quarta-feira, 14 de março de 2012

Ministro Carlos Ayres Britto é eleito novo presidente do Supremo Tribunal Federal


Ele substituirá Cezar Peluso em 19 de abril; Joaquim Barbosa será vice-presidente da Corte
SÃO PAULO - O ministro Carlos Ayres Britto foi eleito nesta quarta-feira, 14, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Para a vice-presidência da Corte, foi eleito o ministro Joaquim Barbosa.


Veja também:
REVISTA PIAUÍ: Data Venia, o Supremo


Eleição de Britto já era esperada, pois o STF observa o princípio da antiguidade - Dida Sampaio/AE - 25/07/2011 
Dida Sampaio/AE - 25/07/2011
Eleição de Britto já era esperada, pois o STF observa o princípio da antiguidade
Ayres Britto assume o cargo no 19 de abril, substituindo o atual presidente, ministro Cezar Peluso. A eleição de Britto e de Barbosa já era esperada, uma vez que o STF observa o princípio de antiguidade para escolher seu presidente e o vice.


Fonte:O Estado de S.Paulo

Para Chinaglia, tensão com Planalto é 'normal' e não há crise na Câmara


Para novo líder do governo, tensão sempre existiu e base não se rebelou.
Ele disse ter pedido audiência com Temer devido à 'importância' do vice.
Priscilla Mendes
Do G1, em Brasília
9 comentários
O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil) 
O novo líder do governo na Câmara, deputado
Arlindo  Chinaglia (PT-SP) (Foto: Valter Campanato /
Agência Brasil)
O novo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), negou nesta quarta-feira (14) que haja crise entre a base aliada do Congresso e o governo da presidente da República, Dilma Rousseff. O petista foi escolhido nesta terça-feira por Dilma para substituir o ex-líder, Cândido Vaccarezza, após uma série de insatisfações na base aliada. 
Segundo Chinaglia, a tensão sempre existiu e é bom que exista. "Eu não estou vendo crise, sinceramente. A tensão é normal", disse o novo líder, após participar da cerimônia de posse do novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que substituiu Afonso Florence no cargo.
O deputado disse ainda que não vê uma rebelião na base aliada e afirmou que, em qualquer partido, há sempre alguém insatisfeito.
"Eu não trabalho com a hipótese da base rebelada. [...] Eventualmente, eu estarei insatisfeito. Isso faz parte. Então, eu tenho de trabalhar os grandes temas e digo, compondo os partidos da base. Até onde o próprio líder Vaccarezza me informou, o líder do PT, o líder do PMDB, as coisas estão bem arrumadas", declarou.
saiba mais
Planalto anuncia Chinaglia como novo líder do governo na Câmara
Vaccarezza anuncia que deixa liderança do governo na Câmara
Chinaglia disse que recebeu "com muita satisfação" manifestações de líderes da oposição. "Ontem, inclusive em plenário, recebi com muita satisfação manifestações até de líder da oposição entendendo que eu possa jogar um papel ali adequado."
O novo líder afirmou ainda que solicitou uma audiência ao vice-presidente Michel Temer devido à "importância" do peemebedista. "Ele [Temer] me cumprimentou, me parabenizou. Eu aproveitei para pedir uma audiência com ele referente a importância que ele tem. Não só como vice-presidente, mas no processo político nacional."
Na Câmara, mais de 50% dos deputados do PMDB, recebidos pelo vice-presidente, assinaram manifesto no qual se dizem excluídos das decisões políticas do governo federal. Por causa da troca na liderança da Câmara, a votação do Código Florestal deve ficar para a próxima semana.


Fonte:G1.com.br


Bancada do PR no Senado vira oposição
Segundo o senador Blairo Maggi (MT), o descontentamento do partido com as atitudes do governo Dilma Rousseff motivaram mudança
Saída de Nascimento do Ministério dos Transportes teria favorecido decisão / Agência Brasil 
Saída de Nascimento do Ministério dos Transportes teria favorecido decisão
Agência Brasil
Da Redação noticias@band.com.br
Veja também
Líder do PR acena apoio a Serra em São Paulo
Transportes: nova denúncia intriga procurador
PR entrega cargos e deixa base aliada
Os senadores do PR (Partido da República) anunciaram, no início da noite desta quarta-feira, que não farão mais parte da base aliada do governo e migrarão para a oposição. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa da legenda.


Segundo o senador Blairo Maggi (MT), o descontentamento do partido com as atitudes do governo Dilma Rousseff motivaram o anúncio. 


O PR já se mostrava em crise com o governo após a saída do então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Ele chegou a dizer que não recebeu apoio do governo, o que culminou em sua renúncia do ministério. Nascimento saiu do cargo no dia 6 de julho após denúncias de esquema de superfaturamento de obras envolvendo servidores. 


Durante discurso, ele afirmou que “em momento algum pediu ou determinou ação de que pudesse se arrepender ou se envergonhar”. 


“Renunciei ao cargo de ministro diante dos ataques a mim proferidos porque não recebi do governo o apoio que me havia prometido a presidente Dilma Rousseff”, explicou.


Fonte:Band.com.br

Mogi vai ganhar um novo kartódromo



Atração da Cidade no início da década de 60, as corridas de kart estarão de volta a Mogi, a partir do próximo dia 21, quando será inaugurado o Mogikart Diversões, localizado na altura do Km 9 da ligação rodoviária Mogi-Bertioga, na Vila Moraes. O empreendimento é resultado do trabalho dos sócios Osvaldo "Dinho" Reis, Fábio Komatsu e Marcelo Lunardi, que decidiram apostar no esporte e irão oferecer aos adeptos das corridas uma pista a céu aberto de 550 metros de extensão com 8 metros de largura e oito opções de traçado. O Mogikart terá ainda capacidade in box para 50 karts e para locação de 15 karts. O local poderá realizar campeonatos próprios com até 15 veículos, além das corridas normais com 10 pessoas em cada bateria. Irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 11 às 22 horas e, aos sábados, das 9 às 22h. A paixão pelo kart é antiga entre mogianos. A primeira pista, aberta ao público, foi construída no terreno de propriedade da família Jafet, onde hoje está o Mogi Shopping, no início da década de 60, segundo relembra o engenheiro Jamil Hallage. O ex-prefeito Waldemar Costa Filho era um dos adeptos do esporte na Cidade, antes de assumir a Prefeitura pela primeira vez. O kartódromo durou pouco tempo e acabou ressuscitado, tempos depois, pelo próprio Waldemar, na área do Centro Cívico, fundos do prédio da Prefeitura. Ficou lá durante alguns anos e também acabou fechado. Por fim, surgiu uma pista improvisada no interior da antiga Fábrica de Pianos Schwartzmann, em Braz Cubas, pela iniciativa privada. Agora será a vez do Mogikart.

Fonte:O Diário de Mogi

Vereadores cobram fiscalização


DANILO SANS
Para melhorar o atendimento a engenheiros e técnicos responsáveis por novas instalações elétricas na Cidade, a EDP Bandeirante terá de reforçar a fiscalização em cima de suas empresas terceirizadas, que prestam serviço na ligação de pontos de energia. A exigência foi feita ontem, em reunião entre a concessionária, a Comissão Permanente de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal e alguns profissionais da área de energia.


De acordo com a especialista em relacionamento com o cliente da EDP, Maria Angela Moreno Pires Alencar, um novo serviço já está em funcionamento desde o último dia 15. "Criamos toda uma sistemática para o recebimento de documentos técnicos. Abrimos canais telefônicos e via e-mail para todos os profissionais e vamos ter um ganho de agilidade nesses processos. Antes, eles tinham de ir à agência, cumprir diversas etapas de apresentação de projeto, busca de resultado e ordem de venda, mas agora a gente criou duas células de atendimento para que eles não precisem mais se deslocar", explica, garantindo que a empresa deve "buscar outros projetos e refinar os já existentes".


A criação dessas células, uma em Mogi das Cruzes para atendimento de todo Alto Tietê, e outra em São José dos Campos, que atende ao Vale do Paraíba, já era uma solicitação antiga dos profissionais que reclamavam da burocracia nos processos de aprovação de projetos.


Conforme fala Maria Angela, "já existem ações de vistoria, treinamento e sensibilização do pessoal terceirizado", no entanto, isso é recente e o resultado só poderá ser mostrado em um mês, mais precisamente no próximo dia 13 de abril, quando deve ocorrer a próxima reunião do grupo.


Essa nova reunião foi agendada ontem levando-se em conta as novas demandas levantadas durante o encontro. "Temos que abordar ainda a questão da iluminação pública em áreas de manancial, o problema com a fiação nos postes de iluminação, e ainda dar uma ênfase maior às reclamações em cima das terceirizadas", afirma o presidente da Comissão, vereador Jolindo Rennó (PSDB).


"Temos realizado várias reuniões com a EDP e o problema no atendimento aos engenheiros foi praticamente solucionado, com um novo sistema implantado pela empresa. Agora temos que combater esta questão dos terceirizados, que agem sem fiscalização e estão à vontade para criar dificuldades e vender facilidades, inclusive algumas vezes com a cobrança ilegal de valores dos proprietários dos imóveis", destaca Rennó.


De acordo com o engenheiro eletricista Mario Monteiro, inspetor de engenharia elétrica do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) em Mogi das Cruzes, as propostas feitas pela EDP em reuniões anteriores estão sendo cumpridas. "Entretanto, na hora de ligação, quando entra parte da terceirizada, o processo desaba. Eles mentem no relatório de vistoria e colocam coisas que não existem", relata.


De acordo com o engenheiro eletricista Francisco Canalli, o novo sistema funciona bem, mas ainda há questões a serem resolvidas com as terceirizadas. "No geral está bom, mas faltam alguns ajustes. Quando chega na hora da ligação, os técnicos não nos atendem bem. Parece que estão com o rei na barriga", contesta.


Em resposta às críticas dos profissionais, o engenheiro de projetos da EDP, Gerson Lemes, diz que a Bandeirante passa por um processo de reestruturação no atendimento que vai facilitar boa parte das normas e procedimentos. "Sempre quando há a implantação de um novo procedimento, é normal que alguns ajustes sejam necessários", fala.


