terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Alckmin estuda aumento de efetivo

SABRINA PACCA



O governador Geraldo Alckmin (PSDB) garantiu, ontem, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em que um convênio entre Prefeitura de Mogi e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi assinado (leia mais nesta página), que os índices criminais da Cidade, bem como seus dados demográficos, passarão por estudos técnicos para que se tenha conhecimento da real necessidade do aumento do efetivo policial tão esperado por autoridades e sociedade civil, de forma geral. No entanto, o tucano deixou claro que o benefício não atenderá pedidos políticos.


"Nós ultrapassamos 100 mil policiais militares no Estado de São Paulo e a distribuição da Polícia não é política, ela é técnica. A Polícia tem por indicadores as necessidades, a população, ou seja, uma série de critérios que são seguidos para que ela vá distribuindo policiamento de patrulha, força tática, bases comunitárias. Nós vamos ter uma nova formatura em março de 2012, de muitos policiais e vamos colocar 200 novas bases comunitárias para a Polícia no Estado, além de entregar tablets, que são computadores pessoais para ajudar no trabalho. Neste ano, tivemos um aumento de pessoal grande, com investimento em recursos humanos, valorização pessoal. Demos aumento muito forte, incentivamos a carreira e a tecnologia. Tanto é que São Paulo saiu do quarto Estado mais violento para 25º e somos nós que vamos preparar polícias do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Quanto a Mogi, não tenho informações sobre aumento do efetivo porque precisa ainda desse estudo técnico. Repito que não é uma decisão política, não é pedido do governador, do prefeito, do deputado", afirmou Alckmin.


Apesar dessa posição do governador, na semana passada, após várias críticas sobre o aumento da criminalidade e a falta de efetivo para Mogi das Cruzes, o comando do 17o Batalhão da Polícia Militar informou a chegada de um reforço de 29 homens e, principalmente, a inclusão do Município na "Operação Verão", o que implicará num efetivo extra de 22 pms durante toda a estação, já a partir desta sexta-feira.


De acordo com as informações transmitidas pelo comandante do 17o Batalhão, o tenente-coronel José Francisco Braga ao prefeito Marco Bertaiolli (PSD), os 29 policiais fazem parte do compromisso assumido pelo comandante geral da PM no Estado, coronel Álvaro Camilo, de até o final do ano enviar mais homens para suprir o déficit local - número considerado baixo por Bertaiolli, que afirmou que o "reforço não resolve o problema das polícias em Mogi" e que "a PM mogiana continua com um déficit de 9% em relação ao efetivo estipulado de 522 homens".


Fonte:O Diário de Mogi

Parque deve chegar só em 2020,

Projetado para ser o maior parque linear do mundo, com 75 quilômetros de extensão desde a Penha, em São Paulo, até Salesópolis, o Parque Várzeas do Tietê vai ser executado em três fases, ao custo de R$ 1,7 bilhão. Na Região, as obras estão previstas para começar em 2016 e serem concluídas em 2020, abrangendo as margens do Rio Tietê em Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. A proposta visa proteger a várzea, regular as enchentes e, ainda, criar um espaço de lazer, esportes e cultura (estão previstos 77 campos de futebol e 129 quadras poliesportivas). Embora não haja nem sinais de obras na Região, a criação do Várzeas do Tietê já está alterando a rotina dos empreendedores que prospectam investimentos em imóveis localizados dentro de Área de Proteção Ambiental (APA). Isso porque, além das exigências normais, o licenciamento de novos empreendimentos agora requer uma declaração do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) que diga se o projeto está dentro ou fora do traçado previsto para o parque. A obtenção deste documento demanda alguns meses e se estiver fora da área a ser ocupada, tudo bem. Agora, se estiver dentro, o empreendedor vai precisar de paciência, pois o processo irá requerer uma análise específica da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o que implica em mais alguns meses de espera. Pelo apurado, os atrasos no licenciamento ambiental de novos empreendimentos são de pelo menos seis meses e as restrições têm comprometido, em especial, os projetos imobiliários. O que o Estado quer é evitar futuros gastos com desapropriações, mas como não há, ainda, uma legislação específica sobre o traçado do Parque, a exigência é questionável. A Prefeitura de Mogi, no que compete ao licenciamento municipal, por exemplo, não está barrando os novos projetos.


