quinta-feira, 7 de abril de 2011

Frente


Frente 
O secretário de Estado Edson Aparecido de Desenvolvimento Metropolitano,é esperando no próximo dia 14,
em Arujá para o lançamento da Frente Parlamentar do Alto Tietê, proposta por deputado estadual André Luiz  do Prado [PR].O grupo terá a participação dos seis deputados estadual da Região e ainda o respaldo em suas de mais 21 parlamentares.A escolha de Arujá visa prestigiar o prefeito Abel Larini [PR], atual presidente do Conselho dos Municípios do Alto Tietê [ Condemat ].





Alckmin manda Civil investigar PM

Alckmin manda Civil investigar PM

SÃO PAULO
Todos os boletins de ocorrência que registrarem, a partir de hoje, casos de resistência seguida de morte na Grande São Paulo serão investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), equipe da Polícia Civil especializada em assassinatos. Atualmente, essas apurações ficam sob responsabilidade dos distritos policiais da área em que o homicídio ocorreu.
A medida foi anunciada dois dias depois de o Grupo Estado divulgar áudio em que uma mulher narra ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) uma execução feita por policiais militares no Cemitério das Palmeiras, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. A testemunha permanece sob proteção de policiais da Corregedoria da PM.
"Será publicada uma resolução da Secretaria de Segurança Pública (SSP) determinando que, em todos os casos em que haja resistência seguida de morte, o DHPP será comunicado imediatamente, para que haja uma apuração rigorosa de todos os casos", disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante vistoria de casas contra dengue no bairro de Campo Limpo, na zona sul da capital paulista.
A resolução será publicada hoje no Diário Oficial do Estado. "A fragilidade nas investigações é o motivo principal da violência cometida por alguns policiais. A atuação de um departamento especializado em homicídios vai mudar esse quadro", afirmou o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.
Outra mudança importante é que o local do homicídio passa agora a ser preservado para o trabalho da perícia, "mesmo nos casos em que houver remoção das pessoas lesionadas". Atualmente, os locais em que acontece a morte por resistência não são preservados, o que dificulta a coleta de provas. Cápsulas deflagradas na ocorrência, por exemplo, determinantes para apontar a autoria do homicídio, acabam não fazendo parte das investigações.
Cruzamentos telefônicos e escutas, entre outras técnicas usadas pelo departamento especializado em homicídios, também passam a fazer parte das investigações.
A Polícia Militar informou, por meio da Assessoria de Imprensa, que não vai se manifestar sobre a medida.

Fone:Diário de Mogi

Região contará com o reforço de 44 policiais

Região contará com o reforço de 44 policiais
Em contrapartida aos 40 oficiais transferidos pelo CPA/M-12, 84 militares vindos de outras regiões vão atuar no Alto Tietê. Mogi receberá 15 a mais
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke
Imperatriz: Coronel descartou ligação dos policiais com crimes
O reforço no policiamento do Alto Tietê prometido pelo Comando-Geral da Polícia Militar foi cumprido ontem. Em meio a várias transferências, algumas delas contra a vontade dos policiais, a região terminou com um saldo positivo. O Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12) transferiu 40 policiais, mas em contrapartida recebeu 84 militares que vieram de outras regiões. Ou seja, um acréscimo no efetivo de 44 homens.

A informação foi passada ontem pelo comandante do CPA/M-12, coronel Antônio Carlos Imperatriz. Segundo ele, grande parte dos novos policiais será dividida entre os três batalhões que atuam na região. "Além das transferências, o 17° Batalhão, que atende as cidades de Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis, receberá 15 policiais a mais. O 32°, responsável por Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos, receberá 11 homens; já o 35°, com sede em Itaquaquecetuba, contará com mais oito militares", explicou.

Segundo o Mogi News apurou, somente do 17° Batalhão foram transferidos 17 policiais. Oito deles pertenciam à Força Tática, mesmo grupo integrado pelos quatro policiais militares acusados de executar e esconder o corpo do estudante Alan Patrick Soares, de 17 anos, em março deste ano. "O que posso afirmar é que nenhum desses policiais tem ligação com esse crime. Eles foram afastados a pedido do Comando do 17° Batalhão", explicou o coronel Imperatriz.

A reportagem procurou o atual comandante do 17°, major José Francisco Braga, que tentou explicar o motivo da transferência dos policiais. "Eles foram movimentados por questões do dia a dia. Não se adequavam a procedimentos padrões da PM. São vários os motivos, alguns por questões disciplinares. Apesar de eles não terem nenhuma ligação com o caso Alan, muitos deles trabalhavam com os policiais envolvidos. Era um grupo com vícios e essa transferência será importante para preservar esses policiais e também a população", explicou o oficial. Os policiais transferidos foram para batalhões da região da Grande São Paulo e do ABC Paulista.

