sexta-feira, 3 de abril de 2020

Jorge Lordello anuncia filiação ao DEM e reforça apoio à União Democrática Suzano. Será ele o candidato

Por Redação -03/04/2020
Jorge Lordello anuncia filiação ao DEM e reforça apoio à União Democrática Suzano. Será ele o candidato?
Jorge Lordello anuncia filiação ao DEM e reforça apoio à União Democrática Suzano. Será ele o candidato?
Com a filiação no Democratas, o especialista em segurança pública se desliga do PL, partido que pertencia desde final dos anos 90/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi COVID 19
Em reunião realizada nesta sexta-feira, 3, o ex-vereador, delegado licenciado e apresentador de TV, doutor Jorge Lordello, o Dr. Segurança, oficializou filiação ao partido Democratas, acompanhado do deputado estadual, Estevam Galvão (DEM), e do presidente da legenda em Suzano e coordenador da União Democrática (UDS), Jorginho Romanos.

Com a filiação no Democratas, o especialista em segurança pública se desliga do PL, partido que pertencia desde final dos anos 90.

Na ocasião, o Dr. Jorge Lordello aproveitou para reforçar seu posicionamento em apoio à UDS para as eleições desse ano.

“Me sinto muito confortável em pertencer aos quadros do Democratas, venho para somar esforços e ratificar minha parceria e amizade há mais de 30 anos com o deputado Estevam Galvão”, ressaltou.

“Sobre a União Democrática de Suzano, quero salientar que é um grupo que está cada vez mais forte, conquistando apoio de pessoas verdadeiramente comprometidas com novas propostas de desenvolvimento para a cidade de Suzano. Eu faço parte desse time desde o início, por isso, posso afirmar o empenho e a dedicação do amigo Jorginho Romanos à frente de sua equipe, em busca de boas parcerias e do bom planejamento para fazer de Suzano um lugar melhor”, destacou.

O deputado Estevam Galvão, ficou entusiasmado com a filiação do Dr. Jorge Lordello ao partido.

“Sem dúvidas, ter um nome como o do Dr. Lordello ao nosso lado, só faz consolidar a força do DEM na região. Além disso, seu apoio à UDS é um importante catalizador de lideranças e novas parcerias”, afirmou.

A UDS que é coordenado por Jorginho Romanos desde o início do ano passado, é formada pelas siglas DEM, PSD e MDB.

“O objetivo dessa aliança é firmar parcerias com lideranças políticas da nossa região, que estejam engajadas no debate de novas ideias de trabalho e desenvolvimento para a nossa cidade”, explicou.

“Poder contar com o apoio do nosso amigo, Dr. Jorge Lordello, tanto como parceiro do DEM, quanto da UDS, além de ser um honra para nós, é um fator imprescindível para o nosso planejamento específico na área da segurança pública”, finalizou Jorginho.

Fonte:Jornal Oi

INFORMAÇÃO: Disk Coronavírus de Mogi já recebeu 3.506 ligações

15 horas atrás3 min. - Tempo de leitura
Larissa Rodrigues

Compartilhe!

ATENDIMENTO Volume de chamadas recebidas pela central do Samu também aumentou nos últimos dias. (Foto: arquivo)
Implantado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no último dia 17, o Disk Coronavírus recebeu um total de 3.506 ligações no mês de março. Por conta da alta demanda, um sistema de atendimento eletrônico foi implementado no serviço. Quem tiver possíveis dúvidas médicas sobre a Covid-19 pode ligar para o 4798-5160, onde receberá sete respostas a questionamentos mais comuns. Caso não seja o suficiente, há chance de esperar para falar com um médico.

“Se o paciente estiver com essas dúvidas que vão ser feitas eletronicamente, ele poderá responder apenas digitando a opção desejada. Se mesmo assim continuar com alguma dúvida médica poderá falar com um dos nossos profissionais. Normalmente trabalhamos com dois médicos na regulação, mas foi contatado mais um para ajudar a dar conta dessas ligações”, explica Luiz Bot, responsável técnico e coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Mogi.

As outras ocorrências médicas da cidade são atendidas pelo serviço comandado por ele, pelo número 192. Agora, Bot ficou responsável também pelo Disk Coronavírus, que apesar de ser acionado por um número de telefone diferente, funciona no mesmo espaço do Samu. Com isso, a quantidade de chamadas na central aumentou muito nos últimos dias.

No último dia 8, quando o Disk ainda não havia sido criado, a central recebeu um total de 804 ligações. Dez dias depois – já com o novo serviço em funcionamento -, esse número saltou para 1.772. Deste total, 463 chamados foram para o telefone exclusivo para falar sobre o coronavírus. Nos últimos dias, entretanto, esse número vem diminuindo (confira quadros nesta página).

“A expectativa era de um índice de ligação bem grande, mas não esperávamos que bateria mais 400 em um dia. O que nós já imaginávamos é que, em no máximo 15 dias, isso diminuiria. É o que está acontecendo, porque as pessoas que tinham dúvidas já ligaram e agora as informações estão muito presentes na mídia, só se fala nisso. Então, é natural que as pessoas tenham um entendimento maior e liguem menos”, considera Bot.

Evitar as idas sem necessidade às unidades de saúde é a principal função do Disk Corona. Isso porque a prática pode fazer com que pessoas saudáveis contraiam a doença, tendo em vista que a maior recomendação atual é de que todos fiquem em casa. Sendo assim, o médico lembra que é importante analisar os fatores antes de procurar ajuda presencial. Uma delas é considerar as comorbidades de cada um e avaliar se a pessoa integra ou não o grupo de risco da doença.

