quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Católicos apostam nas chances do novo coordenador da Diocese

Enquanto dom Airton José dos Santos acerta os derradeiros detalhes de sua transferência para Campinas, onde deverá assumir o comando da Arquidiocese daquele Município, crescem as especulações sobre qual dos integrantes do Colégio de Consultores de Mogi das Cruzes irá assumir interinamente o comando da Diocese até que o papa Bento XVI indique o substituto do bispo. O atual Colégio é integrado pelos padres Antonio Carlos Fernandes, de Poá; Claudionir Braga do Carmo, vice-reitor do Seminário Diocesano; Celso Laurindo Filho, atual chanceler do Seminário e pároco em Biritiba Mirim; Leandro Machado Silvestre, reitor do Seminário; José Eduardo Ferreira, de Ferraz de Vasconcelos; José Batista Ramos Motta, ex-vigário geral da Diocese e atualmente pároco em Santa Isabel; além de Cláudio Taciano da Silva, da Catedral de Santana. Logo após a posse de dom Airton em Campinas, dia 15 de abril, os integrantes do Colégio deverão votar e escolher quem será o futuro administrador da Diocese de Mogi. Apesar de ainda ser cedo para qualquer decisão, já se especulam entre os católicos os nomes com mais chances. A princípio, descartam-se alguns pouco conhecidos ou padres jovens demais, ainda sem a experiência suficiente para arcar com tamanha responsabilidade. Com isso, reduzem-se as chances dos padres Antonio Carlos, José Eduardo Ferreira e Cláudio Taciano. Já Claudionir Braga, que já foi monsenhor da Catedral, estaria ocupando um cargo-chave, como representante da Faculdade de Teologia Paulo VI em negociações com o MEC, o que poderia diminuir suas chances. Com mais possibilidades estariam Celso Laurindo e José Batista Ramos Motta, pela proximidade que mantinham com dom Airton e com questões ligadas à vida diocesana. Entre os dois, Motta é considerado favorito, já que ocupou durante um bom tempo, o cargo de vigário geral da Diocese, por indicação de dom Airton. Vale esperar para conferir.


Fonte:O Diário de Mogi

No RJ, Mangueira faz parada show

RIO
Apreensivo, o presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, acompanha a apuração. Foto: Bruna Prado/Futura Press


Um ano depois da "paradona" que assombrou a Sapucaí com o silêncio prolongado da bateria, o presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, arriscou ainda mais no desfile da madrugada de ontem, em que homenageou o lendário bloco Cacique de Ramos - com o enredo "Vou festejar, sou Cacique, sou Mangueira". Numa Sapucaí ampliada com novas arquibancadas, a Verde e Rosa fez o que Meirelles chamou de "parada show", dividindo opiniões mais uma vez.


Pelo menos quatro vezes, na frente das cabines de jurados, a bateria parava e o som da passarela caía por quase dois minutos, deixando o samba sustentado nas vozes dos componentes e de um time de estrelas escalado para um pagode quase intimista sobre um pequeno carro. Numa referência ao reduto do pagode que se tornou o Cacique, nomes como Alcione, Sombrinha, Dudu Nobre, Noca da Portela e Xande do Revelação revezaram-se num show que animou quem estava próximo, principalmente na retomada da bateria.


"As baterias estão cada vez mais parecidas. A cada ano é preciso arriscar mais para se diferenciar. Eu sou um presidente que vim da bateria, sabia que era possível", afirmou Meirelles. "A bateria da Mangueira está pronta para tudo", concordou Alcione. Dudu Nobre revelou que o grupo ensaiou durante as madrugadas para garantir o segredo.


Sem a mesma tradição na elite do carnaval do Rio, a São Clemente apostou na criatividade para surpreender o público, apresentando o enredo "Uma aventura musical na Sapucaí". Na bateria, a amarela e preta de Botafogo inovou com um violinista. Durante paradinhas, o músico Renato Sobreira tocava no violino parte do samba da escola em uma referência ao espetáculo "Um Violinista no Telhado".


