quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Empresário poderá ser o candidato a prefeito do PTB

O candidato que o presidente do PTB de Mogi, João Gilberto Moro, vinha guardando a sete chaves para concorrer pelo partido às próximas eleições municipais é o empresário do setor supermercadista, Ronaldo Alabarce. Jovem e com fortes ambições na área política, ele já recebeu o aval do presidente regional do partido, o deputado Campos Machado, que estaria muito otimista com o potencial que o virtual concorrente ao pleito do próximo ano poderá significar para sua agremiação na Cidade. Machado aposta que, com Alabarce candidato a prefeito, o PTB terá chances de chegar à Prefeitura e, mais que isso, aumentar sua bancada na Câmara Municipal, hoje restrita a um vereador, Olímpio Ossamu Tomiyama. Por conta de todo esse entusiasmo, o presidente já teria se negado até mesmo a discutir possíveis coligações com outros virtuais candidatos, já em evidência no Município. O nome vinha sendo mantido sob absoluto sigilo para não se quebrar o impacto do anúncio a ser feito mais adiante, num período próximo da futura eleição para a Prefeitura. Questionado várias vezes pela coluna sobre o virtual candidato petebista, Gilberto Moro sempre procurou manter o suspense, afirmando que seria um nome capaz de provocar "uma grande surpresa" por suas "reais chances de eleição". Não é de hoje que Ronaldo Alabarce sonha em ingressar na política como candidato a prefeito de Mogi. Sonha em administrar a Cidade com a mesma desenvoltura e sucesso com que trata seus negócios na iniciativa privada. Um dos três irmãos proprietários da rede Alabarce de supermercados, o jovem ainda não confirmou o ingresso definitivo na vida política. Mas, pelo andar da carruagem, pode estar chegando o momento do teste definitivo de sua popularidade. Vale esperar para conferir.


Efeméride


O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) faz aniversário hoje. Completa 62 anos. Uma data que talvez explique o inferno astral em que o político se encontra desde que vieram à tona as denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes, onde ele dava as cartas, havia um bom tempo.


PCC
Passados mais de cinco anos dos ataques de integrantes do PCC, que aterrorizaram a população e também os órgãos de segurança, o 1º Distrito Policial de Mogi ainda mantém, em suas proximidades, os enormes obstáculos de cimento, usados na época para impedir a aproximação de veículos que pudessem significar riscos à instituição. Ou seja, a lembrança do PCC impede, até hoje, que a população transite livremente junto ao DP.


"Pindura"


Os donos de restaurantes que se cuidem: um grupo de estudantes de Mogi promete repetir, durante o dia de hoje, a tradição usada para festejar o aniversário da criação dos primeiros cursos superiores de Direito do Brasil, em 1827, pelo imperador D. Pedro I. Na data em que se comemora também o aniversário da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, futuros advogados costumavam comer e beber e mandar os donos dos estabelecimentos "pendurar" as contas, para sempre esquecidas.


Enfim...


Um conhecido banco estatal está à procura de um imóvel na região de Jundiapeba para instalar a primeira agência bancária do Distrito. Ainda não encontrou, mas seus dirigentes acreditam que tudo será apenas uma questão de tempo. A chegada do banco àquela localidade é uma das mais antigas reivindicações da população.


Falecimento


Será sepultado hoje, no Cemitério São Salvador, o corpo do comerciante José Rosa, 67 anos, que faleceu ontem, em Mogi, vítima de pneumonia. Deixa a mulher Janete, filhos e netos. Rosa atuou na área da panificação da Cidade e, nos últimos tempos foi proprietário do Bar e Bilhar Bola Sete, no Bairro do Mogilar.


Fonte:O Diário de Mogi

Trens de carga terão novas linhas


Mariana Leal
Em Suzano, as obras de segregação das linhas férreas operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pela MRS Logística - responsável pelo transporte de cargas -, terão início no próximo dia 22. Itaquaquecetuba e Poá já recebem os trabalhos, previstos para serem entregues em setembro de 2012, desde julho. Das três, Suzano contará com o maior volume de intervenções, por conta de um viaduto que deverá ser construído após a estação ferroviária até o Jardim Belém, no sentido de Mogi das Cruzes.


Ontem pela manhã, o prefeito Marcelo Cândido (PT) recebeu em seu gabinete o gerente de relações institucionais da MRS, José Roberto Lourenço, que explicou as obras a serem implementadas no município, que compõem uma das etapas da Operação Urbana Orla Ferroviária e prevê reestruturação de acessos viários e recuperação arquitetônica e paisagística. O custo total não foi divulgado.


"De Itaquá até Suzano existem, hoje, duas linhas férreas que são divididas entre CPTM e MRS, que sempre fica sempre com a da direita. Para que a segregação ocorra, será necessária a construção de uma terceira via à esquerda, destinada apenas ao transporte de cargas. Quando passamos pela Estação de Suzano, o acesso para a MRS deve cruzar o da CPTM para seguir em direção a Rio Grande da Serra, então entra o viaduto ferroviário, que terá mil metros de extensão", descreve.


Por causa desta obra, 111 famílias do Jardim Belém deverão deixar suas casas. De acordo com Candido, trata-se de uma área irregular, uma faixa ferroviária invadida, mas nem por isso elas ficarão desamparadas por parte da Prefeitura. Neste primeiro momento dos trabalhos, somente 18 serão retiradas. "Temos ofertas de vagas habitacionais dentro ‘Minha Casa, Minha Vida’, em construção no Jardim Varan, suficientes para atender estas pessoas. Aqueles que estão saindo antes receberão uma verba de 10 salários mínimos para procurar suas próprias casas ou serão incluídos no aluguel solidário até serem contemplados no programa do Governo Federal. O espaço onde hoje estão os imóveis será recuperado e haverá uma rua pavimentada acompanhado o muro da CPTM", explica o chefe do Executivo suzanense.


Outro ponto dentro do município que passará por intervenções é o viaduto Ryu Mizuno, principal acesso a Poá. O elevado passa por cima da via férrea e deverá ter sua estrutura recuperada e alargada para viabilizar a construção de outras três linhas. Para tanto, ficará interditado por um período de no máximo 90 dias, a partir de janeiro do próximo ano. Além disso, a Operação Urbana Orla Ferroviária inclui parceria com a MRS Logística e prevê a revitalização de trechos da Rua Paul Percy Harris e das avenidas Brasil, Jorge Bey Maluf e Major Pinheiro Fróes. "Serão grandes obras na Cidade, mas estudaremos para que elas gerem o menor impacto possível na vida das pessoas Esperamos que, finalizando estes trabalhos, a relação entre transporte de cargas e passageiros, que cresce e por isso demanda obras, assim como as que acontecem na Estação de Suzano, seja melhorada", pontua Candido.


Fonte:O Diário de Mogi

‘Semae nunca recebeu compras’


JÚLIA GUIMARÃES
Boa parte dos produtos relacionados em notas fiscais emitidas pela empresa Michele Trading em nome do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) jamais teria sido de fato fornecida à autarquia. A conclusão é do Ministério Público de Mogi das Cruzes e foi feita a partir da análise de documentos e da coleta de depoimentos de servidores municipais, como parte do inquérito civil público de apuração do suposto esquema de fraudes de licitações e desvio de dinheiro público no Semae. As investigações concluídas recentemente deram origem à ação de responsabilidade civil por ato de improbidade administrativa, proposta pelos promotores na última semana, com pedido de condenação dos possíveis responsáveis pelas irregularidades.
No total, segundo a acusação, foram assinados nove contratos fraudulentos entre o Semae e a empresa Michele Trading Ltda., que resultaram em 25 procedimentos de pagamento que somam R$ 1.100.407,72 (confira nesta página as relações das licitações e dos pagamentos supostamente irregulares). Os promotores Alexandre Mauro Alves Coelho e Omar Mazloum, que assinam a ação, concluíram que os prejuízos aos cofres públicos chegam ao valor atualizado de R$ 3.435.989,22. O rombo, conforme apontado nas investigações, foi possível, basicamente, graças a dois procedimentos irregulares. O primeiro deles era a manipulação dos procedimentos licitatórios para garantir que a Michele Trading vencesse as concorrências. O segundo passo consistia na falsificação das requisições de novos produtos e das declarações de recebimento de material no setor de almoxarifado do Semae.
As primeiras constatações de que os produtos adquiridos pelo Semae não eram fornecidos foram feitas ainda no começo das investigações, quando o Ministério Público realizou a primeira diligência à sede do Semae. Durante o procedimento de busca e apreensão, autorizado pela Justiça, o promotor Alexandre Coelho fez a comparação das notas fiscais com os registros de entrada e saída de produtos do almoxarifado. Na ocasião, a servidora Denise Gianotti, encarregada do setor, admitiu que - agindo por orientação do ex-chefe de Divisão, Felipe Jacques da Silva Peres, teria declarado falsamente o recebimento de mercadorias constantes em notas fiscais emitidas pela Michele Trading, sem que os produtos fossem de fato fornecidos. Ela relatou que, em razão disso, muitos produtos, como blocos de concreto, arames e lustra-móveis, não seriam localizados.
A partir de tal depoimento, o Ministério Público realizou nova diligência, em imóvel da Rua Paulino de Souza Melo, na Vila Nova Aparecida, também usado como depósito da autarquia, a fim de constatar eventual existência do material de construção discriminado nas notas, como arames (farpado e cozido), blocos de concreto (tipos estrutural, de vedação, curvo e canaleta), vergalhões e mourão de concreto armado. Porém, na ocasião, o servidor Zaqueu Cândido da Silva informou que, neste ano de 2011, não ingressaram no local quaisquer produtos do tipo. Todos os blocos encontrados no local, segundo o funcionário, teriam sido entregues por uma empresa de Biritiba Mirim, no ano passado.
O não fornecimento dos produtos também foi constatado pela Promotoria a partir de depoimento de funcionários de outros setores. Então diretora de Finanças do Semae, a servidora Maria do Carmo Fernandes relatou que recebeu, em seu setor, notas fiscais emitidas pela Michele Trading que indicavam compra de materiais não consumidos pela autarquia ou em quantidades bem superiores à necessidade do órgão. Ela afirmou que comunicou os fatos a Denise Gianotti e ao então diretor geral da autarquia, Edílson Mota de Oliveira, mas que nenhuma providência foi tomada. O tesoureiro Carlos Alberto Alves também afirmou que as notas emitidas em nome da empresa chamavam a atenção em decorrência do volume de material, que era muito elevado para a média dos serviços da autarquia.
Documentos
A partir da análise dos documentos apreendidos, os promotores Alexandre Coelho e Omar Mazloum concluíram também que as notas fiscais emitidas pela Michele Trading apresentam "os respectivos conhecimentos de transporte em branco e sem destaque", o que indicaria que "as mercadorias não foram transportadas". Ainda de acordo com a ação proposta pelo MP, o inventário do estoque do almoxarifado da autarquia, elaborado nos autos da sindicância determinada pelo Poder Executivo, apontam que o saldo de mercadorias existente em estoque fornecido pela Michele Trading "é irrisório e não comprova que os materiais constantes nas notas foram realmente fornecidos". A sindicância, cujo teor foi anexado aos autos do processo, concluiu que "a empresa fraudou a autarquia através da utilização de notas fiscais inidônias".

