sábado, 8 de abril de 2017

CIDADES: Em Brasília, Melo apresenta plano de cidade digital

7 de abril de 2017  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Bertaiolli, Barros, Melo e Cusatis se encontraram nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação)
Bertaiolli, Barros, Melo e Cusatis se encontraram nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação)

Os planos de Mogi das Cruzes para se transformar em cidade digital, com estímulos para a indústria da inovação, foram apresentados nesta quinta-feira (6) pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) ao ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em Brasília (DF). O Ministério desenvolve um programa voltado à disseminação das chamadas cidades inteligentes no País, mas as novas linhas de financiamento ainda dependem de aval do Tesouro Federal.

“Foi uma reunião produtiva com o ministro Kassab. Até para conhecermos os mecanismos futuros de investimentos, experiências reconhecidas pelo Ministério e, também, para apresentarmos nossas ideias de inovação”, disse Melo, que estava acompanhado do ex-prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e do secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis. Em seguida, eles também se encontraram com integrantes do Ministério dos Transportes.


“Nossa vinda a Brasília foi muito produtiva. É um cartão de visitas que deixamos com os ministros. Um contato importante para que a relevância de Mogi em muitos aspectos do cenário nacional seja lembrada e, porque não, deixar portas abertas para apresentarmos nossos planos”, afirmou o prefeito.

Pouco antes do encontro com Kassab, a comitiva mogiana conversou com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O prefeito já havia discutido com técnicos da Pasta, na quarta-feira, sobre a necessidade de mais investimentos em Mogi, especialmente recursos para um plano que vise aumentar as vagas de maternidade, novas ambulâncias do Samu e verbas para a área de pronto-atendimento.

Segundo o prefeito, as tratativas com o Ministério foram no sentido de se implantar uma nova maternidade, ou adotar medidas para ampliação de leitos em Mogi, visando desafogar a Santa Casa de Misericórdia, que atende as gestantes de todo o Alto Tietê. A instituição tem registrado um aumento significativo da demanda nos últimos anos, principalmente porque a maioria das cidades da região não conta com unidades especializadas neste atendimento.

Para se ter uma ideia da necessidade de uma nova maternidade na Cidade, somente no Mãe Mogiana são atendidas cerca de 600 mulheres em pré-natal. Ela vão para lá a partir da 29ª semana de gestação e passam a ser atendidas por uma equipe multidisciplinar até o momento do parto.

Fonte:O Diário de Mogi

INFORMAçãO: Novo líder do PR busca mobilizar os filiados

A imagem pode conter: 1 pessoa
 INFORMAçãO:
Novo líder do PR busca mobilizar os filiados

 8 de abril de 2017  Informação  
Elevado à condição de líder do PR na Câmara Municipal, o vereador José Francimário Vieira, o Farofa, decidiu mostrar serviço à direção do partido na Cidade e Região. Tanto que nesta semana convocou os vereadores da bancada republicana, os principais suplentes e candidatos às últimas eleições para um encontro realizado na sede do Legislativo. Com as presenças ilustres do presidente do Diretório Municipal, deputado estadual Marcos Damásio, do presidente do Diretório Estadual, Tadeu Candelária, e do secretário estadual Simei Baldani, o vereador exortou a todos que é chegado o momento de união em torno do fortalecimento do partido na Cidade. E que o melhor caminho para alcançar tal objetivo é buscar novos filiados, ao mesmo tempo em que colocou os atuais vereadores à disposição para atender aos integrantes do partido. A retomada do PR Jovem foi um dos pontos destacados durante o encontro, como forma de atrair a juventude para dentro da legenda. Da mesma forma que se debateu a necessidade de fortalecer o PR Mulher e também atrair o público feminino para a política e para a participação mais efetiva no dia a dia da agremiação na Cidade. Um fato que chamou a atenção na agenda foi a possibilidade de um rodízio entre os vereadores eleitores e seus respectivos suplentes, visando dar oportunidade para que outros nomes bem votados do PR possam assumir, ainda que por algum tempo, um lugar dentro da Câmara e acompanhar de perto o andamento dos trabalhos legislativos, sentindo na pele como é a atuação de um vereador junto a seus colegas de Legislativo. Tal estratégia pode ajudar a quebrar a expectativa de muitos em relação ao trabalho a ser executado, os atributos e funções do político investido no cargo. O evento agradou –e muito – a direção do partido, a ponto de o presidente regional, Tadeu Candelária, haver solicitado ao novo líder que realize novas reuniões desse tipo. Afinal, as eleições de 2018 estão chegando e é importante manter o partido mobilizado, ainda que a questão de possíveis candidaturas não tenha sido abordada durante o encontro.

Fonte:O Diário de Mogi

Ashiuchi se reúne com ministro das Cidades e pede anel viário municipal

Ashiuchi se reúne com ministro das Cidades e pede anel viário municipal

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) se reuniu, na noite de quarta-feira, com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, em Brasília. Em audiência, o republicano pediu projetos para a área de mobilidade urbana da cidade e a implantação de um anel viário municipal. Participaram também do encontro os deputados federal Marcio Alvino (PR) e estadual André do Prado (PR).
O principal objetivo do anel viário é melhorar o escoamento do tráfego de veículos e facilitar a circulação de carros. Segundo a assessoria de imprensa de Alvino, o anel viário vai ligar a Região Norte, pelas seguintes vias: Avenida Agnaldo Cursino, no Sesc; passando pela Estrada do Furuyama, Avenida Francisco Marengo e transposição sobre a linha férrea; à região central (passando pela Avenida Governador Mário Covas Junior, a Marginal do Una, Avenida Senador Roberto Simonsen e Estrada dos Fernandes) e à Região Sul (Estrada do Pau a Pique e Estrada das Varinhas).
Segundo o chefe do Executivo, o principal objetivo da reunião foi pedir celeridade nos projetos de mobilidade e infraestrutura da cidade suzanense e da região. “Acompanhado dos deputados André do Prado e Márcio Alvino, estamos a todo o vapor buscando as melhorias que a cidade precisa. Vamos em frente!”, disse Ashiuchi em publicação no Facebook.
“O Rodrigo (Ashiuchi) trouxe hoje aqui obras essenciais para Suzano que garantirão por certo melhorias na mobilidade urbana e que contam com o nosso apoio. Estarei empenhado também como presidente da Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana buscando recursos e alternativas que assegurarão o progresso do município e a qualidade de vida de toda a população”, frisou Alvino.
Na rede social, André do Prado explicou que “esta é uma necessidade importante do município e vamos trabalhar para que este projeto esteja entre as prioridades do governo federal e para o Estado de São Paulo”.
O encontro foi agendado pelo deputado federal e agora prefeito de Jaboatão dos Guararapes/PE, Anderson Ferreira, que também participou da reunião.

Fonte:Diário de Suzano

Estado: falta de recursos impede a conclusão de obras da estação

Estado: falta de recursos impede a conclusão de obras da estação

O diretor-presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, informou ontem que a falta de recursos está impedindo a conclusão das obras da estação de Suzano. Quando a primeira fase foi entregue, em fevereiro do ano passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a licitação seria aberta em março do ano passado e a conclusão seria neste ano. Ontem, em reunião com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Gonçalves disse que não há prazo para a conclusão, mas que a estação suzanense é prioridade para o Estado.
Entre os serviços, que faltam finalizar, estão a construção de mais uma plataforma, que trará a integração da Linha 11-Coral e o término da Linha 12-Safira, para Suzano, e a conclusão do prédio administrativo. “A conclusão da estação de Suzano, que será o ponto de transferência da Linha 12, também é prioritária. Assim que tivermos a disponibilidade de recursos, ela começa imediatamente. Enquanto isso, estamos terminando a passarela que faz a travessia (Acesso Sul) da rodovia (SP-66) e o bicicletário”.
O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis José Vieira, cobrou o término das obras. “Foi solicitado, por exemplo, o término das obras da estação ferroviária da cidade. Apenas a primeira etapa do serviço foi concluída. A segunda parte engloba a finalização da passarela e outras intervenções na área externa do equipamento. Também foi requerida uma interferência de drenagem sob a linha férrea, a fim de evitar enchentes em Suzano, como a que ocorreu no Jardim Belém, no mês passado. Estas intervenções por parte da CPTM ainda devem ser empreendidas na região do Monte Sion”. Uma visita técnica na estação foi prometida pela CPTM.
A reunião também debateu outros assuntos, como garantir acessibilidade em todas as estações. O prazo é o mesmo já publicado pelo DS anteriormente, 2020. “Sobre as estações de Mogi, a gente tem um acordo com o MP para execução das obras de acessibilidade até 2020″, disse o diretor-presidente. A CPTM se comprometeu a divulgar aos municípios o cronograma de obras previstas.
Os representantes da região também solicitaram um aumento no número de viagens do Expresso Leste, além da transferência da baldeação para Suzano, ambos na Linha 11. Porém, a CPTM disse que há dificuldades técnicas para atender os pedidos a curto prazo e disse que fará estudos. “O diretor-presidente da CPTM detalhou um a um os pontos apresentados pelo Condemat e se comprometeu a estar na região para uma reunião técnica para avançar em alguns itens. Ele também colocou alguns gargalos e pediu apoio dos municípios para algumas soluções conjuntas em Suzano, Mogi e Poá em questões que envolvem travessias de pedestres e obras de drenagem”, disse o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano Leite (PR).
EXPRESSO TURÍSTICO
Suzano também pediu que haja uma parada do trem Expresso Turístico na cidade. Isso permitiria que turistas conhecessem, por exemplo, locais culturais e rurais do município. “Esse pleito vai ao encontro com o nosso Plano de Turismo para Suzano”, disse Vieira.
Leite falou da importância de este projeto, que já atende Mogi das Cruzes, chegar à cidade suzanense. “É fundamental para fomentar o turismo na região”.
O deputado estadual André do Prado (PR) também participou da reunião e frisou a importância da aproximação dos municípios com a companhia paulista.