A escola de Botafogo empolgou ao recriar na passarela do samba musicais como "O Fantasma da Ópera", "A Noviça Rebelde", "Cabaret" , O Mágico de Oz" e o brasileiro "Ópera do Malandro". Uma réplica da Estátua da Liberdade vestida de biquíni e tomando sorvete foi ponto alto do desfile.


Outro foi a mulata inflável de 20 metros, que ficou sobrevoando a avenida. Presa por cerca de 40 cabos, criada pelo artista Gringo Cardia nos Estados Unidos, a mulata sambava, o que arrancou muito aplausos.


Reis e rainhas


Com o enredo "De Londres ao Rio - Era uma vez… uma Ilha", a União da Ilha fez uma homenagem ao Reino Unido, num enredo sobre Londres e os Jogos Olímpicos, sempre com uma pitada de irreverência, quebrando a rigidez do protocolo britânico.


A Ilha subverteu a ordem desde a comissão de frente - o gari Renato Sorriso, que costuma seguir atrás das escolas, empunhando a vassoura, foi coroado rei. Teve como rainha Maria Augusta Rodrigues, carnavalesca da Ilha nos anos 70. Eles chegaram de carruagem, numa paródia aos cortejos reais.


Já a Unidos da Tijuca homenageou o compositor Luiz Gonzaga em "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o rei Luiz do sertão". Considerado o carnavalesco mais inovador e mais bem pago, "gênio" para muitos, Paulo Barros teve sacadas inteligentes para tirar o enredo do óbvio - especialmente num carnaval que teve outros quatro enredos falando do Nordeste. Ainda assim, a plateia viu mais fantasias de boi bumbá, Lampião e Maria Bonita, gangues de cangaceiros e festas juninas, todas já apresentadas em escolas de anteontem e de ontem.


Dois carros se destacaram pela beleza plástica: o de Mestre Vitalino, totalmente em cor de barro, que reproduzia uma casa de pau a pique perfeita até no cheiro, e o da asa branca, do qual "voavam" pássaros humanos de movimentos perfeitos. 


Na concentração, a rainha de bateria, Gracyanne Barbosa beijava o marido, o pagodeiro Belo, para mostrar que eles não estão se separando, como foi noticiado. Ela brilhava vestida de assum preto, remissão ao clássico de Gonzagão. Só na sandália eram 15 mil cristais. "Se dependesse do Belo, eu viria de cristais até na sola. Ele escolhe até o meu esmalte", disse.


Superação


Considerada uma das poucas escolas de samba cariocas capazes de impedir o bicampeonato da Beija-Flor, o Salgueiro, que apresentou o enredo "Cordel Branco e Encarnado", teve o seu maior momento de emoção no final, devido ao risco de ultrapassar o limite de 82 minutos. A rainha da bateria, Viviane Araújo, que ostentava uma fantasia feita com ouro em pó e avaliada em R$ 250 mil, atraiu aplausos ao longo de toda a passarela.


Outra que empolgou - não pelas curvas, mas pela espontaneidade e pelo samba no pé - foi Vânia Flor. Com mais de 100 quilos, ela foi convidada a desfilar depois de fazer sucesso durante uma feijoada na quadra do Salgueiro.


Um ano após o incêndio que destruiu fantasias e alegorias, dias antes do carnaval de 2011, a Acadêmicos do Grande Rio mostrou o enredo "Eu acredito em você! E você?", em que, a partir de sua própria experiência, contou histórias de superação. Com carros e fantasias luxuosas, a agremiação levou para a avenida o iatista Lars Grael, que perdeu uma perna em um acidente no mar, e o pianista João Carlos Martins, que virou maestro depois de perder o movimento dos dedos, entre outras personalidades.


Fonte:O Diário de Mogi

Baixa renda é desafio para Chalita



PERFIL Mapa do eleitorado de Chalita nas últimas eleições revela um padrão de votação oposto ao do PT


SÃO PAULO
O mapa do eleitorado de Gabriel Chalita nas últimas duas eleições revela um padrão de votação oposto ao do PT na capital paulista. Quando concorreu a vereador, em 2008, e a deputado federal, em 2010, o atual pré-candidato do PMDB à Prefeitura teve desempenho abaixo de sua média nos extremos das zonas leste, sul e noroeste - áreas de baixa renda onde petistas colheram seus melhores resultados.


Nas duas eleições, o eleitorado de Chalita se distribuiu de forma similar. Em 2008, das 57 zonas eleitorais então existentes, obteve votação acima de sua média em 25 . Em 2010, dessas 25, 21 voltaram a aparecer no ranking dos melhores resultados.


O mapa indica que essas são as regiões com eleitorado mais receptivo ao discurso de Chalita, autor de livros de fundo religioso, ex-secretário estadual de Educação e ex-apresentador de programas da Rede Canção Nova, emissora de televisão ligada à Igreja Católica.


Como candidato a prefeito, o peemedebista terá menos adversários diretos e maior exposição na propaganda eleitoral, o que pode alterar a distribuição geográfica de seus eleitores.


Mas já houve casos em que o padrão de votação foi similar em eleições para a Câmara dos Deputados e para a Prefeitura de São Paulo. Em 2008, Paulo Maluf (PP) concorreu a deputado federal e teve votação acima da média em 28 zonas eleitorais da capital. Dois anos depois, quando se candidatou a prefeito, voltou a ter desempenho acima da média em 23 daquelas 28 zonas.


Se o mapa eleitoral de Chalita se repetir em 2012, ele poderá tirar votos do PSDB, cujo eleitorado tem perfil geográfico mais parecido. Mas a área mais "chalitista" da cidade é também o principal alvo eleitoral do PT, que pretende quebrar a tradicional resistência da classe média paulistana a seus candidatos.


Ele próprio um ex-integrante do PSDB, Chalita teve, em 2010, maior penetração em áreas de classe média fronteiriças ao chamado centro expandido: Santana, (zona norte), Campo Limpo, Santo Amaro (ambas na zona sul), Mooca (sudeste) e Penha ( leste). Nessas zonas eleitorais, teve votação até 60% superior à sua média.


No outro extremo, as duas zonas onde o então candidato à Câmara dos Deputados conquistou menos eleitores foram Guaianases e Cidade Tiradentes, ambas na ponta mais pobre da zona leste, um tradicional reduto petista. Lá, ele teve menos da metade da votação média na capital.


Como possível caminho para chegar ao eleitorado de baixa renda, Chalita busca alianças com setores evangélicos. Sua primeira coligação anunciada foi com o Partido Social Cristão (PSC).


Fonte:O Diário de Mogi

Pedido educado


Mayara de Paula

Em tempos em que lixo vale dinheiro, não fica difícil atender ao pedido do cidadão que mora em trecho da Via Perimetral, em Mogi.


Fonte:Mogi News

Padaria Artesanal


Divulgação



Mogi é uma das cidades selecionadas para ter, ao longo deste ano, o programa da Padaria Artesanal de São Paulo. O projeto é idealizado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e primeira-dama, Lu Alckmin, em parceria com os municípios.


Fonte:Mogi News

Plena luz do dia


Erick Paiatto

Nesta semana, em trechos alternados da avenida Lourenço de Souza Franco, em Jundiapeba, era possível ver travestis se prostituindo bem no início da manhã. A estratégia é ficar no canteiro que separa as duas pistas e fazer caras e bocas, geralmente com roupas decotadas e curtas. 
Problema antigo
O Mogi News já mostrou problemas causados aos motoristas que se deslocam neste trecho quanto à abordagem deste pessoal. Na ocasião, eles "atacavam" mais no período entre o fim da tarde e começo da noite. Agora passaram a também fazer programas antes do café da manhã de muita gente. 
Solução
"Tudo bem que eles estão trabalhando, embora muita gente não concorde com este tipo de trabalho, mas é lamentável ver esta cena logo pela manhã. É a decadência total", disse um leitor inconformado com o problema. Ele pediu que as autoridades do município discutam uma solução para o problema.


Fonte:Mogi News

O dilema do PSDB


Divulgação

O impasse no PSDB em São Paulo, diante de tantos candidatos - Bruno Covas, José Aníbal, Andréa Matarazzo e Ricardo Trípoli - levou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) a defender mais do que nunca o ex-governador José Serra como o candidato do partido para disputar a Prefeitura de São Paulo. Nesta semana, a bancada dos deputados do PSDB fechou a decisão em torno do nome de Serra. 
Reviravolta
A análise é que, com Serra, os tucanos teriam um candidato competitivo ao mesmo tempo em que põe ordem na bagunça formada em torno de assunto. Com o ex-governador, todos os outros pré-candidatos devem ceder em prol de Serra. 
Prévias
O prazo final se aproxima: 4 de março é a data para que ocorram as prévias no PSDB para definir o candidato à Prefeitura de São Paulo. E entre os dias 10 a 30 de junho é o período para as convenções partidárias, a fim de definir coligações e candidatos. "Serra é um ótimo candidato", afirmou Alckmin. Caberá ao próprio governador conduzir o processo em São Paulo. 
Kassab
Em conversas reservadas, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), chegou a dizer que fala com Serra todos os dias e reafirmou que, se o ex-governador for candidato, não terá como não apoiá-lo. Ou seja, depois de todo o rebu feito por Kassab e a confusão de vários pré-candidatos, é Serra o candidato, que agora vem com força total e por cima no cenário político


Fonte:Mogi News

Sindicato Rural


Mayara de Paula

O Sindicato Rural de Mogi está convocando todos os seus associados para uma assembleia, que será realizada nesta Quarta-Feira de Cinzas, para discutir a nova sede da entidade. O endereço atual é num quarteirão da rua Ipiranga, 1.535, no Jardim Santista.


Fonte:Mogi News

Corpo é encontrado


Divulgação

O corpo da menina Tali Almeida Souza, de 12 anos, foi encontrado ontem na represa de Taiaçupeba, próximo à Estrada das Varinhas, em Mogi das Cruzes. Mergulhadores do corpo de bombeiros foram acionados para tentar localizar o corpo da adolescente, que tinha se afogado na tarde de segunda-feira enquanto brincava na represa do lado suzanense. A família estava no local na hora do acidente.


Fonte:Mogi News

Rodoanel causa dúvidas

Jorge Moraes

A construção do trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, maior obra viária do País que passará pela região do Alto Tietê, tem gerado dúvidas à população. Os postos itinerantes instalados em Suzano, Poá, Itaquá e Arujá, que serão atingidas pelas obras, servem para esclarecer as principais delas. Cerca de 1.708 pessoas procuraram os postos de outubro do ano passado a janeiro deste ano.


Fonte:Mogi News

Pesar Morte de Freire comove amigos e familiares


Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Paula Moura

Freire, o artista das palavras
Amigos e familiares lamentaram a morte do dentista, poeta e escritor Samuel Freire, de 85 anos, na madrugada de segunda-feira, em decorrência de complicações de saúde. 
O corpo foi velado e enterrado na segunda-feira, no Memorial do Alto Tietê, em Suzano. Embora, tenha nascido em Cuiabá, no Mato Grosso, Freire adotou Mogi das Cruzes como a sua casa há muitos anos. 
Descrito por seus amigos como uma pessoa sensível e um excelente escritor, o dentista estava internado no Hospital Ipiranga, desde o dia 22 de dezembro. Segundo o filho de Freire, Marcyos, o pai havia recebido o diagnóstico de um tumor no intestino. "Não tivemos a confirmação se era câncer. Ele teve complicação renal e dificuldade para respirar", informou. O filho lembrou que o poeta participava ativamente da vida cultural da cidade.