Fonte:O Diário de Mogi

Lixão não tem licença do Incra



Local Relatório apresenta falhas técnicas em projeto para instalação de aterro sanitário no Taboão


MARA FLÔRES
A inexistência de uma autorização do Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra) é uma das principais deficiências técnicas apuradas pela Falcão Bauer no processo de licenciamento ambiental do aterro sanitário que a Construtora Queiroz Galvão pretende instalar no Distrito Industrial do Taboão. Os levantamentos feitos pela empresa confirmam que metade da área pleiteada para o empreendimento pertence à zona rural e, por isso, qualquer proposta de intervenção no local requer a aprovação prévia do órgão federal, o que não existe neste caso. Amanhã, às 14 horas, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) receberá o relatório técnico final da Falcão Bauer, que será anexado ao relatório jurídico elaborado pela Administração, e entregue ao secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, junto com o pedido para arquivamento do processo do lixão. Isso deverá ocorrer já na próxima semana e, se ainda assim, o resultado não for favorável ao Município, o chefe do Estado adiantou que a Justiça será acionada.


"São várias as deficiências técnicas levantadas pela Falcão Bauer e, algumas delas, intransponíveis e suficientes para inviabilizar o empreendimento. Vou entregar pessoalmente o relatório para análise do secretário Bruno Covas e estou confiante no arquivamento definitivo do processo de licenciamento. Em último caso, vamos à Justiça e tenho certeza de que os argumentos que temos são suficientes para causar um grande embaraço jurídico", ressaltou ontem o prefeito Bertaiolli.


Além da questão do zoneamento rural, já levantado outras vezes, mas agora com o devido respaldo da Falcão Bauer, uma das mais respeitadas empresas de engenharia do País, o relatório técnico ambiental do Município aponta outras falhas no projeto da Queiroz Galvão, como a inexistência do detalhamento do que será feito com o chorume gerado pelo lixo e também de um estudo para atendimento do sistema viário. "O projeto não tem o volume de chegada de caminhões, o de saída e está comprovado que o sistema viário existente hoje não conseguirá atender a nova demanda", adiantou o chefe do Executivo. "Há várias fraudes no processo de licenciamento, tanto técnicas como jurídicas, que a Cetesb não poderia ter aceito, a começar do fato de se tratar de um novo projeto, que foi aceito como uma complementação do inicial. É isso que vamos mostrar com os relatórios que serão entregues ao Bruno Covas, ao governador Geraldo Alckmin, aos deputados, ao Ministério Público, enfim, a todas as autoridades", acrescentou.


