sábado, 17 de dezembro de 2011

Lei da Palmada Educação em casa precisa mudar

É o que dizem especialistas, que alertam: pais precisam aprender novos métodos para lidar com os filhos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Mônica: Assistência às famílias
Com a aprovação da popular Lei da Palmada, que proíbe castigos corporais em crianças e adolescentes, os pais terão de aprender novos métodos para educar os filhos. Isto para evitar que as próximas gerações fiquem sem limites, segundo especialistas. Isto também deve gerar uma preocupação do poder público para oferecer cursos que auxiliem as famílias e trocar a violência pelo diálogo.


A pedagoga Roni Gladys aprova a lei, mas destaca que os pais devem deixar bem claro que os filhos não podem fazer tudo o que querem. "É preciso tomar cuidado para não deixar a educação muito solta, caso contrário teremos as próximas gerações sem limites", destacou.


Para ela, está certo proibir e punir pais que agridem e ofendem os filhos, mas alerta que, culturalmente, a maioria dos pais não sabe educar sem as palmadas. "Era assim que se educava antigamente, agora é preciso que os pais desenvolvam outros métodos para explicar o que é uma relação de respeito e impor a autoridade perante os filhos", destacou.


Para isso, é preciso desenvolver programas que auxiliem as famílias a educar os filhos sem o uso da violência. "Não adianta proibir a palmada, se a maioria dos pais foi criada assim e não possui outra referência. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê o oferecimento de cursos com este objetivo há 21 anos e agora que a lei foi aprovada, deve haver um reforço do poder público nesta assistência às famílias", explicou a ex-conselheira do Conselho Tutelar de Mogi das Cruzes, Mônica Marques dos Santos.


A nova lei prevê que pais que maltratem os filhos sejam encaminhados a programas de reestruturação familiar, que incluem tratamento psicológico, além de advertência. 
A criança também recebe tratamento especializado. Em Mogi das Cruzes, o Sistema Integrado Mogiano (SIS) possibilita a identificação destas agressões. Se uma criança é atendida em um posto de saúde com hematomas, por exemplo, e o caso é reincidente, os órgãos competentes, como Vara da Infância e do Adolescente, Polícia e Conselho Tutelar, são acionados para investigar o caso.


Fonte:Mogi News

Solidariedade Fundo Social entrega brinquedos na periferia

Mayara de Paula

Bertaiolli conversou com as crianças que ganharam os presentes
Milhares de crianças de bairros da periferia de Mogi das Cruzes receberam carrinhos, bonecas, bolas de futebol e de vôlei e outros brinquedos distribuídos ontem pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), além de funcionários da Prefeitura e de voluntários ligados às associações de bairros.
A distribuição dos presentes começou no Botujuru, por volta das 11h30, com a presença do Papai Noel. Depois do almoço, a maratona promovida para a entrega dos brinquedos seguiu para Varinhas, Parque São Martinho e Jardim Araci. Ainda no Botujuru, a presidente do Fundo Social agradeceu as doações feitas ao longo do ano por empresas, estabelecimentos comerciais e pessoas físicas: "O apoio (doações) da sociedade foi muito grande e acreditamos na possibilidade de superar os 55 mil brinquedos doados no Natal de 2010. A nossa meta para este Natal é nenhuma criança sem brinquedo em Mogi", destacou Mara Bertaiolli.


"Esse momento (entrega dos presentes) vale pelo esforço que fizemos durante todo o ano para conseguir as doações", completou a presidente. O prefeito tomou a iniciativa de ajudar a esposa na atividade, que se estendeu por toda a tarde. Ele cumprimentou dezenas de moradores que levaram os filhos para receber as lembranças na rua Quinze de Novembro, no Botujuru: "Estou feliz pela quantidade de crianças que estão ganhando presentes e pelo trabalho grandioso desenvolvido pelo Fundo Social este ano. O crescimento da cidade e o envolvimento da sociedade nas campanhas do Fundo Social e em outros projetos sociais são um grande presente que Mogi ganha neste Natal", ressaltou o prefeito.




Alegria
A fila que se formou no Botujuru para a entrega dos presentes era bastante grande. A distribuição foi rápida. Crianças e adultos não escondiam a felicidade. Lívia Valentina, de 1 ano e 7 meses, e Luiza Valentina, de 5 meses, ganharam bonecas. A mãe delas, Bruna Flausino, de 24 anos, aprovou o evento: "Elas gostaram e eu também gostei das bonecas. Acho que a Prefeitura faz bem em entregar esses presentes", elogiou. (B.S.)


Fonte:Mogi News

Prejuízo Atos de vandalismo estão presentes em diferentes pontos do município

Além de deixarem a cidade feia e suja, as depredações geram gastos para a recuperação do patrimônio local
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari/03.11.2011


Adriano Vaccari/03.11.2011

Em uma das entradas da cidade, pichações dão as boas-vindas
Pichações, depredação de prédios e monumentos públicos são ocorrências comuns em vias e praças de Mogi das Cruzes. Apesar das câmeras de monitoramento não faltam exemplos pela cidade. Segundo o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, as áreas que levam à parte central são as mais afetadas.
Nepomuceno afirmou que pichações, danos a pontos de ônibus, depredação de gradis de proteção e placas de trânsito são os alvos usuais dos vândalos. "Os pontos que concentram um grande fluxo de pessoas são os mais atingidos. É comum pichação e atos de vandalismo contra placas, bancos de praça e até mesmo a próprias árvores", detalhou. Segundo o secretário, com a instalação de diversas câmeras de monitoramento os incidentes têm caído: "Onde existem câmeras sentimos que as depredações diminuíram sensivelmente. Os flagrantes são registrados nesses locais, mas ainda tem muitos casos nos bairros."
Mogi possui 283 câmeras de monitoramento, das quais 77 estão instaladas em vias públicas e as restantes em prédios municipais. Os casos de vandalismo chegam à administração pública por diversos meios. "Às vezes, a própria polícia prende as pessoas que estão depredando, ou a Guarda Municipal. Recebemos também denúncias da população. A manutenção, limpeza e reposição são realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos", explicou o secretário.




Custo
Como os reparos aos monumentos e bens são realizados pela secretaria de Serviços Urbanos, que utiliza mão de obra e materiais próprios, não é possível calcular o prejuízo para os cofres públicos com os atos depredatórios.
As pessoas que forem pegas em flagrante praticando algum ato de vandalismo ou pichação estão sujeitas a multa municipal de R$ 5.428. As infrações estão previstas também no Código Penal Brasileiro e os infratores ficam sujeitos às penalidades desta legislação.


Fonte:Mogi News

Grupamento

Cristina Gomes (Interina)
Amilson Ribeiro



O comandante do Corpo de Bombeiros no Estado de São Paulo, Luiz Humberto Navarro, já confirmou presença na inauguração da nova base da corporação em Guararema, na rua 19 de Setembro, 33, na terça, às 19 horas.




Subgrupamento
Com a visita de Navarro à região, cresce em Mogi a expectativa em relação à possibilidade do Subgrupamento local ser elevado à condição de Grupamento, o que possibilitaria mais estrutura e policiais.


Mais peso
Com o posto em Guararema e outras unidades da região que serão entregues em 2012, como a base de Salesópolis, o posto no bairro Cidade Kemel, em Ferraz de Vasconcelos, além de um novo em Poá, a região ganha peso para fazer valer a sua antiga reivindicação.


Bases
Hoje são cinco bases operantes: duas em Mogi (Shangai e Brás Cubas), uma em Suzano e outras duas em Itaquá e Arujá.


