quarta-feira, 18 de abril de 2012

Folha revela conspiração para demissão da cúpula dos transportes Qua, 18 de Abril de 2012 16:11



A reportagem publicada nesta quarta-feira, 18, no diário FOLHA DE S. PAULO, sob o título "DENIT LEVOU CRÍTICAS À DELTA A ÓRGÃOS DE CONTROLE", revela, a partir do exame de grampos telefônicos, que o noticiário anterior ao afastamento da cúpula do Ministério dos Transportes foi produto de uma conspiração que envolve o contraventor Carlos Cahoeira e a revista VEJA.

Segundo a reportagem assinada pelos jornalistas Cátia Seabra, Rubem Valente e Dimi Amora, Cachoeira seria a fonte de supostas informações para a matéria que provocou a crise nos transportes, com acusações contra o então Ministro Alfredo Nascimento, o Secretário Geral do PR, deputado Valdemar Costa Neto e o então Diretor Geral do Denit, Luiz Antônio Pagot.


A leitura do texto publicado na página A7 informa que "Cachoeira disse a Claudio Abreu, diretor da Delta no Centro-Oeste, que estava fornecendo informações sobre irregularidades no Dnit para a revista Veja durante a apuração de uma reportagem". Ainda segundo a reportagem da FOLHA, as tratativas do contraventor para fornecer supostos dados contra o Denit para a VEJA era uma retaliação à Direção do Orgão que reclamava da qualidade dos serviços prestados pela empreiteira. A matéria da FOLHA ressalta que as "obras estavam malfeitas ou atrasadas, segundo o Dnit. A partir de 2010, o órgão começou a abrir processos administrativos ou emitir documentos que ameaçavam tirar contratos da empreiteira, que nega irregularidades."


O esforço de reportagem concluiu que "o atrito entre a Delta e o Dnit levou o grupo comandado por Carlinhos Cachoeira, investigado por suspeita de contravenção e ligado à empreiteira, a atuar pela queda do diretor-geral do órgão".



:: Partido da Republica - SP ::
Av: Republica do Libano, 620 - Jd Paulista - SP

Número mínimo de vereadores




Com a proximidade das eleições de 2012 as Câmaras Municipais têm começado a se preocupar com a fixação do número de vereadores para a próxima legislatura, o que deverá se dar, a teor do artigo 29 da Constituição Federal, através de lei orgânica, votada em dois turnos, com interstício mínimo de dez dias, aprovada por dois terços de seus membros.

Ocorre que, ao contrário do que vêm decidindo algumas Câmaras Municipais, não é possível se estabelecer livremente o número de cadeiras, observando-se tão somente o número máximo constante de cada uma das novas faixas populacionais previstas na Constituição. Isto porque, neste caso, não é ampla a discricionariedade do legislador municipal para fixar um número qualquer de edis, desde que abaixo do “teto” legal.


Tal limitação decorre de pacífico entendimento do Supremo Tribunal Federal que, quando do julgamento do RE 197.917-8/SP em que se discutiu a composição da Câmara de Vereadores de Mira Estrela, o acabou assentando que as Leis Orgânicas Municipais devem, necessariamente, adotar número de vereadores correspondente ao de habitantes, atendendo a parâmetros aritméticos precisos que observem o critério da proporcionalidade.


Apesar da Emenda Constitucional nº 58/2009, que alterou a redação do mencionado artigo 27 para aumentar de três para vinte e quatro as faixas populacionais ter apenas mencionando o número máximo de cadeiras, há de se ter em mente a impossibilidade de se fixar, aleatoriamente, o número de vereadores, sem levar em conta o tamanho da população que irá se representar.


Deste modo, o município situado em faixa posterior nunca poderá estabelecer seu número de vereadores abaixo do número máximo previsto para a faixa anterior.


Tomemos como exemplo um município com mais de 50.000 e menos de 80.000 habitantes, situado na alínea “d” do citado artigo 29, que prevê o número máximo de 15 vereadores. Neste caso tal município deverá observar o número mínimo de 13 vereadores, que é o numero máximo estabelecido para a faixa populacional anterior, alínea “c”.


Assim, a Lei Orgânica deste município só poderá estabelecer que a Câmara Municipal seja composta por 13, 14 ou 15 vereadores.


Já se sabe muito bem que o número de vereadores que compõe as Câmaras Municipais pouco influi nas despesas do Poder Legislativo, uma vez que a própria Constituição estabeleceu o limite de gastos com base na população do município.


Por outro lado, esta mesma Constituição visa garantir a representatividade popular e o pluralismo político, devendo as Câmaras Municipais representar as mais diversas parcelas da sociedade.


Desta forma, não há nenhum argumento, legal ou moral, que justifique a fixação de número de vereadores em número inferior a faixa populacional na qual o município se insira.




RICARDO VITA PORTO
Advogado especializado em direito político-eleitoral
vitaportoemiranda.com.br

Japão:célula-tronco faz crescer pelos em rato



Pelos pretos nasceram no rato após experiências no Japão / Tokyo University of Science/AFPOs estudos japoneses criaram, nesta quarta-feira, uma nova esperança para a cura da calvície
Pelos pretos nasceram no rato após experiências no Japão
Tokyo University of Science/AFP
Da Redação noticias@band.com.br
Cientistas do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade de Ciência de Tóquio, no Japão, implantaram folículos criados a partir de células-tronco que fizeram crescer cabelo em ratos sem pelo. 


Os estudos japoneses criaram, nesta quarta-feira, uma nova esperança para a cura da calvície. A imagem divulgada hoje despertou a curiosidade de especialistas de todo o mundo. 


Fonte:band.com.br

Enfim, Mogi vai para Super Copa Brasil Liga Nacional do Novo Basquete Brasil (NBB


SOBERANOS Os jogadores mogianos dominaram o garrafão, ontem 
Warley Leite
THIAGO CAMPOS
O Mogi das Cruzes/Sanifill não teve trabalho para confirmar o terceiro lugar da Copa Sudeste e conquistar o direito de disputar a Super Copa Brasil. A vaga da equipe de Marcelinho Rato veio na noite de ontem após a vitória diante do Jacareí Basketball, pelo placar de 89 a 70, em duelo realizado no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, o ‘Hugão’. A série melhor de três jogos terminou em 2 a 0 para os mogianos.

A partir de agora, o time mogiano aguarda apenas a confirmação da cidade-sede da Super Copa Brasil, competição que oferece duas vagas na Liga Nacional do Novo Basquete Brasil (NBB). Mogi das Cruzes e Pelotas (RS) aparecem como candidatas a sediar o evento organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).


O público não compareceu em grande número para acompanhar o segundo confronto entre Mogi e Jacareí, mas os poucos torcedores presentes nas arquibancadas não tiveram fortes emoções. A vitória foi tranquila e ao final do confronto os mogianos receberam o troféu e as medaillhas pelo feito.


A equipe do Vale do Paraíba veio para o jogo completamente desfigurada, com apenas sete jogadores. O Mogi aproveitou a fragilidade para terminar à frente do placar em todos os quartos.


O primeiro tempo foi mais equilibrado. Os mogianos não conseguiram abrir ampla vantagem e o marcador terminou em 44 a 39. A partir do terceiro quarto, o time do capitão Edu Caviglia se soltou em quadra e construiu a vitória com 19 pontos de diferença. O ala norte-americano Maurice Riddick foi o grande destaque dos donos da casa e terminou como o cestinha da partida, com 24 pontos.


"O terceiro lugar não era o que a gente almejava. O objetivo era ser campeão desta etapa. Mas o terceiro lugar está de bom tamanho já que conseguimos a classificação do mesmo jeito. Agora é cabeça totalmente focada na Super Copa para conquistar a tão sonhada vaga no NBB", destacou Caviglia.


O técnico Marcelinho Rato tirou um peso das costas, mas já adianta que a vaga de ontem foi apenas o primeiro de muitos objetivos. "A vaga veio com muito trabalho e superação. O time agora precisa se refazer emocionalmente e fisicamente. A diretoria também já está trabalhando em busca de mais dois reforços", concluiu.


Fonte:O Diário de Mogi

União e Atlético estreiam dia 6 de maio, Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão.


A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou as datas e horários dos jogos da primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão 2012. União, Atlético Mogi e Esporte Clube União Suzano (Ecus) estreiam no dia 6 de maio, domingo, a partir das 10 horas, pelo Grupo 6. Pelo Grupo 5, o União Suzano Atlético Clube (Usac) começa a sua caminhada no dia 5, um dia antes.


O União Mogi tem estreia agendada para o dia 6 de maio, a partir das horas, diante do Jacareí, no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão. No mesmo dia e horário, o Atlético Mogi, que ainda não divulgou o seu planejamento para a temporada 2012, vai até São José dos Campos enfrentar o Joseense no Estádio Martins Pereira.

