sábado, 9 de julho de 2011

Sem partido, Marina diz que torce por Dilma

Depois de se desfiliar do PV, ex-senadora afirma que sociedade deve apoiar presidente se ela mostrar disposição de ir a fundo na luta contra corrupção



Roldão Arruda, de O Estado de S.Paulo, e Daiene Cardoso, da Agência Estado
Marina Silva parecia tranquila e leve na sexta-feira, 8, pela manhã, no seu primeiro dia fora do PV - e ainda sem nenhuma inclinação por qualquer sigla partidária no atual cenário político. Em entrevista ao Estado, quando indagada sobre o que achava do fato de a presidente Dilma Rousseff ter convidado o senador Blairo Maggi (PR-MT)para o Ministério dos Transportes ela riu e disse: "Ainda bem que não foi para o Meio Ambiente."


Veja também:
Marina se despede do PV e critica partidos 
VÍDEO: 'É hora de ser sonhático', diz ex-senadora 
Em nota, PV nega falta de democracia interna 
Relembre a trajetória política de Marina Silva 


Na época em era ministra do Meio Ambiente, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela andava às turras com o então governador Maggi, que também é empresário na área do agronegócio e a acusava de exagerar nas informações sobre o desmatamento.





Apesar do riso, Marina disse que torce pelo governo de Dilma. Deixou claro que, embora afastada do guarda-chuva partidário, nem pensa em se distanciará da política. Ela já se prepara para as eleições de 2012, quando deve subir no palanque de candidatos a prefeito identificados com as propostas de sustentabilidade defendidas pelo movimento suprapartidário que irá organizar a partir de agora. Por outro lado, não nega totalmente, a possibilidade de voltar a concorrer à Presidência em 2014.


No momento vai se dedicar a conversar com políticos de diferentes partidos sobre o que ela chama de "uma nova forma de fazer política". Seu leque de interlocutores é amplo inclui deputados e senadores do PT, PDT e PSB. Também anda conversando com a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), que concorreu à Presidência em 2006 e hoje é vereadora em Maceió.


A seguir, a íntegra da entrevista:


A senhora costuma dizer que é uma pessoa de processo, que leva tempo para se definir. Como foi o processo de saída do PV? Teve algum fato definidor, a chamada gota d'água?


Eu acho que teve uma pororoca, como disse o Ricardo Young (empresário que concorreu a uma cadeira no Senado e se desfiliou do PV com Marina). Foi essa mobilização que a sociedade fez nas eleições e continua fazendo. Tem algo mudando. As pessoas procuram uma forma de envolvimento que é diferente do engajamento da minha geração. Eu compreendo isso como um legado para a democracia brasileira, para o aperfeiçoamento das instituições. Toda essa mobilização, esses quase 20 milhões que votaram em nossas propostas em 2010, deveria ser recebida como um legado, para ser metabolizado pela sociedade, pelos partidos, organizações de governo. Ficou claro que a demanda da sustentabilidade é uma demanda da sociedade brasileira.


Fonte:O Estado de S.Paulo

Blairo recusa assumir Transportes e enfraquece PR na disputa com Dilma

Nome preferido do partido para substituir Alfredo Nascimento alega questões pessoais e rechaça indicação da sigla, que, pela primeira vez, cogita aceitar a efetivação do interino Paulo Sérgio Passos



Christiane Samarco, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - O senador Blairo Maggi (PR-MT) recusou o convite da presidente Dilma Rousseff para ser o novo ministro dos Transportes. Ele ainda vai procurar a presidente para formalizar a recusa, mas, ao fim de reuniões na sexta-feira, 8, em Cuiabá, a decisão estava tomada. Assessores de seu grupo empresarial vetaram a indicação e ele decidiu ficar no Senado. Com a recusa, volta ao topo da lista de ministeriáveis o preferido da presidente e ministro interino, Paulo Sérgio Passos.


Celso Junior/AE - 07/07/2011
Celso Junior/AE - 07/07/2011
Passos chega ao Ministério dos Transportes: ele ocupa, interinamente, a vaga deixada por Nascimento
Sem Blairo, um de seus principais líderes, dirigentes do PR já admitem no bastidor que, se não houver alternativa, o partido acatará a escolha presidencial, selando uma vitória do Planalto.