 Visita


Primeiro religioso do Alto Tietê a ser nomeado bispo, dom Rosalvo Cordeiro de Lima viajará nesta semana de Fortaleza, onde atua como bispo auxiliar daquela Arquidiocese, para Salesópolis. A visita tem como objetivo a celebração especial da Santa Missa do Centenário da Paróquia São José, que comandou por 14 anos. A missa será nesta sexta-feira, às 19h30, na Igreja Matriz instalada na Praça Padre João Menendes.


Calendário


O Natal passou, o Ano Novo está a poucos dias e, depois dele, é só esperar o Carnaval, que no ano bissexto de 2012 está marcado para 23 de fevereiro. Em Mogi das Cruzes, a escola Águia de Prata quer reverter a terceira colocação de 2011 com o samba enredo Nosso Papel na História. O carnavalesco Wladimir Gorrera adianta que os ensaios da agremiação retomam no próximo dia 6, na quadra da Rua Dora Peretti, no Bairro da Vila da Prata. E como a tecnologia também está a favor dos foliões, quem quiser conferir o samba da escola pode acessar o www.aguiadepratamogi.blogspot.com


 Escuro


Consumidores que visitaram a área central da Cidade na noite da última quinta-feira para as compras natalinas não deixaram de perceber, e nem de comentar, a escuridão em algumas das principais vias do centro comercial. E, no caso, não se trata nem da falta da iluminação natalina que, aliás, em Mogi deixou a desejar em relação a muitos municípios vizinhos. Na verdade, faltou mesmo iluminação pública, já que várias lâmpadas queimadas não foram substituídas como deveriam.


Negócios


O Assaí Atacadista não abriu as portas em Mogi a tempo das compras de Natal, mas já fincou seu nome na Cidade, mais precisamente na fachada do prédio onde no passado funcionou a concessionária Caric, no Bairro do Mogilar. A previsão é de que a unidade comercial do Grupo Pão de Açúcar entre em funcionamento nos primeiros meses de 2012.


Fonte:O Diário de Mogi

Troca de ministros ‘balanceada’

BRASÍLIA



Disposta a evitar novas brigas com a base aliada logo no início do ano eleitoral de 2012, a presidente Dilma Rousseff planeja agora uma reforma ministerial mais modesta, chamada no Palácio do Planalto de "balanceamento" da equipe. A ideia é conter o desgaste político na Esplanada sem promover mudanças bruscas, nem desalojar partidos que compõem a coalizão, nessa temporada de sucessão municipal.


Depois de perder seis ministros alvejados por denúncias de corrupção e um por incompatibilidade política, Dilma quer mexer menos em nomes e mais na gestão do governo, ao menos por enquanto. Antes de sair de férias, na sexta-feira, ela deu aos auxiliares a seguinte ordem: "Não fiquem especulando sobre a reforma porque não quero que este seja o assunto do recesso".


A cúpula do PR pediu a Dilma para trocar o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que assumiu o posto com a queda de Alfredo Nascimento, em julho. O partido alega ter sido o único a não indicar o sucessor do ministro defenestrado e exige a substituição de Passos para se reintegrar à base aliada. Uma ala quer emplacar o deputado Luciano Castro (RR) e outra, Milton Monti (SP). Por ora, Dilma resiste.


Embora a presidente não tenha definido o formato final da equipe, o PSB do governador do Ceará, Cid Gomes, tem chance de retomar o Ministério da Ciência e Tecnologia. O titular, Aloizio Mercadante, vai a para Educação, no lugar de Fernando Haddad (PT), que deixará o governo em janeiro para fazer campanha pela Prefeitura de São Paulo.


Em conversas reservadas, a presidente avaliou que o PSB terá de abrir mão ou da Secretaria dos Portos ou do Ministério da Integração Nacional, se quiser reconquistar Ciência e Tecnologia Apesar de interessada em afagar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos - presidente do PSB e possível candidato ao Planalto, em 2014 -, Dilma avalia que os socialistas não podem ocupar um latifúndio.


No cenário de hoje, é dado como certo o rearranjo de apenas 5 das 38 pastas na Esplanada, mas essa configuração pode mudar, se incluir Transportes. Além de Haddad e Mercadante, devem ser trocados Mário Negromonte (Cidades), Iriny Lopes (Mulheres), que quer disputar a Prefeitura de Vitória, e Paulo Roberto Pinto, interino no Trabalho.


Outro capítulo curioso refere-se ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Filiado ao PSB, ele mudou o título eleitoral de Petrolina para Recife, a pedido do governador, mas só disputará a Prefeitura em último caso. Os socialistas preferem repetir a parceria com o PT, desde que o candidato não seja o prefeito, João da Costa.


A troca em Cidades é tida como "favas contadas" no Planalto. Para Dilma, Negromonte não correspondeu às expectativas e pecou pela ineficiência. Alvo de denúncias, ele perdeu o apoio da maioria da bancada do PP na Câmara. Diante da mudança iminente, PT e PMDB se assanham para assumir o poderoso Ministério.


Na seara petista, dois grupos paulistas estão de olho na cadeira: um apadrinha o deputado José Di Filippi Junior, ex-tesoureiro da campanha de Dilma, e outro, a senadora Marta Suplicy.


Nos bastidores do Planalto, o comentário é que será difícil o PT ganhar mais cargos, pois já comanda 17 pastas. Além disso, o PT de São Paulo manteve-se à frente da Educação com a escolha de Mercadante. Apesar das negativas de Dilma, há estudos em andamento sobre a conveniência de unir Portos e Transportes, Pesca e Agricultura, e Trabalho e Previdência.


É provável que Trabalho siga sob o comando do PDT. Dilma chegou a considerar a possibilidade de transferir a sigla para outra Pasta, mas ainda avalia o assunto.





Fonte:O Diário de Mogi

Adriano nega ter baleado mulher

TRANQUILO Adriano reafirma não ser o autor de disparo em garota
Depois de dois dias e meio de silêncio, o jogador Adriano, do Corinthians, veio a público ontem para negar que tenha baleado Adriene Cirylo Pinto, de 20 anos, no final da madrugada do último sábado, na saída de uma boate na zona oeste do Rio de Janeiro. A moça levou um tiro na mão esquerda quando estava dentro da BMW do atacante. No momento do disparo, que teria sido acidental, havia seis pessoas no carro: a vítima, Adriano, outras três mulheres e o tenente da reserva da PM Julio Cesar Barros de Oliveira.


"Quando acontecem as coisas com Adriano, aumentam muito. Quero olhar nos olhos dela e perguntar se eu fui o autor do disparo", disse o jogador, durante entrevista no final da tarde, pouco depois de chegar à 16.ª Delegacia de Polícia para prestar depoimento.


Adriano parecia constrangido com o mal-estar e disse acreditar que o fato não vai afetar a sua permanência no Corinthians. "Eu garanto que eu vou continuar". Ao ser indagado sobre a irritação de dirigentes do clube com a repercussão do escândalo, tentou demonstrar serenidade. "Até agora estou muito tranquilo. Conversei com o presidente, está tudo bem".


Na entrevista, pouco antes do depoimento ao delegado titular da 16.ª DP, Fernando Reis, Adriano disse que estava na BMW com o tenente e duas amigas, quando um conhecido pediu que eles dessem carona a outras duas mulheres, uma delas seria Adriene. "Nunca tinha conversado com ela, só a tinha visto dançando num camarote", contou, referindo-se à boate Barra Music, de onde o grupo se reuniu para sair do local na BMW. "Foi má-fé dela em fazer a acusação. Eu até tirei a camisa, enrolei a mão ferida e a ajudei a ser colocada em outro carro para que fosse levada ao hospital".


Fonte:O Diário de Mogi

Mundo Gospel

Noite feliz
Cantatas relembram o nascimento de Jesus
Musicais nas igrejas evangélicas de Mogi vão resgatar o sentido do Natal; apresentações são dirigidas ao público em geral e têm entrada gratuita
Divulgação

As cantatas de Natal nas igrejas evangélicas contam a história do menino Jesus por meio da música
Igrejas evangélicas em Mogi das Cruzes vão apresentar cantatas de Natal no próximo domingo para retratar o nascimento de Jesus conforme o texto bíblico. As apresentações são abertas ao público em geral. A entrada é franca.


Um dos maiores espetáculos será feito pela Igreja Batista em Brás Cubas, com um coral de quase 500 vozes. O musical, intitulado "O que Move o Coração de Deus", vai incluir 80 crianças e terá o acompanhamento da orquestra de câmara da igreja, além da equipe de teatro. 
O evento acontecerá no auditório da antiga fábrica Staroup (rua Padre Álvaro Quinonez Zuniga, 425, em Brás Cubas), em dois horários: às 17 horas e às 19h30. São esperadas entre 700 e 800 pessoas em cada sessão.


A coordenadora do musical, Luciane Lewin Rogini, disse que o objetivo é falar de Jesus, com ênfase no nascimento do Salvador no coração das pessoas. O musical conta com a supervisão do pastor Gean-dre Lopes, líder de música da igreja.


Luciane observa que, nesta época do ano, as pessoas, de um modo geral, estão ocupadas com presentes e com o cardápio de Natal e se esquecem de Jesus. "Nosso objetivo é conscientizar a sociedade que o mais importante é voltar-se para Cristo. A Bíblia mesmo nos ensina a buscarmos o Reino de Deus em primeiro lugar e tudo mais nos será acrescentado. Este é o real significado desta celebração".




Resgate
Na Assembleia de Deus Bom Retiro (rua Casarejos, n° 950, no bairro Mogilar), também no domingo, será celebrado o "Natal Feliz é Natal com Cristo", a partir das 18 horas. 
O musical terá a participação dos cantores Eduardo e Silvana. Ao lado dos ministérios de louvor e infantil e também do grupo de teatro da igreja, a dupla apresentará canções líricas sobre a história de Natal.


Para o pastor Marcos Rodrigues, presidente da denominação, o Natal é caracterizado por um tempo de consumo e cabe à igreja resgatar o verdadeiro motivo desta comemoração: "Temos que dar ênfase a Jesus Cristo, que nasceu para trazer a salvação ao mundo e para nos dar a paz. Ele é a verdadeira razão do Natal. Na celebração que estamos preparando, vamos relembrar a essência desta festa por meio de canções e da mensagem que iremos levar ao público".


Na Igreja Batista em César de Souza, integrantes do coro e do teatro vão apresentar a cantata "Uma Oração no Natal", que retrata a história de uma família que passou pelo distanciamento de seus membros. As dificuldades só foram superadas depois que Jesus fez a diferença em suas vidas e tornou possível a reconciliação. O musical será apresentado às 19 horas, na sede da igreja (rua Nilo Garcia Alabarce, nº 320, em César de Souza). 


Fonte:Mogi News

Investigação Corpo é queimado às margens de estrada

A vítima é uma mulher ainda não identificada, que teria sido morta com uma facada nas costas e alguns golpes no rosto e deixada no Cocuera
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

A vítima é uma mulher branca, cujo corpo foi encontrado em chamas às margens de uma estrada
O corpo de uma mulher, ainda não identificada, foi carbonizado às margens de uma estrada em Mogi das Cruzes na noite de sábado, véspera do Natal. Ao que tudo indica, ela foi morta com uma facada nas costas e golpes na região do rosto. A autoria e o motivo do crime ainda são um mistério para a Polícia Civil.


A vítima é uma mulher branca, que deve ter entre 17 e 20 anos, pesa aproximadamente 65 quilos e tem 1,60 metro de altura. Ela foi encontrada em chamas às margens da estrada Gunroku Suenaga, no Cocuera, por um estudante de 22 anos.


Em depoimento na delegacia, o estudante contou que seguia para casa, quando viu uma área de mata em chamas. Na tentativa de apagar o fogo e evitar que ele se alastrasse e destruísse a vegetação local, ele se aproximou do foco do incêndio e percebeu que o que estava sendo queimado era na verdade um corpo.


A Polícia Militar foi chamada e acionou o Corpo de Bombeiros, que, segundo informações do boletim de ocorrência, registrado no 1° DP, no Parque Monte Líbano, só chegou depois de quase duas horas. Já com o fogo controlado, peritos do Instituto de Criminalística (IC) constataram uma perfuração nas costas da mulher, aparentemente provocada por uma faca, e várias lesões no rosto.


No local também foi apreendido um pedaço de saco plástico e um objeto metálico com cheiro de combustível. O caso foi registrado como homicídio pelo delegado Marcio Cursino dos Santos, mas deve ser investigado pela Delegacia de Homicídios.




Tiro
Em Jundiapeba, o servente A.S.B., 22, foi vítima de um atentado na madrugada de ontem. Ele contou à polícia que foi rendido por cinco homens armados na rua Vinte e Um, no Real Park Tietê, e foi levado para perto de um rio.


Lá, o grupo, que ele diz não conhecer, o teria acusado de cometer um roubo e passado a atirar contra ele.


Apenas um dos disparos atingiu a perna esquerda da vítima, que foi socorrida no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.


