quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Mogiana ganha prêmio do Senai por criar sorvete feito à base de arroz

Agora, ela e um grupo de amigos que também participaram do invento vão disputar a fase nacional da premiação


Sorvete criado por mogiana e amigos é direcionado principalmente a quem tem intolerância à lactose
A mogiana Paula Fernanda da Silva Irenti, de 29 anos, desenvolveu com um grupo de amigos um sorvete diferente. A sobremesa feita a partir de extrato de arroz faturou o prêmio Inova Senai (Serviço Nacional da Indústria) na categoria Alimentos de 2013. Agora, eles disputaram a fase nacional do prêmio. O sorvete foi criado para atingir, principalmente, as pessoas que têm intolerância à lactose.

A ideia para criar um sorvete, a partir de extrato de arroz, surgiu por causa de um trabalho de conclusão de curso. "Nós tínhamos de desenvolver um produto. Decidimos fazer um sorvete para pessoas que têm intolerância à lactose. Atualmente, o que está disponível no mercado é o que é feito à base de soja, mas esse comércio já está saturado. Por isso, resolvemos buscar outras alternativas para desenvolver o alimento", explicou Paula.

O extrato de arroz é conseguido pronto, por meio de indústrias especializadas. Para desenvolver o produto, a equipe levou cerca de seis meses e realizou pelo menos oito testes até chegar ao resultado final. "O projeto ainda está em etapa embrionária. Começamos participando de algumas etapas do Inova Senai e apenas depois pensamos em negociar para comercializá-lo", contou a técnica de alimentos.

Paula informou que a etapa nacional do Inova Senai envolverá os ganhadores de todas as categorias de diferentes Estados, porém, nesta fase, apenas uma das equipes ganhará o prêmio. 
"Na primeira premiação, os jurados afirmaram que o nosso produto tem o gosto de um sorvete comum. Em nenhum momento eles sentiram o gosto de arroz", afirmou. O sabor de chocolate foi escolhido por ser o mais consumido em todo o mundo.

Além da mogiana, Tatiane Bonavita, Thaise Nunes e Killian Maciel foram os responsáveis por criar o sorvete. A tradição de criar doces já acompanha Paula há alguns anos. "Minha mãe já trabalha há 30 anos com chocolate. Quando completei 25 anos, passei a fazer alguns cursos na área de gastronomia. No momento, vendo sorvetes gourmet que crio com minha mãe", disse.

Fonte:Mogi News