Fonte:O Diário de Mogi

Troca de líderes só ameniza crise


ENCONTRO Dilma durante sessão solene do Congresso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher


BRASÍLIA
A troca de liderança do governo na Câmara e no Senado não põe fim aos atritos na base de apoio da presidente Dilma Rousseff no Congresso. O PMDB entendeu a troca dos líderes do governo no Senado e na Câmara, herdados do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, como uma operação contra o partido. No Senado, ao substituir Romero Jucá (PMDB-RR) pelo correligionário Eduardo Braga (AM), a presidente Dilma Rousseff criou uma interlocução paralela com o chamado grupo dos descontentes - conhecido por G8 -, sem passar pelo presidente da Casa, José Sarney (AP), e pelo líder peemedebista Renan Calheiros (AL).


Na Câmara, Dilma escalou um concorrente do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN) na corrida sucessória pela presidência da Câmara. O novo líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que substituiu Cândido Vaccarezza (PT-SP) nunca escondeu sua pretensão de voltar ao comando da Casa. Embora tenha dito que vai respeitar o acordo de rodízio com o PMDB na presidência da Câmara, não convenceu os partidários de Henrique Alves.


Para aparar essa aresta, Dilma avisou Chinaglia que a sua ida para a liderança do governo excluía a volta do PT para a presidência da Casa, em 2013. "No ano que vem, a presidência da Câmara é do PMDB", afirmou ela. Antes do convite de Dilma, Chinaglia chegou a cogitar a possibilidade de retornar ao comando da Câmara, em 2013.


O movimento de Dilma, porém, não tranquilizou o PMDB. "O Chinaglia sempre desejou voltar à presidência da Câmara. Se for essa a sinalização do governo, é uma declaração de guerra ao PMDB", disse o deputado Danilo Forte (PMDB-CE). Ele é um dos defensores da tese predominante no partido de que problema da articulação do governo no Congresso não está nos líderes, mas na coordenação política. "Tem que ter gente que faça compromissos e os cumpra. Hoje só tem quem faz", criticou Forte.


No Senado, ninguém se esquece de que Eduardo Braga tentou, sem êxito, tomar a liderança de Renan Calheiros. E que, como o líder Renan, também é candidato à sucessão de Sarney. Apesar de ter prestigiado Braga, especula-se que Dilma Rousseff pode trabalhar para descartar os dois e insuflar uma candidatura do ministro Edison Lobão (Minas e Energia), contra a qual nem Sarney nem Renan podem se insurgir.


Abatidos pela decisão da presidente, comunicada na sexta-feira a Sarney e na segunda a Renan, os principais dirigentes do PMDB foram consolados pelo vice-presidente da República, Michel Temer Primeiro, ele chamou Eduardo Braga, para catequizá-lo.


O segundo a ser chamado foi Romero Jucá, logo aconselhado a se recompor com o substituto. Renan e Sarney chegaram depois com uma solução que tirou Jucá do sereno. Ofereceram-lhe o cargo de relator do Orçamento de 2013, um dos mais disputados no Congresso. No ano passado, o relator foi o agora líder na Câmara, Arlindo Chinaglia. Participaram ainda do jantar o líder Henrique Alves e Gim Argello (PTB-DF), que saltou da condição de estranho no ninho peemedebista para vice de Braga na liderança governista.


Fonte:O Diário de Mogi

Hospital do Câncer Comissão vai pedir explicação do relatório para a Diretoria de Saúde


Deputados ouviram ontem o médico Flávio Isaías e querem detalhes das investigações feitas pelo Estado
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação
 
O médico Flávio Isaías Rodrigues prestou esclarecimentos sobre a auditoria que apontou possíveis irregularidades no Hospital do Câncer ontem, aos deputados estaduais
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou um requerimento que convida a Diretoria Regional de Saúde (DRS 1) a explicar aos deputados estaduais, o relatório preliminar elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde sobre o Centro Oncológico de Mogi das Cruzes. O documento, divulgado com exclusividade em fevereiro pelo jornal Folha de S. Paulo, aponta irregularidades no atendimento pela rede SUS de pacientes com câncer. Desde então, a unidade, que nega as acusações, tenta solicitar nova auditoria para impedir que o hospital seja descredenciado. O anúncio foi feito após o presidente do Centro Oncológico e do Hospital do Câncer, Flávio Isaías Rodrigues prestar esclarecimentos à comissão de saúde durante audiência no plenário Teotônio Vilela. 
Depois da votação dos projetos e requerimentos previstos na pauta do dia, o médico Flávio Isaías e Álvaro Rodrigues, além de outros especialistas, falaram sobre o funcionamento da unidade. A mesma explicação já tinha sido dada quando a comissão de saúde visitou a unidade em Mogi das Cruzes. Pacientes atendidos em Mogi das Cruzes também foram à Capital falar sobre o atendimento. Todos defenderam a unidade. 
Ao visitar o hospital, há cerca de 20 dias, o presidente da Comissão, deputado Marcos Martins (PT) e Luiz Carlos Gondim (PPS) presenciaram uma realidade diferente da relatada pelo governo. 
Outros parlamentares sugeriram a realização de uma nova auditoria, além de oficializarem o convite à DRS 1, para explicar o relatório preliminar que foi divulgado em fevereiro. 
A Comissão de Saúde não votou pela instauração de uma CPI, como era a expectativa do presidente do hospital. 
O relatório da Secretaria de Saúde do Estado acusa o hospital mogiano de ter fraudado o SUS em até R$ 20 milhões nos últimos dois anos, entre outras irregularidades. O Estado chegou a cogitar denunciar a unidade ao Ministério Público de São Paulo, para solicitar o descredenciamento. O Centro Oncológico já apresentou defesa, e aguarda avaliação e resposta da secretaria. 
A Secretaria de Estado da Saúde, por sua vez, reforçou por meio da assessoria de Imprensa, que não deixará os pacientes na mão e deve colocar outro serviço à disposição, provavelmente, no Hospital Luzia de Pinho Melo. O relatório preliminar da auditoria realizada no Hospital do Câncer ainda não foi concluído.


Fonte:Mogi News

Transtornos Taiaçupeba sofre três dias com falta de água


As torneiras ficaram secas durante no distrito até o Semae identificar e sanar o problema; moradores se queixam de roupa e louça acumuladas
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
 
Moradores do distrito de Taiaçupeba ficaram três dias sem água: louças e roupas se acumularam
A falta de água que atingiu o distrito de Taiaçupeba durante três dias trouxe muitos transtornos aos moradores. Baldes com roupas sujas e louças acumuladas na pia eram as cenas mais comuns de se encontrar nas casas. Os moradores reclamaram que a água acabou no distrito no início da manhã de segunda-feira e que desde então, as pessoas estão fazendo racionamento. Aqueles que não possuem caixa de água foram os mais afetados pelo corte.


Tarefas simples como lavar as roupas, tomar banho e até mesmo cozinhar se tornaram problemas para as donas de casa de Taiaçupeba. Os moradores que não têm caixa de água, ou para aqueles que têm reservatórios pequenos, a bica de água do centro do distrito foi a saída para minimizar a falta de água. A dona de casa Kátia Aparecida da Silva, de 33 anos, reclamou da dificuldade de conseguir fazer os serviços domésticos. "Estou com muita roupa para lavar. Tenho três filhos, a menor tem apenas dois meses e tenho de buscar água na bica para dar banho nela e fazer a mamadeira", contou a moradora do bairro dos Pintos, uma das áreas mais afetadas.


Para tentar diminuir o problema, muitos moradores recorreram aos vizinhos que tinham reservatórios maiores. Outros resolveram estocar água da bica. As donas de casa não foram as únicas prejudicadas. A cabeleireira Andréia Maria do Nascimento, de 27 anos, disse que por causa da falta de água deixou de realizar diversos serviços e teve prejuízos. "Não pude pintar o cabelo das clientes, nem realizar outro procedimento químico porque não tinha água. Se eles precisam cortar a água, podiam ao menos nos avisar", acrescentou.


O aposentado Adilson de Lima Cardoso, 47, informou que desde o fim da noite de segunda-feira ficou sem água em sua residência. "A água da caixa acabou e não conseguimos nem fazer o jantar. Levei minha netinha à escola e suspenderam as aulas por causa da falta de água. Tenho muita roupa acumulada para lavar", acrescentou. 
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a direção da escola estadual Benedito de Souza Lima informou que os alunos do período da manhã foram dispensados após o intervalo por causa da falta de abastecimento. As aulas voltaram ao normal na tarde de ontem.


Solução
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) informou que foram identificados problemas no abastecimento no distrito de Taiaçupeba desde domingo, causados por um vazamento na rede principal. Desde domingo, equipes técnicas da autarquia trabalham na região para minimizar os efeitos para a população.


Ontem, uma equipe de geofonamento trabalhou durante todo o dia no distrito. Com os reparos nos vazamentos, o abastecimento já foi normalizado, mas o Semae continuará monitorando a região nos próximos dias. Além disso, ontem, caminhões-pipa foram enviados para o bairro para garantir o abastecimento de prédios e residências.


Fonte:Mogi News

Mês da mulher Palestra para mogianas será realizada amanhã


Também haverá outros eventos esta semana voltados exclusivamente para o público feminino do município
Jorge Moraes
 
No CIC de Jundiapeba, haverá uma série de atividades de incentivo à geração de renda
O Fundo Social de Solidariedade promove amanhã uma palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Com o tema "A mudança começa em você", a apresentação pretende estimular a parte motivacional das mulheres, alertando sobre os cuidados com a saúde.


O evento será realizado às 18 horas, no Teatro Vasques. A palestra será dividida em cinco partes, chamadas de compromissos. Serão abordados temas como o reconhecimento de valores próprios, a compreensão das diferenças, a importância da comunicação, de assumir o controle sobre diferentes situações e de seguir em frente, mesmo diante de adversidades.


Complementando a ação, o Fundo, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, realiza no sábado, dia 17, um mutirão de atendimento exclusivo para a mulher no largo do Rosário. Profissionais da Prefeitura vão realizar serviços como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, CTA itinerante (exames para DST/AIDS), exames de prevenção ao câncer do colo do útero e autoexame da mama. 
Já o Centro Integrado de Cidadania (CIC) de Jundiapeba também preparou uma programação variada e gratuita de palestras para este mês. Haverá atividades educativas e de estímulo à geração de renda. Para participar, basta comparecer ao CIC, que funciona na Alameda Santo Ângelo, ao lado da administração regional do distrito.


