sábado, 7 de janeiro de 2012

Alckmin dá aval para usina de lixo


MOGI NEWS



Geraldo Alckmin assina convênio com a Sabesp em Ribeirao Pires, no valor de R$ 15 milhoes.23/03/2011
Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Arujá ganharam um reforço de peso para a concretização do projeto de construção de uma usina para o tratamento de resíduos sólidos em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou que a Sabesp está autorizada a se reunir com os municípios para finalizar a estrutura do consórcio e, assim, buscar uma alternativa para a destinação do lixo. "Ela estatuariamente e juridicamente já pode atuar neste segmento. O consórcio não está formalizado, mas pode ocorrer", disse. 
"A Sabesp é uma empresa com acionista, tem ações na bolsa, e precisa de uma análise econômica do projeto, mas, de repente, se constitui o primeiro consórcio talvez do País, onde haverá a participação de prefeituras e Estado para o destino final dos resíduos sólidos. E há muitas alternativas", destacou Alckmin.


"Lixo é emprego, renda, reciclagem, energia e usina. Lixo é dinheiro, então como é que monetiza? Encontrando uma boa solução", ponderou o tucano.


E em nota encaminhada pela assessoria de imprensa da Sabesp, horas após a declaração do governador, a companhia informou que "realiza estudos preliminares para encontrar uma solução (Usina de Recuperação Energética) para a destinação dos resíduos do Alto Tietê. Neste momento, os levantamentos visam buscar uma alternativa que encontre a melhor tecnologia e o melhor local para a destinação do lixo. O trabalho, que está em andamento e tem autorização do Estado, teve início após a Sabesp receber ofício das cinco administrações municipais", detalha a nota. A companhia abriu a possibilidade da adesão de novas prefeituras. "Outros municípios da região também podem vir a fazer parte deste projeto".




Taboão
O governador voltou a falar sobre a ameaça de instalação de um aterro sanitário no Taboão e, novamente, afirmou que "se Mogi é contrário ao empreendimento, nós também somos". "A cidade tem uma legislação própria de uso do solo e se ela diz que não pode, então não pode. Contudo, os órgãos ambientais precisam seguir uma regra, porque se não acompanharem o ritual jurídico, acaba-se perdendo na Justiça e tendo que refazer tudo de novo. Acho difícil que isso (o projeto da construção do aterro) seja concretizado", sacramentou. (C.L.)


Fonte:Gustavo Ferreira Tataú

DESRESPEITO AO POVO DE ITAQUÁ E AO MEIO AMBIENTE CONTINUAM.


Terras do Aeroporto são despejadas em Itaquá


Diário de Suzano 
As terras que estão sendo retiradas de uma área que passa por ampliação no Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, continuam sendo encaminhadas para Itaquaquecetuba. 
O resultado disso é além de muita poeira pelas ruas do Jardim Joseli - nas proximidades do Aterro Sanitário da Empreiteira Pajoan -, as vias estão, praticamente, irreconhecíveis. A Estrada do Ribeiro e a Estrada do São Bento, que dão acesso à área da LAC Empreiteira (dona do terreno onde dezenas de caminhões despejam terra todos os dias), é a mais prejudicada. 
O DS esteve no local ontem à tarde e constatou que o asfalto virou terra misturada a pedregulho - que antes, compunha a massa asfáltica. Com isso, a situação piorou para os automóveis, que, mesmo antes, já eram obrigados a trafegar em ritmo reduzido. 
O DS tentou conversar com o encarregado da área, na qual uma placa aponta que estariam sendo realizados trabalhos de terraplanagem. O rapaz não quis falar com a reportagem e ainda tentou impedir o trabalho da equipe do DS. 
De qualquer forma, ele - que não quis se identificar - foi novamente questionado sobre o volume diário de caminhões que descarregam o material. Ainda sem responder, ele apenas dizia que a propriedade era particular. 
Apesar das negativas, durante, aproximadamente, os 30 minutos que a equipe permaneceu no terreno, ao menos 40 caminhões já haviam entrado no local. A reportagem conseguiu observar que um grande volume de terra já havia atingido uma área de mata. 
O secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Machado, foi procurado para apontar se o despejo, de fato, é regular. Porém, como já passava das 18 horas, sua secretaria já estava fechada, impedindo-o de consultar se a LAC possui a licença devida.


Fonte:Gustavo ferreira TATAU 

Desenvolvimento pleiteia mais sete áreas para industrialização

Apesar dos 15 milhões de metros quadrados de Zona de Uso Predominantemente Industrial (Zupi) existentes no Taboão, a maior reserva da Região Metropolitana de São Paulo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento reivindica a criação de sete novas zonas industrias no território mogiano, próximas das áreas urbanas, para facilitar o acesso dos trabalhadores. Os estudos iniciais indicam, ainda, a possibilidade de instalação de indústrias de baixo impacto ambiental nas áreas de influência da Lei de Proteção aos Mananciais e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Tietê. O projeto, encaminhado para consulta junto à Secretaria de Planejamento, propõe novos perímetros para a atividade industrial em César de Souza, ao longo da Estrada de Santa Catarina (na ligação com o Distrito de Sabaúna); na Volta Fria, em áreas degradadas e também numa propriedade municipal que poderá constituir um núcleo; três alterações ao longo do Bairro do Cocuera, com vistas a ocupar principalmente antigas propriedades rurais; na Vila Moraes, também em antigas áreas agrícolas; e no próprio Taboão. Nesse último, especificamente, o pedido é para criação de uma zona de baixo impacto, ocupando passivos deixados pela atividade extrativista. As mudanças se, consideradas viáveis, deverão ser integradas à nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, em fase de elaboração. O argumento da Secretaria de Desenvolvimento é o de que o crescimento do parque industrial é preponderante para o Município manter os padrões de qualidade de vida, emprego e renda.


Novidades


Dispensado no último dia 12, quando a Pró-reitoria Administrativa foi extinta no processo de reformulação da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Jorge Kovalski Salvarani deve retornar à instituição de ensino nesta segunda-feira e promovido. Segundo apurado, ele retorna para ocupar a vaga de vice-reitor Administrativo, aberta em dezembro após a dispensa de Jesus Gonzalez.