"O ideal para o partido é que o Blairo assuma, mas pessoalmente, como senador, acho que nós poderíamos caminhar para apoiar o Paulo Sérgio", defendeu o senador Clésio Andrade (PR-MG). No mesmo tom, um influente deputado do PR revelou que está disposto a trabalhar a bancada da Câmara em favor da solução "técnica" de manter o interino e tirar o partido da "linha de tiro das denúncias de corrupção".


Antes de embarcar para Cuiabá na quinta-feira, 7, Blairo disse a Clésio que tentaria convencer seu grupo empresarial a abrir mão dos contratos que tem com o governo, para que pudesse suceder a Alfredo Nascimento. Não conseguiu. "O grupo André Maggi detectou que há conflito de interesses e impedimento legal para que eu assuma o ministério", disse o próprio Blairo no fim da tarde de sexta-feira.


Mas ele aposta que nada acontecerá antes de terça-feira, 12, quando seu afilhado político e diretor afastado do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, vai depor na Comissão de Infraestrutura do Senado. O depoimento carrega um "potencial explosivo", mas um colega de Pagot no secretariado de Blairo no governo de Mato Grosso disse que "não existe a possibilidade de o Pagot entornar o caldo".


Esse interlocutor confirma que Pagot está "magoado e com raiva" por ter sido "jogado às feras" pelo Planalto em meio às denúncias de suposto esquema de corrupção com pagamento de propina a empresários nos Transportes. "Mas ele é um homem honrado e não vai cuspir no prato em que comeu", disse a fonte.


‘Traição’. O maior foco de resistência à tese de efetivar o interino não é Blairo e sim o ex-ministro. Nascimento e seus aliados consideraram "traição" o fato de Passos ter sido chamado ao Planalto por Dilma na terça-feira e não ter avisado ao partido ou ao ministro da reunião. O líder do PR no Senado, Magno Malta (ES), também criticou Passos pelo atendimento precário aos parlamentares. Mas políticos dos vários setores do PR entendem que o rompimento com o governo está fora do horizonte da legenda.
 
Fonte:O Estado de S.Paulo

Frase

Divulgação
"Suas acusações contra mim não trazem qualquer prova material ou testemunhal. São meras ilações extraídas de sua interpretação."
José Dirceu,
Ex-deputado e um dos 97 acusados no processo do mensalão, agora com pedido de condenação.

Fonte:Mogi News

Aniversário Rádio Metropolitana completa 50 anos em sintonia com a modernidade

Além de inovar sua programação, rádio estendeu seu serviço, que hoje também pode ser acessado pela Internet
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

À frente do "Radar Noticioso", a jornalista Marilei Schiavi quebrou paradigmas ao se tornar a primeira mulher da Rede Metropolitana de Rádio a ancorar o programa
A Rádio Metropolitana AM 1070 comemora hoje 50 anos de fundação com uma cara nova, mais moderna e mais dinâmica. Isso porque não é só pelas ondas do rádio que os ouvintes podem acompanhar a programação. Além dos aparelhos de rádio instalado nos carros, na sala, na cozinha ou até no balcão do comércio, é possível ouvir o que está no ar pelo endereço eletrônico www.redemetropolitana.com.br, a qualquer hora do dia ou da noite. 
E essa possibilidade de utilizar a tecnologia a favor do crescimento da marca que já conquistou outras cidades de São Paulo (são outras 15 no interior) e até Minas Gerais, será explorada pela direção da empresa, que pretende investir na modernização dos equipamentos para colocar à disposição, além da produção multimídia, o fornecimento do sinal digital, levando som de maior qualidade para o ouvinte. 
Mas não é só na questão estrutural e técnica que a Metropolitana se mostra moderna. Sob a direção da jornalista Marilei Schiavi, os noticiários ganharam mais atenção do público por causa dos polêmicos debates e do jeito irreverente e bem humorado de fazer jornalismo. Marilei acompanha a rádio aniversariante há 20 anos. Começou fazendo reportagens políticas em Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá. Hoje, é âncora do "Radar Noticioso", um dos programas de maior audiência da emissora.


