domingo, 3 de janeiro de 2016

Maquiador mogiano é destaque

Maquiador mogiano é destaque
DOM, 03 DE JANEIRO DE 2016 00:00
A-A+
Vencedor do 4º Desafio da Beleza, Luiz Felipe Moreira da Silva terá um ano de compromissos e oportunidades para mostrar suas habilidades e garantir seu espaço no mundo das artes / Foto: Jonny Ueda

Ainda nas brincadeiras de infância, o mogiano Luiz Felipe Moreira da Silva descobriu sua resposta para a clássica pergunta: “O que você vai ser quando crescer?”. Morador na Vila Industrial, ele sempre trocou os carrinhos, bola, pipas e a companhia dos garotos de sua idade por bonecas, produtos de maquiagem e a turma de meninas. Após o Ensino Fundamental na escola Professor Adolfo Martini, ele fez o colegial na Dr. Deodato Wertheimer - ambas no Bairro onde reside com a mãe Ana Paula Lino da Costa Moreira, a irmã caçula Ana Luíza Moreira da Silva e a avó Maria Rosa Pedrosa Moreira. O sonho era cursar a Faculdade de Moda, já que sempre teve afinidade com o universo feminino.

Sem condições financeiras para bancar o curso, conseguiu emprego como vendedor em uma loja de roupas no calçadão da Rua Dr. Paulo Frontin, no Centro. Foi lá que, entre as colegas de trabalho, começou a ditar tendências de moda e maquiagem.  Ele passou a maquiar as vendedoras porque  acredita que esta arte pode trazer mudanças significativas na estrutura do rosto de uma mulher, realçar sua beleza natural, fazer caracterizações, elevar a autoestima, vaidade e confiança. Percebeu que se sentindo mais bonitas e admiradas, elas se sobressaíam nas vendas, conta Luiz Felipe, que também levou seu dom para a maquiagem à ala “Negra Atitude”, da escola de samba Unidos da Vila Industrial, pela qual desfilou várias vezes na comissão de frente. 

Mas antes de chegar à maquiagem profissional, o mogiano ainda passou por outra loja de moda da Cidade, desta vez na Rua Coronel Moreira da Glória, onde era responsável pela montagem da vitrine. Lá ficou um ano, até que levou seu currículo a um estabelecimento do Mogi Shopping, onde teve oportunidade de aprender técnicas de maquiagem. Foi o impulso para o curso de Maquiador Profissional, no qual se formou pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Capital. A partir daí, começou a atender clientes em domicílio e a produzir modelos para books, editoriais de moda, campanhas e outros trabalhos em estúdios fotográficos da Cidade.

A sorte grande chegou em outubro do ano passado, quando foi anunciado campeão do programa 4º Desafio da Beleza, versão brasileira do reality internacional “The Beauty Academy”, realizada pelo canal GNT em parceira com O Boticário. Escolhido na votação popular pela Internet, o mogiano de 23 anos ficou entre os 13 candidatos selecionados para as provas, que exigiam, além de habilidade técnica, criatividade e conhecimento sobre tendências de moda e beleza. A cada semana, um participante era eliminado.

Vencedor, Luiz Felipe assinará neste mês o contrato anual de R$ 100 mil como maquiador de O Boticário, participando de eventos e ações para demonstração dos produtos da marca, além de ganhar um ano de itens da linha premium Make B. e uma viagem para Paris, na França, e Milão, na Itália, com direito a acompanhante. O contrato tem duração de um ano, mas dependendo do desempenho neste período, o mogiano pode garantir seu lugar no quadro de funcionários da franquia de cosméticos. Em suas três edições, o programa já revelou grandes nomes da maquiagem, como Suelen Johann, atual maquiadora sênior da marca, Chris Moreno e Kal Nascimento, que se tornaram nacionalmente reconhecidos após o desafio. 

“A cada semana era proposta uma maquiagem desafiadora, em tempo mínimo e com excelência e diferencial. Nem imaginava que seria o vencedor, mas me esforcei ao máximo, ganhei autoconfiança e controlei a ansiedade ao mostrar meu trabalho. Devo esta vitória a Deus porque tive uma grande resposta dele. Fiquei emocionado com a premiação e vou me dedicar integralmente a este projeto, que me dá oportunidade de representar a marca”, destaca Luiz Felipe, contando que tem planos ainda de cursar a Faculdade de História. “Sou muito artístico, gosto de dança, teatro, pintura, canto e tudo o que respira arte me faz respirar também, por isso faço ainda automaquiagem e produzo personagens para apresentações teatrais e de dança”, resume.

Tanto é assim que, nas horas de folga, além de sair com os amigos para dançar samba, rock, forró, salsa e outros ritmos musicais, ele gosta de cantar, ler sobre moda e maquiagem e aprimorar suas criações na área. “É preciso estar sempre bem antenado”, ensina. (Carla Olivo)

Fonte; O Diário de Mogi