Visual


Marco Aurélio Bertaiolli
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) explicou à coluna que o "visual de férias", exibido durante a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) a Itaquaquecetuba na última quinta-feira, é apenas por recomendação médica. Como faz a barba diariamente e, não raro, duas vezes num único dia, a pele requer um período de descanso da lâmina. Ele promete que, na segunda-feira, estará novamente com o visual tradicional.


De fora


Nenhuma cidade do Alto Tietê, apesar de estar a poucos quilômetros de São Paulo, foi incluída entre os 184 destinos brasileiros definidos pelo Ministério do Turismo para servir de referência aos turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014. No Estado de São Paulo, as atrações listadas ficam na própria Capital e nas cidades de Socorro, Campos do Jordão, Aparecida, Brotas e Ilhabela. Os locais selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial.


Made in Mogi


Em viagem ao Espírito Santo, o jornalista e professor Nivaldo Marangoni sentiu grande orgulho ao conferir, in loco, a admiração de turistas alemães e de outras nacionalidades para com a beleza e a criatividade das esculturas em aço de autoria do artista plástico mogiano Lúcio Bittencourt.


Fonte:O Diário de Mogi







Mogi terá mais 3 padres em 2013


Alexandre Barreira


A Diocese de Mogi poderá ganhar mais três padres em 2013. Esta é a projeção feita pelo bispo dom Airton José dos Santos, ontem, logo após a missa celebrada na Catedral Santana, na qual oito seminaristas fizeram o juramento ao sacerdócio. "Esta é a expectativa que temos dos seminaristas que deverão se formar no final deste ano. É a média que registramos ao longo dos sete anos que estou aqui na Diocese", afirmou dom Airton, que chegará a 21 padres ordenados neste período.


Na cerimônia realizada ontem, oito seminaristas assinaram as confissões de fé diante da comunidade. Na missa programada para hoje, às 9 horas, os oito jovens serão ordenados diáconos, primeiro passo para se tornarem padres. "Eles ficarão seis meses nas paróquias para as quais forem destinados e, depois deste período, passam a ser nomeados efetivamente padres", explicou o bispo.


Dos oitos seminaristas que receberão a ordenação de diácono hoje, sete são da Região do Alto Tietê, sendo três de Itaquaquecetuba, dois de Poá, um de Suzano e um de Mogi das Cruzes. Um seminarista é do bairro Belém, em São Paulo. Para chegar a este estágio, eles estudaram 3 anos de Filosofia e 4 de Teologia, no Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus.


Valdenílson Pedro de Barros, de 27 anos, disse que decidiu ser padre aos 17. "Tive um ensinamento muito bom com o então padre José Orlando da Cruz, que foi para o Maranhão. Além disso, percebi que faltavam padres nas paróquias, principalmente a que eu frequentava. Então, decidi assumir esta causa e resolvi fazer os estudos para preencher este espaço", disse o jovem, que participa da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Jardim Luciana, em Itaquá.


Para Diogo Shishito dos Santos, de 26 anos, sempre havia uma lacuna a ser preenchida. "Em todas as atividades que fiz antes de tomar a decisão de ser padre, sempre parecia que estavam incompletas. Passei então a buscar o serviço a Deus como forma de obter a resposta e foi nisso que encontrei a vocação", afirmou Santos, de origem oriental e que congrega em Poá.


O seminarista João Paulo da Silva, de 30 anos, é o único mogiano do atual grupo que será ordenado diácono diocesano na cerimônia de hoje. "Sempre participei dos trabalhos da Igreja, como o Grupo de Jovens e Encontros Vocacionais. E foi num destes eventos, realizado justamente em um seminário, que o sentimento de seguir como padre veio mais forte e, desde 2003, tomei esta decisão", afirmou o jovem que participa dos trabalhos na Paróquia São Benedito, em César de Souza. O paulistano Alex de Souza Feijó, de 31 anos, é o único de São Paulo. Ele integra a Paróquia da Reconciliação, na região episcopal de Belém, na Zona Leste da Capital. A vocação de ser padre foi despertada em Feijó desde pequeno. "Sempre participava das missas, da preparação da liturgia e dos ritos da Igreja Católica e meu interesse foi aumentando cada vez mais. Agora, como diácono, vou ficar à disposição da Diocese para trabalhar na Região", disse.


Além dos quatro, os seminaristas Antonio Rodrigues Sobrinho, César Augusto da Silva, Marco Aurélio Morais de Aguiar e Thiago Cosmo da Silva serão ordenados diáconos hoje, às 9 horas, na Catedral de Santana.


Fonte:O Diário de Mogi

Hospital pode receber mais multas


MARA FLÔRES



Santa Casa de Mogi das Cruzes!
A Secretaria de Estado da Saúde informou ontem que em agosto do ano passado a direção da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes já foi multada por conta de irregularidades encontradas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, onde outras falhas foram apontadas no início dessa semana e que poderão dar origem a mais quatro multas contra a unidade de saúde. Os problemas no funcionamento do Berçário vieram à tona depois que três recém-nascidos tiveram de ser isolados por conta de uma infecção bacteriana contraída simultaneamente no final do ano.


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a Santa Casa tem sido alvo de vistorias constantes da Vigilância Sanitária e, em 2011, pelo menos 12 avaliações técnicas foram feitas no hospital, onde em 2009 um surto de infecção hospitalar provocou a morte de 11 bebês. Além de advertências, uma dessas vistorias resultou na aplicação de multa pelo fato de a Santa Casa não manter um responsável técnico de enfermagem para cada dois leitos, por turno, na UTI Neonatal. Segundo apurado por O Diário, a infração custou cerca de R$ 8 mil à casa de saúde.


Na última vistoria, feita na segunda-feira passada, os técnicos da Vigilância Sanitária constataram o uso de equipamentos com manutenção preventiva e corretiva vencida; a falta de manutenção na área física; o não cumprimento do manual de normas e rotinas da UTI Neonatal; o não cumprimento dos procedimentos operacionais padrão no que diz respeito à limpeza terminal e concorrente; e o não cumprimento integral do manual de higiene e limpeza.


