quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PM apreende 673 pinos de crack em Mogi


PM apreende 673 pinos de crack em Mogi
QUA, 13 DE FEVEREIRO DE 2013 00:00
A-A+

O desempregado Roger Lima Franco, 27 anos, foi pego com 673 cápsulas de crack, durante abordagem da PM na Rua Santa Virginia, na Vila Estação


Em patrulhamento pela Vila Estação, antiga Favela do Gica, na madrugada desta terça-feira (12), os soldados da Polícia Militar Cardoso e Daibs prenderam o desempregado Roger Lima Franco, 27 anos e apreenderam, com ele, 673 pinos de crack, além de R$ 80,00.

Segundo informações do Boletim de Ocorrência registrado no 2º Distrito Policial, em Braz Cubas, ao avistar a viatura, o homem, que reside, na verdade, na Estrada São Lázaro, em Biritiba Ussu, correu para se esconder em um beco, dentro de uma casa na Rua Santa Virginia. Ele estava com uma sacola na mão. Após perseguição, Cardoso viu que Franco estava atrás de uma caixa de luz, na tentativa de escapar da ação dos policiais, em vão.

Após a abordagem, os soldados descobriram que na sacola estavam as 673 cápsulas que continham a droga, além do dinheiro e de um celular, que também foi apreendido pela PM. Franco foi conduzido ao 2º DP e autuado em flagrante por tráfico de drogas. Na delegacia, aliás, verificou-se que o traficante já tinha várias passagens pela Polícia por furto e que tinha acabado de deixar a prisão. Ele foi levado para a Cadeia Pública.

Já pela manhã, os soldados Dias e Sponda faziam o patrulhamento de rotina na Rua Professor João Gualberto Mafra Machado, na Vila Brasileira, antiga Rua Uva, quando avistaram um indivíduo que, ao perceber a presença dos policiais, atirou num objeto para dentro do quintal de uma residência.

Abordado, a PM encontrou com o rapaz, A.R.D.S., 17 anos, 30 porções de uma substância amarelada, que aparentava ser crack e que, após perícia, foi confirmada como sendo mesmo esse tipo de entorpecente.

Além da droga, R$ 190,00 também foram apreendidos. Na delegacia, o menor de idade admitiu vender crack e confessou que o dinheiro era fruto da comercialização da substância, mas não quis revelar para quem vendia ou se trabalhava para mais alguém.



Itaquá

A Polícia Militar apreendeu em uma casa em Itaquaquecetuba quase 20 quilos de droga. De acordo com a PM, porções de maconha, crack e cocaína estavam embaladas para venda. Soldados desconfiaram da atitude de um suspeito e o seguiram. Em uma revista, os policiais encontraram o entorpecente, munição, celular, dinheiro e um caderno de anotações com nomes de pessoas que fariam parte do tráfico. Três suspeitos foram presos e um adolescente também foi apreendido.

Fonte:O Diário de Mogi

Escolha do novo papa começa em março


Escolha do novo papa começa em março
QUA, 13 DE FEVEREIRO DE 2013 11:10
A-A+

Vaticano quer escolher o próximo papa antes da Páscoa / Foto Divulgação


O conclave para escolher o próximo papa deve começar a partir do dia 15 de março, segundo o Vaticano. Conforme o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, a normativa vaticana estabelece que o conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois do início da Sé Vacante, o intervalo de tempo entre a morte e a renúncia de um papa até a escolha do seguinte. O intervalo tem o objetivo de permitir que todos os cardeais que formam o conclave cheguem a Roma.

Conclave

O processo de votação do papa é chamado de conclave e ocorre a portas fechadas, quando cardeais de diversas nacionalidades decidem a portas fechados quem será o próximo pontífice.

Primeiro se distribuem as fichas para os cardeais. São escolhidos três escrutinadores. A ficha de votação será retangular e terá escrito em sua parte superior as palavras "EligooIn Summum Pontificem". A parte inferior ficará em branco para que se preencha o nome do futuro papa.

O preenchimento das fichas deve ser feito secretamente por cada um dos cardeais eleitores, que deverá utilizar uma grafia que impeça o reconhecimento. Após o voto, as fichas são depositadas nas respectivas urnas, misturadas e contadas.

Se porventura o número das fichas não corresponder ao número de eleitores, é preciso queimá-las todas e realizar uma segunda votação. Se o número de fichas bater com o total de eleitores, inicia-se a apuração dos votos.

Os votos são lidos e conferidos por três escrutinadores, que leem o voto em voz alta para todos os presentes. Após a apuração desses votos, os escrutinadores dão início à soma dos votos obtidos pelos diversos nomes, anotando o resultado numa folha separada.