Também é a primeira mulher da Rede Metropolitana de Rádio a ancorar o programa, quebrando paradigmas. "O rádio tem uma magia indescritível. Você, enquanto jornalista, se expõe pela voz e pessoas que nunca te viram, não sabem como você é fisicamente, te adoram. Nós nos tornamos parceiros dos ouvintes", destacou a jornalista. No comando do programa há cinco anos, ela lembra que a proposta inicial era mostrar a visão da mulher em diversos assuntos de relevância social, mas na prática, se tornou muito mais que isso. "Hoje a Metropolitana voltou a ser polêmica, ousada e é a voz da população. Sem contar que o rádio é a forma mais simples de informar, de traduzir o cotidiano. Temos maior liberdade de expressão para comentar diversos assuntos e a informação já chega pronta para ser consumida e absorvida pelo ouvinte, ou seja, alcançamos o público de qualquer classe social ou grau de instrução", disse. 
Um dos destaques da programação é a oportunidade de debater os assuntos, como acontece nas calorosas discussões semanais no quadro "Meninos da Marilei". "O ouvinte quer debater a notícia. Ele quer saber a opinião de variados assuntos no ponto de vista de autoridades e é por isso que a rádio não vai acabar nunca. Temos tempo e espaço que nenhuma outra mídia tem para discussões, e tudo isso com credibilidade. Formamos opiniões diariamente". 
As ações sociais desenvolvidas no Metropolitana na Comunidade que, em parceria com o jornal Mogi News, visita um bairro por semana dando à população acesso a profissionais, como advogados, psicólogos e médicos, além de serviços gratuitos como corte de cabelo, por exemplo, também são o ponto forte da marca. 
"Temos de comemorar porque hoje fazemos nosso papel institucional, contribuindo com a população em parceria com órgãos públicos e entidades. Ir aos bairros é dar voz ao povo, estar ao lado dele. E esse é o papel da Metropolitana". É por isso que a Rede Metropolitana de Rádio e TV receberá no próximo dia 1º de agosto, às 20 horas, uma homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O pedido foi feito pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS).


Fonte:Mogi News

Denúncia Pacientes têm de esperar meses por tratamento

Pessoas da região que têm câncer precisam aguardar serem chamadas para começar o tratamento no Icesp
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Atendimento no Centro Oncológico de Mogi das Cruzes está limitado desde o dia 1º de junho
De acordo com o médico oncologista Flávio Isaías Rodrigues, diretor do Centro Oncológico e do Hospital do Câncer Doutor Flávio Isaías de Mogi das Cruzes, pacientes que precisam de tratamento para combater o câncer no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) estão tendo de esperar de dois a seis meses. 
Essa situação é vivida pelo mestre de obras José Barbosa Caneshi, 70. Ele foi submetido a uma cirurgia em maio, por causa de um câncer no estômago, e aguarda para começar o tratamento. Segundo sua esposa, a doméstica Janete Gomes Caneshi, a preocupação é grande, pois, a cada dia, as chances de cura podem diminuir: "Estou com medo, porque percebi que eles estão demorando muito para convocar os pacientes". 
Morador do bairro Mogi Moderno, o mestre de obras, que está afastado do trabalho desde que descobriu a doença, também não concorda em ter de ir para São Paulo para se tratar. 
O motorista Josué Alves Freire, 58, também está nessa lista de espera para tratar um câncer na língua. Morador de Itaquaquecetuba, ele afirmou que, depois de muito esforço e ajuda de uma vizinha, conseguiu marcar uma consulta no Centro Oncológico em Mogi. Ele começou a se tratar no Hospital Santa Marcelina, em Itaquá, e foi encaminhado para o Santa Marcelina de Itaquera, mas, hoje, está sem tratamento. "Não consegui fazer a cirurgia. Sinto muitas dores e não sei o que fazer", afirmou. 


Atendimento
O atendimento no Centro Oncológico e no Hospital do Câncer Doutor Flávio Isaías de Mogi das Cruzes está limitado desde o dia 1º de junho, quando ultrapassou o teto estipulado pela Secretaria de Estado da Saúde. 
O diretor do hospital quer o aumento da verba repassada para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e já pediu auxílio ao governo do Estado e ao Ministério da Saúde. Na segunda-feira, o diretor da unidade começou a preparar um abaixo-assinado para recolher 60 mil assinaturas reforçando as solicitações.




Estado
A Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que a demora para atendimento no Icesp citada não existe e que o agendamento de consultas leva, no máximo, 30 dias. 
A assessoria informou ainda que o convênio firmado com o Hospital do Câncer continua vigente, portanto, os cerca de 1,3 mil pacientes já matriculados na unidade continuarão o tratamento.


Fonte:Mogi News

Proposição do deputado André do Prado reforça o programa Ensino Médio Técnico do Governo Estadual


Andre.jpg
Programa para qualificar jovens será anunciado nesta segunda-feira 


A partir de 2012 os alunos que ingressarem no ensino médio vão ter a possibilidade de optar por também fazer um curso técnico/profissionalizante. O Programa “Rede Ensino Médio Técnico”, apoiado pelo deputado estadual André do Prado (PR), que integra a Comissão de Educação e do Trabalho da Assembleia Legislativa, será anunciado pelo governador na próxima segunda-feira, dia 11.


Segundo o parlamentar, trata- se de ações compartilhadas entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a Secretaria de Estado da Educação e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na implementação de políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade do ensino médio e à expansão da oferta da educação profissional técnica de nível médio, possibilitando melhores condições de inserção dos jovens no mundo do trabalho.

“As aulas serão simultâneas entre o ensino geral e o profissionalizante. É importante dizer que permanece a formação básica desse jovem, apenas será formatado o projeto de acordo com o interesse das escolas e dos alunos nesse programa”, destacou André do Prado.

Ao encontro do Rede Ensino Médio Técnico, o deputado André do Prado apresentou indicação solicitando ao governador Geraldo Alckmin medidas necessárias para oferecer cursos profissionalizantes no contraturno escolar aos alunos que cursam o ensino médio.

“Para que os jovens estudantes conquistem o primeiro emprego, é essencial proporcionarmos subsídios necessários. A oferta de capacitação profissional deve ser intensificada, através de cursos profissionalizantes, que poderão ser oferecidos aos alunos do ensino médio no contraturno escolar, em complementação a atuação do Estado, através de parcerias realizadas com instituições compartes”, defende Prado ao afirmar que o principal objetivo da proposta é capacitar os estudantes, já no ensino médio, integrando-os mais rapidamente no mercado de trabalho.

Clarissa Johara
Assessora de Imprensa

Deputado André do Prado


Estâncias turísticas: deputado André do Prado defende estímulo ao turismo nas cidades paulistas

Andre e Marcio frança.jpg
O deputado André do Prado (PR) esteve em recente reunião com o Secretário de Estado de Turismo, Márcio França, para debater sobre as estâncias turísticas do Estado de São Paulo. Na oportunidade, o parlamentar falou da sua experiência como prefeito de Guararema e o quanto essa denominação é importante para municípios com notável potencial turístico, tendo em vista atrativos históricos, paisagísticos, culturais, ecológicos, entre outros. 



Prado pontuou que tramitam na Assembleia Legislativa diversos projetos transformando municípios em estâncias turísticas. “Colocamos ao secretário a necessidade de se criar um mecanismo para que os municípios paulistas com notável potencial turístico se transformem logo em estância turística. Haja vista que as cidades classificadas por lei como estâncias têm direito a recursos de um fundo estadual chamado Fundo de Melhoria das Estâncias. O repasse é feito anualmente por lei estadual e cada município tem uma cota definida de acordo com a arrecadação, sem prejudicar o repasse orçamentário destinado as cidades estâncias existentes hoje no Estado”, afirmou.





Para exemplificar, o deputado informou que Guararema ainda não foi elevada à condição de estância, porém a cidade é considerada um grande pólo turístico. O município está localizado a apenas 80 km de São Paulo, às margens do rio Paraíba do Sul, na Região Metropolitana da Capital, com uma população estimada de 30 mil habitantes. Segundo ele, a cidade oferece boas opções de restaurantes, hotéis e pousadas, além de passeios a pontos turísticos como o Parque Municipal de Pedra Montada, o Recanto do Américo, o Parque da Ilha Grande, além de picos e igrejas.


André do Prado destacou ainda que a Administração Municipal trabalha constantemente pelo desenvolvimento turístico da cidade. “A prefeitura valoriza os seus recursos naturais e conserva suas praças, igrejas e o meio ambiente. A economia da cidade está voltada principalmente para a produção de flores”, afirmou.





O parlamentar alegou que as vantagens de ter este título são várias, entre elas, ter maior reconhecimento estadual e nacional com relação ao turismo e um incentivo extra do governo do Estado para investir no setor de lazer e turismo. “Desta forma, a cidade consegue fazer com que o seu setor de turismo fique ainda mais interessante e cresça cada vez mais. Por isso, elevar os municípios à condição de Estância Turística é estimular o turismo nas cidades paulistas”, ponderou.




 Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado