quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

VAMOS EXIGIR EXPLICAÇÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS

Coluna do Bras Santos
Um raro caso onde o TC considerou representações. Concorrência do serviço funerário de Mogi foi irregular.


São poucas as representações feitas por empresas ou por representantes da sociedade civil que prosperam no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Em Mogi das Cruzes, ainda na administração do ex-prefeito Junji Abe (PSD), foram feitas duas representações contra a concorrência do serviço funerários e as duas foram aceitas. O contrato entre a prefeitura e a funerária Coração de Jesus foi considerado irregular. Estranho é o fato de contrato firmado após a mesma concorrência, entre a prefeitura e a funerário CTU não ter sido sequer citado nas representações ou no julgamento do tribunal. Leia seguir trechos da representações e o parecer to TC dado na sessão de terça-feira. 


REPRESENTAÇÃO
84 TC-030013/026/07
Representante(s): Célia Maria de Souza – Munícipe de Mogi das Cruzes.
Representado(s): Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.
Assunto: Representação contra edital da Concorrência nº 003-2/07, promovido pelo Executivo Municipal de Mogi das Cruzes objetivando a contratação da organização e execução, mediante outorga de concessão pública dos serviços funerários.
Advogado(s): Roberta G. A. P. S. G. Pereira.
Fiscalizada por: GDF-6 - DSF-II.
Fiscalização atual: UR-7 - DSF-II.
Resultado: PROCEDENTE. 
85 TC-030304/026/07
Representante(s): Empresa Funerária São Lucas de Suzano Ltda. representada por seu Sócio Gerente - Adonis Ribeiro de Mendonça.
Representado(s): Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.
Assunto: Representação contra edital da Concorrência nº 003-2/07, promovido pelo Executivo Municipal de Mogi das Cruzes objetivando a contratação da organização e execução, mediante outorga de concessão pública dos serviços funerários.
Advogado(s): Roberta G. A. P. S. G. Pereira.
Fiscalizada por: GDF-6 - DSF-II.
Fiscalização atual: UR-7 - DSF-II.
Resultado: PROCEDENTE. 




INSTRUMENTOS CONTRATUAIS
83 TC-004394/026/08
Contratante: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.
Contratada: Funerária Coração de Jesus Ltda.
Autoridade(s) Responsável(is) pela Abertura do Certame Licitatório e pela Homologação: Junji Abe (Prefeito).
Autoridade(s) que firmou(aram) o(s) Instrumento(s): Junji Abe e Marco Aurélio Bertaiolli (Prefeitos).
Objeto: Prestação de serviço funerário Municipal.
Em Julgamento: Licitação – Concorrência. Contrato celebrado em 27-12-07. Valor – R$1.315.265,60. Termos Aditivos celebrados em 15-08-08, 12-11-08 e 29-06-08. Apostilas. Justificativas apresentadas em decorrência da(s) assinatura(s) de prazo, nos termos do artigo 2º, inciso XIII, da Lei Complementar nº 709/93, pelo Conselheiro Antonio Roque Citadini e Substituto de Conselheiro Marcelo Pereira, publicada(s) no D.O.E. de 11-07-08, 18-12-08 e 07-10-09.
Advogado(s): Antonio Sérgio Baptista, Alexandre Galeote Ruiz, Cláudia Rattes La Terza Baptista, Rafael Rodrigues de Oliveira, Eduardo Leandro de Queiroz e Souza, Daniela Gabriel Fasson e outros.
Acompanha(m): Expediente(s): TC-019535/026/08, TC-030046/026/07 e TC-019200/026/10.
Fiscalizada por: GDF-6 - DSF-II.
Fiscalização atual: UR-7 - DSF-II.
Resultado: IRREGULAR.


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

A SAÚDE PEDE SOCORRO EM SUZANO E NO ALTO TIETÊ

 DIÁRIO DO ALTO TIETÊ
Suzano


Matéria publicada em 01/12/11
Legislativo
Câmara instaura CEI da Saúde
Com a abertura, comissão vai investigar as diversas denúncias envolvendo a secretaria de Célia Bortoletto
Cibelli Marthos
De Suzano
Francisco Ribeiro/AICMS


Investigação: Lacerda apresentou ontem abaixo-assinado com 31 mil assinaturas pedindo a abertura da comissão
Com o apoio de sete vereadores, a Comissão Especial de Investigação (CEI) da Saúde foi instaurada ontem na Câmara de Suzano. Mais de 150 pessoas acompanharam a sessão e cantaram o Hino Nacional após a confirmação de que o setor, que enfrenta diversos problemas, será investigado pelo Legislativo. A abertura do procedimento já havia sido apresentada em setembro, mas na ocasião apenas três parlamentares apoiaram a iniciativa.


Além do vereador Israel Lacerda (PTB), que propôs a comissão, Rafael Garcia (PSD), Said Raful (DEM), Emerson Taboada de Faria (PSDB), o Maria do Lava Rápido, Luiz Reis (PSDB), Valmir Calixto Damasceno (PTB) e Francisco Nunes dos Passos (DEM), o Chiquinho Passos, assinaram o documento que determinou a abertura da CEI.


Famílias das crianças mortas no Pronto-Socorro Municipal (PS) e na Santa Casa de Misericórdia acompanharam a sessão com cartazes pedindo investigação e justiça para os casos de possível erro médico. A mãe do menino Gustavo Juan Nascimento da Silva, que morreu de pneumonia no último dia 23 após ser examinado duas vezes por médicos do PS, Cintia do Nascimento, participou da sessão ao entrar no plenário com o abaixo-assinado que reuniu 31 mil assinaturas de munícipes pedindo a criação da CEI.


"A secretaria de Saúde Célia Bortoletto deu uma entrevista afirmando ficar chateada quando alguém critica o atendimento de urgência e emergência. Ela deveria ficar chateada quando dá as costas para a população ao negar esclarecimentos, quando gasta o dinheiro público indo até Brasília para aparecer no jornal abraçando a presidente Dilma Roussef (PT) e quando ignora uma tragédia como a que essa mãe viveu", ressaltou Lacerda, apontando para Cintia. Após seu pronunciamento, parte do público presente se levantou e cantou o Hino Nacional. Alguns vereadores também se levantaram e aplaudiram o grupo, que recebeu também o apoio dos munícipes que lotaram a galeria da Câmara.


A CEI será presidida por Lacerda, enquanto Rafa será o relator e Maria do Lava Rápido membro. "Poucas vezes nós presenciamos um momento tão emocionante como o de hoje. A secretária, que pretende ser prefeita de Suzano, terá que prestar conta do caos que a saúde municipal vive hoje. Eu apoiei na primeira oportunidade e reforço minha posição hoje", concluiu Rafa. "Se ela não tem competência para administrar sequer uma pasta, como vai conseguir comandar uma cidade e várias secretarias?", acrescentou Maria.


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

MOGI NEWS
Cidade


Matéria publicada em 01/12/11
Câmara
Nabil desiste e Bibo será presidente
Rubens Benedito Fernandes assume a liderança do Legislativo em 2012, com o apoio da maioria dos colegas
Cleber Lazo
Da reportagem local
Marcelo Alvarenga / CMMC


Desistência de Nabil Safiti de assumir o cargo no ano que vem foi anunciada ontem, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal
O vereador Nabil Nahi Safiti (PSD) anunciou na tarde de ontem que não será candidato à presidência da Câmara Municipal em 2012 e garantiu que votará no então concorrente Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo. "Nunca coloquei meu nome oficialmente na disputa. Um grupo de vereadores que gostaria que eu fosse o presidente, mas o cenário foi alterado depois que alguns partidos resolveram fechar o apoio", justificou Nabil. 
As legendas PR, que conta com quatro parlamentares, PSDB e PMDB, com duas cadeiras cada, já haviam declarado que votariam no republicano. "Eu não procurei nenhum partido. Tinha apenas o apoio deste grupo de vereadores", contou Nabil. "Não fico frustrado ou magoado, até porque será difícil ficar na presidência em um ano de campanha eleitoral", analisou, depois de tomada a decisão de não participar do pleito. 
No fim do ano passado, Nabil Safiti foi protagonista de uma disputa acirrada com Mauro Araújo (PMDB) pela liderança no Legislativo e, depois de um empate em oito votos, ele perdeu a eleição no sorteio. 
Com a desistência anunciada, Bibo será eleito por consenso na sessão que ocorrerá no dia 13 de dezembro. Ele vai presidir o Legislativo pela terceira vez. Já havia ficado à frente da mesa diretiva em 2005 e 2006. Nessas duas vezes, também foi escolhido por consenso. "Sou candidato, mas ainda não posso falar como presidente", esquivou-se.


Os outros nomes que formarão a mesa diretiva também estão definidos. Para receber o apoio do PSDB, o republicano concordou em ceder a vice-presidência da Câmara a um integrante da legenda. Pedro Komura foi o escolhido. 
O cargo estava sendo cobiçado por Jean Lopes (PCdoB) e Odete Rodrigues Sousa (PR). O primeiro foi convencido a abdicar da disputa e a candidatu-ra da segunda foi inviabilizada pelos outros partidos que fizeram pressão e não aceitaram que o PR ocupasse os dois postos mais importantes do Legislativo.


A primeira secretaria ficará com Geraldo Tomaz Augusto (PMDB) e a segunda com Osvaldo Ferreira dos Santos (PP).


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

Segurança Tobias quer bases móveis da Polícia Militar em Mogi

O vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) encaminhou uma moção ao governo estadual pedindo que bases móveis da Polícia Militar passem a funcionar em Mogi das Cruzes. O documento foi encaminhado durante a sessão de ontem na Câmara Municipal.


"A base fixa necessita de pelos menos dez policiais militares e a móvel de apenas três e todos nós sabemos da falta de efetivo da PM", afirmou o parlamentar. "Mogi é uma cidade muito grande, o que dificulta o trabalho de segurança", avaliou o republicano.


Para o vereador, as novas bases têm a vantagem de poder mudar de bairro de acordo com as ocorrências. "Dependendo do local onde há aumento da criminalidade, a base é transferida para lá. Se aquela realidade já não é tão preocupante, ela é removida".


Em setembro deste ano, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou um edital de compra de 200 bases comunitárias móveis. Destas, 72 serão destinadas à capital, que passa a ter um total de 168 bases móveis. No total do Estado, o número crescerá de 265 para 465. As bases deverão ser entregues em cinco meses após a assinatura, ou seja, em fevereiro de 2012.




Furto
Um dia após pedir a presença da Força de Segurança Nacional em Mogi, o vereador Jean Lopes (PCdoB) informou que o escritório dele, que fica ao lado do Teatro Vasques, foi furtado. Foram levados computadores e outros equipamentos acabaram sendo danificados. O crime ocorreu na madrugada de ontem. Há cerca de um ano, a casa do vereador foi roubada.


Fonte:Mogi News

Câmara Nabil desiste e Bibo será presidente

Rubens Benedito Fernandes assume a liderança do Legislativo em 2012, com o apoio da maioria dos colegas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga / CMMC

Desistência de Nabil Safiti de assumir o cargo no ano que vem foi anunciada ontem, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal
O vereador Nabil Nahi Safiti (PSD) anunciou na tarde de ontem que não será candidato à presidência da Câmara Municipal em 2012 e garantiu que votará no então concorrente Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo. "Nunca coloquei meu nome oficialmente na disputa. Um grupo de vereadores que gostaria que eu fosse o presidente, mas o cenário foi alterado depois que alguns partidos resolveram fechar o apoio", justificou Nabil. 
As legendas PR, que conta com quatro parlamentares, PSDB e PMDB, com duas cadeiras cada, já haviam declarado que votariam no republicano. "Eu não procurei nenhum partido. Tinha apenas o apoio deste grupo de vereadores", contou Nabil. "Não fico frustrado ou magoado, até porque será difícil ficar na presidência em um ano de campanha eleitoral", analisou, depois de tomada a decisão de não participar do pleito. 
No fim do ano passado, Nabil Safiti foi protagonista de uma disputa acirrada com Mauro Araújo (PMDB) pela liderança no Legislativo e, depois de um empate em oito votos, ele perdeu a eleição no sorteio. 
Com a desistência anunciada, Bibo será eleito por consenso na sessão que ocorrerá no dia 13 de dezembro. Ele vai presidir o Legislativo pela terceira vez. Já havia ficado à frente da mesa diretiva em 2005 e 2006. Nessas duas vezes, também foi escolhido por consenso. "Sou candidato, mas ainda não posso falar como presidente", esquivou-se.


Os outros nomes que formarão a mesa diretiva também estão definidos. Para receber o apoio do PSDB, o republicano concordou em ceder a vice-presidência da Câmara a um integrante da legenda. Pedro Komura foi o escolhido. 
O cargo estava sendo cobiçado por Jean Lopes (PCdoB) e Odete Rodrigues Sousa (PR). O primeiro foi convencido a abdicar da disputa e a candidatu-ra da segunda foi inviabilizada pelos outros partidos que fizeram pressão e não aceitaram que o PR ocupasse os dois postos mais importantes do Legislativo.


A primeira secretaria ficará com Geraldo Tomaz Augusto (PMDB) e a segunda com Osvaldo Ferreira dos Santos (PP).


Fonte:Mogi News

Em 60 dias Construção do hotel Íbis terá início até janeiro

Diretor da rede hoteleira falou com exclusividade ao Mogi News e reforçou que este é o último e definitivo prazo para o início das obras na cidade
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

O hotel Íbis será construído na esquina da avenida Narciso Yague Guimarães com a rua Victorio Partênio, no Parque Monte Líbano
As obras do hotel Ibis, no Centro Cívico, vão começar em no máximo 60 dias, ou seja, até janeiro de 2012. A garantia é do empresário Ivan Lipolis Filho, diretor da Lis Participações, parceira da Accor Hospitality, uma das maiores redes hoteleiras da América Latina e da Europa e dono da área de 2.350 metros quadrados, onde será construído o hotel. Em entrevista exclusiva ao Mogi News, o empresário reforçou que este é o último e "definitivo" prazo estabelecido pelo grupo para início dos trabalhos - inicialmente previstos para janeiro de 2010 e depois remarcados ao menos quatro vezes. A meta, segundo ele, é inaugurar o hotel entre o fim de 2012 e início de 2013. 
O hotel Íbis será construído na esquina da avenida Narciso Yague Guimarães com a rua Victorio Partênio, no Parque Monte Líbano, próximo ao hipermercado Davó e ao Mogi Shopping. "Tivemos de fazer várias adequações no projeto original e também resolver as questões burocráticas, como licenciamento e até a contratação da empreiteira que ficará responsável pela obra. Agora, já isso tudo está praticamente resolvido e em breve daremos o início à obra. De janeiro, não passa", reforçou. 
A proximidade do período de chuvas preocupa Lipolis, mas ele acredita que ainda assim o prazo de entrega da unidade hoteleira será cumprido. 
Orçado em R$ 10 milhões, o hotel a ser construído na esquina da avenida Narciso Yague Guimarães com a rua Victorio Partênio, próximo ao hipermercado Davó e ao Mogi Shopping, terá 120 apartamentos e deverá gerar cerca de 30 empregos diretos e 210 entre diretos e indiretos. Serão dez andares, dos quais três serão utilizados para estacionamento. Haverá ainda um centro de convenções, que deverá ser composto por seis lojas comerciais, no térreo.
"Trata-se de um hotel de grande conforto, no padrão Íbis, bem semelhante ao que está instalado na região do Morumbi, na capital", adianta Lipolis Filho. Como atrativo ao público, ele conta que nos primeiros seis meses de funcionamento haverá pacotes promocionais e preços diferenciados na estadia dos clientes. 
Para o secretário-adjunto de Desenvolvimento, Osvaldo Bolanho, um dos articuladores da vinda do hotel para a cidade, o atraso na implantação do Íbis não deve prejudicar os projetos de turismo em andamento no município: "Expandir a rede hoteleira é algo que precisa ocorrer em Mogi para acompanhar o desenvolvimento do turismo. Contudo, enquanto o Íbis não fica pronto, as 1.600 vagas existentes na cidade devem ser suficientes para atender os turistas", comentou.


Fonte:Mogi News

Comissão sugere dispensar Lup


PRESSÃO A decisão da Comissão, órgão alojado na estrutura do Planalto, deve abreviar a sobrevida de Lupi, presidente licenciado do PDT


BRASÍLIA
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendou ontem à presidente Dilma Rousseff que demita o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. A decisão da Comissão, órgão alojado na estrutura do Planalto, deve abreviar a sobrevida do presidente licenciado do PDT na Esplanada. "Encaminhamos a recomendação da comissão para exoneração do ministro do Trabalho", disse o presidente do órgão, Sepúlveda Pertence.


Com um passivo de escândalos, Lupi entrou na lista de ministros que serão trocados na reforma ministerial programada para o início do próximo ano. O parecer foi enviado ontem mesmo ao gabinete de Dilma.


Segundo os conselheiros, Lupi deu explicações insatisfatórias às revelações de irregularidades envolvendo convênios suspeitos firmados pelo Trabalho com Organizações Não-Governamentais (ONGs), muitas delas ligadas a integrantes do PDT, partido de Lupi. De acordo com a comissão, casos de cobrança de propina no ministério do Trabalho não foram esclarecidos e comprometeram a permanência do pedetista à frente da Pasta.


Ainda de acordo com relatório da Comissão, as explicações de Lupi para as irregularidades não foram satisfatórias e as respostas ao Congresso e à imprensa foram consideradas "inconvenientes", segundo Sepúlveda Pertence.


Questionado se a presidente Dilma agora vai demitir o ministro do Trabalho, Pertence respondeu: "Aí, não é um problema da Comissão", disse ao final de reunião de rotina realizada no Palácio do Planalto". Lupi foi arrastado por uma rede de escândalos em novembro, colocando-o sob pressão. Primeiro, foi acusado de usar um avião providenciado por um empresário-ongueiro com negócios suspeitos com o Trabalho. O ministro negou o voo e foi desmentido pelos fatos.


No auge dos escândalos, em depoimento no Congresso, chegou a dizer que só sairia do governo "à bala". Mas tinha em vista o arsenal de denúncias publicadas pela imprensa e não a munição fornecida por um órgão da Presidência. Na noite de ontem, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), admitiu que a decisão da Comissão de Ética complica a situação de Lupi, por ser um "fato relevante negativo, e que portanto, será levado em conta dentro do governo".


A Comissão de Ética da Presidência decidiu também recomendar que o secretário nacional de saneamento ambiental do ministério das Cidades, Leodegar da Cunha Tiscoski, "renuncie ao prêmio ou apresente justificativa para o seu recebimento".


Essa decisão refere-se à denúncia encaminhada pela Controladoria-Geral da União para apuração de possível violação a preceitos éticos na celebração de convênio pela autoridade com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental para realização do 14º seminário de Benchmark e XXIV cerimônia de premiação do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento.


A comissão avaliou, também, uma consulta referente ao processo de seleção promovida pela Fundação Biblioteca Nacional em relação à ministra da Cultura, Ana Maria Buarque de Hollanda. O colegiado, após a análise do pedido, não identificou conflitos de interesse de natureza ética.


Fonte:O Diário de Mogi

Mais 280 moradias são entregues

Mariana Leal
Mais 280 unidades do "Minha Casa, Minha Vida" foram entregues ontem em Jundiapeba. Com isso, 560 famílias - em outubro foram outras 280, sendo 140 no Residencial Orquídea e o mesmo número no Azaléia, ambos na Vila Melchizedec - já foram beneficiadas até o momento pelo programa. A expectativa da Prefeitura Municipal é de que, até fevereiro do próximo ano, 3 mil apartamentos estejam prontos e nas mãos dos mogianos, reduzindo o déficit habitacional do Município, que soma 15 mil moradias, e eliminando casas em áreas de risco, que chegam a 33, onde moram 1,2 mil pessoas.


"Estamos completando mais uma etapa deste programa, que beneficia principalmente o Distrito - sede de 68,8% das habitações, ou seja, 2.060 unidades -, local que tem recebido um choque de gestão e, com isso, se transformando em um dos principais bairros da Cidade. Vivemos um processo de construção e legalização de moradias e Jundiapeba é o grande destino destes investimentos públicos para melhorar as condições e qualidade de vida. Aqui nós teremos a Unidade Clínica Ambulatorial (Única), que será inaugurada no dia 28 de janeiro, estamos implantando 15 km de rede de esgoto, construímos sete creches, temos mais de 1,5 mil alunos em período integral, dois postos de saúde, sendo um 24 horas, e diversas ruas recebendo pavimentação", enumera o prefeito Marco Bertaiolli (PSD).


Completando 560 unidades entregues, o chefe do Executivo mogiano afirma que está beneficiando famílias que realmente necessitam, por morarem em áreas de risco, não terem casa própria e nem, muito menos, condições de adquirir uma. "São pessoas na faixa entre 0 e 3 salários mínimos e que residem em encostas que perigam desmoronar e à beira de rios que invadem os imóveis a cada chuva forte. Nós estamos intervindo, pela primeira vez, e eliminando essas áreas de conflito social", afirma.


De acordo com Bertaiolli, seguindo a ideia de atender a demanda do Plano Municipal de Habitação - criado em 2009 pelo cadastramento realizado no Ginásio Municipal de Esportes -, mais mil unidades, dentro do "Minha Casa, Minha Vida II", devem ser entregues no ano que vem. "Nós estamos inscritos no PAC II e solicitamos esses empreendimentos, que serão construídos em terrenos da Prefeitura, o que já foi licitado e aprovado pela Câmara Municipal. Devemos assinar com a Caixa Econômica Federal até o final deste mês esta ampliação e entregá-las em 2012", conta o prefeito.


Para o novo superintendente da Caixa, Cristiano Mendonça Ferraz Luz, são mais sonhos da casa própria que se realizam. "Fiquei feliz e honrado quando o prefeito me disse que isso era somente o começo e que a empreitada de presentear com um imóvel e colocá-lo no nome das famílias carentes mogianas está no início. É nossa obrigação e dever social atender os mais necessitados, dar às pessoas qualidade plena de vida. E encontramos esta parceria em Mogi das Cruzes", ressalta.


Fonte:O Diário de Mogi

Campanha conscientiza contra Aids


LOCAL Evento da Diretoria Regional de Ensino acontecerá hoje, no Largo do Rosário
Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Diretoria Regional de Ensino de Mogi realiza hoje, uma campanha de orientação e prevenção da doença. O evento acontecerá no Largo do Rosário, das 9 às 17 horas.


Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Alto Tietê, neste ano há 290 pacientes na Região.


No evento, que será comandado por professores coordenadores da Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino, a população terá a possibilidade de se informar sobre as características da doença. Os participantes receberão folderes com respostas às perguntas mais frequentes sobre AIDS/HIV, como a diferença entre ambos os conceitos, as formas de contágio, quais os testes para obter o diagnóstico e tratamento adequado, entre outras. Este folder já foi encaminhado a todas as escolas da Região, que neste dia, fixarão no prédio um laço vermelho, símbolo de luta contra a doença.


A mobilização, aberta à participação de toda a comunidade, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, dentro da programação dos projetos "Prevenção também se Ensina", "Comunidade Presente" e "Programa Escola da Família", desenvolvidos pela rede pública.




Doença


Segundo dados fornecidos pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, nos últimos dois anos, Mogi das Cruzes registrou o maior volume de casos notificados na Região: 40 pacientes em 2009 e 24 em 2010. Esta diferença representa uma redução de 40%. Ferraz de Vasconcelos registrou queda de 50% (de 22 a 11). Salesópolis apresentou cifras mais baixas nestes períodos, já que foram registrados dois pacientes em 2009 e um caso no ano passado. O aumento populacional influencia no número de pessoas doentes.


O volume de casos notificados cresceu de 2009 para 2010 em Itaquaquecetuba (de 37 a 41), Poá (de 7 a 15) e Santa Isabel (de 2 a 4). Em todas as outras cidades da Região, os números caíram.


Fonte:O Diário de Mogi

Helbor apressa lançamentos para o final deste ano

A notícia está no jornal "Valor Econômico", especializado em economia: só nos últimos três meses deste ano, a Helbor, com sede em Mogi, espera lançar pelo menos nove empreendimentos, com Valor Global de Vendas (VGV) calculado em R$ 676,5 milhões. O VGV é um valor calculado pela soma do valor potencial de vendas de todas as unidades de um empreendimento a ser lançado. E casos os planos venham a ser concretizados, o VGV total da empresa para 2011 ficará em torno de R$ 1,7 bilhão (incluindo as parcelas dos sócios nos empreendimentos), com parte da companhia estimada de R$ 1,35 bilhão, segundo o jornal. Somente no período entre janeiro e setembro passado, os lançamentos da Helbor somaram R$ 990,8 milhões. Ainda não há dados concretos para o próximo ano, mas o jornal avalia que eles poderão chegar ao VGV de R$ 2 bilhões a R$ 2,3 bilhões em 2012. Presente em 30 cidades de diferentes estados e com 58 canteiros de obras, a Helbor não deve alterar sua forma de atuação, que não inclui construtora própria. Também deve continuar com o foco de seus negócios voltados para consumidores de média e média-alta renda e, também por isso, não espera retração de demandas no próximo ano, embora admita uma desaceleração do crescimento e da velocidade de vendas. "Não vamos mais viver um mercado em que tudo o que se lança é vendido em dois dias. Isso é exceção, mas existe espaço para bons produtos, com preços adequados, em terrenos bem localizados", afirmou o vice-presidente executivo da Helbor, Henry Borenstein, ao "Valor".


Novidade


A primeira unidade da uma loja ecológica montada no interior de um container de porto acontece hoje em Mogi. A Container Ecology Store começa a funcionar na Avenida Narciso Yague, defronte ao Shopping. Especializado em grifes consagradas, o novo modelo foi criado há 2 anos pelo empresário André Krai e utiliza containeres reciclados com mais de 20 anos de uso, araras feitas de corrimão de ônibus e decks de casca de arroz, entre outras surpresas.




Mogilar


O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) irá ao Varejão neste domingo. Às 11 horas, horário de pico no movimento do local, ele assina a ordem serviço para a maior reforma do Mercado do Produtor Minor Harada dos últimos tempos. Nos próximos oito meses, cerca de R$ 1,5 milhão serão aplicados em reformas dos sistemas hidráulico e elétrico, alambrados, banheiros e telhados. As obras devem abranger o antigo terminal de ônibus, hoje desativado.




Afastado


O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (DEM) e seu chefe de Gabinete e pré-candidato a prefeito, Délcio José Sato (PPS) foram afastados dos respectivos cargos pela Justiça, na última segunda-feira. Os dois, mais o motorista Richarles Freitas – também afastado –, foram acusados pelo uso da máquina pública para fazer propaganda oficial. Na festa de aniversário da Cidade, foram distribuídos panfletos enaltecendo o trabalho de César e Sato. A propósito: é na Prefeitura de Ubatuba que trabalha o ex-homem forte da Prefeitura de Mogi, o professor Aroldo da Costa Saraiva.




 Emenda


Os R$ 3 milhões liberados pela Caixa Econômica Federal para a construção do Centro de Fisioterapia, que irá funcionar junto ao Hospital Municipal Waldemar Costa Filho, no Distrito de Braz Cubas, foram resultado de uma emenda ao Orçamento da União apresentada pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR).


Fonte:O Diário de Mogi

Base com câmera

Maurício Sumiya



A rodovia Mogi-Salesópolis (SP-88), considerada rota de fuga para os marginais de plantão, ganhará em breve uma base de segurança comunitária no Cocuera com câmeras de monitoramento.


Efetivo e viatura
A decisão saiu após uma conversa entre o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e o vereador Olímpio Tomiyama (PSC) ontem. O local a ser cedido pela comunidade local vai abrigar uma base com efetivo próprio da polícia e viatura. A Prefeitura de Mogi arcará com a mão de obra e a instalação do sistema de monitoramento por câmeras. A comunidade pretende se unir e levantar todos os materiais necessários para a obra.