A expectativa da Cidade é de que o processo de licenciamento do lixão seja arquivado pelo Estado antes mesmo que uma nova data seja agendada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) para a realização da audiência pública, marcada inicialmente para junho e adiada por um prazo mínimo de 90 dias para que o Município pudesse analisar o projeto do empreendimento e emitir um parecer. Até o momento, não há nada oficial sobre a marcação de uma nova audiência.


Fonte:O Diário de Mogi

Insatisfeita, base paralisa votações



TENSÃO A crise com a base parlamentar atingiu o seu maior ponto de tensão nesses primeiros oito meses de governo da presidente Dilma


BRASÍLIA


Um dia depois da ação da Polícia Federal no Ministério do Turismo, comandado pelo PMDB, a tentativa da presidente Dilma Rousseff de se aproximar de seus aliados na Câmara não surtiu efeito e a crise com a base parlamentar atingiu o seu maior ponto de tensão nesses primeiros oito meses de governo.


Menos de três horas depois de Dilma reunir o Conselho Político, chamar os ministros de competentes e fazer afagos aos políticos, os deputados da base entraram em obstrução na Câmara e se negaram a votar qualquer proposta até a próxima semana.


O movimento claro de insatisfação com a presidente e com o seu comando político é fortemente influenciado pelas recentes "faxinas" promovidas em ministérios e a demora na liberação de emendas parlamentares ao Orçamento. A presidente, ao abrir a reunião do conselho convocado para discutir a crise econômica internacional, falou da necessidade de estreitar as relações com a base.


Na linha de gentilezas, a presidente também disse aos líderes e presidentes de partidos aliados que a liderança de um País como o Brasil é feita pela presidente da República, mas que ela tinha consciência de que essa liderança é exercida em conjunto com os agentes políticos, segundo relataram participantes do encontro.


A própria presidente usou em seu discurso a crise entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com o Congresso americano. Ela disse que o exemplo americano é de impasse político, mas que ela acredita "na maturidade de nossos políticos para enfrentar a crise", relatou um deputado presente à reunião.


Mesmo depois de inúmeras negociações com o parlamento, Obama não conseguiu aprovar da forma como desejava o aumento do teto de endividamento do País. Na sexta-feira passada, os Estados Unidos teve sua nota de crédito rebaixada pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s.


À tarde, depois de terem ouvido novamente as explicações econômicas do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a crise, aliados ao líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), de que não haveria mais votações nesta semana. Nesse movimento estavam o PTB, o PP, o PR, o PSC e o PMDB. "Não dá para a presidente fazer de conta que está tudo bem. Não está", disse um aliado.


O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), afirmou que, além da crise internacional, há um problema dos municípios brasileiros que precisa ser resolvido. "O município mais próximo de Nova York fica a 10 mil quilômetros", disse. Os aliados lembram que ouviram a promessa do governo de que, na volta do recesso, a questão de liberação dos recursos de emendas destinadas a obras nos municípios estaria resolvida.


"O governo alega que não pode gastar neste ano, porque gastou muito no anterior e não poderá gastar no próximo, por conta das eleições. Quando afinal o prefeito vai conseguir construir uma escola, uma quadra de esportes?", reclamou outro aliado.


Os líderes querem que o governo assuma o compromisso de fixar um calendário para liberação das emendas do Orçamento deste ano e os recursos de emendas de orçamentos anteriores inscritos no chamado restos a pagar. Na reunião, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) chegou a externar para a presidente a necessidade da liberação das emendas.


O pico de insatisfação da base coincidiu com a divulgação do resultado de pesquisa de opinião apontando queda na popularidade da presidente Dilma. Quanto a isso, um petista se disse preocupado com a possibilidade de a base se aproveitar desse fato, caso a linha continue de queda, para endurecer na relação com a presidente.


Fonte:O Diário de Mogi

Verduras exóticas


Reprodução

O agricultor Luís Yano voltou ontem a ser destaque no suplemento "Agrícola" do jornal O Estado de S. Paulo. A reportagem, escrita pelo jornalista Fernando Yoneya, mostrava as plantações exóticas de alface cultivadas pelo mogiano em sua propriedade no Cocuera. 


Mosaico 
De acordo com a reportagem, são pés de alfaces de 96 espécies variadas da verdura que chamam a atenção não apenas pelas cores, mas também pelo formato e tamanho. Alguns exemplos: alface em forma de estrela, já viu? Tem outro tipo que parece espinafre japonês (horenso), um que dá a impressão de que foi picado por tesoura e ainda outro pontudo em formato de cifre. 


Centro Cultural
O grupo JS Logística deu início recentemente à implantação de um Centro Cultural na sede da empresa, em Brás Cubas. Segundo apurou a coluna, o espaço, que está em obras, terá artigos variados de artistas renomados e também da cidade e será destinado inicialmente ao uso de funcionários. O projeto, ainda embrionário, deverá ser gerenciado pelo Instituto Julio Simões. 
Daniel Carvalho





Missa 
Será celebrada hoje, às 19 horas, na Catedral de Santana, a missa de sétimo dia da morte da atriz Liselote Castiglione. Natural de Lençóis Paulista, interior de São Paulo, Liselote veio para Mogi das Cruzes em 1972. Ela integrava a Associação Amor à Arte (AAmart). Deixou o marido, Nilson, e dois filhos. 
Jorge Moraes


Repórter Bertaiolli 
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) viveu ontem seu momento de "repórter". Durante vistoria às obras de melhorias na avenida Japão e de esgotamento sanitário no Jardim Aeroporto III, ele utilizou o bloco de anotações do repórter do Mogi News, William Almeida, para anotar e detalhar as ações realizadas pela administração municipal, como a instalação de um anel viário naquela região da cidade. 


Permanente
Bertaiolli comemorou a notícia dada ontem pela coluna de que a agenda do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) está "lotada" e que a audiência para a análise do EIA-Rima do aterro sanitário proposto pela Queiroz Galvão poderia ser protelada para após a segunda quinzena de outubro. "Tomara que tenha agenda só para o ano que vem", disse o prefeito.




Confirmado
Será amanhã a entrega do relatório final da Falcão Bauer sobre a análise do solo no distrito do Taboão. O documento, segundo explicou o prefeito de Mogi, será encaminhado ao Departamento Jurídico da Prefeitura e anexado a um dossiê a ser entregue ao secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas. 


Arquivamento 
"O arquivamento desse processo, sem a realização da audiência pública, é a maneira mais correta, legal, juridicamente falando, e técnica, que pode acontecer. E é o que a gente espera da Secretaria de Meio Ambiente", reforçou Bertaiolli em entrevista coletiva.


SWAT
A Câmara de Mogi deve encaminhar nos próximos dias um requerimento ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e ao secretário de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, solicitando a realização de um curso de treinamento da SWAT (elite da polícia dos Estados Unidos) para os policiais civis e militares de Mogi. 


Tática
Na avaliação do vereador Expedito Ubiratan Tobias, autor do requerimento, "a preparação dos policiais é indispensável, pois a rede criminosa a cada dia aperfeiçoa suas ações". O curso tem técnicas de imobilizações táticas, resgate de reféns e feridos e arrombamentos táticos. Está na 13ª edição e acontece em Avaré, no interior do Estado.


Reprodução





Mogi - 400 anos
Está marcada para às 16 horas do dia 1º de setembro, 451º de Mogi, a solenidade de lançamento do novo selo da série Cidades Históricas - 400 anos de Mogi das Cruzes, que, como o próprio nome sugere, é comemorativo à marca histórica de emancipação política da cidade. Na oportunidade, ocorrerá ainda a entrega do título de Honra ao Mérito ao fitelista João Roberto Baylongue. 




Jornada da Juventude 
Cerca de 120 jovens da Diocese de Mogi das Cruzes estão de malas prontas para embarcar para Madri, na Espanha, para participar da Jornada Mundial da Juventude. A atividade, prevista para acontecer entre os dias 16 e 21 deste mês, é considerada de grande importância entre os católicos, uma vez que reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir laços de amizade e esperança entre os continentes, povos e culturas.


Multidão 
Estão inscritos mais de 440 mil jovens de 182 países, mais de 25.000 religiosos (12.000 são sacerdotes de diversos lugares do mundo), além de mais de 4.000 jovens portadores de deficiência. A delegação brasileira estará representada com mais de 15.000 inscritos, incluindo 120 mogianos.


Fonte:Mogi News

Semae Prefeito vai esperar Justiça sobre fraudes



O Prefeito Marco Bertaiolli (DEM) vai aguardar a decisão final do processo que apura as fraudes no Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). Ontem, o Mogi News publicou reportagem informando que o Ministério Público (MP) pediu à Justiça que os responsáveis pelas irregularidades reembolsem os cofres públicos em R$ 3,4 milhões. 
Bertaiolli afirmou que a decisão de acatar o pedido do MP cabe à Justiça e esclareceu que a resposta dele aos casos como o que ocorreu com o Semae será sempre rápida e dura. Questionado na manhã de ontem sobre a posição do MP, o prefeito disse que não comentaria porque o juiz vai avaliar a situação e que o Executivo não vai interferir na situação.


Na ação civil pública, encaminhada pelos promotores de Justiça Alexandre Mauro Alves Coelho e Omar Mazloum, foi pedida a condenação por "improbidade administrativa que causou lesão ao erário público" do ex-diretor-geral Edilson Mota de Oliveira, e dos ex-funcionários Felipe Jacques Silva Peres, Denise Gianotti, Rubens de Oliveira, além de Epeus José Michelette, sócio-proprietário da Michele Trading, principal empresa envolvida. A empresa obteria facilidades nos processos licitatórios. Outras duas são inseridas no pedido de improbidade: a Suprinet Suprimentos para Informática, de São José dos Campos, e a Goan, em Brás Cubas.


"A nossa opinião vai ser sempre a mesma. Tivemos conhecimento de que havia algumas distorções e licitações fraudulentas, em conluio com a empresa, levantamos o problema e no mesmo dia todas as pessoas estavam afastadas do Semae. E vai ser assim enquanto eu estiver gerindo a cidade e que a Justiça aponte as necessidades e cobre as responsabilidades. Eu respondo pela Prefeitura. Agora o processo é uma questão judicial. Essa é a denuncia do MP e precisamos ver se é o mesmo que o juiz vai entender. Qualquer coisa que eu disser vai interferir", afirmou. (W.A.)


Fonte:Mogi News

Mais segurança Estacionamentos serão proibidos ao longo de toda a avenida Japão


Medida foi confirmada pelo prefeito Marco Bertaiolli na manhã de ontem e valerá após o fim das obras
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Prefeito Marco Bertaiolli vistoriou as obras na avenida Japão ontem e detalhou medidas para aumentar a segurança e zerar os acidentes
Estacionar carros na avenida Japão será uma atividade proibida em breve. A decisão foi anunciada pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM) na manhã de ontem e pretende dar maior fluidez à via e segurança aos usuários. A proibição ocorrerá ao longo de toda a avenida. Há, porém, a possibilidade de liberação de apenas alguns pontos específicos, conforme estudos que a Secretaria de Transportes está realizando.


A medida deve se tornar obrigatória após a conclusão das obras que a via está recebendo, o que deve ocorrer no próximo mês. Segundo o chefe do Executivo municipal, os trabalhos tanto de recapeamento de mais de cinco quilômetros da avenida, bem como a rotatória que está sendo construída ao lado da curva da morte, serão entregues durante as comemorações do aniversário de 451 anos de Mogi.


As obras na rotatória estão em 80%. No próximo dia 21, a Bandeirante Energia fará a retirada dos postes que ocupam o local e que terão que ser mudados de lugar. Com isso, a empresa responsável pela obra deve deixar tudo pronto para que a Secretaria de Transportes providencie toda a sinalização necessária na área. "Faltam poucos serviços, entre eles a retirada dos postes, que está atrasando um pouco a obra. Depois vamos colocar a última camada de asfalto e no mês que vem deve ser entregue a obra", disse o secretário de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira.


"Aceitamos o desafio de recompor a avenida Japão dando mais segurança aos moradores dos bairros que estão de frente a ela. Duas coisas são fundamentais: tirar aquela curva da morte, um trecho onde dezenas de acidentes foram registrados, e transformar naquela grande rotatória. Além disso, o recapeamento de toda a avenida deve transformá-la num grande corredor de ônibus e de transporte", disse o prefeito.


"A avenida, depois que for entregue, não vai mais ter estacionamento. Será proibido pela Secretaria de Transportes, que entendeu isso como uma medida eficaz. Além de uma nova sinalização assim que a empresa terminar de colocar a capa asfáltica, a Prefeitura vai entrar com uma nova sinalização em toda a avenida dando mais fluidez e mais segurança. É uma obra de grande porte que nós esperamos entregar agora no aniversário de Mogi das Cruzes", concluiu.


Estimativas da Prefeitura apontam que a avenida Japão, uma das maiores da cidade, recebe uma média de mil veículos a cada hora. Um dos reflexos disso são os acidentes frequentes que a Prefeitura pretende zerar. Nenhuma outra avenida da cidade deve receber trabalhos como os que vêm sendo feitos na Japão durante este ano.


Fonte:Mogi News

Polêmica Projeto de lei propõe que lotérica contrate segurança



O projeto de lei do vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) apresentado na Câmara esta semana está causando discussão. A proposta prevê que os donos de casas lotéricas contratem seguranças para garantir o bem-estar de funcionários e clientes. No entanto, os empresários do setor, porém, não concordam com a medida, pois garantem que será uma despesa a mais. Clientes, por sua vez, aprovam a proposta.


