segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Deputado André do Prado participa do anúncio da criação de centro integrado para atletas paraolímpicos


Andre do Prado e Dilma (1).jpgDeputado André do Prado participa do anúncio da criação de centro integrado para atletas paraolímpicos

O anúncio foi feito pela Presidenta Dilma Roussef e pelo Governador do Estado

O Brasil vai contar com um Centro Integrado de Avaliação e Laboratório da Condição Funcional do Atleta Paraolímpico. O anúncio da criação do centro feito pelo governador Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira, 25, na presença da presidente Dilma Rousseff, foi comemorado pelo deputado estadual André do Prado (PR), que fez questão de participar dessa importante conquista para o Estado de São Paulo e para o país.  


A construção do centro faz parte dos preparativos para os jogos olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e prevê mais qualidade e eficiência na preparação dos atletas brasileiros. O espaço terá ainda 94 mil m² de área e será instalado no Parque Fontes do Ipiranga, na capital paulista. A informação foi confirmada pelo deputado André do Prado, presente à solenidade.



A presença da Presidenta Dilma se deu, pois, o governo federal, por meio do Ministério do Esporte faz uma das mais importantes parcerias com o Governo Estadual, através da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com o Comitê Paralímpico Brasileiro.



O Centro Integrado de Avaliação e Laboratório da Condição Funcional do Atleta Paralímpico, como irá se chamar está entre os quatro existentes em todo o mundo. Com capacidade de reunir mais de 600 atletas em treinamento simultaneamente, será referência internacional em treinamento e avaliação dos paratletas.



“Esse centro, embora construído como parte dos investimentos para a Olimpíada de 2016, poderá servir de apoio ao desenvolvimento das pessoas com deficiência em todo o Estado. Como será construído numa região estratégica da capital, poderá ser acessado facilmente por pessoas de todas as regiões”, afirma André do Prado.



Segundo dados do governo, a estrutura do Centro Integrado contará com sete ambientes, com oferta de uma área esportiva de treinamento indoor, composta por quadras de voleibol sentado, basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, goalball, tênis de mesa paralímpico, bocha, tatamis de judô, de halterofilismo e esgrima. Haverá ainda centro aquático com piscina olímpica e semi-olímpica.



O governo paulista investirá R$ 329 milhões em obras e cessão da área para construção, enquanto o governo federal cede R$110 milhões, por meio do Ministério do Esporte.



O deputado André do Prado informa ainda que a previsão de entrega do projeto ocorra entre 2014 e 2015. “A equipe responsável pelo projeto espera começar o processo de licitação agora em maio, isso demonstra agilidade no trato com o bem público, muito importante devido ao alto custo da obra”, encerra o deputado.



PARATLETA MOGIANO


O deputado André do Prado fez questão de cumprimentar o paratleta mogiano Dirceu Pinto, que estava presente à solenidade. Ele relembrou o grande destaque de Dirceu, que levou dois ouros na disputa da equipe de bocha, durante a disputa da XIV Paralimpíada.


“São patentes as dificuldades que um paratleta tem. Atualmente, a sociedade mogiana tem se conscientizado destas necessidades especiais e vem trabalhando arduamente para incluí-lo em todos os contextos”, afirmou o parlamentar.



André do Prado enalteceu ainda mais a conquista, haja vista que Dirceu Pinto, nesta edição das Paralimpíadas, tornou-se bicampeão, repetindo o feito conquistado em Pequim, China, no ano de 2008. “Poucos são os paratletas bicampeões paralímpicos. Por isso, é um orgulho para todos os cidadãos mogianos e do nosso Estado”, concluiu.


Fonte:Clarissa Johara

RS: Revolta e comoção durante os enterros


RS: Revolta e comoção durante os enterros
SEG, 28 DE JANEIRO DE 2013 15:27
A-A+

Parentes e amigos de vítimas do incêndio na Boate Kiss acompanham enterro no Cemitério Ecumênico Municipal / Foto Wilson Dias - ABr


Mais de 100 enterros de vítimas do incêndio na Boate Kiss estão previstos para hoje (28) no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. Por todos os lados, o adeus é marcado por revolta e comoção dos parentes e amigos. As histórias são quase sempre de jovens na faixa de 20 anos e estudantes da universidade federal e tinham ido se divertir na casa noturna mais badalada da cidade.

“A gente estava junto em um churrasco e ele decidiu dar uma esticadinha na boate. Saiu do churrasco 1h30 e foi para lá. Não devia ter ido, devia ter ficado junto com a gente”, lamentava Everton Revelante, amigo de Silvio Beure, o Silvinho. O rapaz, que gostava de piquete e tinha levado amigas para conhecerem o local, morreu cerca de meia hora depois, no banheiro da boate, asfixiado com a fumaça tóxica do incêndio.

A poucos metros do túmulo onde Silvinho era enterrado, o soldado Leonardo de Lima Machado recebia a salva de tiros dos companheiros militares. Ele estava se divertindo com a mulher na boate quando o incêndio começou. Ele retirou a esposa do local, mas voltou para ajudar outras pessoas e não conseguiu mais sair. “Era uma pessoa competente, disciplinada, muito querida por todos do batalhão”, contou emocionado o sargento Lenois Cassol, que era colega de batalhão de Leornardo.

É difícil encontrar alguém em Santa Maria que não tenha perdido um amigo, parente ou conhecido na tragédia. Nos enterros, além de namoradas, mães, pais e irmãos inconformados, vizinhos e amigos demonstram perplexidade com o episódio. Pai de duas filhas com idades próximas às da maioria das vítimas, João Carlos Côvolo vai passar boa parte do dia acompanhando enterros no cemitério municipal.

“Fui no velório ontem, já fui a dois enterros hoje e vou a mais um hoje a tarde”, contou ainda chocado com o que aconteceu e aliviado por não ver as filhas entre os mortos. “Eu tenho duas filhas, de 23 e 28 anos, e graças a Deus no sábado elas não estavam lá, mas era um lugar onde elas sempre encontravam os amigos”, contou. O alívio, no entanto, não apaga a imagem de dor de amigos que perderam filhos. “Fui a pouco ao enterro de dois irmãos, de 17 e 19 anos. Um fazia agronomia e outro tinha acabado de entrar para direito. É muito triste”, completou.

Além da consternação, a maioria das pessoas também se mostrava confusa com a profusão de boatos e notícias que correm pela cidade - de que não havia extintores de incêndio funcionando na boate e que os seguranças impediram a saída das pessoas por achar que se tratava de uma tentativa de não pagar a conta. Para Cirineo Anversa, de 74 anos e morador de uma cidade próxima a Santa Maria, é inexplicável que ninguém tenha impedido a casa noturna de funcionar sem um plano contra incêndio.

“Eu fico admirado. Lá na lavoura, se você faz um armazém, os bombeiros vão lá ver se tem extintor, mangueira de incêndio, tudo certinho. E um clube como esse, que entra 1.500 pessoas, deixam funcionar desse jeito, com porta estreita para sair, sem extintor funcionando. Era isso que eles deviam olhar”, apontou o aposentado.

O governador do estado, Tarso Genro, e senadores do Rio Grande do Sul visitaram as famílias no velório hoje e defenderam mudanças nas regras para liberação de alvarás para casas noturnas, além de melhorias na fiscalização municipal. (Agência Brasil)




Fonte:O Diário de Mogi

Prefeitos chegam a Brasília reivindicando


Prefeitos chegam a Brasília reivindicando
SEG, 28 DE JANEIRO DE 2013 15:45
A-A+

Prefeitos chegam a Brasília com lista de reivindicações / Foto Divulgação


Aumento nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e apoio para ações nas áreas de saúde e educação estão entre os temas citados por prefeitos para serem discutidos com o governo federal. Eles apresentarão os pedidos durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que começou hoje (28) e vai até a próxima quarta-feira (30), em Brasília. Os prefeitos também trazem demandas específicas dos municípios, como ações de combate à seca, e vem em busca de parcerias.

O prefeito reeleito de Rio dos Pires (BA), José Nardes, conta que o município de 12 mil habitantes não tem indústrias e depende essencialmente do FPM, que é um mecanismo de repasse de dinheiro pelo governo federal para os municípios. Ele relata que o reajuste não acompanha o aumento dos gastos da prefeitura. “Temos passado por muitas dificuldades e acho que esse pacto federativo deve ser discutido”, disse.

À frente do município de Araguapaz (GO) desde o início do ano, o prefeito Fausto Luciano também defende uma discussão sobre os índices de distribuição do FPM. Ele diz que veio a Brasília em busca de convênios e parcerias em especial para as áreas de saúde, educação e segurança. “Na área de saúde temos carência de recursos e o alto custo de manutenção das equipes do Programa Saúde da Família, além do custo de hospitais municipais impede que a prefeitura destine recursos para outras áreas”.

Fausto Luciano também se deparou com a necessidade de dinheiro para a construção de escolas e pretende encontrar incentivos para a aquisição de máquinas a serem usadas na manutenção das estradas vicinais, usadas para transportar alunos da zona rural para a urbana e também escoar a produção agrícola do município que tem cerca de 8,5 mil habitantes. (Agência Brasil)

Fonte:O Diário de Mogi

Dúvida no fornecimento de luz


Dúvida no fornecimento de luz
SEG, 28 DE JANEIRO DE 2013 16:08
A-A+

Márcio Fortes admite pendência com fornecimento de energia para os Jogos do Rio / Foto Divulgação


Apesar de garantir que não faltará energia elétrica durante os Jogos Olímpicos de 2016, o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes, admitiu que ainda há indefinições sobre o fornecimento de energia elétrica na Barra da Tijuca, zona oeste, que concentra a maioria das instalações do evento, como o Parque Olímpico.

“As preocupações estão centradas na questão do fornecimento de energia para o Parque Olímpico da Barra. A Light [concessionária de energia elétrica] está estudando a matéria, pois não há necessidade de apenas uma linha, é preciso também uma alternativa, uma redundância, para uma eventual falha com a segunda linha disponível”, explicou o ministro. Ele ressaltou que ainda falta decidir se os custos do fornecimento para suprir eventuais emergências virão da iniciativa privada ou pelo governo.

Fortes participou hoje (28) do workshop sobre Planejamento do Setor de Energia para os Jogos Olímpicos de 2016, com palestras sobre a experiência de Londres na preparação das Olimpíadas. “Energia não falta, temos termoelétricas, energia elétrica e nuclear. Estamos decidindo agora é como fazer chegar essa linha de força até os locais de competição. É preciso criar mais uma linha e também uma subestação”.

Outro ponto a ser definido, segundo o presidente da APO, é a quantidade de energia que será necessária para os jogos e o que deverá atender às instalações permanentes. A três anos das Olimpíadas, Fortes disse que ainda há tempo de definir os responsáveis pelos custos, planejar e implementar as obras de infraestrutura que possibilitarão o fornecimento de energia. Ele garantiu que tudo está dentro do prazo.

“Está tudo no momento certo. Já foi solicitado à Light um projeto para as Olimpíadas, uma decisão recente, e na quinta-feira [dia 31] vou me reunir em Brasília com o secretário nacional de Energia Elétrica para definir justamente sobre esses aspectos: como levar energia elétrica, o que será necessário de kVA [medida de potência elétrica], de redundância e subestações”.

A Autoridade Pública Olímpica é um consórcio público interfederativo formado pelo governo federal, do estado e prefeitura do Rio de Janeiro. Sua função é coordenar as ações governamentais para o planejamento e entrega das obras e dos serviços necessários à realização dos Jogos.

O ministro explicou que existe um grupo de trabalho dedicado exclusivamente ao tema, envolvendo as empresas  do setor, como a distribuidora Light; o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo sistema integrado; e Furnas, responsável pela transmissão da energia.

Além da Barra da Tijuca, as competições também vão ocorrer no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, zona norte; em  Deodoro, zona norte; Engenho de Dentro, zona norte, e partes da zona sul. (Agência Brasil)

Fonte:O Diário de Mogi

Visita ilustre


Divulgação

Visita ilustre
O renomado fisiologista Turíbio Leite de Barros, que já pertenceu ao São Paulo Futebol Clube, a Seleção Brasileira e atende o jogador Kaká com exclusividade, veio nesta semana visitar o vereador Emerson Rong (PR), o Emerson do Posto de Saúde. A respeito da visita ilustre, o parlamentar afirmou que o médico ´veio nos honrar com a sua visita´ na Câmara de Mogi. E diante da visita, a assessoria de Emerson Rong tratou de garantir o clique abaixo.

Fonte: Mogi News