quinta-feira, 21 de abril de 2011

FHC é opção de Serra para dirigir tucanos

FHC é opção de Serra para dirigir tucanos

Ex-presidente da República conta com o apoio do grupo do ex-governador, mas resiste à ideia

21 de abril de 2011 | 0h 00
Julia Duailibi - O Estado de S.Paulo
A cerca de um mês da eleição para a escolha do presidente nacional do PSDB, aliados do ex-governador José Serra começaram a se movimentar para convencer o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a ocupar o cargo.
Evelson de Freitas/AE-7/5/2010
Evelson de Freitas/AE-7/5/2010
Contramão.'Não sei nada a respeito', diz FHC sobre indicação
A movimentação vai na contramão do que o senador mineiro Aécio Neves tem articulado: a recondução do atual presidente, o deputado Sérgio Guerra (PE). O nome do novo presidente tucano será referendado durante a convenção do partido, que será no fim do mês que vem.
Nos últimos dias, parlamentares ligados a Serra levaram a sugestão a FHC, que resiste à ideia. A ponderação do ex-presidente tem sido basicamente a mesma: com quase 80 anos, não quer mais se envolver nos impasses da política interna partidária.
Nesta semana, FHC deu indícios de que não pretende abraçar a causa. Após reunião no seu instituto, o iFHC, foi questionado sobre o racha no PSDB municipal. Expôs o que tem dito reservadamente: "Não sei nada a respeito. Olha, vou fazer 80 anos, já não acompanho, há tempos, o dia a dia da vida partidária".
A ideia de lançar FHC é uma tentativa do grupo de Serra de aumentar a influência na cúpula do partido - os serristas veem o projeto de recondução de Guerra como, praticamente, a confirmação de que o senador será o candidato a presidente em 2014.
O projeto também ganhou força após naufragar a proposta de formar um conselho político, do qual Serra participaria. Mas a ideia minguou depois que os governadores reivindicaram espaço no conselho. Inicialmente, o órgão seria composto por cinco tucanos: FHC, Serra, Aécio, Guerra e o ex-senador Tasso Jereissati. Para os serristas, com mais de cinco integrantes, o órgão se torna muito grande e, portanto, pouco eficiente.
Apesar das negativas de FHC, serristas avaliam que o embate verbal recente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é indício de que haveria disposição para o enfrentamento político e também para as causas partidárias.
Aliados do ex-governador passaram a resistir ao nome de Guerra depois que um abaixo-assinado a favor de sua reeleição, articulado com o apoio de Aécio, foi proposto para os deputados tucanos em janeiro. O episódio, visto como traição por serristas, levou ao rompimento entre Guerra e Serra. Apenas recentemente os dois voltaram a conversar.
Depois do racha no PSDB paulistano nesta semana, quando seis vereadores anunciaram a saída do partido, a cúpula tucana também começou a costurar a eleição do diretório estadual paulista.
O governador Geraldo Alckmin quer o deputado estadual Pedro Tobias na presidência. Mas não há consenso em torno do nome para a secretaria-geral do partido. / COLABOROU GABRIEL MANZANO 
Fonte:O Estado de S.Paulo

Dilma atrela diplomacia a direitos humanos

Dilma atrela diplomacia a direitos humanos


Lisandra Paraguassu, de O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - Em contraste com o tom contemporizador com países violadores dos direitos humanos adotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff mostrou nesta quarta-feira, 20, que o tema está no centro da política externa brasileira.