O projeto ainda precisa ser analisado e aprovado pelo legislativo e tem como função garantir mais segurança por causa do grande volume de dinheiro que circula nesses estabelecimentos. O delegado regional do Sindicato da Rede Lotérica do Alto Tietê, Roberto Pirani, de 57 anos, garante que a medida acarretará um gasto excessivo aos proprietários dos estabelecimentos. 
"Essa lei é financeiramente inviável. A rede já reivindica da Caixa o transporte do dinheiro em carro forte, mas isso não é feito. Arcamos com mais da metade desse valor", esclareceu. Ele afirma que a medida também pode trazer mais insegurança do que proteção. "O segurança estará armado e se houver uma reação o cliente pode ser atingido", acrescentou.


Pirani destaca que para garantir a segurança do cliente, do funcionário e do próprio profissional é necessário instalar uma porta giratória. "O banco funciona assim. Diversas contas podem ser pagas na lotérica, inclusive o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), por isso, a Prefeitura deveria nos ajudar", contou. Ele acredita que o índice de criminalidade registrado na região não é motivo para a contratação de seguranças. "No Alto Tietê não existe um número elevado de roubo. Até porque isso pode ocorrer em qualquer comércio. No próprio banco, os bandidos estão entrando para roubar o caixa eletrônico", ressaltou.


A gerente de uma lotérica do centro, Dayse Silva Augusto, 35, acredita que a medida será benéfica caso a Caixa ajude a custear o gasto com a contratação do profissional. "O segurança seria bom, mas a Caixa deveria ajudar, pois, senão, nosso lucro será ainda menor", declarou.


A dona de casa Edileusa Santos da Silva, 46, garante que o segurança traria maior bem-estar na hora de frequentar o local. "Às vezes saco dinheiro e são quantias grandes. É mais seguro se essa lei começar a vigorar", afirmou.


Argumento
A proposta de lei que determina que um vigilante profissional preste serviço nas lotéricas foi baseada na determinação que vigora na cidade de Limeira, desde 2010. De acordo com o criador do projeto, vereador Expedito Ubiratan Tobias, se a lei for aprovada, ela trará mais segurança para o mogiano. Tobias afirma que o bem-estar da população deve ser levado em conta. A proposta prevê que a vigilância seja realizada somente no horário de expediente. Para a pessoa que descumprir a determinação será dada uma advertência. Após a segunda infração será cobrada um multa no valor de 100 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp), no valor de R$ 1.745 mil. Se forem cinco ou mais infrações, o estabelecimento será lacrado. 


Fonte:Mogi News

Dedo-duro Detran começa a retirar pontos de motoristas


Medida determinada pela Justiça está sendo acatada, segundo garantiu ontem a Assessoria de Imprensa do Departamento Estadual de Trânsito
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke

Autuações emitidas enquanto radar estava irregular estão suspensas. Motoristas também ficarão livres dos pontos nas CNHs
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo já deu início à retirada das pontuações nas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) dos motoristas que foram multados pelo radar inteligente, chamado popularmente de dedo-duro, instalado no quilômetro 58,6 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). A Assessoria de Imprensa do órgão não informou quantas CNHs já foram atualizadas e nem em quanto tempo isso vai ser concluído.


Na última terça-feira, a juíza da Vara da Fazenda Pública de Mogi das Cruzes, Ana Carmem Souza Silva, emitiu um ofício ao órgão solicitando a medida. De acordo com a Assessoria de Imprensa, as atualizações nas carteiras de motoristas já estão sendo feitas desde que o órgão foi notificado. "O Detran esclarece que recebeu notificação do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e que está providenciando a suspensão dos pontos nas CNHs dos condutores indicados".


Isso deve resolver um problema, já que as multas estão suspensas pela determinação da juíza, mas as pontuações não vinham sendo retiradas. O DER afirma que isso é de responsabilidade do Detran. Para o advogado José Carlos de Souza, as retiradas das pontuações já deveriam ter ocorrido. Ele afirma que vários motoristas estão sendo prejudicados pela falta dessa medida. "Tem motorista que precisa renovar a carteira e não consegue. O pedido da juíza tem que ser respeitado e os pontos têm que ser retirados", afirmou.


O Ministério Público solicitou ao Poder Judiciário na última semana para que ocorresse uma notificação oficial ao Detran e à Circunscrição Regional de Trânsito da cidade para que suspendessem as pontuações. "Eu também fui até a juíza, através de ofício, pedir que o DER pagasse a multa de R$ 10 mil diários pelo descumprimento da decisão", disse o advogado. A juíza também encaminhou um pedido da vistoria na rodovia para verificar se a sinalização informando a existência do aparelho no trecho foi regularizada, conforme determinação judicial. Isso ainda deve ser feito.


Fonte:Mogi News

Câmara Campanha da Segurança será lançada hoje, às 15 horas


O aumento da violência na cidade será discutido por autoridades a partir das 15 horas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Representantes da polícia estarão na Câmara para a audiência
A Comissão de Transportes e Segurança Pública da Câmara Municipal realiza hoje, a partir das 15 horas, uma audiência pública que discutirá temas relacionados ao aumento da violência em Mogi das Cruzes.