Fonte:Diário de Suzano

Vagas: Feira do Emprego atrai mais de 8 mil pessoas ao Pró-Hiper

Local onde pessoas de todo Alto Tietê buscaram oportunidades de trabalho e regularização ficou lotado o dia todo
A Feira do Emprego e Empreendedorismo, promovida ontem pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, atraiu mais de 8 mil pessoas ao Pró-Hiper, no Mogilar. Além dos mogianos, muitos moradores de outras cidades da região também acordaram cedinho em plena sexta-feira para não perder o evento.
Entre os candidatos estavam pessoas das mais diferentes idades e formação profissional. Se para alguns essa era a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, para outros era a chance de recuperar a condição de "trabalhador ativo", status que jamais gostariam de ter perdido. O objetivo principal, no entanto, era o mesmo para todos: conquistar o tão sonhado emprego.
No local, os presentes puderam se candidatar a 1.087 vagas de trabalho oferecidas por meio do "Emprega Mogi", com o apoio de agências de recrutamento e entidades parceiras, bem como assistir a palestras e capacitações, além de desfrutar de uma série de atividades gratuitas, tais como elaboração de currículos e emissão da carteira de trabalho.
O sucesso da ação foi comemorado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Rinaldo Sadao Sakai, que mesmo no início do evento já vislumbrava que uma multidão passaria pelo local. "A nossa expectativa é atender cerca de 10 mil pessoas. Juntamente com entidades parceiras, estamos ofertando uma série de serviços, que deve atrair gente de toda a região. Fomos surpreendidos com um grande movimento já na abertura do evento e acreditamos que será assim o dia todo", projetou.
A mogiana Angélica da Silva, de 25 anos, foi uma das primeiras pessoas a ser atendida no evento. Além de se cadastrar junto ao Emprega Mogi para disputar um dos postos de trabalho disponíveis, ela também aproveitou para elaborar novos currículos. "Eu estou desempregada há um ano e está muito difícil conseguir emprego. Achei ótimo o atendimento. Vim cedo para aproveitar o resto da manhã para distribuir currículos nas empresas e comércios do centro da cidade", contou.
A mesma dificuldade para retornar ao mercado de trabalho também está sendo sentida por Maria de Fátima Tavares, de 47 anos, que se mudou para Mogi há quatro meses, justamente para trabalhar. "Eu vim do norte do País para tentar a vida aqui em São Paulo, porque aqui as condições são melhores. Mas não tem sido nada fácil. Quando ouvi falar dessa feira, não perdi tempo e vim tentar uma oportunidade", contou.
Durante o evento, os Microempreendedores Individuais (MEIs) também receberam informações sobre a melhor forma de empreender e, principalmente, como se regularizar.
A iniciativa foi elogiada pela microempresária Paula Rosa Eduarda, de 31 anos, que atua na área da beleza. "Tenho meu próprio negócio já faz um ano e agora pretendo me regularizar. Não apenas para poder trabalhar com tranquilidade, mas também para ter direito a benefícios, como o INSS, por exemplo".