Agricultores
Tomiyama já havia se reunido na semana passada com o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, José Francisco Braga, e com os diretores da Associação do Cocuera para discutir o assunto. Agora, o prefeito assinou embaixo na reivindicação feita pela comunidade para que a região ganhe estA importante unidade da PM


Alta velocidade
O Mogi News já mostrou, em diversas oportunidades, os problemas existentes na região, principalmente para quem utiliza diariamente a SP-88 e convive no trecho urbano com pedestres atravessando a qualquer momento a via, curvas sinuosas e o grande fluxo de caminhões para escoar a produção agrícola. A reclamação no Cocuera sobre o trânsito e a segurança pública de uma maneira geral é antiga.


Queda
O comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12), Antonio Carlos Imperatriz, foi visto na última semana com os dois braços enfaixados, tudo por conta de um acidente doméstico. O coronel caiu de uma escada, que se fechou, enquanto ele limpava um ventilador de teto. 


Cabeça
Mesmo com o acidente, ele passou pelo médico e não foi detectada nenhuma fratura, mas levou pontos na testa. Voltou ao trabalho e começou a sentir dores. O coronel, então, foi fazer uma radiografia e foi constatada uma fratura na cabeça. Teve de ficar quatro dias fora, a contragosto, mas já retornou ao trabalho. 
Daniel Carvalho



Toque Toque
Hoje à noite, o Comando de Policiamento de Área Metropolitano apresenta o projeto Toque Toque para a comunidade. É um projeto que envolve as crianças da comunidade e a banda da Polícia Militar. Algumas crianças com aptidão para a música foram selecionadas e treinadas pela banda, que fará uma apresentação especial aos pais a partir das 19 horas.


Câmara maior
A Câmara de Mogi iniciou ontem a reforma e a adaptação do prédio do Legislativo, que, em 2013, contará com 23 vereadores e seus respectivos gabinetes. As salas da Comunicação e da Segurança, hoje localizadas no prédio político, serão transferidas para o prédio anexo da administração para a reforma e a ampliação dos atuais espaços. A ideia é que o prédio político comporte os gabinetes dos vereadores e os demais setores sejam remanejados para o imóvel anexo. 


Ministério Público
O Conselho Superior do Ministério Público, em reunião realizada no último dia 29, decidiu aprovar a indicação do promotor Antonio Benedito Ribeiro Pinto Júnior, da 1ª Promotoria de Justiça de Guarujá, para a 8ª Promotoria de Justiça de Mogi das Cruzes. 


Promotoria
Para a vaga da 5ª Promotoria de Mogi se candidataram três promotores: Carlos Eduardo da Silva Anapurus (da Promotoria de Justiça de Ubatuba), Fábio José Bueno (da 2ª Promotoria de Justiça de Cruzeiro) e Cynthia Pardo Andrade Amaral (da 1ª Promotoria de Justiça de Itapeti). Ainda haverá posteriormente outra definição para decidir sobre quem ocupará a vaga da 5ª Promotoria. 
Divulgação



Carnaval
Os vereadores Odete Sousa (PR) e Jean Carlos Soares Lopes (PC do B) se esbaldaram durante vistoria da Comissão Permanente de Cultura, Esporte e Turismo da Câmara no ponto de cultura instalado na Estação Cultural de Sabaúna. 


Batucadas
A unidade foi a primeira vistoriada pelos vereadores, que deverão se dirigir a outros 12 pontos para identificar problemas e dificuldades e tentar saná-los. Os vereadores aproveitaram a visita para fazer poses com os bonecões e ensaiar até batuque de tambor. 


Bonecões
Hoje, este ponto cultural é utilizado para a confecção de bonecos gigantes e outros itens utilizados no carnaval de Sabaúna, que é bastante tradicional e tem atraído um número cada vez maior de pessoas. Depois desta visita, os vereadores vão percorrer outros pontos e questionar da Prefeitura de Mogi sobre o repasse da verba para a manutenção destes pontos. 


Passarinho verde
Talvez tenha sido a visita que fez Jean ficar alegre, a ponto de estar eufórico durante a sessão no plenário e a querer falar no microfone para comentar sobre qualquer assunto. Os jornalistas que acompanhavam a sessão até estranharam. Será que ele viu, por acaso, o passarinho verde?


Fonte:Mogi News