Ed Ferreira/AE
Dilma e o ministro de Relações Exteriores Antonio Patriota, em Brasília
Apesar das preocupações com as reformas das instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas, ou com a sempre presente necessidade de atrair investimento e tecnologia para o País, Dilma declarou, no primeiro discurso sobre relações internacionais de seu governo, que o tema será promovido e defendido "em todas as instâncias internacionais sem concessões, sem discriminações e sem seletividade".
O discurso foi dirigido a uma plateia de formandos do Instituto Rio Branco e diplomatas, na cerimônia de conclusão de curso da turma de 2010 do instituto. Pela primeira vez, a presidente falou claramente sobre o que considera objetivos da política externa brasileira no seu governo. E afirmou que, apesar de ver a preocupação com os direitos humanos como algo que já existia no governo Lula, o assunto será, "mais ainda agora", uma preocupação do governo brasileiro.
Lula, escolhido paraninfo da turma, mandou um texto de apenas uma página, que foi lido pelo assessor para Assuntos Internacionais do Planalto, Marco Aurélio Garcia. Nele, o ex-presidente louvou as ações do Itamaraty durante seus dois mandatos e definiu como mera "continuidade" de seu governo a gestão Dilma no campo da política externa.
A presidente deixou clara, também, a importância que dá à reforma das Nações Unidas, especialmente ao seu Conselho de Segurança - tema de interesse especial do Brasil, que espera, com essa reforma, obter uma vaga permanente no conselho. "No momento em que debatemos como serão a economia, o clima e a política internacional no século 21, fica patente também que, do ponto de vista da segurança, a ONU também envelheceu", sustentou a presidente.
Fonte:O Estado de S.Paulo

'Já melhoramos muito', comemora Muricy Ramalho

'Já melhoramos muito', comemora Muricy Ramalho

Após vencer o Táchira e se classificar na Libertadores, técnico avalia que Santos está equilibrado

21 de abril de 2011 | 0h 00
GIULIANDER CARPES - O Estado de S.Paulo
Aos poucos, o Santos começa a jogar como Muricy Ramalho quer: seguro na defesa e abusando da individualidade de Neymar e Ganso no ataque. Assim o treinador espera ir longe na Copa Libertadores e conquistar seu primeiro título da competição, em que seu melhor resultado foi o vice-campeonato em 2006 com o São Paulo (perdeu do Inter).
Paulo Whitaker/Reuters
Paulo Whitaker/Reuters
Muricy conta com vistoso futebol de Ganso para avançar
"Desde que cheguei, tenho tentado dar um pouco mais de equilíbrio ao time quando estamos sem a bola. Porque quando ela está conosco, temos o drible, o improviso, a jogada inesperada. Isso é o que temos de melhor", afirmou o treinador. "Precisávamos nos posicionar melhor. Já melhoramos bem nisso."
O Santos vai enfrentar o América, do México, nos confrontos mata-mata das oitavas, um desafio para Muricy, que costuma ir melhor no sistema de pontos corridos. "Vai ser uma pedreira. A partir do mata-mata, não tem mais jogo fácil na Libertadores", disse o técnico. "Mas estamos jogando melhor e os jogadores estão aprendendo como é jogar num campeonato como esse. Estão reclamando menos da arbitragem, jogando mais bola sem se importar com o juiz."
ESPN - Confira entrevista com o volante Danilo
Fonte:O Estado de S.Paulo