As irregularidades, segundo confirmação da Secretaria de Estado da Saúde, são recorrentes e, por isso mesmo, resultaram na aplicação de quatro – e não um como a princípio se entendia – autos de infração. Como previsto em legislação, a Santa Casa tem 10 dias (o prazo vence no final da próxima semana) para apresentar recursos em cada um dos autos. Se os recursos não forem deferidos, a Vigilância Sanitária irá estipular multas.


Desculpa


Na última quinta-feira, o provedor da Santa Casa, Mário José Calderaro, descartou a existência de problemas apontados anteriormente pela Vigilância Sanitária quanto ao Berçário. Ele informou, ainda, que as irregularidades que deram origem aos autos de infração serão avaliadas "item a item" e que a defesa do hospital será protocolada já no início da próxima semana.


O provedor comunicou, ainda, que os três bebês que contraíram a infecção bacteriana já foram transferidos do isolamento para a UTI.


Fonte:O Diário de Mogi



Chuva e vento causam prejuízos



CENÁRIO Árvore não suportou a força do vento e caiu no Largo Bom Jesus; na Favela do Cisne, Defesa Civil precisou remover Claudio Juliano


Alexandre Barreira
A chuva acompanhada de vento forte, que caiu no início da tarde de ontem, causou alguns estragos em Mogi. Vários bairros tiveram problemas, mas não houve registro de vítimas. Ruas ficaram alagadas, houve queda de árvores e de muros em alguns pontos da Cidade, destelhamento de barracos na Favela do Cisne e problemas temporários com semáforos, que por conta da queda de energia, ficaram sem funcionar por um pequeno período.


A chuva forte começou por volta das 13h30, seguida de ventania. Quarenta minutos foram suficientes para deixar vários pontos alagados, inclusive na região central. Nas ruas Barão de Jaceguai e Dr. Ricardo Vilela, poças de água foram formadas, principalmente nas esquinas destas vias com as ruas Presidente Rodrigues Alves e Padre João. Na Barão de Jaceguai, por exemplo, um grupo de pessoas teve de subir nos bancos do ponto de ônibus para não ser atingido pela enxurrada que se formou na via.


Em Jundiapeba, o mesmo cenário de alagamento ocorreu em algumas ruas do Distrito. No cruzamento entre a Avenida Lourenço de Souza Franco e a Rua Adriano Pereira, o acúmulo de água já se tornou tradicional e alguns motoristas se arriscavam em meio à enxurrada.


O problema foi verificado também no cruzamento das ruas Cecília Rocha e Dolores de Aquino, com os motoristas tomando cuidado para não ficarem parados no meio da água.


A Coordenadoria de Defesa Civil de Mogi das Cruzes foi acionada várias vezes na tarde de ontem por conta de quedas de árvores. Por sorte, ninguém ficou ferido nos locais onde houve o registro deste tipo de problema.


No Largo Bom Jesus, uma árvore centenária foi arrancada do chão com raiz e tudo pela forte ventania que atingiu Mogi das Cruzes. Outra teve a copa totalmente destruída pelos ventos na Praça João Antônio Batalha, no Shangai.


Na Rua Senador Dantas, próximo ao Cemitério São Salvador, mais árvores ficaram destruídas. Desta vez, elas eram de pequeno porte, assim como nas avenidas Prefeito Carlos Ferreira Lopes e Dom Antonio Candido Xavier, em frente ao Fórum de Mogi.


No Mogilar, o muro de uma residência em construção também veio ao chão com a ação dos ventos. No imóvel, localizado na Rua Manoel Dourador Fernandes, também não foi registrado problemas com vítimas.


No Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) do Botujuru, parte de um muro que estava sendo construído veio abaixo. No Mercado Municipal, telhas foram arrancadas e, ontem mesmo, o problema já estava sendo solucionado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.


Também houve destelhamento em alguns barracos da Favela do Cisne. O local recebeu a visita de equipes da Secretaria Municipal de Ação Social e da Coordenadoria da Defesa Civil, que tomaram providências. (Leia mais nesta página)


Por conta das chuvas, a Prefeitura de Mogi colocou várias secretarias em alerta 24 horas. As áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil estão em constante monitoramento. Em caso de necessidade, todo o aparato da Operação Verão será colocado em prática. A Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) mantém o telefone 0800-770-1566 à disposição da população para eventuais problemas ocasionados pelas chuvas.


Fonte:O Diário de Mogi

‘Craqueiros’ se espalham em SP


SÃO PAULO


Viciados em crack fumam abertamente no bairro de Santa Cecília, São Paulo
O deslocamento dos viciados da cracolândia, na região da Luz, no centro de São Paulo, já obriga comerciantes a baixar as portas mais cedo em alguns pontos de Santa Cecília e causa conflitos entre usuários de drogas e seguranças patrimoniais em Higienópolis. Dono de uma loja de móveis usados, Caetano da Silva, de 49 anos, fechou seu estabelecimento na Avenida São João 1h30 antes do habitual. "Fecho geralmente às 19 horas. Agora, não passo das 17h30 com esses craqueiros aí". Segundo ele, o movimento caiu no mínimo 50% desde o início da operação da PM na cracolândia. "As pessoas ficam com medo de vir aqui com a rua cheia de gente fumando crack".


O estacionamento em que Maria Lopes, de 56 anos, trabalha estava vazio ontem. "Às vezes, há umas 50 pessoas usando drogas aqui na frente. Mudaram a cracolândia de lugar", diz ela, que também fechou o estacionamento antes do previsto. O ponto de Santa Cecília que concentrava maior número de dependentes, mais de 50 pessoas, era a Rua Júlio Marcondes Salgado.


Os usuários dominaram uma calçada inteira, na frente do antigo prédio do Ministério da Educação. A via inteira tinha cheiro de urina. Os traficantes atuavam livremente na área. Bem vestidos, eles passavam pela área dizendo "pedra, pedra".


