉ" traz reportagem sobre a invasão de palhaços na política brasileira, após o sucesso alcançado por Tiririca nas eleições passadas. A publicação cita Edvaldo Hermenegildo, o "Bubu", mais uma criação de Valdemar Costa Neto para disputar uma vaga na Câmara de Mogi, em 2012. Mas se esqueceu de Alvarindo Vicente, o Zig Zag, que assumiu o comando do DEM mogiano.


Solidariedade


As ações do governo brasileiro e voluntários da comunidade no auxílio às vítimas da tragédia no Japão estão retratadas na mais recente edição da revista "Brasil", da Câmara de Comércio Brasileira, dirigida pela mogiana Neide Hayama. Entre as muitas histórias de solidariedade, está a de um empresário de nome Norberto Mogi, de Yokoyama, que presta serviços voluntários às vítimas de Miyagi.


"E o gás?"


A respeito das questões levantadas pelo vereador Expedito Tobias (PR) acerca do uso do gás natural na Cidade, a Comgás informa que segue "os mais rígidos padrões de segurança internacionais e aqueles que são requeridos pelas normas brasileiras que regem o assunto, especificamente a que trata das instalações de gases combustíveis e a da instalação de aparelhos de gás".




Fonte:O Diário de Mogi






Orçamento Lideranças querem clínica e mais policiais

Audiência pública realizada ontem, no prédio da Câmara de Mogi, discutiu a elaboração do orçamento do Estado de São Paulo e recebeu sugestões
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Lideranças mogianas participaram da audiência pública para discutir o orçamento municipal
A instalação de uma clínica para tratamento de dependentes químicos em Mogi e o aumento do efetivo de policiais militares na região foram os pedidos mais frequentes durante a audiência pública que discutiu a elaboração do orçamento do Estado de São Paulo realizado na noite de ontem, no plenário da Câmara de Mogi. O encontro foi o 18º e último antes da votação do orçamento, projetado em R$ 156,5 bilhões, em plenário da Assembleia Legislativa.


Outras demandas também foram apresentadas como a ampliação do número de leitos hospitalares e investimentos na qualificação do servidor público. A contrapartida para as cidades que fornecem água à Sabesp foi outro tema recorrente. Todas as propostas apresentadas serão analisadas pelos deputados estaduais que compõem a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento. Membro titular do grupo e responsável por presidir a audiência de ontem, o deputado Vitor Sapienza (PPS), garantiu que uma triagem será feita entre as propostas apresentadas nas 18 edições. "Analisaremos a viabilidade de cada demanda e aquelas que forem mais emergenciais poderão se transformar em emenda", garantiu. 
Responsável por trazer a audiência pública para Mogi, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) destacou que a região precisa de investimentos em infraestrutura viária, como a duplicação de trechos da Rodovia Mogi-Dutra e o desassoreamento do Tietê. Já o deputado André do Prado (PR) acredita que o orçamento deveria contemplar a criação de novos leitos psiquiátricos e a ampliação no atendimento de UTI na região.


O presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB) agradeceu a inclusão do Alto Tietê e destacou o prejuízo que as cidades da região têm ao fornecer água para todo o Estado e não ter nenhuma contrapartida. "O Semae vai pagar R$ 20 milhões este ano para a Sabesp, mesmo a cidade tendo áreas inundadas", criticou.


O agente ferroviário e presidente da Associação de Moradores do Jardim São Pedro, Adalberto Andrade Santana, entregou um abaixo-assinado assinado por 30 mil mogianos e exigiu a extensão do serviço de trens da CPTM até César de Souza.