Fonte:O Diário de Mogi

COMPLICADO: Guarda Municipal alerta para movimentação nas ruas durante a quarentena

6 horas atrás5 min. - Tempo de leitura
Eliane José

Compartilhe!
CENA COMUM Guarda Municipal orienta as pessoas que ainda circulam pela cidade durante a quarentena. (Foto: arquivo)
Sem ter recursos legais para proibir a circulação de pessoas durante a quarentena instituída para combater a propagação do novo coronavírus, responsável pela transmissão da Covid-19, doença que mata uma parcela da população infectada, a Guarda Municipal tem orientado as pessoas abordadas em situações de risco, como festas, bailes, campeonatos esportivos e caminhadas a pontos turísticos como o Pico do Urubu, na Serra do Itapeti. Nos últimos três dias, um sinal de alerta foi dado: mais pessoas estão circulando pelas ruas, indo aos bancos, postos de gasolina e comércios que podem funcionar.

O diálogo e a orientação sobre os riscos de contaminação própria ou de familiares incluídos nos grupos mais vulneráveis ao novo vírus têm sido a rotina nas abordagens e nos atendimentos a denúncias que cresceram cerca de 25% no telefone 153, da Guarda Municipal. A maioria das queixas está ligada à desobediência ao decreto municipal que proibiu o funcionamento do comércio, de escolas e outros estabelecimentos privados.

São cerca de 2 mil chamadas por dia, segundo o coronel Paulo Roberto Madureira Sales, secretário municipal de Segurança Pública e responsável pela Guarda Municipal. Segundo ele, todo o efetivo está trabalhando nas ruas.

A atuação está sendo reforçada porque os guardas municipais, nas ruas, confirmam uma mudança no comportamento das pessoas, em comparação à semana passada.

“A realidade é que muitas pessoas não estão acreditando que podem ser contaminadas e que podem contaminar quem está em casa, idosos ou pessoas com alguma doença. E, sim, temos muitos idosos que estão nas ruas, infelizmente”, confirma o secretário, demonstrando uma outra preocupação. “Já temos pacientes jovens contaminados no Brasil, e se o que as autoridades médicas dizem, que mais pessoas contaminadas vão apresentar os sintomas nas próximas semanas, essa movimentação de pessoas é muito preocupante”, diz.

Apesar de decreto orientar a população sobre o isolamento social, somente pacientes com a Covid-19 podem ser alvo de uma atuação coercitiva, como aconteceu na quinta-feira passada, quando uma pessoa testada com a doença não queria permanecer internada no Hospital Municipal de Braz Cubas.

Entre as situações irregulares contidas dessa forma estão o término de festas, um campeonato de futebol que estava sendo realizado no Conjunto Santo Ângelo, e a subida de pessoas ao Pico do Urubu.

Com 65 anos, 45 deles dedicados à Polícia Militar e ao serviço de segurança, Sales afirma que esse é um dos momentos mais difíceis vividos na função de coordenar ações públicas. “Essa é verdadeiramente uma guerra, e tem gente que não entende isso. Nós teremos um hospital de campanha, com 200 leitos, porque poderemos ter pacientes que não terão leitos nos hospitais que temos. E, olha, Mogi deverá socorrer pacientes de cidades próximas, que não têm hospitais como os nossos. Por isso, a importância de se seguir as orientações médicas agora”.

Enquanto as queixas sobre aglomeração crescem, a Guarda Municipal nota uma redução dos crimes de menor potencial ofensivo. “Tivemos alguns casos nesses últimos dias, mas notamos que o perfil das ocorrências está centrado no combate à doença, já o tráfico se mantém para atender o usuário”.

Apesar do atendimento a problemas relatados em praças, condomínios e mercados, por conta de preços abusivos, Sales acredita que situações como saques a lojas não serão registradas. “O prefeito (Marcus Melo) e o secretário (Henrique Naufel) e a imprensa têm feito um trabalho muito transparente, focado na informação, e isso faz com que as pessoas se sintam mais seguras. Não acredito em registros como esses (saques) porque o mogiano, a maior parte dos moradores da cidade, sabe que a Covid é algo grave, mas também compreende que a cidade está fazendo o combate com os recursos disponíveis”, encerrou.

Mais tempo

Questionado sobre quanto tempo mais deverão vigorar as regras de isolamento social, Sales pondera: “Acredito que as regras possam começar a afrouxar entre os dias 15 de abril. Até lá, precisamos preservar vidas”.

Notícias falsas afetam trabalho dos agentes

Preocupado com o impacto do descumprimento das medidas de prevenção à pandemia em curso, o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, conta que um estorvo a mais são as falsas notícias, que estão circulando ferozmente nas últimas semanas. Ontem mesmo, por volta da hora do almoço, foi disparado que uma loja de roupas havia sido fechada na região central pela Prefeitura. Era mentira.

Notícias sobre bailes funks, muito comuns nos finais de semana, passaram a ser diárias. O problema é que enquanto a operação da Guarda Municipal verifica uma falsa notícia, algo urgente ou talvez muito grave deixa de ser atendido.

Se houver a identificação dos autores de mensagens enganosas, a Prefeitura tem como ir à Justiça. O problema: essa não é a prioridade hoje. “Isso requer a nossa atuação administrativa, e, agora, o que nos interessa é controlar as aglomerações, os focos de transmissão dessa doença”, admite Sales. Ontem, uma preocupação, era saber onde seriam descartados os materiais fabricados por uma empresa clandestina na Vila Rubens. Entre eles, álcool em gel.

Fonte:O Diário de Mogi