Fonte:Mogi News

Levantamento Nas 10 cidades do Alto Tietê 59 mil pessoas vivem em extrema pobreza

Este número equivale a mais de três vezes a população de Salesópolis e representa 4,1% da população da região
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) revelou que 59.840 pessoas vivem em situação de extrema pobreza nas dez cidades do Alto Tietê. Para se ter uma ideia de como este número é alto, esta população é três vezes maior do que o número de habitantes de Salesópolis. 
O estudo foi feito com base nos dados divulgados no Censo 2010 e relaciona o número de famílias que vivem com menos de um salário mínimo por mês, o que neste caso, representa 4,1% da população de toda a região. 
De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, define-se como situação de extrema pobreza a carência de alimentação, vestiário, alojamento e saneamento básico adequados, além da falta de recursos econômicos, como uma renda, e também a exclusão social. 
Itaquaquecetuba é a cidade com a maior proporção populacional que vive nesta situação: 5,8% dos habitantes. Em números absolutos, este índice representa 18.731 pessoas, número que também ultrapassa o número de habitantes de Salesópolis (15.635 pessoas). 
Em segundo lugar está Biritiba Mirim, com 1.278 pessoas em situação de extrema pobreza, 4,5% do total de habitantes. Salesópolis, por ser a menor cidade da região, também é a que representa o menor índice: 2,8%, ou 441 habitantes. (Confira mais detalhes no quadro acima)


Índices altos
De acordo com a diretora regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Drads), Vera Zobaran, os índices regionais são considerados altos. "O fato do número de pessoas vivendo em extrema pobreza ser maior do que a população de uma das cidades da região é um sinal claro que o problema que temos é muito grande o que, com certeza, dificulta uma solução", destacou.


Apesar de difícil, o problema não é impossível de resolver, diz a diretora: "As três esferas do governo, ou seja, os governos federal, estadual e municipal, têm desenvolvido projetos sociais que visam a diminuir estes índices. E este trabalho é essencial, já que à medida que vão crescendo, vão mudando a cultura e proporcionando melhores resultados para o futuro." 
Projetos como o Bolsa Família, o Renda Cidadã e o Ação Jovem são destacados com os principais em vigor no momento. "Uma mudança Lei Orgânica da Assistência Social excluiu projetos assistencialistas e, hoje, para uma família ser amparada tem de dar uma contrapartida, como manter os filhos na escola, por exemplo. Isso terá um retorno e uma mudança no comportamento das próximas gerações, muito importante para a erradicação da pobreza", avaliou Vera.


Fonte:Mogi News

Violência Segurança no Botyra será reforçada com mais guardas

Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Uma adolescente foi esfaqueada no fim de semana no parque
A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai reforçar a segurança no Parque Botyra Camorim Gatti durante os fins de semana, principalmente nos períodos noturnos. A medida será adotada após a tentativa de homicídio e a prisão em flagrante por tráfico de drogas, que ocorreram na noite de sexta-feira da semana passada. 
Antes desses episódios, o local era vigiado por apenas um guarda municipal, com o auxílio do sistema de vídeomonitoramento, formado por uma câmera de alta resolução que consegue captar toda a extensão do parque. 
O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, revelou, na tarde de ontem, que mais um guarda, além de uma viatura, com dois homens da corporação, vão permanecer no parque. "A Polícia Militar é uma grande parceira da Prefeitura e, por isso, vou solicitar que ela intensifique o patrulhamento nos horários de maior concentração de jovens, ou seja, nos fins de semana e feriados, a partir das 20 horas. Essas iniciativas serão suficientes para aumentar a segurança e ampliar a possibilidade de ações preventivas", avaliou.


De acordo com Nepomuceno, após receber uma nova iluminação e uma ampla reforma, a região passou a receber uma grande quantidade de pessoas, condições que obrigaram o reforço no monitoramento. "Milhares de jovens frequentam o Botyra e sempre há excessos. Já havíamos notado a necessidade de aumentar o número de guardas, devido à incidência de prisões em flagrante por tráfico de drogas", disse o secretário. Ele garante que uma única câmera de monitoramento é o suficiente para oferecer segurança aos frequentadores do parque.




PM
O comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar em Mogi das Cruzes, tenente-coronel José Francisco Braga, contou que as rondas já haviam sido intensificadas. "O Botyra e toda aquela região passaram a receber as viaturas de forma mais ostensiva. O reforço nesta época do ano já fazia parte do planejamento para o Centro Cívico", garantiu.


O tenente-coronel acredita que o parque tem uma "enorme tendência para o tráfico de drogas". "Muitos usuários de drogas frequentam o local e onde há usuários também há a presença de traficantes", explicou.


"Independentemente do caso ocorrido na noite de sexta-feira, intensificamos o policiamento e a quantidade de usuários diminuiu significativamente, no entanto, assim que as viaturas passam, eles voltam".


Fonte:Mogi News

Trânsito Nova lei sobre placas nas rodovias divide opiniões

Especialistas em trânsito têm opiniões divididas quando o assunto é a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a não-obrigatoriedade da implantação de sinalização alertando sobre a existência de radares. As pessoas ouvidas garantem que a determinação será importante para disciplinar os motoristas, já outras garantem que isto vai prejudicar os condutores.
A justificativa do órgão para a mudança é diminuir o número de acidentes nas rodovias e vias públicas.


A determinação prevê que, mesmo com a desobrigação de manter a sinalização, os aparelhos precisam estar visíveis aos motoristas.
O advogado José Carlos Souza, o Charutinho, disse que a nova determinação prejudicará os motoristas que circulam por vias em que não estão habituados. "Não estão pensando na segurança das pessoas. Agora, nem estudos técnicos são necessários para a implantação do radar", argumentou.


O presidente da Comissão Permanente de Segurança e Transportes da Câmara Municipal, o vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), acredita que a nova regra vai disciplinar os conduto-res. "O motorista consciente vai tomar mais cuidado com a velocidade e, com isso, vamos diminuir o número de acidentes", disse o parlamentar.


O especialista em trânsito Nabuo Aoki Xiol concorda com a resolução. Para ele, alertar sobre a fiscalização não tem lógica. "Não é uma questão de ter placas. É de se discutir se a velocidade impressa na via realmente está de acordo com a geometria da estrada. A nova resolução vem para diminuir o número de acidentes que vêm ocorrendo".
O secretário municipal de Transportes, Carlo Nakaharada, disse que, mesmo com a nova resolução, a sinalização existente na cidade não será alterada. (L.N.)


Fonte:Mogi News

Cidade Limpa Panfletos e faixas irregulares ainda desafiam a Lei "Mogi Mais Viva"

Neste ano foram aplicadas 38 multas por descumprimento às novas regras que, juntas, somam quase R$ 400 mil
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Distribuição de panfletos e instalação de faixas e banners são as que mais apresentam problemas
De 1 de janeiro de 2011 ao dia 20 deste mês, a Secretaria Municipal de Segurança aplicou 38 multas por conta do descumprimento da Lei 6.334/09, a Lei "Mogi Mais Viva". Cada autuação equivale a uma penalidade de R$ 10.431,20, o que acarretou, portanto, na aplicação de R$ 396.385,60 só em multas. Em 2010, foram 37 autuações aplicadas por agentes do Departamento de Fiscalização, vinculado à pasta. Contudo, apesar do "equilíbrio" aparente nas punições, houve, na verdade, uma grande mudança no tipo de infração cometida em um comparativo com os últimos dois anos: a distribuição de panfletos, fixação de banners e faixas se tornaram a "bola da vez" e desafiam os fiscais da Prefeitura. 
Das 38 autuações emitidas nos últimos doze meses, oito foram direcionadas por fixação de cartazes de maneira irregular, quatro multas por instalação ilegal de faixas e uma penalidade por instalação de banners. "São infrações cometidas no decorrer do ano e que até 2010 não aconteciam", observou o secretário de Segurança, Eli Nepomuceno. "São pessoas de fora da cidade ou que têm empresas fora de Mogi mas que decidem fazer uma propaganda no município, sem conhecer a legislação local e seu rigor", acrescenta. 


Adesão
Outro fator que chamou atenção da administração municipal, com relação à Lei Mogi Mais Viva é o cumprimento, quase que à risca, dos donos de estabelecimentos comerciais. "No que se refere à fachada dos estabelecimentos é possível afirmar que 100% dos comerciantes aderiu à Lei. Afinal, no ano passado, foram emitidas 3.170 notíficações e 14 multas, e neste ano não tivemos nenhuma penalidade neste item da lei e nem no que se refere à instalação de totens", ressaltou Nepomuceno. O secretário se refere ao artigo da lei que estabelece ao comerciante a opção de instalar o toten ou aplicar o nome do comércio na fachada. Em 2010 foram emitidas 40 notificações que foram cumpridas, segundo Nepomuceno. 
A restrição à instalação de outdoors em alguns pontos da cidade também parece ter surtido efeito. Neste ano, foram emitidas 16 multas por instalação irregular fora dos 27 pontos pré-estabelecidos ou que não atenderam aos padrões determinados. No mesmo período do ano passado, foram aplicadas 72 notificações que geraram 18 multas. Em 2009, pouco antes da aplicação da lei, haviam na cidade 730 out-doors e, desde o ano passado, o número se mantém em 63 outdoors.