O evento terá como palco o prédio do Legislativo e contará com a presença de representantes das polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, empresas especializadas em segurança, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e sociedade civil.


O presidente da comissão, o vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), adiantou que durante o encontro haverá o lançamento oficial da Campanha da Segurança. Entre as primeiras ações da iniciativa está à distribuição de 10 mil cartilhas com dicas sobre como preservar os bens e diminuir os riscos de ser vítima de assalto. "São informações simples como trocar as lâmpadas queimadas do quintal, não deixar a casa com aspecto de abandonada, cuidados na hora de estacionar o veículo, ao sair de casa, entre outros itens", revelou Tobias.


"As orientações foram escolhidas após um trabalho em conjunto com todos os responsáveis por fornecer segurança na cidade", disse.


De acordo com o parlamentar, ao lançar a campanha, a Câmara Municipal visa incluir a sociedade como parte do sistema que visa aumentar a proteção da comunidade.


Além da iniciativa de distribuição das cartilhas, a audiência tem o objetivo de discutir políticas públicas. "Por isso é tão importante que todos os órgãos e a sociedade civil estejam presentes", afirmou Tobias. Questões como a atuação dos flanelões e o aumento dos índices criminais também serão discutidas.


Tobias sugeriu que a Prefeitura faça um cadastramento dos guardadores de carros que atuam no município. A medida já foi adotada em outras cidades e trouxe resultados positivos.


Recentemente, a Polícia Militar realizou um levantamento dos flanelões que agem nas vias mais movimentadas de Mogi e constatou que a maioria deles já cumpriu penas por furto ou roubo de carros, além de receptação.


Fonte:Mogi News

Rotatória Testes com semáforo complicam o trânsito


Previsão da Secretaria de Transportes é de que na semana que vem os equipamentos entrarão em operação, mas ainda não há um dia definido
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Trânsito ficou complicado no momento em que os semáforos estavam em fase de sincronização
Testes realizados ontem no conjunto de semáforos da praça Kazuo Kimura, no Mogilar, complicaram o trânsito e geraram insatisfação aos motoristas que passaram pelo local na hora da sincronização. No momento em que o ajuste era estudado, o trânsito ficou carregado, principalmente, na avenida Manoel Bezerra Lima Filho. Durante o período, funcionários da Secretaria Municipal de Transportes faziam a orientação dos motoristas que trafegavam pelas vias. A instalação do equipamento gera divergência entre usuários; alguns acreditam que o trânsito ficará melhor e outros acham que a situação ficará mais complicada.


Enquanto os semáforos da praça não começam a operar em definitivo, eles ficam em amarelo piscante. Durante os testes de ontem, filas de carros se formaram e os motoristas se mostraram insatisfeitos com a mudança. A corretora de imóveis Vivian Martim, de 36 anos, acredita que o fluxo de veículos ficará carregado. "O trânsito está ruim, principalmente na hora que vou buscar meus filhos na escola. Os semáforos não estão ajudando em nada", afirmou.


O motorista Flávio Gonçalves, 27, conta que passa diariamente pelo local e que já começou a notar a diferença. "Dirijo de segunda a sexta-feira por aqui e a confusão já começou a aumentar. Os beneficiados pela implantação dos semáforos são os pedestres, que terão mais facilidade de atravessar a avenida", garantiu. 
De acordo com Paulo Castilho, diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Transportes, a segurança irá aumentar no local e diferentes ciclos de tempos nos semáforos serão programados para atender cada demanda de horário, de acordo com o fluxo de veículos.
A farmacêutica Renata de Castro, 38, acredita que a instalação dos semáforos será benéfica. "Trará mais segurança para a região e isso mostra que a Prefeitura também está com boa vontade", acrescentou.


A Secretaria Municipal de Transportes informou que ontem os quatro semáforos instalados na praça Kazuo Kimura foram ligados entre as 10 horas e as 13h40, para mais uma etapa desse período de testes. Durante essas horas de funcionamento, técnicos da secretaria monitoraram fatores como os efeitos nas filas de carros e também a reação dos motoristas. Com base nisso, serão feitos ajustes nos tempos de parada ao longo dos próximos dias. 
A previsão é de que na semana que vem os equipamentos entrarão em plena operação, mas ainda não há um dia definido. Durante o teste operacional de ontem, foi possível observar uma redução significativa nas filas e também a compreensão de boa parte dos motoristas, que receberam orientação de agentes de trânsito. A semaforização da praça Kazuo Kimura é fruto de pedidos da própria população, que reivindica melhorias para o congestionamento naquele trecho.


Fonte:Mogi News