A expulsão de usuários de crack da Luz já causa efeitos também em Higienópolis. A reportagem presenciou um homem sendo agredido por um vigilante após urinar na Rua Baronesa de Itu. "O segurança bateu na minha nuca", disse o morador de rua, que se identificou como Fábio Santos Ribeiro, de 33 anos. Demonstrando bastante confusão mental, ele diz ter saído da cracolândia após a intervenção da polícia.


O gerente da padaria Baronesa, Francisco das Chagas, de 33 anos, afirmou que o estabelecimento vem sofrendo uma "invasão". "Estamos tendo muitos problemas. Ninguém mais consegue trabalhar direito", afirma.


Os efeitos chegaram também ao bairro da Liberdade, na região central. A cracolândia da Rua Mituto Mizumoto, onde a Prefeitura levantou um muro para tentar bloquear a entrada, está cada vez mais cheia e se espalhou sob o viaduto da Rua Conselheiro Furtado e nos canteiros da Ligação Leste-Oeste. A nova cracolândia fica a 300 metros do 1.º Distrito Policial.


Fonte:O Diário de Mogi




Etanol é vantajoso só em Goiás


SÃO PAULO



foto
Os preços do etanol nos postos de combustíveis voltaram a ser competitivos em relação à gasolina no Estado de Goiás, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) referentes à semana terminada em 06 de janeiro de 2012, compilados pelo AE-Taxas. No total, em 25 Estados e no Distrito Federal, a gasolina segue mais competitiva.


O preço médio da gasolina no Estado de São Paulo está em R$ 2,656 por litro, o que torna o etanol hidratado competitivo na região até R$ 1,855. Na média da ANP, o preço do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,918 por litro, 3,4% acima do ponto de equilíbrio entre gasolina e etanol, o que torna a gasolina mais competitiva.


Na semana, os preços do etanol caíram 0,52% nos postos no Estado de São Paulo, acumulando uma queda de 0,36% no período de um mês. A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina.


No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os Estados e no Distrito Federal. Quando a relação aponta um valor entre 70% e 70,5%, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina.


Na média de preços do Brasil, a gasolina segue mais competitiva que o etanol, de acordo com a ANP. Em relação à média do preço da gasolina no País, que foi de R$ 2,750 por litro, o preço do etanol é competitivo até R$ 1,925 por litro. Como o preço médio do etanol no Brasil está em R$ 2,054, os preços da gasolina estão 6,28% abaixo do ponto de equilíbrio.


Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol está em 72,21% do preço da gasolina. Em Goiás, a relação é de 69,89% e em Mato Grosso de 75,27%. A gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 89,68% do valor da gasolina) e em Piauí (88,22%).


Fonte:O Diário de Mogi

Governo expulsa 564 servidores


COMBATE Navarro: aplicação das penalidades é a opção mais rápida e eficaz para evitar a impunidade


BRASÍLIA
Alvos de denúncias de corrupção, abandono de cargo e outras irregularidades, 564 servidores federais foram expulsos da administração pública no ano passado. Na média, pelo menos um servidor por dia foi demitido, afastado de cargo em comissão ou teve cassado o direito à aposentadoria.
A principal razão para afastar os servidores foi uso do cargo para a obtenção de alguma vantagem pessoal. Conforme dados reunidos pela Controladoria-Geral da União (CGU), 308 servidores foram expulsos por essa razão.


Outros 200 foram afastados pela prática de improbidade administrativa. E 40 servidores foram flagrados pedindo propina e acabaram expulsos da administração pública.


Em termos absolutos, o Ministério da Previdência Social concentrou a maior quantidade de casos de irregularidades - 138 servidores foram expulsos durante o ano passado.


Em seguida nesse ranking está o Ministério da Justiça - 133 servidores afastados. O Rio de Janeiro foi o Estado com a maior quantidade de servidores demitidos ou afastados de cargos em comissão: 120.


Nos últimos oito anos, 3.013 servidores federais foram demitidos, outros 304 foram afastados dos cargos de confiança que ocupavam e 216 pessoas tiveram a aposentadoria cassada. No total, de 2003 a 2011, 3.533 servidores foram expulsos da administração.


Desse total, mais da metade dos servidores foram punidos por prática de corrupção. Pelos dados da CGU, 1.887 servidores foram punidos porque estavam se valendo do cargo para obter vantagens indevidas. Por improbidade administrativa, 1.133 servidores foram afastados. E 325 servidores foram expulsos por terem recebido propina.


Além desses motivos, quase 800 servidores foram demitidos simplesmente por não trabalhar: 511 foram expulsos por abandono do cargo e 288 foram punidos por desídia. E na maior parte de todos os casos processados durante os últimos oito anos, os servidores cometiam mais de uma irregularidade passível de expulsão dos quadros públicos.


Todos esses servidores responderam a processos administrativos disciplinares e tiveram chance de se defender e de contestar as acusações. Com base nos dados divulgados pela CGU não é possível saber se há servidores demitidos por envolvimento em grandes esquemas de corrupção descobertos pela Polícia Federal. Também não é possível por meio desses dados saber quanto tempo levou a administração pública a demitir esses servidores.


O secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro, afirma que a aplicação dessas penalidades administrativas é a opção mais rápida e eficaz para evitar a impunidade.


Fonte:O Diário de Mogi





Mundo Gospel:Sabedoria Descubra por que é importante ler a Bíblia


Estudioso diz que a leitura do Livro Sagrado é uma fonte de água fresca para regar o coração e trazer renovação, aconselhamento e paz à vida
Divulgação

A leitura das Escrituras Sagradas fala aos corações das pessoas e traz experiências que podem ser aplicadas também nos dias de hoje
Por que ler a Bíblia? Além de revelar quem é Deus, a Bíblia produz conhecimento, fé, convicção e esperança. "Ler a Bíblia é uma fonte de água fresca para regar o nosso coração todos os dias", destaca o teólogo e linguista Paulo Teixeira, que atua como secretário de Tradução e Publicações da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). 
Segundo ele, o ser humano é bombardeado todos os dias por pensamentos e sentimentos ruins, além de sofrer frustrações e derrotas que trazem amargura e secam o coração. 
"Na linguagem dos profetas bíblicos, a Palavra de Deus é sempre uma chuva de bênçãos, trazendo aconselhamento, reconciliação, renascimento e paz. Ela é uma fonte de renovo e revigoramento e que nos leva sempre a um coração disposto a ter uma vida melhor, em paz com Deus e com o próximo".


Teixeira observa que a sua experiência de leitura da Bíblia vai muito além do aspecto técnico, que faz parte do meu trabalho: "Ao ler um texto bíblico, Deus dialoga comigo por meio daquela situação e dos personagens envolvidos na história. Vejo as saídas geniais que eles encontraram inspirados por Deus. Eu percebo que são providências que podem ser usadas nos dias de hoje também. A Bíblia é viva e causa vida".


O teólogo dá duas dicas para quem deseja desfrutar do seu conteúdo: comece a leitura pelos Evangelhos, no Novo Testamento, e escolha uma tradução mais simplificada, pois isso facilitará a compreensão. Para ele, ler os Evangelhos é encontrar o personagem mais precioso que existe na Bíblia, que é Jesus Cristo, centro da mensagem bíblica.


"Ler Marcos, Mateus, João e Lucas é ter contato com este Salvador, o filho de Deus, e conhecer a sua história, as pessoas que ele conversou, quem ele ajudou e por quem ele morreu. Isso trará ânimo para continuar a leitura. Existe um princípio de interpretação que que diz assim: textos mais claros esclarecem os textos mais obscuros", orienta o estudioso.


A leitura das Escrituras Sagradas, segundo Paulo Teixeira, é capaz de gerar muito mais consolo em comparação a qualquer outro livro na face da Terra. "Cada um deve ter a sua experiência. A cada dia eu descubro mais maravilhas de Deus na sua Palavra. Deixe a Bíblia ler você. Isso fará a diferença", orienta.


Fonte:Mogi News

Primeiro do ano Bandidos explodem dois caixas eletrônicos

Máquinas ficavam dentro de um supermercado, em Itaquaquecetuba. Foram deixados no local R$ 30 mil em notas, a maioria manchada de tinta
Leandro Dilon
De Itaquá
Daniel Carvalho

Caixas eletrônicos ficavam dentro de um supermercado, que foi invadido pelos bandidos
O crime que ganhou destaque em todo o País durante o ano de 2011 voltou a ser praticado na região. Pela primeira vez neste ano, bandidos explodiram caixas eletrônicos e deixaram a polícia em alerta. Ontem de madrugada, no bairro Quinta da Boa Vista, em Itaquaquecetuba, uma quadrilha invadiu um supermercado e estourou duas máquinas. Quase R$ 30 mil em notas, a maioria manchada de tinta, foram deixados no local.


Da mesma forma que fizeram 16 vezes em 2011, tendo estourado mais de 20 caixas no total, os bandidos agiram durante a madrugada. Por volta das 2 horas, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) recebeu a denúncia de que bandidos haviam explodido caixas eletrônicos, que ficam dentro do supermercado Todo Dia, na estrada de São Bento.


Uma viatura seguiu para o local e policiais encontraram as máquinas destruídas. O estouro causou danos no estabelecimento, como no portão, nas janelas e em estantes. Centenas de notas estavam no chão. A perícia do Instituto de Criminalística (IC) foi acionada e analisou a cena do crime.
Em uma das máquinas, do banco Itaú, foram apreendidos R$ 11,3 mil. As notas estavam quase todas manchadas com tinta vermelha, que é expelida pelos caixas eletrônicos quando alguém tenta violar o compartimento onde ficam os valores. Próximo à outra máquina, a perícia localizou R$ 16.870 mil.


O caso está registrado na Delegacia Central de Itaquá, em um boletim de ocorrência de furto qualificado e dano. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar melhor o crime.
No ano passado, bandidos explodiram mais de 20 caixas eletrônicos na região, em um total de 16 ocorrências registradas nas delegacias do Alto Tietê. Itaquá foi a cidade com mais ocorrências do tipo. Sete ao longo do ano, tendo, em três casos, mais de um caixa detonado. Suzano também registrou um número grande de explosões: seis.


Fonte:Mogi News

Balanço de 2011 Alto Tietê registra 230 crimes ambientais


Em cinco destas ocorrências, os responsáveis foram presos em flagrante pela Polícia Militar Ambiental no ano passado, segundo indicou relatório
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

No ano passado, houve também apreensões de aves silvestres
A Polícia Militar Ambiental do Alto Tietê registrou 230 ocorrências de crime ambiental durante o ano de 2011. Em 5 destas ocorrências os responsáveis pela violação das leis de proteção ambiental dedicados à flora ou a fauna, foram presos em flagrante. A unidade aplicou R$ 580 mil em multas de infrações contra a fauna na região.


O balanço foi divulgado ontem pela unidade, e mostrou também que durante os últimos 12 meses, foram vistoriados 2.363 pontos na região, 18% a mais em relação a 2010 (2 mil vistorias) e quase 38% a mais do que 2009 (1.714 vistorias). Foram registrados 1.865 boletins de ocorrências e 732.059 metros quadrados de área de floresta e 176 crimes contra a flora da região. Outras 37 ocorrências de maus-tratos, apreensão de animais. Em 2011, foram lavrados 17 autos de infração e registro de crime ambiental por atividades potencialmente poluidoras e sem licença ambiental. Ao longo do último ano, cinco pessoas foram presas em flagrante cometendo algum crime contra o meio ambiente. 
O relatório destaca o complemento da atividade da Polícia Ambiental e os investimentos em estrutura como fator determinante no aumento do número de vistorias realizadas. Em 2011, o Alto Tietê recebeu cinco novas viaturas, sendo quatro delas apropriadas para terrenos acidentados, que permite acesso a regiões complicadas, como em áreas rurais, por exemplo. A unidade também ganhou motores de popa e um barco que possibilitou a ampliação da fiscalização de pesca. Os policiais ambientais passaram a usar GPS para localizar áreas de mata degradadas e a contar com avião para fiscalização em áreas de mata fechada. 
Do total de locais vistoriados em ocorrências de flora (1.736), mais de 10%, ou seja, em 176 casos, foram encontrados algum tipo de crime ambiental. O índice vem caindo já que em 2009 os crimes representavam 17% do total de ocorrências atendidas, e 14,5% em 2010.


Em 2011, a Polícia Ambiental somou R$ 580 mil em multas aplicadas por infrações contra animais, como a venda, maus-tratos e transporte ilegal de animais silvestres.


Fonte:Mogi News

Reestruturação Cúria ganhará nova sede no dia 25


Novo prédio terá 7 mil metros quadrados de área, com quadras e várias dependências para uso da Diocese
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Dom Airton José dos Santos mostra o projeto de uma capela que será construída no centro da cidade
A partir do dia 25 deste mês, a Cúria Diocesana de Mogi das Cruzes funcionará em outro local. O novo endereço fica na avenida Francisco Rodrigues Filho, 248, no Mogilar, no antigo prédio da escola Tomás de Aquino. 
O espaço já pertencia à Diocese, que desde 2004 conversava com os proprietários do colégio sobre a retomada do lugar. Segundo o bispo diocesano, dom Airton José dos Santos, o prédio está passando por uma readequação para abrigar a nova estrutura. A atual sede da Cúria será usada como residência episcopal, a casa do bispo. 
Esta mudança ocorre no ano em que a Diocese comemora seu Jubileu de Ouro. No próximo dia 9 de junho, ela completa 50 anos de fundação. Para dar início a uma programação especial, hoje, haverá a ordena-ção de oito diáconos às 19 horas, na Catedral de Santana. 
Além disso, haverá transferência de padres de algumas paróquias. "De 30 de abril a 6 de maio, vamos ter um Congresso Vocacional para trabalhar a reflexão para as vocações, principalmente para a vida religiosa", esclareceu o bispo.


A Diocese preparará também um encontro especial entre os fiéis das 50 paróquias da região. "No dia 10 de junho, faremos uma Concentração Diocesana para celebrar o Jubileu da Diocese. Já no dia 15 de junho, sempre fazemos um dia de oração para a santificação dos padres. Em 2012, será no Santuário Sagrado Coração de Jesus, mas queremos que as 50 paróquias façam um dia de atividades. No dia 15 de julho, está programada ainda a romaria da Diocese para a cidade de Aparecida. Esperamos em torno de 15 a 20 mil participantes".


A programação do Jubileu de Ouro continua no segundo semestre com exposições e debates sobre a história da Diocese. 
"A partir de agosto, teremos oito ordenações dos diáconos, que se formarão padres. Haverá ainda simpósios, palestras, deba-tes e o lançamento de um livro com levanta-mento histórico sobre a Diocese. Faremos também uma exposição itinerante sobre a história da Diocese. Para fechar a programação, teremos uma grande celebração no dia 30 de dezembro para comemorar a instalação da Diocese".




Mais espaço
As novas instalações da Cúria vão proporcionar mais espaço para reuniões e encontros dos fiéis e padres da Diocese. Segundo o bispo, nenhuma grande reforma será necessária para abrigar as novas dependências. "Não tínhamos até agora um local para a formação dos leigos, para reuniões da pastoral, para uma assembleia. A Cúria Diocesana é um organismo composto por vários outros, inclusive o centro pastoral. Tudo vai se concentrar no novo espaço. São 7 mil metros quadrados de área com quadras e várias dependências. A administração diocesana também vai funcionar lá", detalhou. Uma casa antiga que existe dentro do terreno será revitalizada, mas ainda não há uma data definida.


Fonte:Mogi News

Reestruturação Obra de revitalização na Catedral custará R$ 1 mi


Erick Paiatto

Fachada do prédio da Catedral será totalmente revitalizada
Todo o revestimento externo da Catedral de Santana deve custar R$ 1 milhão para a Diocese de Mogi das Cruzes. O início das obras de recuperação da fachada do prédio aguarda a autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). A previsão é de que o átrio do prédio fique pronto para a Festa do Divino, já que esta fase da obra deve levar em torno de 60 dias para ser entregue. Além disso, a Diocese revitalizará um prédio entre a ruas Capitão Manoel Caetano e José Bonifácio para transformá-lo em capela. 
O valor desta construção está estimado em R$ 400 mil. Ambas as obras contam com a ajuda dos fiéis e de colaboradores para serem concretizadas. Os trabalhos na Catedral aguardam autorização do Condephaat para prosseguirem. "Já fizemos a obra do telhado para acabar com a infiltração e consertamos a rosácea, que é o vitral redondo da Catedral. A próxima etapa é o revestimento externo. São sete fases, que inclui a recuperação do átrio, das torres, das laterais e do fundo da Catedral. É necessário fazer a recuperação dos vitrais também", destacou o bispo diocesano, dom Airton José dos Santos.


A expectativa é de que este ano o tradicional Império do Divino Espírito Santo deixe a praça Coronel Benedito de Almeida e se mude para a nova capela. "Aquele prédio pertence à Diocese. Conversei com algumas pessoas e me veio a ideia de fazer no lugar uma capela dedicada ao Divino Espírito Santo. Isso para que a cada ano os festeiros não tenham de fazer aquele barracão na praça, pois se gasta uma quantidade considerável de dinheiro para enfeitá-lo".


A capela terá capacidade para abrigar cerca de 70 pessoas com a finalidade de realizar pequenas missas. "Teremos a capela no centro com o pé-direito alto com uma cúpula. Na lateral, temos quatro salas, sendo duas menores com um espaço para informações. O objetivo, no futuro, é integrar este espaço ao conjunto da Catedral", destacou. (L.N.)


Fonte:Mogi News

Temporal Cidade tem granizo e chuva acima da média


Mogi, Suzano e Guararema entraram na lista dos municípios em estado de alerta devido às chuvas com outros da Zona Leste de São Paulo
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Estragos em razão do temporal foram registrados em pontos diferentes de Mogi, como em prédio
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do Estado de São Paulo, Mogi das Cruzes foi a cidade que registrou o maior volume de chuva entre os municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Ontem, em pouco mais de 20 minutos, um temporal causou estragos em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil de Mogi afirma que choveu pouco mais de 10 milímetros e caiu granizo nos bairros do Centro Cívico e Mogilar, mas o volume já era esperado.