Um festival de dança beneficente

Um festival de dança beneficente

EM ALTA Dança country é uma das modalidades destacadas no festival que será realizado na próxima terça-feira no palco do Ciarte
KARINA MATIAS
Em comemoração aos 20 anos de fundação do Centro de Arte Lilian Gumieiro, a academia promoverá apresentações em Mogi com o objetivo de valorizar diferentes modalidades de dança. A iniciativa começa nesta terça-feira com a realização do 1º Festival de Dança de Salão e Country do Alto Tietê, no Ciarte, a partir das 19 horas. O evento tem caráter beneficente e arrecadará produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis, que serão enviados ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira pelo site www.liliangumieiro.com.br.
Lilian Gumieiro, fundadora da academia, salienta que a dança country está muito em alta no momento, especialmente, pelo sucesso do chamado sertanejo universitário, estilo capitaneado pelos cantores Luan Santana, Michel Teló, Victor & Léo e Maria Cecília & Rodolfo. "Nós já trabalhamos com esta modalidade há quatro anos. É um público que tem muita vontade de se reunir e trocar experiências", comenta. Nas unidades do Centro de Arte em Mogi e Suzano, em torno de 50 alunos frequentam as aulas.
Na academia, o trabalho é coordenado pela professora Elisângela Marquis, que se especializou na modalidade. Ela montou no Centro de Arte o grupo Alabama Country, que apresenta duas formações, sendo uma adulta e uma infantil. "Eles participaram em março do Campeonato Nacional de Dança Country, no Pavilhão Imigrantes, em São Paulo, alcançando a terceira colocação", ressalta Lilian. Os espectadores poderão conferir as performances do grupo na terça-feira. O evento concentrará também apresentações de dança de salão, salsa, forró, tango, bolero, gafieira, entre outros. De acordo com Lilian, só do próprio Centro de Artes, serão exibidas 12 coreografias. Outros bailarinos também podem participar, desde os que ainda estão iniciando na área até os já mais avançados. "Comitivas de dança country já se mostraram interessadas com o evento", revelou Lilian. Ela acrescenta que o Festival não é uma competição, mas uma mostra de incentivo à dança e à troca de experiências.
O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Mogi e é organizado pelos professores Elisângela Marquis, Fabio Silva, Carlos Eduardo e Jô Correia, com coordenação técnica de Carol Alvarenga.
Para participar, os bailarinos devem apenas doar produtos de higiene pessoal, como sabonete, creme dental, escova de dente, entre outros.
O convite para assistir às performances da mostra é 1 quilo de alimento não perecível e deve ser retirado nas unidades da escola de dança localizadas em Mogi (Rua Coronel Souza Franco, 731, Centro) ou Suzano (Rua 27 de Outubro, 247, Centro). O Ciarte está situado na Rua Dr. Ricardo Vilela, 69 (em frente à Praça Oswaldo Cruz). Informações nos telefones: 4741-1287, 4726-1004 ou 2988-8000.

Fonte:O Diário de Mogi

Mulher capturada com cocaína

Mulher capturada com cocaína

LAÉRCIO RIBEIRO
Cerca de três quilos de cocaína, em forma de crack, foram apreendidos, na noite de anteontem, pelo tenente Tiago Pavanelli, da Força Tática Comando, do 17º BPM/M, e os pms Souza e Igor. A droga estava em poder de Rosângela Aparecida Amâncio de Amorim, de 43 anos. Ela reside em Barueri e seria integrante da facção criminosa conhecida como PCC (Primeiro Comando da Capital).
A acusada de tráfico foi detida pela equipe quando caminhava pela Avenida Francisco Rodrigues Filho, no Bairro Nova Mogilar, próximo ao Terminal Rodoviário. Ela carregava uma bolsa com os três "tijolos" de cocaína, dois celulares e documentos, e ficou nervosa ao avistar a viatura 17.016.
Indagada pelos policiais, Rosângela alegou que iria ganhar R$ 100,00 para transportar a cocaína de São Paulo para o Distrito de César de Souza.
O delegado Carlos Alberto de Campos, o escrivão Mauro Kato e o investigador Luiz Roberto Bourg, de plantão no Distrito Central, autuaram a mulher em flagrante por tráfico de drogas.
Na madrugada de ontem, ela foi removida ao Presídio Feminino, na Cidade de Poá. Rosângela negou ser do PCC, porém admitiu que o seu marido, que está preso por roubo de caminhões e cargas, e o cunhado integram a facção criminosa.
A Polícia segue nas investigações. A finalidade é verificar a procedência do entorpecente e ainda o seu destino.
Neste ano a Polícia Militar já havia capturado anteriormente dois traficantes (um homem e uma mulher) que disseram que obtiveram a promessa de pagamento para transportar drogas a César de Souza, em Mogi.