Interessados de Mogi e região lotaram o Pró-Hiper logo na manhã de ontem

Paula: 'Vim para me regularizar'.

Maria de Fátima: 'Busco uma oportunidade'.

Angélica: 'Está muito difícil conseguir vaga'.
 


Fonte:Mogi News

50 anos: Rotary faz homenagem aos sócios-fundadores

O plantio de mudas de árvores no Parque Centenário hoje, em Mogi das Cruzes, para homenagear os sócios-fundadores, além de um jantar festivo na próxima terça-feira na Associação dos Rotarianos, vão marcar as festividades envolvendo os 50 anos do Rotary Club Mogi das Cruzes-Oeste
Foto: Divulgação


Plantio de árvores hoje, e jantar na próxima terça-feira, marcam as comemorações
O plantio de mudas de árvores no Parque Centenário hoje, em Mogi das Cruzes, para homenagear os sócios-fundadores, além de um jantar festivo na próxima terça-feira na Associação dos Rotarianos, vão marcar as festividades envolvendo os 50 anos do Rotary Club Mogi das Cruzes-Oeste.
Na atividade de hoje, programada para às 10h30, os nomes de cada um dos sócios-fundadores serão imortalizados em placas para permanecer nos registros de cada árvore plantada. Serão 34 sócios-fundadores a serem homenageados nesta ação, que tem o respaldo da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de Mogi, que cedeu o espaço e será parceira na ação.
O ponto alto das festividades ocorrerá na terça-feira, quando autoridades civis e militares, governadores, rotarianos e representantes da sociedade serão homenageados pelo apoio e colaboração nestes 50 anos do Rotary Club Mogi das Cruzes-Oeste. A solenidade começa a partir das 20 horas na Associação dos Rotarianos.
Para o padre Joaquim Casado Castaño, que é rotariano há 40 anos do Mogi-Oeste, a filosofia do clube vai de encontro aos princípios cristãos que ele já praticava durante toda a vida. "Sempre atuamos visando congregar as pessoas e as famílias, além de angariar fundos para ajudar as instituições. Temos a confiança e o respeito da sociedade e fomos precursores do intercâmbio de jovens".
Como um dos rotarianos antigos, Joaquim Casado afirmou que teve a vida enriquecida ao participar das atividades do Rotary. "Se eu não tivesse entrado no Rotary, a minha família seria diferente e mais pobre em termos de valores e cultura", declarou Casado.

Fonte:Mogi News

Descaso: Obra da nova Câmara de Ferraz está abandonada

Para os serviços continuarem é preciso verba de R$ 1 milhão, além dos R$ 3,4 mi já gastos
Foto: Erick Paiatto


Construção está completamente largada, com mato alto, objetos enferrujados e estruturas inacabadas
Com apenas 65% das obras concluídas, a sede própria da Câmara de Ferraz de Vasconcelos segue sem previsão de ser inaugurada. A construção foi paralisada ainda no segundo semestre do ano passado e a Secretaria Municipal de Obras constatou a necessidade de um aditamento de mais de 
R$ 1 milhão de um orçamento previsto em R$ 3,4 milhões, segundo informações da Casa de Leis. Além disso, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) apontou possíveis irregularidades.
A reportagem do Grupo Mogi News esteve no local e encontrou um cenário em situação de abandono. O prédio, com a construção inacabada, está rodeado de mato. Os serviços pararam quando chegavam na fase de acabamento dos 19 gabinetes, do setor administrativo e da construção do plenário.
Na última segunda-feira, o Legislativo cobrou a Secretaria Municipal de Governo. Por sua vez, a pasta informou aos parlamentares que a prefeitura havia recebido um relatório da Secretaria Municipal de Obras constatando a necessidade de mais R$ 1 milhão para que as obras sejam reiniciadas. No entanto, o orçamento inicial previsto para a execução do empreendimento era de 
R$ 3,4 milhões.
A Câmara ainda lembrou que, em janeiro, os vereadores da Casa de Leis também participaram de uma reunião com o chefe da pasta de Obras Antônio Carlos dos Santos Ferreira, O Carlinhos, para discutir a retomada dos trabalhos.
Além dessas questões financeiras, existem apontamentos do TCE-SP sobre possíveis ilegalidades no que diz respeito a realização de pagamento de medições que não estavam previstas em contrato.
O presidente da Câmara Flávio Batista de Souza (PTB), o Inha, deve agendar uma reunião, em breve, com o prefeito José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, juntamente, com o representante da empreiteira Arcan, responsável pela obra, para mais esclarecimentos. "No fundo, o Legislativo quer uma definição o quanto antes", informou o Legislativo, por meio de nota.
O terreno onde a nova sede era instalada conta com 18 mil metros quadrados (m2) de área construída. Atualmente, a sede do legislativo funciona na avenida Dom Pedro II, no centro, em um prédio alugado.