Fonte:Mogi News

Trânsito Radar dedo-duro da SP-98 é furtado

Aparelho foi levado antes mesmo de entrar em funcionamento. O início da operação estava marcado para ontem
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Na Mogi-Bertioga, o aviso sobre o radar e a estrutura dele estão lá, mas o aparelho foi furtado
O radar inteligente do quilômetro 58,6 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), popularmente conhecido como "dedo-duro", foi furtado. O crime ocorreu no dia 21 deste mês, mas só foi divulgado agora. A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) era de que o equipamento começasse a funcionar a partir da zero hora de ontem.


O órgão informou que não existe uma previsão para o radar ser reativado, mas que está tomando as providências necessárias para resolver o problema. Durante a manhã de ontem, o Mogi News foi até o ponto do radar e constatou que, visualmente, o aparelho continua intacto.


Esta não é a primeira vez que o aparelho é alvo de ações criminosas. Em 31 de março deste ano, pessoas atearam fogo no equipamento. 
O DER afirmou que desta vez a Polícia Civil foi acionada para verificar o ocorrido. Enquanto a radar não volta a funcionar, ele gera discussão entre os motoristas que circulam pela via. Tudo porque, entre o fim do ano passado e o início deste ano, dezenas de condutores receberam multas do equipamento. 
A operação do radar estava suspensa, mas no início do mês o juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública do Fórum Central de Mogi, Bruno Machado Miano, autorizou sua reativação. O condutor que passou ontem pela via teve a sensação de que o aparelho estava operando, já que placas foram colocadas na via divulgando a data de sua reativação.


O motorista Clayton Manuel, de 31 anos, acredita que a volta da operação do equipamento trará novas situações de conflito. "Já existem cinco lombadas eletrônicas na rodovia. A implantação deste radar é inadequada", avaliou Manuel. 
O ajudante-geral Marcos Augusto Martins, 49, contou que a falta de sinalização é a principal dificuldade. "A situação continuará problemática para nós", destacou.

Fonte:Mogi News

Alianças

Enquanto as negociações entre PSD e PSDB para a formação de alianças nas eleições municipais de 2012 patinam no Estado de São Paulo e estão congeladas na capital paulista, em Mogi a situação promete ser diferente.


Vento em popa
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e o deputado federal Junji Abe (PSD) não se cansam de elogiar e agradecer a participação do PSDB na dobradinha que deverá ser reeditada em 2012. 
Daniel Carvalho/Erick Paiatto

Acordos
Mogi, pelo menos por ora, se mantém na lista das cidades com previsão de acordos - ao lado de São Caetano do Sul, São José dos Campos e Piracicaba. O jornal O Estado de São Paulo destacou a possibilidade de acordos nestas cidades.


Flerte
Mas o PT de Dilma Roussef também "flerta" com o PSD. Com o PT, as portas se abriram a partir do envolvimento de lideranças como Luiz Marinho na formação do PSD na Grande São Paulo. E Suzano vive uma situação atípica, já que o vereador Rafael Garcia, do PSD, garante que detém o controle da legenda e nem cogita, em hipótese alguma, compor com o PT do prefeito Marcelo Candido.


Apoio
Em São Bernardo do Campo, o prefeito Luiz Marinho se empenhou para articular a adesão de políticos ao novo partido como forma de retribuição ao apoio que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deu à sua eleição em 2008.


Dobradinha
Em Mogi, o PSD do deputado federal Junji Abe e do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli deverão repetir a dobradinha que foi vitoriosa nas eleições passadas - sendo Bertaiolli cabeça de chapa e o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, do PSDB, como vice. Apesar disso, Bertaiolli disse que só fala numa eventual reeleição em abril do ano que vem. Até lá, muitas águas vão rolar.


Divulgação

A força do interior
O jornalista Carlos Brickman destacou o potencial econômico do Interior Paulista com a divulgação de novo estudo detalhado sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do País e citou Mogi das Cruzes, que aparece em 59ª entre as cidades mais ricas do País. Os dados de 2009 consolidados somente neste fim de ano configuram o Interior Paulista como responsável pelo equivalente à metade do PIB paulista.


Destaque
Somente 12 municípios no País destacam-se por gerarem individualmente mais do que 0,5% do PIB nacional (9,3% na soma). E nesse grupo privilegiado, oito são de São Paulo: Campinas, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Barueri, Santos, São José dos Campos e Jundiaí.
Ranking
Outros municípios paulistas também se destacam por figurar no ranking dos 100 mais ricos do País, como Santo André, Sorocaba, Bauru, Piracicaba, Jacareí, Limeira, Americana, Hortolândia, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto e Taubaté, dentre outros.