A professora Onélia Miranda, afirmou que está muito triste com a morte do dentista, que, no ano passado, foi o seu aluno na Universidade Aberta à Integração (Unai): "Ajudei o seu Samuel a revisar o livro dele, o ´Psicanalista e Eu´. Ele era um artista das palavras". 
O advogado Olavo Câmara lembrou dos anos em que o seu amigo lecionou como professor de Odontologia na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).


Fonte:Mogi News

Estatísticas Uma pessoa morre em acidente de trânsito a cada dez dias em Mogi


Levantamento da Secretaria de Segurança revelou que o número de incidentes em 2011 foi 16% maior que em 2010
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Com carros, caminhões ou motos, acidentes ocorrem e causam mortes pelos mais variados motivos, como embriaguez, falta de atenção e desrespeito à sinalização
O trânsito de Mogi das Cruzes matou pelo menos uma pessoa a cada dez dias no ano passado. Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam ainda que pelo menos duas pessoas ficaram feridas por dia por causa de acidentes na cidade em 2011. E o índice de mortes, 16% maior do que o registrado em 2010, se torna ainda mais preocupante quando se leva em conta que o levantamento registra apenas os óbitos que aconteceram no local do acidente e não inclui aquelas vítimas que chegaram a ser socorridas, mas acabaram morrendo. Para especialistas, o crescimento do poder aquisitivo da classe C e, como conse-quência, o aumento da frota de veículos circulando nas ruas refletem diretamente nestes índices. 
Em 2010, a Polícia Civil registrou 31 boletins de ocorrência de homicídio culposo por acidente de trânsito. Outras 805 ocorrências foram registradas como lesão corporal culposa pelo mesmo tipo de acidente. O número de mortes subiu para 36 em 2011, um crescimento de 16%. Já o de feridos, cresceu 10%, totalizando 893 pessoas feridas. 
"Podemos relacionar, sem dúvida, o aumento do número de acidentes ao crescimento da frota. Hoje, uma família de classe média tem pelo menos dois carros. Na classe C, as pessoas também conseguem ter acesso a este bem. A engenharia de trânsito está se aprimorando para conter a estatística, mas o crescimento no índice está aí", disse o especialista em trânsito Paulo Castilho. 
Outro fator é o crescimento do número de motoristas jovens. "Hoje, assim que a pessoa faz 18 anos, já tira a habilitação, aumentando o número de motoristas sem experiência e até sem muito comprometimento com as leis de trânsito nas ruas", comentou.


Para o especialista, para diminuir estes índices, a legislação deve ser mais rigorosa. "Se um motorista embriagado causou um acidente, a punição deve ser muito mais severa, a ponto de as pessoas pensarem duas vezes antes de cometer essa infração". 
Para o também especialista em trânsito e coronel aposentado da Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, Nobuo Aoki Xiol, é preciso avaliar que, no índice de mortos e feridos no trânsito, estão relacionadas vítimas motorizadas e não motorizadas. "Isso quer dizer que, na estatística, estão relacionados os atropelamentos, por exemplo, e não só os acidentes envolvendo carros e motos. Quer dizer que a conduta do pedestre também tem influência nesse resultado". Para ele, a cultura de trânsito no Brasil não é voltada para o pedestre, apesar de a legislação dar sempre razão para quem não está motorizado. "Os pedestres precisam entender que toda travessia é de risco e que hoje as motocicletas trafegam nos corredores, coisa que não acontecia anos atrás". 
As motos também são um problema. Se o crescimento da frota de veículos é de 10% ao ano, o de motos chega a 20%. "E os motociclistas têm um comportamento mais ofensivo no trânsito, o que, fatalmente, gera acidente e, na maioria das vezes, a vítima não sobrevive".


Fonte:Mogi News