Em seguida, os escrutinadores fazem a soma de todos os votos que cada um obteve. Se ninguém obtiver dois terços dos votos, não haverá papa eleito e iniciará nova eleição. Haverá papa se algum dos nomes escolhidos contar com dois terços dos votos. Em qualquer uma das situações, os revisores deverão verificar as fichas e anotações dos escrutinadores.

Antes dos cardeais eleitores abandonarem a Capela Sistina, todas as fichas serão queimadas pelos escrutinadores. Após cada votação, é anunciado o resultado por meio da emissão de fumaça pela chaminé da Capela Sistina. A fumaça escura significa que ainda não foi escolhido o novo papa. A fumaça clara, que a escolha já foi feita. (Folhpress)

Fonte:O Diário de Mogi

Dom Pedro apoia luta contra lixão


Dom Pedro apoia luta contra lixão
QUA, 13 DE FEVEREIRO DE 2013 00:00
A-A+

Bispo dom Pedro defende usina de incineração e ampliação da coleta seletiva na Cidade / Foto Arquivo


O bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini declarou apoio a Mogi das Cruzes na luta contra a instalação do aterro sanitário que a construtora Queiroz Galvão pretende instalar no Distrito Industrial do Taboão. Embora tenha tomado posse há menos de quatro meses, ele demonstrou amplo conhecimento sobre o tema. O religioso questionou os “interesses” que levam a empreiteira a insistir tanto no licenciamento do projeto, contra a vontade da sociedade mogiana, defendeu a usina de incineração para a destinação final dos resíduos e fez um apelo público para que autoridades e população ampliem a coleta seletiva na Cidade. Com discrição, dom Pedro ainda colocou o dedo na ferida e mencionou as declarações do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de apoio à causa, que divergem dos rumos que o processo vem tomando dentro da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Dom Pedro Luiz Stringhini falou sobre o assunto durante entrevista concedida a O Diário, no último sábado, pouco antes da celebração de lançamento do jubileu de 100 anos da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, no Alto da Boa Vista. À reportagem, o bispo revelou que a instalação do aterro é motivo de sua preocupação e que ela já foi tema de conversa sua com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e o secretário municipal de Verde de Meio Ambiente, Romildo de Pinho Campelo. Ele visitou o chefe do Executivo mogiano, na própria Prefeitura, no fim da tarde da quinta-feira da última semana. “Eu já tive a oportunidade de conversar com o prefeito e o secretário de Meio Ambiente sobre o aterro sanitário. Acompanhando aquilo que pude, o meu sentimento é de ser solidário à população de Mogi, às autoridades e a todos aqueles que lutam contra o lixão. Então, vamos lutar pela não instalação do aterro”.

Durante a entrevista, o bispo da Diocese de Mogi das Cruzes levantou questionamentos sobre quais seriam os motivos que levam a empreiteira Queiroz Galvão a insistir no processo de licenciamento há tantos anos: “A pergunta que se faz é: Por que essa empresa tem tanto interesse? Ela está pensando no bem da população? Ela está pensando no bem do meio ambiente? Ou ela está pensando no lucro que ela pode ter? O que quer essa empresa que insiste há 10 anos em um projeto que o Município não quer? E não só é uma questão de querer. O prefeito fala que tem outra proposta para a Cidade, que é uma proposta mais moderna de um incinerador”.

Dom Pedro ainda demonstrou ter acompanhado as recentes reportagens publicadas por O Diário com a cobertura da recente confirmação da Cetesb sobre a continuidade do processo de licenciamento do empreendimento. O bispo mencionou inclusive a edição do dia 1 de fevereiro, que trouxe novas declarações do governador Geraldo Alckmin de apoio à luta mogiana contra o aterro e a favor da usina de tratamento de resíduos: “Eu, particularmente, fiquei contente quando soube da afirmação do próprio governador a favor da Cidade de Mogi, a favor da população, não obstante a Cetesb ser um órgão do Governo”, disse o religioso em uma singela lembrança ao fato de que o órgão licenciador pertence ao mesmo Estado que apoia a implantação da uma alternativa mais moderna para destinação do lixo em Mogi e região.

O bispo ainda confirmou que continua em seus planos a criação de uma Pastoral da Ecologia na Diocese de Mogi das Cruzes e destacou que a luta contra o aterro deverá estar entre a pauta de discussão do grupo. “A Pastoral da Ecologia ainda não foi fundada. Mas, já está existindo porque nós estamos falando e nos interessando sobre o meio ambiente, sendo que há muita gente fazendo ações nesse sentido. Então, no fundo, na prática, ela já existe. Mas assim, oficializada, um momento em que a gente reúna as forças da diocese e outras forças, isso ainda não aconteceu porque ainda não dei conta. Mas, nós estamos organizando esta e outras pastorais. A Pastoral da Ecologia está na promessa e promessa tem de ser cumprida, então será criada oficialmente. E não há dúvida que esse tema (do aterro sanitário) precisa ser debatido por ela”. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi