terça-feira, 12 de julho de 2016

PANORAMA MP denuncia gestão Alckmin por trens parados

Alckmin durante em trajeto de trem. (Foto: Divulgação)PANORAMA
MP denuncia gestão Alckmin por trens parados

 12 de julho de 2016  Comentários (0)  Panorama  Like
Alckmin durante em trajeto de trem. (Foto: Divulgação)

O Ministério Público de São Paulo denunciou nove dirigentes e ex-dirigentes do Metrô na gestão Geraldo Alckmin (PSDB) sob suspeita de improbidade administrativa pela compra de 26 trens que nunca foram utilizados devido ao atraso nas obras de prolongamento da linha 5-lilás.

Entre os denunciados estão Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos na época da compra, e Clodoaldo Pelissoni, atual titular da pasta e diretor do Metrô em 2015.

A Promotoria pede a devolução dos R$ 615 milhões usados na compra das composições, além de mais 30% de multa por danos morais, totalizando R$ 800 milhões. As 26 composições, com seis vagões cada uma, foram adquiridas em 2011 por R$ 615 milhões e seriam utilizadas na expansão da linha 5-lilás (da estação Adolfo Pinheiro até a Chácara Klabin), que ainda não se concretizou.

Parte dos trens foi entregue em outubro de 2013 e, segundo a Promotoria, está parada desde então em pátios do metrô no Jabaquara, Capão Redondo e Guido Caloi, na zona sul da capital paulista. Outros dez estão em depósito da fabricante, a CAF, em Hortolândia, interior de São Paulo.

O promotor Marcelo Milani afirma que as composições estão perdendo a garantia e vão precisar passar por manutenções quando entrarem em operação – a previsão é que a expansão dessa linha do metrô seja concluída apenas em 2018, cinco anos após a entrega dos novos trens.

“Essas garantias estão vencendo. Esses trens, para entrar em funcionamento, quando terminar a obra, seguramente vão necessitar de nova manutenção para poder entrar em funcionamento”, diz. “Toda a eletrônica do trem estará perdida. Se você for numa loja e comprar um computador hoje, ele será diferente daqui a um ano e será muito diferente daqui a dois anos”, compara Milani.

Além do ex e do atual secretário, foram denunciados Paulo Menezes Figueiredo, atual presidente do Metrô, e os ex-presidentes da companhia Sérgio Henrique Passos Avalleda, Jorge Fagali, Peter Berkely Bardram Walker e Luiz Antônio Carvalho Pacheco.

Foram incluídos ainda Laércio Mauro Santoro Biazotti (ex-diretor de planejamento e expansão) e David Turbuk (ex-gerente de concepção e projetos de sistemas). O Metrô diz que os trens adquiridos “estão sendo entregues e passam por testes, verificações e protocolos de desempenho e de segurança”.

A empresa paulista nega haver gastos extras com manutenção, diz que os prazos de garantia só valerão após a operação e que oito trens “já estão aptos a operar a partir de setembro no trecho de 9,3 km entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro”. Os outros denunciados não haviam sido localizados até o momento.

Fonte:O Diário de Mogi

Segurança: Deputado pede base da PM

Segurança:
Deputado pede base da PM
A Secretaria de Segurança Pública informou ao deputado estadual Marcos Damasio (PR) que vai estudar a possibilidade de instalação de uma Base Militar no Conjunto do Bosque, em Mogi das Cruzes
Foto: Divulgação


Para Damasio, é preciso oferecer todas ferramentas
A Secretaria de Segurança Pública informou ao deputado estadual Marcos Damasio (PR) que vai estudar a possibilidade de instalação de uma Base Militar no Conjunto do Bosque, em Mogi das Cruzes.
O pedido foi feito pelo parlamentar ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), em abril deste ano, diante das inúmeras reclamações de moradores e comerciantes sobre a falta de segurança na região gerada pelo aumento dos casos de furtos, roubos e outras ocorrências.
O vice-líder do PR na Assembleia Legislativa ainda ressaltou ao governador que a base militar, além de suprir a deficiência do policiamento ostensivo na área, atenderia não só o Conjunto do Bosque como os bairros: Vila Cintra, Jardim Planalto, Jardim Santa Teresa, Jardim Aeroporto e Vila Paulista. O objetivo é oferecer uma ferramenta para que a população e a polícia possa manter contato e combater a violência e a criminalidade.
"Infelizmente, a violência é crescente em todos os cantos da cidade, mas temos de combatê-la e, para isso, é necessário utilizar todas as ferramentas disponíveis para fortalecer o efetivo policial em nossa cidade e em nossa região, tornando-o mais adequado à demanda que temos", concluiu Marcos Damasio.