Santistas roxos
Patuá, figa, dar três pulinhos, cruzar os dedos, expulsar a família não-santista de casa, colocar a bandeira na janela, acender vela, rezar um terço e por aí vai. Vale tudo pela torcida para que o Santos vença hoje e saia vitorioso no jogo contra o Barcelona na decisão do Mundial de Clubes.


Será que ganha?
Os vereadores Jolindo Rennó Costa (PSDB), Protássio Ribeiro Nogueira (PSD), Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, Jean Carlos Soares Lopes (PC do B), Vera Rainho (PR) e o secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Cusátis, todos santistas roxos, não devem nem piscar durante o jogo, tamanha a ansiedade.


Escrituras
Nesta terça-feira, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) faz a entrega das escrituras da Vila Municipal. A solenidade está marcada para as 15 horas. O processo de regularização teve início na gestão de Waldemar Costa Filho e cerca de 652 famílias fizeram o pedido de escritura de posse, mas a demora na entrega se deu em razão de uma parte dos moradores ainda não terem quitado anteriormente a dívida da compra do terreno.


Divulgação



Recorde
O vereador e pastor Carlos Evaristo da Silva (PSD) atingiu a marca, na manhã de sexta-feira, de 5 mil amigos em sua página no Facebook - a rede de relacionamentos do momento, com milhões de usuários no mundo. Ele é o primeiro vereador da Câmara de Mogi a atingir este índice: "Tem sido muito bom poder me relacionar com tantas pessoas novas, este canal de comunicação é muito importante, e deve ser usado de maneira positiva, compartilhando com os amigos nossas alegrias, vitórias, e também oferecendo nossa solidariedade para quem precisa", disse o vereador. 




Confraternização
O Instituto Santa Clara realizará neste domingo, a partir das 14h30, no Salão Tomodachi (avenida Francisco Rodrigues Filho, 8.028, Botujuru), uma festa de confraternização para os seus alunos, pais e funcionários.




Homenagem
Durante o evento, a direção da creche fará uma homenagem ao pastor Carlos Evaristo por ele ter indicado uma emenda parlamentar que possibilitou a compra de um automóvel zero-quilômetro para a entidade.




Em recuperação
Um dos motoristas mais antigos da Câmara de Mogi, Francisco Ribeiro, mais conhecido como Caré, está em processo de recuperação e deve ter alta do Hospital Luzia de Pinho Melo nos próximos dias. Há quase um mês, ele escorregou na grama do condomínio onde mora e teve traumatismo craniano. 
Divulgação



Fã número 1
A moradora Valquíria, de Poá, foi a primeira da fila a receber o autógrafo da vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, durante o lançamento do livro Rosa-Choque, na Câmara de Poá, na última quinta-feira. Com um clipping que coleciona de matérias de jornais sobre a parlamentar e, detalhe, com uma pasta rosa, ela foi prestigiar o evento. 




Jeruzinhas
Fizeram sucesso as bonequinhas em papelão, as chamadas Jeruzinhas, distribuídas com os exemplares do livro. O souvenir foi inspirado na campanha à presidência americana do atual presidente Barack Obama. 




Azuir
Sobre a decisão da Justiça que poderá atrapalhar os planos do PTB em Poá, envolvendo o vereador Azuir Marcolino, Jeruza afirmou que este não era o momento para comentar a situação: "Precisamos digerir toda esta informação", disse.




Interrogação
A candidatura a prefeito de Azuir, que é vereador do PTB e tem chapa pura com Jeruza, que é cotada a vice, agora se transforma num grande ponto de interrogação. Será que Poá poderá ter uma candidata a prefeita? 




Rumos
O deputado estadual Campos Machado, que poderia resolver o impasse ditando os rumos do partido diante desta nova perspectiva, era esperado, mas não compareceu ao evento. Azuir, o também vereador Fernando Rodriguez Molina Júnior e o ex-prefeito Roberto Marques (PSDB) foram condenados por suposta prática de nepotismo em 2008. Agora só restará recorrer a Brasília.


Fonte:Mogi News