sexta-feira, 22 de junho de 2012

Deputado pede à Agência de Cooperação Internacional que financie experimento voltado à legalização do uso do insumo para melhorar qualidade e produtividade na agricultura orgânica



Deputado pede à Agência de Cooperação Internacional que financie experimento voltado à legalização do uso do insumo para melhorar qualidade e produtividade na agricultura orgânica
A legalização do uso do extrato pirolenhoso no Brasil para melhorar a qualidade e produtividade na agricultura orgânica é o objetivo do Plano de Experimento idealizado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita”, de Botucatu. Na expectativa de obter recursos para o projeto, o deputado federal Junji Abe (PSD-SP) recorrerá à Jica – Agência de Cooperação Internacional do Japão.
Segundo Junji, a execução Plano de Experimento depende de R$ 200.527,80, uma quantia que poderá ser obtida por meio de convênio entre a Unesp e a Jica. “A agência registra um vasto histórico de cooperação com o Brasil, especialmente no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias dirigidas à agropecuária”, observou, lembrando que os financiamentos concedidos pelo governo japonês permitiram avanços como o desbravamento do cerrado brasileiro – que passou a ser altamente produtivo no setor agrícola, e a autossuficiência na cultura de maçãs.
Presidente da Pró-Horti – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros e reconhecido conhecedor do agronegócio, Junji foi procurado nesta quinta-feira (21/06/2012) por Yosizo Kubota, professor aposentado da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, para que intermediasse o pedido junto à Jica. Ele integra o grupo de pesquisadores, encabeçado pelo professor doutor Roberto Lyra Villas Boas, que se dedica ao estudo e uso do extrato pirolenhoso na agricultura. 
O extrato pirolenhoso é um insumo de grande alcance, que não agride a natureza e nem é prejudicial a seres humanos e animais, de acordo com Villas Boas, coordenador do Gemfer – Grupo de Estudos e Pesquisas em Manejo de Fertilizantes e Resíduos. O trabalho conta com a colaboração da Apan – Associação dos Produtores de Agricultura Natural. Trata-se de uma ONG – Organização Não Governamental que se dedica a divulgar a produção e uso do composto a partir da tecnologia importada do Japão.
Com o Plano de Experimento, será possível aprofundar os estudos de extrato pirolenhoso para viabilizar sua produção no País, assim como legalizar sua utilização. É um subproduto de carbonização da madeira, obtido pela condensação da fumaça, que tem preço baixo e alta qualidade, como explica Junji. “Na ponta inicial de produção, garantirá renda extra a pequenos produtores de carvão. Na ponta final de uso, beneficiará pequenos lavradores, inclusive os da agricultura familiar, com a melhoria da qualidade de seus produtos e maior produtividade”, completa, baseado em informações de Kubota.
O deputado acrescenta que se trata de um projeto pioneiro no Brasil. Ao contrário do que ocorre no Japão, o extrato pirolenhoso ainda não pode ser utilizado nas lavouras brasileiras. O produto precisa ser registrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Plano de Experimento possibilitará obter dados exigidos pela Pasta para providenciar o registro do insumo.
Durante a conversa com Junji, o professor antecipou que o plano será desenvolvido com extrato que apresente qualidade uniforme. Ou seja, em que estejam ausentes substâncias consideradas cancerígenas, como benzopireno, e haja baixo teor de alcatrão. A expectativa é desenvolver o subproduto em conformidade com a Norma de Produção e Padronização de Extratos Pirolenhosos da Apan.
“Faremos o possível para conseguir viabilizar o convênio com a Jica. Toda tecnologia que beneficie os produtores, principalmente os míni e pequenos, é de extrema importância para o Brasil porque dá aos profissionais do campo melhores condições de desenvolverem sua atividade”, assinala Junji. Ele lembra que o extrato pirolenhoso é ambientalmente correto. Vem da madeira, que armazena a energia do sol e do solo, e retorna a sua origem ao ser utilizado nas lavouras. 
______________________________________


Mel Tominaga
Jornalista – MTb 21.286
               
                                                                                   


Poá flagra despejo ilegal de entulho próximo a córrego na Vila Romana




Após transitar pelo bairro Vila Romana anteontem, em Poá, o prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, flagrou pessoalmente um despejo irregular de lixo no Córrego Itaim, próximo ao limite com Ferraz de Vasconcelos.
Após constatar o ato ilegal, Testinha abordou os indivíduos que prestavam serviços para uma empresa de terraplanagem e logo solicitou a Polícia Militar (PM). A ação ilegal que ocorreu por volta das 21 horas caracterizou crime, de acordo com a lei municipal por despejo de entulho à beira do córrego.
Os policiais conduziram os dois indivíduos (um motorista e um empresário responsável) para o Distrito Policial (DP) de Poá e apreenderam o caminhão usado para o despejo. 
Os acusados responderão em liberdade. O Boletim de Ocorrência (B.O.) relata que os dois indivíduos negaram o despejo de entulho na beira do córrego. Por outro lado, alguns moradores que presenciaram a ação testemunharam dizendo que realmente viram a ação. 
De acordo com Testinha, o departamento responsável vai entrar com ação contra a empresa. "A área que houve o descarte irregular de resíduos sólidos não é de preservação ambiental, porém existem leis municipais e estaduais que pontuam que a prática é criminal, tanto em córregos quanto em terrenos particulares", comenta.
O flagrante feito pelo prefeito constatou somente um veículo no momento da ação. Para isso, Testinha já se pronunciou dizendo que viabilizará uma nova parceria entre secretarias municipais para intensificar o monitoramento de áreas prejudicadas como o Córrego Itaim. "Vamos passar a fazer essas vistorias com mais rigor. Esse tipo de descarte de entulho na beira dos córregos não pode acontecer", critica.


Fonte:Diário de Suzano

Sérgio, Vitóri, Paula Leita e Bel José / Foto: Elton Ishikawa



A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.


Abraço do Luizinho da Vila.

Combustíveis terão reajuste






A presidente da Petrobras, Graça Fortes, confirmou o aumento no preço da gasolina / Foto Divulgação


O governo ainda não definiu o índice de reajuste da gasolina e do diesel, mas a decisão de aumento está confirmada.


A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse que o aumento poderá ser de 10%, conforme antecipou o jornal Folha de S.Paulo na edição impressa desta quinta-feira (21).
"Normalmente a imprensa é muito bem fundamentada", disse Graça, ao ser questioada se esse seria o patamar de aumento.
A gasolina e o diesel representam metade da receita da Petrobras. A falta de ajuste tem refletido negativamente nas ações da empresa no mercado, principalmente depois que a estatal passou a ter que importar gasolina para suprir o consumo interno, comprando o combustível a preços internacionais e vendendo com preços congelados.
Ela não quis, no entanto, confirmar o percentual. "Nós não temos nenhum percentual de aumento da gasolina e nenhuma data específica."
Graça, porém, explicou que em algum momento o aumento deve acontecer. "Nós precisamos de um aumento, porque o Brent desceu, mas o câmbio está subindo. Então, a paridade do preço está bem defasada."
Nem o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nem o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmaram que o governo já teria um índice definido.
"Não confirmo nada", disse Mantega, sem querer comentar o assunto.
Segundo Lobão, o governo está constantemente estudando o impacto do aumento de combustíveis na inflação.
"Estamos sempre fazendo simulações de quanto a Petrobras precisa de aumento e como isso repercute na inflação. Isso não quer dizer que vá se realizar prontamente", disse o ministro.
Ele informou que ainda há espaço para utilizar a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), mas o governo está cauteloso porque se isso acontecer, os recursos da taxa serão esgotados, segundo
Lobão.
A Cide é usada como uma espécie de colchão pelo governo para amortecer o impacto do aumento dos combustíveis na inflação. O governo vem lançando mão do recurso há nove anos, lembrou Lobão, e por isso os reajustes não pesam no bolso do consumidor.
Desta vez, o governo tem dúvidas de usará o artifício ou deixará que o aumento chegue ao consumidor.


Fonte:O Diário de Mogi




Comando Geral tranquiliza PMs




O coronel Roberval Ferreira França comandar pessoalmente uma operação com 1.500 policiais militares / Foto Divulgação

O Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo passou a última noite redigindo uma carta para ser distribuída aos cerca de cem mil policiais militares do Estado.
O objetivo do documento é tentar amenizar a tensão dos PMs por conta dos ataques de criminosos na cidade de São Paulo e que já vitimaram seis policiais -cinco deles com características de crime encomendado.
A assessoria do comando geral confirmou na manhã de hoje a existência da carta aos PMs.
Na noite de hoje, o coronel Roberval Ferreira França sairá às ruas para comandar pessoalmente uma operação com 1.500 policiais militares. A intenção do oficial é transmitir segurança aos comandados.
Entre o dia 13 e a manhã desta sexta-feira, seis policiais militares foram assassinados a tiros na cidade de São Paulo. Em apenas um dos casos, ocorrido em Pirituba (zona oeste de São Paulo), há indicação de que o PM foi morto ao reagir a uma tentativa de assalto contra um mercado.
Os casos nos quais os PMs foram mortos com características de crime encomendado ocorreram na zona leste (3) e na zona sul (2). Esses dois últimos foram na noite de quinta-feira e no fim da madrugada de hoje.
Duas bases da PM, ambas na zona leste paulistana, também foram atacadas a tiros. Nenhum policial militar foi ferido nos atentados.
De acordo com o secretário da Segurança Pública de Geraldo Alckmin (PSDB), Antonio Ferreira Pinto, as cinco mortes dos PMs com características de crime encomendado não têm ligação e são fatos isolados.
Existe a suspeita de que as mortes com característica de crime encomendado tenham sido retaliação do grupo criminoso PCC contra a operação da Rota (espécie de tropa de elite da PM) que matou seis homens no fim de maio, na zona leste de São Paulo.
O bar onde a Rota matou cinco desses suspeitos de integrar o PCC foi incendiado na noite de ontem.
A possível retaliação contra os PMs também é reforçada porque um dos seis mortos na operação em maio chegou a ser preso no local do suposto tiroteio entre membros do PCC e policiais, mas foi levado para a rodovia Ayrton Senna, torturado e, depois, morto.
O sargento Carlos Aurélio Nogueira, 42, o soldado Marcos Aparecido da Silva, 37, e o cabo Levi Cosme da Silva Júnior, 34, foram presos pela morte de Anderson Minhano, 31. Ele teria sido levado para a rodovia porque já era investigado pela morte do PM Elias Barbosa dos Santos, 38, em Itaquaquecetuba (Grande São Paulo), um mês antes. (André Caramante – Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Milhares se reúnem em Assunção


Lugo perdeu apoio no congresso, mas população continua ao seu lado / Foto: Norberto Duarte-AFP

Milhares de pessoas estão reunidas hoje nas proximidades do Congresso paraguaio, na capital Assunção, horas antes do julgamento do processo de impeachment contra o presidente Fernando Lugo "por mau desempenho das funções".
De acordo com os meios de comunicação paraguaios, uma multidão já ficou de vigília de ontem para hoje no local.
O jornal "ABC Color", citando fontes policiais, aponta uma cifra de 2.800 camponeses. Ainda de acordo com o diário, efetivos policiais já foram deslocados para a praça para fazer a vigilância durante o julgamento, previsto para o início desta tarde.
Ontem, o Congresso paraguaio aprovou a abertura do processo, que terá conclusão ainda hoje, após uma exposição de duas horas de Lugo.
Assessores do presidente já afirmaram que o presidente deve entrar com uma ação de inconstitucionalidade contra processo, que não teria dado amplas garantias de defesa ao presidente, segundo aliados de Lugo.
Segundo a agência estatal de notícias paraguaia, IP Paraguai, a multidão reunida é composta de cidadãos de vários "departamentos" do país. Ontem, representantes de movimentos sociais do país já havia advertido que haveria uma convocação geral dos militantes em apoio ao presidente. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Assistência Agentes de saúde irão até a casa de moradores


Novo programa da Prefeitura de Mogi contará com 26 profissionais, que visitarão as famílias do bairro levando várias informações sobre saúde
Amilson Ribeiro


Apresentação do novo programa de saúde do distrito de Jundiapeba será feita hoje, na Unica, pelo prefeito Marco Bertaiolli
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) apresenta hoje, às 15 horas, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), que será implantado no distrito de Jundiapeba. O novo programa contará com 24 agentes e duas enfermeiras supervisoras para visitas às famílias do bairro em suas casas, levando informações sobre saúde e prevenção de doenças. 
Inicialmente, a equipe do Pacs ficará baseada no Pronto Atendimento (PA) 24 horas de Jundiapeba, mas, no futuro, o programa ganhará uma unidade própria. "A construção será ao lado do posto de saúde Nova Jundiapeba, na avenida João de Souza Franco, local de fácil acesso para vários pontos do bairro", informou Bertaiolli. 
No total, a unidade terá 236 metros quadrados de área construída, incluindo duas salas para reuniões com os agentes, um consultório e demais dependências. 
O Pacs promove visitas dos agentes comunitários de saúde às ca-sas dos moradores do bair-ro. Nestas visitas, as fa-mílias serão orientadas quanto a questões relacionadas à saúde, encaminhamentos e dicas de prevenção de doenças. 
"Dependendo da necessidade, os pacientes poderão ser encaminhados ao centro médico de referência, que será a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Nova Jundiapeba", disse o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, lembrando que a iniciativa tem como objetivo otimizar a utilização dos novos equipamentos de saúde implantados no distrito, como a Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), inaugurada em fevereiro deste ano, e o Pronto Atendimento 24 horas de Jundiapeba, equipado com raio X e demais recursos diagnósticos. 
O Pacs será gerenciando em Mogi das Cruzes pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), entidade responsável pelo Programa Saúde da Família (PSF), que, no município, conta atualmente com 11 unidades e presta atendimento para mais de 10 mil famílias cadastradas.


Fonte:Mogi News







Reforma Obras no Mercado do Produtor vão atrasar




Consumidores e comerciantes reclamam dos atrasos e da falta de planejamento. Secretário garante conclusão, mas com novo prazo
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga / CMMC
Vistoria no Mercado do Produtor: vereadores criticam o atraso nas obras; secretário de obras culpa as chuvas. Entrega fica para agosto
As obras de revitalização do Mercado Municipal do Produtor "Minor Harada" sofrerão atrasos. O prazo de conclusão era na primeira quinzena de julho, porém, como consequência das chuvas e da realização de trabalhos na parte externa, a previsão agora é de que o serviço seja finalizado no final de agosto.


Apesar das justificativas apresentadas pelo secretário municipal de Obras, Walter Zago, os vereadores Jolindo Rennó Costa (PSDB) e o presidente da Câmara, Rubens Benedito Fernandes (PR), criticaram a evolução dos trabalhos e cobraram agilidade durante vistoria no local, na tarde de ontem. 
"Os comerciantes e consumidores estão reclamando da demora e da falta de planejamento", frisou Bibo. "Há dificuldade na chegada das mercadorias, porque as rampas de acesso aos boxes estão obstruídas por materiais. A desculpa para o atraso sempre é a chuva, porém, tivemos quase 20 dias de tempo estável e o cronograma continua sem evoluir", afirmou Rennó Costa, presidente da Comissão de Obras, Habitação e Urbanismo do Legislativo.


Rennó Costa salientou que a construção da praça de alimentação, considerado o maior anseio dos frequentadores e boxistas, "deveria ser prioridade". Os vereadores da Comissão de Obras haviam visitado o local em março deste ano.


Zago concordou com as críticas e disse que a empresa Engesec Construções, responsável pelo projeto, já foi notificada e os problemas relatados serão resolvidos. "Faremos uma reunião a fim de sanar todas as questões, mas a prorrogação da entrega ocorrerá por consequência das chuvas e do acréscimo de trabalho, principalmente, aquele realizado na área da Festa do Divino", disse o secretário. "O contrato está em andamento e em qualquer obra, nossa prioridade é a população. Os serviços não são feitos todos os dias, por conta da chegada de mercadorias e do uso do local para vendas", explicou. O investimento no mercado municipal é de R$ 1,3 milhão.


Ainda serão finalizadas a construção da portaria, a pavimentação de parte do estacionamento, a troca do sistema hidráulico, entre outros.




Casa da Agricultura
O secretário municipal de Obras informou que a construção da Casa da Agricultura está na fase final de reforma e deverá ser entregue no início de julho. A construtora Fasul refez todas as instalações elétricas, hidráulicas, cobertura do prédio. A revitalização como um todo custou R$856 mil.


Fonte:Mogi News


Avaliação Promotor vistoria atendimento de oncologia no Luzia de Pinho Melo



Lupo disse que todas as ações até então prometidas estão sendo cumpridas, dentro de um plano de trabalho
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Osvaldo Birke


No geral, promotor disse que pacientes estão recebendo assistência. Ele ainda concluirá avaliação
O promotor de Justiça do Fórum de Mogi das Cruzes, Fernando Paschoal Lupo, deve divulgar na próxima semana um parecer sobre o atendimento prestado pelo Hospital Luzia de Pinho Melo aos pacientes com câncer. O representante do Ministério Público visitou ontem o hospital para avaliar a infraestrutura e a assistência oferecida aos pacientes desde maio, quando o serviço passou a ser realizado por determinação da Secretaria de Estado da Saúde.
Antes, pacientes com a doença e que precisavam de consultas periódicas com oncologista, procedimentos de quimioterapia ou radioterapia e moravam nos municípios do Alto Tietê e Guarulhos, eram atendidos no Centro Oncológico e Hospital do Câncer "Dr. Flávio de Isaías Rodrigues". A instituição é acusada pelo governo do Estado de cometer fraudes e atos administrativos ilegais contra o Sistema Único de Saúde (SUS) e está impedida de prestar qualquer atendimento a pacientes que não tenham convênio.


Fernando Paschoal Lupo e o promotor de Justiça do Patrimônio Público, Alexandre Coelho, instauraram inquérito para avaliar as denúncias apresentadas contra o HC de Mogi. Lupo avalia não apenas as acusações de supostas irregularidades como também de medidas adotadas pelo governo estadual para garantir atendimento às pessoas com a doença e eventuais problemas que elas possam ter em razão da transferência do serviço para o hospital público.
Lupo permaneceu durante três horas dentro do Hospital Luzia de Pinho Melo. Ele evitou dar detalhes da vistoria, porém, o que se sabe é que ele avaliou o setor de ambulatório e quimioterapia e também alguns documentos no setor administrativo. "Existem muitos pontos a serem avaliados, algumas sugestões serão apresentadas, mas, no geral, pode-se dizer que os pacientes não estão desassistidos e todas as ações até então prometidas estão sendo cumpridas, dentro de um plano de trabalho. Havia a previsão de em até dois meses (início de julho) o serviço de ambulatório e quimioterapia já estarem em andamento e tudo está dentro do previsto. Vamos continuar acompanhando", comentou o promotor, informando que a direção do Luzia reforçou o prazo para início do serviço de radioterapia até o fim do ano.
Na avaliação do promotor, a implantação do telefone  (11) 3583-2876, pela Secretaria de Estado da Saúde, para agendamento de consultas e dúvidas dos pacientes, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e emendas), das 8h às 16h, pode diminuir transtornos enfrentados pela maioria dos pacientes.
"Mas ainda há alguns pontos a serem revistos", voltou a dizer o promotor, que aguarda o envio de outros documentos do governo do Estado e de outros órgãos, como Ministério Público Federal e Conselho Regional de Medicina (CRM), que também apuram as denúncias, para dar o parecer final.


Polícia Civil
A delegada assistente da Seccional de Mogi das Cruzes, Valéria Belmonte, que apura as denúncias na esfera criminal, convocou o diretor e fundador do Centro Oncológico, Flávio Isaías Rodrigues, para prestar depoimento na próxima semana. A data e o horário não foram divulgados.


Fonte:Mogi News


Último segundo o capitão Felício Kamiyama finalmente no PR


Jorge Moraes
O capitão Felício Kamiyama finalmente conseguiu legenda para poder concorrer às eleições de outubro como pré-candidato a vereador pelo PR. Kamiyama já tinha feito uma via sacra. Por ter obtido em 2008 mais de 2 mil votos, acabou sendo um "adversário indesejado" para alguns partidos. Como é militar, ele só precisou pedir licença da Polícia Militar agora a praticamente três meses antes das eleições.


Capitão
E deve se tornar o capitão mais antigo do Estado de São Paulo por estar há mais de oito anos na mesma função. Para tentar concorrer a uma vaga na Câmara Municipal, Kamiyama abdicou da promoção para aumentar a patente que teria neste momento. Ao lado do vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) e do ex-vereador Sargento Simões, são os candidatos da área militar.


Fonte:Mogi News







PT e Gilberto Moro


A união entre o advogado Marco Soares com Gilberto Moro para disputar, respectivamente, a pré-candidatura a prefeito de Mogi e a vice pode ser comparada, guardadas as devidas proporções, a outro fato que abalou o cenário nacional: a foto estampada nos jornais de Lula e Maluf juntos para apoiar Fernando Haddad na disputa pela Prefeitura de São Paulo, que culminou com a pulada fora da deputada federal Luiza Erundina, que seria a candidata a vice.


Ex-malufista
Causou surpresa geral no cenário político da cidade o lançamento do nome de Moro a vice de Marco Soares. Vale lembrar que Gilberto Moro, ex-chefe de gabinete do ex-prefeito Junji Abe (PSD), já foi também no passado malufista roxo, daí a estranheza pela composição, tal qual foi a entre Maluf e Lula, outrora inimigos políticos declarados. A surpresa também foi pelo fato de Gilberto Moro ser considerado bom estrategista e se lançar numa chapa majoritária.
Divulgação


Palhaçada
O debate sobre o assunto deu pano para a manga ontem no programa Radar Noticioso apresentado pela jornalista Marilei Schiavi. O advogado Gustavo Ferreira, que preside o Diretório Municipal do PP, classificou a composição de "um passa-moleque", já que ele integrava a aliança que se propunha ser uma alternativa à tentativa de reeleição do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), junto com o PT e o PTB na cidade.


Passa-moleque
Segundo Ferreira, ele não foi avisado sobre o nome de Moro. O descontentamento do PP com os rumos da "aliança" já estava evidente, segundo Ferreira, por conta do nome ´goela abaixo´ de Marco Soares sem uma discussão maior. Ferreira disse que o PP ainda apoiava o nome do ex-vereador Austelino Ferreira Mattos (DEM) ou uma discussão maior em torno de outro nome. 


Não sabia
A maior surpresa foi por conta da entrevista com o empresário Ronaldo Alabarce, que era cotado para ser vice de Soares. Ao ser indagado pelo repórter da Rádio Metropolitana, Eduardo Cardoso, do que ele achava de Moro ser o vice de Marco Soares, Alabarce deixou claro que não sabia de nada e ficou pasmo também.


Fonte:Mogi News











Secário fará representação no PT


O empresário Lucas Secário informou nesta quinta-feira (21), em entrevista a O Diário, que até o início da próxima semana, ingressará com uma representação junto ao Conselho de Ética do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores pedindo a substituição da candidatura do advogado Marco Soares pela sua, na disputa pelo cargo de prefeito nas eleições outubro próximo. No documento, ele também deverá requerer a dissolução da atual diretoria do PT de Mogi das Cruzes.
A principal alegação de Secário é a de que o diretório municipal teria, supostamente, desobedecido ao estatuto do partido.
Secário alega que, em janeiro deste ano, solicitou ao presidente do diretório municipal, Clodoaldo Aparecido de Moraes, a realização de prévias no partido. Ele queria colocar seu nome à disposição da legenda para uma possível pré-candidatura ao cargo de prefeito, ao lado de Marco Soares. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi

Casarão ainda aguarda restauro




Demora na restauração do casarão tem deixado especialistas preocupados / Foto Edson Martins


Ainda não há previsão para a restauração do Casarão da Rua Coronel Souza Franco, considerado um dos símbolos do patrimônio histórico da Cidade. O imóvel datado da década de 1920 recebe obras emergenciais, com o objetivo de recuperar a estrutura do prédio. Porém, quem passa pelo local, pode facilmente colocar em dúvida a forma como os serviços estão sendo realizados.
Em maio, a empresa responsável colocou plásticos para proteger a casa da ação do tempo. Porém, o material de proteção está em petição de miséria. A água da chuva que insiste em cair nos últimos dias entra tranquilamente pelo interior do casarão. A forma como as obras emergenciais estão sendo realizadas já foi motivo de questionamento da população em ocasiões passadas.
Os serviços ganharam repercussão na segunda quinzena de março, depois da publicação de uma fotografia nas redes sociais, que mostrava o imóvel repleto de entulhos e sem alguns itens, como o gradil da frente, por exemplo. Na época, a situação gerou bastante polêmica, inclusive com reações de alguns membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap). (Júlia Guimarães)


Fonte:O Diário de Mogi

Especialistas analisam pesquisa




Elias e Pola (da esq. p/ dir.) avaliam números de pesquisa que colocam Bertaiolli em ótima posição / Fotos Arquivo


O atual favoritismo do prefeito e pré-candidato à reeleição Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) entre os eleitores mogianos, apontado na pesquisa Ibope encomendada e divulgada com exclusividade nesta semana por O Diário, pode ser atribuído a inúmeros fatores, além dos próprios acertos da Administração Municipal. Os 52% de intenções de votos alcançados por ele nesse período pré-eleitoral podem ser explicados por questões que vão desde o momento favorável da economia do País até as fragilidades dos possíveis adversários. Essa é a análise que especialistas consultados ontem fizeram dos resultados da consulta de opinião publicada pelo jornal. Para eles, uma eventual reversão do atual quadro será bastante difícil e exigirá dos outros candidatos grandes esforços.
O sociólogo Afonso Pola explica que, normalmente, quando um chefe do Poder Executivo tem boa avaliação é porque o eleitorado enxerga que a gestão do político avaliado tem mais qualidades do que defeitos. (Júlia Guimarães)


Fonte:O Diário de Mogi