A segunda rodada do Grupo 6 terá o clássico mogiano entre Atlético e União. O jogo acontece no dia 12 de maio, a partir das 15 horas, no Estádio Nogueirão.


O primeiro time da Região do Alto Tietê a entrar em campo será o União Suzano. A equipe do técnico Edinho Poá terá pela frente o Osasco, às 15 horas, no Estádio Municipal Prefeito José Liberatti. A segunda partida da equipe suzanense será no dia 12 de maio, às 19 horas, contra o Atibaia, no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão.


O Ecus, por sua vez, estreia contra o Manthiqueira, dia 6 de maio, às 10 horas, no Suzanão. A segunda partida do Leão do Colorado será no dia 12 de maio, a partir das 15 horas, contra o Jacareí, no Estádio Municipal Stavros Papadopoulos, no Vale do Paraíba.


Fonte:O Diário de Mogi

basquete: Mogi/SaniFill bate rival e está na Super Copa Brasil


Jogando em casa, equipe vence o Jacareí por 89 a 70 no segundo confronto e fica com vaga
Rodrigo Barone
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O Mogi/SaniFill precisava vencer o Jacareí para completar duas vitórias e ficar com a 3ª colocação
A vaga para o torneio de basquete mais importante do País, o Novo Basquete Brasil (NBB) está mais perto para a equipe do Mogi das Cruzes/SaniFill. A vitória de ontem sobre o Jacareí por 89 a 70, no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi, valeu muito mais do que uma simples terceira colocação. 
A conquista credenciou os mogianos a participarem da Super Copa Brasil, torneio que vale vaga para o NBB e será realizado entre os dias 7 e 12 de maio. 
Apesar de alguns sustos, a equipe mogiana dominou o jogo e fechou a disputa ´melhor de três´, em 2 a 0 (a equipe venceu o Jacareí, fora de casa, no sábado). Com excelente atuação do time, principalmente dos alas/armadores Riddick e Vinicius. Antes mesmo do fim do jogo, a torcida mogiana já comemorava a classificação.


Após a partida, o armador Gustavinho, que está contundido e só deve voltar às quadras na metade do segundo semestre do ano, falou sobre a aflição de acompanhar as partidas do banco de reservas e elogiou os companheiros pela classificação. 
"Fiquei torcendo demais, mas é difícil não poder ajudar dentro de quadra. Conquistamos nossa primeira meta e agora não podemos parar. O Vinicius e Riddick jogaram muito bem e cobriram minha ausência", disse Gustavinho, um dos atletas mais queridos pela torcida. 
Apesar da responsabilidade de atuar como armador na equipe mogiana, Vinicius se mostrou feliz por ter subido de produção no decorrer da competição. "Trabalhei muito depois da derrota contra o XV de Piracicaba porque sei que tive muitas falhas e hoje fiz um bom jogo na distribuição da equipe. Cobrir o Gustavo é difícil porque ele se tornou um ídolo da cidade", disse.


Riddick exaltou o trabalho em conjunto. "Jogamos bem porque trabalhamos em equipe e é assim que devemos continuar, sem individualismo", afirmou o americano. O capitão Edu Caviglia, comemorou a classificação e torce para que a Super Copa seja realizada em Mogi. "Estou ansioso e na expectativa para que a Super Copa seja realizada na cidade", afirmou.


Fonte:Mogi News

Boca no trombone: Drogas entorpecentes, em especial o crack


Fabio Simas
Fábio Simas

Deixando a ignorância e a hipocrisia de lado, sabemos muito bem que o uso imoderado de substâncias entorpecentes, em especial o crack, vem trazendo sérios problemas tanto para os usuários quanto para a sociedade.


Embora alguns insistam em pensar com a cabeça de décadas atrás, é certo que esse mal não pode ser reduzido a assunto de polícia - o famigerado "mão na cabeça, vagabundo!". Mas sim ser entendido como uma doença que requer tratamento específico e multidisciplinar, enfim, uma questão de saúde pública. Basta olharmos a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID 10) para constatarmos os inúmeros transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de drogas e substâncias psicoativas.


Entretanto, por conta da negligência do poder Executivo, o tratamento e a recuperação dos viciados tornaram-se privilégios daqueles que nasceram em berço abastado e que têm condições de arcar com os elevados custos de uma clínica particular, de modo que aqueles que pertencem a outros estratos sociais acabam relegados ao inferno da marginalidade.


Não deveria ser assim. A Constituição Federal garante a saúde como direito social fundamental e, por conseguinte, como um dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, os quais têm a obrigação não apenas de prevenir doenças, mas também de proteger e recuperar o ser humano, com a adoção de políticas públicas a serem aplicadas tanto no plano individual como no coletivo.


Nesse quadro, o poder Judiciário tem se tornado a salvaguarda da esperança de inúmeros cidadãos. Isto porque, sensível às histórias de martírio das famílias, o Estado-Juiz tem assegurado o direito dessas pessoas ao determinar internações involuntárias ou compulsivas de dependentes químicos e obrigando Estados e municípios a colocarem à disposição vagas em hospitais ou clínicas (públicos ou privados) e, sobretudo, arcarem com as respectivas despesas.


Além do direito à saúde, as decisões judiciais amparam-se nas Leis Federais 8.080/90, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde, e 10.216/01, que cuida da proteção e dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, e, principalmente, no princípio da dignidade da pessoa humana, arcabouço do ordenamento jurídico, no sentido de não apenas salvar vidas, mas também reinserir cidadãos à sociedade, livrando-os do submundo das drogas.


Leis existem aos montes, porém, para os administradores públicos, são como meros floreios, pois eles, quando não incompetentes, não têm a mínima vontade política de enfrentar o problema, o que nos leva à pergunta: o que é pior, as drogas nas ruas ou a "droga" que são os nossos políticos?


Fábio Simas
é advogado e colabora toda quarta-feira com esta coluna


Fonte:Mogi News

Filho de peixinho... Dr Marcos Batalha delegado titular do 1º Distrito Policial de Mogi,


Divulgação



Marcos Batalha Júnior, de 21 anos, que é filho nada mais nada menos do que o competente delegado titular do 1º Distrito Policial de Mogi, Marcos Batalha, foi aprovado ontem no concorrido exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Tudo isso antes de se formar no curso de Direito.
...peixinho é
Em breve, o novo advogado estará atuando na cidade. A família e os amigos vibraram com a vitória de Batalha Júnior, que deverá se enveredar para a área de Direito Empresarial.

Fonte:Mogi News

Segurança, prioridade do Bairro do Mogilar últimos tempos, têm ocorridos inúmeros casos de assaltos, com famílias – especialmente pessoas idosas


Jose A. ArraesAntes mesmo de ser empossada, a nova diretoria da Associação dos Amigos do Bairro do Mogilar, com José Arraes à frente, se reuniu e definiu a questão da segurança pública como a prioridade a ser buscada pela entidade. No encontro dos futuros diretores, realizado na Casa Paroquial da Igreja de São José Operário, no início desta semana, ficou estabelecido que o ex-comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, coronel aposentado Paulo Roberto Madureira Sales, será convidado a fazer um levantamento da situação no Bairro para apontar as ações que deverão ser tomadas, de imediato, para buscar a redução da criminalidade no Bairro. Nos últimos tempos, têm ocorridos inúmeros casos de assaltos, com famílias – especialmente pessoas idosas – sendo submetidas à violência dos marginais, até agora em liberdade. De posse das informações do coronel, a Associação iniciará as ações que lhe forem indicadas junto às autoridades policiais militares da Cidade. A Associação, por meio do presidente eleito José Arraes, também fez contato com o diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Silvio Judice, encarregado de efetuar os levantamentos necessários para o início do processo de desassoreamento do Rio Tietê. Convidada, Judice aceitou fazer uma reunião com moradores ligados à entidade para aprofundar as discussões sobre o assunto. Já se sabe que desta vez a limpeza será feita no trecho compreendido entre a Ponte da Avenida João XXIII, em César de Souza, até a foz do Rio Jundiaí, em Jundiapeba, num trecho de 17 km. Segundo as informações do dirigente do DAEE, já estão sendo feitas a batimetria e ecobatimetria, necessárias para avaliar o volume de sujeira depositada no fundo do Tietê no espaço onde serão executadas as obras.


Fonte:O Diário de Mogi

Peluso critica os colegas e Dilma Rousseff



REPROVAÇÃO Para Peluso, trabalho da ministra Eliana Calmon na Corregedoria não gerou nenhum resultado 


Divulgação



BRASÍLIA
De saída da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Cezar Peluso disse que o futuro da Corte é preocupante e que o trabalho da ministra Eliana Calmon na Corregedoria Nacional de Justiça não gerou qualquer resultado. Em entrevista publicada no site Consultor Jurídico, Peluso criticou a presidente Dilma Rousseff, por ter tirado do orçamento deste ano o aumento do Judiciário, e o senador Francisco Dornelles, que ele afirma estar a serviço dos bancos.


Peluso deixa a presidência do tribunal hoje. De acordo com outros ministros, Peluso pode antecipar em algumas semanas sua aposentadoria e não voltar do recesso de julho. Na entrevista, Peluso afirma que o futuro do Supremo é preocupante. "Há uma tendência dentro da corte em se alinhar com opinião pública. Dependendo dos novos componentes", disse.


Marcado pelo conflito travado no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a ministra Eliana Calmon, Peluso agora afirma que o trabalho da corregedora não produziu efeitos e diz haver suspeitas sobre a intenção dela de se candidatar. "Até agora ela não apresentou resultado concreto algum, fez várias denuncias. Ela está se perdendo no contato com a mídia e deixando de lado o foco, a procura de resultados concretos", disse ele.


"No mês de setembro ela sai, retorna para o tribunal dela, que é o STJ. Termina o mandato (de corregedora) e volta. (...) Que legado deixou?", questiona.


Na Corregedoria do Tribunal de Justiça de SP, Peluso afirmou que resolvia os problemas que envolviam juízes suspeitos de irregularidades sem alarde. "Chamávamos os envolvidos e abríamos o jogo: 'Temos tantas provas contra vocês e se não forem para a rua agora iremos abrir processo'. Nunca fizemos escarcéu com esses casos", contou.


Peluso questionou, na entrevista, os resultados da mudança patrocinada no sistema previdenciário do funcionalismo público e disse que o serviço público não atrairá servidores decentes. "O governo está interessado em um problema imediato político que é diminuir o déficit da Previdência Social, não está interessado com a eficiência da máquina ao longo do tempo", argumentou.


Na sua gestão, Peluso não conseguiu viabilizar o reajuste dos salários do Judiciário. E afirma que a presidente Dilma Rousseff descumpriu a Constituição ao tirar do orçamento encaminhado pelo STF a previsão de aumento dos salários.


"A Presidência descumpriu a Constituição, como também descumpriu decisões do Supremo. Mandei ofícios à presidente Dilma Rousseff citando precedentes, dizendo que o Executivo não poderia mexer na proposta orçamentária do Judiciário, que é um poder independente, quem poderia divergir era o Congresso. Ela simplesmente ignorou", disse.


Peluso responsabilizou o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) pela não aprovação da proposta de emenda à Constituição que mudava a sistemática dos processos e acelerava a tramitação dos processos. A ideia foi combatida por advogados e criticada por alguns ministros do STF.


Na série de entrevistas, Peluso critica também o resultado do julgamento que declarou a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa.


Fonte:O Diário de Mogi

Transporte Vereador quer ciclovia entre estação e César de Souza


Daniel Carvalho

Ciclovia passaria pela avenida Francisco Rodrigues Filho
O vereador Carlos Evaristo da Silva (PSD) fez duas indicações à Prefeitura de Mogi das Cruzes para que sejam abertos estudos para a implantação de duas faixas de ciclovia que liguem a Estação Estudantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao distrito de César de Souza.

"Proponho estudos para a implantação de uma ciclovia saindo da estação Estudantes, seguindo pela avenida Francisco Rodrigues Filho, até César de Souza, e outra faixa da estação seguindo pela avenida João XXIII", sugeriu o parlamentar.


Ele explicou que há um grande número de ciclistas no distrito, "mas eles estão deixando as bicicletas de lado devido à falta de locais seguros para transitar". "Temos de buscar meios para diminuir a quantidade de carros no trânsito de Mogi. A cada dia, novos veículos vão para as ruas e, se nada for feito, em breve, a situação ficará insuportável".


Recentemente, o Estado anunciou a construção de uma ciclovia metropolitana, que vai passar por sete municípios, entre eles, Mogi. (C.L.)


Fonte:Mogi News

O governo federal vai repassar a Mogi das Cruzes R$ 840 mil, por meio de convênios com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome


verba federal
União libera R$ 840 mil para projetos esportivos e sociais
Maior volume de recursos será destinado à instalação do programa Cozinha Comunitária
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Os projetos foram apresentados na tarde de ontem, durante sessão na Câmara Municipal, e seguiram para análise das comissões
O governo federal vai repassar a Mogi das Cruzes R$ 840 mil, por meio de convênios com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os projetos foram apresentados durante a sessão de ontem na Câmara Municipal e seguiram para a análise das comissões permanentes.

O maior volume de recursos (R$ 450 mil) será destinado à instalação do programa Cozinha Comunitária e para a compra dos equipamentos necessários. A Prefeitura terá de arcar com uma contrapartida de R$ 39,2 mil. O projeto em Mogi será coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. 
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, as "Cozinhas Comunitárias são unidades de alimentação e nutrição com produção mínima de 200 refeições por dia e funcionamento de no mínimo cinco dias por semana. Sua operacionalização pode ser assumida por organizações comunitárias inseridas em programas municipais e/ou estaduais de geração de trabalho e renda". O público-alvo do programa é principalmente "os grupos sociais em situação de insegurança alimentar e nutricional, como, por exemplo, gestantes desnutridas, crianças de até 6 anos de idade, estudantes, desempregados, trabalhadores formais e informais de baixa renda, idosos e pessoas que estão abaixo da linha da pobreza". 


Esporte
O restante da verba da União será destinada à "implantação de infraestrutura esportiva" na Vila Jundiaí (R$ 292,5 mil) e à construção de uma quadra de tênis (R$ 97,5 mil) no município. Os valores foram encaminhados pelo Ministério dos Esportes, por meio da Caixa Econômica Federal. A contrapartida da administração municipal será de R$ 33,5 mil para a Vila Jundiaí e de R$ 32,5 mil para a construção da quadra.


Os projetos de convênios foram apresentados três dias depois de Mogi receber a visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que, ao lado do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), inaugurou a Praça da Juventude, no Jardim dos Amarais. O investimento no local foi de R$ 1,7 milhão, sendo R$ 1,5 milhão somente da pasta administrada por Rebelo.


Fonte:Mogi News

Incentivo: Atividades orientam os educadores no uso do jornal



Erick Paiatto

Educadores acreditam na proposta desenvolvida pelo Mogi News
Em clima de descontração e comprometimento, as coordenadoras da rede de ensino de Biritiba Mirim conheceram atividades inovadoras que têm como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela leitura de jornais. Além de adquirir conhecimento sobre o projeto Mogi News Cidadania - Ler para Saber Mais, as educadoras que participaram da capacitação realizada na última quinta-feira na Secretaria de Educação desse município foram incentivadas a realizar exercícios diferenciados, que, além de dinamizar o ensino, pretendem modificar o cotidiano vivido em sala de aula. 


Ministrada pela coordenadora-geral do programa, a jornalista Suéller Costa, e pela coordenadora pedagógica, a professora Maria Rosa Mieko Takeuchi Augusto, uma das atividades mostrou a possibilidade de dramatizar as notícias divulgadas no Mogi News. Divididas em equipes, as educadoras reescreveram e dramatizaram as matérias do veículo utilizando variadas manifestações artísticas, como piada, paródia e poema. Por meio desse exercício, ficou provado que é possível, sim, atrair a atenção dos estudantes por meio de propostas pedagógicas inovadoras.


Para Daniela D´Elia Leite Guerreiro, coordenadora pedagógica da Emef Regina Célia, as atividades apresentadas no encontro auxiliarão na criação de novos trabalhos. "As professoras já ensinaram para os estudantes os jargões jornalísticos. Agora, vamos ensinar as composições do veículo e desenvolver ainda mais a estrutura dele", comenta. (G.P)


Fonte:Mogi News

Legislativo: Parlamentares terão salário 28,3% maior a partir de 2013



Os vereadores de Mogi das Cruzes aprovaram durante a sessão de ontem o projeto que reajustou em 28,31% os salários dos parlamentares que formação a próxima legislatura, com início em 2013. 
O índice usado é o mesmo que o aplicado ao pagamento dos servidores municipais da Prefeitura, do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e da própria Câmara, nos quatro anos anteriores, com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Os vereadores eleitos terão um contracheque de R$ 9,5 mil.


"Poderíamos aprovar um reajuste muito maior para a próxima legislatura, mas achamos que isso seria abusivo e aprovamos um reajuste idêntico ao que recebeu qualquer servidor municipal. A partir de 2013, esse reajuste passará a ser feito todo ano, com o salário dos servidores, como já ocorre com o prefeito e os secretários", explicou o presidente da Câmara, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo. Com o reajuste, o subsídio dos vereadores continuará a ser inferior ao do prefeito, do vice-prefeito e de secretários de governo, que são, respectivamente, de R$ 20,9 mil, R$ 10,4 mil e R$ 12,9 mil. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Os pedidos de cassação dos mandatos dos vereadores Pedro Komura (PSDB) e Emília Rodrigues (PCdoB) serão analisados pelo Conselho de Ética


Komura e Emília
Emília Rodrigues
Pedidos de cassação de mandatos serão avaliados
Os pedidos de cassação dos mandatos dos vereadores Pedro Komura (PSDB) e Emília Rodrigues (PCdoB) serão analisados pelo Conselho de Ética, informou o presidente do Legislativo, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo: "As informações estão em análise no Departamento Jurídico e o conselho decidirá se eles se tornarão processos ou se serão arquivados". Komura é acusado de manter um funcionário fantasma e Emília de falta de decoro parlamentar. 


Fonte:Mogi News

Clínica para dependentes químicos em Mogi das Cruzes


Dependentes

Comissão quer audiência com ministro da Saúde
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) formada para implantar uma clínica para dependentes químicos em Mogi das Cruzes, financiada com recurso federal, aguarda a confirmação de uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O objetivo, segundo o presidente da CEV, Mauro Araújo (PMDB), é conquistar o programa "Consultórios na Rua" (equipes prestam atendimento aos dependentes químicos na rua, com um ambulatório móvel).


Fonte:Mogi News

"Quadrilátero do pecado" Prostituição causa perdas ao comércio e gera insegurança


Comerciantes têm perda de clientes que evitam passar perto de onde há prostíbulos
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke

Reportagem mostrou atuação de garotas de programa na região central, nas ruas e em prostíbulos
Moradores e comerciantes do centro de Mogi, especialmente do entorno da praça Oswaldo Cruz, reivindicam das autoridades mais segurança. Segundo eles, a sensação de risco no chamado "quadrilátero do pecado" vai muito além da existência dos prostíbulos e das profissionais do sexo, como mostrou reportagem especial do Mogi News na edição de domingo.


Mais do que o constrangimento de ter como vizinhos ao seu estabelecimento mulheres ou travestis com poucas peças de roupas oferecendo sexo fácil, e de ter de aguentar música alta e brigas constantes (infração à Lei do Silêncio), muitos ainda sofrem represálias e ameaças de morte, caso resolvam denunciar o problema à polícia ou à Prefeitura. 
Um exemplo de como o medo está presente nas regiões vizinhas aos prostíbulos: de dez comerciantes e entrevistados pela reportagem do Mogi News, poucos quiseram discutir o assunto, outros alegaram que não tinham "nada a declarar" e apenas dois aceitaram dar nome, porém com a ressalva de que seria mantido em sigilo o tipo e endereço do comércio. 
"Incomodar diretamente não, porque elas (prostitutas) ficam lá e eu aqui. Aliás, quando fecho meu negócio elas estão começando a sair na rua para buscar o cliente e fazer as abordagens. Indiretamente, isso afeta porque muita gente que sabe que aqui na rua tem prostíbulo já evita passar por aqui em determinados horários e é consumidor, cliente, que a gente perde. Sem contar que, vira e mexe, tem muita briga, gritaria. As pessoas, em determinado dia e horário, evitam passar por aqui", contou um comerciante.


A proprietária de uma padaria e lanchonete no centro comercial da cidade, também entrevistada, diz estar pouco incomodada com a presença de dois prostíbulos próximo ao seu estabelecimento, mas muito mais preocupada com a falta de segurança que, segundo ela, é constante nas imediações da praça Oswaldo Cruz. "À noite, o cenário é completamente diferente do que vocês estão vendo aqui de dia, de degradação: é morador de rua deitado sob as marquises das lojas, são os bêbados brigando por cachaça e as moças oferecendo sexo. Mas isso não incomoda muito porque elas ficam lá e o nosso comércio, aqui. Essa região precisa de segurança, de rondas policiais constantes, afinal é final de parada da trem. Muita gente passa por aqui", diz.