O que preocupa são as rajadas de vento. Ontem, de acordo com Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/ Inpe), a velocidade do vento chegou a 16 quilômetros por hora, enquanto a média para um dia normal é de até 4 quilômetros por hora. Para hoje, a velocidade do vento pode chegar a 19 quilômetros, por volta das 18 horas. A Defesa Civil registrou queda de um muro nas dependências do Cempre do Botujuru, que atingiu três veículos. No Mogilar, uma parede recém construída em um prédio despencou de uma altura de 5 metros. Na Favela do Cisne, dois barracos foram destelhados. 
O CGE incluiu as cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Guararema na lista dos municípios em estado de alerta, com a Zona Leste de São Paulo. Segundo meteorologistas, há risco de novas rajadas de vento, queda de granizo e formação de alagamento. 
"Esta previsão é o que já aconteceu na tarde de ontem. Para os próximos dias, o tempo deve ficar mais estável", disse o coordenador da Defesa Civil, major Valdir de Oliveira. De acordo com ele, Mogi registrou um volume de chuva de pouco mais de 10 milímetros. A população pode acionar a Defesa Civil em caso de emergências pelo telefone 0800-7701566.


Fonte:Mogi News

Fora de perigo Famílias deixam área de risco à margem de rio


Já foram retiradas 56 famílias da beira do rio Jundiaí e sete estão com problemas de documentação
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Prefeitura de Mogi está removendo famílias que vivem em áreas de risco para unidades habitacionais
Pelo menos 56 famílias já deixaram as margens do rio Jundiaí, em Jundiapeba. Segundo informações do secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, outras sete famílias serão retiradas em breve. Este número faz parte da primeira etapa de desocupação da área, que possui 411 famílias em situação de risco. Todas as pessoas que saírem do local serão contempladas com apartamentos do programa federal de habitação Minha Casa, Minha Vida.


Nepomuceno informou que até dezembro, 280 apartamentos foram entregues na cidade. Deste total, 78 foram direcionados para famílias de área de risco. As pessoas beneficiadas moravam às margens do rio Jundiaí e na favela do Cisne. "Já foram retiradas 56 famílias da beira do rio Jundiaí e sete estão com problemas de documentação, que devem ser resolvidos nos próximos dias. Outras 15 vieram da favela do Cisne", explicou. Ele acrescentou que mais 23 famílias da favela do Cisne e outras 355 deverão ser beneficiadas pelas próximas entregas de unidades do Minha Casa, Minha Vida na cidade.


Para evitar que novas ocupações ocorram nos locais de onde as famílias já foram retiradas, a Prefeitura faz um trabalho de demolição das casas. Além disso, existe a fiscalização da área. "Esta fiscalização existe desde que as famílias foram cadastradas no programa. No entanto, agora, estamos intensificando este trabalho para evitar reocupação das áreas", esclareceu o secretário. Ele afirmou que para evitar problemas com alagamentos e enchentes, a Prefeitura trabalhou entre abril e novembro com serviços de limpeza dos rios e com outras medidas preventivas.


A dona de casa Zeneide Vieira Cavalcante, de 47 anos, será uma das pessoas retiradas das margens do rio. "Moro com meu marido e mais dois filhos. A Prefeitura ainda não me deu um dia exato para sair daqui, mas eles disseram que será em breve. Fico muito feliz por deixar o local, morar perto do rio é muito perigoso", contou.


No entanto, não foram todas as pessoas que ficaram satisfeitas com a notícia da desocupação. "Tenho um comércio e sobrevivo dele. Não quero ir para um apartamento, que é bem menor que a minha casa, com o meu marido e filhos. Estou aqui, mas não sei até quando. Se a Prefeitura vier me tirar, vou ter de sair", disse Salvadora Rodrigues, 40, comerciante.


Fonte:Mogi News

É só o começo... Temporal de 20 minutos provoca estragos em vários pontos de Mogi

Quedas de árvores durante chuva forte acabaram "derrubando" também o fornecimento de energia elétrica
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Força do vento foi capaz de derrubar árvore imensa em praça na área central ontem; cena chamou a atenção de quem passou pelo local
O primeiro dia de chuva forte de verão em Mogi das Cruzes provocou estragos em vários pontos da cidade. Em 20 minutos, um temporal, que atingiu principalmente a área central e o Centro Cívico, o Mogilar e a Ponte Grande, derrubou quatro árvores, provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica, desligou semáforos e radares, quebrou telhados e derrubou muros. 
Não houve vítimas, mas a população precisa ficar atenta ao período, já que a temporada de chuvas fortes só está começando. A reportagem do Mogi News percorreu os pontos onde há risco de deslizamento, como o bairro do Oroxó. A Defesa Civil segue monitorando a área, mas a chuva não chegou a causar problemas no local.


O trânsito ficou complicado nas ruas Otto Unger, Ricardo Vilela e Barão de Jaceguai e na avenida Dom Antonio Candido Alvarenga, no centro, devido a queda de uma árvore na avenida Narciso Yague Guimarães, no sentido Socorro, na altura da Prefeitura de Mogi. Segundo testemunhas, com a força do vento, a árvore caiu bem no meio da pista, mas não atingiu nenhum veículo. Algumas pessoas que passavam pelo local no momento da chuva ajudaram a retirar a árvore do caminho para evitar problemas no trânsito, que teve que ser desviado. Outras três árvores foram derrubadas com a força do vento: uma no canteiro da avenida em frente ao prédio do INSS, que não chegou a prejudicar o trânsito; uma na praça do Largo Bom Jesus, que chamou a atenção de curiosos, já que, apesar de robusta, foi arrancada pela raiz; e uma terceira na praça Norival Tavares.