Amilson Ribeiro

Mais humana
Com a inauguração recente da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD); a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em pleno funcionamento; e, agora, a reforma da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Professora Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia, Mogi será transformada numa cidade mais humana e melhor para se viver.


Reforma
A declaração foi dada pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) durante o lançamento da reforma na unidade, na semana passada. As obras estão programadas para o período de férias para não atrapalhar as atividades desenvolvidas na unidade: "Agora, a Emesp ampliada e também a Apae e a AACD deixam completo e mais digno o atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais na cidade de Mogi das Cruzes", destacou Bertaiolli.


Prédio
A obra inclui a construção do prédio administrativo e para atendimento médico, sendo que no térreo ficarão setores de diretoria, secretaria, sala dos professores, sala de artes, sala multiuso, sanitários e depósito e, no pavimento superior, estarão à disposição os serviços de pediatria, dentista, sala de aferição, psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista e fisioterapeuta. A Emesp atende atualmente 210 alunos, com prioridade em educação infantil e primeiros anos do fundamental.


Na Internet
O carnavalesco Wladimir Gorrera, do Grêmio Recreativo Cultural Águia de Prata, saiu na frente e passou a divulgar o samba-enredo da escola. Interessados em conhecer um pouco mais do enredo "Nosso papel na história" podem acessar o seguinte endereço: www.aguiadepratamogi.blogspot.com. Os ensaios na quadra da escola estão suspensos e retornam no próximo dia 6 de janeiro (rua Dora Pereti, 18, Vila da Prata).


Indenização
O governo estadual terá de indenizar os pais de Dileone Aquino, morto por policiais militares em um cemitério de Ferraz de Vasconcelos. A execução dele foi relatada por telefone, no momento em que acontecia, por uma testemunha que estava no local e ligou para o 190. 
R$ 100 mil
A informação foi revelada pela jornalista Mônica Bergamo da Folha de São Paulo. Os pais de Dileone receberão R$ 100 mil, pensão mensal de um terço de um salário mínimo e o que gastaram no funeral do jovem, que tinha 27 anos. O pedido foi feito pela Defensoria Pública.
Imagem do dia
Daniel Carvalho

Improviso
Poucos esperavam esta virada no tempo. Na Vila Cintra, um homem usou uma caixa de papelão para se proteger da chuva.
e-mails do leitor
Agradecimentos
O Grupo Mogi News de Comunicação agradece a todos os parceiros comerciais, leitores e amigos pelos votos de Feliz Natal e Ano-Novo que chegaram à redação por meio de cartas e e-mail. Da mesma forma, desejamos a todos um 2012 repleto de saúde e realizações. Nossos agradecimentos a: Dr. José Carlos de Souza (Charutinho); dr. Epaminondas Nogueira; dr. Flávio Isaías Rodrigues (presidente da CDMP - PT do B); vereador Mauro Araújo; Neusa e Walter Kenji; vereadora Emília Rodrigues; dr. Marcelo Cusatis; Lourdes e Jamil Hallage; vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis; vereadora Odete Souza; vereador Pastor Carlos Evaristo, vereador Osvaldo do Marcado Real; Olga Duarte Nóbrega; deputado estadual Luiz Carlos Gondim; Odinéia e Waldomiro Zapile; Cláudia Zappile e Marcos Jorge; deputada estadual Heroilma Soares Tavares; Manoel Bezerra de Melo. A Aristides Florindo de Faria Filho (presidente da Associação dos Oficiais, Praças e Pensionistas da Polícia Militar); Massaki Hosoi e Carlos J. Trevisan Júnior (do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - Creci-SP); Marco Soares (presidente da Ordem dos Advogados do Brasil OAB - Mogi das Cruzes); Yoshinobu Kageyama, Mauro Calabrez e Fabiana Cunha (da NGK do Brasil); Sérgio Watanabe (presidente do SindusCon- SP, o Sindicato da Construção); Fábio Marques da Silva (da Apae de Mogi das Cruzes); Vicco e Yamauchi (Marney Vicco). E também ao deputado estadual Junji Abe, Clemente Robles (da Soberana Negócios Imobiliários); Associação Comercial de Mogi das Cruzes; equipe do Tradef (Trabalho de Apoio ao Deficiente); Instituto Mogiano de Ortopedia e Traumatologia (Imot); Folha da Região; Helbor e Hélio Borenstein e Camargo Advogados, dentre muitos outros.


Fonte:Mogi News