Fonte:Mogi News

Comandante promete repor 240 policiais ainda este ano

Comandante promete repor 240 policiais ainda este ano
Mogi das Cruzes receberá 75 oficiais até dezembro, segundo Antônio Carlos Imperatriz
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação / CMMC
O coronel Antônio Carlos Imperatriz e parte da sua equipe visitaram os vereadores na Câmara ontem
O responsável pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12) de Mogi das Cruzes, coronel Antônio Carlos Imperatriz, prometeu que até o fim deste ano o déficit de 240 policiais do Alto Tietê será recuperado. Em Mogi das Cruzes, a defasagem é de 75 militares. Imperatriz prometeu, ainda, que, após a reposição, terá início o aumento do efetivo.
A informação foi passada na tarde de ontem, durante a visita que o coronel fez à Câmara Municipal para apresentar o novo comandante do 17º Batalhão da PM, major José Francisco Braga.

"Iniciamos esse processo de recuperação e já colocamos em prática a primeira ação", informou o coronel ao se referir aos 32 homens que o batalhão mogiano recebeu no começo desta semana. De acordo com Imperatriz, deste número, o saldo positivo será de 15 policiais, uma vez que 17 haviam deixado a corporação. O governo do Estado enviou 44 militares à região, sendo a maioria deles realocada em Mogi.
Parte do grupo recém-chegado, segundo o major Braga, será destinada à Força Tática. O restante vai trabalhar na rádio-patrulha, no policiamento comunitário e em cargos de acordo com as patentes. Entre os 15 reforços estão soldados, cabos e sargentos.
O presidente do Legislativo mogiano, Mauro Araújo (PSDB), revelou que, durante a reunião, os comandantes afirmaram que, após a reposição do efetivo, terá início o processo de ampliação das bases comunitárias e a construção de uma companhia em Brás Cubas. Sabaúna e a região dos bairros da divisa receberão em breve as novas bases da PM.


Atividade Delegada
O comandante da Polícia Militar no Alto Tietê prometeu que, nos próximos dias, entregará à Secretaria Municipal de Segurança uma nova lista com os interessados em participar do programa Atividade Delegada.
"Na prática, a iniciativa ainda não começou, porque apenas cinco policiais se colocaram à disposição para o trabalho", revelou Imperatriz. 

Fonte:Mogi News

Bertaiolli amplia investigação no Semae com mais duas sindicâncias

Bertaiolli amplia investigação no Semae com mais duas sindicâncias
Prefeito explicou ontem que serão duas apurações distintas para identificar supostas irregularidades na autarquia
Bras Santos
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari
Bertaiolli: "No prazo de 30 dias poderemos informar com precisão a extensão das irregularidades"
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), informou no início da tarde de ontem que duas sindicâncias foram abertas para a apuração de irregularidades administrativas e contábeis no Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae).
O caso estourou na noite de terça-feira, quando a Promotoria de Justiça da Cidadania de Mogi vistoriou e apreendeu documentos na sede da autarquia.
Anteontem, o prefeito mogiano decidiu afastar dois funcionários que estariam diretamente envolvidos com a emissão de notas frias e pagamentos ilegais a uma empresa contratada do Semae a aceitou o pedido de demissão do diretor Edilson Mota de Oliveira.
Além de tomar essas providências, ainda na quarta-feira, ele anunciou a instauração de uma sindicância.
Em nome da transparência, entretanto, Bertaiolli decidiu ontem fazer duas investigações distintas: "Duas sindicâncias foram abertas hoje (ontem). Uma delas vai averiguar a possível irregularidade praticada pelos servidores do almoxarifado do Semae. Ainda não podemos acusar e por esse motivo os nomes serão mantidos em sigilo. A outra sindicância investigará o processo de contratação da empresa que teria emitido notas frias. O Semae tem um procurador jurídico e as duas sindicâncias serão conduzidas por ele. No prazo de 30 dias elas serão concluídas e aí poderemos informar com precisão a extensão das irregularidades e o grau de responsabilidade dos envolvidos", explicou ele.
O advogado da autarquia, José Eduardo de Jesus, foi o escolhido para tocar os processos administrativos. O prefeito acrescentou que o secretário-adjunto de gabinete Marcus Melo assumiu provisoriamente o comando do serviço municipal: "Ele assumiu para dar continuidade às tarefas diárias do Semae. É preciso separar as coisas. Verificou-se uma irregularidade no setor de almoxarifado do Semae, em poucas horas afastei os funcionários e aceitei o pedido de demissão do diretor. Determinei a abertura das sindicâncias, pois quero que o assunto seja tratado com absoluta transparência. O resultado desse trabalho será conhecido em 30 dias. O Semae continua atendendo a população normalmente", completou.

Fonte:Mogi News

Secretário Junji

Maurício Sumiya


Secretário Junji
Deu no Jornal da Tarde: medida aventada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo presidente nacional do DEM, José Agripino Maia, para contra-atacar Gilberto Kassab, que vem tentando formar seu PSD, é dar ao deputado federal Junji Abe a secretaria de Estado da Agricultura e demovê-lo, com isso, da ideia de acompanhar o prefeito paulistano ao PSD.
Divulgação/ Maurício Sumiya


Serra de volta - I
Outra informação que interessa a Mogi, dada ontem pelo Ig. "O tucanato amanheceu em polvorosa: há indícios de que foi deflagrada uma articulação para o ex-governador José Serra substituir o vice-governador de São Paulo, Afif Domingos, na poderosa Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do governo Geraldo Alckmin.Afif, como se sabe, deixará o DEM para entrar no partido de Gilberto Kassab".


Serra de volta - II
Se isso acontecer, as excelentes relações de Mogi com Afif passarão a ser apenas boas com Serra, que embora tenha estado frequentemente na cidade nos seus três anos e meio de governo, não é padrinho de Bertaiolli como é Afif. Alckmin quer desfalcar Kassab e, trazendo Serra, criar uma instabilidade no grupo do provável adversário em 2014, além de vitaminar a candidatura de Serra à Prefeitura de São Paulo, no ano que vem.



Longa história
As denúncias de irregularidades no Serviço Municipal de Água e Esgotos, o Semae, seguida da demissão de Edilson Mota de Oliveira e de outros dois diretores fazem remeter à história da autarquia, fundada em 1966, ainda na administração de Carlos Alberto Lopes, e que teve seu crescimento impulsionado nas quatro administrações de Waldemar Costa Filho (entre 1969 e 2000) e na gestão Antonio Carlos Machado Teixeira (1983-1988).
Amilson Ribeiro


Volta, Robertão!
WCF colocou à frente da autarquia um funcionário com conhecimento prático invejável, Roberto Gomes de Faria, que conhecia cada palmo das redes de água e esgoto de Mogi até deixar a Prefeitura, em 2005, já na administração Junji Abe. Numa fase de largo crescimento populacional, comercial e industrial, o Semae correspondeu às necessidades e virou um patrimônio de Mogi.


Captação de água
Com Machado Teixeira, o avanço, também com Faria no comando, foi a construção e entrega da captação de água do rio Tietê, em César de Souza, nos anos 80, dando um fôlego de abastecimento à cidade, evitando maior dependência dos serviços da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e a consequente compra indiscriminada de água junto à empresa.
Divulgação


Luz vermelha
A competência da autarquia era reconhecida até meados da década passada, quando, com necessidades de investimento, a administração Junji Abe acendeu a luz vermelha, colocando o então supersecretário Aroldo da Costa Saraiva como o grande gestor da autarquia.


Fio de esperança
Embora Saraiva tenha emprestado toda sua capacidade gerencial, para o bem e para o mal, às contas da instituição, a necessidade de se ter um administrador com experiência na iniciativa privada fez com que, em sua substituição, Oliveira fosse chamado como um "salvador", o que o técnico Muricy Ramalho representa hoje para o Santos.
Divulgação


Em boas mãos
As irregularidades apontadas inicialmente pelo Ministério Público fizeram, então, o prefeito Marco Bertaiolli, surpreso, agir de bate-pronto e colocar alguém de sua confiança, o secretário-adjunto de Governo, Marcos Melo, como interino.


Desova geral
Deu no Estadão de ontem: "24 corpos foram desovados em Ferraz desde 2010". Segue a notícia: "Policiais civis de Ferraz de Vasconcelos disseram ao jornal que a cidade é conhecida como local de desova de corpos, principalmente nas áreas cercadas por matagais. No ano passado, a cidade registrou 20 homicídios de autoria desconhecida - sem contar casos de resistência seguidos de morte, envolvendo policiais. Neste ano, foram registrados mais quatro casos". O MN contou 19 corpos (leia na página 17).


Roteiro macabro
Em suma: Ferraz virou local apropriado para execuções, como aquela denunciada em março pelo 190. Suzano, cidade onde teria sido jogado o corpo de Alan Patrick, outro rapaz tido como assassinado por policiais militares, pode também entrar no macabro roteiro da "desova institucional". Isto é o Alto Tietê.

Fonte:Mogi News