Maquiagem
Nesta sexta, dia 16, o CIC sediará um curso de maquiagem, que será realizado em parceria com a Vult Cosméticos. O primeiro horário do curso será das 10h às 12h, com dicas e técnicas aplicadas. Haverá um segundo horário, das 13h às 15h. Já das 15h às 16, o espaço estará aberto para quem quiser se maquiar.


Segundo a coordenadora do CIC, Silvana Zugaib, a expectativa é de que muitas mulheres participem das atividades, principalmente porque foi realizado um grande trabalho de divulgação com as entidades e associações do distrito. Ela lembra que o local sempre oferece ações deste tipo: "Aqui é um espaço de convivência e formação para a comunidade, então, sempre temos novidades positivas para a população", explicou.


No dia 23 de março, serão realizados cortes de cabelo, com escova, somente para mulheres, das 14h às 16h30, com apoio da escola Arte e Beleza. Já no dia 28, a coordenadora do CIC ministrará a palestra "Saúde da mulher - inimigos íntimos", às 15 horas. Mais informações pelo telefone (11) 4798-6316.


Fonte:Mogi News

César de Souza Tomógrafo será inaugurado 6ª


O novo equipamento terá capacidade para a realização de pelo menos 500 exames por mês
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Divulgação
 
Com o equipamento, Prefeitura pretende reduzir espera por exame
Será às 11 horas de sexta-feira a inauguração do tomógrafo instalado no Posto de Saúde 24 horas em César de Souza. O equipamento, que custou R$ 1,5 milhão à Prefeitura de Mogi, terá capacidade para realizar 500 exames por mês, possibilitando, com isso, segundo o secretário-adjunto de Saúde de Mogi, Marcello Delascio Cusatis, zerar a fila de espera em até 30 dias. 
Hoje, parte das solicitações do Sistema Único de Saúde (SUS) para realização do serviço complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou "fatia" do corpo, é feita na Santa Casa de Mogi. Outra parcela de procedimentos é realizada no Hospital Luzia de Pinho Melo.


"A Santa Casa, que é referência regional em ortopedia, tem um tomógrafo que realiza em torno de 400 exames por mês. O Hospital Luzia de Pinho Melo, que também atende todos os municípios da região, realiza, em média, 300 procedimentos, o que leva à espera por um procedimento na cidade, atualmente, em torno de 45 dias para o exame. Já com o tomógrafo de César de Souza haverá oferta de mais 500 exames por mês, o que poderá reduzir o tempo de espera em até um mês", frisa Cusatis. 
O tomógrafo começa a funcionar na segunda-feira, dia 19, e já tem 310 exames agendados para os primeiros 30 dias. "A expectativa é de que, com o funcionamento das clínicas ambulatoriais como o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), há cerca de duas semanas, e a Unica (Unidade Clinica Ambulatorial), em Jundiapeba, o número de pedidos de exames aumente e em breve a unidade esteja operando com capacidade máxima", reforçou o secretário-adjunto. Uma novidade é que será possível realizar exames de angiografia, um método de exame não invasivo que serve para visualizar as artérias e veias do corpo, além de tomografias de contraste, a fim de aumentar a capacidade diagnóstica da região a ser analisada. 
"Trata-se de um serviço de alta complexidade, com tecnologia de ponta à altura de grandes centros médicos e particulares", ressaltou Cusatis. Ele explicou que a escolha pelo posto da Vila Suissa obedeceu a uma estratégia da administração de dividir o acesso à saúde. "A região foi beneficiada porque Brás Cubas terá o hospital municipal, o distrito de Jundiapeba já conta com a Unidade Clínica Ambulatorial e o centro da cidade tem o AME. César de Souza e demais bairros da região leste precisavam de um serviço de média a alta complexidade. Vale lembrar que o serviço é para todos os mogianos", destacou Cusatis.


Fonte:Mogi News

Investimento Carbinox abre nova unidade em Mogi


Empresa investiu ao menos R$ 12 milhões na divisão de Conexões para compra de equipamentos, entre outros
Daniel Carvalho
 
Carbinox passa a ter duas unidades de produção em Mogi
Com crescimento de 10% do seu faturamento em 2011, a Carbinox cresceu no mercado de aço inoxidável, aço carbono e ligas especiais e anunciou o lançamento de mais uma unidade em Mogi das Cruzes como parte da estratégia de expansão de seus negócios. De acordo com o diretor comercial, Mauricio Moura, a perspectiva da empresa para 2012 é elevar o faturamento em 20%. A nova unidade, a segunda em Mogi e a terceira no Brasil, terá a divisão de Conexões, criada para oferecer aos clientes um portfólio completo de produtos e uma logística com custo-benefício mais atrativo e racional. 
"À medida que passamos a comercializar também conexões, agregamos mais produtos ao nosso negócio e ampliamos o market share da empresa", declarou Moura. De acordo com o diretor comercial, já foram investidos R$ 12 milhões em aquisição de produtos para estoque, reforma do novo prédio e compra de equipamentos. Os recursos são provenientes da própria empresa. O início das atividades na divisão de Conexões já gerou 23 empregos. Com os novos postos, a Carbinox passa a contar com 303 colaboradores diretos, distribuídos entre suas três unidades de negócios. "Com o crescimento das operações da nova divisão, abriremos mais vagas", adianta Katia Bonani, gerente de RH. O objetivo da Carbinox é que o segmento de Conexões represente 25% do faturamento até 2013. No centro de distribuição de conexões funcionará também o departamento de polimento da Carbinox. "Terceirizávamos esse serviço, porém, por uma questão de controle de qualidade decidimos realizar esse trabalho internamente. Como consequência, ganhamos mais agilidade na pronta entrega aos nossos clientes", afirma Moura.


Fonte:Mogi News

Fiscalização Uso comum de postes traz perigo


Segundo empresa, de cada cinco postes vistoriados, é comum encontrar quatro ligações ilegais no município
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
 

Alerta foi feito em reunião realizada ontem na Câmara de Mogi com representantes da Bandeirante
Representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e DA Agência Nacional de Energia Elétrica deverão comparecer no dia 13 de abril, às 10 horas, na Câmara, para reunião com empresas concessionárias de telefonia e energia elétrica da cidade, além de vereadores da Comissão Permanente de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente. 
O motivo do encontro, marcado pelo presidente da Comissão, Jolindo Rennó Costa (PSDB), é a maior cobrança de fiscalização dos órgãos federais sobre a instalação e o uso compartilhado de postes tanto para instalação de cabos de energia elétrica como de telefonia ou de televisão por assinatura. 
A medida, ilegal, segundo o presidente da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (Aeamc), Orlando Pozzani, oferece grande risco de incêndio e queda dos postes. "A instalação conjunta destes três tipos de serviços em um único poste pode levar à sobrecarga, que, por sua vez, pode ocasionar um curto circuito ou até queda do poste. Não diria que é um risco iminente de um acidente, mas é uma situação séria, que gera preocupação", ponderou Pozzani, ontem pela manhã, durante reunião da comissão de vereadores, profissionais da engenharia e técnicos da EDP Bandeirante, concessionária de energia elétrica no município. 
Jolindo Rennó ficou surpreso ao ser informado que "emaranhado de fios" em diversos pontos da cidade não têm uma efetiva fiscalização da concessionária ou dos órgãos federais. "O ideal era de que a empresa que fosse compartilhar o poste com a concessionária de energia prestasse informações do volume de fios, até para que a concessionária pudesse mensurar a carga máxima dos postes. Isso não pode continuar assim", reforçou.


O gerente de projetos da EDP Bandeirante, Gerson Lemes, confirmou que o uso compartilhado dos postes sem aviso ou solicitação prévia à concessionária de energia é comum. "De cada cinco postes vistoriados, é comum encontrar quatro ligações ilegais. Mas fiscalizar a cidade toda é muito complicado". 
Outro assunto amplamente discutido na reunião foi da dificuldade enfrentada por engenheiros da cidade para conseguir a ligação de novos pontos de energia. Os profissionais criticaram o tratamento e ações dispensadas pelas empresas terceirizadas que prestam serviço para a Bandeirante, tanto para novas construções quanto para religações ou alterações em sistemas já existentes.


"Os projetos são reprovados sem que os técnicos das terceirizadas visitem os locais. Prova disso são relatórios que eles apresentam dizendo que o local estava fechado, quando não há nem portão no local, ou ainda de que já existe ligação e nem relógio o cliente tem", apontou Cristiane Oliveira, proprietária de uma empresa de consultoria de engenharia elétrica. A especialista em relações com o cliente da EDP Bandeirante, Maria Ângela Moreria Pires de Alencar, se comprometeu a intensificar o acompanhamento do trabalho das contratadas, além de proporcionar um atendimento diferenciado aos engenheiros.


Fonte:Mogi News

Dia infernal Problemas voltam a se repetir no centro


Ruas foram alagadas, carros invadidos pela água e pessoas ficaram ilhadas numa tarde horrível
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
 
Nas imediações da praça Kazuo Kimura, no Mogilar, trânsito ficou completamente parado ontem
A chuva que caiu sobre Mogi das Cruzes no fim da tarde de ontem causou diversos problemas a pontos distintos da cidade, mas, principalmente, ao centro. Uma cena que sempre se repente em dias de temporais. Ruas foram alagadas, carros invadidos pela água, pessoas ilhadas, praças inacessíveis e congestionamentos quilométricos.


O ribeirão Ipiranga voltou a transbordar. O resultado de tanta água foi o alagamento da rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, que ficou completamente intransitável. Quem se aventurou passar pela enxurrada, na maioria das vezes, via o carro parar no meio da enchente ou desistia na metade do caminho. As pessoas a pé não se arriscaram tanto. "Já liguei pra casa e avisei que hoje chegarei tarde", disse a empregada doméstica Isadora Menezes Salitero, 37. A cena vista na avenida se repetiu na Praça da Bandeira e em muitas vias em torno do ribeirão transbordado.


Assim como as inundações, o descontentamento de novamente ver aquela situação era comum na tarde de ontem. Reclamações se misturavam a lamentações pela perda do carro ou pelo comércio que precisou ficar fechado por algumas horas. "Isso sempre acontece. Basta chover um pouco mais forte para tudo ficar cheio de água", lembrou o zelador Milton Siqueira Luiz, 44. "Não sei se o meu carro vai voltar a funcionar", frisou Siqueira, após empurrar o automóvel para fora da enchente.


Não foram somente os motoristas mogianos que tiveram que dobrar a dose de paciência para suportar o trânsito completamente parado nas avenidas e ruas que cortavam o centro. Além dos problemas corriqueiros, como atrasos, excesso de baldeações e superlotação, os usuários do trem tiveram que enfrentar novas dificuldades geradas desta vez pelo temporal. As composições ficaram por cerca de 20 minutos sem percorrer o trecho entre Mogi das Cruzes e Estudantes. Consequência do alagamento dos córregos que passam entre os trilhos que ligam as estações. "Chegar em casa está difícil hoje", disse o motoboy Geraldo Augusto da Silva, 29, que aguardava o ônibus no ponto próximo da estação de Mogi das Cruzes. A frase deve ter sido dita por muita gente ontem. O trânsito no centro também gerou dezenas de pequenas colisões, nenhuma com gravidade.


As ocorrências poderiam ser ainda maiores no centro da cidade caso não houvesse o piscinão do Parque Santana. O volume de água foi tanto que ele chegou a atingir 8 metros de altura, equivalente a 80 milhões de litros, apenas um metro da capacidade máxima. 


Avenida
A avenida Carlos Ferreira Lopes foi uma das muitas vias da cidade que registraram alagamentos. Os veículos foram impedidos de continuar a viagem pela pista. Muitos automóveis aguardaram no escoamento, o que causou um gigantesco congestionamento. Alguns motoristas enfrentaram a água e o resultado foi carros quebrados.


A preocupação na tarde de ontem também foi com a incidência de raios. Um recente levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que a cidade está em 32º lugar no ranking de raios. Segundo o estudo, Mogi recebe, por ano, 13,2 descargas elétricas por quilômetro quadrado. Na região, o município está em 6º lugar, atrás de Itaquá, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Arujá, locais onde a incidência é ainda mais preocupante. A população deve evitar espaços abertos em dias de fortes temporais para evitar os acidentes que muitas vezes podem ser fatais.


Fonte:Mogi News

Pacientes organizam caravana


Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
 
Maria: "Hospital é importante"
Pacientes do Hospital do Câncer, além de seus familiares e voluntários, organizaram uma caravana para acompanhar a explicação do médico oncologista Flávio Isaías Rodrigues, na Assembleia Legislativa, em São Paulo. Participaram da ação cerca de 90 pessoas. A intenção dos membros era prestar solidariedade e apoio ao médico e tentar garantir que o atendimento de oncologia continue sendo prestado pela unidade. 
Grande parte dos pacientes se trata há anos no hospital. Todos eles destacaram a importância de contar com o centro médico e poder receber o atendimento em uma unidade da cidade. Segundo eles, o objetivo da caravana era fortalecer a luta pela permanência do atendimento no hospital. O local corre o risco de ser descredenciado pelo Ministério da Saúde desde que a Secretaria Estadual da Saúde elaborou um relatório que apontou uma série de irregularidades na unidade.


A aposentada Maria Catarina Assis Miranda, de 58 anos, contou que além de voluntária do hospital, faz tratamento no local. "Esperamos que esta situação seja esclarecida porque este serviço não pode parar. É muito complicado ter de ir até São Paulo fazer o tratamento. Depois da quimioterapia, passamos muito mal e é ruim voltar nestas condições", afirmou. Ela trata um câncer de mama.


A qualidade do tratamento recebido no Hospital do Câncer é outro aspecto apontado. "O povo precisa deste lugar, principalmente as pessoas mais humildes. Vou à Assembleia para tentar devolver tudo o que fizeram por mim aqui. Tive toda estrutura necessária para me tratar no hospital, gratuitamente, porque o meu convênio não cobriu o tratamento", contou a vendedora Teresinha da Costa Saraiva, de 62 anos. 
A dificuldade de realizar o tratamento em outro hospital por causa da distância é apontada pelos pacientes como um dos principais motivos da movimentação para garantir a permanência do atendimento no município. "Queremos resolver esta situação. Muitas pessoas estão espalhando boatos e queremos esclarecer isso. Faço o tratamento desde 2002, sempre fui bem tratada. Só quem fez o tratamento sabe como é dolorido e desconfortável. A situação fica pior se for de ambulância daqui para São Paulo, é preciso ficar o dia inteiro lá, sem ter condições de se alimentar. O paciente vai fica até mais doente se isso acontecer".


Fonte:Mogi News

Dia infernal Chuva recorde provoca estragos


Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, o volume de chuva ontem chegou a 61,4 milímetros
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
 
Na região da praça da Bandeira, água voltou a subir, como ocorria antigamente, para o desespero de quem mora ou tem estabelecimento comercial na área
Mais de duas horas de chuva foram suficientes para travar as principais ruas e avenidas da cidade, alagar praças, arrastar carros e deixar pessoas ilhadas em diversos pontos do município. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o volume da chuva chegou a 61,4 milímetros, um índice histórico nos últimos 57 anos. Para se ter uma ideia, o volume foi maior do que o registrado no dia 18 de março de 2005, quando chegou a 60,5 milímetros. Na época, o temporal devastou a cidade e foi considerado o pior dos últimos 50 anos.