Fonte:Mogi News

Obras: Primeiro túnel será entregue em novembro

Obras:
Primeiro túnel será entregue em novembro
Prefeitura pretende liberar os dois trajetos antes das compras do fim de ano para facilitar o acesso de pedestres e motoristas
Foto: Daniel Carvalho


Bertaiolli disse que a abertura do túnel 2 vai ajudar a desafogar o trânsito no centro já no final deste ano
O primeiro túnel da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral será aberto aos veículos a partir de novembro. De acordo com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), a entrega da primeira estrutura será adiantada em 30 dias. Ontem, as duas frentes de trabalho que atuavam nessa etapa da obra se encontraram no trecho sob a linha férrea. Com a conclusão da perfuração do túnel que ligará a rua Doutor Ricardo Vilela com a rua Hamilton da Silva e Costa, os operários iniciarão a escavação do segundo túnel. 
O túnel 2, que liga a rua Ricardo Vilela com a Hamilton da Silva e Costa está 73% finalizado. Com o encontro das duas frentes de trabalho, a etapa considerada mais crítica da obra foi superada. O túnel 1, que interliga a rua Cabo Diogo Oliver com a avenida Adhemar de Barros está 2% concluído. A expectativa é que essa estrutura seja entregue em dezembro de 2017.
Bertaiolli ressaltou que a abertura do túnel 2 vai ajudar a desafogar o trânsito da região central. O objetivo da prefeitura é liberar o trajeto antes do período de compras do fim de ano para facilitar o acesso de pedestres e motoristas. “O trânsito está engarrafado na rua José Bonifácio. Com a conclusão do túnel 2, as pessoas que descerem pela rua Ricardo Vilela terão a possibilidade de seguir em frente pela pista da direita ou entrar no túnel pela pista da esquerda e seguir sentido São Paulo”, explicou.
O túnel será fechado com lajes que darão a possibilidade do motorista seguir em frente pela rua Doutor Ricardo Vilela e dobrar a rua Princesa Isabel, que será liberada a partir de dezembro. Em relação à existência de uma faixa dentro do túnel, o prefeito afirmou que isso é normal em projetos semelhantes. Ele acrescentou que existirá duas pistas para a saída do túnel. 
Para Bertaiolli, após a conclusão da construção dois túneis, a cidade ganhará um novo centro, com o estimulo para revitalização dos imóveis do entorno. Ele prevê que as mudanças possam ser sentidas em quatro anos, com a entrega das estruturas, além da mudança da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que vai possibilitar a expansão da praça Sacadura Cabral e a interligação com a praça Osvaldo Cruz.
Sem prazo
Ainda não existe um prazo para que o governo estadual repasse o valor necessário para a construção da nova estação de trem. O Estado argumenta que o governo federal não liberou a verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previsto para a obra.
O túnel 2 teve 33 metros perfurados e a o túnel 1 terá 190 metros, sendo escavados 30 centímetros por dia. “A obra foi licitada na modalidade de preço fechado, então o projeto não pode ter aditivos, apenas a correção inflacionária. Por isso, os trabalhos ocorrerão até nos fins de semana. Todos os cronogramas estão dentro do prazo”, garantiu Bertaiolli.
Passarela ficará para próxima administração
A próxima administração municipal ficará com a responsabilidade de criar uma passarela que vai transpor a linha férrea na praça Sacadura Cabral
A próxima administração municipal ficará com a responsabilidade de criar uma passarela que vai transpor a linha férrea na praça Sacadura Cabral. A construção da estrutura é imprescindível para o fechamento das passagens de nível das ruas Doutor Deodato Wertheimer e Campos Sales. O projeto prevê a criação de uma passarela de vidro com escadas rolantes nas extremidades.
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) ressaltou que a obra subterrânea da praça Sacadura Cabral vai acabar com três passagens de nível na região central. "O projeto para transposição de pedestres é uma caixa de vidro em cima da linha, com escada rolante. Quando terminar o túnel 1, em 12 meses será feita a obra, assim poderemos fechar as passagens. Será um novo centro para Mogi", ressaltou.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, esclareceu que os valores para a construção da passarela não estão inclusos no projeto de R$ 128 milhões. "Enquanto não tivermos resolvido a questão da transposição da passagem de pedestres, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não poderá fechar as cancelas, pois, apesar da criação dos dois túneis, os pedestres ainda não poderão passar", informou.
Chavedar explicou que ainda não existe uma estimativa de valor para que o projeto saia do papel. "Essa é uma obra complementar. A hora que terminar os dois túneis, a área será liberada e terá início o projeto dessa passarela, que é algo gigantesco. Ela terá um vão de 60 a 70 metros. O recurso será provavelmente da prefeitura e ficará para a próxima administração", disse.
Em relação à construção dos túneis, Chavedar explicou que, mesmo com a maior parte do túnel 2 concluída, ainda existe uma parte importante a ser feita. "Fizemos só a calota superior, agora falta abrir a parte inferior, que terá o represamento da água e de drenagem. Existe obra pesada ainda a ser realizada. Apenas após essa intervenção, é que vamos trabalhar com a parte de iluminação e sistema", acrescentou.
Ele disse ainda que o túnel 1 será feito da mesma forma do túnel 2, mas alertou que a quantidade de água encontrada no lençol freático surpreendeu e atrapalhou as obras. Com a conclusão da escavação do túnel 2, as equipes já começarão a perfurar o túnel 1. Ao todo, 200 pessoas atuam na obra.

Fonte:Mogi News