Fonte:Mogi News

condemat: Reunião com CPTM trata de investimentos ao Alto Tietê

Magalhães anuncia entrega de estações nas linhas 12 e 13; modernização da linha 11 será executada até 2020
Foto: Condemat/Divulgação


Previsão é de que todas as obras de acessibilidade nas estações da região também sejam executadas até 2020
Numa reunião articulada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e Frente Parlamentar, representantes das prefeituras foram recebidos ontem pelo engenheiro Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, diretor-presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A pauta do encontro contemplou, entre outros assuntos, o cronograma de investimentos e melhorias em estações e composições nas linhas que atendem a região, construção de passarelas e aumento do número de viagens do Expresso Leste e do Expresso Turístico.
Com o suporte de técnicos das áreas operacional, projetos e planejamento, o presidente da CPTM debateu cada uma das demandas apresentadas pelo Condemat e sinalizou com o atendimento de algumas delas em curto prazo e outras mais distantes. A previsão da CPTM, até em função de um acordo com o Ministério Público (MP), é de que todas as obras de acessibilidade sejam executadas até 2020, o que implica na reforma e modernização de todas as estações das linhas 11 - Coral (Luz-Estudantes) e 12 - Safira (Brás-Calmon Viana).
Ainda para este ano, a CPTM irá entregar em junho a nova estação Engenheiro Goulart (linha 12) e, em novembro, as estações Cecap e Aeroporto, da nova linha 13 - São Paulo/Aeroporto de Guarulhos, que será entregue em março do ano que vem e vai atender 150 mil usuários/dia.
"A obra mais importante da CPTM neste momento é a de Guarulhos, prevista para março de 2018, mas com algumas estações entregues ainda neste ano e que vai beneficiar a população do Alto Tietê. A conclusão da estação de Suzano, que será o ponto de transferência da linha 12, também é prioritária. Assim que tivermos a disponibilidade de recursos, ela começa imediatamente. Enquanto isso, estamos terminando a passarela que faz a travessia da Rodovia (SP-66) e o bicicletário. Sobre as estações de Mogi, a gente tem um acordo com o MP para execução das obras de acessibilidade até 2020", informou o diretor-presidente da CPTM.
Sobre os pedidos para aumento no número de viagens do Expresso Leste e a transferência da baldeação de Guaianases para Suzano, a CPTM apontou dificuldades técnicas e operacionais, incluindo frota de trens, para o atendimento a curto prazo, mas se comprometeu a fazer estudos de viabilidade.
"O diretor-presidente da CPTM detalhou um a um os pontos apresentados pelo Condemat e se comprometeu a estar na região para uma reunião técnica para avançar em alguns itens. Ele também colocou alguns gargalos e pediu apoio dos municípios para algumas soluções conjuntas em Suzano, Mogi e Poá em questões que envolvem travessias de pedestres e obras de drenagem", ressaltou o presidente do Condemat, Adriano Leite (PR), ao pontuar como um dos destaques o pedido de ampliação da oferta do Expresso Turístico, que hoje atende Mogi das Cruzes uma vez por mês, com possibilidade de parada também em Suzano.
Qualificação
Os municípios da região deverão ser contemplados, no segundo semestre, com programas de qualificação profissional, que visam capacitar a população para a recolocação no mercado de trabalho. O anúncio foi feito quinta-feira passada pelo secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, durante reunião articulada pelo Condemat e Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Alto Tietê.

Fonte:Mogi News