Na área central o piscinão, no Parque Santana, quase transbordou ontem. A praça da Bandeira, na rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, ficou alagada, deixando várias pessoas ilhadas. Pontos de alagamento também foram registrados em toda a extensão da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.


No distrito de Brás Cubas, o córrego dos Canudos, que passa por obras de canalização, transbordou e atingiu algumas casas. No Jardim Aeroporto, algumas ruas também foram alagadas. Apesar do volume de água, o escoamento foi rápido, o que não trouxe mais prejuízos aos moradores. Segundo balanço da Defesa Civil, a avenida Lourenço de Souza Franco também foi afetada. 
Há também registro da queda do muro de um imóvel na rua Jardelina de Almeida Lopes, no Alto do Ipiranga, que cedeu em virtude da força da água, mas não houve vítimas.


No Rodeio, sete famílias moradoras da rua Irmãos Brás ficaram ilhadas. "Foi impressionante porque aqui, normalmente, alaga quando chove, mas desta vez o volume foi muito maior, a água ficou muito próxima de entrar em casa. Não podemos sair de casa até que ela escoe, e isso deve levar pelo menos um dia", explicou um dos moradores, Paulo César da Silva. 
Na Vila Oliveira, um carro foi arrastado pela chuva na rua Salim Elias Bacah. O carro estava estacionado na parte mais baixa do morro. Segundo os moradores, em questão de minutos, o volume era tão grande que apenas o teto do veículo não foi encoberto pela água. Até as 20 horas, o dono do carro ainda não tinha visto o estrago. O veículo ficou atravessado na pista. 
Diferentemente de 2005, o volume de chuva registrado na cidade ontem só não causou mais estragos por conta da canalização do ribeirão Ipiranga, a maior obra contra enchentes na área central. Foram executados o aprofundamento e a canalização de cerca de 1,5 quilômetro do ribeirão, entre a rua Ipiranga e a foz com o rio Tietê, na divisa do Mogilar e Vila Industrial.


Fonte:Mogi News

Tijuco Preto


Amilson Ribeiro
 Os bens estão disponíveis na Subestação de Tijuco Preto, em Mogi, na Divisão de Suprimentos em Campinas e na Subestação de Bandeirantes em Aparecida de Goiânia, entre outros locais. Detalhes podem ser obtidos com o leiloeiro Mauro Zukerman ou pelo site www.zukerman.com.br


Fonte:Mogi News

Olhar de cobra


Divulgação
 A grande maioria das reclamações registradas no Procon de Mogi é feita por mulheres: 70% das queixas são do público do sexo feminino, segundo matéria já mostrada pelo Mogi News e que ganha um gostinho especial amanhã, quando se comemora o Dia Mundial do Consumidor, uma data importante para todos os cidadãos.
Tentáculos

top news photography
O coordenador do Procon, Dori Boucault, em conversa com a coluna ontem, fez uma comparação interessante: "O homem tem olhar de cobra, e foca no seu alvo, já a mulher tem uma visão multifocal, se parece mais com tentáculos de polvo", comparou, para ressaltar a importância da mulher, que sempre está à frente hoje em dia em todos os assuntos da casa.

Supermercados
Dori Boucault é um dos convidados da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que realizará o seu 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercado. Será amanhã no Espaço Cassiano Ricardo, no Jardim Alvorada, em São José dos Campos. 



Fonte:Mogi News

Por fora


Divulgação

O médico e ex-vereador Austelino Ferreira Mattos (DEM), provável pré-candidato à Prefeitura de Mogi, está correndo por fora e visitando pelo menos 20 casas por dia para firmar seu nome na cidade junto à população rural e das regiões mais periféricas, como o distrito de Jundiapeba. 
Apoio político
Ele vem fazendo reuniões e chás da tarde com mulheres da comunidade e recentemente visitou Agripino Maia, presidente nacional dos democratas para obter apoio político para a campanha. As lideranças do partido já manifestaram a intenção de vir para Mogi reforçar a eventual campanha dele, como o senador Demóstenes Torres e o líder da bancada do DEM, José Aleluia, que é da Bahia.


Data
Enquanto isso, o atual prefeito Marco Bertaiolli (PSD), tido como favorito na disputa, já avisou que só deve anunciar se tenta a reeleição ou não entre os dias 20 e 30 deste mês. Já o outro pré-candidato, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), também disse que deve sair, mas só deverá confirmar a eventual candidatura mais para frente.
Divulgação
 

Palhaça
Além do palhaço Bubu, que é pré-candidato a vereador pelo PR, outra figura promete disputar os votos dos eleitores de Mogi. É a palhaça Zazá, que tem como nome Maria Helena Martins de Souza. Zazá é casada com o palhaço Zig Zag, que é o presidente do DEM de Mogi, Alvarindo Vicente de Souza. A dupla apresenta o programa Zig Zag Show, voltado para o público infantil.


Fonte:Mogi News