Fonte:O Diário de Mogi

Ataque de Kadafi mata fotógrafos

Ataque de Kadafi mata fotógrafos 

MISURATA
Dois jornalistas morreram e dois foram feridos por disparos de morteiro efetuados ontem na cidade sitiada de Misurata, no oeste da Líbia. Inicialmente, havia sido confirmada somente a morte do fotógrafo e diretor de cinema britânico indicado para o Oscar de 2010 Tim Hetherington, de 41 anos.
Mais tarde, porém, Pancho Bernasconi, diretor de fotografia da Getty Images, em Nova York, confirmou o falecimento de Chris Hondros, que estava junto com Hetherington e havia ficado gravemente ferido no episódio.
Os profissionais fotografavam confrontos entre os insurgentes e as forças leais ao coronel Muamar Kadafi que tentam tomar a cidade do oeste líbio. Eles estavam na rua Trípoli, a principal via e centro de confrontos em Misurata, sitiada há quase dois meses pelas forças de Kadafi.
Hetherington foi nomeado ao Oscar em 2010, na categoria de documentários, por seu filme "Restrepo", que codirigiu com Sebastian Junger. O documentário conta a história de dois pelotões de soldados norte-americanos no Afeganistão em 2007 e 2008.
Hondros também tinha 41 anos. Ele chegou a ser socorrido e internado no Hospital Hikma em Misurata, informaram médicos, mas não resistiu aos ferimentos. Hondros cobria guerras desde o fim da década de 1990, entre elas os conflitos em Kosovo, Iraque e Afeganistão.
No mesmo episódio ficaram feridos os fotógrafos Guy Martin e Michael Christopher Brown. Os dois foram atingidos por estilhaços de granadas e foram tratados por ferimentos de menor gravidade.
Durante o conflito civil líbio, que já dura dois meses, dois outros jornalistas foram mortos, informa o Comitê de Proteção aos Jornalistas em Nova York. Mohammed al-Nabbous, fundador do canal de televisão líbio Al-Hurra, foi morto a tiros perto de Benghazi em 19 de março. O câmera Ali Hassan al-Jaber, da emissora Al Jazeera, do Catar, foi morto quando sua equipe foi emboscada perto de Benghazi em 13 de março.

Fonte:O Diário de Mogi

Dilma define sua política externa

Dilma define sua política externa

EVENTO Presidente Dilma Rousseff discursa na cerimônia de formatura de diplomatas do Instituto Rio Branco
BRASÍLIA
Em contraste com o tom contemporizador com países violadores dos direitos humanos adotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff mostrou ontem que o tema está no centro da política externa brasileira.
Apesar das preocupações com as reformas das instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), ou com a sempre presente necessidade do País atrair investimento e tecnologia, Dilma declarou, em seu primeiro discurso sobre o foco das relações internacionais do País, que o tema será promovido e defendido "em todas as instâncias internacionais sem concessões, sem discriminações e sem seletividade".
O discurso foi feito para uma plateia de formandos do Instituto Rio Branco e diplomatas, na cerimônia de conclusão de curso da turma de 2010 da diplomacia. Pela primeira vez, a presidente falou claramente sobre o que vê como objetivos da política externa brasileira no seu governo. E afirmou que, apesar de ver a preocupação com os direitos humanos como algo que já existia no governo Lula, será, "mais ainda agora", uma preocupação do governo brasileiro.
Lula, escolhido paraninfo da turma, mandou um texto de apenas uma página, que foi lido pelo assessor para Assuntos Internacionais do Planalto, Marco Aurélio Garcia. No documento, Lula louvou as ações do Itamaraty durante seus dois mandatos e chamou de mera "continuidade" de seu governo a gestão Dilma no campo da política externa.
Dilma deixou claro, também, a importância que dá à reforma das Nações Unidas, especialmente ao Conselho de Segurança, no qual o Brasil almeja um assento permanente. "No momento em que debatemos como serão a economia, o clima e a política internacional no século 21, fica patente também que, do ponto de vista da segurança, a ONU também envelheceu", acusou.
Lembrando os movimentos por democracia nos países árabes, segundo ela apoiados pelo Brasil, disse que a solução para os conflitos hoje em dia não aceitam mais "políticas imperiais, certezas categóricas e as respostas guerreiras de sempre".
"Reformar o Conselho de Segurança das Nações Unidas não é, portanto, um capricho do Brasil. Reflete a necessidade de ajustar esse importante instrumento da governança mundial à correlação de forças do século 21. Significa atribuir aos temas da paz e da segurança efetiva importância. Mais do que isso, exige que as grandes decisões a respeito sejam tomadas por organismos representativos e, por essa razão, mais legítimos", afirmou Dilma.
Durante o seu discurso, o ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, deixou claro também a linha que o Itamaraty recebeu de Dilma: a necessidade de ser objetivo e de obter resultados concretos.
"De lá para cá (do início do governo) um caminho foi delineado e um estilo estabelecido pelo governo Dilma: a objetividade como critério, a firmeza na promoção dos interesses nacionais; a ênfase na busca de resultados concretos nos planos econômico, comercial, da inovação; a prioridade atribuída a parcerias capazes de contribuir para o aumento da nossa competitividade", disse o ministro.


