sábado, 8 de abril de 2017

Estado: falta de recursos impede a conclusão de obras da estação

Estado: falta de recursos impede a conclusão de obras da estação

O diretor-presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, informou ontem que a falta de recursos está impedindo a conclusão das obras da estação de Suzano. Quando a primeira fase foi entregue, em fevereiro do ano passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a licitação seria aberta em março do ano passado e a conclusão seria neste ano. Ontem, em reunião com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Gonçalves disse que não há prazo para a conclusão, mas que a estação suzanense é prioridade para o Estado.
Entre os serviços, que faltam finalizar, estão a construção de mais uma plataforma, que trará a integração da Linha 11-Coral e o término da Linha 12-Safira, para Suzano, e a conclusão do prédio administrativo. “A conclusão da estação de Suzano, que será o ponto de transferência da Linha 12, também é prioritária. Assim que tivermos a disponibilidade de recursos, ela começa imediatamente. Enquanto isso, estamos terminando a passarela que faz a travessia (Acesso Sul) da rodovia (SP-66) e o bicicletário”.
O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis José Vieira, cobrou o término das obras. “Foi solicitado, por exemplo, o término das obras da estação ferroviária da cidade. Apenas a primeira etapa do serviço foi concluída. A segunda parte engloba a finalização da passarela e outras intervenções na área externa do equipamento. Também foi requerida uma interferência de drenagem sob a linha férrea, a fim de evitar enchentes em Suzano, como a que ocorreu no Jardim Belém, no mês passado. Estas intervenções por parte da CPTM ainda devem ser empreendidas na região do Monte Sion”. Uma visita técnica na estação foi prometida pela CPTM.
A reunião também debateu outros assuntos, como garantir acessibilidade em todas as estações. O prazo é o mesmo já publicado pelo DS anteriormente, 2020. “Sobre as estações de Mogi, a gente tem um acordo com o MP para execução das obras de acessibilidade até 2020″, disse o diretor-presidente. A CPTM se comprometeu a divulgar aos municípios o cronograma de obras previstas.
Os representantes da região também solicitaram um aumento no número de viagens do Expresso Leste, além da transferência da baldeação para Suzano, ambos na Linha 11. Porém, a CPTM disse que há dificuldades técnicas para atender os pedidos a curto prazo e disse que fará estudos. “O diretor-presidente da CPTM detalhou um a um os pontos apresentados pelo Condemat e se comprometeu a estar na região para uma reunião técnica para avançar em alguns itens. Ele também colocou alguns gargalos e pediu apoio dos municípios para algumas soluções conjuntas em Suzano, Mogi e Poá em questões que envolvem travessias de pedestres e obras de drenagem”, disse o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano Leite (PR).
EXPRESSO TURÍSTICO
Suzano também pediu que haja uma parada do trem Expresso Turístico na cidade. Isso permitiria que turistas conhecessem, por exemplo, locais culturais e rurais do município. “Esse pleito vai ao encontro com o nosso Plano de Turismo para Suzano”, disse Vieira.
Leite falou da importância de este projeto, que já atende Mogi das Cruzes, chegar à cidade suzanense. “É fundamental para fomentar o turismo na região”.
O deputado estadual André do Prado (PR) também participou da reunião e frisou a importância da aproximação dos municípios com a companhia paulista.

Fonte:Diário de Suzano