Fonte:Mogi News 

Canalização Prefeitura terá de remover mais 65 famílias para obras no Canudos

Ao todo, 180 imóveis que estão na chamada "linha da obra" de canalização é que precisam ser demolidos
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Obras estão avançando no bairro; 115 famílias que ocupavam moradias às margens do Córrego dos Canudos, um dos afluentes do rio Tietê, já foram retiradas
As últimas 65 famílias que vivem às margens do córrego dos Canudos, em Brás Cubas, devem ser removidas até o fim de dezembro, em até 45 dias. A informação é da coordenadora municipal de Habitação, Dalciani Felizardo. De acordo com ela, 115 famílias que ocupavam moradias às margens do Canudos, um dos afluentes do Tietê, já foram retiradas das residências e hoje são assistidas com R$ 540, uma ajuda de custo do programa "Aluguel Solidário". 
Ao todo, 180 imóveis que estão na chamada "linha da obra" de canalização do córrego é que precisam ser demolidos, nesta primeira fase dos serviços, que acontecem entre avenidas Francisco Ferreira Lopes e Japão. Hoje, 90% dos imóveis ocupam áreas irregulares, segundo a coordenadora de habitação, e, portanto, as famílias serão encaminhadas para moradias populares do programa federal Minha Casa, Minha Vida. 
"É um processo lento e gradativo, uma vez que se trata de pessoas, do convencimento das famílias a saírem das casas onde residem há décadas, embora, na maioria das vezes, as habitações estejam em situação irregular", reforçou Dalciani. 
De acordo com ela, parte dos populares deve ser beneficiada com parte dos 280 apartamentos que terão as chaves entregues pela Caixa Econômica Federal no próximo mês. Outra parcela dessas famílias do Canudos e de outras áreas de risco da cidade deve ser atendida por uma parte das 380 unidades populares do Jardim Lair do programa Minha Casa, Minha Vida, em fase final de construção e chamamento das famílias. 
Segundo levantamento feito pela Coordenadoria de Habitação, apenas 18 imóveis às margens do Canudos é que precisarão ser desapropriados nesta primeira etapa da obra. Dalciani Felizardo evitou citar valores, mas adiantou que as negociações para indenização dos proprietários das moradias seguem "tranquilas". "Nosso foco, no momento, é retirar todas as famílias que estão bem próximas da obra", ressaltou. 
O projeto de canalização do Canudos prevê a abertura de uma via marginal, que já está com 1.200 quilômetros de extensão, concluída do lado direito do leito. Do lado esquerdo, a Prefeitura ainda não iniciou a urbanização porque os recursos do PAC 2 ainda não foram liberados pelo governo federal.


Fonte:Mogi News

Vagas particulares Estacionar no centro vai ficar mais caro a partir da próxima semana

Tarifa da primeira hora nos estacionamentos particulares será de R$ 4 a partir do próximo mês. Valor já está certo
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Nos estacionamentos particulares, procura por vagas tem aumentado. Proprietários dizem que gastos subiram, o que justifica o reajuste
O motorista que decidir seguir até o centro comercial de Mogi e utilizar um estacionamento privado, com direito a manobrista, para ter maior segurança, vai ter de pagar mais caro pelo serviço. A partir do dia 1° de novembro, na semana que vem, a tabela de preços desses estabelecimentos existentes na cidade será alterada, aumentando a cobrança, em média, em R$ 1.
Dos atuais R$ 3 pela primeira hora utilizada, os estacionamentos particulares irão cobrar R$ 4. A partir da segunda hora o valor passará para R$ 3 e não mais R$ 2. A mudança que já está sendo anunciada em alguns estacionamentos do centro da cidade, às vésperas do início da temporada de vendas para as festas de fim de ano, foi definida pelos próprios donos dos estabelecimentos, em consenso. 
O principal argumento utilizado por eles é do reajuste anual no setor, que acompanha a inflação. Entretanto, há donos de estabelecimentos que querem dar aumento de somente R$ 0,50 para "manter a clientela". Há ainda quem defina a medida como uma forma necessária para "aumentar a rotatividade de vagas no centro comercial da cidade". Ontem, o Mogi News percorreu alguns dos estabelecimentos no entorno do Mercado Municipal e próximos da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco para ouvir motoristas e verificar a preferência deles pelo uso de vagas privadas ou da chamada Zona Azul, mantida pela Hora Park, concessionária do serviço na cidade. A maioria dos entrevistados alegou preferir estacionar nos estabelecimentos fechados, em razão da segurança. 
Foi o caso do operador de máquina Joilson dos Santos Neves, de 23 anos, e o mecânico industrial Antônio da Cunha Ferrão, de 39. Ambos são proprietários de motocicletas e preferem desembolsar quase R$ 50 por mês com estacionamento. "É um dinheiro válido porque na rua a gente paga R$ 1 por hora e não tem a garantia de não ser furtado. Além disso, há convênio com a escola onde estudamos, o que barateia o custo final", argumenta Ferrão. O colega dele, Joilson, conta que desembolsa ainda mais de R$ 1 mil com seguro da motocicleta, mas ainda assim prefere estacionar num estabelecimento da rua Professor Flaviano de Melo. 
Advogada, Sônia Maria Cordeiro, de 35, é também usuária assídua dos estabelecimentos privados. "É mais prático e seguro. A gente chega, estaciona e vai para o compromisso mais tranquila de que não vai ser furtada", diz. 
Há sete anos com um estabelecimento na Coronel Souza Franco, próximo do Mercado Municipal, Sigueo Higuji conta que a procura por vagas em seu estabelecimento tem aumentado a cada ano. "A maior parte dos usuários fica menos de 1 hora, o que mostra que será sentido pouco pelos motoristas. O aumento (de R$ 3 para R$ 4 dos primeiros 60 minutos) é necessário por conta dos gastos com funcionários e tributos", justifica. 
A biomédica Ercília Moreira, frequentadora assídua do estabelecimento da Coronel Souza Franco, concorda com aumento. "É o preço que temos de pagar para ter mais segurança". Já a professora aposentada Helenice Medalho, de 57, diz que vai pensar "duas vezes", antes de estacionar no privado, quando o tempo que for passar no centro for menos do que uma hora.


Fonte:Mogi News