O vento quebrou o vidro da porta do prédio da Secretaria de Assistência Social e derrubou o alambrado e o forro do edifício Casa Blanca, também no Centro Cívico. Todo o bairro ficou sem energia elétrica durante quase uma hora. Dois outdoors também foram derrubados com a força do vento. Um na avenida Yoshiteru Onishi e outro na rua Manoel de Oliveira, dentro do Mercado do Produtor. Os radares instalados nos dois sentidos da avenida Yoshiteru Onishi também pararam de funcionar temporariamente. No Conjunto Residencial Toyama, a força do vento quebrou parte do telhado da unidade do Programa Saúde da Família (PSF), que deve ser inaugurada no primeiro semestre deste ano. 
Apesar da chuva forte, as áreas onde há risco de deslizamento permaneceram intactas. A reportagem visitou a encosta na Vila Oroxó, considerada a pior área de risco de desmoronamento do município. Atualmente, 36 famílias moram no local e aguardam a entrega das moradias construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida, em César de Souza. Na Vila Moraes, à beira da rodovia Mogi-Bertioga, moradores de uma encosta improvisaram uma lona no barranco para impedir infiltração.


Fonte:Mogi News

Mogi-Bertioga


Daniel Carvalho



A rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) deverá passar, ainda neste ano, por obras em toda sua extensão. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) garantiu que irá lançar, até março, o edital de licitação para contratação do projeto executivo de obras. 


Já ajuda...
O pacote deverá contemplar o recapeamento da pista e dos acostamentos, incluindo a implantação de dispositivos de acesso, safety-box e baias para ônibus no trecho entre Mogi, Biritiba Mirim e Bertioga, do km 56,65 ao km 98,1. A estimativa é de que a obra custe R$ 35 milhões. Não é a duplicação prometida, mas...


Coração
A Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) a ser inaugurada no dia 28 deste mês deve se tornar também referência em atendimento cardiológico. O espaço, que promete ser a junção Pró-Hiper, Pró-Mulher e Pró-Criança, terá exames complementares dignos de clínicas ou hospitais particulares, como o Holter, que permite o registro contínuo do ritmo e da frequência cardíaca, como ocorre num eletrocardiograma, durante o período de 24 horas. 


Suspenso
O programa "Mogi para Mogianos", desenvolvido pela Coordenadoria de Turismo, está temporariamente suspenso. Durante este mês e em fevereiro não haverá saída de ônibus do Parque Centenário com destino a regiões rurais, culturais ou ecológicas ao custo médio de R$ 5 por pessoa. 
Jorge Moraes



Novo formato
A medida se faz necessária, segundo o coordenador de Turismo Fábio Barbosa, uma porque o programa passará por reformulações, inclusive com acréscimo de novos roteiros. Até então, as famílias de mogianos que quisessem "explorar" diferentes regiões da cidade tinham como opção a Fazenda de São José, em Sabaúna, ou o sítio Taquarussu, em Quatinga, propriedades agrícolas no Cocuera, além e ateliês no Botujuru e o Parque Municipal. 


Terceirização 
As mudanças devem ser definidas na próxima terça-feira, durante reunião do Conselho Municipal de Turismo, o Comtur. Entre as opções está a terceirização do serviço, isto é, deixar para a iniciativa privada a administração dos pacotes e atendimento aos mogianos turistas. Até então, a Prefeitura gastava em média R$ 24 mil apenas com ônibus para fazer as viagens e a Catamarã, por cortesia, fornecia guia e monitor. "É um projeto de muito sucesso e com certeza irá continuar, mas de uma forma mais profissionalizada", afirmou Barbosa.


Informações
Caso a proposta seja aceita pelos conselheiros, deve ser incluída no pacote do "Mogi para Mogianos" a administração do Centro de Informações Turísticas, no Parque Centenário, em César de Souza. O espaço, que estava com as obras paralisadas desde meados de 2011, receberá as melhorias, já que o Ministério do Turismo repassou os R$ 100 mil restantes para conclusão dos trabalhos. A previsão, segundo a Secretaria de Obras, é de que o Centro de Informações fique pronto até março próximo. 


Praça da Juventude
Outra obra que deve ser retomada nos próximos dias é da Praça da Juventude. O Ministério dos Esportes repassou, em duas parcelas, dia 29 de dezembro e dia 3 de janeiro, os R$ 850 mil restantes para o término dos trabalhos, previstos até então para serem concluídos no fim do ano passado. O novo prazo, agora, é de, no máximo, 30 dias. 


R$ 181 milhões
É o valor apresentado no Orçamento da Prefeitura para obras durante o ano de 2012. Como o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) antecipou com exclusividade ao Mogi News, na edição de ontem, não haverá contingenciamento ou suspensão de projetos e obras municipais, portanto, este e outros investimentos estão mais do que garantidos!


Dívidas pagas 
Além de parcerias com os governos federal e estadual, outro fator que pode ter influenciado na decisão do prefeito de manter integralmente o Orçamento de 2012 é a arrecadação de R$ 30 milhões obtida em 2011 pela administração municipal em razão do setor de execução fiscal e negociações de dívidas. O valor recuperado da inadimplência é considerado recorde na Secretaria de Finanças. 
Jorge Moraes





Vai sair
Foto: Agência Câmara
A avenida Guilherme Georgi, que seria uma opção de ligação entre Mogi e Suzano, desafogando a antiga SP-66, consta na relação de obras que devem sair do papel neste ano. A proposta, de financiamento de R$ 65 milhões do Ministério dos Transportes, deve ser discutida no próximo dia 10 entre o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) e o ministro Mário Negromonte. 




Exemplar
O secretário municipal de Segurança Eli Nepomuceno deu ontem mais um exemplo de cidadania e cumprimento à lei. Ao entrar numa agência bancária da cidade, no início da tarde, ele recebeu um telefonema e, ao se lembrar da norma que proíbe o uso de celulares no interior dos bancos, tratou de desligar o equipamento. Contudo, por pouco, não teve de acionar seus subordinados do Departamento de Fiscalização para autuar a tal agência por descumprir e lei que trata do tempo de espera em filas. Foi mais de uma hora de espera. Mas Nepomuceno, que prefere a conversa ao invés da multa, apenas orientou os agentes a cumprir a legislação municipal.


Fonte:Mogi News