Fonte:O Diário de Mogi

Semae ameaça ‘calote’ à Sabesp

Semae ameaça ‘calote’ à Sabesp

PREVENÇÃO Semae abriu licitação para compra de bomba reserva
MARA FLÔRES
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) afirmou ontem que, no máximo em uma semana, o abastecimento de água na Cidade estará normalizado e que o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) já abriu licitação para compra de uma bomba reserva. Porém, mais do que isso, ele anunciou a suspensão do pagamento das contas para a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) enquanto a estatal não rever o custo cobrado pela água que abastece a metade do Município. O chefe do Executivo disse que o "calote" já foi informado à presidente da Sabesp, Dilma Pena, e só será quitado quando a empresa reduzir o valor da conta ou, então, apresentar um projeto de investimento em Mogi, como para a redução das perdas de água, o que exige a troca das tubulações antigas existentes.
"O que inviabiliza o Semae hoje, em termos financeiros, é a conta com a Sabesp. A conta é de mais de R$ 2 milhões por mês e nós já avisamos que só vamos pagar as novas contas depois de negociar porque a água que a Sabesp retira de Mogi das Cruzes não pode custar, para Mogi das Cruzes, o mesmo preço que ela vende para São Paulo. Então, agora, batemos o pé e não aceitamos mais", avisou Bertaiolli.
A Cidade que tem hoje 387 mil habitantes é 50% abastecida com a água que o próprio Semae capta do Rio Tietê, trata e distribui. Os outros 50% dos consumidores, basicamente os moradores de Braz Cubas e Jundiapeba, também são atendidos pelo Semae, mas a água distribuída é comprada da Sabesp, já que a estrutura da autarquia mogiana para captação e tratamento é insuficiente para cobrir toda a demanda.
De acordo com o prefeito, o problema está nas diferenças de custo entre um serviço e outro. Enquanto o Semae gasta R$ 0,30 para captar e tratar cada metro cúbico, a Sabesp cobra R$ 1,30 pelo mesmo serviço. Para o consumidor final, a tarifa também é de R$ 1,30, o que significa que Mogi apenas repassa o valor que paga à estatal e ainda assume a distribuição e os prejuízos com as perdas que ocorrem no meio do caminho.
"Não dá para continuar porque, assim, o Semae não tem poder de investimento. Nós não podemos ter a nossa água no mesmo custo que Carapicuíba tem. Foi o nosso território que foi inundado, foram as nossas áreas agrícolas que foram inundadas, foram os nossos trabalhadores que perderam o emprego para que 35 quilômetros fossem inundados, dando origem as represas. Aí, a Sabesp vem aqui, pega água na nossa represa e vende para a Prefeitura pelo mesmo preço que ela vende para o consumidor em São Paulo. Está errado", criticou Bertaiolli.
O prefeito disse que a presidente da Sabesp não estipulou um prazo para responder a solicitação feita para revisão da tarifa, mas deixou claro que só pagará a conta mensal à estatal depois que houver uma negociação com Mogi.
"A Sabesp não precisa dar desconto em dinheiro. Ela pode investir na Cidade. O Semae precisa trocar a tubulação de quase a metade do Município porque são canos velhos, enferrujados, que ficam furando todo dia. A Sabesp pode fazer um programa para ajudar a trocar a tubulação e evitar o desperdício de água", adiantou. "A negociação está aberta e nós vamos pagar a conta do mês só quando a Dilma resolver isso com a gente", acrescentou.
Proposta
O chefe do Executivo adiantou que além da negociação com a Sabesp para rever as condições atuais da parceria, o Município pretende reduzir, aos poucos, a dependência da estatal. Para isso, o Semae precisa ter condições de captar e tratar mais água.
A compra da terceira bomba para a Estação de Captação da Pedra de Afiar, estimada em R$ 1,5 milhão, deverá permitir o início desse processo, assim como a reativação, em definitivo, do segundo ponto de captação, que fica junto à ponte da Avenida João XXIII, em César, de onde o Semae voltou a retirar água nos últimos dias, para minimizar os reflexos causados pela paralisação de uma das duas bombas existentes no Cocuera, que apresentou problemas mecânicos e elétricos.
A expectativa é de que o equipamento consertado chegue a Mogi hoje, mas a sua recolocação vai demandar pelo menos mais três dias.

Fonte:ODiário de Mogi

Consciência negra; Secretarias vão definir ações para criação do Conselho

Consciência negra
Secretarias vão definir ações para criação do Conselho
               

Representantes das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, além do chefe de gabinete da Prefeitura, Luiz Sérgio Marrano, se encontraram na manhã de ontem para definir as ações que formarão o conselho e a coordenadoria da Consciência Negra. O vereador Geraldo Tomas Augusto (PMDB) informou que a reunião estabeleceu que os seminários voltados à área da saúde e educação, primeira etapa para a criação dos órgãos, ocorrerão no segundo semestre deste ano. A palestra que abordará o tema: "Como Cuidar das Doenças mais Suscetíveis aos Negros" será realizada em Mogi das Cruzes, mas com o foco de capacitar agentes públicos de saúde de toda a região do Alto Tietê. (C.L.)

Fonte:Mogi News

Consciência negra: Secretarias vão definir ações para criação do Conselho

Consciência negra
Secretarias vão definir ações para criação do Conselho
Representantes das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, além do chefe de gabinete da Prefeitura, Luiz Sérgio Marrano, se encontraram na manhã de ontem para definir as ações que formarão o conselho e a coordenadoria da Consciência Negra. O vereador Geraldo Tomas Augusto (PMDB) informou que a reunião estabeleceu que os seminários voltados à área da saúde e educação, primeira etapa para a criação dos órgãos, ocorrerão no segundo semestre deste ano. A palestra que abordará o tema: "Como Cuidar das Doenças mais Suscetíveis aos Negros" será realizada em Mogi das Cruzes, mas com o foco de capacitar agentes públicos de saúde de toda a região do Alto Tietê. (C.L.)

Fonte:Mogi News

Minha Casa Minha Vida: Famílias vão para novo lar entre julho e agosto


Minha Casa Minha Vida
Famílias vão para novo lar entre julho e agosto
A expectativa agora é de que até o fim do primeiro semestre de 2012 já tenham sido entregues todas as 3.880 unidades habitacionais em Mogi
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Prefeito entregou documento que garante a moradia aos mogianos; serão, inicialmente, 280 apartamentos. Evento foi realizado ontem
As 280 famílias mogianas contempladas com as primeiras unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida vão mudar para os apartamentos entre os meses de julho e agosto próximos.
Na manhã de ontem, elas receberam, em evento no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), o documento garantindo o recebimento das moradias pelo programa.
Os 280 apartamentos serão os primeiros a serem entregues na região metropolitana do Estado para pessoas com renda mensal entre zero e três salários mínimos. O total de apartamentos está igualmente dividido nos conjuntos residenciais Orquídea e Azaleia, localizados na Vila Melchizedec. O investimento é de R$ 14,5 milhões.

A partir de agora e até que estejam nas novas residências, as famílias vão participar de diversas reuniões em que deverão escolher o apartamento desejado e também receber orientações sobre como conviver em condomínio.
Isso será feito para facilitar a adaptação às futuras casas. Entre as orientações estarão informações sobre os direitos e deveres de cada um durante o convívio nos prédios, cujas administrações caberão aos próprios moradores.

O valor dos apartamentos gira entre R$ 60 mil e R$ 80 mil. Cada família pagará, nos próximos dez anos, o equivalente a 10% da renda. "Todas as famílias vão pagar 10% da renda familiar. Quem ganha um salário mínimo vai pagar 50 reais durante dez anos, sendo que um apartamento deste pronto, dependendo da localização, do andar, chega a custar R$ 80 mil. O valor pago em dez anos não vai chegar nem a R$ 6 mil", disse o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) ao entregar o documento para as primeiras pessoas beneficiadas.

Ainda de acordo com ele, a expectativa é que até o fim do primeiro semestre de 2012 já tenham sido entregues todas as 3.880 unidades que estão sendo construídas no município. "Estamos entregando os primeiros 280 apartamentos e entre o segundo semestre desse ano e o primeiro do ano que vem entregaremos mais três mil. Agora vai ser um atrás do outro", disse.

As famílias não sabiam, ao chegar ao Cemforpe, que receberiam o documento garantindo a moradia. Algumas pessoas comentaram sobre isso. "Estou muito feliz porque terei um lugar para viver com meus três filhos", disse a faxineira Mariane Rodrigues, contemplada no segmento de portadores de necessidades especiais, em função do filho de oito anos.

Moradora do São João, a pensionista Vicentina Ventura, de 66 anos, ficou emocionada ao receber a documentação que garantiu a ela a primeira casa própria. "Não sou de Mogi, mas vivo aqui há mais de 20 anos e estou muito feliz", disse. Elas foram duas das contempladas a receber o documento das mãos do prefeito.

Fonte:Mogi News

Aumento de vereadores será votado até julho pela Câmara

Aumento de vereadores será votado até julho pela Câmara
Projeto de elevação para 23 representantes no legislativo mogiano entrará em votação
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

Araújo: "Estamos finalizando alguns detalhes para a votação. Mas acredito que na próxima legislatura, Mogi terá 23 vereadores"
O presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (PSDB), voltou a afirmar ontem que Mogi das Cruzes terá 23 vereadores na próxima legislatura. Ele prometeu que ainda neste semestre colocará em votação em plenário o projeto de lei que aumentará o número de cadeiras. Atualmente, 16 parlamentares compõem o Legislativo mogiano. Em 2012, haverá eleições municipais, quando vereadores e prefeito serão escolhidos.

Segundo Araújo, o texto do documento que determinará a elevação para a quantidade máxima permitida pela legislação já está pronto, restando poucos detalhes para a apresentação em plenário. "Já conversei com os partidos e vereadores e houve consenso sobre os 23. Só estou aguardando a oportunidade e o momento certo para divulgá-lo", justificou.

Para acomodar os novos parlamentares, sete a mais, o presidente da Câmara garante que não será preciso nenhuma ampliação da estrutura existente. "Vamos investir na reforma e redirecionamento dos atuais gabinetes", informou o tucano.

A ideia é adaptar o prédio anexo à Câmara, principalmente o espaço onde hoje funciona o almoxarifado. Ele é considerado em condições para receber as salas que serão utilizadas pelos setes novos vereadores. Para Araújo é fundamental que as mudanças na estrutura do prédio comecem ainda em 2011. "Não podemos deixar tudo para a última hora. No ano passado, devolvemos quase R$ 700 mil à Prefeitura e é este tipo de recurso não aplicado ao longo do ano que vamos investir na reforma", contou o presidente do Legislativo mogiano. Todo o levantamento da planilha de custos já foi feito, mas o tucano não quis revelar os detalhes.



Assessores
"Ainda é muito cedo para falar sobre o número de assessores por gabinete na próxima legislatura porque a despesa de cada parlamentar é definida conforme os números do Orçamento Municipal, mas com o atual repasse, a quantidade (de assessores) iria diminuir com a elevação para 23 parlamentares", revelou Araújo.

Fonte:Mogi News