"O problema é que nem todo hotel no centro é usado para prostitutas trazerem seus clientes. Tem estabelecimentos que são ambientes familiares, para estadia de pais e filhos, mas a presença constante de prostitutas e travestis faz com que os bons estabelecimentos percam muitos clientes por causa disso", conta o morador de um hotel na área central. 
Outro comerciante, que tem estabelecimento próximo à rua Brás Cubas há cerca de um ano, diz ter "perdido bons clientes e negócios" por conta de um prostíbulo na rua Professor Flaviano de Melo. "A ´casa azul´ abriu há alguns meses e desde então muita gente deixou de passar na rua e no comércio do entorno. Movimento mesmo, agora, só depois das 18 e 19 horas, mas específico para a ´casa azul´", contou. 
Enquanto permanecia no local, a reportagem flagrou pouco movimento no imóvel azul de janelas espelhadas. Já na rua Barão de Jaceguai, uma casa lilás, também identificada pela reportagem no fim de semana, estava de portão aberto com uma loira, de trajes curtos, aguardando para atender o cliente. Já num outro hotel naquele "quadrilátero", o movimento de vai e vem era constante, mesmo para uma segunda-feira, às 11 horas. Não é de hoje que a prostituição acontece na área central de Mogi das Cruzes. Estudos feitos pelo historiador e professor universitário Mário Sérgio de Moraes dão conta de que o comércio do sexo, em casas, no centro da cidade, já era constante na década de 1930. "Quando estava colhendo dados para a elaboração do livro ´Nova História de Mogi das Cruzes´ (lançado em 2010 pela editora Mogi News), alguns dos entrevistados relataram que no entorno do largo Bom Jesus, entre os anos 30 e 40, existiam alguns casarões que tinham festas noturnas e que usavam luzes de lanternas vermelhas. Nestas festas participavam bandas de música e também bandas de carnaval. A diferença em relação às atividades relatadas pela reportagem é o retrato social, a começar pela localização, um pouco mais próxima da estação ferroviária, uma área hoje degradada pelo tempo e vandalismo; que inspira violência, de pessoas querendo esconder seus direitos. Antes, essa área da praça Oswaldo Cruz era considerada nobre, com os tradicionais footings", explanou Moraes. Segundo ele, promover policiamento ostensivo seria "tapar o sol com a peneira". "O que precisa é implantar polos e centros culturais e atividades que promovam a revitalização do centro", disse. 
O sociólogo Afonso Pola é da mesma opinião. "A repressão apenas vai fazer a situação mudar de lugar. O que precisa é a sociedade discutir abertamente essa prática comercial que existe há muito tempo e que há pouco pensou-se em discutir como lei a profissão de prostituição", comentou. (N.A.)


Fonte:Mogi News

Credibilidade: Biritiba Mirim adere ao projeto do Mogi News


A rede de ensino municipal acredita na proposta que incentiva o uso do jornal como uma ferramenta auxiliar 
no processo de ensino-aprendizagem
Da Reportagem Local
Suéller Costa
Gabriela Pasquale
No encontro, o prefeito e a secretária de Educação de Biritiba Mirim prestigiaram a capacitação ministrada pela equipe do Mogi News
Desenvolvido nos municípios do Alto Tietê, o projeto Mogi News Cidadania -Ler para Saber Mais tem feito sucesso onde está sendo aplicado. E, a partir deste mês, o programa chegou a mais uma cidade: Biritiba Mirim. O sistema de ensino municipal mostrou interesse pelas ações do Mogi News. Na última quinta-feira, as coordenadoras pedagógicas das unidades escolares desse município receberam a visita de uma equipe da empresa jornalística, responsável por capacitar e orientar os profissionais do ensino envolvidos no projeto. O encontro, realizado na sede da Secretaria de Educação, foi ministrado pela coordenadora-geral do programa, a jornalista Suéller Costa, e pela coordenadora pedagógica da iniciativa, a educadora Maria Rosa Mieko Takeuchi Augusto. Na ocasião, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer maneiras diversificadas para ajudar a disseminar a educação por meio do jornal. Agora, as escolas recebem diariamente exemplares do veículo para colocar as propostas em prática.


Para Marilene Modesto Alves, coordenadora da Emef Helena Ricci Barbosa, o jornal é uma importante ferramenta de ensino. "Por meio dele, é possível interligar vários assuntos. Realizamos uma atividade sobre caixa-eletrônico, por exemplo, que desenvolveu todas as disciplinas da grade curricular do colégio em que trabalho", comenta.


Além de conhecerem a iniciativa do MN, as presentes receberam uma apostila explicativa. Conhecidas como multiplicadoras, é por meio desse material que cada coordenadora passará adiante o conhecimento adquirido. De acordo com Anamaria Teixeira Pinto de Oliveira Ramos, responsável pela Emef Sandra Regina de Freitas Cardoso, a capacitação superou as expectativas. "É uma maneira de enriquecer o conteúdo escolar", declara.


O encontro foi prestigiado pela secretária municipal de Educação, Maria Inês Ramos, e pelo prefeito de Biritiba, Carlos Alberto Taino Junior. Para a educadora, o projeto veio para modificar a educação da cidade. "A proposta já foi realizada na rede de ensino, porém, o retorno irá melhorar ainda mais a educação. Que este seja o primeiro de muitos encontros", afirmou.


Fonte:Mogi News